???global.info.a_carregar???
Mestre em Ensino da Música (Composição) pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), frequenta o Curso de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa. É membro colaborador do CESEM — Polo do IPL, ESML e do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na ESML, reuniu com os professores Carlos Marecos e António Pinho Vargas e desenvolveu trabalhos com os professores Carlos Caires, João Madureira, José Luís Ferreira, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Roberto Perez. A sua música foi apresentada no NEU/NOW Festival 2011, em Tallin. Alcançou uma Menção honrosa no I concurso de composição da Escola Superior de Música de Lisboa. Realizou o Workshop Gulbenkian Jovens Compositores com Emmanuel Nunes e vários seminários com Volken Banfield, Marc-André Dalbavie, Emmanuel Nunes, António de Sousa Dias, Miguel Azguime, entre outros.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Filipe Matos Veiga da Silva Cruz

Nomes de citação

  • Cruz, Carlos Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
7D1F-115E-E56E
ORCID iD
0000-0002-5662-0298

Endereços de correio eletrónico

  • cruzcarlosfilipe@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 912730908 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2017/12/19
Concluído
Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Composição (M29) e Música de Conjunto (M32)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Música de Conjunto em linha com a disciplina de Análise e Técnicas de Composição" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2012/07/18
Concluído
Música, variante de Composição, Direcção Coral e Formação Musical (Licenciatura)
Especialização em Composição
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
17
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/19 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Banda de Alcobaça, Portugal
Academia de Música de Alcobaça, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - 2019/07/31 Coordenador de Departamento Banda de Alcobaça, Portugal
Academia de Música de Alcobaça, Portugal
2016/09/01 - 2018/07/31 Coordenador de Diretores de Turma Banda de Alcobaça, Portugal
Academia de Música de Alcobaça, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/31 Coordenador de Departamento Banda de Alcobaça, Portugal
Academia de Música de Alcobaça, Portugal
Produções

Publicações

Tese / Dissertação
  1. Cruz, Carlos Filipe Matos Veiga da Silva. "Música de conjunto em linha com a disciplina de análise e técnicas de composição". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8079.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Cruz, Carlos Filipe. Study 2. 2020.
  2. Cruz, Carlos Filipe. Storm, meditation and suspension. 2020.
  3. Cruz, Carlos Filipe. Interference. 2019.
  4. Cruz, Carlos Filipe. Sobre um tom campestre. 2019.
  5. Cruz, Carlos Filipe. Grave from "Coda". 2018.
  6. Cruz, Carlos Filipe. O Tempo das Coisas. 2018.
  7. Cruz, Carlos Filipe. Sobre diálogos marítimos. 2017.
  8. Cruz, Carlos Filipe. Stabat Mater. 2015.
  9. Cruz, Carlos Filipe. Pequena confidência. 2014.
  10. Cruz, Carlos Filipe. Sobre frutos secos. 2014.
  11. Cruz, Carlos Filipe. Coda. 2013.
  12. Cruz, Carlos Filipe. Com surdina. 2012.
  13. Cruz, Carlos Filipe. Indeferido. 2012.
  14. Cruz, Carlos Filipe. N Position. 2012.
  15. Cruz, Carlos Filipe. Statio for the internet. 2012.
  16. Cruz, Carlos Filipe. Voice Leading. 2012.
  17. Cruz, Carlos Filipe. 5 canções para coro infantil. 2012.
  18. Cruz, Carlos Filipe. Smootlhly rushing into. 2011.
  19. Cruz, Carlos Filipe. Between suspicion. 2011.
  20. Cruz, Carlos Filipe. Krisis. 2011.
  21. Cruz, Carlos Filipe. Traumatikos. 2011.
  22. Cruz, Carlos Filipe. Invention 1. 2010.
  23. Cruz, Carlos Filipe. Study 1. 2010.
  24. Cruz, Carlos Filipe. Apelo à catarse. 2010.
  25. Cruz, Carlos Filipe. Aisthésis. 2009.
  26. Cruz, Carlos Filipe. Estribo. 2009.
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/07/12 Johan Sebastian Bach e o Cravo Bem Temperado: “O Cravo Bem Temperado” de J.S. Bach é das obras mais importantes da música ocidental, de grande envergadura e complexidade, profundidade, diversidade musical e que demonstrou tanto tecnicamente como por meio de sua grandiosidade, o potencial musical do “temperamento igual”. Nesta monografia é pretendido um estudo sobre o propósito da sua escrita, as influências, a relevância do novo sistema de afinação e a relação da mesma com outras obras para teclado do compositor.
Orientador
Beatriz Sofia da Silva Xavier Pires (Outro)
Banda de Alcobaça, Portugal

Academia de Música de Alcobaça, Portugal
Distinções

Prémio

2013 Prémio Novos Compositores
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal

Outra distinção

2012 Mostra Nacional Jovens Criadores
Instituto Português do Desporto e Juventude, Portugal