???global.info.a_carregar???
Ricardo Borges Rodrigues is Invited Assistant Teacher at ISCTE-IUL and integrated researcher at CIS-IUL. With a PhD in Social and Organizational Psychology, he conducts research in the area of ¿¿intergroup relations in childhood and adolescence, namely on the development and expression of prejudice and discrimination in educational contexts. Director of the Master in Psychology of Intercultural Relations and the local academic coordinator of the Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). At CIS-IUL, he currently coordinates the intervention project TEIP3 (consultancy to school districts) and is co-coordinating the joint research project with ICS-IUL "The Social Development of Human Values ¿¿in Childhood and Adolescence (FCT - PTDC / SOC-SOC / 30635/201). He has also served in expert committees, such as the Commission for Monitoring and Supervision of Educational Centers (2016-2020) and the advisory group for the Curricular Autonomy and Flexibility Project (DGE, 2017).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, R. B.

Identificadores de autor

Ciência ID
6412-FB60-8201
ORCID iD
0000-0002-6720-2905

Endereços de correio eletrónico

  • ricardo.rodrigues@iscte-iul.pt (Profissional)

Moradas

  • ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Departamento de Psicologia Social e das Organizações. Av. das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ricardoborgesrodrigues/cv (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Conflicting social norms and White Portuguese children’s expression of intergroup racial attitudes: A Socio-Normative Developmental Model. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade, com louvor e distinção
2006 - 2007
Concluído
Educação Intercultural (Bolsa de Formadores do ACIDI, IP) (Curso médio)
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso médio)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2003
Concluído
Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Expressões subtis de racismo em crianças brancas com 9 anos de idade: Validação de medidas implícitas de preconceito e discriminação na infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16,5
1999
Concluído
Agrupamento Económico-Social (Ensino secundário)
Escola Secundária Matias Aires, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17,0
Percurso profissional

Ciência

2012/01 - Atual Investigador (Investigação)
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2012/09 - 2012/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2004/02 - 2011/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2006/01 - 2008/07 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
2004/02 - 2004/04 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2002/09 - 2003/07 Investigador (Investigação)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2003/04 - 2003/06 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

2015 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2012/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Cargos e Funções

2016 - Atual Director do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outros

2016/09/01 - Atual Coordenador Académico Local (ISCTE-IUL) do Erasmus Mundus European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/01/01 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos
Assembleia da República, Portugal
2013/04/15 - Atual Director do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado Introdução à Psicologia Social (Licenciatura em Serviço Social) Comunicação em Educação (Mestrado em Administração Escolar) Estereótipos, Preconceito e Discriminação (Mest
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/10 - Atual Outra Situação (Formador)
INDUCAR - Educação Não-Formal e Integração Social, Portugal
2006/02 - Atual Outra Situação (Formador)
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
2015/01/15 - 2016/07/15 Bolsa de Investigação de Cientista Convidado, no projecto “Programa de Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária”, financiado por fundos da Comissão Europeia, Serviços de In
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2014/09/01 - 2015/07/30 Bolsa de Investigação de Cientista Convidado, no projecto de investigação “Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação” (FEINPT, ACM)
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2013/02/01 - 2014/07/31 Investigador pós-doutorado no projecto Programa de Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária”, financiado por fundos da Comissão Europeia, Serviços de Investigação e Desenvo
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2012/06/28 - 2013/06/30 Coordenador do grupo de Investigação 'Groups, Cognition and Intergroup Relations' (GCIR) do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) do ISCTE-IUL
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004/11 - 2012/02 Bolseiro de doutoramento (Bolseiro de doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2005/01/03 - 2012/01/21 Aluno de Doutoramento Título da Tese: Conflicting social norms and White children’s expressions of intergroup racial attitudes Orientadora: Professora Doutora Maria Benedicta Monteiro Co-orientador: P
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006/01/02 - 2012/01/01 Formador Cursos: Mitos e Factos sobre a Imigração; Educação Intercultural; Saúde, Imigração e Diversidade Cultural.
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
2010/10/29 - 2010/11/30 Professor Convidado Unidade Curricular: Competência Cultural na Prestação de Cuidados de Saúde
Instituto Superior de Línguas e Administração – Santarém, Portugal
2007/06/01 - 2010/06/30 Assistente de Investigação Projecto: Socio-cognitive models of social inclusion: Preventing early inter-ethnic discrimination (FCT, ref.: PTDC / PSI / 71271 / 2006) Coordenador: Professora Doutora Mar
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2009/10 - 2009/10 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2006/01/01 - 2008/07/31 Secretário Científico da Revista Psicologia Gestão do processo de submissões e de revisão de artigos científicos.
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal
2008/03/03 - 2008/06/01 Formador Curso: Educação Intercultural
Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, Portugal
2007/09/01 - 2008/02/29 Professor Assistente Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações Unidade Curricular: Áreas de Intervenção em Psicologia Social
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/01/01 - 2007/02/28 Professor Assistente Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações Unidades Curriculares: Áreas de Intervenção em Psicologia Social; Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004/02/01 - 2004/04/30 Assistente de Investigação Projecto: The effects of power on objective group variability, financiado pela FCT (FCT, Ref.: POCTI / PSI / 43319 / 2001). Coordenador: Ana Guinote Funções: Realização de e
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2002/09/01 - 2003/07/31 Assistente de Investigação e Formador Projecto: European Social Survey (ESS, ronda 1 e 2) Funções: Desenvolvimento e Condução de um curso sobre Metodologia Random Route dirigido a entrevistadores de c
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2010/11 Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination
Provided by PTCRIS: 71271
71271
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021/09/30 The social development of human values in childhood and early adolescence
PTDC/SOC-SOC/30635/2017
Investigador responsável
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2020/12 Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
European Commission
2014 - 2015/06 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Alto Comissariado para as Migrações

Outro

Designação Financiadores
2012 - Atual SIforAge: Social Innovation for Active and Healthy Ageing
SIforAGE
Investigador
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
2009 - 2013 NORFACE, Transnational Child Raising Arrangments between Africa and Europe (TCRAf-Eu)
TCRAf-EU/2009
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2010/06 Modelos sócio-cognitivos de inclusão social e prevenção da discriminação inter-étnica
PTDC / PSI / 71271 / 2006
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2001 - 2003/09 Os efeitos do poder na variabilidade real dos grupos
POCTI / PSI / 43319 / 2001
Investigador
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Rodrigues, Ricardo. "As crianças e o preconceito étnico: Será de pequenino que se torce o racismo?", 2012, http://www.acidi.gov.pt/_cf/157792.
Artigo em conferência
  1. Martins, D.; Rodrigues, R. B.; Camilo, C.; Raimundo, R. ; Patrício, J.; Aguiar, C.; A. Leandro; Lima, M. L.; Calheiros, M. M.. "Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspectiva organizacional multinível e multifactor [OM2] na promoção do sucesso educativo". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas: Volume de atas, --, 2015.
    Publicado
  2. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.; Rutland, A.. "Cada cabeça, duas sentenças: aprendizagem e activação das normas anti-racista e do favoritismo endogrupal ao longo da infância e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa". Trabalho apresentado em Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  3. Rodrigues, Ricardo. "Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda". 2009.
  4. Oliveira, J. M.; Amâncio, L.; Rodrigues, R. B.; Fouto, S.. "Representações sociais dos direitos das mulheres na legislação internacional e portuguesa". Trabalho apresentado em Jornada Internacional e 1ª Conferência Brasileira em Representações Sociais, Rio de Janeiro, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Eriksson, K.; Strimling, P.; Gelfand, M.; Junhui Wu; Jered Abernathy; Charity S. Akotia; Alisher Aldashev; et al. "Perceptions of the appropriate response to norm violation in 57 societies". Nature Communications (2021):
    No prelo
  2. Da Costa, L. P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. "“É cada um para o que nasce?”: desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza". Psicologia 34 2 (2020): 39-56. https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index.
    Publicado • 10.17575/psicologia.v34i2.1382
  3. Ribeiro, M; Reis, T; Marques, S.; Mendonça, J.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.. "A casa dos avós: o papel do contacto com os avós nas percepções idadistas de crianças no ensino básico". Psicologia 34 2 (2020): 15-26. https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1379.
    Publicado • 10.17575/psicologia.v34i2.1379
  4. Lima, M. L.; Martins, H.; Camilo, C.; Espanha, R.; Marques, S.; Nunes, F. G.; Crisóstomo, S.; et al. "Saúde Societal: Uma abordagem inclusiva do conhecimento em saúde.". Cadernos de Saúde Societal 1 1 (2020): 7-37. https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte-saude/2080/saude-societal.
    Publicado
  5. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Alexandre, J.; Costa-Lopes, R.. "School achievement and well-being of immigrant children: the role of acculturation orientations and perceived discrimination". Journal of School Psychology 75 (2019): 104-118. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022440519300494?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.jsp.2019.07.004
  6. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L. A.; Pastori, G.; Leseman, P.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. "Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: a critical overview". European Early Childhood Education Research Journal 28 1 (2019): 58-76. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/early-interventions-tackling-inequalities-experienced-by-immigrant-low-income-and-roma-children-in/63655?lang=en.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2020.1707363
  7. Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Marques, S.; Esteves, C. S.; Santos, F.; Gerardo, F.. "Doddering but dear … even in the eyes of young children? Age stereotyping and prejudice in childhood and adolescence". International Journal of Psychology 53 (2018): 63-70. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijop.12430/full.
    Publicado • 10.1002/ijop.12430
  8. Cunha, F.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. "GerAções Lx: pilot project to decrease ageism and promote a positive self-concept in youngsters and seniors". Journal of Intergenerational Relationships 12 2 (2014): 184-191.
    Publicado • 10.1080/15350770.2014.901018
  9. Rodrigues, R. B.. "How to keep social-psychological research alive and well in times of European financial crisis? A perspective from Portugal". European Bulletin of Social Psychology 25 1 (2013): 18-21.
    Publicado
  10. Rodrigues, R. B.. "Práticas de cuidados centrados na família: Perspectivas de enfermeiros de um serviço de urgência pediátrica". Referência III (2012): 232-232.
    Publicado
  11. Monteiro, M.; França, D.; Rodrigues, R. B.. "The development of intergroup bias in childhood: how social norms can shape children's racial behaviours". International Journal of Psychology 44 1 (2009): 29-39.
    Publicado • 10.1080/00207590802057910
Artigo em revista (magazine)
  1. Rodrigues, R. B.. "As crianças e o preconceito étnico: Será de pequenino que se torce o racismo?", B-i, 2013
Capítulo de livro
  1. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.; Santos, F.. "imAGES: Intervention program to prevent ageism in children and adolescents.". In A Hands-on Approach to Teaching about Ageing (pp. 24-30). ., 24-30. Springer, 2017.
    Publicado
  2. Rodrigues, R. B.; Rutland, A.; Collins, E. C.. "The Multi-Norm Structural Social-Developmental Model of Children’s Intergroup Attitudes: Integrating Intergroup-Loyalty and Outgroup Fairness Norms". In The Social Developmental Construction of Violence and Intergroup Conflict, 219-246. Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-42727-0_10
  3. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.; Rutland, A.. "Cada cabeça, duas sentenças: Reconhecimento e saliência de normas sociais conflituantes e expressão de avaliações raciais na infância. [Acknowledgment and salience of conflicting social norms and expression of racial evaluations in childhood]". In Normas e Comportamento social, 137-169. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012.
    Publicado
  4. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.; Rutland, A.. "O que pensam e dizem crianças portuguesas “Brancas” sobre grupos “raciais”? O papel de duas normas grupais conflituantes na expressão e inibição do preconceito na infância. [What do Portuguese "White" children think and say about "racial" groups? The role of two conflicting group norms in the expression and inhibition of prejudice in childhood.]". In Os imigrantes e a imigração aos olhos dos Portugueses: Manifestações de preconceito e perspectivas sobre a inserção de imigrantes, 185-220. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Publicado
  5. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M.; Rutland, A.. "O que pensam e dizem crianças portuguesas “Brancas” sobre grupos “raciais”? O papel de duas normas grupais conflituantes na expressão e inibição do preconceito na infância.". 2012.
  6. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M.; Rutland, A.. "Cada cabeça, duas sentenças: Reconhecimento e saliência de normas sociais conflituantes e expressão de avaliações raciais na infância". 2012.
Livro
  1. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes. Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação. 2019.
  2. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.; Cunha, F.; Sena, C.; Leitão, E.. imAGES: intervention program to prevent ageism in children. 2014.
Poster em conferência
  1. Monteiro, M. B.; Esteves, F. G.; Calheiros, M. M.; Feddes, A. R.; Correia, R.; Morais, M. R.; Rodrigues, R. B.; Justo, M.; Mariline, J.. "Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination". Trabalho apresentado em IRIS conference “Changing Practices in Inclusive Schools, 2009.
  2. Correia, R.; Monteiro, M. B.; Morais, M. R.; Rodrigues, R. B.. "Parent-child ethnic prejudice relationship: emerging moderators". Trabalho apresentado em 15th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology, 2008.
  3. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.. "The development of children´s expression of ethnic inter-group attitudes: what happens if the experimenter leaves the room?". Trabalho apresentado em Medium Size Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology (EAESP), "Social developmental perspectives on inter-group inclusion and exclusion", 2006.
  4. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.. "The effect of normative control on children’s expression of ethnic inter-group attitudes in a (non)-competitive inter-group context". Trabalho apresentado em Society for the Psychological Study of Social Issues (SPSSI) 6th Biennial Convention, "Social Justice: Research, Action and Policy", 2006.
  5. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.. "The relationship between interethnic contact and automatically activated ethnic prejudice in White children". Trabalho apresentado em 14th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology, 2005.
Relatório
  1. Aguiar, C.; Pastori, G.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Nata, G.; Cadima, J.; Mangiatordi, A.. 2019. Inclusive curricula, pedagogies, and social climate interventions: Integrative Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusive-curricula-pedagogies-and-social-climate-interventions-integrative-report/65445?lang=en.
  2. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Carla, S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. 2017. Inventory and analysis of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities. http://www.isotis.org/.
  3. Aguiar, C.; Pastori, G.; Camacho, A.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Zurloni, V.; Mantovani, S.; Penderi, E.; Tsioumis, K.. 2017. Short literature review of main trends and challenges in curriculum approaches, educational practices, and social climate interventions aiming to tackle social inequalities. http://www.isotis.org/resources/publications/isotis-publications/.
  4. Monteiro, M. B.; Esteves, F. G.; Calheiros, M. M.; Feddes, A. R.; Rodrigues, R. B.; Correia, R.; Morais, M. R.; Justo, M.. 2010. Relatório final.
  5. Monteiro, M. B.; Esteves, F. G.; Calheiros, M. M.; Feddes, A. R.; Rodrigues, R. B.; Correia, R.; Morais, M. R.; Justo, M.. 2009. Relatório de progresso.
  6. Monteiro, M. B.; Esteves, F. G.; Calheiros, M. M.; Feddes, A. R.; Rodrigues, R. B.; Correia, R.; Morais, M. R.; Justo, M.. 2008. Relatório de progresso.
  7. Oliveira, J.M.; Marques, A. M.; Batel, S.; Nogueira, C.; Joaquim, T.; Santos, MH; Rodrigues, R. B.. 2006. Relatório do projecto “Elites Discriminadas”..
  8. Amâncio, Lígia; Oliveira, J.M.; Santos, MH; Marques, A. M.; Rodrigues, R. B.; Joaquim, T.; Nogueira, C.. 2003. Relatório do projecto “Igualdade Injusta”..
Resumo em conferência
  1. Rodrigues, S. B.; Vieira, M.; Graça, M.; Rodrigues, R. B.. "Participação parental nos cuidados à criança hospitalizada: frequência, importância e responsabilidade percebida pelos pais". Trabalho apresentado em 11st International Conference of Nursing Research, Porto, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Novo, Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa. "Navigating social class in childhood: development of intergroup relations and self-categorization". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10071/19798.
  2. Richters, Stefanie. "Development of ambivalent sexism in childhood: effect on future career aspirations". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/18833.
  3. Latasa, Margot. "Liberté, Égalité, Fraternité?: how different conceptions of laïcité and threat perception motivate dehumanization of Muslims and vote choices among (ir)religious majorities in France". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19173.
  4. Gama, Etiane Eunice Carvalho da. "Sotaque percebido e estratégias de aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e brasileiros a viverem em Portugal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10071/18594.
  5. Cavadas, Margarida Gonçalves. "Development of ambivalent sexism and gender stereotypes among children and adolescents: effects on behavioral intention to stereotypic task divison". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10071/18648.
  6. Khan, Ismat Ara. "Perceptions of eating disorders: lay causes and intentions to engage with people of colour suffering from eating disorders". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10071/18712.
  7. Pegna, Anna. "The effect of negative and positive contact on prejudice reduction in portuguese adolescents in the school context". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10071/17313.
  8. Ribeiro, Mariana Simões. "Sea your age: Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção do bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15251.
  9. Oliveira, Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de; Rodrigues, Ricardo. "Stronger than atoms: implicit and explicit attitudes towards persons with impairments and disabilities in a group of professionals in the rehabilitation area". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/14135.
  10. Rodrigues, Ricardo; Rocha, Carina Alexandra Lajoso da. "Ser violetista, ainda há discriminação?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17165.
  11. Kahrel, Lara David. "A idade importa?: perceções das crianças face a pessoas jovens e idosas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13640.
  12. Mateus, Maria Madalena Ferrão. "The influence of received integration efforts on immigrants’ adaptation and integration in Norway". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/12633.
  13. Silvério, Ana Beatriz Reigada. "O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os seis e os dez anos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13416.
  14. Mota, Ana Filipa Dos Santos. "Prevalência e tipologia de bullying em contexto escolar: relação com o sucesso escolar e o bem-estar.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/12620.
  15. Santos, Cristiana Pestana. "Prática de atividade física, bem-estar e resultados escolares em crianças e jovens: papel do estatuto socioeconómico e da imagem corporal". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/12591.
  16. Viegas, Anabela Margarida da Silva. "O envolvimento parental na educação pré-escolar: percepções de pais, professores e direcção escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10071/10146.
  17. Martins, Susana Maria Fernandes. "A idade dos afetos : avaliação de necessidades de contacto intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7654.
  18. Santos, Filipa Cunha dos. "GerAções Lx: proposta de projeto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/6376.
  19. Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges. "Conflicting social norms and white children’s expressions of intergroup racial attitudes: a socio-normative developmental model". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10071/9947.

Outros

Outra produção
  1. Rodrigues, R. B.. 2020. Princípios, estratégias e desafios na inclusão da diversidade sociocultural em contexto escolar: Uma perspetiva da Psicologia Social da Educação. II Ciclo de Conferências Novos Rumos, Novos Desafios na Educação. Contextos Educativos Inclusivos. Educar na Multiculturalidade. https://www.cm-odivelas.pt/conhecer-odivelas/agenda-municipal/evento/ii-ciclo-de-conferencias-novos-rumos-novos-desafios-na-educacao.
  2. Rodrigues, R. B.. 2020. Projeto CLAVE. Os desafios do isolamento: Bem-estar e valores humanos de crianças, adolescentes e pais.. Desafios.
  3. Rodrigues, R. B.. 2020. Expressões contemporâneas de racismo e sexismo na infância e adolescência em Portugal. 1.º Simpósio de Psicologia Social. Psicologia Social em Tempos de Crise.
  4. Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; Leseman, P.. 2019. Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: A critical overview. Equality & Inclusion.
  5. Rodrigues, R. B.. 2019. Harmonia e Conflito Social: Uma perspetiva da Psicologia Social (do Desenvolvimento). Conferências OPP Madeira.
  6. Mendonça, J.; Marques, S.; Abrams, D.; Swift, H.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.. 2019. Children's Attitudes toward Older People: Pattern of development of explicit and implicit ageism along childhood. IAGG-ER. https://iagger2019.se/.
  7. Rodrigues, R. B.. 2019. Diversidade e Interculturalidade: Um diálogo necessário entre as Famílias e a Escola. II Colóquio Mais Família Mais Educação.
  8. Rodrigues, R. B.. 2019. Diversidade e interculturalidade nas escolas: Oportunidades e desafios da inclusão dos alunos e das suas famílias. Congresso "Que Educação?". https://www.edufor.pt/index.php/noticias/827-congresso-que-educacao-figueira-da-foz.
  9. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; R. Costa-Lopes. 2019. Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. Jornadas do Observatório das Migrações.
  10. Sónia B. R.; Luisa Barros; Rodrigues, R. B.; Salantera S.; Parisod, H.. 2018. Translation and Cultural Adaptation of the Family Nutrition and Physical Activity (FNPA) Screening Tool into Portuguese. 28th European Congress of Childhood Obesity.
  11. Alexandre, J.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Costa-Lopes, R.. 2018. Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada. Seminário Internacional Diversidade como Oportunidade. https://www.fpce.up.pt/diversidadeoportunidade/comunicacoes.html.
  12. Ribeiro, Mariana; Marques, S.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.. 2018. Sea Your Age – Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo. 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde. https://cnps.pt/.
  13. Rodrigues, R. B.; Rutland, A.; Waldzus, S.; Collins, E. C.; França, D.. 2018. “Igualdade ou lealdade?” O papel de normas sociais contraditórias nas relações intergrupais na infância. Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta Monteiro). https://conferenciaharmonia2018.wordpress.com/.
  14. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. 2018. “Diz-me quem são as crianças pobres”. Desenvolvimento das perceções sobre classe social na infância. Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta Monteiro). https://conferenciaharmonia2018.wordpress.com/.
  15. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Carla, S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Pastori, G.. 2018. An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries. EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/an-inventory-of-promising-curriculum-pedagogy-and-social-climate-interventions-tackling/53441?lang=en.
  16. Rodrigues, R. B.. 2018. Pensamento Emocional nas Escolas: Uma incursão pelos TEIP.. Primeiras Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional: Olhares diversos para a inclusão.
  17. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Mendonça, J.; Gerardo, F.; Cunha, F.. 2017. imAGES: programa de intervenção para prevenir o idadismo em crianças/adolescentes.. IV Encontro de Psicologia Comunitária.
  18. Rodrigues, R. B.. 2017. 2017 HORASIS Global Meeting: Educating to Shape the Future. 2017 HORASIS Global Meeting. http://www.horasis.org/event_global_2017.php.
  19. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes; Costa-Lopes, R.. 2017. Academic inclusion and wellbeing of immigrant youth in Portugal: The role of acculturation dynamics and perceived discrimination. Global Youth Mentoring Network - III International Conference: Youth mentoring, cultural diversity, minorities, and migrant groups. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/academic-inclusion-and-wellbeing-of-immigrant-youth-in-portugal-the-role-of-acculturation-dynamics/43914?lang=en.
  20. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. 2017. Who are the poor children?: speeches and drawings about child poverty in childhood. Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development.
  21. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. 2017. Why are children poor?: development of causal attributions of child poverty in childhood. 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP).
  22. Rodrigues, R. B.. 2017. “How to practice what you teach with help from the students?” Teaching and class management strategies to promote the inclusion of social and cultural diversity in students work groups.. 9th European Conference of the International Association for Cross-Cultural Psychology (IACCP). https://iaccp2017.com/.
  23. Costa, L.P.; Rodrigues, R. B.; Waldzus, S.. 2017. Am I a poor child?: Development of social class self-categorization in childhood.. 18th European Conference on Developmental Psychology.
  24. Rodrigues, R. B.. 2017. É de pequenino que se torce o racismo (e outros “ismos”)? Processos de inclusão e exclusão na infância em meio escolar.. Conferência da Escola de Psicologia e Ciências da Vida - Universidade Lusófona.
  25. Oliveira, A.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. 2017. Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Attitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in the Rehabilitation Area. XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: Challenging the Past, Creating a Future.
  26. Oliveira, A.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. 2017. Mais Fortes que Átomos”: Atitudes Implícitas e Explícitas em Relação a Pessoas com Deficiências e Incapacidades num Grupo de Profissionais da Área da Reabilitação. IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária: Contributos para a Transformação Social.
  27. Camacho, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.. 2017. ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society. 2.º Congresso de Educação Emocional: De dentro para fora - Como nasce a empatia?.
  28. Camacho, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.. 2017. Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
  29. Mendonça, J.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.. 2016. Available measures to assess children´s attitudes regarding older people: a systematic review of literature. IX National Symposium of research in Psychology.
  30. Carmona, M.; Barreiros, J.; Rodrigues, R. B.; Guerra, R.. 2015. Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais. http://eventos.ispa.pt/xiiicoloquiopsicologiaeeducacao/programa-xiiicipe/livro-de-resumos/.
  31. Mendonça, J.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.; Vauclair, C.-M.; Gerardo, F.; Santos, F.. 2015. imAGES - A promising venue to prevent ageism in children in different culturak backgrounds. Conference of Ageing: Thinking about the future.
  32. Vauclair, C.-M.; Marques, S.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.; Cunha, F.. 2014. The Pervasiveness of the Ambivalent Age Stereotype across Young Ages. Biennal Convention of the Psychological Study of Social Issues.
  33. Marques, S.; Vauclair, C.-M.; Rodrigues, R. B.; Gerardo, F.; Cunha, F.; Mendonça, J.. 2014. The “doddery but dear” aging stereotype in children: A proposal for intervention. General Meeting of the European Association of Social Psychology.
  34. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.; Rutland, A.. 2011. Expressions of racial attitudes in childhood: acknowledgment and contextual salience of conflicting ingroup norms.
  35. Rodrigues, R. B.; Monteiro, M. B.; Rutland, A.; Feddes, A. R.. 2011. Is there a match? Developmental association between implicit and explicit ethnic attitudes with accountability and anti-prejudice norm as moderators.
  36. Rodrigues, S.; Vinagre, G.; Vieira, M.; Rodrigues, R.; Rodrigues, Ricardo; Rodrigues, R. B.. 2009. Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda. Referência. https://rr.esenfc.pt/rr/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2010 Why a (mis)match? Developmental association between implicit and explicit ethnic attitudes Small Group Meeting Developmental Perspectives on intergroup prejudice: advances in theory, measurement and intervention
European Association of Social Psychology (Lisboa, Portugal)
2010 Cada cabeça, duas sentenças: percepção e activação das normas do anti-racismo e da lealdade endogrupal e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2009 Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa
(Coimbra, Portugal)
2009 Being Portuguese or belonging to this school: how to build positive intergroup relations at school? I International Conference of Psychology and Education
(Covilhã, Portugal)
2008 Participação parental nos cuidados à criança hospitalizada: frequência, importância e responsabilidade percebida pelos pais 11st Conference of Nursing Reseach
(Porto, Portugal)
2008 The development of children’s ethnic attitudes: the role of perspective-taking and social norm of inclusion as three path mediators of the age effect 15th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology
(Opatija, Croácia)
2007 Why does ethnic inter-group bias decrease with age? Perspective-taking and social inclusion norm as three path mediators 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Alemanha)
2007 Development of ethnic attitudes during childhood: perspective-taking and social norms as chain mediators of the age effect on ethnic attitudes. 10th Jena Meeting on Intergroup Processes. Social Diversity in Modern Societies: Threats and Challenges to Identities and Relations between Social Groups
(Oppürg, Alemanha)
2007 Desenvolvimento das atitudes étnicas na infância: raciocínio meta-cognitivo e norma da inclusão como mediadores do efeito da idade nas atitudes étnicas IV Encontro de Investigação pós-graduada de Psicologia Social e das Organizações
(Lisboa, Portugal)
2006 O papel do controlo normativo e da percepção da norma anti-racista na expressão de preconceito inter-étnico na infância VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
2006 The cognitive and socio-normative development of ethnic inter-group attitudes during childhood: integrating different theoretical approaches British Psychological Society Social Psychology Section 53rd Annual Conference
(Birmingham, Reino Unido)
2006 As crianças são preconceituosas? O desenvolvimento do preconceito étnico na infância Diálogos sobre Preconceito, Imigração e Integração - Ciclo de Colóquios "Psicologia Social e Comunidade"
ISCTE-IUL - Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações (Lisboa, Portugal)
2006 Efeito da pressão sócio-normativa na expressão das atitudes étnicas: alguns resultados divergentes Seminário de Projecto em Grupos e Relações Intergrupais dos Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE
(Lisboa, Portugal)
2006 E se ninguém estiver a ver? O efeito da pressão sócio-normativa na expressão das atitudes étnicas na infância: efeito moderador da percepção da norma anti-racista Seminários de Pesquisa dos Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE
(Lisboa, Portugal)
2003 Representações sociais dos direitos das mulheres na legislação internacional e portuguesa V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/01/31 - Atual Sexism in a daily basis and the perpetuation of discriminatory gender-based ideals
Orientador de Joana Catarina Martins Henriques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/02 - Atual Teachers Cultural Competencies Diagnosis
Orientador de Mariana Nobre Tavares
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/02 - Atual -
Orientador de Beata Gabriella Nagy
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/02 - Atual The relation between human values and intercultural competence in school teachers.
Orientador de Margarida Grácio de Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/18 - Atual Generalized Prejudice Reduction: Speciesism, Sexism and Racism - What if We Can Diminish All by Tackling Just One?
Orientador de Dusan Pajovic
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/04 - Atual Human values and ambivalent sexism in childhood and reparative behavior of gender inequalities.
Orientador de Erika Mendes Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - Atual Normas sociais e atividade física
Orientador de Catarina Isabel Nunes Mota
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - Atual Tabagismo na adolescência: papel predictor das normas no grupo de pares
Orientador de Ana Cláudia Castro Dias da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/01/01 - Atual Navigating social class in childhood: development of intergroup relations and self-categorization (FCT funded)
Orientador de Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa Novo
Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/10/30 - Atual Clima Escolar, Liderança e Perceção de Eficácia: Um estudo de caso com professores do ensino...
Orientador de Sara Maria Flores Rolo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Contributo dos conflitos entre docentes em contexto escolar para o clima da escola: Papel do estilo de liderança
Orientador
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 - Atual A comunicação nas escolas e o seu contributo na relação escola – família
Orientador
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Preditores das Atitudes Implícitas e Explícitas de Profissionais que trabalham com Pessoas com Deficiência
Coorientador
Mestrado em Psicologia Social da Saúde (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - Atual A necessidade de uma apresentação positiva da Viola d' arco
Coorientador
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/28 - 2020/12/29 Gender, non-verbal communication and job satisfaction: Role of perceived prescriptive norms in the organization
Orientador de Inês Beatriz Seromenho de Cintra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/01 - 2020/12/21 Protecting Well-being in face of Perceptions of Discrimination: Extending the Rejection Identification Model among low-status Turkish Cypriots
Coorientador de Hazal Bariser
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/01 - 2020/12/18 Family, Peers and Culture: What Shapes Perceived Intimate Partner Violence in Portuguese Youth?
Coorientador de Maria Pizarro Miranda Malheiro Garcia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/07/10 - 2020/07/30 Effects of social power in the development of ambivalent sexism in childhood
Orientador de Ana Carolina dos Santos Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2020/01/09 A infância da construção social da pobreza e dos comportamentos face aos pobres
Orientador
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/17 - 2019/11/26 "Liberté, Égalité, Fraternité?" How different conceptions of Laïcité and threat perception motivate dehumanization of Muslims and vote choices among (ir)religious majorities in France.
Orientador de Latasa Margot
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/06/02 - 2019/07/12 Development of Ambivalent Sexism in Childhood: Effect on Future Career Aspirations
Orientador de Stefanie Richters
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - 2018/12/18 Development of Ambivalent Sexism and Gender Stereotypes among Children and Adolescents: Effects on Behavioral Intention to Stereotypic Task Division
Orientador de Margarida Gonçalves Cavadas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/03 - 2018/12/12 Perceptions of Eating Disorders: Lay Causes and Intentions to Engage with People of Colour Suffering from Eating Disorders
Orientador de Ismat Ara Khan
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09/28 - 2018/12/11 Perceived Accent and Acculturation Strategies in Portuguese - speaking African Countries (PALOP) and Brazilians living in Portugal.
Orientador de Etiane Eunice Carvalho da Gama
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/04 - 2018/11/07 The effect of Negative and Positive Contact on Prejudice Reduction in Portuguese Adolescent in the School Context
Coorientador de Anna Pegna
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - 2017/12/13 Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas
Coorientador de Mariana Simões Ribeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2017/05/02 Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area
Coorientador de Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/27 - 2016/12/20 The Influence of Received Integration Efforts on Immigrant's Adaptation and Integration in Norway
Coorientador de Maria Madalena Ferrão Mateus
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02/25 - 2016/12/09 A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas
Coorientador de Lara David Kahrel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11/04 - 2016/12/06 Prática de Atividade Fisíca, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal
Orientador de Cristiana Pestana Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/12/02 O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador de Ana Beatriz Reigada Silvério
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/28 - 2016/11/25 Prevalência e Tipologia de Bullying em Contexto Escolar: Relação com o Sucesso Escolar e o Bem- Estar
Coorientador de Ana Filipa dos Santos Mota
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/10/30 - 2014/11/18 O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador de Anabela Margarida da Silva Viegas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/17 A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa
Coorientador de Susana Maria Fernandes Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/06/12 - 2012/12/12 Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens
Coorientador de Filipa Cunha dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01/27 - 2021/01/27 International Online Conference: Education: What’s next? Formal education & training and the transition from school to work in rural areas (2021/01/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2010 - 2010 Developmental Perspectives on Subtle and Explicit Intergroup Prejudice: Advances in Theory, Measurement, and Intervention
Encontro
Small Group Meeting
European Association of Social Psychology, Portugal
2010 - 2010 Mitos e factos sobre a imigração: a perspectiva das notícias em perspectiva
Seminário
Média, Imigração e Diversidade
ACIDI, IP e CENJOR, Portugal
2009 - 2009 Cada cabeça, duas sentenças: aprendizagem e activação de normas ao longo da infância e avaliações interétnicas
Seminário
Seminário “Normas e Comportamento Social”
ICS-IUL, Portugal
2008 - 2008 Saúde e Imigração
Seminário
Cidadania e a Equidade nos Cuidados de Saúde
Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, Portugal
2007 - 2007 Acesso das comunidades imigrantes aos cuidados de saúde
Conferência
Respostas Sociais para Minorias Étnicas
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Educação Intercultural
Oficina (workshop)
Construir a Igualdade pela Diferença
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Beja, Portugal
2006 - 2006 Diálogos sobre Preconceito, Imigração e Integração
Conferência
Ciclo de Colóquios - Psicologia Social e Comunidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Ensino bilingue no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Experiência organizacional num colégio em Lisboa Ana Mafalda Bernardo Duarte d'Almeida Braz (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual In Mind
2006/01/01 - 2008/07/31 Psicologia Colibri

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2008 - Atual Relatório técnico: Relatório de Avaliação do Impacto das Sessões de Formação da Bolsa de Formadores do ACIDI, I.P.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009/10 - Atual Competência Cultural na Prestação de Cuidados de Saúde Pós-graduação em Enfermagem de Anestesia e Emergência (Diploma de especialização) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021/02 - 2021/07 Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations (2020) Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Conflict Negotiation and Mediation Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Internship in the Psychology of Intercultural Relations Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Master Dissertation in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Introduction to Social Psychology Sociology (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Pedagogical Supervision Pedagogical Supervision (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Internship in Intercultural Relations Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Diversity and Intercultural Relations in School Context Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Introduction to Social Psychology Social Work (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Internship in the Psychology of Intercultural Relations Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Master Dissertation in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Stereotyping, Prejudice, and Discrimination: Advanced Topics Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Communication in Education School Administration (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Superar Atitudes Inovando: uma criança vários bairros Aperfeiçoamento (Curso médio) ACIDI, IP, AGP, AMRT, GRAAL, LUSOTEMP, Portugal
2007/09 - 2008/02 Psicologia Social da Educação Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Aprendizagem Intercultural Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto de Segurança Social de Portalegre, Portugal
2006/09 - 2007/02 Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006/09 - 2007/02 Áreas de Aplicação da Psicologia Social Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Modelo de mediação: definição, pressupostos e análise no SPSS Aperfeiçoamento (Curso médio)
2003 - 2003 Metodologia "Random Route" Especialização (Curso médio)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2012 - 2012 Entrevista sobre o 'Preconceito Racial na Infância' concedida ao Programa Televisivo 'Nós', da RTP 2

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/02 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
2008/02 - Atual Society for the Psychological Study of Social Issues
2006/01 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia
2006/11 - 2010/11 European Association of Social Psychology
Distinções

Outra distinção

2014 Prémio pela publicação do livro ‘Marques, S., Vauclair, C.M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F., Sena, C & Leitão, E. (2014). imAGES: intervention program to prevent ageism in children’. Lisboa: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa &
2014 Prémio pela publicação do artigo: Cunha, F., Marques, S. & Rodrigues, R. (2014). GerAções Lx: pilot project to decrease ageism and promote a positive self-concept in youngsters and seniors. Journal of Intergenerational Relationships 12(2), 184-191
2013 Co-orientação de tese distinguida com o Prémio Silva Leal, Edição 2013. Tese “GeraAções LX – Proposta de projeto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens”, da autoria de Filipa Cunha dos Santos
ISCTE-IUL e Secretaria de Estado da Segurança Social, Portugal
2012 Tese de doutoramento com louvor e distinção
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2003 Prémio Kurt Lewin - Melhor aluno da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações 1999-2003
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Departamento de Psicologia Social e das Organizações & CEGOC, Portugal