???global.info.a_carregar???
Patrícia Silva Santos. Completed the Masters in Education and Society in 2012 by ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa and Degree in Educational Sciences in 2004 by Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Attends the PhD in Sociology at ISCTE-IUL. She published 5 articles in specialized magazines, 5 book chapters and 3 books. Participates and / or participated as Research Fellow in 2 projects, Technical Development in 1 project and Researcher in 2 projects. Works in the areas of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences and Sociology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Silva Santos

Nomes de citação

  • Santos, Patrícia

Identificadores de autor

Ciência ID
4811-3BCE-5660
ORCID iD
0000-0002-6113-2539

Endereços de correio eletrónico

  • ana.patricia.santos@iscte-iul.pt (Profissional)
  • ana.patricia.santos@iscte-iul.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 210464018 (Profissional)

Moradas

  • CIES-IUL. CIES-IUL, Edifício ISCTE, Av. das Forças Armadas , 1649-026 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2020
Em curso
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Novos desafios do Ensino Doutoral: Políticas, configurações e percursos entre universidades e empresas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013
Concluído
Pós-graduação Análise de dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2012
Concluído
Mestrado Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Ser professor na trama das reformas gestionárias: histórias e representações profissionais de professores do ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2006/12/31
Concluído
Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura (Pós-Graduação)
Escola Guignard, Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil, Portugal
2004
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Gestão de projectos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2011 Project Coordinator CIDAC - Centro de Intervenção e Desenvolvimento Amilcar Cabral, Portugal
2004 - 2006 Project Coordinator Contato CRJ - Centro de Referência da Juventude, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/11/01 - 2020/07/31 Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
na
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Município de Oeiras
Concluído
2019/03/31 - 2020/03/31 Elaboração do Estudo sobre a Profissão Veterinária em Portugal
na
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ordem dos Médicos Veterinários
Concluído
2014/08/25 - 2016/02/29 A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
14 7 339
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
FCT
Concluído
2013/01/15 - 2015/01/14 As Parcerias Internacionais em Portugal: uma análise do impacto das redes científicas na sociedade do conhecimento
PTDC/CS-SOC/118487/2010
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2011/05/05 - 2013/02/14 Os professores do ensino público e associativismo docente em Portugal: a reconstrução de identidades e discursos
PTDC/CS-SOC/100589/2008
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Patrício, M.T.; Santos, Patrícia. "A Internacionalização do Ensino Superior: Um debate centrado nas novas estratégias e actividades". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  2. Santos, Patrícia. "Fragmentos de vidas profissionais de professores: vivências e reacções às recentes reformas educativas". Trabalho apresentado em Congresso Português de Sociologia, teorias e metodologias, --, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Santos, P.; Thune, T. M.. "Social capital and university–business collaboration in doctoral education". Industry and Higher Education N/A (2022): https://journals.sagepub.com/home/ihe.
    Publicado • 10.1177/09504222211069804
  2. Van Deynze, F.; Santos, P.. "National policy responses to European institutional pressures on doctoral education: the case of Flanders and Portugal". European Journal of Higher Education N/A (2020): https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21568235.2020.1756368.
    Publicado • 10.1080/21568235.2020.1756368
  3. Patrício, M. T.; Santos, P.. "Collaborative research projects in doctoral programs: a case study in Portugal". Studies in Higher Education 45 11 (2020): 2311-2323. https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1080/03075079.2019.1607282?scroll=top&needAccess=true.
    Publicado • 10.1080/03075079.2019.1607282
  4. Santos, Patrícia; Luísa Veloso; Paula Urze. "Students matter: the role of doctoral students in university–industry collaborations". Higher Education Research and Development 40:7 (2020): 1530-1545. https://doi.org/10.1080/07294360.2020.1814702.
    Publicado • 10.1080/07294360.2020.1814702
  5. Santos, P.; Patrício, M. T.. "Academic culture in doctoral education: are companies making a difference in the experiences and practices of doctoral students in Portugal?". International Journal of Doctoral Studies 15 (2020): 685-704. https://www.informingscience.org/Journals/IJDS/Overview.
    Publicado • 10.28945/4665
  6. Patrício, M. T.; Santos, P.; Loureiro, P. M.; Horta, H.. "Faculty-exchange programs promoting change: motivations, experiences, and influence of participants in the Carnegie Mellon University-Portugal Faculty Exchange Program". Tertiary Education and Management 24 1 (2018): 1-18. http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13583883.2017.1305440.
    Publicado • 10.1080/13583883.2017.1305440
  7. Patrício, M. T.; Alves, J. E.; Alves, E.; Mourato, J.; Santos, P.; Valente, R. P.. "Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo". Sociologia, Problemas e Práticas 86 (2018): 69-89. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado • 10.7458/SPP20188610056
  8. Santos, P.. "Moving the universities to the ‘third mission' in Europe, new impulses and challenges in doctoral education". Foro de Educación 14 21 (2016): 107-132. http://forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/index.
    Publicado • 10.14516/fde.2016.014.021.006
  9. Santos, P.. "Learn and teach: communities of practice as an opportunity for teachers’ professional development". Journal of Educational and Social Research 2 5 (2012): 97-104. http://www.mcser.org/journal/index.php/jesr/index.
    Publicado
  10. Santos, Patrícia. "Learn and teach: communities of practice as an opportunity for teachers’ professional development". Journal of Educational and Social Research (2012):
    10.5901/jesr.2012.v2n5
Capítulo de livro
  1. Santos, Patrícia. "O ensino doutoral em movimento". In 31 Desafios para o ensino superior - Volume II, 201-2018. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2021.
    Publicado
  2. Luísa Veloso; Quintão, C.; Marques, J.S.; Santos, Patrícia. "Arts Education and Sustainability: Promoting Citizenship and Collaborative Work". In Yearbook of the European Network of Observatories in the Field of Arts and Cultural Education (ENO), 263-283. Springer Singapore, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-3452-9_13
  3. Santos, Patrícia. "Ensino doutoral: ampliação, diversificação e maleabilidade". In Os 31 Desafios, editado por Andreia Nascimento; Ricardo Martins, 101-109. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, Universidade da Madeira, 2019.
    Publicado
  4. Santos, Patrícia. "Retratos da profissão de professor. Mundos vividos em tempos de reformas gestionárias". In Incursões na Sociedade Educativa, editado por Teresa Sebara; Pedro Abrantes, 45-60. Mundos Sociais, 2016.
    Publicado
  5. Santos, Patrícia. "Retratos da profissão de professor". In Mundos vividos em tempos de reformas gestionárias. Portugal, 2016.
  6. Santos, Patrícia. "Madeira-ITI: “uma ilha dentro de uma ilha”". In Redes e Colaborações Científicas: Os Programas de Parcerias Internacionais em Portugal. Lisboa / Portugal, Portugal: Mundos Sociais, 2015.
    Publicado
  7. Ferreira, N.; Santos, Patrícia. "Ensino Pós-Graduado nas Parcerias Internacionais: percursos dos alunos e eixos de inovação". In Redes e Colaborações Científicas: Os Programas de Parcerias Internacionais em Portugal. Lisboa / Portugal, Portugal: Mundos Sociais, 2015.
    Publicado
  8. Santos, Patrícia. "Madeira - ITI "Uma ilha dentro de uma ilha"". Portugal, 2015.
  9. Santos, Patrícia. "A Artes e as Artes no Trabalho Sócio-Cultural: Estudo das Acções e Representações em ONG's Mineiras". In As mediações da cultura: arte, processo e cidadania, editado por Universidade Católica de Minas Gerais, 170-197. Brasil, Brasil: Universidade Católica de Minas Gerais, 2007.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Santos, P.. 2017. "Pensar a reconfiguração do ensino doutoral na interface universidade-empresa: contextualização e proposições teórico-empíricas". http://cies.iscte-iul.pt/wp_eng.jsp.
Livro
  1. Santos, Patrícia. Ser professor na trama das reformas gestionárias: histórias e representações profissionais de professores do ensino secundário. Lisboa, Portugal: ISCTE. 2012.
    Publicado
  2. Santos, Patrícia. Histórias numa história: caminhos para uma educação transformadora. Lisboa, Portugal: CIDAC. 2011.
    Publicado
  3. Santos, Patrícia. Educar para a cidadania global: construir um mundo justo a partir da escola. Lisboa, Portugal: CIDAC. 2009.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Santos, Patrícia; Pedro Candeias. "Education at a Glance 2014: OECD Indicators". (2014): http://observatorio-das-desigualdades.com.
    Publicado
  2. Santos, Patrícia. "Recensão “Desigualdades no Sistema Educativo: percursos, transições e contextos” de Ana Matias Diogo e Fernando Diogo (org.)". (2014): http://observatorio-das-desigualdades.com.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. As práticas artísticas como espaços de cidadania, de precariedade e de inclusão social: uma investigação-ação em contexto escolar. - 4º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias - Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo. 2021. Marques, Joana; Luísa Veloso; Quintão, C.; Santos, Patrícia.
  2. Art and Education: resisting to labour exploitation, promoting sustainability. 15th Organization Studies Virtual Workshop. 2020. Luísa Veloso; Marques, J.S.; Santos, Patrícia; Quintão, C.. https://osofficer.wixsite.com/osworkshop.
  3. The PhD in research career: academic trajectory vs. hybrid trajectory. Policy dialogue: evolving measurements and practices in S&T Indicators in Europe. 2019. Santos, Patrícia.
  4. Employment of PhD holders: a picture of public policies in Portugal. • III International Meeting of Sociology – Education, Employment and Retirement. Transitions in risk societies. 2018. Santos, Patrícia; Luísa Veloso; Paula Urze.
  5. “New challenges of doctoral education: policies, settings and routes between universities and companies”. Summer School “Career Trajectories, Outputs and Success of Doctorate Holders” no Research Infrastructure for Research and Innovation Policy Studies (RISIS), Humboldt University. 2017. Santos, Patrícia.
  6. "O ensino doutoral na agenda política: alguns desenvolvimentos na proximidade ao tecido empresarial". IV Colóquio Doutoral da ESPP, ISCTE. 2017. Santos, Patrícia.
  7. Indicadores de desempenho de investigação aplicada. Como medir o desempenho da investigação aplicada nas IESP?. Congresso Internacional - Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino. 2016. Alves, J.; Patrício, M.T.; Joaquim Mourato; Rui Pulido Valente; Alves, E.; Santos, Patrícia.
  8. "Indicadores de desempenho para as Instituições de Ensino Superior Politécnico: construção de uma proposta". IX Congresso Português de Sociologia. 2016. Patrício, M.T.; Alves, J; Joaquim Mourato; Santos, Patrícia; Alves, E.; Rui Pulido Valente.
  9. Reforc?o das relac?o?es universidade-indu?stria no ensino doutoral: poli?ticas europeias e (sua influe?ncia nas) poli?ticas nacionais. IX Congresso Portugue?s de Sociologia. 2016. Santos, Patrícia.
  10. "Modernization processes of doctoral education: between employability and social capital of students". CHER 29th Annual Conference. 2016. Santos, Patrícia; Patrício, M.T..
  11. Flow between the Production and Transmission of Knowledge: Characteristics of Doctoral Programs. Critical Issues in Science, Technology and Society Studies. 2015. Patrício, M.T.; Santos, Patrícia.
  12. Can collaboration overcome scientific inequalities – research collaborations in the International Partnership Program between Portugal and MIT/CMU/UTA. RN24 Science and Technology, Differences, Inequalities and Social Imagination. 2015. Conceição, C. P.; Patrício, M.T.; Santos, Patrícia.
  13. Redes e colaborações entre universidades portuguesas e americanas: análise do impacto do programa governamental das Parcerias Internacionais. Associação Portuguesa de Sociologia. 2014. Ferreira, N.; Conceição, C. P.; Durão, R.; Clamote, T. C.; Santos, Patrícia; Patrício, M.T..
  14. O papel da Educação na Mudança Social. Ser Cidadão Global num Mundo em Mudança. 2014. Santos, Patrícia.
  15. Identidades profissionais e atitudes dos professores portugueses do ensino público: resultados de um inquérito nacional. VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. 2014. Stoleroff, A.; Santos, Patrícia. http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0852.pdf.
  16. ENTRE A REAFIRMAÇÃO DA SUA MISSÃO SOCIAL E PÚBLICA E A DEFESA DE UM ESTATUTO PROFISSIONAL CORPORATIVO? IMPACTOS DO GERENCIALISMO NO PROFISSIONALISMO DOS PROFESSORES. IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2014. Stoleroff, A.; Santos, Patrícia.
  17. Changes in Portuguese Post-graduate Education: the case of the International Partnership Program with US Universities. 6th International Conference on Education, Research and Innovation - ICERI. 2013. Santos, Patrícia; Patrício, M.T.. http://iated.org/iceri2013/.
  18. A Internacionalização do Ensino Superior: Um debate centrado nas novas estratégias e actividades. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. 2013. Patrício, M.T.; Santos, Patrícia. http://webs.ie.uminho.pt/xiigp/.
  19. Fragmentos de vidas profissionais de professores: vivências e reacções às recentes reformas educativas. Congresso Português de Sociologia, teorias e metodologias. 2012. Santos, Patrícia.
  20. The meanings givens to educational reforms by teachers in Portugal. livro. 2012. Santos, Patrícia.
  21. Is there a dilution of professional identity boundaries between generations of teachers as a result of school and career reforms?. 3.ª Edição do International PhD Workshop da Research Network Ageing in Europe (ESA). 2012. Santos, Patrícia.
  22. Between two extremes: the impact of recent educational reforms upon the professional identities of beginning and veteran teachers. 7th Interim Meeting ESA RN19 Sociology of Professions “Professional and Social Inequalities. 2012. Santos, Patrícia.
  23. Life Histories and the intersections between educational contexts, teachers’ professional identities and methodological procedures. International Seminar Narratives and Social Memory. 2012. Santos, Patrícia.
  24. Construyendo el futuro. III Seminário Educacion para una Cidadania Global. 2009. Santos, Patrícia.
  25. Conectando Mundos: rumo a uma Educação para a Cidadania Global. XXI Encontro Nacional de Professores de Geografia. 2007. Santos, Patrícia.
Atividades

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/01 - Atual Membro da equipa avaliadora no projeto “Companhia Maior”, financiado pelo programa PARTIS da Gulbenkian. Associação A3S, Portugal
2020/12 - Atual Membro da equipa avaliadora no projeto “Sete Peça, Sete escolas”, financiado pelo programa PARTIS da Gulbenkian. Associação A3S, Portugal
2020/06 - Atual Membro da equipa avaliadora do CIES-IUL no projeto “YMI – Jovens Mediadores para a Inclusão”, financiado pelo Eramus+. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2019/06 - Atual Student Representative on External Evaluation Committees
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/02 - 2021/07 Infância, Juventude e Velhice. Políticas e Práticas de Intervenção (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/04/01 - 2018/04/30 Introduction to SPSS Transversal skills (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01 - Atual Atelier 3 - Eu, nós e o Mundo Scientific adviser and founding member

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Industry and higher education Sage
2022 - 2022 European Journal of Higher Education Taylor & Francis