???global.info.a_carregar???
INFORMAÇÃO PESSOAL José Carlos Moura Moreno T.  913 580 631       jose_carlos_moreno@iscte.pt www.linkedin.com/in/jcmoreno iscte.academia.edu/JoséMoreno   EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO            2016-2019 - Doutorando em Ciências da Comunicação - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE-IUL) - Projeto de Tese “From news to platforms: the transformative role of digital information and communication technologies in the network society”. 2012-2014 - Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE-IUL) -  Dissertação de Mestrado “O valor económico e social da informação no quadro da sociedade em rede”. Disponível em iscte.academia.edu/JoséMoreno 1988-1993 - Licenciatura em Comunicação Social - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL)               EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL        De Janeiro 2018 até ao presente - Assistente de Investigação no ISCTE-IUL De 2009 até Outubro 2017 - Sub-Director de Multimédia - Motorpress Lisboa, S.A.  De 2000 até 2009 - Director da revista mensal “Automagazine” - Motorpress Lisboa, S.A. De 1998 até 2000 - Chefe de Redacção da revista semanal “Autohoje” - Motorpress Lisboa, S.A. De 2000 até 2009 - Redator da revista mensal “Guia do Automóvel” - Motorpress Lisboa, S.A.   COMPETÊNCIAS PESSOAIS            Língua materna: Português Outras línguas: Inglês, Francês, Espanhol            Domínio de várias ferramentas de analytics (Google Analytics, Gemius) Domínio de vários content management systems (Joomla, Wordpress, Symphony) Conhecimentos de marketing e publicidade digital Conhecimento profissional das principais plataformas e redes sociais
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jose Moreno

Nomes de citação

  • Moreno, Jose

Identificadores de autor

Ciência ID
5B15-A569-B61C
ORCID iD
0000-0001-8911-5813
Google Scholar ID
JD0qhiEAAAAJ

Telefones

Telemóvel
  • 913580631 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Paio Peres Correia, nº1, 1ºB, 1900-363, Lisboa, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

  • https://medium.com/@jose_moreno (Pessoal)
  • http://scholar.google.com/citations?user=JD0qhiEAAAAJ (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1988 - 1993
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Marketing e Relações Públicas
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2017/10 Diretor de Multimédia Motorpress Lisboa, edições Lda., Portugal
2000 - 2009 Diretor Motorpress Lisboa, edições Lda., Portugal
1998 - 2000 Jornalista Motorpress Lisboa, edições Lda., Portugal
1992 - 1998 Chefe de Redação Motorpress Lisboa, edições Lda., Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2020/07/22 Covid Check
Covid-244892
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal

Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2019 - 2020/01/31 Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais
na
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Diário de Notícias, Portugal
Democracy Reporting International gGmbH
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Moreno, J.. "O valor económico da informação na sociedade em rede". Observatorio (OBS*) 9 2 (2015): 1-28. http://obs.obercom.pt/index.php/obs.
    Publicado • 10.15847/obsOBS922015801
  2. Moreno, J. C.. "Do analógico ao digital: como a digitalização afecta a produção, distribuição e consumo de informação, conhecimento e cultura na Sociedade em Rede". Observatorio (OBS*) 7 4 (2013): 113-129. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/index.
    Publicado • 10.15847/obsOBS742013695
  3. Moreno, J.. "A internet em McLuhan, Baudrillard e Habermas". Observatorio (OBS*) 7 3 (2013): 59-77. http://obs.obercom.pt/index.php/obs.
    Publicado • 10.15847/obsOBS732013697
Capítulo de livro
  1. Moreno, J.; Cardoso, G.. "Os desafios do jornalismo na sociedade em rede". In Jornalismo, indignação e esperança, editado por Gustavo Cardoso; Ana Pinto Martinho; Miguel Crespo, 3-70. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.. Modelos de Negócio e Comunicação Social: Legacy Media, Novos Media, “Telcos” e Start-Ups Jornalísticas. Lisboa, Portugal: Obercom. 2015.
    Publicado
Livro
  1. Cardoso, G.; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.; Moreno, J.; Pacheco, L.; Di Fátima, Branco; Quintanilha, Tiago Lima; Santos, A.C.; Alexandre, R.. Jornalismo, Indignação e Esperança. --, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Publicado
Relatório
  1. Moreno, J.; Pinto-Martinho, A.; Cardoso, G.; Narciso, I.; Palma, N.; Sepúlveda, R.; Crespo, M.. 2020. INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS EM PORTUGAL - WhatsApp, Facebook e Pesquisas. https://medialab.iscte-iul.pt/informacao-e-desinformacao-sobre-o-coronavirus-em-portugal/.
  2. Moreno, J.; Cardoso, G.; Narciso, I.; Palma, N.; Pinto-Martinho, A.; Crespo, M.; Sepúlveda, R.; Telo, D.. 2020. Informação e desinformação sobre o Coronavírus nas notícias e nas redes sociais em Portugal. https://medialab.iscte-iul.pt/o-tema-coronavirus-nos-media-e-nas-redes-sociais/.
  3. Moreno, J.. 2020. -- Sem Título --.
  4. Moreno, J.; Cardoso, G.; Narciso, I.; Palma, N.. 2020. Social Media disinformation in the pre-electoral period in Portugal.. https://medialab.iscte-iul.pt/social-media-disinformation-in-the-pre-electoral-period-in-portugal-no-prelo/.
  5. Narciso, I.; Moreno, J.; Palma, N.; Cardoso, G.. 2020. Disinformation beyond elections: The Portuguese case. https://democracy-reporting.org/dri_publications/disinformation-beyond-elections-the-portuguese-case/.
  6. Cardoso, G.; Moreno, J.; Narciso, I.; Palma, N.. 2019. Disinformation during Portugal’s 2019 Elections. https://democracy-reporting.org/dri_publications/report-disinformation-during-portugals-2019-elections/.

Outros

Outra produção
  1. Narciso, I.; Moreno, J.; Cardoso, G.. 2019. Desinformação e ameaças em linha: lições das eleições legislativas portuguesas. Desinformação e ameaças em linha: lições das eleições legislativas portuguesas.
  2. Narciso, I.; Moreno, J.; Palma, N.. 2019. Monitoring disinformation during the portuguese election campaign. DEVFEST Lisboa'19 VOST DAY. https://devfest.gdglisbon.xyz/.
  3. Narciso, I.; Moreno, J.; Cardoso, G.. 2019. Monitorização de desinformação no Facebook, WhatsApp e Youtube. Eleições em risco? Desinformação e ameaças online nas eleições parlamentares.
  4. Narciso, I.; Moreno, J.. 2019. Monitoring elections in Portugal. Social media in upcoming elections in Europe: how to monitor them.
  5. Foa, C.; Moreno, J.. 2019. Crowd asset, online digital platforms and the pressure on media makers. IAMCR.
  6. Foa, C.; Moreno, J.. 2019. Crowd asset, online digital platforms and the pressure on media makers. IAMCR. https://iamcr.org/s-wg/wg-media?page=2.
  7. Couraceiro, P.; Paisana, M.; Moreno, J.; Telo, D.; Pinto-Martinho, A.; Cardoso, G.. 2018. Barómetro de Notícias - Estado das Notícias 2018. Publicações OberCom.
  8. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.; et al. 2015. Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020).
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - 2020/07 Gestão de Redes Sociais e Audiências Gestão de Novos Media (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Gestão de Redes Sociais e Audiências Gestão de Novos Media (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal