???global.info.a_carregar???
Raquel António has a Ph.D. in Social Psychology (2020) and a Master's in Social and Organizational Psychology (2011) - Iscte - University Institute of Lisbon. She is a Junior Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte) and Invited Assistant Professor at ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. She is currently coordinating a project supported by La Caixa Foundation and participated in several others as a team member. Raquel's research focuses on responses to prejudice and bullying among members of diverse advantaged and disadvantaged groups. She is also a member of the COST Action CA19103 on LGBTI+ Social and Economic (In)equalities. Her research has been published in peer-reviewed journals such as Group Processes & Intergroup Relations, European Journal of Social Psychology, Archives of Sexual Behavior, and Aggressive Behavior. She is a board member of Associação No Bully Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel António

Nomes de citação

  • António, Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
7D18-7DB0-C649
ORCID iD
0000-0002-6044-3917
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=TGV_bbsAAAAJ&hl=pt-PT

Endereços de correio eletrónico

  • ana_raquel_antonio@iscte-iul.pt (Profissional)

Moradas

  • ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL. Lisboa, 1350, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/raquel-antonio/cv (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/08/23 - 2022/08/25
Concluído
SPSS Amos - Test Models, Hypothesis, Validity (and More) (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
2015/10/01 - 2020/03/02
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Social
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Homophobic bullying: Intergroup factors and bystanders' behavioral intentions." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude
2020 - 2020
Concluído
Google – Digital Marketing (Outros)
Google Inc, Estados Unidos
2011/10/14
Concluído
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Papel Moderador do Suporte Parental e Social no Efeito do Bullying Homofóbico nas Consequências Psicológicas para os Jovens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2009
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07/05 - Atual Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2021/01/04 - 2022/06/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2020/01/02 - 2020/09/30 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11 - 2017/11 Investigador visitante (Investigação) University of Kent Faculty of Sciences, Reino Unido
2013/01/02 - 2015/09/30 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/01/02 - 2012/12/31 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07/01 - 2017/07/01 Investigadora ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02/02 - 2015/06/30 Tutoria/Orientação de dois grupos de alunos em Métodos Avançados de Investigação em Psicologia ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01/02 - 2024/01/02 Empatiz’ART
IN22-00034
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
No Bully Portugal, Portugal
Em curso
2022/09/30 - 2023/05/09 TURNON_HELP: Intergroup factors and bystanders’ helping behaviors on bias-based cyberbullying incidents
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Obra Social La Caixa
Concluído
2015/10 - 2020/03 Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders' behavioral intentions
PD / BD / 114000 / 2015
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2015 How much do we need them? A functional intergroup perspective of assimilation and integration among different status groups
PTDC/PSI-PSO/119534/2010
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01/02 - 2012/12/31 The social costs of discrimination claims: Boundaries and implications
PTDC/PSI-PSO/098852/2008
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado

Projeto

Designação Financiadores
2022/07/05 - Atual Intergroup factors and bystanders’ helping behaviors on bias-based cyberbullying incidents
UIDP/03125/2020
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Em curso
2020/01/02 - 2020/09/30 Centro de Recursos sobre Stress em Contexto Militar – Projetos psicossociais
n/a
Bolseiro de Cientista Convidado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Governo da Republica Portuguesa Ministério da Defesa Nacional
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Exclusão social e bullying
0000
co-Coordinator
Associação No Bully Portugal, Portugal
Em curso
2023/03/29 - 2024/09/07 COST Action CA19103, LGBTI+ Social and Economic (in)equalities (LGBTIplus-inequalities)
CA19103
Investigador
Horizon 2020
Em curso
2021 - 2022 Jovens Embaixadores BE KIND
00000
co-Coordinator
Associação No Bully Portugal, Portugal
Amor Ponto, Lda
Concluído
2020/04 - 2021/12 Cyberbullying em Portugal durante a pandemia do Covid-19
000000000000
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Concluído
2014 - 2020 Acoustic Gaydar: The voice-based categorization process and its consequences
00000000
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Concluído
2015 - 2015 (Not only) Ethnic cleansing: Embodiment of prejudice as physical cleaning
PTDC/MHC-PSO/5141/2012
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. António, Raquel. "Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’?", CNN Portugal, 2024, https://cnnportugal.iol.pt/dossier/por-que-nao-oferecemos-a-mesma-ajuda-a-todas-as-vitimas-de-cyberbullying/659fc4e5d34e65afa2f98ab6.
Artigo em revista
  1. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. "Why don’t we offer the same help to all victims of cyberbullying?". The Social Observatory (2024): https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/por-que-nao-oferecemos-a-mesma-ajuda-a-todas-as-vitimas-de-cyberbullying-1.
    Publicado
  2. Raquel António; Rita Guerra; Carla Moleiro. "Cyberbullying during COVID-19 lockdowns: prevalence, predictors, and outcomes for youth". Current Psychology (2023): https://doi.org/10.1007/s12144-023-04394-7.
    10.1007/s12144-023-04394-7
  3. António, Raquel; Guerra, R.; Cameron, L.; Moleiro, C.. Autor correspondente: António, Raquel. "Imagined and Extended Contact Experiences and Adolescent Bystanders’ Behavioral Intentions in Homophobic Bullying Episodes". Aggressive Behavior (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.1002/ab.22059
  4. Lima, Luisa Pedroso de ; Moleiro, Carla; António, Raquel. "Quais as Necessidades dos Ex-Combatentes de Guerra Portugueses e dos Seus Sistemas Sociais? Uma Perspetiva Psicossocial da Experiência de Eventos Traumáticos Militares". Revista de Psicologia Militar (2021):
    Publicado
  5. Carolina Carvalho; Natalie Nóbrega Santos; Raquel António; Dulce Sofia Mendonça Martins. "Supporting students’ engagement with teachers’ feedback: the role of students’ school identification". Educational Psychology (2020): 1-20. https://doi.org/10.1080/01443410.2020.1849564.
    10.1080/01443410.2020.1849564
  6. António, Raquel. "Gay Voice: Stable Marker of Sexual Orientation or Flexible Communication Device?". Archives of Sexual Behavior (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s10508-020-01771-2.
    10.1007/s10508-020-01771-2
  7. António, Raquel. "Voice Changes Meaning: The Role of Gay- Versus Straight-Sounding Voices in Sentence Interpretation". Journal of Language and Social Psychology (2020): http://dx.doi.org/10.1177/0261927x19886625.
    10.1177/0261927x19886625
  8. António, Raquel. "Auditory Gaydar : Perception of Sexual Orientation Based on Female Voice". Language and Speech (2019): https://dx.doi.org/10.1177/0023830919828201.
    10.1177/0023830919828201
  9. António, Raquel. "Stay away or stay together? Social contagion, common identity, and bystanders’ interventions in homophobic bullying episodes". Group Processes & Intergroup Relations (2018): http://dx.doi.org/10.1177/1368430218782741.
    10.1177/1368430218782741
  10. António, Raquel. "Who wants to sound straight? Sexual majority and minority stereotypes, beliefs and desires about auditory gaydar". Personality and Individual Differences (2018):
    10.1016/j.paid.2018.03.046
  11. António, Raquel; Guerra, Rita; Gaertner, Samuel L.; Deegan, Matthew. "Percepções dos portugueses sobre os imigrantes: indispensabilidade, acção colectiva e distância social". Análise Psicológica 35 1 (2017): 25-36.
    Publicado • 10.14417/ap.1191
  12. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. "Having Friends with Gay Friends? The Role of Extended Contact, Empathy and Threat on Assertive Bystanders Behavioral Intentions". PSICOLOGIA 31 2 (2017): 15-24.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v31i2.1138
  13. Guerra, Rita; Rodrigues, David; Gaertner, Samuel L.; Deegan, Matthew; António, Raquel. "The Functional and Identity Indispensability Scale (FIIS)". International Journal of Intercultural Relations 54 - (2016): 34-46.
    Publicado • 10.1016/j.ijintrel.2016.07.001
  14. António, Raquel; Moleiro, Carla. "SOCIAL AND PARENTAL SUPPORT AS MODERATORS OF THE EFFECTS OF HOMOPHOBIC BULLYING ON PSYCHOLOGICAL DISTRESS IN YOUTH". Psychology in the Schools 52 8 (2015): 729-742.
    Publicado • 10.1002/pits.21856
  15. Guerra, Rita; Gaertner, Samuel L.; António, Raquel; Deegan, Matthew. "Do we need them? When immigrant communities are perceived as indispensable to national identity or functioning of the host society". European Journal of Social Psychology 45 7 (2015): 868-879.
    Publicado • 10.1002/ejsp.2153
  16. António, Raquel; Tiago Pinto; Catarina Pereira; Diana Farcas; Carla Moleiro. "Bullying Homofóbico no contexto escolar em Portugal". Psicologia 1 26 (2012): 17-32.
    Publicado
Poster em conferência
  1. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. "Are We One? Social Contagion, Common Identity and Bystanders’ Interventions in Bullying Episodes.". Trabalho apresentado em XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology, 2017.
  2. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. "Stay Away or Stay Together? Social Contagion, Common Identity and Bystanders’ Interventions in Bullying Episodes.". Trabalho apresentado em 18th European Association of Social Psychology General Meeting, 2017.
  3. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. "Stay Away or Stay Together? Social Contagion, Common Identity and Bystanders’ Interventions in Bullying Episodes.". Trabalho apresentado em CSGP and GPIR Anniversary Conference “Future Challenges for Psychological Research on Group Processes and Intergroup Relations: What we know and what we need to know”, 2017.
  4. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. "Having Friends with Gay Friends? The Role of Extended Contact, Empathy and Threat on Assertive Bystanders Behavioral Intentions.". Trabalho apresentado em II International Congress of Clinical and Health Psychology On Children And Adolescents, 2016.
  5. António, Raquel; Guerra, Rita; Gaertner, Samuel L.; Deegan, Matthew. "Do we need them? Civic national identity reduces social distance towards immigrants". Trabalho apresentado em 17th European Association of Social Psychology General Meeting, 2014.
Relatório
  1. Maria Vargas-Moniz; António, Raquel; Rita Barros; Nuno Amarante. 2021. Guia de Intervenção e Prevenção em Situações de Acumulação de Animais.
  2. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. 2021. Cyberbullying em Portugal durante a pandemia: 2º confinamento. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/files/private/4b22cdd9fc1fb855fd97214830304d00.
  3. Lima, Maria Luísa; António, Raquel; Moleiro, Carla. 2021. Projeto de Estruturação do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar. Relatório Final, Área Psicossocial. Lisboa: CIS- IUL, Centro de Investigação e de Intervenção Social..
  4. Lima, Maria Luísa; Carla Moleiro; António, Raquel. 2021. Projeto de Estruturação do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar. Relatório de Apresentação de Resultados, Área Psicossocial: Estudo Piloto de Caraterização da Qualidade de Vida de Antigos Combatentes..
  5. António, Raquel; Guerra, Rita; Moleiro, Carla. 2020. Cyberbullying em Portugal durante a pandemia do Covid-19.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/files/private/deffa87e217ae129586ff95bed171a6e.
  6. Lima, Maria Luisa; Moleiro, Carla; António, Raquel; Carriço, Carlos. 2020. Projeto de Estruturação do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar. Relatório de Apresentação de Resultados, Área Psicossocial: Avaliação de Necessidades dos Sistemas Sociais..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/21 Growing Up Online: Collaborating Across Generations to Combat Bullying CIS Talk
CIS-Iscte (Lisbon, Portugal)
2022/06/24 The benefits of common inclusive identities on bystanders’ intentions to help homophobic bullying victims: the underlying role of threat and social contagion concerns 3rd International Conference on LGBT+ Psychology and Related Fields
(Portugal)
2022/06/21 Cyberbullying durante os períodos de confinamento devido à COVID-19: prevalência, preditores e consequências para os jovens. XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Portugal)
2022/04 Testing the limits of the Parasocial Contact Hypothesis: Does watching Sex Education predict attitudes and behaviours to support equality and challenge injustice for sexual minorities? Children and Inequality Conference
(Reino Unido)
2022/03/16 Cyberbullying em Portugal: experiências ocorridas durante a pandemia Dia Aberto APPsyCI
ISPA, APPsyCI (Portugal)
2022/03/16 Da informação ao conhecimento: os resultados de investigação no APPsyCI Dia Aberto APPsyCI
ISPA, APPsyCI (Portugal)
2021/12/15 Guia de Intervenção e Prevenção em Situações de Acumulação de Animais 1ª Conferência de Bem-Estar Animal
ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP (Portugal)
2021/09/06 CYBERBULLYING - como lidar e ter respeito online. Encontros de Empatia
Solo Adventures (Lisboa, Portugal)
2021/07/22 BULLYING E CYBERBULLYING – em tempos de pandemia: conhecer para prevenir CLDS de Arcos de Valdevez
CLDS de Arcos de Valdevez (Arcos de Valdevez)
2021/01/19 Bullying Homofóbico: factores intergrupais e intenções comportamentais dos bystanders. 2ª reunião científica;4 teses_4 escolas;, ISCTE-SAUDE
ISCTE-IUL (Portugal)
2020/12 Bullying e Cyberbullying. Direito a ter Direitos - Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra
Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (Portugal)
2020/10/29 Cyberbullying in times of pandemic - knowing to prevent Pedagogical Council and the ISCTE-IUL Student Association
ISCTE-IUL (Portugal)
2020/10/23 Cyberbullying em Portugal: Experiências Ocorridas Durante Pandemia Covid-19 II Global StopCyberbullying Telesummit
(Portugal)
2019/06 Too Old to Intervene? Intergroup Contact and Adolescent Bystanders’ Behavioral Intentions in Homophobic Bullying Episodes World Anti-Bullying Forum 2019
(Irlanda)
2018/07 Intergroup Friendships and Bystanders’ Helping in Response to Homophobic Incidents: The Role of Threat, Social Contagion and Identity 23rd International Society for Research on Aggression World Meeting 2018
(França)
2017 Is not what you said, but how you said it: Message interpretation based on voice stereotyping. 18th European Association of Social Psychology General Meeting
(Espanha)
2017 “Do I sound gay/lesbian?” Voice self-perception and stigma related experiences. Social Psychology Section Annual Conference
(Reino Unido)
2016 Os amigos dos nossos amigos são nossos amigos também. Contacto alargado e comportamentos assertivos dos bystanders. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Portugal)
2016 Violência em contexto escolar: determinantes intergrupais das intenções comportamentais dos bystanders. XII Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações
(Portugal)
2016 Voice-based stereotyping: antecedents and consequences of auditory “gaydar” ESCON
(Portugal)
2015 The way people sound: (Mis-)perception of speakers' sexual orientation across languages. X International Association for the Study of Sexuality, Culture and Society (IASSCS) Conference
(Reino Unido)
2015 We need Them, but for different reasons: indispensability and majority behavior towards immigrant. International Society of Political Psychology, Annual Meeting
(Estados Unidos)
2014 Are we indispensable? How inclusive national identities shape immigrants’ acculturation preferences. 17th European Association of Social Psychology General Meeting
(Países Baixos)
2014 How inclusive national identities impact majority and minority groups. 2014 Annual Scientific Meeting of the International Society of Political Psychology
(Itália)
2013 O Bullying Homofóbico em Portugal. Abrindo Caminho para a Igualdade: Cidadania, Género e Não Discriminação, Centro de Exposições de Odivelas
(Portugal)
2013 Are we indispensable? How inclusive national identities impact majority and minority groups. Doing Citizenship in Multi-Cultural and Multi-Faith Societies
(Reino Unido)
2013 How much do we need them? Majority and minority indispensability to a common national identity. Expert Workshop on Identity and Identity Change
(Alemanha)
2011 The moderating role of parental and social support on the effect of homophobic bullying on emotional distress among young people. Community Development International Conference
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Out no desporto ou fora do desporto: Preditores do bem-estar de pessoas LGBTQ+ no desporto num modelo multinível
Coorientador
Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2022/07 - 2023/12 Climate and Inclusion of the LGBTIQ+ Community at ISCTE
Coorientador
Scientific Research Initiation Grant 2021/2022 (Iniciação científica)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/12 (Trans)parentes: Um estudo correlacional sobre as experiências dos/das familiares de pessoas trans* em Portugal
Coorientador
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2019/01 - 2021/01 A relação entre Comprometimento Organizacional, Envolvimento no Trabalho e Intenção de Saída: Uma comparação entre as Gerações X e Y.
Coorientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05 - 2022/05 Participation and Member of the organizing team of the workshop Management of bibliographic references through Zotero (2022/05/26 - 2022/05/26)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/03/16 - 2022/03/16 Participation and Member of the organizing team of the Open Day APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion to share the most recent developments in this research center, in terms of projects, research, and intervention. (2022/03/16 - 2022/03/16)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 Participation and Member of the organizing team of the Open Science Webinar Database Scopus (2022 - 2022)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/04 - 2021/04 Participation and member of the organizing team of the Training in Project Design, Monitoring and Evaluation (APPsyCI and Centro de Etnopsicologia Clínica, Ispa- Instituto Universitário) (2021/04 - 2021/04)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Participation and Member of the organizing team of the Open Science Webinar Predator Journals (2021 - 2021)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 - 2021 Participation and Member of the organizing team of the Open Science Webinar Management Plans & Research Data Publishing (2021 - 2021)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 VulnerABLE Capacity Building Workshop (ISCTE and EuroHealthNet) (2017 - 2017)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2016/05 - 2016/05 Organization and logistical support at the XII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. Main activities: management and production of content for the website and social networks; event disclosure and contact management; preparation, organization and design of the scientific program and book of abstracts. (2016/05 - 2016/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Logistical support in the 1st International Conference on LGBT Psychology and related fields – Coming out for LGBT Psychology in the current international scenario (2013 - 2013)
Conferência (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/10 - 2023/11/10 Mesa redonda “Desafios para o futuro: Conhecer, Refletir e Agir”
Mesa-redonda
Encontro Promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/05/23 - 2023/05/23 Participation in a workshop within the framework of the awareness campaign on bullying "Sensibiliza.te" of the Instituto Politécnico de Portalegre
Oficina (workshop)
Informa.te
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/10/20 - 2022/10/20 Youth panel moderation as part of the World Day of Bullying Prevention, organized by the Ministry of Education and Direção Geral de Educação
Encontro
World Day of Bullying Prevention
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2022/09/30 - 2022/09/30 European Researchers’ night: What would you do if you watched this while surfing the internet? Cyberbullying and prejudice
Encontro
European Researchers’ night
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2022/02/17 - 2022/02/17 Liberdade de expressão e bullying – o futuro da comunicação. Um ciclo que não é um ciclo. https://www.fpc.pt/agenda-evento/um-ciclo-que-nao-e-um-ciclo-liberdade-de-expressao-e-bullying-o-futuro-da-comunicacao/
Mesa-redonda
Fundação Portuguesa das Comunicações, Portugal
2021/09 - 2021/09 European Researchers’ night: Social climate & change
Encontro
European Researchers’ night
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/05/19 - 2021/05/19 Webinar: “Todas as cores do arco-íris: conceitos & preconceitos”, Olhos nos olhos, sem violência, sem preconceito! Educar para a Cidadania com afetos, by Direção Geral de Educação. https://webinars.dge.mec.pt/webinar/olhos-nos-olhos-sem-violencia-sem-preconceito-educar-para-cidadania-com-afetos. (Invited talk)
Conferência
Olhos nos olhos, sem violência, sem preconceito! Educar para a Cidadania com afetos
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2018/12/10 - 2018/12/10 Bullying Homofóbico: e se fosse contigo?
Oficina (workshop)
Projeto interdisciplinar de Cidadania e Desenvolvimento dos 10° e 11º anos e do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
2018/04/05 - 2018/04/05 Bullying Homofóbico: e se fosse contigo?
Oficina (workshop)
Academia ISCTE-IUL
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/29 The Palliative Effect of System Justification and Minimization of Discrimination on the Psychological Well-Being of Lesbian, Gay, and Bisexual Individuals
Arguente principal
Washington Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/12/28 Theater as an Intervention for Prejudice Reduction: Primary and Secondary Transfer Effects of Intergroup Contact
Arguente
Colten Kenneth Schmidt (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/19 Gender nonconformity and desired social distance: Examining the stigmatization of gender nonconforming targets
Arguente
Leah Nicole Chaney (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/30 Perceções das crianças e jovens face às famílias homoparentais: um contributo para a compreensão do desenvolvimento do preconceito na infância e adolescência
Arguente
Francisca Cunha (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09 - 2024/02 Métodos de Investigação Quantitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/02 - 2022/12/09 Mooc “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir” – 3.ª edição (Module 5 - (Cyber) Homophobic and/or transphobic bullying) Mooc “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir” – 3.ª edição Direção Geral de Educação, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/10/27 As marcas do Bullying Marketeer
2021/10/20 O bullying ainda é um tabu Expresso
2021/10/20 Dia Mundial de Combate ao Bullying Revista Visão
2021/09/17 Cyberbullying. As agressões aumentaram no segundo confinamento para os estudantes do sexo feminino e comunidade LGBTQIA+ Expresso
2021/05/29 Como podem pais e filhos lidar com o bullying homofóbico? Revista Visão
2021/05/26 O silêncio é o que mais alimenta o bullying Expresso
2020/10/31 O bullying em contexto escolar tem merecido cada vez mais atenção a nível mundial. Em Portugal, já existem planos em ação para eliminar o problema — incluindo a violência à distância, potenciada pelas novas tecnologias Expresso
2020/09/16 Mais de 60% dos jovens foram vítimas de cyberbullying na pandemia. Agressores indiferentes Estudo “Cyberbullying em Portugal durante a pandemia da covid-19” mostra que, entre os agressores, quase um terço sentiu-se indiferente ou mesmo alegre face aos danos provocados. É preciso trabalhar mais a empatia e a tolerância, nas escolas e em casa, alerta investigadora. Público
2018/10/01 Colegas revelam-se menos predispostos a ajudar vítimas de bullying homofóbico Estudo revela que há um certo medo de contágio social, isto é, de serem tomados por gays ou lésbicas. Público
2018/03/05 Somos tod@s vítimas Os alunos que vêem o colega do lado ser maltratado, gozado, devem falar, intervir. Contar aos pais, a um funcionário, a um professor. Não devem deixar que os agressores passem impunes e que as vítimas sofram em silêncio P3 Público
2016/04/23 Casos de homofobia nas escolas não chegam ao Ministério da Educação Os relatos de discriminação sexual chegam às associações de defesa dos direitos dos homossexuais, mas ainda não ao Ministério. Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/01/12 - Atual Telejornal RTP 1 Bullying
2021/06/02 - Atual Jornal da tarde Bullying
2021/06/01 - Atual E ou nao e? Bullying
2021/05/26 - Atual Jornal da Tarde Bullying
2021/04/05 - Atual Podcast “Do lado de Dentro” CLDS 4G VIVER+SINES Homophobic Bullying
2020/11/11 - 2020/11/11 Pontos nos ii Bullying
2020/09/22 - 2020/09/22 Manhã Informativa - Porto Canal Cyberbullying during Covid-19
2020/09/16 - 2020/09/16 SIC Notícias Cyberbullying

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual International Society for Research on Aggression (ISRA) Affiliate
2018/09 - Atual No Bully Portugal Association Board Member (treasurer); Researcher; Psychologist; Manager

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015 - 2018 Member of the Pedagogic Committee of the School of Social Sciences
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2018 Students’ Representative of the Pedagogic Committee of the School of Social Sciences on the Pedagogic Council of ISCTE-IUL
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09/01 - 2017/09/30 Member of the Coordination team of Health For All research group
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2007 - 2008 Vice-President of the Core of Psychology Students at ISCTE-IUL.
Presidente / Vice-presidente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/05 - Atual Technology in Society Elsevier
2023 - Atual Journal of LGBT Youth
2022 - Atual Current Psychology
2022 - Atual Psychology in the Schools
2021 - Atual Journal of Community & Applied Social Psychology
2019 - Atual Revista Psicologia
Distinções

Prémio

2023 ISCTE-IUL Scientific Awards 2023
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 ISCTE-IUL Scientific Awards 2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 CIS-IUL Scientific Awards 2018
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2017 ISCTE-IUL Scientific Awards 2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 ISCTE-IUL Scientific Awards 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2016 Honorable mention given to oral communication
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal