???global.info.a_carregar???
Paulo Viveiros. Completed a PhD in Cinema in 2008, a Master in Communication Sciences / Media Studies in 1996, and a Degree in Social Communication in 1992 all at Universidade Nova de Lisboa, Faculty of Social and Human Sciences. He is Associate Professor at Lusófona University of Humanities and Technologies where he is the Director of the 1st cycle in Digital Animation and of the 2nd cycle in Arts of Animation, he is also one of the members of the Academic Council in ReAnima Erasmus Mundus European Joint Master at Lusófona University of Humanities and Technologies, Aalto University and Luca School of Arts. He published 3 papers in specialized magazines. It has 6 book chapters. He received 2 awards and / or honors. He participates and / or participated as an Investigator in 4 projects. He works in the Humanities area with an emphasis on Arts, namelly Visual Culture, Film Studies and Animation Studies. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: cinema; art; digital; animation cinema; documentary; video art; painting.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Viveiros

Nomes de citação

  • Viveiros, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
741F-84B8-5D1A
ORCID iD
0000-0002-9024-6535

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2008
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Cinema
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Espaços Densos. Configurações do cinema digital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor e Distinção por Unanimidade
1994 - 1997
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Memórias da (Ir)Realidade: Billy Viola e a desconstrução da "teoria ontológica" do vídeo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988 - 1992
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Audiovisual
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"N/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2009 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1994 - 2008 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1996 - 2000 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1994 - 2000 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) ISLA - Santarém, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Academic Board ReAnima Erasmus Mundus European Joint Master Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/09/01 - Atual Director do 2º ciclo em Artes da Animação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008/09/01 - Atual Director do 1º ciclo em Animação Digital Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1998/10 - 2006/12 Técnico superior documentalista Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 BRANDING DE 'MUSEUS DE MAR' DE PORTUGAL PARA UM ECOSSISTEMA COMPETITIVO E SUSTENTÁVEL: MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICOS PARA PEQUENOS MUSEUS
PTDC/EGE-OGE/29755/2017
Outra
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2014/03/30 iDTV-SAÚDE: Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interactiva
UTA-Est/MAI/0012/2009
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011 - 2012 Projecto Estratégico - UI 158
PEst-OE/COM/UI0158/2011
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
2006 - 2007 INFOMEDIA - aquisição de informação em novos media
PTDC/CCI/74114/2006
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2002 - 2004 Conteúdos Audiovisuais e Cinematográficos em Banda Larga - A memória do Cinema Português
722/2.2/C/LVT
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Viveiros, Paulo. "A Work of Chaos: Gianluigi Toccafondo’s Animated Paintings". Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image 10 (2018): 97-110. http://cjpmi.ifilnova.pt/10-contents/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Viveiros, Paulo. "Multi-Task Cinema, Or a Whatever Style". International Journal of Film and Media Arts 2 1 (2017): 52-60. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/issue/view/695.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Viveiros, Paulo. "Curto-Circuito. Arte e tecnologia na obra de Nam June Paik". Caleidoscópio 11/12 (2012): 281-294. http://loja.ulusofona.pt/loja/temas/ciencias-sociais-e-humanas/comunicacao-e-jornalismo/caleidoscópio-nº-11-12-carl-einstein-reflexões-sobre-a-arte-eestética-detail.
    Publicado
  4. Viveiros, Paulo. "Branca de Neve e as Imagens no Escuro". Caleidoscópio 2 (2002): 87-94.
    Publicado
  5. Viveiros, Paulo. "A Tragédia Humana em Bill Viola". Revista de Humanidades e Tecnologias 2 (1999): 42-44. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rhumanidades/issue/view/137.
Capítulo de livro
  1. Viveiros, Paulo. "História do cinema português: o estado da investigação". In Cinema em Português: III Jornadas, editado por Lopes, Frederico, 11-20. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2012.
    Publicado
  2. Viveiros, Paulo. "Espaços Densos". In Imagem Contemporanea - cinema, tv, documentarios, fotografia, videoarte, game, 73-90. São Paulo, Brasil, 2009.
    Publicado
  3. Viveiros, Paulo. "Vanguarda 20: uma aventura da percepção". In As artes visuais e as outras artes : arte e abstracção, editado por Rosa Dias, fernando, 195-204. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2008.
    Publicado
  4. Viveiros, Paulo. "O Espaço das Atracções". In Comunicação e Cidadania – Anais do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, editado por Martins, Moisés de Lemos; Pinto, Manuel, 96-105. Braga, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2008.
    Publicado
  5. Viveiros, Paulo. "O Aplanamento das Imagens". In Comunicação e Cidadania – Anais do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, editado por Martins, Moisés de Lemos; Pinto, Manuel, 2386-2398. Braga, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2008.
    Publicado
  6. Viveiros, Paulo. "Espaços densos: configurações do cinema digital". In Estéticas do Digital: Cinema e Tecnologia, editado por PENAFRIA, Manuela, 32-47. Covilhã, Portugal: LabCom, 2007.
    Publicado
  7. Viveiros, Paulo. "Impressões das Ilhas". In Filomena Almeida. Projecto Ilhas: cenários para bancos-ilhas. Torres Vedras, Portugal: Centro de Cultura Contemporânea, 2007.
    Publicado
  8. Viveiros, Paulo. "O Cinema das Aparições: configurações do Anjo no cinema". In Figuras do Anjo Revisitadas, editado por DUQUE, João, 65-79. Fátima, Portugal: Santuário de Fátima, 2007.
    Publicado
  9. Viveiros, Paulo. "Cinema e tecnologia: novas interacções". In Novos Media: produção, desenvolvimento e distribuição, editado por Damásio, Manuel, 262-270. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2006.
    Publicado
  10. Viveiros, Paulo. "Cinema and Technology: New Interactions". In New Media: production, development and distribution, editado por Damásio, Manuel, 84-91. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2006.
    Publicado
  11. Viveiros, Paulo. "Uma Relação Difícil". In O Cinema Português e os seus Públicos, editado por Damásio, Manuel, 17-22. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2006.
    Publicado
  12. Viveiros, Paulo. "O Ritmo Liberta?". In Edgar Pêra. Herói Independente, 20-23. Lisboa, Portugal: IndieLisboa, 2006.
    Publicado
  13. Viveiros, Paulo. "La imagen del sonido". In Alexander Sokurov. Elegias Visuales, 52-56. Vigo, Espanha: Maldoror Ediciones, 2004.
    Publicado
  14. Viveiros, Paulo. "A Desinstalação das Formas". In As Ciências da Comunicação na Viragem do Século, editado por José Bragança de Miranda; SILVEIRA, Joel Frederico da, 476-484. Lisboa, Portugal: Vega, 2002.
    Publicado
  15. Viveiros, Paulo. "A Desinstalação das Formas". In Terrenos Vagos, editado por Andrade, Rogério Ferreira de, 41-46. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2000.
    Publicado
  16. Viveiros, Paulo. "O Cinema Gestual de Mizoguchi". In Kenji Mizoguchi, 83-86. Portugal: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 2000.
    Publicado
  17. Viveiros, Paulo. "O Documentário de Wiseman: para uma análise da sociedade americana". In Imagens e Reflexões, editado por Damásio, Manuel, 56-63. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2000.
    Publicado
  18. Viveiros, Paulo. "A Liberdade das Imagens". In Godard 1985-1999, editado por OLIVEIRA, Luís Miguel, 89-111. Lisboa, Portugal: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 1999.
    Publicado
  19. Viveiros, Paulo. "A Imagem do Som". In Alexander Sokurov, editado por Madeira, Maria João, 81-85. Lisboa, Portugal: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 1999.
    Publicado
  20. Viveiros, Paulo. "A Origem da Arte Vídeo". In Inter@ctividades, editado por Cruz, Maria Teresa, 113-116. Lisboa, Portugal: Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos em Comunicação e Linguagens, 1997.
    Publicado
  21. Viveiros, Paulo. "Seraphita’s Model". In Wiseman. Um olhar sobre as instituições americanas, 29-31. Lisboa, Portugal: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 1994.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Viveiros, Paulo. Na Floresta Negra de Nádia Duvall – a esquizofrenia da imagem. Galeria Valbom, 2012.
  2. Viveiros, Paulo. A Arte do Encontro. Câmara Municipal de Lisboa, 2012.
  3. Viveiros, Paulo. Rotoscopia, plano e loop: reflexões a partir da obra de Luis Alegre. Plataforma Revolver, 2010.
  4. Viveiros, Paulo. Imagem: excesso de artifício, débito estético. Plano 21 Associação Cultural, 2005.
Edição de número de revista
  1. Viveiros, Paulo; Damásio, Manuel. "Animation Documentary". International Journal of Film and Media Arts 1 1 (2016): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/issue/view/662.
    Publicado
Livro
  1. Viveiros, Paulo. A Imagem do Cinema: História, Teoria e Estética. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2005.
    Publicado
  2. Viveiros, Paulo. A Imagem do Cinema: História, Teoria e Estética. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2003.
    Publicado
  3. Viveiros, Paulo. Mixed-Media. Para uma História e Teoria da Arte Vídeo. Lisboa, Portugal: Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens. 2000.
    Publicado
Recurso online
  1. Viveiros, Paulo. A imagem à superfície ou a modernidade da pintura. 1998. http://www.bocc.ubi.pt/pag/viveiros-paulo-Cezanne-moderna.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2009/10/26 A Potência do Silêncio: imagem, arte e poder III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PAÇO DAS ARTES
Paço das Artes (São Paulo, Brasil)
2009/04/17 Espaços Densos: configurações da imagem digital no cinema ENCONTRO INTERNACIONAL DE IMAGEM CONTEMPORÂNEA
Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte (ICA) (Fortaleza, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual O Cinema Feito em Pernambuco Pós Década de 1990: Uma análise social e regional do Cinema Brasileiro
Coorientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - Atual Semiótica e a linguagem audiovisual à luz dos novos media
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018 - Atual A curadoria como arte: o caso da exposição Wait
Orientador
Artes dos Media (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2019/10/23 Feliz Aniversário - Guião Cinematográfico
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2019 Setembro
Orientador
Artes da Animação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2019 Nós, os lentos
Orientador
Artes da Animação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2012 - 2018/12/11 Animated Space: Thought on Reclaiming the Territory. The construction and use of Hand-drawn animated space as a tool to perceive indivual, social and cultural ownership
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017 - 2018 If I had to l(ea)ve
Orientador
Artes da Animação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016 - 2017/07/26 A geometria no quadro cinemático de Kurosawa: Um estudo sobre Forma e Estilo
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016 - 2017/07 A influência do cinema norte-americano no cinema brasileiro através da jornada do herói
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2014 - 2016/04/19 Sobre a Monstra, Festival de Animação de Lisboa
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2012 - 2016/02/03 Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das artes plásticas
Coorientador
Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 - 2014/03/11 Vjing e Nova Média
Orientador
Sistemas de Comunicação Multimedia (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2010 - 2012 Relatório do projecto Mupepy Munatim
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2010 - 2011 Videoclip
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2009 - 2011 Problemática sobre a possível plasticidade do tempo / Análise do filme - Plantadores de Palavras
Orientador
Estudos Cinematográficos (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2007 - 2008 Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
Coorientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/01/27 - 2018/06/30 Ecstatic Truth 3rd edition: MAKING SENSE Between Fantasy and Fact (2018/06/27 - 2018/06/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/17 - 2019/06/21 SAS (Society for Animation Studies Annual Conference), “Animation is a place” Congresso internacional sobre cinema de animação
Congresso
SAS (Society for Animation Studies Annual Conference), “Animation is a place”
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/07/03 - 2017/07/07 SAS (Society for Animation Studies Annual Conference) “... And yet it moves!” Congresso internacional sobre cinema de animação
Congresso
SAS (Society for Animation Studies Annual Conference) “... And yet it moves!”
Università degli Studi di Padova, Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/29 A New Approach to the Y Generation. Visual and Narrative Representations of Millennials in the Spanish Cinema of the 21st Century
Presidente do júri
Ana Bullón Moreno (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019/11/18 Nós, os lentos
Orientador
Jeanne Helene Emmanuelle Waltz (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2019/10/23 Feliz Aniversário - Guião Cinematográfico
Orientador
Tiago Manuel de Melo Bento (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019/09/13 Setembro
Orientador
Ricardo Manuel Cunha da Mata (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019/05/07 Do Cinema ao Segredo
Presidente do júri
Gonçalo Alves Viana (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2019/03/13 Processos Criativos no Som do Cinema Português Contemporâneo
Arguente principal
Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/12 Animated Space: Thought on Reclaiming the Territory. The construction and use of Hand-drawn animated space as a tool to perceive indivual, social and cultural ownership
Orientador
Pedro Miguel Serrazina Picado Magalhães (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018/09/13 If I had to l(ea)ve
Orientador
Hela Ammar (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018/06/11 O Drama em Magnificent Obsession de Douglas Sirk
Arguente principal
Amélia Katya Adriano Figueiredo Rebola (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017/07/26 A geometria no quadro cinemático de Kurosawa: Um estudo sobre Forma e Estilo
Orientador
Mário Granado Gonçalves Neto (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016/04/28 Pós-Produção de Áudio – A influência do som na experiência do espectador
Presidente do júri
Telmo Alexandre Gomes Paulino Domingues (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016/04/19 Sobre a Monstra, Festival de Animação de Lisboa
Orientador
Miguel Queiroz Martinho (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016/03/22 Scriptment e Adaptação para BD das "Chronicles of the Earth and the Sea": Estudo para Projeto de Ficção Especulativa e sua Transmediação
Arguente principal
Marco Filipe Fraga da Silva (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2016/02/03 Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das artes plásticas
Orientador
Maria Mire Dores Santos Carriço (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015/01/05 Narrativas Transmediáticas: O lugar do cinema
Arguente
Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/11/19 O Meu Avô
Presidente do júri
António Afonso Costa (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2014/07/03 Qual a resposta do produtor mediante o actual ambiente media?
Vogal
Nuno Ricardo Castro Beato (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2014/05/16 Filme-Concerto: Música e Cinema
Arguente principal
António Gonçalo Quintas Figueiredo de Barros (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2014/04/02 O Movimento na Animação: para uma reclassificação digital
Arguente
Filipe Soares Branco da Costa Luz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/03/11 Vjing e Nova Média
Orientador
António Manuel Ballester Almela Vitorino Silva (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2013/01/29 O Homem com a Base de Dados de Filmar
Arguente principal
David Bettencourt Oliveira Serras Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/11/23 Arquivo e Amnésia: Memória da Guerra Colonial (1961/1974)
Arguente principal
Rita Medinas Relvas Pereira Faustino (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 Relatório do projecto Mupepy Munatim
Orientador
Pedro Toscano Peralta (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2011/12/22 A Imagem Vídeo - A Suspensão do Real (Nada de Nada)
Arguente principal
Cristina Manuela Vaz Rainha Mateus (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/07/07 Videoclip
Orientador
Flávia Bastos Pereira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2011/07/06 A Sinestesia como Dimensão na Poética e na Estética Cinematográfica
Presidente do júri
Ângelo Paulo Fino de Sousa (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2011/04/29 Problemática sobre a possível plasticidade do tempo / Análise do filme - Plantadores de Palavras
Orientador
Sara Rocio (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2011/04/26 Multifilme. Um modelo para a produção de filmes multivariante e multilineares
Vogal
Victor Manuel Marques Candeias (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011/04/04 A Galáxia Anime. A Animação Japonesa como New Media
Arguente principal
Herlander Alves Dias (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2011/03/10 O Elogio da Sombra ao Enterro do Sol: Luz e Cor no Cinema da Nuberu Bagu Japonesa
Arguente principal
David Pinho Barros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 Profissões. Sinergias entre o vídeo interactivo e o 3D estereoscópico
Arguente principal
Pedro Henrique de Oliveira Suspiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/12 Eidophusikon Digital. Reflexão Romântica em Instalação Interactiva
Arguente principal
Jorge Paulo Duarte Hipólito de Sá (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/10/08 A Fotografia na Produção do Espaço e Outras Imagens. Investigação sobre o imaginário das vistas de cima na cultura visual ocidental
Arguente principal
Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes Flores (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/09/15 A Imagem Técnica e a Construção das suas Crenças. Investigação sobre as confianças visuais na era do digital
Arguente principal
Victor Manuel Esteves Flores (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/01/21 Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
Orientador
Fernando Jorge de Jesus Carrilho (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/11/21 O Ecrã: operatividade de um dispositivo no território das práticas artísticas contemporâneas
Arguente principal
Maria Mire Dores Santos Carriço (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2008/11/21 Profanações de uma visibilidade (im)possível. A utilização do incongruente na construção de uma visibilidade possível da prática artística
Arguente principal
João Carlos Ferreira Pinto Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2008/11/21 Por um corpo menos evidente: imobilidade, mimetismo e informe
Arguente principal
Vera Mónica Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2008/11/21 Mirante(s)
Arguente principal
António Maximino Oliveira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2008/10/28 Vídeo: especificidade, hibridez e experimentação
Arguente principal
Vasco Gabriel Bordalo Machado Crespo Diogo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2004/10/29 Práticas e Recepção do Vídeo em Portugal
Arguente principal
João Pedro Sousa Cardoso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/01/01 - 2019/01/30 Aniki Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) Associacao de Investigadores da Imagem em Movimento

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/03 - Atual Seminário II: Comunicação e Artes / Arte Contemporânea Ciências da Comunicação (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2017/03 - Atual Materialidades da Imagem / Arte Contemporânea Artes dos Media (Doutoramento) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Curtas Metragens de Animação ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
Distinções

Outra distinção

2005 Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2004 Bolsa de especialização e valorização pessoal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal