???global.info.a_carregar???
Paulo Tiago Santos Figueira Rocha Cabeça. Concluiu o(a) Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais em 2018 pelo(a) Universidade de Évora Escola de Artes e Licenciatura em Artes visuais Multimedia em 2016 pelo(a) Universidade de Évora. Frequenta o(a) Doutoramento em Doutoramento Historia da Arte pelo(a) Universidade de Évora desde 2018/09/15. É Investigador no(a) Universidade de Évora e Artista Plástico (Artista plástico) no(a) Aldeia da Terra. Recebeu 10 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em História da arte. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Barristica; artesanato; ceramica; escultura; caricatura; criatividade; psicologia da arte; arte primitiva; arte bruta; artesanato barcelos; artesanato estremoz; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PAULO TIAGO SANTOS FIGUEIRA DA ROCHA CABEÇA

Nomes de citação

  • Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha
  • Tiago Cabeça
  • Paulo Tiago Cabeça
  • Cabeça, Paulo Tiago

Identificadores de autor

Ciência ID
4E1E-9713-7EAF
ORCID iD
0000-0001-6002-2752

Endereços de correio eletrónico

  • oficinadaterra@gmail.com (Profissional)
  • tgcabeca@uevora.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 266746049 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Russo Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/15 - 2021/07/31
Em curso
Doutoramento Historia da Arte (Doutoramento)
Especialização em Historia de Arte
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
"Contributos para investigação da Criatividade como processo consciente e subconsciente. A Barrística como caso de estudo. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018
Concluído
Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
"Uma nova abordagem à barrística portuguesa: A influência do projeto "Aldeia da Terra" na concepção de uma nova linguagem artística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2013 - 2016
Concluído
Artes visuais Multimedia (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - 2018/09 Investigador (Investigação) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2013/09 - 2016/09 Investigador (Investigação) Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/07 - Atual Estudante Doutoramento Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2016/09 - Atual Artista Plástico (Artista plástico) Aldeia da Terra, Portugal
2023/10/22 - 2023/12/09 Formador intervenção social e cultural. Investigador Instituto Marquês de Valle Flor, Portugal
Universidade de Évora - Cátedra Unesco em património imaterial e saber fazer tradicional, Portugal
2008/01 - 2013/09 Artista Plástico (Artista PLástico) Aldeia da Terra, Portugal
1998/10 - 2008/01 Artista plástico (Artista plástico) Oficina da Terra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - Atual HERITAS
PD/BD/151132/2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/05 - 2024/06 Empoderamento das mulheres pela arte da estatuária urbana em África
Conferência Internacional Empoderamento das Mulheres pela Arte da Estatuária Urbana em África
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Marquês de Valle Flor, Portugal

Associação Marquês de Valle Flor, Portugal

Universidade de Évora - Cátedra Unesco em património imaterial e saber fazer tradicional, Portugal

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2010/05 - 2015/09 Aldeia da Terra jardim de esculturas
Decisão de Aprovação - PA n. º 50 - Aviso n. 1/321/2009
IFAP PRODER
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. "A Vénus da nossa ansiedade". Statua Urbana Patrimonium Cultura 3 (2023): http://hdl.handle.net/10174/35845.
    Publicado
  2. Cabeça, Paulo Tiago; Cabeça, Paulo. "The natural Art. Artists of diferent species". Academia Letters (2022): http://dx.doi.org/10.20935/al4879.
    10.20935/al4879
  3. Cabeça, Paulo; Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. "Da peça imaginada à peça criada". Inverso 3 (2022): 30-39. http://hdl.handle.net/10174/30936.
  4. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Ana Paula Gil; Soler, Mariana; Maria Zozaya; Susanne Kahller; João Filipe Vieira. "Estátuas com pés de barro". 1 1 (2021): 20-26.
    Publicado • Editor
  5. Cabeça, Paulo Tiago; Cabeça, Paulo. "Loewenmensch. The lion woman". Academia Letters (2021): http://dx.doi.org/10.20935/al1665.
    10.20935/al1665
  6. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; João Filipe Vieira; Almeida Maria Clotilde; Maria Zozaya; Geirinhas Rui; Kahler Susanne; Ana Paula Gil. "StatuaUrbana_PatrimoniumCultura". StatuaUrbana_PatrimoniumCultura 1 1 (2021): http://hdl.handle.net/10174/30254.
    Publicado
  7. Cabeça, Paulo Tiago; Cabeca, Paulo. "The Venus of our anxiety. The first art was visceral.". Academia Letters (2021): http://dx.doi.org/10.20935/al454.
    Publicado • 10.20935/al454
  8. Cabeça, Paulo; Rodrigues, Paulo; Carrolo, Mariana; Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Rodrigues, Paulo Simões. "The Venus secret. Creativity as a process of the conscious and subconscious in Barrística Art in clay". 1 (2021): http://hdl.handle.net/10174/29846.
    10.13140/RG.2.2.11796.73606
  9. Cabeca, Paulo; Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. "Creativity. A biological weapon?". Academia Letters (2021): http://hdl.handle.net/10174/29711.
    Publicado • https://doi.org/10.13140/RG.2.2.12096.46080
Capítulo de livro
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. "A origem da olaria cerâmica". In Sociedade, Patrimônio e Religião Cultura e História nas mudanças societais, editado por Silva, Vandeir; Conde, Antónia Fialho; Magalhães, Olga E.; Silva, Giselda, 182-205. João Pinheiro Minas gerais, Brasil: Patrimônio Cultural de João Pinheiro, 2023.
    Publicado • DOI 10.5281/zenodo.10511353
  2. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Paulo Simões Rodrigues; Mariana Carrolo. "A criatividade como processo do consciente e subconsciente na arte. A barrística como caso de estudo.". 295-307. porto, Portugal: DINÂMIA’CET-ISCTE, 2020.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Patrocinio, Manuel F. S.; Renata Marques; Sara Marques Pereira; Pedro Coca; Rui Vieira. Projecto Guard & Guide. CIMAC, CME, GNR, 2021.
Documento de trabalho
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Rodrigues, Paulo Simões; Carrolo, Mariana. 2020. "A Criatividade como processo do consciente e subconsciente apresentação lab colaborativos 19 out 2020.pdf".
Livro
  1. Almeida, Maria Clotilde; Barata, Filipe Themudo; Cabeça, Paulo Tiago; Cruz, Filipa; Mota, Rui; Paulino, Teresa Sofia; Raposo, Silvestre; et al. #StatuaUrbana_PatrimoniumCultura. Universidade de Évora/ Cátedra UNESCO de Património Imaterial; Soares, APGil. 2022.
  2. Vieira, João Filipe; Almeida, Maria Clotilde; Zozaya, Maria; Cabeça, Paulo Tiago; Geirinhas, Rui; Kähler, Susanne; Soares, Ana Paula Gil. #StatuaUrbana_PatrimoniumCultura. Universidade de Évora/ Cátedra UNESCO de Património Imaterial. 2021.
Poster em conferência
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Almeida, Maria Clotilde. "Empoderamento das mulheres pela arte da estatuária urbana em África. Cartaz wokshops África". Trabalho apresentado em Empoderamento das mulheres pela arte da estatuária urbana em África 2023, 2023.
Tese / Dissertação
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. "Uma nova abordagem à barrística portuguesa: a influência do projeto "Aldeia da Terra" na conceção de uma nova linguagem artística". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23337.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. Aldeia da Terra.
  2. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha. As caricaturas de Tiago Cabeça.
Gravação vídeo
  1. Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha; Creativity in clay. A theory on the nature of art. (Produtor); Paulo Tiago Cabeça (Realizador). 2021. Creativity in clay. A theory on the nature of art.. Academia.edu https://www.academia.edu/courses/D1amB1?tab=0&v=zbNKrE.
  2. Luis Matos (Produtor); Luis Godinho (Realizador). 2020. Entrevista “Que farei quando tudo arte?” Projeto para uma Plataforma de criativos.. https://www.academia.edu/video/1NnR51.
  3. Zacarias João (Realizador). 2019. Teaser vídeo “A criatividade na barrística”. Estudo para um documentário.. https://www.academia.edu/video/ZkLrR1.

Outros

Outra produção
  1. Raízes da criatividade no figurado popular cerâmico tradicional e contemporâneo. Contributos para uma abordagem.. Vergilio Correia (Régua 1888 – Coimbra 1944) atribui a primeira definição antropológica de arte popular e intui uma ligação desta à arte primitiva. Ernesto de Sousa (Lisboa, 18 abril 1921 - 6 outubro 1988) virá também mais tarde a estabelecer de forma mais clara um paralelo entre a arte primitiva e a arte popular. Vergilio Correia encarando a segunda como uma sobrevivência contemporânea da primeir. 2022. Cabeça, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/32042.
  2. O artesanato e a escultura popular em barro. Arte sentida ou arte pensada? O caso de estudo da Aldeia da Terra. O barro, como material de escultura, também é usado como meio de expressão e terapia psicológica. Grande parte da arte popular criativa, tem uma componente subconsciente, na sua criatividade, que "mostra o artista" e como este sente os temas.. 2022. Cabeça, Paulo. http://hdl.handle.net/10174/32184.
  3. Apresentação conferencia A Criatividade como processo do consciente e subconsciente. Lab colaborativos 19 out 2020. Arte é um continuum, com propósitos que podem ser puramente estéticos num extremo e fins absolutamente utilitários no outro, mas que este não deve ser tomado como um esquema rígido. O artista e o artesão coexistem nesse continuum, valorizando, respetivamente em maior ou menor grau cada um desses extremos.. 2021. Cabeca, Paulo; Rodrigues, Paulo; Carrolo, Mariana. http://hdl.handle.net/10174/29759.
  4. Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais (CREATOUR), 2020. CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de de-monstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas locali-zadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Este projeto é coordenado pelo CES, terá e tendo como parceiros o Centro. 2021. Duxbury, Nancy (coord.) Gonc¸alves, Alexandra Ferreira, Ana Cruz, Ana Rita Fortuna, Carlos Carvalho, Cláudia Pato de Bak. http://hdl.handle.net/10400.20/2101.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/01 - 2024/06/01 Formador. Empoderamento das mulheres pela arte da estatuária urbana em África 2023
Oficina (workshop)
Instituto Marquês de Valle Flor, Portugal

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Universidade de Évora - Cátedra Unesco em património imaterial e saber fazer tradicional, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/01 - Atual Arvore de pedra - associação de artes, oficios e defesa do patrimonio cultural Presidente
2005 - Atual Sociedade Portuguesa de Autores Autor. Sócio beneficiário
2005 - Atual Artesão certificado com Unidade produtiva artesanal UPA certificada. Sistema Nacional de Qualificação e certificação de Produções Artesanais Tradicionais (SNQCPAT)
2010/01 - 2020/01 Perpetuar Tradições - Associação defesa artesanato do alentejo Presidente

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/08/31 - Atual Membro colaborador Cátedra UNESCO em património imaterial e saber-fazer tradicional: ligando patrimónios
Membro
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019/12 - Atual CHAIA - CEntro História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Membro integrado não doutorado.
Membro
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2020/04/01 - 2024/12/30 Representante de alunos no Conselho Pedagógico
Membro
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Prémio Investigação. Prémio Nacional Artesanato IEFP 2021
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Outra distinção

2021 Bolsa FCT - HERITAS - Estudos de Património PD/BD/151132/2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2021 Nomeação Prémio Investigação 2021
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2021 Nomeação Grande prémio carreira 2021
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2018 Declaração Interesse Cultural
Ministério da Cultura, Portugal
2015 Declaração Interesse Cultural
Ministério da Cultura, Portugal
2012 DEclaração Interesse Cultural
Ministério da Cultura, Portugal
2009 Declaração Interesse Cultural
Ministério da Cultura, Portugal
2009 Declaração de Interesse Turístico Turismo do Alentejo
Entidde Regional Turismo Alentejo, Portugal
2003 Menção Honrosa Bienal Nacional Artesanato Contemporâneo 2003
IEFP MInistério da Cultura, Portugal
2002 Primeiro Prémio Artesanato Contemporâneo FIA 2002
IEFP FIA, Portugal
2001 Primeiro Premio Nacional Artesanato Contemporâneo 2001
IEFP e MInisterio da Cultura, Portugal
2001 Primeiro Prépio Artesanato Contemporâneo FIA 2001
IEFP FIA, Portugal
2000 Primeiro Prémio Artesanato Contemporâneo FIA2000
IEFP FIA, Portugal