???global.info.a_carregar???
Pedro Miguel Rito Alves Videira. Completed his PhD in Sociology in 2017 at ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Master in Socio-anthropologie du développement economique et social in 2007 at Paris 1 - Sorbonne and Degree in Sociology in 2004 by ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. He is a Researcher at ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Center for Studies on Socioeconomic Change and Territory and Centre for Research in Higher Education Policies (CIPES). He has published 17 articles in specialized journals. He has 14 book chapter(s). Participated as a Research Fellow in 1 project(s) and Researcher in 7 project(s). He works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Sociology. In its Science Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological, and artistic-cultural production are: Higher Education Studies; Employability; Youth Employment; Quality of Employment; Public Policy; Science studies; Technological Entrepreneurship; Social Network Analysis
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Miguel Rito Alves Videira

Nomes de citação

  • Videira, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
7B14-50E6-82ED
ORCID iD
0000-0002-8595-9418
Google Scholar ID
a9SmSoMAAAAJ&hl=en
Scopus Author Id
36976336500

Telefones

Telefone
  • 210464031 (Profissional)

Moradas

  • DINÂMIA'CET Ed. Iscte Sala 2w4d Av.ª das Forças Armadas , 1649-026 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2017/10/02
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Redes interpessoais e dinâmicas de acesso ao conhecimento de cientistas portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2007/09/01 - 2008/10/07
Concluído
Análise de Dados (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/09/01 - 2007/06/01
Concluído
Socio-anthropologie du développement economique et social (Mestrado)
Paris 1 - Sorbonne, França
1998/09/01 - 2004/09/01
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
2013 - 2019 Investigador (Investigação) Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2006 - 2013 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/04 - 2015/12 Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses - Mapping the Transformation of Portuguese Higher Education Institutions at the dawn of the twentieth-first century
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007/01 - 2009/06 ENTSOCNET - Entrepreneurs' social networks and Knowledge acces: the case of biotechnology and IT sectors Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - Atual Reconfiguration of university's missions in the Europe of knowledge: the rise of the 'University of the Future'
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/11/01 - Atual Doc-Park Educação doutoral em âmbito de parque de ciência e tecnologia
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
2021/01 - Atual Observatório do Emprego Jovem
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Socio Digital Laboratory for Public Policy
LA/P/0125/2020
Universidade da Beira Interior, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/04/01 - 2021/09/30 Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego
PTDC/SOC-SOC/30016/2017
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
FCT
Em curso
2018/04/02 - 2021/04/01 Parcerias na produção de conhecimento - Crenças, Estratégias e Tensões
PTDC/CPO-ORG/29427/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UID/CED/00757/2019
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território
UID/SOC/03127/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10/01 - 2019/09/30 ATENA Saber para intervir: observatório para a educação
ATENA
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 3127 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI3127/2011
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/02/01 - 2012/01/31 MOBIScience-Mobilidade dos cientistas em Portugal: trajectórias e circulação de conhecimento
PTDC/ESC/64411/2006
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03 - 2011/12 TESS - Transition to an environmentally sustainable energy system: The role of technology-intensive firms in the commercialisation of emerging energy technologies
PTDC/CS-ECS/113568/2009
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01 - 2009/12 REBASPINOFF II Addressing the Knowledge Gap: Towards a better understanding of research based spin-offs
n.a.
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Paulo; Videira, Pedro; Cunha, Filipa; Marques, P.; Videira, P.; Mendes Cunha, F.. "GRADUATES EMPLOYABILITY AND PUBLIC POLICIES IN PORTUGAL AND SPAIN: DIFFERENT RESPONSES TO SIMILAR PROBLEMS". Trabalho apresentado em ICERI, 2020.
    10.21125/iceri.2020.0731
  2. Araújo, Emília; Suleman, F.; Videira, P.. "Employers solutions for skill problems: make-or-buy and engagement with higher education". 2019.
    10.21125/iceri.2019.1750
  3. Orlanda Tavares; Cristina Sin; Sónia Cardoso; Pedro Videira. "BARRIERS TO ADULTS’ CONTINUING EDUCATION". 2017.
    10.21125/iceri.2017.0830
  4. Orlanda Tavares; Cristina Sin; Pedro Videira. "ACTORS AND FACTORS BEHIND THE DEVELOPMENT OF INTERNAL QUALITY ASSURANCE SYSTEMS". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.0559
  5. Carvalho, Teresa; Videira, Pedro. "Changing academics' autonomy: the effects of governance transformations in Portuguese universities". Trabalho apresentado em EAIR 38 th Annual Forum in Birmingham, 2016.
  6. Carvalho, Teresa; Videira, Pedro. "Losing autonomy? Restructuring HEIs governance and relations between teaching and non-teaching staff". Trabalho apresentado em 29th CHER Annual Conference, The University as a Critical Institution?, Universidade de Cambridge, 2016.
  7. Videira, Pedro; Fontes, Margarida; Sousa, Cristina. "Social Networks and Early Resource Mobilisation by Science-Based Firms". Trabalho apresentado em 4th European Conference on Entrepreneurship and Innovation (ECEI), Antwerp, 2009.
  8. Fontes, Margarida; Sousa, Cristina; Videira, Pedro. "Innovation networks in biotechnology: Actors, relations and strategies". Trabalho apresentado em XX ISPIM Conference - The Future of Innovation, Viena, 2009.
  9. Fontes, Margarida; Sousa, Cristina; Videira, Pedro. "Knowledge access and location decisions in biotechnology: the spatial dimension of social networks". Trabalho apresentado em Regional Studies Association Annual Conference 2009 - Understanding and Shaping Regions: Spatial, Social and Economic Futures, Leuven, 2009.
Artigo em revista
  1. Suleman, Fátima; Videira, Pedro. "From Academic Autonomy to Close Collaboration: The Employability Strategies of Local Higher Education Institutions in Portugal". Higher Education Policy (2023): http://dx.doi.org/10.1057/s41307-023-00329-w.
    Publicado • 10.1057/s41307-023-00329-w
  2. "Academic engagement in Portugal: the role of institutional diversity, individual characteristics and modes of knowledge production". Studies in Higher Education (2022): 1-14. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2022.2042241.
    10.1080/03075079.2022.2042241
  3. "Tackling regional skill shortages: from single employer strategies to local partnerships". Journal of Vocational Education & Training (2021): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/13636820.2021.1931945.
    10.1080/13636820.2021.1931945
  4. Suleman, F.; Videira, P.; Araújo, Emília. "Higher Education and Employability Skills: Barriers and Facilitators of Employer Engagement at Local Level". Education Sciences (2021): 1-14. https://www.mdpi.com/2227-7102/11/2/51.
    Publicado • 10.3390/educsci11020051
  5. Amélia Veiga; Magalhães, A.; Videira, P.. "Strategizing and managing change in Portuguese higher education". Perspectives: Policy and Practice in Higher Education 24 2 (2020): 64-69.
    Publicado • 10.1080/13603108.2019.1575294
  6. Maria João Rosa; Sónia Cardoso; Pedro Videira. "Is accreditationon the right track? The views of Portuguese academics". Tertiary Education and Management (2019): https://doi.org/10.1007%2Fs11233-019-09048-7.
    10.1007/s11233-019-09048-7
  7. Sónia Cardoso; Teresa Carvalho; Pedro Videira. "Is It Still Worth Working In Academia? The Views from Portuguese Academics". Higher Education Policy (2018): https://doi.org/10.1057%2Fs41307-018-0123-7.
    10.1057/s41307-018-0123-7
  8. Sónia Cardoso; Maria J. Rosa; Pedro Videira; Alberto Amaral. "Internal quality assurance: A new culture or added bureaucracy?". Assessment & Evaluation in Higher Education (2018): 1-14. https://doi.org/10.1080%2F02602938.2018.1494818.
    10.1080/02602938.2018.1494818
  9. Sónia Cardoso; Maria J. Rosa; Pedro Videira. "Academics participation in quality assurance: does it reflect ownership?". Quality in Higher Education (2018): 1-16. https://doi.org/10.1080%2F13538322.2018.1433113.
    10.1080/13538322.2018.1433113
  10. Magalhães, A.; Veiga, A.; Videira, P.. "Reconfiguring power in Portuguese higher education". Education policy analysis archives 26 (2018): https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3600.
    Publicado • 10.14507/epaa.26.3600
  11. Teresa Carvalho; Pedro Videira. "Losing autonomy? Restructuring higher education institutions governance and relations between teaching and non-teaching staff". Studies in Higher Education (2017): 1-12. https://doi.org/10.1080%2F03075079.2017.1401059.
    10.1080/03075079.2017.1401059
  12. Cardoso, S.; Rosa, M.J.; Videira, P.; Amaral, A.. "Internal quality assurance systems: tailor made or one size fits all implementation?". Quality Assurance in Education 25 3 (2017): 329-342. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023621635&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/QAE-03-2017-0007
  13. Tavares, O.; Sin, C.; Videira, P.; Amaral, A.. "Academics perceptions of the impact of internal quality assurance on teaching and learning". Assessment and Evaluation in Higher Education (2016): 1-13. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84997633409&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2016.1262326
  14. Carvalho, T.; Marini, G.; Videira, P.. "Is New Public Management Redefining Professional Boundaries and Changing Power Relations Within Higher Education Institutions?". Journal of the European Higher Education Area 3 (2016): https://www.handbook-internationalisation.com/en/handbuch/gliederung/?articleID=545#/Beitragsdetailansicht/679/545/Is-New-Public-Management-Redefining-Professional-Boundaries-and-Changing-Power-Relations-Within-Higher-Education-Institutions%253F.
    Publicado
  15. Fontes, M.; Videira, P.; Calapez, T.. "The Impact of Long-term Scientific Mobility on the Creation of Persistent Knowledge Networks". Mobilities 8 3 (2013): 440-465. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880947750&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17450101.2012.655976
  16. Margarida Fontes; Cristina Sousa; Pedro Videira. "Redes sociais e empreendedorismo em biotecnologia. O processo de aglomeração em torno de núcleos de produção de conhecimento". Finisterra 44 88 (2012): https://doi.org/10.18055%2Ffinis1369.
    10.18055/finis1369
  17. Sousa, C.; Fontes, M.; Videira, P.. "The role of entrepreneurs' social networks in the creation and early development of biotechnology companies". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 12 2 (2011): 227-244. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79951645937&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2011.038538
  18. Isabel Salavisa; Pedro Videira; Filipa Santos. "Entrepreneurship and social networks in IT sectors: the case of the software industry in Portugal". Journal of Innovation Economics 4 2 (2009): 15-15. https://doi.org/10.3917%2Fjie.004.0015.
    10.3917/jie.004.0015
Capítulo de livro
  1. "Institutional Policies to Attract International Academics in Portugal in an Adverse Context". 153-169. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4980-3_10
  2. Marques, Paulo; Videira, Pedro. "Labor Market Policies to Fight Youth Unemployment in Portugal: Between Statism and Experimentalism". In The Growing Challenge of Youth Unemployment in Europe & US, 127-164. Policy Press, 2021.
    10.1332/policypress/9781529200102.003.0006
  3. Videira, Pedro; Teixeira, Pedro Nuno. "Higher Education Systems and Institutions, São Tomé and Príncipe". In The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions, 1449-1451. Springer Netherlands, 2020.
    10.1007/978-94-017-8905-9_491
  4. Videira, Pedro; Teixeira, Pedro Nuno. "Higher Education Systems and Institutions, Angola". In The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions, 799-802. Springer Netherlands, 2020.
    10.1007/978-94-017-8905-9_437
  5. Videira, Pedro; Teixeira, Pedro. "Higher Education Systems and Institutions, Cape Verde". In Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions, 1-4. Springer Netherlands, 2020.
    10.1007/978-94-017-9553-1_442-1
  6. Videira, Pedro; Teixeira, Pedro Nuno. "Higher Education Systems and Institutions, Mozambique". In The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions, 1316-1320. Springer Netherlands, 2020.
    10.1007/978-94-017-8905-9_463
  7. Videira, P.; Pedro Nuno Teixeira. "Higher Education Systems and Institutions, Guinea Bissau". In Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions, 1-4. Springer Netherlands, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-94-017-9553-1_454-1
  8. Marques, Paulo; Videira, Pedro. "Labour market policies to fight youth unemployment: Between statism and experimentalism". In The growing challenge of youth unemployment in Europe and America: A cross-cultural perspective, editado por Jagannathan, Rhada; Michael, Camasso. Bristol, Reino Unido: Bristol University Press, 2020.
    Aceite para publicação
  9. Teixeira, Pedro; Videira, Pedro. "A Tale of Expansion and Change: Major Trends in Doctoral Training and in the Doctoral Population in Portugal". In Doctoral Education for the Knowledge Society, 67-87. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-89713-4_5
  10. Cardoso, Sónia; Rosa, Maria João; Videira, Pedro. "Student Participation in Quality Assurance: A Partnership?". In Collaboration, Communities and Competition, 125-142. SensePublishers, 2017.
    10.1007/978-94-6351-122-3_8
  11. Magalhães, António; Veiga, Amélia; Videira, Pedro. "Hard and Soft Managerialism in Portuguese Higher Education Governance". In The University as a Critical Institution?, 39-53. SensePublishers, 2017.
    10.1007/978-94-6351-116-2_3
  12. "A mobilidade internacional dos cientistas: construções teóricas e respostas políticas". In Para um debate sobre Mobilidade e Fuga de Cérebros, 138-162. Braga, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2013.
    Publicado
  13. Salavisa, I.; Videira, P.; Vali, C.; Fontes, M.; Sousa, C.. "Social networks and the entrepreneurial process in software for telecommunications in Portugal". 2012.
    10.4324/9780203118030
  14. Salavisa, I.; Fontes, M.; Sousa, C.; Videira, P.. "Knowledge networks and technological regimes in biotechnology and software: searching for explanatory factors". 2012.
  15. Fontes, M.; Salavisa, I.; Videira, P.. "Setting the scene". 2012.
  16. Fontes, Margarida; Salavisa, Isabel; Videira, Pedro. "The role of social networks in the creation and development of knowledge-intensive sectors: Setting the Scene". In Social Networks, Innovation and the Knowledge Economy, editado por Salavisa, Isabel; Fontes, Margarida, 109-127. London, Reino Unido: Routledge, 2012.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Fontes, Margarida; Sousa, Cristina; Videira, Pedro. 2009. "Knowledge access and location decisions in biotechnology: the spatial dimension of social networks. DINAMIA Working Papers".
    10.7749/dinamiacet-iul.wp.2009.79
Livro
  1. Amaral, Alberto; Magalhães, António; Caramelo, João; Cardoso, Sónia; Rocha, Cristina; Sin, Cristina; Tavares, Orlanda; et al. Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?. Porto, Portugal: Edulog, Fundação Belmiro de Azevedo. 2016.
    Publicado
Relatório
  1. Margarida Fontes; Pedro Videira. 2012. A brief overview of the evolution and main features of the biotechnology industry. https://doi.org/10.7749%2Fdinamiacet-iul.wp.2012.10.
    10.7749/dinamiacet-iul.wp.2012.10
  2. Isabel Salavisa; Margarida Fontes; Cristina Sousa; Pedro Videira; Salavisa, I.; Fontes, M.; Sousa, C.; Videira, P.. 2011. Building a bridge: social networks and technological regimes in biotechnology and software. https://doi.org/10.7749%2Fdinamiacet-iul.wp.2011.17.
    10.7749/dinamiacet-iul.wp.2011.17
  3. Isabel Salavisa; Pedro Videira; Cristina Sousa; Salavisa, I.; Videira, P.; Sousa, C.. 2011. The emergence of a knowledge-intensive sector in Portugal: Social networks and innovation in the software sector. https://doi.org/10.7749%2Fdinamiacet-iul.wp.2011.13.
    10.7749/dinamiacet-iul.wp.2011.13
Tese / Dissertação
  1. Videira, Pedro Miguel Rito Alves. "Redes interpessoais e dinâmicas de acesso ao conhecimento de cientistas portugueses". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10071/14591.

Outros

Outra produção
  1. Can employers solve their skill shortages alone? Exploring the responses of a local multi-stakeholder partnership in Portugal. 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development". 2021. Videira, P.; Suleman, F.; Araujo, E.. https://aps.pt/pt/4th-international-seminar-education-territories-and-human-development/.
  2. Young graduates' unemployment and active labour market policies in Southern European countries. SRHE Annual International Research Conference 2021. 2021. Marques, P.; Videira, P..
  3. YOUTH UNEMPLOYMENT AND PUBLIC POLICIES IN PORTUGAL AND SPAIN: DIFFERENT RESPONSES TO SIMILAR PROBLEMS. 4º Encontro Anual de Economia Política. 2021. Marques, P.; Videira, P.; Mendes Cunha, F.. https://economiapolitica.pt/2020/12/21/4o-encontro-de-economia-politica-online-28-30-janeiro-aceda-aqui-ao-programa-e-inscricoes/.
  4. Integrated education practice in an accelerated world. 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). 2020. Vasconcelos, R; Araújo, Emília; Suleman, F.; Videira, P.; Vasconcelos, R.; Araujo, E.; Videira, P..
    https://www.fie2020.org/
  5. Social networks and the software sector in Portugal. 2012. Salavisa, I.; Sousa, C.; Videira, P. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/social-networks-and-the-software-sector-in-portugal/8359?lang=en.
  6. Proceedings of the 4th European Conference on Entrepreneurship and Innovation. 2009. Videira, P.; Fontes, M.; Sousa, C.; Braet, J. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000274016300063&KeyUID=WOS:000274016300063.
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/10 - 2019/10 Colaborador no projeto Observatório da Educação promovido pela Fundação Belmiro de Azevedo que teve como objetivo definir e sistematizar um conjunto de indicadores/métricas explanatórias que permita o conhecimento da situação atual, tendências de evolução e principais dinâmicas estruturais do sistema de ensino português. Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2017/04 - 2017/05 Colaborador na atualização do Country Briefing para Portugal do Ecorys no domínio da educação. Coordenação: Doutor Pedro Teixeira. Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2017/04 - 2017/05 Colaborador na Avaliação para o Ecorys do Plano Nacional de Reformas de 2016 no domínio da educação. Coordenação: Pedro Teixeira. Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2016/06 - 2016/07 Colaborador na elaboração do relatório "Que percepções têm os Portugueses sobre o valor da educação?", relatório encomendado pela Fundação Belmiro de Azevedo. Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2016/06 - 2016/06 Colaborador na elaboração do relatório "Ensino Superior e oferta formativa: uma análise de tendências no sistema binário português". Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2014/07 - 2015/07 Colaborador na elaboração do relatório "Estudo do Percurso Académico e Socioprofissional dos Membros da Ordem dos Nutricionistas", estudo encomendado pela Ordem dos Nutricionistas de Portugal. Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2013/03 - 2013/05 Colaborador, enquanto analista de redes sociais convidado, para a elaboração do relatório "Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação - Desafios, forças e fraquezas, rumo a 2020" da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2011/01 - 2011/07 Colaborador, enquanto analista de redes sociais convidado, para o projecto de "Cadastro Social das populações afectadas pela construção da Barragem do Fridão" com vista a minimizar os efeitos sociais da sua construção, projecto coordenado pela Professora Doutora Luísa Lima através do ESPA (gabinete de estudos em psicologia social e do ambiente) e CIS/ISCTE-IUL ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2009/04 - 2009/05 Analista de redes sociais convidado num projecto encomendado pela Comissão Europeia para a avaliação das redes entre instituições de investigação decorrentes da participação na segunda fase das "ICT Policy Support Programmes" que visa estimular a competitividade e inovação no espaço europeu.