???global.info.a_carregar???
Profissional de comunicação com 20 anos de experiência em redação de jornal impresso, TV e assessoria de comunicação. Dedico-me há três anos no estudo científico da comunicação organizacional, pelo que desenvolvi no mestrado em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, estudo científico para a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga. Para a multinacional investiguei de que forma as ferramentas de comunicação interna podem agir na satisfação dos colaboradores do departamento de projetos. Foram 6 meses numa investigação-ação para criar uma estratégia que melhorasse a satisfação dos colaboradores. Nosso estudo, comprovou que ações de Comunicação Interna motivam e integram os colaboradores e podem agir na melhora do clima organizacional. No doutoramento, investigo as organizações virtualizadas e as plataformas e redes digitais como promotoras de identidade e participação e tenho como objetivo entender como funcionários e empresas estão a lidar com as transformações constantes na relação de trabalho.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Giselle Costa

Nomes de citação

  • Costa, Giselle

Identificadores de autor

Ciência ID
6A13-6855-ACCF
ORCID iD
0000-0003-3075-296X

Telefones

Telemóvel
  • 912495788 (Pessoal)

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/giselle-andrade-calleia-costa/ (Profissional)
  • https://gicandrade34.wixsite.com/gisellecosta (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/10/09 - 2023/07/01
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação de dados
Universidade do Minho, Portugal
2017/09/26 - 2020/07/24
Concluído
Ciências da Comunicação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Ramo de investigação
Universidade do Minho, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/01 - 2023/05/01 Bolseira de investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/10/08 - 2019/04/09 Estágio de investigação Bosch Car Multimedia Portugal , Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2019/04/10 Como as ferramentas da Comunicação Interna agem na percepção de satisfação dos colaboradores
nao ha
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Costa, Giselle. "A produção de sentido por trás dos stickers no whatsapp. Uma análise teórica sobre o uso dessas figurinhas". Eikon (2021):
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Costa, Giselle. "Are digital platforms becoming organizations? The Challenge of Internal Communication in Managing Participation in Virtual Organizations During Covid-19". In Navigating Digital Communication and Challenges for Organizations. Braga, Portugal: IGI GLobal, 2022.
    Aceite para publicação
Livro
  1. Costa, Giselle. As organizações virtualizadas e o uso das plataformas e redes digitais: participação ou controlo. Braga, Portugal: CECS. 2021.
    Em revisão
Poster em conferência
  1. Costa, Giselle. "A disrupção tecnológica vivida pelas Organizações Virtualizadas e a sua importância para a Comunicação Organizacional – uma análise do seu percurso até as plataformas digitais". Trabalho apresentado em XII Congresso Sopcom Comunicação e dirupção - desafios culturais, societais e tecnológicos, 2022.
Recurso online
  1. Costa, Giselle. Como as ferramentas de comunicac¸a~o interna agem na satisfac¸a~o dos colaboradores? Um estudo de caso na Bosch Car Multimedia Portugal. 2020. https://www.researchgate.net/publication/343400335_Como_as_ferramentas_de_comunicacao_interna_agem_na_satisfacao_dos_colaboradores_Um_estudo_de_caso_na_Bosch_Car_Multimedia_Portugal.
    10.13140/RG.2.2.21005.56809
Website
  1. Costa, Giselle. O papel da comunicac¸a~o interna em organizac¸o~es virtualizadas e o uso das plataformas digitais. 2021. http://createlab.pt/o-papel-da-comunicacao-interna-em-organizacoes-virtualizadas-e-o-uso-das-plataformas-digitais/.
  2. Costa, Giselle. Como as ferramentas de comunicac¸a~o interna agem na satisfac¸a~o dos colaboradores? Um estudo de caso na Bosch Car Multimedia Portugal. 2020. https://www.academia.edu/43773381/Como_as_ferramentas_de_Comunicac_a_o_Interna_agem_na_satisfac_a_o_dos_colaboradores_Um_estudo_de_caso_na_Bosch_Car_Multimedia_Portugal.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/03/09 - As organizações virtualizadas e o uso das plataformas e redes digitais: participação ou controlo¿ Aula aberta no âmbito da unidade curricular de marketing turístico do Curso de Gestão de Atividades Turísticas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Brunou Miguel Barbosa de Sousa (Braga, Portugal)
2020/11/05 - A comunicação de dados e o uso das plataformas digitais pelos profissionais de comunicação. A Comunicação de dados e o uso das plataformas digitais
Universidade Estácio de Sá - Maranhão (Maranhão , Brasil)
2020/11/04 - A Comunicação de dados e o uso das plataformas digitais Festival Facha- RJ
Faculdados Integradas Hélio Alonso - Jornalismo (Brasil)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/11/02 - 2020/11/02 - Comunicação de dados. O jornalismo atual e as ferramentas digitais Comunicação Social - jornalismo/RP (Licence) Faculdades Integradas Hélio Alonso, Brasil
2020/05/20 - 2020/05/20 - Escrita Criativa - como usar técnicas de jornalismo para escrever melhor (Outros) Bosch Car Multimedia Portugal , Portugal