???global.info.a_carregar???
Carmen Cavaco is an Associate Professor at the Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, with experience in the development of both graduate and undergraduate courses. She is a member of the Education Research and Development Unit (UIDEF), in education and training policies. She earned his Ph.D. in Science Education from the Universidade de Lisboa in 2009. She is the author of over many scientific publications and has supervised Post-Doc projects, PhD thesis and Master dissertations. Its main areas of teaching and research are adult education, adult education policies, non-formal and informal education, experiential learning, adults with low educational level and illiterate adults, validation and recognition of prior learning, and biographical approach. Involved in various research projects in adult education. Currently involved in the following research projects: Constructing Learning Outcomes in Europe: A Multi-level Analysis of (Under)Achievement in the Life Course (CLEAR)¿ founding by European Comission, HORIZON, and organisational and socio-economic effects of the introduction of vocational courses in public school (VET-EFFECTS), UIDEF. Recently participated in these projects: YOUNG_ADULLLT, Policies Supporting Young People in Their Life Course. A Comparative Perspective of Lifelong Learning and Inclusion in Education and Work in Europe, HORIZON 2020; Expert invited to monitor the Equal Space project aims at training community education facilitators, ERASMUS + funding; Team member and coordinator of the EURE.K project at IE-ULisboa ¿ Key competences and basic skills validation in European Union, ERASMUS + funding; Member of the LIDIA project team - Digital Literacy for Adults. Foundation for Science and Technology (FCT), funding.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carmen Cavaco

Nomes de citação

  • Cavaco, Carmen

Identificadores de autor

Ciência ID
5014-97AD-7401
ORCID iD
0000-0001-8261-7650

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação/PhD Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Formação de Adultos/Adult of Education
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Adultos Pouco Escolarizados. Diversidade e Interdependência de Lógicas de Formação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2001
Concluído
Ciências da Educação/Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Formação de Adultos/Adult of Education
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Processo de Formação de Adultos Não Escolarizados - a Educação Informal e a Formação Experiencial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996
Concluído
Ciências da Educação/Education Sciences (Licenciatura)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013/01/02 - 2024/01/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2009/06/01 - 2013/01/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1999/09/01 - 2009/05/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/01/09 - 2000/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Quaternaire Portugal, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2025/09/30 CLEAR-CONSTRUCTING LEARNING OUTCOMES IN EUROPE A MULTI-LEVEL ANALYSIS OF (UNDER)ACHIEVEMENT IN THE LIFE COURSE
Investigador
2016 - 2019 YOUNG_ADULLLT
693167-H2020-YOUNG-SOCIETY-2015RIA
Investigador
Concluído
2016 - 2018 EURE.K - Valider et certifier les compétences clés européennes
2015-1-KA202-015341
N/A
2014 - 2016 LIDIA - Literacia Digital de Adultos
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2015 ABANDONO E INSUCESSO ESCOLAR – CONSTRUIR UMA PERSPECTIVA DE GÉNERO
.
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
2010 - 2015 EDUQUAL – Educação e Qualificação de Jovens e Adultos em Portugal
FCT. PTDC/CPE-CED/105575/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2014 OBSERVAL-Net - Validation of Non-formal and Informal Learning
519426-LLP-1-2001-1-BE-KA1-KA1NW
Outra
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
2008 - 2010 Trabalho e formação de jovens e adultos de baixa escolarização. Políticas e práticas em Portugal e no Brasil
.
Investigador
Concluído
2007 - 2010 OBSERVAL - European Observatory of Non-formal & Informal Activities
133980-LLP-BE-LEONARDO-LNW
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Socio Economic Sciences and Humanities
Concluído
2004 - 2007 FAP-Formação de Adultos em Portugal. Políticas e Práticas (1974-2004)
POCI/CED/56690/2004
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1999 - 2004 ESTER - Escolas e Territórios - A Construção Social dos Processos Educativos em Contexto Local
POCTI/CED/35554/1999
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2003 FORAL - Agentes de Desenvolvimento de Formação para a Administração Local
.
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Ministério do Ambiente
Concluído
2003 - 2003 Gestores de Formação na Administração Local
.
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Canário, Rui; Alves, Natália; Cavaco, Carmen; Marques, Marcelo. "Iniciativa Novas Oportunidades - Genealogia de uma política de educação de adultos". 2012.
Artigo em jornal
  1. Cavaco, Carmen. "El reconocimiento de aprendizajes adquiridos en la experiencia en la política de educación de los adultos en Portugal", 2018, http://hdl.handle.net/10451/38054.
Artigo em revista
  1. Carmen Cavaco; Catarina Isabel Fonseca Paulos; Rita Domingos; Emília Alves. "Social exclusion in public policies and the micropolitics of an association founded by migrants". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 14 3 (2023): 359–377-359–377. https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.4699.
    10.3384/rela.2000-7426.4699
  2. Cavaco, Carmen. "Reconnaissance des acquis de l’expérience : évaluation et émancipation". L’Orientation scolaire et professionnelle 52/3 (2023): 503-523. http://dx.doi.org/10.4000/osp.17904.
    Publicado • 10.4000/osp.17904
  3. Rosiane Pereira Freitas; Germano Ribeiro; Carmem Cavaco. "Identification of the dimensions underlying the student autonomy process based on content analysis using the IRAMUTEQ software". Concilium (2023): https://doi.org/10.53660/CLM-1635-23J38.
    10.53660/CLM-1635-23J38
  4. Carmen Cavaco; Catarina Isabel Fonseca Paulos; Rita Domingos; Emília Alves. "Popular education in an association – expert by experience and work in tandem". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 14 1 (2023): 63–77-63–77. https://rela.ep.liu.se/article/view/4209.
  5. Catarina Isabel Fonseca Paulos; Cármen Cavaco. "A identidade profissional de educadores de adultos: diversidade e complexidade". Revista Brasileira de Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280005.
    10.1590/s1413-24782023280005
  6. Maria das Neves Silva; Carmen Cavaco. "Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhas". Praxis Educativa (2023): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21348.051.
    10.5212/PraxEduc.v.18.21348.051
  7. Carmen Cavaco; Catarina Paulos; Natália Alves; Paula Guimarães; Paulo Feliciano. "INSUCESSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO – A PERCEÇÃO DOS ALUNOS". Educação & Sociedade (2022): https://doi.org/10.1590/es.241548.
    10.1590/es.241548
  8. Catarina Paulos; Carmen Cavaco. "A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais". Educação e Pesquisa (2022): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244384por.
    10.1590/s1678-4634202248244384por
  9. Carmen Cavaco. "Políticas Públicas de Educação de Adultos em Portugal - inovações e desafios". Educar em Revista 38 (2022): https://doi.org/10.1590/0104-4060.82009.
    10.1590/0104-4060.82009
  10. Ana Claudia Dantas Cavalcanti; Rúben Manuel Amores Marreiros; Sara Castanheira de Carvalho Pereira Saraiva; Carmen de Jesus Dores Cavcoco. "educação de adultos na democracia Brasileira e Portuguesa". Educação e Fronteiras (2021): https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16494.
    10.30612/eduf.v11iesp.1.16494
  11. Carmen Cavaco. "Agenda política global: invisibilidade do analfabetismo e desinvestimento na alfabetização de adultos". Retratos da Escola 15 32 (2021): 289-303. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1231.
    10.22420/rde.v15i32.1231
  12. Cavaco, Carmen. "Saberes artísticos experienciais: um estudo no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas.". Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos 4 7 (2021): 122-139.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Cavaco, Carmen. "Agenda política global: invisibilidade do analfabetismo e desinvestimento na alfabetização de adultos". Retratos da Escola 15 32 (2021): 289-303. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1231.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Carmen Cavaco. "Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia". Práxis Educacional (2021): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587.
    10.22481/praxisedu.v17i44.7587
  15. Cavaco, Carmen; Dizerbo, Anne. "A relação entre o investigador e sujeito-participante na investigação biográfica em educação/Le rapport aux personnes-sujets des chercheurs inscrits dans le champ de la recherche biographique en education". Revista Portuguesa de Educação 33 2 (2020): 240-243. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.21875.
    Publicado • 10.21814/rpe.21875
  16. Cavaco, Carmen. "Investigação biográfica com adultos não escolarizados". Revista Portuguesa de Educação 33 2 (2020): 261-278. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.19730.
    https://doi.org/10.21814/rpe.19730
  17. Cavaco, Carmen; Lafont, Pascal. "Défis renouvelés de l´évaluation dans le champ de la Reconnaissance et de la Validation des Acquis de l´Expérience (RVAE)". Chemins de Formation (2020): 7-16.
  18. Cavaco, Carmen. "L´évaluation dans la reconnaissance et validation des acquis de l´expérience, au Portugal - une dimension niée ?". Chemins de Formation (2020): 69-84.
    Publicado
  19. Carmen Cavaco. "Reconfiguração da atividade profissional do educador de adultos : o reconhecimento e validação de adquiridos experienciais". Horizontes 38 1 (2020): 1-15. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1000.
    10.24933/horizontes.v38i1.1000
  20. Cavaco, Carmen; Alves, Natália; Guimarães, Paula; Feliciano, Paulo; Paulos, Catarina. "Teachers´perceptions of school failure and dropout from a gender perspective: (re)production of stereotypes in school". Educational Research for Policy and Practice 20 1 (2020): 29-44. http://dx.doi.org/10.1007/s10671-020-09265-7.
    Publicado • 10.1007/s10671-020-09265-7
  21. Carmen De Jesus Dores Cavaco. "Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados em Portugal: uma medida de política pública inovadora?". Perspectiva (2020): https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66026.
    10.5007/2175-795X.2020.e66026
  22. Cavaco, Carmen. "Biographisation et reconnaissance des acquis de l´expérience". Education Permanente 1 222 (2020): 113-120.
    Publicado
  23. Aloisio Alves, Camila; Prot, Bernard; Pacquola, Mariachiara; Cavaco, Carmen; Breton, Hervé; Fernandez, Nicolas. "Mobiliser les savoirs expérientiels pour la recherche et la formation des professionnels de la santé¿: concepts et méthodologies". Pédagogie Médicale 21 1 (2020): 53-59. http://dx.doi.org/10.1051/pmed/2020031.
    Publicado • 10.1051/pmed/2020031
  24. Cavaco, Carmen; Lafont, Pascal. "Introduction. Défis renouvelés de l ´évaluation dans le champ de la reconnaissance et de la validation des acquis de l¿expérience (RVAE)". Chemins de Formation au Fil du Temps Hors-série (2020): 7-15.
  25. Cavaco, Carmen; Pacquola, Mariachiara; Salvi, Isabelle. "La Reconnaissance des Compétences-clés en Europe (France, Italie et Portugal)". Education Permanente Hors-série (2019): 124-132. http://hdl.handle.net/10451/37966.
  26. Carmen Cavaco. "Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal". Revista Contemporânea de Educação (2018): https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16913.
    10.20500/rce.v13i27.16913
  27. Cavaco, Carmen. "Il tutorato e la metodologia del lavoro in «tandem»: convergenze e divergenze". Studium Educationis 19 1 (2018): 153-161. http://hdl.handle.net/10451/38303.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Cavaco, Carmen. "A Investigação Biográfica em Educação no Contexto Português". Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 3 9 (2018): 814-828. http://hdl.handle.net/10451/37950.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p814-828
  29. Cavaco, Carmen. "Évaluation(s) et apprentissage(s) : des rapports d´interdépendance". Evaluer. Journal international de Recherche en Education et Formation (2017): http://admee.ulg.ac.be/journal/index.php/ejiref/article/view/110.
  30. Dierendonck, Christophe; Cavaco, Carmen. "Evaluer: pour contrôler ou pour apprendre?". (2017): http://hdl.handle.net/10451/31979.
  31. Cavaco, Carmen; Dierendonck, Christophe. "Introduction: Évaluation(s) et apprentissage(s): des rapports d'interdépendance". (2017): http://hdl.handle.net/10451/31978.
  32. Carmen Cavaco. "Políticas públicas de educação de adultos em Portugal – a invisibilidade do analfabetismo". LAPLAGE EM REVISTA 2 1 (2016): 51-62. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621119p.51-62.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24115/S2446-6220201621119p.51-62
  33. Cavaco, Carmen; Cavaco, Carmen; Cavaco,Carmen. "Formação Experiencial de Adultos Não Escolarizados: saberes e contextos de aprendizagem". Educação & Realidade 41 3 (2016): 951-967. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000300951.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.1590/2175-623653441
  34. Cavaco, Carmen. "Les adultes dans le processus de reconnaissance et de validation des acquis de l'expérience: Quelles transitions et (trans)formations?". Pensee Plurielle 41 1 (2016): 68-80.
    Publicado • 10.3917/pp.041.0069
  35. Cavaco,Carmen de Jesus Dores; Cavaco, Carmen; Cavaco, Carmen. "Formação de educadores numa perspectiva de construção do saber - contributos da abordagem biográfica". CEDES (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100075.
    10.1590/CC0101-32622015146876
  36. Cavaco, C.; Lafont, P.; Pariat, M.. "Policies of adult education in Portugal and France: the European Agenda of validation of non-formal and informal learning". International Journal of Lifelong Education 33 3 (2014): 343-361. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2014.896086.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/02601370.2014.896086
  37. Cavaco, Carmen; Cavaco, Carmen. "Reconnaissance et Validation des Acquis de l´Expérience. Les résultats (in)attendus". Questions Vives (2013): http://hdl.handle.net/10451/31484.
    10.4000/questionsvives.1383
  38. Cavaco, Carmen. "Formação de adultos pouco escolarizados: paradoxos da perspectiva da aprendizagem ao longo da vida". Perspectiva (2013):
    http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p449
  39. Cavaco, Carmen. "Formação de Adultos Pouco Escolarizados: paradoxos da perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida". (2013): http://hdl.handle.net/10451/31443.
    10.5007/2175-795X.2013v31n2p449
  40. Cavaco, Carmen. "Actualidade do pensamento de Paulo Freire – da leitura do mundo à mudança social". (2013): http://hdl.handle.net/10451/32036.
  41. Cavaco, Carmen. "O Lugar dos Idosos nas Políticas Públicas de Educação e Formação em Portugal". Trabalho & Educação 21 1 (2012): 39-51. http://hdl.handle.net/10451/32047.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Cavaco, Carmen. "Changes in the Activity of the Adult Educator". Bulletin of the Transilvania University of Brasov 4 53 (2011): 39-48. http://hdl.handle.net/10451/32064.
    Publicado
  43. Cavaco, Carmen; Cavaco, Carmen. "Accompagnement et dimension formative de la reconnaissance des acquis expérientiels chez les adultes faiblement scolarisés.". Revue Transformations. Recherche en éducation des adultes, 4, 53-67. (2010): http://hdl.handle.net/10451/32069.
  44. Cavaco, Carmen. "Reconnaissance, validation et certification des compétences des adultes peu scolarisés au Portugal : Défis du processus, émergence et changement d’activités professionnelles.". Revue Travail et Apprentissages. Revue de Didactique Professionnelle, 6, 216-238. (2010):
  45. Presse, Marie-Christine; Cavaco, Carmen; De Ketele, Jean-Marie. "Introduction". (2010): http://hdl.handle.net/10451/32070.
  46. Cavaco, Carmen. "Skills recognition and validation – complexity and tensions.". European Journal of Vocational Training –CEDEFOP, 48(3),116-132 . (2009): http://paedpsy.uni-graz.at/news/EJVT48_en.pdf.
  47. Cavaco, Carmen. "Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais". UNISINOS (2009):
    10.4013/edu.2009.133.04
  48. Cavaco, Carmen; Cavaco, Carmen. "Reconhecimento, validação e certificação de competências: Complexidade e novas actividades profissionais". Revista Portuguesa de Pedagogia, 41(3), 133-150. (2007): http://hdl.handle.net/10451/32072.
  49. Cavaco, Carmen. "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: Complexidade e novas actividades profissionais". Sisifo (2007):
  50. "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: Complexidade e novas actividades profissionais". Sisifo (2007):
  51. "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: Complexidade e novas actividades profissionais". Sisifo (2007):
  52. "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: Complexidade e novas actividades profissionais". Sisifo (2007):
  53. Cavaco, Carmen; Cavaco, Carmen. "Fora da escola também se aprende. Percursos de formação experiencial". Educação, Sociedade & Culturas (2003): http://hdl.handle.net/10451/31497.
  54. "Fora da escola também se aprende. Percursos de formação experiencial.". Educação, Sociedade & Culturas (2003): http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC20/20-5.pdf.
Capítulo de livro
  1. Cavaco, Carmen. "Le vécu de la pandémie: expansion du présent et la suspension du futur". In Chronique du Vécu d´une Pandémie Planétaire, 153-160. França: L´Harmattan, 2020.
    Publicado
  2. Cavaco, Carmen. "POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL – A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO E VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS EXPERIENCIAIS". In Educação de Adultos - Ninguém pode ficar para trás, 97-103. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2020.
    Publicado
  3. Cavaco, Carmen; Freitas, Filipa; Freire, Isabel Pimenta. "As ruas da art contemporânea - estudo de caso etnográfico com Bordalo II". In Processos participativos e artísticos em contextos de diversidade, 185-210. Portugal: Edições Colibri, 2019.
    Publicado
  4. Caetano, Ana; Lima, Benedita; Sobral, Catarina; Freire, Isabel; Almeida, Marta; Rocha, Natália; Cavaco, Carmen. "Inclusão no Ensino Superior em Portugal. Contributos para identificação de conceções, políticas públicas e investigação". Editora CRV, 2018.
  5. Cavaco, Carmen; Salete Loss, Adriana. "A narrativa biográfica e a autoformação de professores e educadores". In Docência e Formação na Perspectiva Biográfica: Aportes para uma educação integradora das dimensões emocional, relacional e ética, 209-222. 2018.
    Publicado
  6. Cavaco, Carmen. "Adultos não escolarizados - processos de aprendizagem". In O lugar da teoria e da prática no cotidiano dos Educadores, 85-101. Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  7. Cavaco, Carmen; Reis, Graça. "A formação experiencial de professores: reflexão sobre práticas profissionais". DP et Alii Editora, Lda., 2016.
  8. Cavaco, Carmen. "Adultos Não Escolarizados - estratégias mobilizadas na resolução de problemas no quotidiano". In Pedagogia social - A Educação de jovens e adultos para além dos muros da escola: Perspectiva da educação social, 194-212. Brasil: Expressão & Arte Editores, 2016.
    Publicado
  9. Alves, Natália; Melo, Alberto; Fragoso, António; Cavaco, Carmen; Guimarães, Paula; Canário, Rui. "Educação de Adultos: Aprender sempre". In Pensar a Educação. Temas sectoriais, 151-180. Educa, 2016.
    Publicado
  10. Cavaco, Carmen. "Relatos biográficos y evaluación en la ensenanza superior". In Red Internacional de Educación, Formación y Desarrolo [REDFORD]: Una experiencia exitosa de coordinación y cooperación universitaria, 312-324. Colômbia: Uninorte e UPEC, 2015.
    Publicado
  11. Cavaco, Carmen. "Istoria vietii - probleme si provocari". Roménia, 2014.
  12. Cavaco, Carmen. "Politiques Publiques de Reconnaissance et Validation des Acquis au Portugal – Fondements et Contraintes". Editions Publibook Université, 2014.
  13. Cavaco, Carmen; Presse, Marie-Christine. "Formation Expérientielle". De Boeck Supérieur, 2014.
  14. Presse, Marie-Christine; Cavaco, Carmen. "Reconnaissance et validation des acquis de l’expérience en France et au Portugal : des difficultés pour les personnes les moins « qualifiées »". De Boeck Supérieur, 2014.
    DOI 10.3917/dbu.dinck.2014.01.0289
  15. "19 Reconnaissance et validation des acquis de l’expérience en France et au Portugal : des difficultés pour les personnes les moins « qualifiées »". Bélgica, 2014.
  16. Cavaco, Carmen. "Estado da Educação 2012 – Políticas Públicas de educação de adultos e equidade". Portugal, 2013.
  17. Cavaco, Carmen. "A actualidade do pensamento de Paulo Freire - Educação e intervenção no mundo". In Memorial Paulo Freire: Diálogo com a educação, 53-64. Brasil: Expressão e Arte Editora, 2013.
    Publicado
  18. Cavaco, Carmen. "Le projet de validation des acquis expérientiels dans l´enseignement supérieur au Portugal.". França, 2008.
Edição de livro
  1. Cavaco, Carmen. Aprender Fora da Escola. Portugal. 2002.
Entrada de dicionário
  1. Cavaco, Carmen. "Dictionnaire des concepts de la professionnalisation". In Formation expérientielle - Carmen CAVACO et Marie-Christine PRESSE, 2014. http://www.deboecksuperieur.com/ouvrage/9782804188429-dictionnaire-des-concepts-de-la-professionnalisation.
Livro
  1. Cavaco, Carmen. Reconhecimento, validação e certificação de adquiridos experienciais em Portugal, França, Bélgica e Itália. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 2018.
  2. Cavaco, Carmen. AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM/ÉVALUATIONS ET APRENTISSAGES. Portugal. 2016.
  3. Cavaco, Carmen. Adultos Pouco Escolarizados. Políticas e Práticas de Formação.. Portugal. 2009.
Prefácio / Posfácio
  1. Cavaco, Carmen. "Prefácio". Prefácio para Formação de Professores: Pesquisas e reflexões pertinentes, 13-16. Brasil: Editora CRV. 2018.
    Publicado
Relatório
  1. Cavaco, Carmen; Alves, Natália; Barros, Rosanna; Biasin, Chiara; Breton, Hervé; Dupont, Odile; Faria-Fortecöef, Clarisse; et al. 2018. Reconnaissance, validation et certification de compétences clés en Belgique, Italie, France et Portugal. Etat de Lieux. http://hdl.handle.net/10451/38071.
Tese / Dissertação
  1. Cavaco, Carmen. "Adultos pouco escolarizados : diversidade e interdependência de lógicas de formação". Doutoramento, 2009. http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000553875.
  2. Cavaco, Carmen. "Processo de formação de adultos não escolarizados - a educação informal e a formação experiencial". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10451/28081.

Outros

Outra produção
  1. Educação de adultos precisa de políticas continuadas e integradas. 2017. Cavaco, Carmen. http://hdl.handle.net/10451/38091.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2010 - Atual Novas práticas educativas e a actividade do formador : adaptações e dificuldades
Orientador de Laura Maria Silva Tiago
2010 - Atual O mediador social e pessoal nos cursos de educação e formação de adultos
Orientador de Laura Aguiar Cordes do Carmo Saleiro e Ferreira
2010 - Atual Literacia de escrita em candidatos de RVCC
Orientador
2010 - Atual De professor a formador : fronteiras entre as actividades
Orientador
2010 - Atual Centro Novas Oportunidades : estratégias de aconselhamento, orientação e acompanhamento de adultos certificados
Orientador de Maria da Conceição Belchior Barradas Peixoto
2015 - 2020 Educadores de adultos no processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais : percursos profissionais, formação e identidades
Orientador de Catarina Isabel Fonseca Paulos
2019 - 2019 Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais do Agente em Geriatria: Perspetivas e Desafios
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Formar-se Mulher: Um estudo Biográfico das Familiaridades
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 As Ruas da Art Contemporânea
Coorientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Crianças e Jovens Institucionalizados - Contributos de Processos Educativos não Formais no Desenvolvimento Integral
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Dispositivos Educativos para a Promoção da Participação dos Jovens em Situação de Acolhimento Institucional
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Praticas de Participação Jovem: O Caso do Movimento Ocupa Escola
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Intervenção na Resposta Social: Cidadania Participativa da Associação Cultural Moinho da Juventude
Coorientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 O processo de formação dos instrutores de controlo aéreo civil em Portugal
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Formação de Animadores Comunitários
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Educadores de adultos no processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais - Percursos profissionais, formação e identidades
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 A Autonomia no Processo de Autoformação - Contributos do Método Autobiográfico
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Intervenção Comunitária numa Associação - Os Desafios da Educação Não Formal
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Dinâmicas educativas numa Associação : o papel da educação não formal
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Dinâmicas Educativas e Políticas de Educação e Formação de Adultos em Associações de Desenvolvimento Local
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Formação profissional em contexto empresarial
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Os jovens e a escola : percursos e significados
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 E-Tutor : especialização pedagógica em e-learning
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Educadores de adultos : mudar para educar e educar para mudar
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 O papel do diretor de turma no processo educativo dos jovens
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Acompanhamento do projecto profissional no reconhecimento de adquiridos experienciais
Orientador de Carla Maria Santos Carvalho da Silva
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Conselheiros de orientação profissional : contributos no diagnóstico e encaminhamento de adultos
Orientador de Carla Sofia Pinho da Cruz Albuquerque Gouveia
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 CEF sucesso ou utopia?
Orientador de Eva Paula Rodrigues Fernandes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Novos públicos no reconhecimento de adquiridos experienciais : desafios e estratégias de atuação
Orientador de Rui Miguel Pereira Teixeira da Silva
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Formação de técnicos de ação educativa
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Práticas educativas em contexto prisional
Orientador de Anabela Rosinha Grifo Cunha
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Adultos desempregados e o reconhecimento de adquiridos experienciais : do direito à educação ao dever de aprender
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 O mediador nos cursos EFA
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Reconhecimento e validação de competências : análise de uma prática
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 A formação profissional na administração local
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 O formador em meio prisional
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2013 Práticas de numeramento e táticas de resistência de estudantes camponeses da EJA, trabalhadores na indústria de confecção
Coorientador de Valdenice Leitão da Silva
2010 - 2011 Referencial de competências-chave na área de sociedade, tecnologia e ciência : adequação e pertinência
Orientador de José Júlio dos Santos Filipe
2010 - 2011 Propostas e desafios ao exercício profissional no âmbito dos Processos de RVCC
Orientador de Maria Preciosa Barroso Dias
2010 - 2011 Projeto 12-15 : dinâmicas e desafios
Orientador de Helena Maria Teixeira Magalhães da Silva
2010 - 2011 Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais : a indução reflexiva
Orientador de Sandra Maria Costa Lopes
2010 - 2011 O sofrimento profissional nos educadores de jovens e adultos
Orientador de Luísa Patrícia Rêgo Fernandes Condesso
2010 - 2011 O referencial de competências-chave de nível secundário no reconhecimento de adquiridos experienciais : sentido e pertinência
Orientador
2009 - 2010 Reconhecimento, validação e certificação de competências em adultos : dificuldades e aprendizagens na área de linguagem e comunicação
Orientador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2010 Processo integrado de reconhecimento, validação e certificação de competências : que mudanças profissionais, sociais e pessoais?
Orientador de Natália de Jesus Dinis Paulino
2009 - 2010 Educação pela arte como área de intervenção para a integração de jovens e adultos em risco de exclusão social
Orientador de Margarida Vicente Rodrigues

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/02/02 Entrevista à jornalista Joana Ascensão na reportagem “Não quero morrer analfabeta”: Isabel tem 53 anos e quatro filhos, é ‘mulher a dias’ e fugiu da escola quando era nova. Agora, quer aprender" Jornal Expresso
Distinções

Outra distinção

1999 Prémio D. Dinis
Agostinho da Silva e Associação Mutualista Montempio, Portugal