???global.info.a_carregar???
PhD em Educação, em Novembro de 2011, pela Universidade Lusófona de Lisboa. Mestrado em Criatividade Aplicada, em Julho de 2002, pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciatura em Educação pela Arte, em Julho de 1980, pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Professor Coordenador do ISCE – atualmente responsável e docente das unidades curriculares (Licenciatura e Mestrado): Expressões Criativas Integradas, Didática das Expressões, Expressões Criativas Integradas , Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos, Didática das Expressões Artísticas e Motora, Âmbitos e Fundamentos de ASC I, Seminário de Apoio ao Estágio, e Prática em Animação Sociocultural. Coordenadora da Licenciatura em Animação Sociocultural do ISCE desde 1989, e orientadora dos projetos finais de investigação deste curso. Orientadora de relatórios finais do Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Teses de Mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica e Formação de Professores. Arguente de várias Teses de Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação; Supervisão Pedagógica e Formação de Professores; Educação Social - Intervenção com Crianças e Jovens em Risco. Formadora de algumas Ações de Formação na área das Expressões Artísticas, Técnicas de Expressão Criativa e Metodologia Qualitativa, em Portugal e Angola. Publicações em Portugal e Espanha, nas áreas da Educação, Criatividade, Animação Sociocultural, Educação Artística e Expressões Integradas. Membro de várias comissões organizadoras e cientificas de congressos internacionais. Avaliadora da Bolsa de Avaliadores da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (2018).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eva Maria Lino do Patrocínio Santos Lacerda Corrêa
Data de nascimento
1959/10/05
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Corrêa, Eva
  • Corrêa, E.

Identificadores de autor

Ciência ID
7917-7733-46FE
ORCID iD
0000-0002-4085-8429

Moradas

  • Rua Bento de Jesus Caraça 12 – Serra da Amoreira 2620-379 , 2620-379, Odivelas, Odivelas, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Animação Sociocultural
Universidade Lusófona, Portugal
2002
Concluído
Criatividade Aplicada (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
"Interação Corpo - Aprendizagem: contributos para um ensino criativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1980
Concluído
Curso Superior de Formação de Professores de Educação pela Arte (Licenciatura)
Especialização em Educação
Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2002/10/01 - 2013/09/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1986 - 2002/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1985 - 1986 Educador de infância (Educador de Infância) Externato Pica-Pau, Portugal
Externato Pica-Pau, Portugal
1982 - 1985 Educador de infância (Educador de Infância) Externato S. Paulo de Luanda, Portugal
1981 - 1982 Educador de infância (Educador de Infância) Externato Champanhat, Portugal
1980 - 1981 Educador de infância (Educador de Infância) Colégio São Paulo de Luanda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou órgão correspondente Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2013 - 2020 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2013 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - Atual Coordenador do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2016 - 2020 Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Básica Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014 - 2016 EU Xarxa Clau: families for educational sucess. (Financiado pela União Europeia - 2014-1-FR01-KA200-002362)
2014-1-FR01-KA200-002362
Investigador
CONFAP, Portugal

CI - ISCE , Portugal

EPA, Bélgica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gaivota, Sónia (0000-0002-2415-9927); Corrêa, Eva; Colaço, Carlos (0000-0001-6515-7373). "(Com)viver com a demência. Conhecer e desmistificar para melhor atuar! - Projeto de intervenção em animação sociocultural: “E se Fosse Contigo?”". RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia 3 (2023): 9-25. https://doi.org/10.61415/riage.39.
    Acesso aberto • Publicado • doi.org/10.61415/riage.39
  2. Corrêa, Eva; Duarte, Joana; Farinho, Paula. "A arte do hip-hop – uma cultura rica para aprendizagens". FEPUE - A Formação de Educador@as e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros - CIEP/UE – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora 3 (2022): 551-563.
    Publicado
  3. Corrêa, Eva; Ruas, Cátia; Ribeiros, lnês. "Descobrir o mundo na diversidade familiar: uma experiência integradora.". FEPUE - A Formação de Educador@as e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros. CIEP/UE – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. 3 (2022): 461-478.
    Publicado
  4. Antunes, Iolanda; Corrêa, Eva; Farinho, Paula. "Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo.". FEPUE 1 (2019): 444-475.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Dias, Etelvina; Farinho, Paula (0000-0002-5058-1339); Ribeiros, Inês (0000-0001-6804-7727); Corrêa, Eva. "A leitura e a escrita: veículos para a compreensão do mundo". In A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção, 175-188. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  2. Gonçalves, Simone; Corrêa, Eva; Farinho, Paula (0000-0002-5058-1339); Ribeiros, Inês (0000-0001-6804-7727). "O jogo como recurso pedagógico no 1º ciclo do ensino". In A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção, 189-202. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  3. Ferreira, Paulo; Corrêa, Eva; Filipe, Isabel (0000-0002-9592-8631); Colaço, Carlos (0000-0001-6515-7373). "A Animação Sociocultural e o Empreendedorismo Social - Projeto Espaço Socio Laboral.". In Educação Empreendedora e Cidadania. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    No prelo
  4. Santos, Alexandra; Corrêa, Eva; Ribeiros, Inês (0000-0001-6804-7727); Farinho, Paula (0000-0002-5058-1339). "Sobra Leituras: comunidade de leitores adultos - A Biblioteca em tempo de Pandemia Projeto empreendedor em Animação Sociocultural". In Educação Empreendedora e Cidadania. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    No prelo
  5. Liliana, Sequeira; Corrêa, Eva; Farinho, Paula (0000-0002-5058-1339); Ribeiros, Inês (0000-0001-6804-7727). "Estratégias Literácitas Empreendedoras em Educação: Um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico". In Educação Empreendedora e Cidadania. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    No prelo
  6. Morgado, A; Corrêa, E.; Ribeiros, I.; Filipe, I.. "Vamos "BRINCAR" com as palavras -projeto de animação sociocultural de promoção da leitura e da escrita com crianças do 1º ciclo.". In Explorando las Nuevas Realidades Educativas: Uso de Tecnologías Emergentes para el Aprendizaje, 147-155. Madrid, Espanha: DYKINSON, 2023.
    Publicado
  7. Pedro, T.; Rosa, C.; Corrêa, E.; Vala, A.. "Contributos da educação artística na promoção de aprendizagens de história: um estudo em educação pré-escolar". In Explorando las Nuevas Realidades Educativas: Uso de Tecnologías Emergentes para el Aprendizaje, 25-36. Madrid, Espanha: DYKINSON, 2023.
    Publicado
  8. Corrêa, Eva; Oliveira Joana; Miguez, Isabel. "The importance of communication in the relationship with older persons and geriatric officers.". In Novos Paradigmas do Envelhecimento, 203-221. Madrid, Espanha: FCT- CICS.NOVA - Safekat, S.L., 2022.
    Publicado
  9. Sousa, Sónia; Corrêa, Eva. "A Animação Sociocultural e a dependência na velhice - Projeto em Animação Sociocultural". In O Envelhecimento como um todo, 255-268. Pamplona, Espanha: Thomson Reuteurs. Ed. Aranzadi, 2020.
    Publicado
  10. Pona, Susana; Corrêa, Eva; Farinho, Paula. "O papel das artes visuais na educação: uma investigação no jardim de infância.". In Teoría y práctica en investigación educativa: una perspectiva internacional, 522-535. Madrid, Espanha: Dykinson, 2020.
    Publicado
  11. Pedro, Tânia; Corrêa, Eva; Carvalho, Fernanda; Raposo, Helena. "Conhecer a multiculturalidade: todos diferentes, mas surpreendentes.". In Teoría y práctica en investigación educativa: una perspectiva internacional, 550-562. Madrid, Espanha: Dykinson, 2020.
    Publicado
  12. Freitas, M. F.; Corrêa, Eva; Farinho, Paula; Ribeiros, Inês. "Projeto Oceano Azul - Projeto em Animação Sociocultural". In Investigación Educativa e Inclusion. Retos actuales en la Sociedad del siglo XXI, 111-125. Madrid, Espanha: Dykinson, 2020.
    Publicado
  13. Rodrigues, S.; Corrêa, Eva; Farinho, Paula; Almeida, Tânia; Pinto, Filipa. "Das atividades experimentais ao desenvolvimento de atitudes em ciências no 1º ciclo do ensino básico". In Avances en Ciencias de la Educatión y Desarrollo, 361-367. Granada, Espanha: Asociación Española de la Psicología Conductual (AEPC), 2019.
    Publicado
  14. Marujo, M.; Corrêa, Eva. "Envelhecer CriAtivamente.". In Envelhecimento como perspetiva futura. Pamplona, Espanha: Thomson Reuteurs, Ed. Aranzandy, 2019.
    Publicado
  15. Daehnhardt, A.; Corrêa, Eva; Almeida, Tânia; Pinto, Filipa; Farinho, Paula. "Educa, integra, inclui: “Ciencibiliza-te”". In Avances en Ciencias de la Educatión y Desarrollo, 377-384. Granada, Espanha: Asociación Española de la Psicología Conductual (AEPC)., 2019.
    Publicado
  16. Mendonça, Rosa; Corrêa, Eva; Machado, I.. "Nossas artes - práticas artísticas para a inclusão social". In Avances en Ciencias de la Educatión y Desarrollo, 368-376. Granada, Espanha: Asociación Española de la Psicología Conductual (AEPC)., 2019.
    Publicado
  17. Mendes, P.; Corrêa, Eva; Marinheiro, M; Delgado, M J; Farinho, Paula. "Orff music therapy in specific learning disabilities – A case study.". In Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica, 157-164. Albacete, Espanha: UCLM, 2017.
    Publicado
  18. Corrêa, Eva; Silveira, Leonor; Farinho, Paula; Raposo, Helena; Delgado, M J. "Victory, victory, all's well that goes on well…- project of social involvement with the elderly.". In Retos de la educación inclusiva para construir una sociedad incluyente. Propuestas de investigación en el aula., 101-114. Cuenca, Espanha: UCLM, 2017.
    Publicado • doi.org/10.18239/jor_10.2017.02
  19. Cartas, A.; Delgado, M J; Corrêa, Eva; Farinho, Paula; Casal, João. "Building a checklist for the accessibility assessment". In Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica., 740-748. Albacete, Espanha: UCLM, 2017.
    Publicado
  20. Casal, João; Delgado, M J; Farinho, Paula; Corrêa, Eva; Raposo, Helena. "Processes of collaboration between regular education teachers and special education in primary education in Portugal". In Uma mirada internacional sobre a educación inclusiva. Propostas de intervención y renovación pedagógica, 728-736. Albacete, Espanha: UCLM, 2017.
    Publicado • doi.org/10.18239/jor_08.2017.01
  21. Lourenço, R.; Delgado, M J; Corrêa, Eva; Farinho, Paula. "Repensar as Plataformas de Gestão em Função dos Padrões de Qualidade das Escolas". In Supervisão, Liderança e Inclusão. Odivelas - Ramada, Portugal: Edições Pedago, 2017.
    Publicado
  22. Pereira, Pedro; Corrêa, Eva; Casal, João; Raposo, Helena. "Social inequality and the digital divide among students.". In Retos de la educación inclusiva para construir una sociedad incluyente. Propuestas de investigación en el aula., 126-133. Cuenca, Espanha: UCLM, 2017.
    Publicado • doi.org/10.18239/jor_10.2017.02
  23. Amaro, A.; Corrêa, Eva; Delgado, M J; Farinho, Paula. "De Órion a Miró é um saltinho só! Uma proposta interdisciplinar através das Artes – 1.º Ciclo.". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 328-339. Granada, Espanha: UG, 2016.
    Publicado
  24. Farinho, Paula; Corrêa, Eva; Delgado, M J; Raposo, Helena. "Estrategias para la Educación Inclusiva en Portugal: Gestión de Proyetos en la educación formal e no formal". In Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento, 64-72. Albacete, Espanha: Universidad de Castilla-La Mancha., 2016.
    Publicado
  25. Corrêa, Eva. "A criatividade como metodologia científica na formação e intervenção dos Animadores Socioculturais.". In O Animador Sociocultural no século XXI, 213-221. Chaves, Portugal: Intervenção, 2015.
    Publicado
  26. Lourenço, R.; Farinho, Paula; Delgado, M J; Leitão, A P; Corrêa, Eva. "Liderar y dirigir: un reto permanente para los directores de grupos de escuelas en Portugal.". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 1174-1183. Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual, 2014.
    Publicado
  27. Corrêa, Eva; Delgado, M J; Farinho, Paula. "A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores". In Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación., 194-197. Madrid: UNED, 2013.
    Publicado
  28. Delgado, M J; Corrêa, Eva; Farinho, Paula. "A Expressão Plástica: Boas Práticas para a Formação de Professores.". In Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación., 197-201. Madrid, Espanha: UNED, 2013.
    Publicado
  29. Corrêa, Eva; Delgado, M J; Farinho, Paula. "Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores". In Reflexiones, analisis y Propuestas sobre a formación del professorado de Educación., 257-261. Madrid, Espanha: UNED, 2013.
    Publicado
  30. Corrêa, Eva. "Inovação e formação devem coexistir no desenvolvimento do conhecimento humano". In Turismo, Formação e Inovação. Estudos e Experiências, 39-41. Odivelas, Portugal, 2012.
    Publicado
  31. Corrêa, Eva. "The Artistic Integrated Expressions in the process of mediation of sociocultural animator. – Contributes for a new model of intervention.". In Transforming/researching communities, 141-153. Sevilha, Espanha: Diálogos, 2010.
    Publicado
  32. Corrêa, Eva. "As metodologias criativas e os projectos de investigação – acção no processo de mediação do ASC". In Creativity and Innovation, 175-186. Coimbra, Portugal: IWE, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Corrêa, Eva Maria Lino Do Patrocínio Santos Lacerda. "As expressões artísticas integradas nos processos de mediação em animação sociocultural : contributos para um novo modelo de intervenção". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10437/2692.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/10/11 (Com)viver com a demência. Conhecer e desmistificar para melhor atuar! Projeto de intervenção em animação sociocultural 1as. Jornadas Ibéricas de Saúde Mental e Demências
ANGES - Associação Nacional de Gerontologia Social (Pombal, Portugal)
2022/09/16 O Jogo como recurso pedagógico no 1º ciclo do Ensino Básico II ESAVE - Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE - Internacional Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/16 A leitura e a escrita: veículos para a compreensão do mundo II Encontro de Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas - V International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) (Castelo Branco, Portugal)
2022/07/08 SobraLeituras: comunidade de leitores adultos - A Biblioteca em tempo de Pandemia Projeto empreendedor em Animação Sociocultural II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/07/08 Estratégias Literácitas Empreendedoras em Educação: Um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/07/08 A Animação Sociocultural e o Empreendedorismo Social - Projeto Espaço Socio Laboral II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2021/10/14 Descobrir o mundo na diversidade familiar: uma experiência integradora. III encontro a formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/10/14 A arte do Hip-Hop – uma cultura rica para aprendizagens significativas III encontro a formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/09/25 The importance of communication in the relationship with older persons and geriatric officers. AgeingCongress, 2021
Anges (Leiria, Portugal)
2020/12/19 Projeto Oceano Azul XIII Congreso Internacional de Educación e Innovación – Inclusión, Tecnología e Sociedad
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2020/12/11 Conhecer a multiculturalidade: todos diferentes, mas surpreendentes. XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação.
Universidade de Granada (Coimbra)
2020/12/11 O papel das artes visuais na educação: uma investigação no jardim de infância. XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação.
Universidade de Granada (Coimbra, Portugal)
2019/10/26 Um Postal Vindo de França – Um Desafio para Aprendizagens Significativas I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes.
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2019/10/26 Os Astros – Uma Visita de Estudo como Estratégia de Aprendizagem. I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes.
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2019/10/26 À descoberta do Hip-Hop na Educação Pré-escolar – uma cultura rica para aprendizagens significativas. I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes.
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2019/04/24 Educa, integra, inclui: "Ciencibiliza-te" 7Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2019/04/24 Nossas artes - práticas artísticas para a inclusão social. 7Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2019/04/24 Das atividades experimentais ao desenvolvimento de atitudes em ciências no 1º ciclo do ensino básico 7Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2018/10/26 A Diversidade Familiar: Um projeto desenvolvido em Educação Pré-Escolar I Congreso Internacional de Emprendimiento y Competencias Docentes.
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2018/06/24 Competências sociais: importância da vida ativa pós-escolar em alunos com Plano Individual de Transição 6Th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal / Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
2018/06/24 Metodologia de Trabalho por Projeto: uma estratégia de promoção para o Ensino da História no 1º Ciclo do Ensino Básico 6Th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal / Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
2018/06/24 Estratégias de motivação para o desenvolvimento da Leitura e da Escrita. 6Th International Congress of Educational Sciences and Development
Instituto Politécnico de Setúbal / Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
2018/02/22 Da expressão dramática ao estudo do meio: uma experiência em 1º ciclo. 2nd FEPUE – “A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora”
Universidade de Évora (Évora)
2016/06/24 Didática das expressões & Aprendizagem colaborativa online – Ser criativo no Ensino Superior. 4Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada / Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2016/06/24 O relacionamento dos jovens com os seus pares em meio rural e urbano. 4Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada / Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2016/06/24 O autoconceito e a autoestima dos jovens surdos: Lisboa versus Alentejo 4Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada / Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2016/06/23 As expressões artísticas e as dinâmicas de grupo no processo de mediação socioeducativa. 4Th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Santiago de Compostela / Universidade de Granada (Santiago de Compostela, Espanha)
2016/03/15 Orff music therapy in specific learning disabilities – a case study. XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2016/03/15 Victory, victory, all’s well that goes on well – Project of social involvement with the elderly. XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2016/03/15 Building a checklist for the accessibility assessment. XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2016/03/15 Processes of collaboration between regular education teachers and special education in primary education in Portugal. XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2016/03/15 Social inequality and the digital divide among students. XIII International Congress of “Liderazgo y empoderamiento docente. Nuevos retos de la educación inclusiva en la sociedad del conocimiento”
Facultad de Castilla de la Mancha (Albacete, Espanha)
2015/11/07 A Criatividade como metodologia cientifica na formação e intervenção dos Animadores Socioculturais 1st International Congress “O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projetos de intervenção”.
Intervenção (Penafiel, Portugal)
2015/06/25 De Órion a Miró é um saltinho só! Uma proposta interdisciplinar através das Artes – 1.º Ciclo 3rd International Congress of Education Sciences and Development.
Universidade de Granada (San Sebastian, Espanha)
2015/06/25 A Expressão Dramática e a Interdisciplinaridade. 3rd International Congress of Education Sciences and Development.
Universidade de Granada (San Sebastian, Espanha)
2015/06/25 Dinâmicas colaborativas online aplicadas na Didáctica das Expressões. 3rd International Congress of Education Sciences and Development.
Universidade de Granada (San Sebastian, Espanha)
2014/06/27 Liderar y Dirigir: un reto permanente para los diretores de grupos de escuelas en Portugal. II Congreso Internacional de Ciencias de la educación y del desarrollo
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2014 Zen Art: Animating Workshops Zen – Creative Arts and Inclusive Education. Congresso Internacional da ECER – The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe
ECER (Porto, Portugal)
2014 Creative Dance in School – Arts education and creative strategies for learning. Congresso Internacional da ECER – The Past, the Future and Present of Educational Research in Europe
ECER (Porto, Portugal)
2013/07/17 A Expressão Plástica: Boas Práticas para Formação de Professores. Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis y Propuestas
UNED (Madrid, Espanha)
2013/07/17 Criatividade no ensino: Um Desafio na Formação de Professores. Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária ¿ Reflexion, Análisis y Propuestas
UNED (Madrid, Espanha)
2013/07/17 A Didática das Expressões Artísticas na Formação de Professores. Congreso Internacional Euro-Iberoamericano sobre la Formación del professorado del Educación Secundária – Reflexion, Análisis y Propuestas.
UNED (Madrid, Espanha)
2013/03/26 A Investigação-Ação como metodologia de intervenção em contextos não formais I Colóquio Internacional de Ciências da Educação /III Encontro de Sociologia da Educação – o Não Formal e o Informal em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual O Jogo como recurso pedagógico na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2021 - 2022/07/22 A contribuição da Educação Artística na promoção de conteúdos de História, com crianças do jardim de infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - 2022/02/17 O Impacto Da Música Nas Pessoas Idosas Institucionalizadas
Orientador de Ana Filipa Rodrigues Pires
Educação Social - Intervenção Sócio-educativa em Gerontologia (Mestrado)
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2021 - 2022/01 Recursividade das Artes Visuais: Contributos para uma Exploração Transversal da Aprendizagem em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Inês Carvalho
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - 2020 O espelho das emoções – O papel da Educação Artística no Desenvolvimento Pessoal e Social
Coorientador de Daniela Filipa Madeira Afonso
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2020 O Teatro em Comunidades Carentes como Veículo Fomentador de Inclusão Social
Coorientador de Barbara Meireles Mendonça
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
2018 - 2019 As Artes Visuais e a Geometria numa Prática Educativa: o envolvimento das crianças em atividades orientadas
Coorientador de Cataria Alexandra Lourenço Ferreira Magalhães
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 A Construção da Identidade
Coorientador de Ana Lúcia Martins
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 As Artes Visuais no despertar de emoções nas crianças da educação pré-escolar.
Coorientador de Ana Filipa da Silva Jesus
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2018 - 2018 O contributo da educação artística, no âmbito do jogo dramático para aprendizagem da música.
Coorientador de Teresa Rodrigues Gaspar
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2018 A relevância das Artes Visuais para o Jogo Dramático num grupo de crianças de 3 e 4 anos.
Coorientador de Leila Filipa Costa Ramos
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 A Metodologia de trabalho por projeto: uma construção partilhada do conhecimento
Coorientador de Bárbara Daniela Lemos de Freitas
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2017 Das ciências ao movimento. Um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Iolanda Raquel Pedro Antunes
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2016 - 2017 O desenvolvimento da escrita e da oralidade através da escrita criativa - O ensino do Português no 5º Ano de escolaridade numa escola TEIP
Orientador de Suzana Maria Pereira Vicente
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2015 Como é que o jogo simbólico pode melhorar as questões de género na criança?
Coorientador de Marta Susana Moura de Almeida
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2015 O papel da família e da escola na Orientação Vocacional dos alunos.
Orientador de Fragoso Martins
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2014 A expressão dramática e a interdisciplinaridade
Coorientador de Irina Marlene Correia Soares Marques
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2014 "De Órion a Miró... é um saltinho só" - Uma proposta interdisciplinar através das Artes - 1º ciclo
Coorientador de Alexandra Carrilho Teodoro Amaro
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 - 2013 A Desmotivação dos alunos da 7ª classe na Escola Engenheiro José Eduardo dos Santos
Orientador de Ângela Makia Domingos Quivuna Pedro
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/11/06 - Atual Participação, como convidada, na Mesa Redonda - Desafios do Ensino Superior em Animação Sociocultural
Congresso
II Congresso Nacional de Animação Sociocultural: Um novo Olhar sobre a Profissão,
APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07/26 Do Projeto Artístico ao Projeto Comunitário
Arguente
Paulo Arrais Ferreira (Outro)
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020/09/04 A Ampliação do Reportório Cultural na Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Margarida Antunes Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2019/04/12 Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º ciclo do Ensino Básico: práticas e estratégias
Arguente principal
Maria Fernanda dos Santos Mendes Sampaio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 Ousar o Desafio
Arguente principal
Bruno José Apolinário Vaqueiro (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 Implicações da minha prática profissional no desenvolvimento de competências sociais dos alunos
Arguente principal
Ana Rita Maia da Silva Vaz Taborda Lopes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 A Influência de Materiais Manipuláveis Estruturados na Aprendizagem de Matemática no Ensino Primário: Projeto Desenvolvido na Escola Primária Nº90 do Lobito
Arguente principal
Ana Maria Bettencourt Neto (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 As Obras de Arte como forma integradora das diferentes áreas de conteúdo
Arguente principal
Ariana Filipa dos Santos Perdiz (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 A exploração do espaço exterior na Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Maria Augusta de Sousa Balbino (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 Todos juntos à descoberta de três países na área da expressão musical
Arguente principal
Cátia Sofia Rodrigues Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 A importância da Comunicação na Expressão Musical
Arguente principal
Mara Raquel Barôna Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 Desenvolvimento da criatividade através da expressão plástica, em alunos do 1º ciclo do EB
Arguente principal
Susana Patricia Silva e Sousa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 A importância dos registos escritos na autorregulação das crianças do pré-escolar
Arguente principal
Ana Margarida Paulino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 Implementação de Ações Pedagógicas para o Desenvolvimento Integral e Harmonioso dos Alunos
Arguente principal
José Francisco Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 Os diários colaborativos na formação reflexiva de professores de metodologia de ensino de educação moral e cívica á luz da “supervisão pedagógica”
Arguente principal
António Quilombo da Cunha Maria (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 Brincar ao Faz de Conta num CAT
Arguente principal
Tânia Patrícia P. Duarte O. Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 A Arte e a Motivação Cultural: Um olhar sobre o 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Ana Catarina Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 Diálogo entre Educação e Cultura
Arguente principal
Inês Vicente Lisboa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 Adolescência… A Força dos afetos
Arguente principal
Ana Filipa Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 A Supervisão Pedagógica no 1º ciclo do Ensino Básico – Uma Investigação Reflexiva
Arguente principal
Paula Margarida Leal Brandão Coelho Loureiro (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2011 Matemática na Educação Pré-escolar
Arguente principal
Helena Maria Pona Vale de Freixo Carvalho (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2011 A Matemática através do Mapa de Presenças
Arguente principal
Sónia Alexandra Marinho Rêgo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2011 Contributos do Mapa de Presenças para a Aprendizagem da Matemática nas Crianças
Arguente principal
Irina Sofia Lima Batista (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual Congresso Internacional: Educação, Inclusão e Diversidade Portugal
2020/12/18 - 2020/12/20 XIII Congresso Internacional de Educación e Innovación. Inclusión, Tecnologia Y Sociedad. Granada
2020 - 2020 Ageing Congress 2020 Leiria
2019 - 2019 Congresso Internacional A Animação Sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário: Estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento Vinhais
2017 - 2017 Congresso Internacional - A Animação Sociocultural: Turismo Rural e desenvolvimento Comunitário. Ponte da Barca
2016 - 2016 Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de comunidades inclusivas aprendentes. Odivelas
2014 - 2014 III Jornadas Científicas internacionais de Turismo-ISCE 2014 - Produtos, Mercados e Destinos Turísticos Odivelas

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/03 - Atual Tourism and Hospitality International Journal (2183-0800)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014/09 - Atual Membro de Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Educação Social
Membro
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2006/09 - Atual Membro de Júri de seriação do curso de licenciatura em Animação Sociocultural
Membro
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2018/03 - 2018/04 Avaliadora de candidaturas de projetos ERAMUS + KA107
Avaliador
Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, Portugal Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos (DDAP) Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Expressões Criativas Integradas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Didática das Expressões Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Prática em Animação Sociocultural Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Didática das Expressões Artísticas e Motora Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Didática das Expressões Artísticas e Motora Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Seminário de Apoio ao Estágio Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Expressão Dramática Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Seminário Interdisciplinar de Expressões em Contexto de Educação Social Educação Social (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2020 - Atual Âmbitos e Fundamentos de Animação Sociocultural I Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2019 - 2020 Criatividade e Pensamento Crítico em Educação Educação Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2016 - 2020 Seminário Interdisciplinar de Expressões em Contexto de Educação Social Educação Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2020 Seminário de Apoio ao Estágio Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2014 - 2020 Âmbitos e Fundamentos de Animação Sociocultural I Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2009 - 2020 Didática das Expressões Artísticas e Motora Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2009 - 2020 Didática das Expressões Artísticas e Motora Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2020 Desenho, desenvolvimento e Avaliação de Projetos (DDAP) Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2020 Expressões Criativas Integradas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2020 Prática em Animação Sociocultural Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2020 Didática das Expressões Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2020 Expressão Corporal e Dramática Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2020 Expressão Dramática Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2017 - 2019 Metodologia de Investigação em Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2019 Expressões Criativas Integradas Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2015 - 2016 Metodologia de Investigação Educação Social (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2009 Ação Educativa em Contextos Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2002 - 2009 Ação Educativa em Animação Sociocultural Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1998 - 2001 Prática Educativa I, II e III Animação Cultural (Bacharelato) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1989 - 2001 Matemática Aplicada na Idade Pré-Escolar Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1989 - 2001 Técnicas de Expressão Criativa Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1989 - 2001 Animação do Corpo e do Gesto I e II Animação Cultural (Bacharelato) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1989 - 2001 Técnicas de Animação Educativa Animação Cultural (Bacharelato) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1989 - 2001 Ação Educativa I, II e III Animação Cultural (Bacharelato) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
1986 - 2001 Movimento Expressivo e Dramatização Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016 - Atual Membro da Comissão de Coordenação de Avaliação do Pessoal Docente (CCAPD)
Membro
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2014/09 - Atual Membro de Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Educação Social Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2006 - Atual Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural
Membro
Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - ISCE, Portugal
2016 - 2019 Comissão de Creditação Académica e Profissional do Curso de Licenciatura em Educação Básica
Membro
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal