???global.info.a_carregar???
Professor Auxiliar Convidado na Universidade da Beira Interior (UBI). Mestre em Comunicação Estratégica – Publicidade e Relações Públicas e doutorando em Ciências da Comunicação pela UBI. É especializado em Comunicação e Marketing pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS) e licenciado em Administração pela Faculdade Inedi (CESUCA), Brasil, com reconhecimento do grau de Licenciatura em Gestão pela UBI. Atua como investigador associado ao LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação em Ciências da Comunicação da UBI; ao Grupo de Pesquisa em Jornalismo Esportivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); e integra os Grupos de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional e de Jovens Investigadores da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. É também membro do LACED – Laboratório de Comunicação e Estudos do Desporto, onde desenvolve projetos nas áreas de comunicação estratégica, responsabilidade social, desporto e culturas organizacionais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Jesus da Rocha

Nomes de citação

  • Rocha, F. J.
  • Rocha, Fernando
  • Rocha, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
5216-06F5-60B1
ORCID iD
0000-0001-5794-0114
Google Scholar ID
hHb1vHwAAAAJ
LattesiD
6107410019679274
Researcher Id
HNR-0913-2023
Scopus Author Id
59725658500

Endereços de correio eletrónico

  • fernando.rocha@ubi.pt (Profissional)
  • fernandorocha83@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 916486963 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Indústria, 138, R/C, 6200-114, Covilhã, Castelo Branco, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/09/18 - 2025/06/23
Em curso
Communication Sciences (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""It's not just soccer. The communication actions and social responsibility of clubs in Portugal's I Liga and Brazil's Serie A"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2025/04/17 - 2025/04/30
Concluído
Curso de Extensão Escrita Criativa - Técnicas e Práticas (Outros)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2023/01/01 - 2023/01/06
Concluído
Storytelling with Data for Successful Professional Communication (Outros)
Escola Nacional de Administração Pública, Brasil
89.79
2020/12/11
Concluído
Qualitative Data Analysis with NVivo (Outros)
Universidade da Beira Interior, Portugal
18
2018/09/19 - 2020/07/17
Concluído
Strategic Communication: Advertising and Public Relations (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
""Transmedia Narrative in Football. The Communication Strategies of the Brazilian Football Clubs with the Largest Digital Presence"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2020/06/04
Concluído
Management Degree Recognition (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Degree via Foreign Diploma Recognition" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2014/04/18 - 2015/11/16
Concluído
Communication and Marketing (Pós-Graduação)
Faculdade Senac Porto Alegre, Brasil
17
2006/06/05 - 2013/12/06
Concluído
Administration (Licenciatura)
Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
"The role of Sports Marketing in Sports Organizations " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/11/01 - 2018/08/12 Communications and Marketing Advisor Câmara Municipal de Gravataí, Brasil
2003/06/05 - 2005/06/03 Communications and Marketing Advisor Assembléia Legislativa do RS, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/09/01 Marketing and Digital Content Manager Curiosidades e Dicas, Portugal
2002/01/02 - 2022/08/02 Communications, Marketing and Content Director Revista e Site Bola em Jogo, Brasil
2008/03/05 - 2009/04/02 Communications and Marketing Consultant Cerâmica Atlético Clube, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2025/09/30 Não é só Futebol. As ações de Comunicação e a Responsabilidade dos clubes de futebol da I Liga de Portugal e da Série A do Brasil [It's not just soccer. The communication actions and social responsibility of clubs in Portugal's I Liga and Brazil's Serie A.]
2022.13135.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fernando Jesus da Rocha; Ricardo Morais. "Quebrando o silêncio: a invisibilidade e as ações de combate ao racismo no futebol espanhol [Breaking the silence: invisibility and actions to combat racism in Spanish football]". Observatorio (OBS*) 19 1 (2025): 223-240. https://doi.org/10.15847/obsOBS19120252539.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsOBS19120252539
  2. Rocha, F. J.; Morais, Ricardo. "Quando “os golos dispensam balizas”: uma análise às estratégias de comunicação de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal [When “goals don't need goalposts”: an analysis of the social responsibility communication strategies of the Fundação do Futebol/Liga Portugal]". Estudos em Comunicação 1 39 (2024): 74-93. https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1532.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Rocha, Fernando Jesus da; Morais, Ricardo; Rodrigues, Rosália. "Para criança ver: O uso do product placement no canais de YouTube brasileiros [For kids to see: The use of Product Placement on Brazilian YouTube channels]". Lumina 18 2 (2024): 136-156. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43357.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34019/1981-4070.2024.v18.43357
  4. Rocha, F.; Morais, R.. "When “goals don’t need goalposts”: an analysis of the Fundação do Futebol/Liga Portugal’s social responsibility communication strategies,Quando “os golos dispensam balizas”: uma análise às estratégias de comunicação de responsabilidade social da Fundação do Futebol/Liga Portugal". Estudos em Comunicacao 1 39 (2024): 74-93. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-105002142391&partnerID=MN8TOARS.
    10.25768/1646-4974n39v1a05
  5. Rocha, F. J.; Morais, Ricardo. "Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: Uma análise ao silenciamento das seleções durante o Mundial de Futebol de 2022 [When human rights are off the table: An analysis of the silencing of the national teams during the 2022 World Cup]". Revista Internacional de Relaciones Públicas 13 26 (2023): 121-140. https://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/issue/view/27.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Fernando Jesus da Rocha; Ricardo Morais. "Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: Uma análise ao silenciamento das seleções durante o Mundial de Futebol de 2022". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2023): https://doi.org/10.5783/revrrpp.v13i26.821.
    10.5783/revrrpp.v13i26.821
  7. Rocha, F. J.; Ricardo Morais. "How the Union of European Football Associations (UEFA) plays the game: communicating social responsibility in soccer [Como a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) joga o jogo: comunicando responsabilidade social no futebol]". methaodos revista de ciencias sociales (2022): https://doi.org/10.17502/mrcs.v10i2.593.
    Acesso aberto • 10.17502/mrcs.v10i2.593
  8. Rocha, Fernando Jesus da; Morais, Ricardo. "O papel do futebol no combate às desigualdades e na afirmação do papel da mulher: uma análise das estratégias de comunicação dos clubes de Portugal e Brasil no Dia Internacional da Mulher [The role of soccer in combating inequalities and affirming the role of women: an analysis of the communication strategies of clubs in Portugal and Brazil on International Women's Day]". Interações: Sociedade e as novas modernidades 2 41 (2021): 68-93. http://dx.doi.org/10.31211/interacoes.41.2021.a4.
    Publicado • 10.31211/interacoes.41.2021.a4
  9. Rocha, F. J.; Patatt, C.; Morais, Ricardo. "A Criação de Identidade de Marca a partir do uso de um Arquétipo de Comunicação: Estudo de Caso com os jogadores Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar [The Creation of Brand Identity through the Use of a Communication Archetype: A Case Study with footballers Cristiano Ronaldo, Messi and Neymar]". TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA 10 (2021): 1-28. https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4792.
    Publicado
  10. Neto, Lourival; Giacomelli, Fábio; Rocha, F. J.. "Soccer and its unfolding in times of crisis Covid-19: Critical review". INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE 8 (2021): 435-447. https://ijaers.com/detail/soccer-and-its-unfolding-in-times-of-crisis-covid-19-critical-review/.
    Publicado
  11. Morais, Ricardo; Giacomelli, Fábio; Grafolin, Tâmela; Rocha, F. J.. "Audience transformations and new audio experiences: An analysis of the trends and consumption habits of podcasts by Brazilian listeners". Participations - Journal of Audience and Reception Studies 18 1 (2021): 381-405. https://www.participations.org/Volume%2018/Issue%201/22.pdf..
    Publicado
  12. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "Jornalismo em tempos de COVID-19: fact-checking no Brasil e em Portugal durante os primeiros 90 dias da pandemia [Journalism in times of COVID-19: fact-checking in Brazil and Portugal during the first 90 days of the pandemic]". Geminis 11 2 (2020): 67-80. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/503/380.
    Publicado
  13. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "O fact-checking no Brasil e em Portugal: uma análise dos sites Agência Lupa e Polígrafo no combate às fake news relacionadas com o Coronavírus [Fact-checking in Brazil and Portugal: an analysis of the websites Agência Lupa and Polígrafo in the fight against fake news related to the Coronavirus]". Revista Estudos de Jornalismo 11 (2020): 6-20. http://www.revistaej.sopcom.pt/ficheiros/20200801-ej11_2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Argolo, T.; Rocha, F. J.. "A Estratégia e a Vantagem Competitiva: Estudo de Caso Fintech Nubank [Strategy and Competitive Advantage: Fintech Nubank Case Study]". Gestin Revista Científica da Escola Superior de Gestão 18/19 (2019): 393-403. https://gestin.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/02/2019Gestin18-19art25.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Rocha, F. J.; Giacomelli, Fábio. "Comunicação Estratégica No Futebol Brasileiro: Estudo sobre os Campeões Nacionais de 2018 na Copa Libertadores 2019 [Strategic Communication in Brazilian Football: Study on the 2018 National Champions in the 2019 Copa Libertadores]". Revista Geminis 10 (2019): 160-180. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/453.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Patatt, C.; Rocha, Fernando. "Comunicação e esporte: um relato sobre o trabalho de pesquisa em Brasil e Portugal". In Para além das fronteiras geográficas: relatos de experiência sobre práticas e processos de pesquisa no Brasil e no exterior, editado por Renata Patrícia Corrêa Coutinho; Muriel Pinto, 129-152. Brasil: Unipampa, 2025.
    Publicado
  2. Patatt, Caroline; Rocha, F. J.; Marcela Guimarães e Silva. "Transmídia? Uma análise do anúncio da Pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) [Transmedia? An analysis of the announcement of the Covid-19 Pandemic by the World Health Organization (WHO)]". In Tecnologias, plataformas e meios digitais: contextos, desafios e práticas [Technologies, platforms and digital media: contexts, challenges and practices], editado por Rejane Pozobom; Viviane Borelli, 55-71. Santa Maria, Brasil: FACOS-UFSM, 2023.
    Publicado
  3. Rocha, Fernando Jesus da. "Narrativa transmídia no futebol: As Estratégias de Comunicação dos clubes de futebol Brasileiros com maior presença digital [Transmedia Narrative in Football: The Communication Strategies of the Brazilian Football Clubs with the Largest Digital Presence]". In Instantes revelados: da fotografia ao esporte, editado por Ria Editorial, 361-393. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2021.
    Publicado
  4. Patatt, C.; Rocha, F. J.. "As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal [Fake News and the Coronavirus: An Analysis of the Most Accessed Portals in Brazil and Portugal]". In Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, 34-62. Aveiro, Portugal: Ria Editorial, 2020.
    Publicado
  5. Patatt, Caroline; Rocha, F. J.. Autor correspondente: Rocha, F. J.. "As Fake News e o Coronavírus: uma Análise dos Portais mais Acessados de Brasil e Portugal". In Jornalismo em tempos de pandemia do novo Coronavírus, 34-62. Portugal: Ria Editorial, 2020.
Livro
  1. Rocha, F. J.; Luis Fernando Aquino. O Campeão da Vida: perdoar para viver [The Champion of Life: Forgiving to Live]. Porto Alegre, Brasil: Melhorpubli. 2024.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Rocha, F. J.; Morais, Ricardo. "When human rights are out of the game: an analysis of the silencing of national teams during the 2022 World Cup [Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: Uma análise ao silenciamento das seleções durante o Mundial de Futebol de 2022]". Trabalho apresentado em ECREA Organisational and Strategic Communication, Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rocha, F. J.. "Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes Brasileiros de Futebol com maior presença digital [Transmedia Narrative in Football: The Communication Strategies of the Brazilian Football Clubs with the Largest Digital Presence]". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2020. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/10610.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/06/27 Mapeando a responsabilidade social no futebol ibérico: as fundações sociais e o alinhamento com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável V Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC - (Re)pensar a comunicação alternativa no mundo contemporâneo
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2024/05/22 Quebrando o Silêncio: A Invisibilidade e as ações de combate ao racismo no futebol espanhol [Breaking the Silence: Invisibility and actions to combat racism in Spanish soccer] Intercom Norte 2024
Intercom (Brasil)
2024/01/25 A transmédia no anúncio da pandemia de covid-19: uma análise das redes sociais digitais, do website e da aplicação da Organização Mundial de Saúde [Transmedia in the announcement of the covid19 pandemic: an analysis of digital social networks, website and the World Health Organization app] XIII Congresso Sopcom [XIII Sopcom Congress]
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM [Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM] (Braga, Portugal)
2024/01/24 Quando "os golos dispensam balizas": uma análise das estratégias de responsabilidade social da Fundação do Futebol - Liga Portugal [When "goals don't need goalposts": an analysis of the social responsibility strategies of the Football Foundation - Liga Portugal] XIII Congresso Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM [Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM] (Braga, Portugal)
2023/07/06 When human rights are out of the game: an analysis of the silencing of national teams during the 2022 World Cup [Quando os direitos humanos ficam fora de jogo: uma análise ao silenciamento das equipas nacionais durante o Campeonato do Mundo de 2022] ECREA 2023 Organizational and Strategic Communication Section [Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica ECREA 2023]
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/03/16 O uso de product placement em canais brasileiros do YouTube voltados para crianças: cultura de consumo e desafios éticos [The use of product placement on Brazilian YouTube channels aimed at children: consumer culture and ethical challenges ] International Conference Media Ethics 2023
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2022/11/23 Fake News e o Coronavírus: Uma análise dos portais mais acessados no Brasil e em Portugal [Fake News and the Coronavirus: An Analysis of the Most Accessed Portals in Brazil and Portugal] 3ª Conferência Patologias e disfunções da democracia num contexto mediático [3rd Conference Pathologies and dysfunctions of democracy in a media context]
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/07/11 How the Union of European Football Associations (UEFA) plays the game: communicate football's social responsibility [Como a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) joga o jogo: comunicar a responsabilidade social do futebol] IAMCR 2022
Universidade de Tsinghua (Beijing, China)
2022/04/12 A Criação de Identidade de Marca através da Utilização de um Arquétipo de Comunicação: Um estudo de caso com os futebolistas Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar [The Creation of Brand Identity through the Use of a Communication Archetype: A Case Study with footballers Cristiano Ronaldo, Messi and Neymar] XII Congresso da Sopcom [XII Sopcom Congress]
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM [Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM] (Lisboa, Portugal)
2021/10/22 Narrativa Transmídia no Futebol: As Estratégias de Comunicação dos Clubes de Futebol com Maior Presença Digital [Transmedia Narrative in Football: The Communication Strategies of Football Clubs with a Greater Digital Presence] MEISTUDIES - 4º Congresso Internacional de Ecologia dos Media e Estudos da Imagem - Reflexões sobre o ecossistema mediático pós-pandémico [MEISTUDIES - 4th International Congress on Media Ecology and Image Studies - Reflections on the post-pandemic media ecosystem]
(Brasil)
2019/12/04 Rádio expandido: o alcance de dois podcasts de nicho [Expanded Radio: the reach of two niche podcasts] XI Congresso Sopcom | Comunicação, Turismo e Cultura [XI Sopcom Congress | Communication, Tourism and Culture]
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2019/07/04 Marketing Digital e Implicações Sociais: Estudo de Caso Burger King Brasil [Digital Marketing and Social Implications: Burger King Brazil Case Study] Congresso Internacional Repensar a Imprensa no Ecossistema Digital [International Congress Rethinking the Press in the Digital Ecosystem]
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/03/04 - 2025/07/12 Membro da Comissão Organizadora do 7º Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom [Member of the Organizing Committee of the Sopcom Young Researchers Meeting] (2025/07/09 - 2025/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom, Portugal
2023/11/23 - 2023/11/23 Comissão Organizadora da 6ª JDMIA - Jornalismo, Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial [Organizing Committee of the 6th JDMIA - Journalism, Mobile Devices and Artificial Intelligence] (2023/11/23 - 2023/11/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/09/16 - 2021/09/17 Membro da Comissão Organizadora do Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom [Member of the Organizing Committee of the Sopcom Young Researchers Meeting] (2021/09/16 - 2021/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom, Portugal
2019/06/04 - 2019/06/04 Comunicar o empreendedorismo | Apresentador [Communicating Entrepreneurship | Talk Presenter] (2019/06/04)
Encontro (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/05/23 - 2019/05/24 Televisão e Novos Mídias [Television and New Media ] (2019/05/23 - 2019/05/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/19 - 2018/11/20 Jornalismo e dispositivos móveis - JDM [Journalism and Mobile Devices - JDM] (2018/11/19 - 2018/11/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/03/27 - Atual Aula aberta sobre conceitos de marca, marketing de conteúdo e storytelling [Open class on brand concepts, content marketing and storytelling]
Outro
Aula aberta sobre conceitos de marca, marketing de conteúdo e storytelling
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2025/03/25 - Atual Palestrante nas Jornadas da Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre com o Workshop “Storytelling e Estruturas Narrativas" [Speaker at the Communication Days of the Polytechnic Institute of Portalegre with the Workshop ‘Storytelling and Narrative Structures’]
Congresso
Jornadas da Comunicação 2025
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2025/05/06 - 2025/05/06 Palestrante nas Jornadas da Comunicação da UBI, com o tema "A invisibilidade das organizações na comunicação de responsabilidade social" [Speaker at the UBI Communication Conference, with the theme "The invisibility of organizations in social responsibility communication"]
Congresso
VI Jornadas da Comunicação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2025/01/15 - 2025/01/15 Aula teórica “Responsabilidade Social Corporativa: Estratégias e Abordagens Aplicadas aos Clubes de Futebol" [Lecture ‘Corporate Social Responsibility: Strategies and Approaches Applied to Football Clubs’]
Encontro
Aula teórica “Responsabilidade Social Corporativa: Estratégias e Abordagens Aplicadas aos Clubes de Futebol"
Universidade Europeia, Portugal
2024/05/23 - 2024/05/23 Palestra: O Storytelling e as organizações públicas [Talk: Storytelling and public organizations]
Encontro
Ilhas Comunicativas | Um projeto académico dedicado à comunicação digital nas organizações públicas em Cabo Verde
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2024/01/08 - 2024/01/08 Orador no evento "Vamos FALAR? Em que português?", organizado pela Presidência da Faculdade de Letras da Universidade da Beira Interior. [Speaker at the event "Vamos FALar? In what Portuguese?", organized by the Presidency of the Faculty of Arts and Letters, University of Beira Interior.]
Encontro
"Vamos FALAR? Em que português?" ["Vamos FALar? In what Portuguese?"]
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
2023/05/10 - 2023/05/10 Palestra sobre Storytelling aplicado ao universo das marcas (1h30), no Open Day de Relações Públicas [Lecture on Storytelling applied to the universe of brands (1h30), at the Public Relations Open Day]
Encontro
Public Relations Days
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/06/01 - 2023/06/03 Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste [Intercom - Brazilian Society for Interdisciplinary Communication Studies 26th Congress of Communication Sciences in the Southeast Region] Niterói/RJ

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/05/14 - Atual Aula teórica sobre Storytelling. 1h30 horas. Professor regente: Ricardo Morais [ Theoretical class on Storytelling. 1h30 hours. Professor: Ricardo Morais ] Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2025/05/14 - Atual Aula teórica sobre Responsabilidade Social Corporativa e as invisibilidades das organizações. 3 horas. Professor regente: Ricardo Morais [ Theoretical class on Corporate Social Responsibility and the invisibility of organizations. 3 hours. Professor: Ricardo Morais ] Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade do Porto, Portugal
2024/09/19 - 2025/01/20 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e de grupo e apoio à avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Teaching support in theoretical and practical classes, individual and group work guidance and assessment support in UC 11715 - Advertising and Public Relations (65 students), Degree in Communication Sciences (30 hours). Teacher: Professor Gisela Gonçalves] Communication Sciences (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/11/06 - 2024/11/06 Aula teórica sobre a comunicação de Responsabilidade Social Corporativa. 03 horas. Professora regente: Gisela Gonçalves [Theoretical class on Corporate Social Responsibility communication] Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/05/21 - 2024/05/21 Aula teórica sobre a Responsabilidade Social Corporativa aplicada à Assessoria de Comunicação. 03 horas. Professor regente: Gisela Gonçalves [Theoretical class on Corporate Social Responsibility applied to the Communication Department. 03 hours] Mestrado em Comunicação Estratégica (Outros) Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/04/12 - 2024/04/12 Aula teórica sobre Conceitos e Aplicações da Responsabilidade Social Corporativa. 02 horas. Professor regente: Ricardo Morais [Theoretical class on Concepts and Applications of Corporate Social Responsibility. 02 hours] Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/14 - 2023/05/12 Curso de Digital Storytelling (54 horas), que aborda temas essenciais para a construção de uma comunicação eficaz e impactante para as marcas, incluindo Storytelling, Branding, Arquétipos de Comunicação, Marketing de Conteúdos e Cultura de Convergência. [Digital Storytelling Course (54 hours), covering essential topics for building effective and impactful communication for brands, including Storytelling, Branding, Communication Archetypes, Content Marketing and Convergence Culture.] (Outros) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/04/18 - 2023/04/18 Aula teórico-prática de Story Brand e Marketing de Conteúdos, curso de Marketing Digital, Licenciatura em Ciências da Comunicação (03 horas). Professora Rosália Rodrigues. [Theoretical-practical class on Story Brand and Content Marketing, Digital Marketing course, Degree in Communication Sciences (03 hours). Teacher Rosália Rodrigues.] Communication Sciences (Licenciatura) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2023/03/24 - 2023/03/24 Aula teórico-prática sobre Arquétipos da Comunicação aplicados à política, disciplina Sistemas Políticos e os Media (03 horas). Professora Gisela Gonçalves [Theoretical-practical class on Communication Archetypes applied to politics, subject Political Systems and the Media (03 hours). Teacher Gisela Gonçalves] (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/02/22 - 2023/02/22 Aula teórico-prática de Comunicação de Responsabilidade Social, Mestrado em Ciências da Comunicação (03 horas). Docente: Professor Ricardo Morais [Theoretical-practical class on Social Responsibility Communication, Master's Degree in Communication Sciences (03 hours). Lecturer: Professor Ricardo Morais] Communication Sciences (Mestrado) Universidade do Porto, Portugal
2022/09/20 - 2023/01/24 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e de grupo e apoio à avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Teaching support in theoretical and practical classes, individual and group work guidance and assessment support in UC 11715 - Advertising and Public Relations (65 students), Degree in Communication Sciences (30 hours). Teacher: Professor Gisela Gonçalves] Communication Sciences (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/04/09 - 2022/04/09 Aula teórico-prática de Storytelling - Aula inaugural dos Cursos Empresariais (03 horas). [Theoretical and practical class on Storytelling - Inaugural class of the Business Courses (03 hours)] (Bachelor) Cesuca - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha LTDA, Brasil
2021/10/02 - 2022/02/08 Apoio docente nas aulas teóricas e práticas, orientação de trabalhos individuais e de grupo e apoio à avaliação na UC 11715 - Publicidade e Relações Públicas (65 alunos), Licenciatura em Ciências da Comunicação (30 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Teaching support in theoretical and practical classes, individual and group work guidance and assessment support in UC 11715 - Advertising and Public Relations (65 students), Degree in Communication Sciences (30 hours). Teacher: Professor Gisela Gonçalves] Communication Sciences (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/10/06 - 2021/10/06 Monitor na aula teórico-prática sobre Arquétipos da Comunicação, do Mestrado em Comunicação Estratégica (04 horas). Docente: Professora Gisela Gonçalves [Monitor in the theoretical and practical class on Communication Archetypes, Master's Degree in Strategic Communication (04 hours). Lecturer: Professor Gisela Gonçalves] Strategic Communication: Advertising and Public Relations (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2025/07/03 Entrevista acerca das pressões sobre a FIFA para manter uma posição firme contra políticas discriminatórias no Mundial de Clubes 2025 e em eventos futuros nos EUA (Copa 2026 e Jogos 2028). Jornalismo PortoNet
2020/07/17 Nando Rocha cumpre missão após deixar Gravataí e se torna Mestre em Portugal [Nando Rocha fulfills mission after leaving Gravataí and becomes Master in Portugal] Giro de Gravataí

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2025/03/06 - Atual Agora é a Sério [Podcast] O Percurso de quem vive para comunicar e ensinar

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/08/04 - Atual Grupo de Pesquisa em Jornalismo Esportivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará [Sports Journalism Research Group at the Federal University of South and Southeast Pará] Investigador
2024/05/05 - Atual Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação [Organizational and Institutional Communication Working Group of SOPCOM - Portuguese Association of Communication Sciences] Investigador
2020/09/23 - Atual Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sopcom [Sopcom Young Researchers Working Group] Produção de conteúdos digitais [Digital Content Production]

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025/01/26 - 2025/02/18 Estudos em Comunicação (1646-4974) LabCom - Comunicação e Artes
2024/10/03 - 2024/11/10 Revista Internacional de Relaciones Públicas (2174-3681) Instituto de Investigación en Relaciones Públicas
2024/04/04 - 2024/05/02 Revista Internacional de Relaciones Publicas (2174-3681) Instituto de Investigación en Relaciones Públicas
2023/02/15 - 2023/03/15 Methaodos Revista de Ciencias Sociales (2340-8413) Universidad Rey Juan Carlos de Madrid
2019/12/06 - 2020/06/09 Revista Geminis (2179-1465) Study Group on Interactive Media in Image and Sound, from the Center for Education and Human Sciences - CECH at UFSCar
Distinções

Prémio

2024 Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social [Intercom Communication Award for Social Transformation]
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Brasil
2005 Prémio Promotor da Paz - Segmento de imprensa [Peace Promoter Award - Press Segment]
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil
2003 Prêmio "Destaque da Aldeia" no segmento esportivo [Award "Destaque da Aldeia" in the Sports Segment]
Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, Brasil