???global.info.a_carregar???
Mestre em Comunicação Estratégica - Publicidade e Relações Públicas - e doutorando em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Especializado em Comunicação e Marketing. Investigador associado ao Grupo de Trabalho Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação, associado à SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação e ao LabCom - Comunicação e Artes, unidade de investigação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Jesus da Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, F. J.
  • Rocha, Fernando
  • Rocha, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
5216-06F5-60B1
ORCID iD
0000-0001-5794-0114
Google Scholar ID
hHb1vHwAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • fernando.rocha@ubi.pt (Profissional)
  • fernandorocha83@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 916486963 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Indústria, 138, R/C, 6200-114, Covilhã, Castelo Branco, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/18 - 2025/06/23
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""Não é só futebol. As ações de comunicação e a responsabilidade social dos clubes da I Liga de Portugal e da Série A do Brasil"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/01/01 - 2023/01/06
Concluído
Storytelling com Dados para Comunicação Profissional de Sucesso (Outros)
Escola Nacional de Administração Pública, Brasil
89.79
2020/12/11
Concluído
Análise Qualitativa de Dados com NVivo (Outros)
Universidade da Beira Interior, Portugal
18
2018/09/19 - 2020/07/17
Concluído
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""Narrativa Transmídia no Futebol. As estratégias de Comunicação dos clubes brasileiros de futebol com maior presença digital"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2020/06/04
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Grau via Reconhecimento de Diploma Estrangeiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2014/04/18 - 2015/11/16
Concluído
Comunicação e Marketing (Pós-Graduação)
Faculdade Senac Porto Alegre, Brasil
17
2006/06/05 - 2013/12/06
Concluído
Administração (Licenciatura)
Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
"O papel do Marketing Esportivo nas Organizações Esportivas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11/01 - 2018/08/12 Assessor de Comunicação e Marketing Câmara Municipal de Gravataí, Brasil
2003/06/05 - 2005/06/03 Assessor de Comunicação e Marketing Assembléia Legislativa do RS, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/09/01 Gestor de Marketing e Conteúdo Digital Curiosidades e Dicas, Portugal
2002/01/02 - 2022/08/02 Diretor de Comunicação, Marketing e Conteúdo Revista e Site Bola em Jogo, Brasil
2008/03/05 - 2009/04/02 Consultor de Comunicação e Marketing Cerâmica Atlético Clube, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fernando Jesús da Rocha; Ricardo Morais. "Cómo la Unión de Asociaciones Europeas de Fútbol (UEFA) juega el juego: comunicar la responsabilidad social en el fútbol". methaodos revista de ciencias sociales (2022): https://doi.org/10.17502/mrcs.v10i2.593.
    10.17502/mrcs.v10i2.593
  2. Rocha, Fernando Jesus da; Morais, Ricardo. "O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher". Interações: Sociedade e as novas modernidades 2 41 (2021): 68-93. http://dx.doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4.
    Publicado • 10.31211/interacoes.41.2021.a4
  3. Rocha, F. J.; Patatt, C.; Morais, Ricardo. "A Criação de Identidade de Marca a partir do uso de um Arquétipo de Comunicação: Estudo de Caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar". TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA 10 (2021): 1-28. https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4792.
    Publicado
  4. Neto, Lourival; Giacomelli, Fábio; Rocha, F. J.. "Soccer and its unfolding in times of crisis Covid-19: Critical review". INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE 8 (2021): 435-447. https://ijaers.com/detail/soccer-and-its-unfolding-in-times-of-crisis-covid-19-critical-review/.
    Publicado
  5. Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio; Grafolin, Tâmela; Rocha, F. J.. "Audience transformations and new audio experiences: An analysis of the trends and consumption habits of podcasts by Brazilian listeners". Participations - Journal of Audience and Reception Studies 18 1 (2021): 381-405. https://www.participations.org/Volume%2018/Issue%201/22.pdf..
    Publicado
  6. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "Jornalismo em tempos de COVID-19". Revista Geminis 11 (2020): 67-80. http://https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/503/380.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "O fact-checking no Brasil e em Portugal: uma análise dos sites Agência Lupa e Polígrafo no combate às fake news relacionadas com o Coronavírus". Revista Estudos de Jornalismo 11 (2020): 6-20. http://www.revistaej.sopcom.pt/ficheiros/20200801-ej11_2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Argolo, T.; Rocha, F. J.. "A Estratégia e a Vantagem Competitiva: Estudo de Caso Fintech Nubank". Gestin Revista Científica da Escola Superior de Gestão 18/19 (2019): 393-403. https://gestin.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/02/2019Gestin18-19art25.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Rocha, F. J.; Giacomelli, Fábio. "Comunicação Estratégica No Futebol Brasileiro: Estudo sobre os Campeões Nacionais de 2018 na Copa Libertadores 2019". Revista Geminis 10 (2019): 160-180. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/453.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Rocha, Fernando Jesus da. "Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes Brasileiros de Futebol com maior presença digital". In Instantes revelados: da fotografia ao esporte, editado por Ria Editorial, 361-393. Aveiro: Ria Editorial, 2021.
    Publicado
  2. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal". In Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, 34-62. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rocha, F. J.. "Narrativa Transmídia no Futebol: As estratégias de Comunicação dos clubes brasileiros de futebol com maior presença digital". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2020. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/10610.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/06 When human rights are out of the game: an analysis of the silencing of national teams during the 2022 World Cup ECREA 2023 Organizational and Strategic Communication Section
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/03/16 O uso do product placement nos canais de YouTube brasileiros direcionados para o público infantil: a cultura do consumo e os desafios éticos International Conference Media Ethics 2023
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2022/11/23 As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal 3ªs Jornadas Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/07/11 How the Union of European Football Associations (UEFA) plays the game: communicate football's social responsibility IAMCR 2022
Universidade de Tsinghua (Beijing, China)
2022/04/12 A Criação de Identidade de Marca a partir do uso de um Arquétipo de Comunicação: Estudo de Caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar XII Congresso da Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes de Futebol com maior presença digital MEISTUDIES - 4º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - Reflexões sobre o ecossistema midiático pós pandemia
(Brasil)
2019/12/04 O Rádio Expandido: o alcance de dois podcasts de nicho XI Congresso Sopcom | Comunicação, Turismo e Cultura
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2019/07/04 Marketing Digital e Implicações Sociais: Estudo de Caso do Burger King Brasil Congresso Internacional Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/16 - 2021/09/17 Membro da Comissão Organizadora (2021/09/16 - 2021/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom, Portugal
2019/06/04 - 2019/06/04 Comunicar o Empreendedorismo | Apresentador da Talk (2019/06/04)
Encontro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/05/23 - 2019/05/24 Televisão e Novos Meios (2019/05/23 - 2019/05/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/19 - 2018/11/20 Jornalismo e Dispositivos Móveis - JDM (2018/11/19 - 2018/11/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/10 - 2023/05/10 Workshop sobre Storytelling aplicado ao universo das marcas (1h30)
Encontro
Jornadas sobre Relações Públicas
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/06/01 - 2023/06/03 Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste Niterói/RJ

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/02/15 - 2023/03/15 Methaodos Revista de Ciencias Sociales (2340-8413) Universidad Rey Juan Carlos de Madrid
2019/12/06 - 2020/06/09 Revista Geminis (2179-1465) Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH da UFSCar

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/04/14 - 2023/05/12 Curso Storytelling Digital (54 horas), abordando temas essenciais para a construção de uma comunicação efetiva e impactante para as marcas, incluindo Storytelling, Branding, Arquétipos de Comunicação, Marketing de Conteúdo e a Cultura da Convergência. (Curso médio) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/04/18 - 2023/04/18 Aula teórico-prática sobre Story Brand e Marketing de Conteúdo, Disciplina de Marketing Digital, Licenciatura em Ciências da Comunicação (03 horas). Professora Regente Rosália Rodrigues. Ciências da Comunicação (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2023/03/24 - 2023/03/24 Aula teórico-prática sobre Arquétipos de Comunicação aplicados à política, Disciplina Sistemas Políticos e Media (03 horas). Professora Regente Gisela Gonçalves (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/02/22 - 2023/02/22 Aula teórico-prática sobre Comunicação de Responsabilidade Social, Mestrado em Ciências da Comunicação (03 horas). Regente: Professor Ricardo Morais Ciências da Comunicação (Mestrado) Universidade do Porto, Portugal
2022/09/20 - 2023/01/24 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e em grupo e apoio na avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Regente: Professora Doutora Gisela Gonçalves Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/10/04 - 2022/10/04 Monitor na aula teórica e prática sobre Responsabilidade Social Corporativa (45 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (03 horas). Regente: Professora Doutora Gisela Gonçalves Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/04/09 - 2022/04/09 Aula teórica e prática sobre Storytelling - Aula inaugural dos Cursos de Negócios (03 horas). (Bachelor) Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
2021/10/02 - 2022/02/08 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e em grupo e apoio na avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Regente: Professora Doutora Gisela Gonçalves Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/10/06 - 2021/10/06 Monitor na aula teórica e prática sobre Arquétipos de Comunicação (15 alunos), Mestrado em Comunicação Estratégica (04 horas). Regente: Professora Doutora Gisela Gonçalves Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/07/17 Nando Rocha cumpre missão após deixar Gravataí e vira Mestre em Portugal Giro de Gravataí

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/09/23 - Atual Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom Produção de Conteúdo Digital
Distinções

Prémio

2005 Prêmio Promotor da Paz - Segmento Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil
2003 Prêmio Destaque da Aldeia no Segmento Desportivo
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil