???global.info.a_carregar???
Mestre em Comunicação Estratégica - Publicidade e Relações Públicas - e doutorando em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Especializado em Comunicação e Marketing. Investigador associado ao Grupo de Trabalho Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação, associado à SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação e ao LabCom - Comunicação e Artes, unidade de investigação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Jesus da Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, F. J.
  • Rocha, Fernando
  • Rocha, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
5216-06F5-60B1
ORCID iD
0000-0001-5794-0114
Google Scholar ID
hHb1vHwAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • fernando.rocha@ubi.pt (Profissional)
  • fernandorocha83@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 916486963 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Indústria, 138, R/C, 6200-114, Covilhã, Castelo Branco, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/18 - 2025/06/23
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""Não é só futebol. As ações de comunicação e a responsabilidade social dos clubes da I Liga de Portugal e da Série A do Brasil"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/01/01 - 2023/01/06
Concluído
Storytelling com Dados para Comunicação Profissional de Sucesso (Outros)
Escola Nacional de Administração Pública, Brasil
89.79
2020/12/11
Concluído
Análise Qualitativa de Dados com NVivo (Outros)
Universidade da Beira Interior, Portugal
18
2018/09/19 - 2020/07/17
Concluído
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""Narrativa Transmídia no Futebol. As estratégias de Comunicação dos clubes brasileiros de futebol com maior presença digital"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2020/06/04
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Grau via Reconhecimento de Diploma Estrangeiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2014/04/18 - 2015/11/16
Concluído
Comunicação e Marketing (Pós-Graduação)
Faculdade Senac Porto Alegre, Brasil
17
2006/06/05 - 2013/12/06
Concluído
Administração (Licenciatura)
Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
"O papel do Marketing Esportivo nas Organizações Esportivas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11/01 - 2018/08/12 Assessor de Comunicação Câmara Municipal de Gravataí, Brasil
2003/06/05 - 2005/06/03 Assessor de Comunicação Assembléia Legislativa do RS, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/09/01 Gestor de Conteúdo Digital Curiosidades e Dicas, Portugal
2002/01/02 - 2022/08/02 Editor-Chefe Revista e Site Bola em Jogo, Brasil
2008/03/05 - 2009/04/02 Consultor de Comunicação e Marketing Cerâmica Atlético Clube, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fernando Jesús da Rocha; Ricardo Morais. "Cómo la Unión de Asociaciones Europeas de Fútbol (UEFA) juega el juego: comunicar la responsabilidad social en el fútbol". methaodos revista de ciencias sociales (2022): https://doi.org/10.17502/mrcs.v10i2.593.
    10.17502/mrcs.v10i2.593
  2. Rocha, Fernando Jesus da; Morais, Ricardo. "O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher". Interações: Sociedade e as novas modernidades 2 41 (2021): 68-93. http://dx.doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4.
    Publicado • 10.31211/interacoes.41.2021.a4
  3. Rocha, F. J.; Patatt, C.; Morais, Ricardo. "A Criação de Identidade de Marca a partir do uso de um Arquétipo de Comunicação: Estudo de Caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar". TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA 10 (2021): 1-28. https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4792.
    Publicado
  4. Neto, Lourival; Giacomelli, Fábio; Rocha, F. J.. "Soccer and its unfolding in times of crisis Covid-19: Critical review". INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE 8 (2021): 435-447. https://ijaers.com/detail/soccer-and-its-unfolding-in-times-of-crisis-covid-19-critical-review/.
    Publicado
  5. Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio; Grafolin, Tâmela; Rocha, F. J.. "Audience transformations and new audio experiences: An analysis of the trends and consumption habits of podcasts by Brazilian listeners". Participations - Journal of Audience and Reception Studies 18 1 (2021): 381-405. https://www.participations.org/Volume%2018/Issue%201/22.pdf..
    Publicado
  6. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "Jornalismo em tempos de COVID-19". Revista Geminis 11 (2020): 67-80. http://https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/503/380.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "O fact-checking no Brasil e em Portugal: uma análise dos sites Agência Lupa e Polígrafo no combate às fake news relacionadas com o Coronavírus". Revista Estudos de Jornalismo 11 (2020): 6-20. http://www.revistaej.sopcom.pt/ficheiros/20200801-ej11_2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Argolo, T.; Rocha, F. J.. "A Estratégia e a Vantagem Competitiva: Estudo de Caso Fintech Nubank". Gestin Revista Científica da Escola Superior de Gestão 18/19 (2019): 393-403. https://gestin.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/02/2019Gestin18-19art25.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Rocha, F. J.; Giacomelli, Fábio. "Comunicação Estratégica No Futebol Brasileiro: Estudo sobre os Campeões Nacionais de 2018 na Copa Libertadores 2019". Revista Geminis 10 (2019): 160-180. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/453.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Rocha, Fernando Jesus da. "Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes Brasileiros de Futebol com maior presença digital". In Instantes revelados: da fotografia ao esporte, editado por Ria Editorial, 361-393. Aveiro: Ria Editorial, 2021.
    Publicado
  2. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal". In Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, 34-62. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rocha, F. J.. "Narrativa Transmídia no Futebol: As estratégias de Comunicação dos clubes brasileiros de futebol com maior presença digital". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2020. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/10610.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/16 O uso do product placement nos canais de YouTube brasileiros direcionados para o público infantil: a cultura do consumo e os desafios éticos International Conference Media Ethics 2023
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2022/11/23 As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal 3ªs Jornadas Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/07/11 How the Union of European Football Associations (UEFA) plays the game: communicate football's social responsibility IAMCR 2022
Universidade de Tsinghua (Beijing, China)
2022/04/12 A Criação de Identidade de Marca a partir do uso de um Arquétipo de Comunicação: Estudo de Caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar XII Congresso da Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes de Futebol com maior presença digital MEISTUDIES - 4º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies - Reflexões sobre o ecossistema midiático pós pandemia
(Brasil)
2019/12/04 O Rádio Expandido: o alcance de dois podcasts de nicho XI Congresso Sopcom | Comunicação, Turismo e Cultura
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2019/07/04 Marketing Digital e Implicações Sociais: Estudo de Caso do Burger King Brasil Congresso Internacional Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/16 - 2021/09/17 Membro da Comissão Organizadora (2021/09/16 - 2021/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom, Portugal
2019/06/04 - 2019/06/04 Comunicar o Empreendedorismo | Apresentador da Talk (2019/06/04)
Encontro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/05/23 - 2019/05/24 Televisão e Novos Meios (2019/05/23 - 2019/05/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/19 - 2018/11/20 Jornalismo e Dispositivos Móveis - JDM (2018/11/19 - 2018/11/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/02/15 - 2023/03/15 Methaodos Revista de Ciencias Sociales (2340-8413) Universidad Rey Juan Carlos de Madrid
2019/12/06 - 2020/06/09 Revista Geminis (2179-1465) Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH da UFSCar

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/20 - 2023/01/24 Publicidade e Relações Públicas Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/10/02 - 2022/02/08 Publicidade e Relações Públicas Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/10/06 - 2021/10/06 Aula com o tema "Arquétipos de Comunicação" Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/07/17 Nando Rocha cumpre missão após deixar Gravataí e vira Mestre em Portugal Giro de Gravataí

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/09/23 - Atual Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom Produção de Conteúdo Digital
Distinções

Prémio

2005 Prêmio Promotor da Paz - Segmento Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil
2003 Prêmio Destaque da Aldeia no Segmento Desportivo
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil