???global.info.a_carregar???
Carlos Manuel Ribeiro da Silva. Concluiu Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Currículo e Supervisão pela Universidade do Minho em 2011. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 22 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 100 itens de produção técnica. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 83 em Portugal. Orientou 13 dissertações de mestrado nas áreas de Outras Humanidades e Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciências Sociais::Ciências da Educação, Projeto Curricular Integrado, Currículo da Educação Básica, Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Aprendizagem, Atividades de Enriquecimento Curricular, Collaborative Action Research Network e Conhecimento escolar.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Silva

Nomes de citação

  • Silva, Carlos Manuel Ribeiro da

Identificadores de autor

Ciência ID
661E-6510-380E
ORCID iD
0000-0003-2916-5450

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011/12/14
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança, (Doutoramento)
Especialização em Especialização em Currículo e Supervisão da Educação Básica
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
"Tornar-se Professor: Desenvolvimento Curricular e Construção do Conhecimento Profissional - Estudo da Formação de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2002/04/21
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Projeto Lethes/Peneda-Gerês: Educação/Intervenção Comunitária e Ambiental através das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da área Parque Nacional da Peneda-Gerês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993/09/13
Concluído
Cursos de Estudos Superiores Especilaizados (Especialização pós-bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
"Flores de Maio - Utilização Educativa da Telemática em Escolas do Parque Nacional Peneda-Gerês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (dezassete) valores
1989 - 1993
Concluído
Licenciatura em Ensino Básico 1.º Ciclo (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16
1993
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especilaizados em Educação Infantil e Básica Inicial - especialização em Novas Tecnologias no Ensino (DESE)
Universidade do Minho, Portugal
"Flores de Maio - Utilização Educativa da Telemática em Escolas do Parque Nacional Peneda-Gerês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (dezassete) valores
1991/07/31
Concluído
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15 (quinze) valores
1991/07
Concluído
Professores do Ensino Básico (1.º Ciclo) (Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
15 (quinze) valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/12/14 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2002/04/23 - 2011/12/13 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1997/06/12 - 2002/04/22 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1991/09/01 - 1992/08/31 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/02 - 1997/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal
1996/04 - 1997/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal
1995/09 - 1996/03 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal
1994/09 - 1995/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal
1992/10 - 1994/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01/01 - 2008/12/31 PERFIL PROFISSIONAL E PROJECTO DE FORMAÇÃO COMO CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO - UM ESTUDO MULTI-MÉTODO DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
SFRH/BD/24693/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lima, Maria José Marques; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O currículo em prol da educação para a paz". 2021.
  2. Lima, Maria José Marques; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O currículo em prol da educação para a paz". 2020.
  3. Lemos, Cátia Sofia Martins; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Construção do “eu”, professora(a): contributos do projeto curricular integrado no desenvolvimento profissional". 2019.
  4. Felício, Helena Maria dos Santos; Schiabel, Daniela; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Klein, Suellen. "Caracterização dos sujeitos do “Projeto Ingressos” – uma parceria investigativa entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)". 2019.
  5. Ferreira, Ana Beatriz Lima Fernandes; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar". 2019.
  6. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Felício, Helena Maria dos Santos. "Proposições legislativas da prática pedagógica nos contextos brasileiro e português: implicações para a formação de professores". 2018.
  7. Felício, Helena; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Kler, Suellen; Schiabel, Daniela. "A formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro". 2018.
  8. Marinho, Jennifer; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Contributo do projeto curricular integrado na avaliação da motivação intrínseca no 1.º ciclo do ensino básico". 2018.
  9. Silva, Carlos; Silva, Carlos M.. "Competências docentes e o perfil profissional dos professores". 2017.
  10. Silva, Carlos. "Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)". 2017.
  11. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental". 2017.
  12. Araújo, J. P.; Palha, Carlos Alberto Oliveira Fernandes; Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da; Oliveira, Joel; Costa, Liliana Marisa Barros. "Desenvolvimento de equipamento para avaliação do consumo e da desagregação devido à resistência ao rolamento de pavimentos rodoviários". 2016.
  13. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Neto, Diana Elisabete Oliveira. "A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado". 2016.
  14. Maciel, Maridalva Cardoso; Cunha, António Camilo; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Maia, Dario Zivomar Flexa. "Formação continuada. Um estudo com professores de Educação Física". 2016.
  15. Fernandes, Sara Raquel Marques; Pereira, Sofia Gonçalves; Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da; Oliveira, Joel; Palha, Carlos Alberto Oliveira Fernandes. "Avaliação de métodos de caracterização de betumes modificados". 2016.
  16. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Neto, Diana Elisabete Oliveira. "A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado". 2016.
  17. Renier Cavalcanti Dantas; Antonio Camilo Cunha; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Conteúdos de Educação Física e a Cultura de movimento para o Ensino Médio integrado da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)". Trabalho apresentado em XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Braga, 2014.
    Publicado
  18. Maridalva Maciel; Antonio Camilo Cunha; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Formação continuada e desenvolvimento profissional - um estudo de caso com professores de Educação Física dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)". Trabalho apresentado em XI Colóquio / VII Colóquio Luso Brasileiro / I Colóquio Luso-afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Braga, 2014.
    Publicado
  19. Diana Neto; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: Contributos do Projeto Curricular Integrado". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE, Vila Real, 2014.
    Publicado
  20. Diana Areias Ribeiro; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência ortográfica (um estudo do 1º Ciclo do Ensino Básico)". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  21. Fátima Machado; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A Gestão Curricular em Turmas com Diferentes Anos de escolaridade: Conceções e Práticas Pedagógicas dos Professores do 1 CEB". Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa do AFIRSE, Lisboa, 2014.
    Publicado
  22. Sofia Pereira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Alavancas Criativas e Aprendizagem: Contributos para uma Pedagogia Promotora de Criatividade no 1º Ciclo". Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa do AFIRSE, Lisboa, 2014.
    Publicado
  23. Neto, Diana Elisabete Oliveira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado". 2014.
  24. Ribeiro, Diana Areias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Compreender e prevenir o erro: contributos para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico)". 2014.
  25. Silva, Paulo; Gago, Pedro; Ribeiro, José Carlos Bregieiro; Santos, Manuel Filipe; Portela, Filipe; Abelha, António; Machado, José Manuel; Pinto, Filipe. "An expert system for supporting Traditional Chinese Medicine diagnosis and treatment". 2014.
    10.1016/j.protcy.2014.10.169
  26. Ribeiro, Diana Areias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Compreender e prevenir o erro: contributos para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico)". 2014.
  27. Neto, Diana Elisabete Oliveira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado". 2014.
  28. Alice Cruz; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A atividade de enriquecimento curricular de inglês: percepções dos professores sobre a transição entre o 1º e 2º ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso no concelho de Guimarães". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  29. Carla Susana Fernandes; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "As perspectivas dos professores sobre continuidade educativa na atividade física e desportiva - um estudo de caso num agrupamento de Braga". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  30. Joana Mafalda Caldas; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional - contributos da metodologia de trabalho de projetos e do modelo curricular do PROCUR". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  31. Cátia Nogueira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Relação entre a família / comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na Educação Básica". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  32. Cátia Liliane Fernandes; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A criança e o contacto com a leitura: Estratégias de motivação e promoção de leitura". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  33. Caldas, Joana Mafalda Martins; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional – contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto e do Modelo Curricular PROCUR". 2013.
  34. Nogueira, Cátia Brito; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Relação entre a família/comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na educação básica". 2013.
  35. Cruz, Alice Manuela Alves; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A atividade de enriquecimento curricular de inglês: perceções dos professores sobre a transição entre o 1.º e o 2.º ciclo do ensino básico – um estudo de caso no concelho de Guimarães". 2013.
  36. Fernandes, Cátia Liliana; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura". 2013.
  37. Fernandes, Carla Susana Ferreira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "As perspetivas dos professores sobre continuidade educativa na “atividade física e desportiva”: um estudo de caso num agrupamento de Braga". 2013.
  38. Fernandes, Cátia Liliana; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura". 2013.
  39. Nogueira, Cátia Brito; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Relação entre a família/comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na educação básica". 2013.
  40. Caldas, Joana Mafalda Martins; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional – contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto e do Modelo Curricular PROCUR". 2013.
  41. Cruz, Alice Manuela Alves; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A atividade de enriquecimento curricular de inglês: perceções dos professores sobre a transição entre o 1.º e o 2.º ciclo do ensino básico – um estudo de caso no concelho de Guimarães". 2013.
  42. Fernandes, Carla Susana Ferreira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "As perspetivas dos professores sobre continuidade educativa na “atividade física e desportiva”: um estudo de caso num agrupamento de Braga". 2013.
  43. Lourdes Carvalho; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "From the age of the individual to the age of the knowledge community: on the construction of curriculum integration in elementary education". Trabalho apresentado em INTED 2011 - 5th International Technology Education and Development Conference, Valência, 2011.
    Publicado
  44. Luísa Alonso; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Percepções dos antigos alunos do Ensino Básico (1º Ciclo) sobre a Qualidade da Formação Inicial a partir da prática - Estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial". Trabalho apresentado em A Formação Inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (dês)continuidade?, Braga, 2010.
    Publicado
  45. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "Percepções de antigos alunos do Ensino Básico (1.º Ciclo) sobre a qualidade da formação inicial a partir da prática: Estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial". 2010.
  46. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "Percepções de antigos alunos do Ensino Básico (1.º Ciclo) sobre a qualidade da formação inicial a partir da prática: Estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial". 2010.
  47. Lourdes Carvalho; Isabel Candeias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Building a curriculum project from 0 to 12 years". Trabalho apresentado em ICERI 2009, Madrid, 2009.
    Publicado
  48. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Luísa Alonso; Isabel Candeias. "De aluno a professor: a iniciação à prática profissional como espaço de construção integradora do conhecimento profissional". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundo Reais, Braga, 2008.
    Publicado
  49. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Isabel Candeias. "Proyecto curricular, aprendizaje e inteligência. La unicidade de una trilogía". Trabalho apresentado em 8º Congreso Internacinal de educatión inicial e preescolar, Monterrey, 2008.
    Publicado
  50. Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da; Palha, Carlos Alberto Oliveira Fernandes; Gardete, Dinis; Capitão, Silvino Dias. "Study on the consequences of affixing the CE marking to bituminous mixtures". 2008.
  51. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A construção do conhecimento profissional dos professores - o blogue como ferramenta metodológica e estratégia formativa". Trabalho apresentado em Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2007.
    Publicado
  52. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Luísa Alonso. "A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução - resultados preliminares de um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XV Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2007.
    Publicado
  53. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução – resultados preliminares de um estudo exploratório". 2007.
  54. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução – resultados preliminares de um estudo exploratório". 2007.
  55. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Ser professor no 1º Ciclo - O blogue num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução". Trabalho apresentado em Encontro sobre Weblogs - 3º Encontro Nacional / 1º Encontro Luso-Galaico, Porto, 2006.
    Publicado
  56. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto Lethes/Peneda-Gerês: Educação/Intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação". Trabalho apresentado em Challenges 2005 - IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Braga, 2005.
    Publicado
  57. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto LETHES/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação". 2005.
  58. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Monodocência no 1.º Ciclo do Ensino Básico: por entre características e soluções". 2005.
  59. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Monodocência no 1.º Ciclo do Ensino Básico: por entre características e soluções". 2005.
  60. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto LETHES/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação". 2005.
  61. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Monodocência no 1.º Ciclo do Ensino Básico: por entre características e soluções". 2005.
  62. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto LETHES/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação". 2005.
  63. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Educação / Intervenção Comunitária e Ambiental através das tecnologias da Informação e Comunicação - Projeto Lethes Peneda Gerês". Trabalho apresentado em VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Corunha, 2003.
    Publicado
  64. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto Lethes/Peneda-Gerês: Os computadores dão leite!". Trabalho apresentado em Challenges 2003 - III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Braga, 2003.
    Publicado
  65. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC)". 2003.
  66. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês". 2003.
  67. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC)". 2003.
  68. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês". 2003.
  69. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado". 2003.
  70. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães; Alonso, Maria Luísa Garcia; Candeias, Isabel. "Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores". 2003.
  71. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado". 2003.
  72. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC)". 2003.
  73. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês". 2003.
  74. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães; Alonso, Maria Luísa Garcia; Candeias, Isabel. "Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores". 2003.
Artigo em revista
  1. Helena Maria dos Santos Felício; Carlos Silva; Daniela Schiabel. "CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE PROFESSORES: diálogos entre a UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)". Cadernos de Pesquisa (2021): https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202122.
    10.18764/2178-2229.v28n2.202122
  2. Sarmento, Teresa; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Contributos emer(ur)gentes para a construção profissional dos educadores/professores – reflexões em tempos pandémicos". (2021): http://hdl.handle.net/1822/75933.
    10.22481/reed.v2i4.8960
  3. Sarmento, Teresa; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Contributos emer(ur)gentes para a construção profissional dos educadores/professores – reflexões em tempos pandémicos". (2021): http://hdl.handle.net/1822/75933.
    10.22481/reed.v2i4.8960
  4. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da educação básica: diálogo e reflexões sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro". Educação em Foco 23 41 (2020): 422-445. https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3847.
    10.24934/eef.v23i41.3847
  5. Schiabel, Daniela; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Currículo e desenvolvimento profissional docente". Revista de Estudos Curriculares (2019): http://hdl.handle.net/1822/61191.
  6. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Contribuições para um currículo educativo integrado: reflexões em torno da autonomia e flexibilidade curricular na educação básica". ELO 26 (2019): 91-108. http://hdl.handle.net/1822/61193.
    Publicado
  7. Cunha, Bruna Flávia da Silva; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Breves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa” – a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: Contributos do Projeto Curricular Integrado". Sem título 4 2 (2018): 64-82. http://hdl.handle.net/1822/54621.
    Publicado
  8. Ribeiro da Silva, Carlos Manuel; Martins Abreu, Joana. "JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PL¿?STICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO". Práxis Educacional 14 30 (2018): 200-200.
    Publicado • 10.22481/praxis.v14i30.4368
  9. Helena dos Santos Felício e Isabel de Jesus Brandão e Carlos Ribeiro da Silva. "BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO". Práxis Educacional 14 30 (2018): 16-23. http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4358.
    Publicado • 10.22481/praxis.v14i30.4358
  10. Carlos Ribeiro da Silva e Joana Martins Abreu. "JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO". Práxis Educacional 14 30 (2018): 200-228. http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4368.
    Publicado • 10.22481/praxis.v14i30.4368
  11. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Abreu, Joana Patrícia da Costa Martins. "Jogo Pedagógico e Expressão Plástica na motivação das aprendizagens escolares – contributos do Projeto Curricular Integrado". (2018): http://hdl.handle.net/1822/66104.
    10.22481/praxis.v14i30.4368
  12. Felício, Helena Maria dos Santos; Brandão, Isabel Cristina de Jesus; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Breves considerações sobre a formação docente e a prática pedagógica: Apresentação". (2018): http://hdl.handle.net/1822/66111.
    10.22481/praxis.v14i30.4358
  13. Silva, Carlos; Silva, Carlos M.; Felício, Helena Maria dos Santos. "Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores". Revista Eletrônica Pesquiseduca 9 18 (2017): 357-379. http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/716.
    Publicado
  14. Silva, Carlos; Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos M.. "Conhecimento escolar e formação de professores: apresentação". Revista Eletrônica Pesquiseduca (2017): http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/709.
  15. FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; SILVA, Carlos Manuel Ribeiro da; Helena Maria dos Santos FELÍCIO; Carlos Manuel Ribeiro da SILVA. "Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional". Revista Diálogo Educacional 17 742 (2017): 147-166. http://hdl.handle.net/1822/45711.
    Publicado • 10.7213/1981-416x.17.051.ao01
  16. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 216-216. http://hdl.handle.net/1822/49385.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2513
  17. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Referencial profissional e educativo no currículo da formação inicial de professores para a Educação Básica". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 306-306. http://hdl.handle.net/1822/49384.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2713
  18. Abreu, Joana Martins; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Breves reflexões em torno do jogo pedagógico e a expressão plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um projeto curricular integrado". (2017): http://hdl.handle.net/1822/54626.
  19. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Pesquisa-Ação: Fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional". Sem título 1 2 (2016): 128-151. http://hdl.handle.net/1822/52729.
    Publicado
  20. Helena Maria dos Santos Felício; Carlos Manuel Ribeiro da Silva; Silva, Carlos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal". Revista Eletrônica PESQUISEDUCA 7 14 (2015): 309-331. http://hdl.handle.net/1822/45710.
    Publicado
  21. Silva, Hugo Manuel Ribeiro Dias da; Oliveira, Joel; Jesus, Carlos M. G.. "Are totally recycled hot mix asphalts a sustainable alternative for road paving?". (2012): http://hdl.handle.net/1822/15535.
    10.1016/j.resconrec.2011.11.013
  22. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Sem título 3 1 (2006): 350-366. http://hdl.handle.net/1822/51778.
    Publicado
  23. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". (2006): http://hdl.handle.net/1822/51778.
  24. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". (2006): http://hdl.handle.net/1822/51778.
Artigo em revista (magazine)
  1. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança", 2021
Capítulo de livro
  1. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Schiabel, Daniela. "Tornar-se professor: a relação da formação e da profissão no contexto UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)". Educación Editora, 2020.
  2. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Felício, Helena Maria dos Santos; Schiabel, Daniela. "A Prática Pedagógica na formação inicial em Portugal: o que nos diz a legislação atual". Educación Editora, 2020.
  3. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Formação continuada e desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)". Brasil, 2019.
  4. Morgado, José Carlos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia". De Facto Editores, 2019.
  5. Silva, Carlos. "Avaliação Externa: Implicações ao nível do Currículo". Portugal, 2017.
  6. Silva, Carlos. "Apresentação da obra – breves contributos para problematizar os processos educacionais". Brasil, 2017.
  7. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua". In Formação e aprendizagem profissional de professores, 17-40. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2016.
    Publicado
  8. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua". De Facto Editores, 2016.
  9. Flores, Maria Assunção; Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores". De Facto Editores, 2016.
  10. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa". Editora CRV, 2016.
  11. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Autoavaliação de escolas: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão democrática". Editora Universitária Leopoldianum, 2016.
  12. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Fernando Ilídio Ferreira. "Mudanças no trabalho das escolas e dos professores". In Profissionalismo e Liderança dos Professores, 121-150. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2014.
    Publicado
  13. Ferreira, Fernando Ilídio; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Contextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores". In Contextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores, 183-216. Sem local: De Facto Editores, 2014.
    Publicado
  14. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Luísa Alonso. "A construção do conhecimento profissional dos professores - o Blogue como ferramenta metodológica e estratégica formativa". In Ambientes Educativos Emergentes, 119-142. Braga, Portugal: Universidade do Minho/Centro de Competência da UM, 2008.
    Publicado
  15. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "A Construção do Conhecimento Profissional dos Professores – o Blogue como Ferramenta Metodológica e Estratégica Formativa". In A Construção do Conhecimento Profissional dos Professores – o Blogue como Ferramenta Metodológica e Estratégica Formativa, 119-142. Sem local: Universidade do Minho / Centro, 2008.
    Publicado
  16. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. "A construção do conhecimento profissional dos professores: o blogue como ferramenta metodológica e estratégica formativa". Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM), 2008.
  17. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Luísa Alonso. "Questões Críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado". In Ser professor do 1º Ciclo: Construindo a profissão, 43-63. Braga, Portugal: Almedina, 2005.
    Publicado
  18. Alonso, Maria Luísa Garcia; Carlos Manuel Ribeiro da Silva. "Questões críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado". In Questões críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado, 43-63. Sem local: Edições Almedina, SA, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maria Assunção Flores; Maria de Lurdes Carvalho; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Formação e aprendizagem profissional de professores. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2016.
  2. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais - Atas do XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2014.
Livro
  1. Carvalho, José António Brandão; Morante, M. Carmen Fernández; Viseu, Floriano; Dourado, Luís; Lencastre, José Alberto; Osório, António José; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; et al. Education knowledge transfer: Report on in-school placements needs and possibilities of the technologies. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2023.
  2. Morgado, José Carlos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia. De Facto Editores. 2019.
  3. Morgado, José Carlos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2018.
  4. Silva, Carlos. Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente. Brasil: {EDITORA. 2017.
    10.24824/978854441558.0
  5. Silva, Carlos M.. O ensino básico e a escola no contexto da sociedade pós-moderna. Portugal: Editora CRV. 2017.
  6. Carvalho, Maria de Lurdes Dias de. Formação inicial de professores: mobilizar conhecimentos, (re)edificar identidade(s). Editora CRV. 2017.
    10.24824/978854441558.0
  7. Silva, Manuel Carlos; Ribeiro, Fernando Bessa; Cardoso, António; Felizes, Joel. O espaço urbano e o problema da habitação: Uma primeira aproximação às ilhas e bairros sociais no Porto e em Braga. Edições Afrontamento. 2017.
  8. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Inovação Curricular, Formação de Professores e Melhoria da Escola: O Referencial do Projeto PROCUR. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2016.
    Publicado
  9. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa. Portugal: Editora CRV. 2016.
  10. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua. Portugal: De Facto Editores. 2016.
  11. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua. De Facto Editores. 2016.
  12. Flores, Maria Assunção; Carvalho, Maria de Lurdes Dias de; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores. De Facto Editores. 2016.
  13. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Autoavaliação de escolas: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão democrática. Editora Universitária Leopoldianum. 2016.
  14. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa. Editora CRV. 2016.
  15. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. A construção do conhecimento profissional dos professores: o blogue como ferramenta metodológica e estratégica formativa. Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM). 2008.
Poster em conferência
  1. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Luísa Alonso. "O Projeto Curricular Integrado como dispositivo de integração na formação de professores da Educação Básica". Trabalho apresentado em III Encntro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB, 2012.
  2. Lourdes Carvalho; Isabel Candeias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Building a curriculum project from 0 to 12 years". Trabalho apresentado em ICERI, 2009.
  3. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Projeto Lethes/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, 2003.
  4. Luísa Alonso; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Perfil profissional e projeto de formação: a construção de um currículo formativo integrado". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Nacional de Educação Básica, 2003.
  5. Luísa Alonso; Isabel Candeias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Investigação, colaboração e reflexão: constructos centrais num projeto de formação de professores". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Nacional de Educação Básica, 2003.
  6. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação das tecnologias da informação e comunicação - projeto Lethes/Peneda-Gerês". Trabalho apresentado em VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2003.
  7. Luísa Alonso; Isabel Candeias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. "O modelo de formação das práticas pedagógicas do 1º CEB, no Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho". Trabalho apresentado em VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2003.
Tese / Dissertação
  1. Gonçalves, Carla Patrícia da Costa. "Do jogo simbólico ao jogo de regras: contributos das brincadeiras e dos jogos na educação básica". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/1822/77402.
  2. Lima, Maria José Marques. "Contributos do currículo em prol de uma educação para a paz". Doutoramento, 2022. https://hdl.handle.net/1822/78755.
  3. Fernandes, Ana Margarida Alves. "Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem". Mestrado, 2022. https://hdl.handle.net/1822/77783.
  4. Costa, Sara Carolina Marques. "Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/1822/73782.
  5. Martins, Ana Sofia Sampaio. "Educação alimentar na promoção de estilos de vida saudável: um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/1822/73694.
  6. Silva, Elsa Mariana Fernandes da. "Contributos para a promoção de competências sociais nas crianças: do conflito à aprendizagem cooperativa". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/1822/73695.
  7. Lima, Jane-mery Nunes da Costa. "Currículo dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN: a relação com as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/66005.
  8. Fernandes, Priscilla de Medeiros Costa. "As aulas de campo como ferramentas potencializadoras para a contextualização do currículo e da aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63515.
  9. Rocha, Ana Bernardete Araújo da. "Livros e histórias como ponto de partida para múltiplas aprendizagens através do desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/59221.
  10. Silva, Marta de Jesus Correia da. "Integração curricular a partir da Educação Musical: contributos do Projeto Curricular Integrado". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/59187.
  11. Ferreira, Ana Beatriz Lima Fernandes. "Uma abordagem à aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58126.
  12. Lopes, Diana Filipa da Conceição Salgado. "Contributos para a prevenção e correção do erro ortográfico: um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/62159.
  13. Correia, Ana Bárbara Rodrigues. "A aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais: contributos do Projeto Curricular Integrado". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58109.
  14. Lemos, Cátia Sofia Martins. "A construção do “eu”, professora: contributos do projeto curricular integrado no desenvolvimento curricular e profissional". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58935.
  15. Maciel, Maridalva Cardoso. "Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48701.
  16. Maciel, Maridalva Cardoso. "Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48701.

Outros

Outra produção
  1. Grelha de análise de conceção e planificação de propostas formativas / educativas. Instrumento de trabalho para a verificação/validação de propostas/projetos de formação/educação intitulado "Grelha de análise de conceção e planificação de propostas formativas/educativas", elaborada a partir do documento de Luisa Alonso e Helena Peralta (2005), com a designação “Grelha de análise de Projectos Curriculares”, apenso a este documento.. 2021. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/73563.
  2. Instrumento de avaliação formativa e sumativa da prática profissional nos Mestrados em Ensino de Educação Básica (prática de ensino supervisionada – PES). Mestrados em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Instrumento de avaliação consensualizado entre os Directores dos Mestrados de Ensino e a Coordenação Geral dos Estágios do Instituto de Educação (elaborado por Luísa Alonso e Carlos Silva, no ano letivo de 2011/2012 – revisto em dezembro de 2020). Configurado a partir do texto de Alonso e Silva (2005) - http://hdl.handle.net/1822/19188 - e dos perfis de desempenho profissional do educador/professo. 2020. Alonso, Maria Luísa Garcia; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/73562.
  3. Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). 2017. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos M.. http://hdl.handle.net/1822/47168.
  4. O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental. 2017. Felício, Helena Maria dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52460.
  5. A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. 2016. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Neto, Diana Elisabete Oliveira. http://hdl.handle.net/1822/51308.
  6. A ESTREIADIÁLOGOS como Fórum de Consolidação da Investigação-Ação no Mundo Lusófono. 2016. Flores, Maria Assunção; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/54627.
  7. A ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono. 2016. Flores, Maria Assunção; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/54627.
  8. A ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono. É com muito gosto que apresentamos o primeiro número da revista ESTREIADIÁLOGOS, a revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, criada em novembro de 2015, com o mesmo nome, na sequência do Congresso Anual da Collaborative Action Research Network. A ESTREIADIÁLOGOS, à semelhança das suas redes congéneres noutros países, visa contribuir para melhorar a qualidade da prática profi. 2016. Flores, Maria Assunção; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/54627.
  9. Editorial: A ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono. É com muito gosto que apresentamos o primeiro número da revista ESTREIADIÁLOGOS, a revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, criada em novembro de 2015, com o mesmo nome, na sequência do Congresso Anual da Collaborative Action Research Network. A ESTREIADIÁLOGOS, à semelhança das suas redes congéneres noutros países, visa contribuir para melhorar a qualidade da prática profi. 2016. Flores, Maria Assunção; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52382.
  10. Editorial: A ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono. É com muito gosto que apresentamos o primeiro número da revista ESTREIADIÁLOGOS, a revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, criada em novembro de 2015, com o mesmo nome, na sequência do Congresso Anual da Collaborative Action Research Network. A ESTREIADIÁLOGOS, à semelhança das suas redes congéneres noutros países, visa contribuir para melhorar a qualidade da prática profi. 2016. Flores, Maria Assunção; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52382.
  11. A ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono. É com muito gosto que apresentamos o primeiro número da revista ESTREIADIÁLOGOS, a revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, criada em novembro de 2015, com o mesmo nome, na sequência do Congresso Anual da Collaborative Action Research Network. A ESTREIADIÁLOGOS, à semelhança das suas redes congéneres noutros países, visa contribuir para melhorar a qualidade da prática profi. 2016. Flores, Maria Assunção; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/54627.
  12. A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. 2014. Neto, Diana Elisabete Oliveira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52462.
  13. Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico). 2014. Ribeiro, Diana Areias; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52464.
  14. A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês: Perceções dos Professores sobre a Transição entre o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico – Um Estudo de Caso no Concelho de Guimarães. 2013. Cruz, Alice Manuela Alves; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52731.
  15. As Perspetivas dos Professores sobre Continuidade Educativa na “Atividade Física e Desportiva”: Um Estudo de Caso num Agrupamento de Braga. 2013. Fernandes, Carla Susana Ferreira; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52734.
  16. Relação Entre a Família/Comunidade e a Escola: Experiências de Aprendizagem na Educação Básica. 2013. Nogueira, Cátia Brito; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52642.
  17. A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura. 2013. Fernandes, Cátia Liliana; Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/52640.
  18. A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução – resultados preliminares de um estudo exploratório. 2007. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia.
  19. O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esta comunicação pretende-se apresentar uma análise sobre a utilização de um blog, durante 6 meses, num processo de investigação, relativo à construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, formados pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho. Estiveram envolvidos três grupos de cinco professore. 2006. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da. http://hdl.handle.net/1822/51778.
  20. Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado. 2003. Silva, Carlos Manuel Ribeiro da; Alonso, Maria Luísa Garcia. http://hdl.handle.net/1822/55649.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Games as enhancer motivation for learning: Engagement/Development through a Integrated Curriculum Project ECCS 2015 - II European Conference on curriculum Studies - Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
(Porto, Portugal)
2015 Knowing to Cooperate for Knowing to Learn: Contributions of Cooperative Learning in the promotion of Social Skills and Success in Educations through the development of a Curriculum Integrated Project ECCS 2015 - II European Conference on curriculum Studies - Curriculum Studies: Policies, perspective and practices
(Porto, Portugal)
2015 A motivação intrínseca no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos do Projeto Curricular Integrado XXII Colóquio AFIRSE 2015
(Lisboa, Portugal)
2015 Aprendizagem Cooperativa no Desenvolvimento de Competências Sociais: Contributos do Projeto Curricular Integrado XXII Colóquio AFIRSE 2015
(Lisboa, Portugal)
2014 Currículo, Transições e Territórios XI Colóquio; VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Instituto de Educação - UM, Portugal)
2014 Alavancas Criativas e Aprendizagem: Contributos para uma Pedagogia Promotora de Criatividade no 1º Ciclo XXI Colóquio AFIRSE 2014
(Lisboa, Portugal)
2014 A Gestão Curricular em Turmas com Diferentes Anos de Escolaridade: Conceções e Práticas Pedagógicas dos Professores do 1 CEB XXI Colóquio AFIRSE - 2014
(Lisboa, Portugal)
2014 Conteúdos de Educação Física e a Cultura de Movimento para o Ensino Médio Integrado da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte XI Colóquio, VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
2014 Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional - Um estudo de caso com professores de Educação Física dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN XI Colóquio; VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
2014 A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: Contributos do Projeto Curricular Integrado XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Vila Real, Portugal)
2014 Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (um estudo no 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaão
(Vila Real, Portugal)
2014 A motivação intrínseca no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos do Projeto Curricular Integrado Congresso Internacional Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
2014 Aprendizagem Cooperativa no Desenvolvimento de Competências Sociais: Contributos do Projeto Curricular Integrado Congresso Internacional Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
(Braga, Portugal)
2014 Tecnologias digitales en la evaluación de los aprendizajes de los alumnos: una mirada de profesores de Portuga Y Angola II Congresso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
(Granada, Espanha)
2014 Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores II Congreso Internacional de Ciencias de la Educatión y del Desarrollo
(Granada, Espanha)
2013 Inovação Curricular, Formação de Professores, Melhoria da Escola Primeiras Jornadas de Educação - Estímulo e Criatividade na Aprendizagem da Criança
(Braga, Portugal)
2013 O Papel da Iniciação à Prática Profissional na Licenciatura em Educação Básica I Jornadas de Iniciação à Prática Profissional
(UM, Portugal)
2013 O 1º Ciclo no âmbito do Ensino Básico: Conceito, Trajeto e Reformas Curriculares Conferências - 1º Ciclo do Ensino Básico. Ser professor no 1º Ciclo: o futuro começa aqui
(Porto, Portugal)
2013 Rigor Científico-Pedagógico em Recursos Digitais para Criança Atividades e Partilha de Investigação
(Braga, Portugal)
2013 Perfil Profissional e Currículo da Formação Inicial de Professores da Educação Básica: que (des)articulações e alternativas XX Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2013 A atividade de enriquecimento curricular de Inglês: percepções dos professores sobre a transição entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de caso no Concelho de Guimarães XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2013 As perspectivas dos professores sobre continuidade educativa na atividade física e desportiva: Um estudo de caso num agrupamento de Braga XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2013 Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional - contributos da metodologia de trabalho de projetos e do modelo curricular PROCUR XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2013 Relação entre a família/comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na Educação Básica XII Congresso Internacional Galego-Português
(Braga, Portugal)
2013 A criança e o contacto com a leitura: Estratégias de motivação e promoção da leitura XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2013 Developing teacher leadership: implications for teacher and school development 38ª Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe
(Halden, Noruega)
2013 Trabalho docente, formação e desenvolvimento profissional: resultados de um estudo em curso II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente, Políticas, Práticas e Investigação
(Porto, Portugal)
2012 Construção do conhecimento profissional: o currículo da formação de professores do 1 CEB na UM - Antes de Bolonha para ajudar a pensar Bolonha III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
(Aveiro, Portugal)
2011 Da Teoria à Prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as possibilidades e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação da infância I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação de Leitura
(Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal)
2011 Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição nas práticas de animação de leitura em contextos de educação da infância I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação de Leitura
(Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal)
2011 Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de Prática Pedagógica Supervisionada. Refletindo sobre o Envolvimento parental nas práticas de animação de leitura em contexto de Educação da Infância I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação de Leitura
(Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal)
2011 Curricular Innovation and Professional Development by Building a Knowledge Community 15th Biennal ISATT Conference - International Study Associations on Teachers and Teacging
(Braga, Portugal)
2011 From the age of the individual to the age for the knowledge Community: on the construction of curriculum integration in elementary education INTED 2011 - 5th International Technology, Education and Developement Conference
(Valência, Espanha)
2009 Percepções de Antigos Alunos de Educação Básica sobre qualidade da Formação a partir da prática Seminário A formação Inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (des)continuidades?
(Braga, Portugal)
2008 Projeto Curricular e Cidadania: Relato de Experiências Encontro A cidadania na formação da pessoa e no currículo
(Açores, Portugal)
2008 Building Bridges: the practicum as an Integration space ECER 2008 - The European Conference on Education Research
(Gothenburg, Suécia)
2008 Between the initial teacher training and the professional induction: How the professional knowledge of the primary school teachers is built? ECER 2008 - the european Conference on Educational Research
(Gothemburg, Suécia)
2008 De aluno à professor: a iniciação à prática profissional como espaço de construção integradora do conhecimento profissional I Congresso Internacional em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
2008 O conhecimento profissional dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: entre a formação inicial e a indução I congresso Internacional em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
2007 A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução - resultados preliminares de um estudo explaratório Jornadas da Prática Pedagógia
(Braga, Portugal)
2007 A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução - resultados preliminares de um estudo exploratório XV Colóquio AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2007 A construção do conhecimento profissional dos professores - o blogue como ferramenta metodológica e estratégia formativa V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2007
(Braga, Portugal)
2006 Ser professor do 1º ciclo do Ensino Básico - Construção do conhecimento profissional Jornadas das Práticas Pedagógicas
(Braga, Portugal)
2006 Ser professor do 1º Ciclo - um estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução VII Jornadas da Prática Profissional - Saberes e práticas
(Santarém, Portugal)
2006 Ser professor do 1º ciclo - o blogue num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução Encontro sobre weblogs - 3º Encontro Nacional / 1º Encontro Luso-Galaico
(Porto, Portugal)
2006 Perceptions of Beginning Teachers on the construction of their professional knowledge duringg initial teacher training and the induction period Second World Curriculum Studies Conference
(Tampere, Finlândia)
2005 Iniciação Profissional VI Jornadas da Prática Profissional - Desenvolvimento Profissional
(Santarém, Portugal)
2005 O Regime e as Exigências do Ensino Básico em Portugal: o caso do 1º Ciclo do Ensino Básico Jornadas Pedagógicas "Que Regime de Docência no 1º Ciclo do Ensino Básico? Monodocência? Coadjuvação? Equipas?
(Viana do Castelo, Portugal)
2005 Competência de Aprender a Aprender: a perspectiva do projeto ACAA VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2005 Coerência entre as práticas de formação inicial e a exigência do currículo escolar VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2004 A prática Pedagógica na Construção do Saber Profissional IV Jornada da Prática Pedagógica Profissinal
(Santarém, Portugal)
2004 Perspectivas Curriculares nos Agrupamentos de Escolas Seminário "Agrupamentos de Escolas - Modelos Organizativos
(Póvoa de Varzim, Portugal)
2004 Projecto de Prática Pedagógica na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Jornadas do Departamento de Ciências da Educação da Criança IEC
(Braga, Portugal)
2003 Perfil Profissional e projeto de formação: a construção de um currículo formativo integrado Jornadas da Prática Pedagógica do Ensino Básico
(Braga, Portugal)
2003 Projeto Lethes/Peneda-Gerês: os computadores dão leite! III Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
(Braga, Portugal)
2002 Flores de Maio: uma Experiência Educativa com a Utilização do Correiro Eletrônico no PNPG Encontro Projeto IEBI - Internet na Escola Básica Inicial
(Braga, Portugal)
2002 Perfil Profissional e Projeto de Formação: a construção de um currículo formativo integrado XII Colóquio Internacional da AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
2000 Que Tecnologias Temos. Que uso fazemos delas? Reunião Geral de Professores Lethes
(Braga, Portugal)
1999 Níveis de Construção do Currículo - O Projeto de Escola como elemento de mudança e inovação curricular Seminário Pedagogicamente falando...
(Braga, Portugal)
1999 Currículos flexíveis e/ou a integração curricular na escola básica - a propósito de um TEIP Encontro de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico
(Guimarães, Portugal)
1998 Projeto Lethes Peneda-Gerês Encontro Educação Básica Inicial
Direção Regional de Educação do Alentejo (Elvas, Portugal)
1997 Problemática da formação de professores na área das Tecnologias e sua utilização pedagógico-didática Seminário Novas Tecnologias Hoje... Projectando o Futuro
(Penafiel, Portugal)
1997 Flores de Maio: Uma experiência educativa com a utilização do correio eletrónico no PNPG Encontro Novas Tecnologias na Educação da Criança
(Braga, Portugal)
1996 Projeto Rede Telemática - experiências realizadas, implicações futuras Seminário Projeto Lethes - ponto da situação/planos futuros
(Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - Atual Desenvolvimento Profissional e Formação Contínua - Um Estudo de Caso com Professores de Educação Física dos Cursos Técnicos Integrados (Campus IFRN)
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - Atual Conteúdos de Educação Física e a Cultura de Movimento para o Ensino Médio Integrado na Modalidade EJA no IFRN
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Currículo dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN: a relação com as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física.
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Considerações Epistemológicas sobre identidade curricular: Estudo de uma escola bilínque no contexto da globalização
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Contributos para a prevenção e correção do erro ortográfico: um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Contributos e implicações das escolas militares públicas no currículo e na formação continuada dos professores para melhoria da qualidade da educação básica.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 As Aulas de Campo como Ferramentas Potencializadoras para a Contextualização do Currículo e da Aprendizagem
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Livros e Histórias como ponto de partida para múltiplas aprendizagens através do desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Integração Curricular a partir da Educação Musical: Contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018/12 A CONSTRUÇÃO DO “EU”, PROFESSORA: Contributos do Projeto Curricular Integrado no desenvolvimento curricular e profissional
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Contributos do curriculo em prol da educação para a paz
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 A aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais: contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Uma abordagem à aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 O Jogo Pedagógico e a Expressão Plástica para a motivação nas aprendizagens escolares - Contributos de um Projeto Curricular Integrado
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 BRINCAR COM A NARRATIVA: A ESCRITA EXPRESSIVA E LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMPOSITIVA E NO ESTÍMULO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE: CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 JOGOS E DESAFIOS MATEMÁTICOS: CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO E SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO CURRICULAR INTEGRADO
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Saber cooperar para saber Aprender: Contributos do Projeto Curricular Integrado na introdução à Aprendizagem Cooperativa
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O jogo como potencializador da motivação para a aprendizagem: Contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A colaboração como estratégia de desenvolvimento integrado no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A cultura local como motivação para o desenvolvimento do currículo na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo: Contributos da metodologia de trabalho de projeto integrado
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Compreender e Prevenir o Erro: Um contributo para a correção ortográfica
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A gestão curricular em turmas com diferentes anos de escolaridade : conceções e práticas pedagógicas dos professores do 1º CEB
Orientador
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A gestão curricular em turmas com diferentes anos de escolaridade - conceções e práticas pedagógicas dos professores do 1º CEB
Orientador
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 As Perspectivas dos Professores sobre Continuidade Educativa na "Atividade Física e Desportiva": Um estudo de caso num Agrupamento de Braga
Orientador
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 O Jogo como Recurso Didático: Uma intervenção pedagógica na área curricular da matemática
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Vamos descobrir Matemática no nosso meio local?
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 "Mãos à obra" O Estágio Final do Curso de Aprendizagem de Técnico de Condução de Obra
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 A motivação intrínseca no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos do Projeto Curricular Integrado
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 "A motivação intrínseca no 1º ciclo do ensino básico : contributos do projeto curricular integrado"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês: Perceções dos Professores sobre a transição entre o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso no concelho de Guimarães
Orientador
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Perceções de Diferentes Agentes Educativos - Professores, Alunos e Pais - sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular, no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Construindo a profissão: entre o desenvolvimento profissional e a aprendizagem escolar - Contributos da metodologia de trabalho de projetos e do modelo curricular PROCUR
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Relação entre Família/Comunidade e a Escola
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Alavancas Criativas e Aprendizagem: Contributos para uma Pedagogia Promotora de Criatividade no 1º Ciclo
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A magia das ciências no caminho e na procura do saber
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A descoberta do prazer e ler através da magia de um conto
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Vamos descobrir matemática no nosso meio local?
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 O jogo como recurso didático: Uma intervenção pedagógica na área curricular da matemática no 1º CEB
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 "Mãos à Obra": o Estágio final do curso de aprendizagem de técnico de condução de obra
Orientador
Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Sistematização dos conteúdos em educação fisica para o ensino médio integrado no IFRN
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Formação continuada e desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2000 O Power Point no 1º CEB: Escrita Criativa e sensibilidade estética
Orientador
Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2000 O jogo dramático no Jardim da Infância - Dramatização da Branca de Neves e os sete anos com crianças de 4, 5 e 6 anos de idade
Orientador
Licenciatura em Educação da Infância (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2000 ECO - Telemática em contextos educativos: fórum sobre a Poluição
Orientador
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 1999 Prevenção Rodoviária - Uma proposta curricular para o 1º ano do 1º CEB: o contributo de uma aplicação hipermedia construida em HTLM
Orientador
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 1999 história do menino sem nome - Desenvolvimento de aplicação em Hipermédia para os 3º e 4º anos do 1º CEB
Orientador
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 1999 Conhecer Vizela - O contributo da linguagem HTLM para a promoção do conhecimento do meio local
Orientador
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 1999 Janela Aberta - Construção da página na WWW da escola do 1º CEB de Pereiró
Orientador
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica In (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 1999 Palavras ao Vento - Construção do Jornal escolar da Escola do 1º CEB de Admeus
Orientador
Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo (Outra)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 Questões Epistemológicas da formação de Educadores/Professores de Educação Básica: o caso do Brasil
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 III Seminário Profissionalismo Docente e Liderança
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Terceira Jornada Conteúdos Digitais para a Educação
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares
Congresso (Outra)
UM, Portugal
2014 - 2014 II Jornadas de Iniciação à Prática Profissional
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
ISATT / CIEC, Portugal
2014 - 2014 Diseño de unidades didácticas en infantil y primaria por competências
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 Evaluación y acción tutorial
Oficina (workshop) (Outra)
2014 - 2014 Forum Evaluación de Competências
Outro (Outra)
2013 - 2013 II Seminário Profissionalismo Docente e Liderança
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2013 - 2013 Mostra de Atividades e Partilha de Investigação intitulada Recursos Educativos Digitais para a Aprendizagem das Crianças
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 Jornadas de Reflexão da Prática Pedagógica IV - Demos o salto! Partilha de Experiências
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 Jornadas de Reflexão da Prática Pedagógica IV
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2008 - 2008 Jornadas de Reflexão das Licenciaturas em Ensino Básico (1º Ciclo) e Educação de Infância
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2004 - 2004 Jornadas da Prática Pedagógica do Ensino Básico 2004: Ser Professor do 1º Ciclo
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2003 - 2003 Exposição da Prática Pedagógica IV/ Estágio "Formação, Experiências, Aprendizagens
Exposição (Coorganizador)
2003 - 2003 Seminário Flexibilidade Curricular e Gestão Diferenciada
Seminário (Coorganizador)
2003 - 2003 Seminário de Inovação Educativa e Curricular
Seminário (Coorganizador)
2003 - 2003 Estudo Acompanhado - Perspectiva para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Seminário (Coorganizador)
2002 - 2002 Experiências de Inovação Educativa e Curricular - As TIC, as Escolas e os Professores e a experiência do Centro de Competência Nónio Século XXI da UM
Seminário (Coorganizador)
2002 - 2002 Experiências de Inovação Educativa e Curricular - O Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico: o caso da escola do Carandá - Braga
Seminário (Coorganizador)
2002 - 2002 Experiências de Inovação Educativa e Curricular - Agrupamento de escolas: O que são e como funcionam?
Seminário (Coorganizador)
2001 - 2001 Seminário de Experiências de Inovação Educativa e Curricular
Seminário (Coorganizador)
2000 - 2000 Seminário Experiências de Inovação Educativa e Curricular
Seminário (Coorganizador)
1999 - 1999 Conferência Internacional Challenges/Desafios´99
Conferência (Outra)
1996 - 1996 Seminário Projeto Lethes - Ponto da Situação / Planos Futuros
Seminário (Coorganizador)
1996 - 1996 Novas Tecnologias na Educação da Criança - Mostra de Trabalhos
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
1993 - 1993 Escolas Isoladas - Realidades e Perspectivas
Seminário (Coorganizador)
1993 - 1993 Organização e Gestão da Formação Continuada
Seminário (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Currículo e narrativas digitais: caminhos da investigação ao longo de 25 anos
Conferência
Conferência Currículo e narrativas digitais: caminhos da investigação ao longo de 25 anos
2015 - 2015 II European Conference on curriculum studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
Conferência
II European Conference on curriculum studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
2015 - 2015 XXII Colóquio AFIRSE Portugal Diversidade e Complexidade da Avaliação
Congresso
XXII Colóquio AFIRSE Portugal "Diversidade e Complexidade da Avaliação"
2015 - 2015 Modelos e Concessões Curriculares
Conferência
2014 - 2014 Estudos Curriculares: discussões atuais
Outro
VI Conferência Internacional de Estudos Curriculares
2014 - 2014 Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais
Mesa-redonda
XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares
2014 - 2014 Ciências da Educação: Espaços de Investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Mesa-redonda
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação SPCE
2014 - 2014 Mesa de comunicações
Outro
XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
2014 - 2014 XI Colóquio / VII Colóquio Luso Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares
Congresso
XI Colóquio / VII Colóquio Luso Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares
2014 - 2014 XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Congresso
2014 - 2014 XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Congresso
2014 - 2014 ISATT - Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem
Congresso
2013 - 2013 XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Congresso
2013 - 2013 Reflexões sobre a evolução dos currículos na educação básica
Conferência
2013 - 2013 XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Congresso
2013 - 2013 II Seminário profissionalismo docente e liderança
Seminário
2013 - 2013 Perspectiva sobre integração curricular na Educação Básica
Conferência
2013 - 2013 Olha, estou a fazer aula de Matemática! Da escolarização da/na Educação de Infância
Conferência
2013 - 2013 XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
2011 - 2011 Análise Qualitativa suportada pelo Software WebQDA
Oficina (workshop)
2011 - 2011 Las Comunidades de Aprendizaje y la Reconstructión Organizativa y Pedagógica de los Centros Escolares
Seminário
2011 - 2011 A experiência de investigação em Educação Básica
Conferência
2010 - 2010 Currículo para la infância em América Latina
Conferência
2010 - 2010 Perspectivas de Investigação em Estudo da Criança
Conferência
2010 - 2010 Encontro de Educação: Conhecimento e Currículo
Encontro
2010 - 2010 Seminário Nacional Licenciatura em Educação Básica: Balanços e Perspectivas
Seminário
2009 - 2009 Seminário Interculturalidade e Convivência
Seminário
2009 - 2009 Seminário Infância, Educação e Cidadania: Repensar a acção pedagógica com crianças
Seminário
2008 - 2008 ECER 2008 - The European Conference on Educational Research
Conferência
2008 - 2008 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança
Congresso
2007 - 2007 Jornada da Prática Pedagógica
Outro
Jornada da Prática Pedagógica - Licenciatura do Ensino Básico (1º Ciclo)
2007 - 2007 Jornada da Prática Pedagógica
Outro
2007 - 2007 V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Conferência
2007 - 2007 XV Colóquio Complexidade: um paradigma para investigar e intervir em educação?
Congresso
2006 - 2006 Mudanças na Educação Básica: questões sobre a integração curricular no 1º Ciclo
Outro
Mudanças na Educação Básica: questões sobre a integração curricular no 1º Ciclo
2006 - 2006 Encontro Mudanças na Educação Básica: questões sobre a integração curricular no 1º Ciclo
Encontro
2006 - 2006 Encontro sobre weblogs - 3º Encontro Nacional 7 1º Encontro Luso-Galaico
Encontro
2006 - 2006 Jornadas da Prática pedagógica Partilha de Experiências - painéis de reflexão, exposição, conferências
Outro
2006 - 2006 VII Jornadas da Prática Profissional - Saberes e Práticas
Outro
2006 - 2006 Second World Curriculum Studies Conference
Conferência
2006 - 2006 Jornada de Reflexão: As expressões artísticas e a educação física na prática pedagógica
Outro
2006 - 2006 Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente - Perspectiva Europeias
Encontro
2006 - 2006 Gestão do Tempo de Doutoramento
Oficina (workshop)
2006 - 2006 VII Colóquio / III Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares
Congresso
2006 - 2006 VI Simpósio Internacional Dimensões da Profissionalidade Docente na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Simpósio
2005 - 2005 Iniciação Profissional
Mesa-redonda
Jornadas da Prática Profissional - Desenvolvimento Profissional
2005 - 2005 VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Congresso
2005 - 2005 Jornadas da Prática Pedagógica
Outro
2005 - 2005 Sociedade da Informação e Mudança Educativa
Conferência
2005 - 2005 IV Conferência internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2005
Conferência
2005 - 2005 A observação na investigação em contextos educativos
Conferência
2005 - 2005 Perspectiva e metodologias de investigação no campo da formação de professores
Conferência
2005 - 2005 A análise do discurso: na senda das metodologias qualitativas na investigação em ciências humanas e sociais
Conferência
2004 - 2004 Reflectindo sobre a profissão
Conferência
Seminário Prática Pedagógica IV da licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)
2004 - 2004 Formação sem Fronteiras: Experiências de intercâmbio europeu
Seminário
Seminário Formação sem Fronteiras: Experiências de intercâmbio europeu
2004 - 2004 Cruzando perspectivas: experiências de inovação educativa
Outro
Atividades da Disciplina Prática Pedagógica II
2004 - 2004 Seminário - Prática Pedagógica IV
Seminário
2004 - 2004 IV Jornadas da Prática Profissional dos Cursos de Educação de Infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro
2003 - 2003 I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusão - A Educação Especial no III Milênio
Congresso
2003 - 2003 1º Simpósio Nacional de Educação Básica
Simpósio
2003 - 2003 VII Congresso Galaico-Portugês de psicopedagogia
Congresso
2003 - 2003 III Conferência Internacinal de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges/Desafios 2003
Conferência
2003 - 2003 Seminário Avaliar as Escolas: Perspectivas e Desafios
Seminário
2002 - 2002 XII Colóquio Internacional da AFIRSE
Congresso
2001 - 2001 As TIC e a Formação de Professores
Outro
II Conferência Internacinal Challenges/Desafios 2001
2001 - 2001 II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges/Desafios 2001
Conferência
2001 - 2001 Reorganização Curricular do Ensino Básico - que mudanças para o 1º Ciclo?
Encontro
2000 - 2000 III Encontro Nónio 2000 - Reflexão e Avaliação de Projetos de Escola (1º Ciclo)
Outro
III Encontro Nónio 2000 - Reflexão e Avaliação de Projetos de Escola (1º Ciclo)
2000 - 2000 Convenção Internacional da AECT 2000
Congresso
2000 - 2000 Congresso Internacional Os mundos sociais e culturais da infância
Congresso
1999 - 1999 Seminário Avaliar / Divulgar
Seminário
Seminário Avaliar / Divulgar
1999 - 1999 Experiências de Escolas
Outro
I Conferência Internacional Challenges/Desafios 99
1999 - 1999 Encontro Nónio 99 - Reflexão/Avaliação de actividades dos projetos de integração das TIC na Escola
Encontro
1999 - 1999 Seminário Autonomia, Flexibilidade e Associação
Seminário
1999 - 1999 I Conferência Internacinal Challenges/Desafios 99
Conferência
1998 - 1998 Encontro Nónio 98
Encontro
1998 - 1998 Seminário Educação Ambiental e património
Seminário
1998 - 1998 III Colóquio sobre questões curriculares
Congresso
1998 - 1998 Seminário A Educação Básica Inicial e a Autonomia
Seminário
1997 - 1997 Seminário Preocupações
Seminário
1997 - 1997 XIV Encontro Nacional de Professores
Encontro
1996 - 1996 Seminário O Projeto Curricular como estratégia para a melhoria da qualidade do ensino
Seminário
1996 - 1996 Colóquio O processo ensino-aprendizagem na escolaridade básica obrigatória
Congresso
1996 - 1996 Novas Tecnologias na Educação da Criança
Encontro
1995 - 1995 I Seminário As universidades e os novos serviços de informação eletrônica em rede
Seminário
1994 - 1994 VIII Encontro Nacinal LOGO 94
Encontro
1993 - 1993 Seminário Escolas isoladas - Realidades e Perspectivas
Seminário
1993 - 1993 Seminário organização e Gestão da Formação
Seminário

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2016 A autonomia do professor na (re)construção do currículo no cotidiano escolar Daniela Schiabel (Outro)
Universidade Federal de Alfenas, Brasil
2015 Formação e Avaliação de desempenho: contributos para o desenvolvimento profissional Maria João Rodrigues de Oliveira Lapo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Pegada na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional Marta Alexandra da Silva Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Organização Curricular do Ensino Fundamental e Prática Pedagógica com alunos do 5º ano em uma escola pública de Salvador, na Bahia, Brasil Andréa Patrícia Lins Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A reforma educativa e curricular em Angola: do instituído ao realizado Maria Alice de Pina Tavares (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O impacto da avaliação externa de escolas na Educação Pré-Escolar Pública e seus efeitos na Rede Privada Eduarda Cristina Capela da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Amigos Críticos: Ums estratégia colaborativa de inovação das práticas no Jardim da Infância Margarida Maria dos Santos Miranda Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Um estudo sobre as práticas de avaliação de aprendizagem do 1º ciclo do Ensino Básico - a prática avaliativa Paulo Sérgio Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Contextos e Oportunidades de Formação e Desenvolvimento Profissional. Um estudo com professores de informática Ermelinda Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Problemas e Desafios na Formação Inicial de Professores em Angola: Um estudo nos ISCED da Região Académica Ermelinda Cardoso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A reestruturação curricular da Educação Profissional no Brasil Face às Diretrizes Nacionais e Internacionais e a participação dos agentes curriculares: o caso do IFRN Luzimar Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2001 Do MINERVA ao Lethes... na Serra do Soajo Maria Helena dos Santos Lima Amorim (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
2001 O uso do computador como forma de Inter-relação entre Professor e Aluno Marco Silva (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
2001 As TIC no dia-a-dia de uma Escola Diferente Ana Paula Rodrigues Junqueiro (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 Centro de Recursos de Ponte de Lima António Pedro Martins Alves da Silva (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 Expressão e Educação Plástica e Musical - as TIC na Formação Continuada de Professores Ana Paula da Costa Cerqueira Gomes (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 O computador e a mudança nas escolas rurais do 1º Ciclo de Ponte da Barca Maria Nídia de Barros Taveira (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 À Descoberta da cor Jorge Manuel Martins de Faria (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 Processador de Texto e Multimédia no Desenvolvimento da Leitura e Escrita Maria Emília Carvalho Ferreira Barbosa (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 Utilização do Computador no Ensino-Aprendizagem da Língua Materna Ana Laura Leite Araújo Rodrigues (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1999 Organização e Gestão de um Centro de Recursos Educativos num Agrupamento de Escolas João Manuel Tinoco Ribeiro da Silva (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1998 À Descoberta do Problema... Rosa Maria Mota Amaro da Rocha (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1998 Creative Writer - Um incentivo à escrita criativa Júlia Cândida Machado Correia (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
1998 Imagem e Som no Jardim da Infância Maria Teresa Duarte Freitas (Outro)
Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - 2016 Formação, Desenvolvimento e Identidade Profissional dos Professores Outra (Curso médio)