???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mário Antas

Nomes de citação

  • Antas, Mário

Identificadores de autor

Ciência ID
5E19-F224-0C8E
ORCID iD
0000-0002-9215-8854

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Museologia (Doutoramento)
Especialização em Museologia e Educação
Universidade Lusófona, Portugal
Aprovado com Distinção e Louvor
2000
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
"As antas-capela : contributos para o seu estudo em território português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990 - 1994
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal
Universidade Lusófona Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal
2000 - 2004 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
1997 - 2000 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2021/07/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
Museu Nacional de Arqueologia, Portugal
1995 - 2006 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/08/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
Museu Nacional dos Coches, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/09/01 - 2021/01/31 EU-LAC Museums - Museums and Community
Investigador responsável
Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
Concluído
2012/11/01 - 2016/10/30 EuroVision – Museums Exhibiting Europe’ (EMEE)
Investigador responsável
Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Antas, Mário. "O Poder dos Museus: de tronos sobre rodas ao museu em movimento", Boletim do ICOM Portugal , 2022, https://icom-portugal.org/wp-content/uploads/2022/07/boletim_ICOM_portugal_18_jul_2022.pdf.
  2. Figueiredo, Silvério Domingues; Coimbra, Fernando; Antas, Mário; Carrança, Alexandre; Sousa, Fernanda. "The Museum of the Portuguese Centre of Geo-History and Prehistory: a project for the dissemination of palaeontological and prehistoric heritage", Boletim do Centro Português de Geo-História e Pré-História , 2020, https://www.cpgp.pt/boletim/Artigos-Boletim-V2-N2/Figueiredo-S_etal_2020_37-43_BCPGPV2N2.pdf.
  3. Antas, Mário. "B-Learning, B-Museum ou simplesmente Museus Educadores?", Boletim do ICOM PT, 2012
Artigo em conferência
  1. Salasar, Desirée; Michelon, F.; Antas, Mário. "BARREIRAS COMUNICACIONAIS AO USO EQUITATIVONOS MUSEUS: O que nos dizem os elementos textuais das exposições?".". Pelotas, 2021.
    Publicado
  2. Antas, Mário. "Museus e Comunidades: O Projeto EU-LAC Museums". Trabalho apresentado em Arqueologia 3.0 II. COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DA ARQUEOLOGIA, 2018.
    Publicado
  3. Antas, Mário. "Representações da cidade a partir do acervo do Museu Nacional de Arqueologia". 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cassidy, Catherine Anne; Fabola, Adeola; Miller, Alan; Weil, Karin; Urbina, Simón; Antas, Mário; Cummins, Alissandra. "Digital Pathways in Community Museums". Museum International 70 1-2 (2018): 126-139. http://dx.doi.org/10.1111/muse.12198.
    10.1111/muse.12198
  2. Figueiredo, Silvério Domingues; Coimbra, Fernando; Antas, Mário; Silvério Sofia; Sousa, Fernanda. "The Museum of the Portuguese Centre of Geo-History and Prehistory". Earth Heritage 50 (2018): 41-43. https://www.earthheritage.org.uk/wp/wp-content/uploads/EH-50-Final-2.pdf.
    Publicado
  3. Antas, Mário. "Museologia Arqueológica Participativa: um novo método para o estudo da comunicação educativa em museus com coleções de arqueologia". Revista de Arqueologia 27 1 (2014): 255-265. https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/392/225.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Antas, Mário. "Network of archaeology clubs in schools". Best pratice I A tool to improve museum education internationally 1 1 (2012): 121-135. https://ceca.mini.icom.museum/wp-content/uploads/sites/5/2021/06/BP_Book_2011-2016-compressed.pdf https://docplayer.fr/153372003-Best-practice-1-a-tool-to-improve-museum-education-internationally-edited-by-emma-nardi-edizioni-nuova-cultura.html.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Antas, Mário. "A Arqueologia e a Educação: Rede de Clubes de Arqueologia nas escolas. Série V, Volume 2, 2012. p. 445-464.". O Arqueológo Português Serie V 2 (2012): 445-464.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Antas, Mário; Inácio, Isabel ; Raposo, Luís. "The Bell beaker affair: one object, many questions". In European perspectives on Museums objects - selected examples on the cahnge of perspective, 15-38. Viena: Monochrom, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Feio, Miguel; Antas, Mário; Nogueira, Clementina; Arijana Medvedec. Educação e Museus, uma visão intercultural, inclusiva e integrada. Portugal: Ediçoes Piaget. 2023.
    Publicado
  2. Feio, Miguel; Antas, Mário; Arijana Medvedec;; Nogueira, Clementina; Ferreira, Jorge; Ferreira, Jorge Ricardo; Laura Uixera-Cotano; Pau Alonso-Monasterio. E-book Knowledge and Education: COSMUS in school, community and diversity. 2022.
    Publicado
  3. Feio, Miguel; Antas, Mário; Arijana Medvedec; Nogueira, Clementina. Educação e Museus: Uma visão intercultural inclusiva e integrada / Education and Museums: An inclusive intercultural and integrated vision. 2022.
Manual
  1. Feio, Miguel; Pau Alonso-Monasterio; Arijana Medvedec; Nogueira, Clementina; Laura Uixera-Cotano; Antas, Mário. Toolkit: How to build a Community School Museum. COSMUS. 2022.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual O princípio do uso equitativo e o acesso comunicacional aos diferentes públicos: um estudo de caso do Monumento nacional Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha.
Orientador
Museologia (Doutoramento)
Universidade Lusófona Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal
2020 - Atual Projeto COSMUS: Museus Comunitários escolares
Orientador
Museologia (Doutoramento)
Universidade Lusófona Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/23 As vozes do Museu Regional de São João del Rei
Vogal
JOSIANE DA SILVA NUNES (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
2019/10/29 Gestão museológica: paradigmas de atuação, resultados e perspetivas (o panorama da Rede Portuguesa de Museus quinze anos depois da sua criação)
Vogal
HUMBERTO FILIPE SIMÕES RENDEIRO (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
2018/10/31 Centro de Memórias do Museu Sporting C. P.
Arguente principal
David José Moço Felgueira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/28 Os Museus de Arqueologia e os Jovens: A oferta educativa para o público adolescente.
Arguente principal
BEATRIZ CORREIA VICENTE BARATA (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/08/21 - Atual ICOM Europa (Conselho Internacional de Museus Europa) Membro da Direção do ICOM Europa
2017 - 2020 ICOM Portugal (Comissão nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus) Secretário da Direção
2016 - 2019 Comité de Educação e Acção Cultural do Conselho Internacional de Museus (ICOM-CECA) Coordenador Regional para Europa (membro da direção)
2014 - 2017 ICOM Portugal (Comissão nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus) Tesoureiro da direção
Distinções

Prémio

2012 Best Pratice Education in Museums
International Council of Museums, França