???global.info.a_carregar???
Carlos Ceia. É Professor Catedrático no(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas. ________________________________________________________________________________________________________________________ <Biographic note in English> Full Professor of English Studies at the Faculty of Human and Social Sciences (NOVA FCSH), NOVA University of Lisbon, Portugal; currently, he is a member of its Scientific Council. He is the head of the Institute of Languages of the New University of Lisbon (ILNOVA), which he founded in 2006. Recent teaching subjects include Contemporary English Literature, Literary Theory, Methodology for Scientific Research, Literature Teaching and Foreign Languages Didactics. He coordinates Pre-Service Teacher Education at NOVA FCSH, where he has founded several courses in this area. He leads the research group Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS), at the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), which he coordinates as well since 2014. He founded a Ph.D. in Languages Didactics, which is offered in association with the Portuguese Open University. He also teaches and co-coordinates the Ph.D. in Education, also an association between NOVA FCSH, NOVA FCT, and ISPA. He founded and is editor of the e-journal E-Teals: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies (since 2008). His main research project if the E-Dictionary of Literary Terms, in Portuguese, which intends to gather a wide-ranging and an all-inclusive database of technical terms in use in literary studies, literary criticism, academic texts related to literature, and in the specific bibliographies of literary and cultural studies. The EDTL has more than 1700 entries, has received collaboration from more than 180 scholars from Portugal and Brazil, and registers (since 2005) more than 16 millions visits. All his books have been revised and republished, as ne varietur editions, at: <https://www.amazon.co.uk/Carlos-Ceia/e/B001JWST7E/ref=sr_ntt_srch_lnk_1?qid=1537054416&sr=1-1>
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Ceia

Nomes de citação

  • Ceia, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
4A13-4C3B-A04A
ORCID iD
0000-0002-8728-9761

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
1999
Concluído
Teoria da Literatura (Título de Agregado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
aprovado
1994
Concluído
Estudos Anglo-Portugueses (Doutoramento)
Especialização em Outra:Literatura Portuguesa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The Way of Delphi: a Reading of the Poetry of Sophia de Mello Breyner Andersen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993
Concluído
Hispanic Studies (Portuguese Literature) (Doutoramento)
Cardiff University School of Modern Languages, Reino Unido
"«THE WAY OF DELPHI: A READING OF THE POETRY OF SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN»" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1993/07 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

2014 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2006 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Línguas, Portugal
2018 - 2022 Membro do Conselho Científico
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023 Projeto estratégico UIDB/04097/2020
UIDB/04097/2020
Investigador responsável
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020 - 2023 Projeto estratégico
UIDP/04097/2020
Investigador responsável
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019 - 2019 Projeto Estratégico UID/ELT/04097/2019
UID/ELT/04097/2019
Investigador responsável
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2018 Projeto Estratégico CETAPS 2016-2018
PEst-UID/ELT/4097/2016
Investigador responsável
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2018 Projeto estratégico UID/ELT/04097/2013
UID/ELT/04097/2013
Investigador responsável
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2014 - 2015 Projecto Estratégico - UI 4097 - 2014
PEst-OE/ELT/UI4097/2014
Investigador
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carlos Ceia. 2015. "A (in)definição de uma filosofia curricular na legislação sobre formação de professores nos últimos 30 anos". Portugal, 314-327. Portugal: Conselho Nacional de Educa{\cc.
  2. Carlos Ceia. 2011. ""Revisão do Perfil do Professor de Literatura"". 279-286.
Artigo em revista
  1. Carlos Ceia. 2019. "Portugal". Revista de Estudos Anglo-Portugueses (28): 37-56. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/3373d1ac-53bc-4348-8bee-f66c033328c1.
    10.34134/reap.1991.208.27
  2. Ceia, Carlos; Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (SEINA); Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS). 2019. "Portugal". http://hdl.handle.net/10362/95793.
    https://doi.org/10.34134/reap.1991.208.27
  3. Ceia, Carlos; Hurst, Nicolas. 2018. "Foreign Language Education in Portuguese Higher Education Institutions: The State of Play". http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/5115.
  4. Ceia, Carlos; Hurst, Nicolas. 2018. "Foreign Language Education in Portuguese Higher Education Institutions: The State of Play". http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/5115.
  5. Ceia, Carlos. 2017. "Presentation". http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/3123.
  6. Ceia, Carlos Francisco Mafra; Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (SEINA); Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS). 2017. "Álvaro Feijó, Sidónio Muralha e Políbio Gomes dos Santos". http://hdl.handle.net/10362/43498.
    https://doi.org/10.14277/2037-6588/Ri-40-107-17-6
  7. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2017. "Promoting a Teacher Education Research-Oriented Curriculum for Initial Teacher Training in English as a Foreign Language". e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies 7: 1-10. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/563059b4-5ca3-439a-8344-5b123ac7bc00.
  8. Ceia, Carlos. 2017. "Presentation". http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/3123.
  9. Faculdade de Letras. 2017. "Foreign language education in portuguese higher education institutions: the state of play". https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116863.
    10.2478/eteals-2018-0002
  10. Ceia, Carlos. 2017. "Promoting a Teacher Education Research-Oriented Curriculum for Initial Teacher Training in English as a Foreign Language". http://ojs.letras.up.pt/index.php/et/article/view/3017.
  11. Ceia, Carlos Francisco Mafra; Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (SEINA); Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-portugueses (CETAPS). 2017. "Álvaro Feijó, Sidónio Muralha e Políbio Gomes dos Santos". http://hdl.handle.net/10362/43498.
    https://doi.org/10.14277/2037-6588/Ri-40-107-17-6
  12. Ceia, C.. 2016. "Genre categorization in contemporary British and US-American novels". CLCWeb - Comparative Literature and Culture 18 (3). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032259425&partnerID=MN8TOARS.
    10.7771/1481-4374.2895
  13. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2015. "How to build a brick wall in education: teaching English as a foreign language from early years in Portugal". English Digital Spring (10): 27-27. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/c3e9fba0-9d2e-4204-81ed-278280b81568.
  14. Ceia, Carlos; Ceia, Carlos; Carlos Ceia. 2015. "Uma reflexão humanista sobre a pedagogia do ensaio literário". Tema - Revista das Faculdades Integradas Teresa Martin (61): 147-167. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a4482f2e-a317-4efa-af1f-dd69c09aeb33.
  15. Ceia, Carlos; Matos, Ana; Roberts, Allyson; Boutefeu, Vanessa; Matos, Maria; Hurst, Nicolas. 2014. "Using Translation to Teach Native and Non-native Varieties of International English". http://hdl.handle.net/10174/13779.
  16. Ceia, Carlos. 2013. "Advanced Research Projects in the Humanities". Sino-US English Teaching. http://www.davidpublisher.org/index.php/Home/Article/index?id=5837.html.
  17. Carlos Ceia. 2013. "Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends on Literature, Languages, and Linguistics Studies". Sino-US English Teaching 10 (12): 903-913. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/f3061034-f4b1-4ff2-a212-d89dc78119bd.
  18. Carlos Ceia. 2012. "Portugal como fim do mundo em Where Are the Snows, de Maggie Gee". Revista de Estudos Anglo-Portugueses, Nº21 21 (NA): 17-24. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/0950b193-ec68-4cf4-98ac-e9386cdfdcf1.
  19. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2012. "Profissão: Professor de Literatura". Entreletras 3 (1): 195-214. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5cbfa1f5-d5bc-4038-b88b-262023e62a16.
  20. Ceia, Carlos; Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2012. "O Direito Natural e a Natureza da Literatura". Gaudium Sciendiem 2 (NA): 133-150. http://www2.ucp.pt/resources/Documentos/SCUCP/GaudiumSciendi/GaudiumSciendi_N2_emendas/9.%20O%20Direito%20Natural%20e%20a%20Natureza%20da%20Literatura%20Junho.pdf.
  21. Ceia, Carlos. 2012. "O direito natural e a natureza da literatura". https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2564.
    10.34632/gaudiumsciendi.2012.2564
  22. Carlos Ceia. 2011. ""Como escrever um romance sem romance: Born Yesterday: The News as a Novel (2008), de Gordon Burn"". Revista de Estudos Anglo-Portugueses, Nº21 20 (NA): 89-93. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/9d6265db-19b0-4347-8316-6739bbe67657.
  23. Carlos, Ceia. 2010. "Current Trends in Teacher Performance Evaluation in Portugal". Humanising Language Teaching 12 (1).
  24. Ceia, Carlos. 2010. "O Miradouro Intercultural: The Moon, Come to Earth, de Philip Graham". Revista de Estudos Anglo-Portugueses (nº 19).
  25. Ceia, Carlos. 2010. "O Miradouro Intercultural: The Moon, Come to Earth, de Philip Graham". Revista de Estudos Anglo-Portugueses (nº 19).
  26. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2009. "Talent Will Rise: New Territories in Contemporary British Poetry". Op. Cit.: Revista de Estudos Anglo-Americanos/A Journal of Anglo-American Studies 0 (11): ??-??. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/24d3732e-ad03-422d-8301-070df0b4e6d7.
  27. Martins, Elisabete; Cardoso, José Silva; Bicho, Manuel; Bourbon, Mafalda; Ceia, Fátima; Rebocho, M. José; Moura, Brenda; et al. 2008. "Portuguese study of familial dilated cardiomyopathy : the FATIMA study". http://hdl.handle.net/10451/34779.
    Acesso aberto
  28. Ceia, C.. 2007. "Waiting for the magic European bus". Third Text 21 (5): 527-534. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-51249144292&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09528820701599347
  29. Ceia, Carlos; Ceia, Carlos. 2007. "Que professores vamos formar?". Revista do SNESup. http://snesup.pt/es/index.html.
  30. Ceia, Carlos. 2006. "Modernism, Joyce, and Portuguese Literature". CLCWeb: Comparative Literature and Culture 8 (1). http://dx.doi.org/10.7771/1481-4374.1293.
    10.7771/1481-4374.1293
  31. Ceia, Carlos. 1998. "As fracturas do tempo delfico na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen". http://hdl.handle.net/10362/7329.
    Acesso aberto
  32. Ceia, Carlos. 1996. "Sobre o Pós-Modernismo na Cultura Portuguesa". Vértice (nº 71).
  33. Ceia, Carlos. 1996. "A descontrução da tese messianica de guerra Junqueiro em Pátria". http://hdl.handle.net/10362/6929.
    Acesso aberto
  34. Ceia, Carlos. 1995. "A Antecipação da Morte na Poesia de Carlos de Oliveira".
  35. Ceia, Carlos; Ceia, Carlos. 1995. "Apolo que floresce e Diónisos que passa - O espírito grego na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen". Dedalus (nº5). http://aplc.org.pt/index.php/revista-dedalus/15-revista-dedalus-n-5.
  36. Ceia, Carlos; Ceia, Carlos. 1995. "A interpretação errónea do Símbolo em O Anti-Cristo de Gomes Leal". Colóquio-Letras (135-36): 101-114.
  37. Ceia, Carlos; Ceia, Carlos. 1995. "A scientia sexualis de Cesário Verde". Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
  38. Ceia, Carlos. 1995. "Apolo que floresce e Diónisos que passa - O espírito grego na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen". Dedalus (nº5). http://aplc.org.pt/index.php/revista-dedalus/15-revista-dedalus-n-5.
  39. Ceia, Carlos. 1995. "A interpretação errónea do Símbolo em O Anti-Cristo de Gomes Leal". Colóquio-Letras (135-36): 101-114.
  40. Ceia, Carlos. 1994. "A Hermenêutica Crítica da Religião no Século XIX Português - O Anticlericalismo de Antero de Quental e Eça de Queirós ou A Procura de Urna Fenomenologia da Atitude Religiosa".
    10.1080/13507499408569405
  41. Ceia, Carlos. 1994. "Monólogo Crítico-Nos 50 Anos de Vida Literária de Sophia de Mello Breyner Andresen".
Capítulo de livro
  1. Carlos Ceia. 2018. "Resiliência e ética profissional dos professores". editado por David Justino; {Patr{\~a, 253-266. Portugal: Edi{\cc. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/ef3872c2-7f17-42b3-8d80-ac6fad3e7b3f.
  2. Ceia, Carlos. 2018. "“"Love --- --- --- the preeminent litterateur" – Sexualidade, pornografia e moral na poesia de Mina Loy e na poesia futurista portuguesa”". Portugal. https://www.edicoesesgotadas.com/100-futurismo.
  3. Carlos Ceia. 2018. "Love --- --- --- the preeminent litterateur". In Sexualidade, pornografia e moral napoesia de Mina Loy e na poesia futurista portuguesa, editado por {Vila Maior, 127-142. Edi{\cc. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/94867bbe-e775-45e6-ad1e-a29ad977b093.
  4. Eduarda Barata; Carlos Ceia. 2015. "O belo e o erótico em 'The Fat Black Woman's Poems', de Grace Nichols". editado por Carlos Ceia, 163-173. CreateSpace Independent Publishing Platform. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f73ddb89-0985-4586-a65d-4c4b4bdbc3d7.
  5. Carlos Ceia. 2011. "Prefatory Remarks". editado por Sousa, {Jos{\'e, v-vii. The Edwin Mellen Press. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/85536d71-02c9-42c4-919a-82b50c8c0b7a.
  6. Carlos Ceia. 2009. "O Cipreste da Vida ? Lisboa como um entreposto ficcional no romance de John Berger: Here Is Where We Meet (2005)". ??-??. Caleidosc{\'o. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/6d80f946-9cbc-4475-9448-aa582c6450b4.
Edição de livro
  1. 2011. Almeida Garrett (1799-1854), Founder of Portuguese Romanticism. Estados Unidos.
  2. 2009. Letras & Ciências: As Duas Culturas de Filipe Furtado - Livro de Homenagem. Portugal.
  3. 2008. Estudos Anglo-Portugueses – Livro de Homenagem a Maria Leonor Machado de Sousa. Portugal.
  4. 1999. Português A. Portugal.
  5. 1998. Português B. Portugal.
Edição de número de revista
  1. Ceia, Carlos. 2010. "Issue nº1". E-Teals : an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. http://www.degruyter.com/view/j/eteals?rskey=YtPdNT.
Entrada de dicionário
  1. Iolanda Cristina de Freitas Ramos; Carlos Ceia. 2015. "Neovitorianismo". In E-Dicion{\'a, online-online. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/c7584c96-98c9-467d-be1d-92ce19f1060a.
Livro
  1. Ceia, Carlos. 2020. António, em Portalegre Cidade.... Portugal.
  2. Ceia, Carlos; Carlos Ceia. 2018. Textualidade. Portugal: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://www.amazon.com/Textualidade-Introdu%C3%A7%C3%A3o-Obras-Completas-Portuguese/dp/1983600555/ref=sr_1_4?s=books&ie=UTF8&qid=1515623259&sr=1-4&refinements=p_27%3ACarlos+Ceia.
  3. 2018. Talent Will Rise. Estados Unidos.
  4. Ceia, Carlos; Carlos Ceia. 2018. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Portugal: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://www.amazon.com/Apresenta%C3%A7%C3%A3o-Trabalhos-Cient%C3%ADficos-Completas-Portuguese/dp/1983623687/ref=sr_1_3?s=books&ie=UTF8&qid=1515623259&sr=1-3&refinements=p_27%3ACarlos+Ceia.
  5. Ceia, Carlos; Carlos Ceia. 2018. Iniciação aos Mistérios da Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Portugal: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://www.amazon.com/Inicia%C3%A7%C3%A3o-Mist%C3%A9rios-Andresen-Completas-Portuguese/dp/1983463302/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1515623259&sr=1-2&refinements=p_27%3ACarlos+Ceia.
  6. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2018. O Estranho Caminho de Delfos:. Portugal: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/49903dab-b7c6-4252-8121-f139cf1dead5.
  7. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2018. A Literatura Ensina-se?:. Portugal: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/3e7408ed-13cf-4d50-a889-a8db0b31fafe.
  8. 2017. O professor na caverna de Platão. Estados Unidos. https://www.amazon.com/Professor-Caverna-Plat%C3%A3o-Professores-Portuguese/dp/1981616594/ref=sr_1_12?s=books&ie=UTF8&qid=1515279340&sr=1-12.
  9. Ceia, Carlos; Carlos Ceia. 2017. Que Alguém Somos?. Estados Unidos: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://www.amazon.com/Que-Algu%C3%A9m-Somos-Estrangeiras-Portuguese/dp/1981787429/ref=sr_1_8?ie=UTF8&qid=1515276829&sr=8-8&keywords=carlos+ceia.
  10. Ceia, Carlos. 2017. A Profissão de Professor de Literatura. Estados Unidos. https://www.amazon.com/Profiss%C3%A3o-Professor-Literatura-Completas-Portuguese/dp/1981300643/ref=sr_1_13?s=books&ie=UTF8&qid=1515277707&sr=1-13.
  11. 2017. O Que É Afinal o Pós-Modernismo?. Portugal.
    10.14277/2037-6588/Ri-40-107-17-6
  12. 2017. A Construção do Romance. Portugal. https://www.amazon.com/Construcao-Romance-Literatura-Anglo-Portugueses-Portuguese/dp/198125126X/ref=sr_1_12?s=books&ie=UTF8&qid=1515622222&sr=1-12.
  13. 2017. De Punho Cerrado. Portugal. https://www.amazon.com/Punho-Cerrado-Hermeneutica-Dialectica-Contemporanea/dp/1981121293/ref=sr_1_14?s=books&ie=UTF8&qid=1515622270&sr=1-14&refinements=p_27%3ACarlos+Ceia.
    10.1515/eteals-2016-0005
  14. 2017. Comparative Readings of Poems Portraying Symbolic Images of Creative Genius. Estados Unidos. https://www.amazon.com/Comparative-Readings-Portraying-Symbolic-Creative/dp/1981144161/ref=sr_1_8?s=books&ie=UTF8&qid=1515622486&sr=1-8&refinements=p_27%3ACarlos+Ceia.
  15. 2017. Sexualidade e Literatura. Portugal. https://www.amazon.com/Sexualidade-Literatura-Completas-Carlos-Portuguese/dp/197984402X/ref=sr_1_15?s=books&ie=UTF8&qid=1515622270&sr=1-15&refinements=p_27%3ACarlos+Ceia.
  16. Carlos Ceia; Ceia, Carlos. 2017. Dispersit:. Estados Unidos: CreateSpace Independent Publishing Platform. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/b54fe8a1-29e4-4f20-b7bf-76033db0f8f5.
  17. Carlos Ceia. 2013. The Profession of Teaching Literature: A Portuguese Professor Reflects on the Pedagogical Goals, AProfissão de Professor de Literatura. The Edwin Mellen Press. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/443ca8c8-4532-4cd5-bc53-936c72a842f5.
  18. 2012. Angry Young Postmodernism. Estados Unidos. https://www.amazon.com/Angry-Young-Postmodernism-P%C3%B3s-modernismo-Anglo-Americanas/dp/1981651497/ref=sr_1_18?s=books&ie=UTF8&qid=1515278658&sr=1-18.
  19. 2011. Aprender uma Segunda Língua. Portugal.
  20. Ceia, Carlos. 2002. O que é ser professor de literatura?. Portugal.
Recurso online
  1. 2005. E-Dicionário de Termos Literários. http://edtl.fcsh.unl.pt.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Nivalda Mércia de. 2019. "O currículo e as redes sociais online: o recurso às tecnologias da informação e comunicação como complemento do ensino da área das ciências sociais na disciplina de História". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/61559.
  2. Oliveira, Nivalda Mércia de. 2019. "O currículo e as redes sociais online: o recurso às tecnologias da informação e comunicação como complemento do ensino da área das ciências sociais na disciplina de História". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/61559.
  3. Casimiro, Ana Isabel Mendes Amador Dias. 2019. "A gestão do tempo e do ritmo na sala de aula: uma experiência numa turma de Inglês do Ensino Básico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/77049.
  4. Silva, Maria Manuela Couto Ribeiro da. 2019. "Willingness to Communicate: The desire to speak in the English classroom". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/75719.
  5. CEIA TRINDADE, FLÁVIO JOSÉ. 2019. "A relação entre os estilos de comunicação do comandante e a motivação dos militares no Comando Territorial de Portalegre". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.26/30143.
  6. Prakash, Rima Jay. 2018. "Bridging Ideas of Best Practice in Gifted Education and English as a Foreign Language in Portugal". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/60402.
  7. Abreu, Pedro Santa Maria de. 2018. "Carabelas portuguesas en el callejón del gato: la representación de lo ibérico en modo grotesco esperpéntico en As Naus, de António Lobo Antunes". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/60398.
  8. Prakash, Rima Jay. 2018. "Bridging Ideas of Best Practice in Gifted Education and English as a Foreign Language in Portugal". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/60402.
  9. Abreu, Pedro Santa Maria de. 2018. "Carabelas portuguesas en el callejón del gato: la representación de lo ibérico en modo grotesco esperpéntico en As Naus, de António Lobo Antunes". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/60398.
  10. Matos, Ana Elisa Barradas de. 2018. "Influence of phonics teaching on young EFL learners´ pronunciation". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/46320.
  11. Startseva, Inga. 2018. "How to help students work more efficiently in groups". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/30157.
  12. Lopes, Cláudia Maria Gomes. 2018. "Barn swallows' diet in the montado". Mestrado. http://hdl.handle.net/10174/23686.
  13. Lemos, Maria João Colmeiro de. 2017. "Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/21577.
  14. Baptista, David Gaspar Maia. 2017. "Understanding and improving oral corrective feedback in primary FL classrooms in Portugal". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/22121.
  15. Colaço, Mónica Martins. 2017. "Raising cultural and diversity awareness in the primary english classroom". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/21596.
  16. Lemos, Maria João Colmeiro de. 2017. "Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/21577.
  17. Cravo, Paula Joana Katchi. 2017. "Reflection as a means to develop young learners´ metacognition". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/21826.
  18. Santana, Carla Alexandra dos Santos Nunes. 2017. "Affect: what is teacher confirmation and what effect does it have on learning?". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/21949.
  19. Saraiva, Sandra Marina Andrade. 2017. "Critical assessing and adapting a course book". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/22033.
  20. Gandum, Maria Isabel de Freitas. 2017. "A Formação do PNEP e as Práticas Letivas no 1º CEB: A Transposição Didática do Domínio da Compreensão de Textos". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/28930.
  21. Miletic, Eunice Ascensão Nascimento. 2017. "The role of ludic activities in primary English classrooms - do they really help children to learn?". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/21868.
  22. Leslie, Carolyn Elizabeth. 2016. "Peer interaction and learning opportunities in cohesive and less cohesive L2 classrooms". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/17166.

Outros

Outra produção
  1. Ceia, Carlos Francisco Mafra. 2017. A construção do porta-fólio da prática pedagógica: um modelo dinâmico de supervisão e avaliação pedagógicas. publishersversion. published. http://hdl.handle.net/10362/22068.
  2. Carlos Ceia. 2012. Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends onLiterature, Languages & Linguistics Studies. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/7f8c7109-3e9e-48c4-9637-edec5838049b.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2020/01 IFE, a Alma do Negócio: Inglês para Fins Específicos nas áreas de Contabilidade e Finanças
Orientador de Ana Sofia Antunes de Carvalho
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2019/01 O Currículo e as Redes Sociais Online: Velhos Currículos e Novas Tecnologias dando suporte ao Ensino-aprendizagem em sala de aula
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 A gestão do tempo e do ritmo na sala de aula: uma experiência numa turma de Inglês do Ensino Básico
Coorientador
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Using visual arts in the young learner classroom: exploring the effect on engagement
Coorientador
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2018/12 A Representação Grotesca do Poder em As Naus, de António Lobo Antunes, a partir do romance esperpéntico Tirano Banderas, de Valle-Inclán
Orientador
Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, especialidade de Estudos Literários Comparados (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2018 Para uma Educação Literária Digital: Transições entre o Português e o Português Língua Não Materna
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2018 A interculturalidade no ensino-aprendizagem da língua estrangeira numa perspetiva de inovação e digitalização: o caso da Língua Portuguesa
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 Formação de Professores e Metodologias de Ensino de Literatura e Cultura de Expressão Portuguesa em Timor-Leste
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de competências socioculturais na aula de língua estrangeira
Coorientador
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2017 OS SERMÕES DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA E OS DISCURSOS POLÍTICOS ATUAIS COMO GÊNEROS TEXTUAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO BÁSICO, BRASIL/PORTUGAL
Orientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 A importância dos instrumentos interativos no processo de ensino-aprendizagem de PLNM
Coorientador
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 O CURRÍCULO E AS REDES SOCIAIS ONLINE: O RECURSO ÁS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO COMPLEMENTO DO ENSINO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Experimentalismo e Metabiografias: Histórias da História na Ficção de Peter Ackroyd, David Lodge e Mário Cláudio
Orientador
Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Can We Speak?: Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom
Orientador
Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Inglês para fins militares: desenvolvendo competências linguísticas necessárias para o sucesso das missões
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 A Didática da Ortografia nº 1º Cilclo do Ensino Secundário em Angola
Orientador
Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Um novíssimo testamento para o século XXI: a reescrita dos evangelhos em Gore Vidal e José Saramago
Orientador
Línguas, Literaturas e Culturas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Of structural denial: a narrotological study of the structural disintegration of the novel form
Orientador
Línguas, Literaturas e Culturas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 A Alama Universal sob a Libertação da Escrita. Demonstração Teórico.Prática da Unidade de Sentido da Obra Literária édita e inédita de Natália Correia
Coorientador
Literatura (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2014 - 2014 Nursery Rhynes: Contributos para o desenvolvimento da literacia e aquisição da segunda língua (Inglês) na educação pré-escolar.
Orientador
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 Using narrow reading to develop reading skills in the medical profession: a case study at the Faculty of Medicine in Benguela
Orientador
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 English language learning inside and outside the classroom in Portugal
Coorientador
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 ESCREVER NA ESCOLA: PARA QUEM SE ESCREVE? - O DESTINATÁRIO DO TEXTO ESCRITO Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 Bridging Ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a Foreign language in Portugal Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 O Inglês de Negócios aplicado à Contabilidade: De global a BELF Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 A importância do trabalho colaborativo na aprendizagem da língua e da cultura estrangeiras. Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 MATERIAIS PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA : UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS.
Coorientador
Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 A Literacia da Informação no Ensino Básico (1º ciclo) Modelos e Práticas Actuais Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 A Formação do PNEP e as Práticas Letivas no 1º CEB: A Transposição Didática do Domínio da Compreensão de Textos Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 A alfabetização numa língua estrangeira: a aprendizagem de um novo alfabeto no ensino de russo como língua estrangeira a estudantes portugueses Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Using corpora to analyse machine translation text Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 PEER INTERACTION AND LEARNING OPPORTUNITIES IN COHESIVE AND LESS COHESIVE L2 CLASSROOMS Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 HISTORIOGRAPHIC METAFICTION AND WRITER’S CREATIVITY IN PETER ACKROYD, ORHAN PAMUK AND JOSÉ SARAMAGO Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2011 A textualidade e as TIC no ensino pré-escolar: a interpretação de texto e as narrativas digitais Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2010 Making Connections: Engineering and Languages Iisuues in English for Specific Purposes Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2008 A Interactividade dos Manuais Escolares de Inglês do 3º Ciclo do Ensino Básico Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2008 Teoria da Literatura - a Representação/ Transformação do Real Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 - 2007 Literary Texts: a Passage to Intercultural in Foreign Language Education Estudos Anglo-Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - 2006 A Narrativa na Poesia Contemporânea: Ruy Belo, Nuno Judice, Fiame Hasse Pais Brandão e Andrewmotion, Carol Ann Duffy e Douglas Dunn Estudos Anglo-Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - 2006 A Literacia da Leitura Literária no Ensino Universitário Línguas, Literaturas e Culturas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal