Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Augusta Romão da Veiga Branco
- Data de nascimento
- 1956/03/29
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Veiga-Branco, Augusta
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6211-8999-F020
- Researcher Id
- Veiga-Branco, M.A.R.
Endereços de correio eletrónico
- aubra@ipb.pt (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2018/01/24
Concluído
|
PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROEDUCAÇÃO - 8ª Edição (Pós-Graduação)
Especialização em Neuroeducação
Instituto Português de Psicologia - INSPSIC, Portugal
|
20 |
1999/10/01 - 2005/12/05
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Competência Emocional
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
" Competência emocional em professores - um estudo em discursos do campo educativo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade |
1996/10/01 - 2000/05/05
Concluído
|
Mestrado em Promoção/Educação para a Saúde (Mestrado)
Especialização em Competência Emocional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Competência Emocional em Professores - dos construtos teóricos à realidade percepcionada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
MUITO BOM |
1991/01/05 - 1991/12/18
Concluído
|
Curso de Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Ciencias da Educação - Pedagogia
Escola Superior de Enfermagem do Porto - Pólo Cidade do Porto, Portugal
|
18 |
1986/10/20 - 1988/06/23
Concluído
|
Termo de Equivalência ao Diploma de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem (DESE)
Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Ministério da Educação - Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - 2022/02 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2006 - 2021/03/02 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2021/03/02 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal | ||
2003 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2004 - 2010/12/31 | Diretora do Curso Superior de Licenciatura em Dietética | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal | ||
2006/01/01 - 2010/01/01 | Diretora do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal | ||
2003/04/19 - 2007/06/03 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2025 | Project's Acronym GAME'IN - Desperta & Gere Emoções – Desenvolvimento da Competência Emocional dos Enfermeiros / Get Aware
& Manage Emotions – Improve Nurse`s Emotional Competence
Project reference PTDC/SAU-ENF/2037/2021 (Lacrado a 10-03-2021 às 10:47)
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2020/12/30 - 2023/06/29 | Serious Games - Developing Emotional Competence for Nursing Students
Investigador
Universidade do Minho Escola Superior de Enfermagem, Portugal
|
Universidade do Minho Centro de Estudos em Direito da União Europeia
Em curso
|
2020/04 - 2023 | Serious games para profissionais de saúde como estratégia promotora de reconstrução da autonomia em doentes após enfarte agudo
do miocárdio
20200026_UCIC040620
Orientador
|
Em curso
|
2016/09/01 - 2019/08/31 | BUILDING BRIDGES: PROMOTING SOCIAL INCLUSION AND WELLBEING FOR FAMILIES OF CHILDREN WITH SPECIAL NEEDS, - PSIWELL
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014/10/02 - 2017/07/05 | Compulsão alimentar periódica e satisfação sexual
Orientador
|
Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal
|
2011/05/02 - 2014/07/10 | As competências emocionais nos decisores políticos portugueses
Orientador de Vitorino da Silva Costa
|
Psicologia Evolutiva e da Educação e Acompanhamento Familiar (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Psicoloxía, Espanha
|
2008/05/02 - 2013/07/06 | Formação de professores em Competências Emocionais: um estudo empírico
Orientador de Ana Isabel Martins Correia Almeida
|
Doutoramento em Ciências da Educação – Psicologia e Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008/06/03 - 2011/07/02 | Conhecimentos nutricionais: reprodução e validação do questionário
Orientador
|
Mestrado em Saúde Pública - Master Degree Course in Public Health (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
2007/03/04 - 2010/07/06 | Importancia de los proverbios en la promoción de la salud
A importância dos provérbios na promoçao da saude
Orientador de Celeste da Cruz Meirinho Antão
|
Desenvolvimento e Intervenção Psicológica (Desarrollo y Intervención Psicológica) - Departamento de Psicología y Sociologia
de la Educación (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/10/24 | Arguente Doutoramento "A Influência da Inteligência Emocional na gestão do Conflito entre Professor Aluno"
Arguente principal
|
Maria Sabina Madureira Nunes Valente (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016/02/04 | Arguente de Doutoramento "Programa de Facilitação Psico-educativa, Familiar e Escolar"
Arguente
|
Maria de Fátima Tenreiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
|
2013/09/17 | Arguente Doutoramento: Significar a Competência Emocional do Enfermeiro na Prestação de Cuidados de Conforto à Pessoa em
Fim de Vida
Arguente
|
Sandra Maria Miranda Xavier (Doutoramento) |
2013/06/19 | Arguente Projeto de Doutoramento: Conhecer para Agir - Concepções de alunos e professores do ensino básico sobre a Educação
Sexual e Desenvolvimento de Competências para uma sexualidade saudável.
Arguente
|
Susana Regina Monteiro Marinho (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2012/01/25 | Arguente Doutoramento: Aceitação da Doença Crónica - Um Estudo em Tratamento em Hemodiálise
Arguente
|
Maria Gorete de Jesus Baptista (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
2008/10/01 | Arguente Doutoramento: Aleitamento Materno no Distrito de Chaves.
Arguente principal
|
Sandra Celina Fernandes Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008/09/15 | Arguente Doutoramento: Construção Social da Doença Mental e as Competências Emocionais dos Estudantes de Enfermagem
Arguente
|
Francisca Gertrudes Caeiro Roberto Manso (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
|
2008/06/30 | Arguente Doutoramento: Consumos Alcoólicos em Espaços de Lazer.
Arguente principal
|
Carla Maria Carvalho Aguiar Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2011/03 - 2021/03/02 | Universal Journal of Educational Research - Review Assignment (ID: 19516199) (2332-3213 (online)) | Horizon Research Publishing (HRPUB) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2010/01/01 - 2010/12/31 | Comissão de Atribuição da Renovação da Bolsa PROTEC
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | |
2009/01/01 - 2010/12/31 | Membro da Comissão de Creditação de Competências
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal | |
2008/01/01 - 2009/01/01 | Comissão de Avaliação dos Candidatos maiores de 23 anos
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
1998 - Atual | Pedagogia | Ano Complementar de Formação em Enfermagem (DESE) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Coordenação da Pós-Graduação em Educação Emocional em Saúde - Formação específica na área da Promoção e Educação para a s Saúde, que tem como finalidade, o desenvolvimento das cinco dimensões da Competência Emocional: Auto-consciência, Gestão de emoções, Auto-motivação, Empatia (nas suas quatro dimensões: cognitiva, afectiva, motivacional e prosocial) e Gestão Social de Emoções. Tem duração semestral, Info - http://essa.ipb.pt/index.php/essa/cursos/pos-graduacoes/educacao-emocional-em-saude/informacao-adicional | Pós-Graduação em Educação Emocional em Saúde - http://essa.ipb.pt/index.php/essa/cursos/pos-graduacoes/educacao-emocional-em-saude/apresentacao (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2021/03/16 - 2021/07/16 | Coordenação da Unidade Extracurricular: Educação Emocional - adquirir Competência Emocional(Veiga-Branco, 2018): desenvolver comportamentos adaptativos, abandonando os programas límbicos de reação emocional ontologicamente herdados,e agir de forma assertiva e controlada. https://cloud.ipb.pt/f/39aa711de98d4836b5d3/ | Inovação Formativa (Outros) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2007 - 2020 | Formação e Supervisão Clínica | Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2008 - 2011 | Educação e Aconselhamento em Saúde | Exercício e Saúde (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2011 | Métodos de Investigação | Dietética (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/09/21 - 2021/03/03 | Comissão Científica da Licenciatura em Dietética e Nutrição, ESSA, IPB
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2016/06/23 - 2021/03/02 | Comissão Científica do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ESSA, IPB
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Concurso Para Professor Coordenador da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |
2008/06/22 - Atual | Concurso para Assistente do 1º Triénio em Análises Clínicas e Saúde Pública, na ESSA, IPB - Função desenvolvida no âmbito da carreira do pessoal docente | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança, Portugal |