???global.info.a_carregar???
Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL (Lisboa) e pelo Instituto Nacional de Estudos Demográficos (INED, Paris), com a tese “Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands" (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7658, financiado com bolsas de doutoramento Marie Curie e da FCT, e bolsa de curta duração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) para visita ao Centre d'Études et de Recherches Internationales (CERI, Sciences Po)) - uma comparação internacional das políticas linguísticas e de integração enquadradas no projecto internacional TIES (The Integration of the European Second Generation). Durante a minha experiência de investigação, desde 2003, tenho trabalhado na intersecção entre sociologias das migrações internacionais e sociologia da linguagem, com foco nas populações de origem imigrante (imigrantes e descendentes), na Europa e em Portugal, comparando políticas de imigração, integração social e linguística, e mais recentemente, em programas de educação bilingue e linguística, e políticas linguísticas a várias escalas: institucional, familiar e individual. Atualmente sou Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Sociologia (ESPP, ISTE-IUL), lecionando a Unidade Curricular: Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas (https://fenix.iscte-iul.pt/disciplinas/03194/2017-2018/2-semestre/fuc?locale=pt), sendo também Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL / ISCTE-IUL). Na minha investigação desenvolvo estudos sobre atitudes, práticas e políticas linguísticas, nomeadamente com o projeto "Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira" - com enfoque nas políticas linguísticas e atitudes linguísticas em Portugal (financiado pela FCT / MCTES e enquadrado com um protocolo entre CIES-IUL, CES-UC e CELGA / ILTEC-UC); e outro denominado “Trovoada de Ideias - Inclusão Linguística e Social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português” (co-coordenador com Paulo Feytor Pinto, financiado pela FAMI / ACM); Sou membro da comissão organizadora da 7.ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans “In/Visibilidades Negras Contestadas”, que terá lugar em Lisboa (ISCTE-IUL) entre 4 a 6 de Julho de 2019  (https://afroeuropeans2019.wixsite.com/afroeuropeans2019/pt) Membro dos seguintes projectos de investigação no ISCTE-IUL (+ info: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-raquel-matias/projects): “Mobilidades e língua: as motivações e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo” (co-coordenadora com Sandra Mateus); “Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization” (coord. De Sandra Mateus); “Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios” (co-coordenador com Nuno Oliveira).  Co-organização: dos Encontros sobre Experiências Migratórias (http://observatorioemigracao.pt/np4/1355/) e das Mesas Redondas Interdisciplinares sobre Diversidade Linguística em Portugal e os Contextos Migratórios (http://www.ces.uc.pt/ eventos / index.php? id = 11119 & id_lingua = 1).  Investigadora Colaboradora do CELGA / ILTEC (UC), Observatório de Emigração (OEm), RedeMigra, EDiSo Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, grupo de pesquisa de cidadãos RMIR - Refugiados e Migração, Iniciativas e Reflexões, APEDI (http: / /www.apedi.pt/), tendo ainda participado na Rede Cost Network New Speakers in a Multilingual Europe – Opportunities and Challenges (http://www.nspk.org.uk/).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Raquel Monteiro Matias

Nomes de citação

  • Matias, A.R.

Identificadores de autor

Ciência ID
4510-5D57-01A0
ORCID iD
0000-0002-9719-0888
Scopus Author Id
55957282800

Websites

  • http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=55957282800 (Académico)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Norueguês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013/05
Concluído
Doutoramento em Sociologia / PhD in Sociology (Doutoramento)
Especialização em Sociology, migration studies
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção por Unanimidade
2013
Concluído
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção por Unanimidade
2003
Concluído
Sociologia e Planeamento (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Da Ucrânia a Portugal - Trajectos Migratórios e Inserção no Mercado de Trabalho (From Ukraine to Portugal - Migration Trajectories and Insertion in the Labour Market)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores no curso (17 valores na Tese)
Percurso profissional

Outros

2018/11/01 - 2024/10/31 Research Fellow, Project"Migration, Language and Education"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2014/12/01 - 2022/10/31 Research fellow, Project “Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes imigrantes africanos Vale da Amoreira/Patterns of linguistic acculturation among descendants of African
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2016/01/01 - 2020/12/31 Project co-coordinator:"Trovoada de Ideias-Linguistic and social inclusion of Students from the PALOP in the Portuguese Higher Education"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2017/01 - 2018/12 Co-coordinator, Projetc:"Mobility and language: the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2014/12/01 - 2018/10/31 Post-doctoral Researcher, Project“Konta bu storia:Padrões aculturação linguística entre descendentes imigrantes africanos Vale da Amoreira/Patterns of linguistic acculturation among descendants of Afr
ISCTE-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais, Portugal
2014/01/01 - 2016/12/31 Project co-coordinator: Portuguese language policies for adult immigrants in Portugal with little or no schooling: institutionalization and challenges
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2014/02/01 - 2014/11/01 Post Doctoral Research Assistant, European Project “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2014/01/01 - 2014/02/01 Assistente da Assessoria da Direcção (Advisory Board Assistant) no âmbito do projecto Europeu “Key for Schools”.
Instituto de Avaliação Educativa, Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2013/05/01 - 2013/08/01 Research Assistant, European Project“Financialisation, Economy, Society and Sustainable Development” (FESSUD) (http://fessud.eu/ )
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2007/03/01 - 2013/05/01 Early Stage Researcher (Marie Curie Fellow), Research Assistant,European Project"The Integration of the European Second Generation–TIES project.eu"(7 PCRD).
INED, França
2006/06/01 - 2006/12/01 Junior Researcher, European Projetc"TRESEGY-Toward a Social Construction of an European Youth-Ness:Experience of Inclusion and Exclusion in the Public Sphere among second generation migrated teenagers
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2005/10/01 - 2006/12/01 Research Assistant,Project Avaliação e Acompanhamento de Intervenção Social e Políticas Públicas destinadas a crianças e jovens em risco de exclusão social no bairro do Casal da Boba, Amadora,Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2006/06/01 - 2006/11/01 Bibliographic Research on Immigration and Ethnic Minorities in Portugal (2000-2006),Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) funding.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2005/09/01 - 2006/05/01 Research Assistant,European Project"Female Migration Vision" sobre mulheres imigrantes na União Europeia/migrant women in European Union
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2003/06/01 - 2005/08/01 Research Assistant,Project"Jovens descendentes imigrantes africanos em Portugal:transição para integração ou exclusão social?/Young descendants of African immigrants in Portugal:transition to social i
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2003/01/01 - 2004/07/01 Formadora na àrea de Igualdade de Oportunidades / Trainer in the Equal Opportunities domain
Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), Portugal
2002/06/01 - 2003/12/01 Formadora na àrea de Cidadania / Trainer in the Citizenship domain
Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP-MTSSS), Portugal
2002/03/01 - 2002/09/01 Estagiária académica,Coordenação Nacional Programa de Inserção Sócio-Profissional de Imigrante"Portugal Acolhe"/Academic trainee,National Coordination Program of Socio-Professional Program"Portugal Ho
Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP-MTSSS), Portugal
2001/06/01 - 2001/12/01 Estagiária pré-finalista em consultadoria de formação profissional / Trainee in vocational training consultancy
OESTECONSULT, Consultadoria de Gestão, Portugal
1994/09/01 - 1996/01/01 Animadora de Tempos Livres de crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, crianças dos 5 aos 7 anos / Extra-Curricular Activities Animator with Primary Education children from 5 to 7 years old
Associação de Pais da Escola Primária n.º4 Agualva-Cacém, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2018/11 Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira/ Patterns of linguistic acculturation among descendants of African immigrants in the Vale da Amoreira
SFRH/BPD/99062/2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2024/10/31 Migrações, Linguagem e Educação / Migration, Language and Education
NA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
FCT
2016 - 2020/12 "Trovoada de Ideias": Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português/Linguistic and social inclusion of Students from the PALOP in the Portuguese Higher Education
OE2-INTEGRAÇÃO E MIGRAÇÃO LEGAL - OE2.ON3 Capacidade
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal

Associação de Professores para a Educação Intercultural, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
2018 - 2020/01/31 Documentation of Cora in San Juan Corapan
SG0552
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
SOAS University of London
2018 - 2019/09/30 Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization
776029
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Comune di Bagnoli di Sopra, Itália

CPS - Center for Peace Studies, Croácia

Center for Research and Education Ltd, Chipre

Irecoop Veneto, Itália

Research Centre of the Slovenian Academy of Sciences and Arts, Eslovénia
CE-Comissão Europeia
2013 - 2015/11/30 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2015/11/30 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2015/05 Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis / Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2013/11 Financialisation, economy, society and sustainable development-FESSUD
info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/266800/EU
Bolseiro de Investigação
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
CE-Comissão Europeia
2007 - 2012/12 The Integration of the European Second Generation–TIES project.eu (7 PCRD)
7 PCRD
Bolseiro de Doutoramento
INED, França
CE-Comissão Europeia
2005 - 2006/12/31 Crianças e Jovens em Risco de Exclusão Social no Bairro de Casal da Boba (Amadora) - Projecto de avaliação de acompanhamento /Children and Youth at Risk of Social Exclusion in Boba (Amadora) - Follow-up Evaluation Project
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2006 - 2006/12 Toward a Social Construction of an European Youth-Ness: Experience of Inclusion and Exclusion in the Public Sphere among Second Generation Migrated Teenagers
Project ID: 29105
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Associations de Recherches et d' Observations, de Formations et d' Enseignements, França

Colectivo Ioé, Espanha

Consorci Institut d´ Infancia e Mon Urba, Espanha

Forschungs-uns Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika, Alemanha

Fundação Ensino e Cultura “Fernando Pessoa", Portugal

Lunária Association, Itália

Universitat de Lleida, Espanha

Universidade de Utrecht, Países Baixos

Università Degli Studi Di Genova, Itália
Comissão Europeia
2006 - 2006/05/01 Levantamento Bibliográfico sobre Imigração e Minorias Étnicas (2000-2006) / Bibliographic Research on Immigration and Ethnic Minorities in Portugal (2000-2006)
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2003 - 2005/10/31 Jovens Descendentes de Migrantes Africanos em Portugal: Transição para a Integração ou para a Exclusão Social? / Young Descendants of African Immigrants: Transition to Social Integration or to Social Exclusion?
POCTI/SOC/44927/2002
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2022/10/30 Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira/Patterns of linguistic acculturation among descendants of African immigrants in the Vale da Amoreira
SFRH/BPD/99062/2013
NA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Paulo Feytor; Matias, A. R.. "Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP /Academic Portuguese for PALOP students (https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/17686/1/SIPLE2017_V10-362-370.pdf)". Trabalho apresentado em Anais do Simpósio Internacional SIPLE 2017, Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Matias, A.R.; Fabio Scetti; Pedro Martins. "Question of dominance: the portuguese language in two contexts, while dominant and non-dominant language". Trabalho apresentado em Proceedings of the fifteenth international conference on law and language of the International Academy of Linguistic Law, Hangzhou, 2017.
    Publicado
  3. Oliveira, Nuno; Matias, A.R.; Ortiz, Alejandra. "Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal: institucionalização e desafios.". Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia. Portugal, território de territórios, Faro, 2016.
    Publicado
  4. Matias, A.R.. "O Lugar das Línguas Imigrantes Não-Europeias enquanto objecto na Sociologia das Migrações Internacionais". Trabalho apresentado em 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Évora, 2014.
    Publicado
  5. Wall, K.; C. Nunes; Matias, A.R.. "Trajectórias de Mulheres Imigrantes em Portugal". Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia. Mundos Sociais: Saberes e Prácticas, --, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Matias, A. R.; Pedro Martins. "Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista? / Can plurilingual education be an anti-racist education?". MEDI@ÇÕES 7 2 (2019): 151-166. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/244.
    Publicado
  2. Matias, Ana Raquel; Oliveira, Nuno; Ortiz, Alejandra. "Implementing training in Portuguese for Speakers of Other Languages in Portugal: the case of adult immigrants with little or no schooling". Language and Intercultural Communication 16 1 (2016): 99-116. http://dx.doi.org/10.1080/14708477.2015.1113754.
    10.1080/14708477.2015.1113754
  3. Machado, F. L.; Matias, A.R.; Leal, S.. "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos". Análise Social 40 176 (2005): 695-714. http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0003-25732005000400013&script=sci_arttext.
    Publicado
  4. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel; Leal, Sofia. "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos". (2005): http://hdl.handle.net/10071/5444.
  5. Machado,Fernando Luís; Matias,Ana Raquel; Leal,Sofia. "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos". (2005): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732005000400013.
  6. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel; Leal, Sofia. "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos". (2005): http://hdl.handle.net/10071/5444.
  7. Machado,Fernando Luís; Matias,Ana Raquel; Leal,Sofia. "Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos". (2005): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732005000400013.
Capítulo de livro
  1. Capucha, Luís; Sebastião, João; Capucha, A.; Matias, A.R.. "Portugal. Educational Policies and Autonomy in Portuguese Schools". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 123-132. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  2. Seabra, T.; Mateus, Sandra; Matias, A.R.; Roldão, C.. "Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração / Immigration and Schooling: Paths and Conditions of Integration". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa, 301-314. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  3. Matias, A.R.. "O Lugar das Línguas Imigrantes Não Europeias na Sociologia das Migrações Internacionais / The place of non-European immigrant languages in the sociology of international migration". In Migrações Internacionais e Políticas Públicas Portuguesas, editado por Mundos Sociais; CIES-IUL/ISCTE-IUL, 151-172. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2017.
    Publicado
  4. Matias, A.R.. "Nha Dalina: Nha konta stória di –Nha". In A Vida entre nós. Sociologia em Carne Viva, editado por Sofia Lai Amândio; Pedro Abrantes; João Teixeira Lopes, 166-175. Senhora da Hora, Portugal: Deriva Editores, 2016.
    Publicado
  5. J. Schneider; T. Fokkema; Matias, A.R.; S. Stoj?i?; d. Ugrina; C. Vera-Larrucea. "Identities: Urban belonging and intercultural relations". In The European Second Generation Compared Does the Integration Context Matter?, 285-340. Amsterdão, Países Baixos: AUP, Amsterdam University Press, 2012.
    Publicado
  6. Machado, FL; Abranches, M; Matias, A.R.; Sofia Leal. "Where is African immigration going? Sedentarisation, generations and trajectories". 2009.
  7. Machado, Fernando Luís Lopes; Abranches, Maria; Matias, Ana Raquel Monteiro; Leal, Sofia. "Where is African immigration going? Sedentarisation, generations and trajectories". Celta Editora, 2009.
  8. Machado, Fernando Luís Lopes; Abranches, Maria; Matias, Ana Raquel Monteiro; Leal, Sofia. "Where is African immigration going? Sedentarisation, generations and trajectories". Celta Editora, 2009.
  9. Machado, Fernando Luís Lopes; Abranches, Maria; Matias, Ana Raquel Monteiro; Leal, Sofia. "Where is African immigration going? Sedentarisation, generations and trajectories". Celta Editora, 2009.
  10. Wall, K.; C. Nunes; Matias, A.R.. "Mulheres Imigrantes e novas trajectórias de migração: um croché transnacional de serviços e cuidados no feminino.". In Itinerários: A Investigação nos 25 Anos do ICS, editado por Villaverde; Manuel; Wall; Karin; Aboim; Sofia; Silva; Filipe Carreira da, 603-622. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2008.
    Publicado
  11. Machado, Fernando Luis Lopes; Abranches, Maria; Matias, Ana Raquel ; Sofia Leal. "Para onde vai a imigração africana em Portugal? Sedentarização, gerações e trajectos". In Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III, editado por Maria das Dores Guerreiro; Anália Cardoso Torres; Luís Capucha, 195-216. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2007.
    Publicado
  12. Machado, Fernando Luis Lopes; Abranches, Maria; Matias, Ana Raquel; Sofia Leal. "Para onde vai a imigração africana em Portugal? Sedentarização, gerações e trajectos". Celta Editora, 2007.
  13. Machado, Fernando Luis Lopes; Abranches, Maria; Matias, Ana Raquel; Sofia Leal. "Para onde vai a imigração africana em Portugal? Sedentarização, gerações e trajectos". Celta Editora, 2007.
Documento de trabalho
  1. Santos, Ana C.; Teles, Nuno; Matias, A.R.; Brown, Andrew; Spencer, David. 2016. "Cross-national comparative analysis of household well-being". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10316/40947.
  2. Santos, Ana C.; Teles, Nuno; Matias, Raquel; Brown, Andrew; Spencer, David. 2016. "Cross-national comparative analysis of household well-being". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10316/40947.
  3. Machado, FL; Matias, A.R.. 2006. "Jovens Descendentes de Imigrantes nas Sociedades de Acolhimento: Linhas de Identificação Sociológica". Documento de trabalho. http://cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP13_Machado-Matias_.pdf.
  4. Machado, FL; Matias, A.R.. 2006. "Jovens descendentes de imigrantes nas sociedades de acolhimento: linhas de identificação sociológica". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10071/176.
  5. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel. 2006. "Jovens descendentes de imigrantes nas sociedades de acolhimento: linhas de identificação sociológica". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10071/176.
  6. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel. 2006. "Jovens descendentes de imigrantes nas sociedades de acolhimento: linhas de identificação sociológica". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10071/176.
Edição de livro
  1. Carvalho, Apolo; Roldão, C.; Candido, D.; Raposo, Otávio; Varela, P; Lima, R.; Matias, A.R.. Black In/Visibilities Contested. Book of Abstracts Programme. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE. 2019.
    Publicado
  2. Matias, A.R.. Language transmission and bilingual outcomes: descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands, in la Journée Doctorale de l´INED 30 juin 2011. Paris, França. 2013.
    Publicado
Livro
  1. Pinto, Paulo Feytor; Pedro Martins; Ana Raquel Matias. Livro do/a Professor/a: Recursos Didáticos de Português Académico para Estudantes Internacionais dos PALOP / Teacher's Book: Academic Portuguese Teaching Resources for PALOP International Students. Lisboa, Portugal: CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. 2020.
  2. Machado, FL; Matias, A.R.. Bibliografia sobre Imigração e Minorias Étnicas em Portugal (2000-2006). 2006.
Relatório
  1. Mateus, Sandra; Santos, P.; Santinho, Cristina; Ana Raquel Matias; Filipa Pinho; Teresa Seabra; Al-Alou, A.. 2019. PandPAS Social Survey Report. http://www.pandpasproject.eu.
  2. Mateus, Sandra; Santos, P.; Santinho, Cristina; Ana Raquel Matias; Al-Alou, A.. 2019. Brief on the PandPAS Social Survey Report. http://www.pandpasproject.eu.
  3. Sebastião, João; Capucha, Luís; da Cruz Martins, Susana; Abrantes, Pedro; Ávila, Patrícia; Capucha, Ana Rita; Matias, Ana Raquel; et al. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  4. Sebastião, João; Capucha, Luís; da Cruz Martins, Susana; Abrantes, Pedro; Ávila, Patrícia; Capucha, Ana Rita; Matias, Ana Raquel; et al. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  5. Sebastião, João; Capucha, Luís; da Cruz Martins, Susana; Abrantes, Pedro; Ávila, Patrícia; Capucha, Ana Rita; Matias, Ana Raquel; et al. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  6. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  7. Sebastião, João; Capucha, Luís; Álvares, Maria; Ávila, Patrícia; Abrantes, Pedro; da Cruz Martins, Susana; Matias, Ana Raquel; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  8. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  9. Sebastião, João; Capucha, Luís; Álvares, Maria; Ávila, Patrícia; Abrantes, Pedro; da Cruz Martins, Susana; Matias, Ana Raquel; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  10. Sebastião, João; Capucha, Luís; Álvares, Maria; Ávila, Patrícia; Abrantes, Pedro; da Cruz Martins, Susana; Matias, Ana Raquel; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  11. Sebastião, João; Capucha, Luís; Álvares, Maria; Ávila, Patrícia; Abrantes, Pedro; da Cruz Martins, Susana; Matias, Ana Raquel; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  12. Sebastião, João; Capucha, Luís; Álvares, Maria; Ávila, Patrícia; Abrantes, Pedro; da Cruz Martins, Susana; Matias, Ana Raquel; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  13. Machado, FL; Matias, A.R.; Leal, S.. 2006. Jovens Como os Outros? A Integração dos Descendentes de Imigrantes Africanos em Portugal. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/jovens-como-os-outros-a-integracao-dos-descendentes-de-imigrantes-africanos-em-portugal/16251?lang=en.
  14. Machado, FL; Matias, A.R.. 2005. Projectos de Intervenção em Casal da Boba (Amadora) – Relatório de Avaliação Prévia.
  15. Wall, K.; Matias, A.R.; C. Nunes. 2005. Immigrant Women in Portugal: migration trajectories, main problems and policies – Research in Progress,.
Tese / Dissertação
  1. Matias, Ana Raquel Monteiro. "Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10071/7658.
  2. Matias, Ana Raquel Monteiro. "Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10071/7658.
  3. Matias, Ana Raquel Monteiro. "Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10071/7658.

Outros

Outra produção
  1. Santos, Ana Cordeiro; Ana Raquel Matias; Frade, Catarina; Lopes, Cláudia; Reis, José; Teles, Nuno. 2020. Transdisciplinary research: reflections on the study of finance and well-being [FESSUD], 2011-2016. The research programme will integrate diverse levels, methods and disciplinary traditions with the aim of developing a comprehensive policy agenda for changing the role of the financial system to help achieve a future which is sustainable in environmental, social and economic terms. The programme involves an integrated and balanced consortium involving partners from 14 countries that has unsurpass. http://hdl.handle.net/10400.20/2077.
  2. Ana Josefa Cardoso; Matias, A.R.. 2016. Educação Bilingue (português- cabo-verdiano): políticas linguísticas e educativas de Portugal a Cabo Verde. http://cei.iscte-iul.pt/coopedu/educacao-bilingue-portugues-cabo-verdiano-politicas-linguisticas-e-educativas-de-portugal-a-cabo-verde/.
  3. Matias, A.R.; Martins, P.; Dulce Pereira. 2016. Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal. http://aps.pt/ix_congresso/resumos/resumos.
  4. Matias, A.R.. 2016. Trovoada de Ideias 2016: Necessidades Linguísticas dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português. IX Congresso Português de Sociologia 2016, Semi-plenário: Mobilidades, identidades e conflitos. http://www.aps.pt/cms/files/conteudos/file/%20%20IX%20Congresso/Programa%20IX%20Congresso_22%20Junho.pdf.
  5. Matias, A.R.. 2016. Nha Dalina: Nha Konta Stória di-Nha. http://intraesght.ualg.pt/Noticias/Ficheiros/Resumos%20e%20Bionotas.pdf.
  6. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al. 2015. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association.
  7. Matias, A.R.; Oliveira, Nuno; Ortiz, Alejandra. 2015. Implementing Portuguese for Speakers of Other Languages in Portugal: The case of immigrant adults with no or low education in any language. Colloque Internationale “Sciences Humaines et Sociales, Sciences du Langage : Méthodologies Transversales. http://calenda.org/347316.
  8. Matias, A.R.. 2015. Integrac?a?o lingui?stica, poli?ticas e pra?ticas. Estudar as conseque?ncias lingui?sticas dos feno?menos migrato?rios. Mestrados de Educac?a?o e Sociedade e de Sociologia, UC: Descendentes de Imigrantes e Educac?a?o.
  9. Oliveira, Nuno; Matias, A.R.; Ortiz, Alejandra. 2015. Políticas de ensino de Português Língua Não Materna: O caso dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma literacia em qualquer língua. XII CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro. Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois.. http://stk83.leading.pt/pt.
  10. Matias, A.R.. 2015. Konta bu storia -- Padrões de Aculturação Linguística de uma Mulher Imigrante Caboverdiana em Portugal. Colóquio Narrar e Retratar. Desafios às Ciências Sociais. http://www.cies.iscte.pt/np4/?newsId=998&fileName=diversidade_programa.pdf.
  11. Matias, A.R.; Ortiz, Alejandra; Oliveira, Nuno. 2015. Learning Processes on Portuguese for Speakers of Other Languages: the case of Adult Immigrants with Little or no Literacy in any Language. II Simpósium International EDiSo - Discursos e Sociedades em Movimento. http://www.edisoportal.org/noticias/archivo/simposium2015-1/102-resumos2015/pt02/925-matias,-raquel-oliveira,-nuno-ortiz,-alejandra.
  12. Matias, A.R.. 2015. Representações sobre práticas e competências linguísticas: uma comparação entre descendentes de imigrantes turcos, em França, Alemanha e Holanda. Workshops de Investigação CIES-IUL. http://cies.iscte.pt/np4/?newsId=464&fileName=workshops_maio2015.pdf.
  13. Matias, A.R.. 2014. Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands.. IGNITE PhD 2014 -- Semana da Investigação do ISCTE-IUL. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/7678/1/A5IIIgnitePhD2014.pdf.
  14. Matias, A.R.. 2014. Representações sobre competências e práticas linguísticas. Descendentes de imigrantes turcos em França, Alemanha e Holanda.. Fórum Pesquisas CIES-IUL: Vidas em Movimento: Migrações, Mobilidades e Turismo. http://www.cies.iscte.pt/np4/?newsId=465&fileName=FP2014.pdf.
  15. Matias, A.R.. 2014. O lugar das li?nguas imigrantes na?o-europeias enquanto objecto de estudo na sociologia das migrac?o?es internacionais. in Migrac?o?es Etnicidade e Racismo, VIII Congresso Portugue?s de Sociologia. 40 anos de democracia(s): progressos, contradic?o?es e prospetivas.
  16. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. 2014. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  17. Matias, A.R.. 2014. O lugar das línguas imigrantes não-europeias enquanto objecto na sociologia das migrações internacionais.. 1ªMesa-redonda interdisciplinar: A diversidade dos espaços linguísticos em Portugal e nos seus contextos migratórios. http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=9256&id_lingua=1&pag=9259.
  18. Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, Luís; Matias, A.R.; Capucha, A.; Estêvão, P.. 2014. Crise e equidade nos sistemas educativos do sul da europa: tendências de evolução. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. http://pt.scribd.com/doc/229976471/Programa-IV-Colo-quio-Luso-Brasileiro-de-Sociologia-de-Educac-a-o.
  19. Matias, A.R.; Oliveira, Nuno; Ortiz, Alejandra. 2014. Learning processes on Portuguese for Speakers of Other Languages: the case of adult immigrants with little or no literacy in any language. The 14th International Conference of the International Association for Languages and Intercultural Communication: Linguistic resources and intercultural (communicative) competence: bridging a theoretical and empirical gap. http://ialic2014portugal.web.ua.pt/PROGRAMME%20_FINAL.pdf.
  20. Matias, A.R.. 2013. Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands,. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/7658/1/Ana%20Raquel%20Matias%20-%20Tese%20de%20doutoramento.pdf.
  21. Matias, A.R.. 2012. Language transmission and bilingual outcomes of descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands. Turkish Migration in Europe: Projecting the next 50 years, London Centre for Social Studies (LCSS). http://turkishmigration.com/2012/tmieabstracts.pdf.
  22. Matias, A.R.. 2012. Turkish descendants and language shift within the family an approach on intergenerational language acculturation. Atelier da Unidade de Investigac?a?o Migrations Internationales et Minorite?s (MIM), Institut national d’e?tudes de?mographiques (INED).
  23. Machado, FL; Azevedo, J.; Matias, A.R.. 2009. Bibliografia e Filmografia sobre Imigração e Minorias Étnicas em Portugal (2000/2008). Fórum Gulbenkian Migrações, Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano. https://gulbenkian.pt/images/mediaRep/institucional/FTP_files/pdfs/PGDesenvolvimentoHumano/PGDH2009_BiblFilmImigracao00-08.pdf.
  24. Machado, FL; Matias, A.R.; S. Leal. 2005. Jovens Descendentes de Imigrantes Africanos em Portugal. Arquivo Português de Informação Social, Lisboa.. http://hdl.handle.net/10400.20/50.
  25. Machado, FL; Matias, A.R.; Leal, S.. 2005. Multiculturalidade e desigualdades sociais: uma análise multidimensional dos resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos em Portugal. Seminário “Escola e Modernidades. Da Regulação ao Risco.
  26. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel; Leal, Sofia. 2005. Jovens Descendentes de Imigrantes Africanos em Portugal, 2005. Para uma descrição completa do estudo, http://www.apis.ics.ulisboa.pt/catalogo/APIS0028/.. http://hdl.handle.net/10400.20/50.
  27. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel; Leal, Sofia. 2005. Jovens Descendentes de Imigrantes Africanos em Portugal, 2005. Para uma descrição completa do estudo, http://www.apis.ics.ulisboa.pt/catalogo/APIS0028/.. http://hdl.handle.net/10400.20/50.
  28. Machado, Fernando Luís; Matias, Ana Raquel; Leal, Sofia. 2005. Jovens Descendentes de Imigrantes Africanos em Portugal, 2005. Para uma descrição completa do estudo, http://www.apis.ics.ulisboa.pt/catalogo/APIS0028/.. http://hdl.handle.net/10400.20/50.
  29. Machado, FL; Matias, A.R.; Leal, S.. 2004. Retratos a preto e branco: a imagem dos jovens descendentes de imigrantes africanos nos jornais de referência em Portugal. V Congresso Português de Sociologia.
  30. Machado, FL; Matias, A.R.; Leal, S.. 2004. Jovens descendentes de imigrantes africanos: transição para a integração ou para a exclusão social. V Congresso Português de Sociologia.
  31. Machado, FL; Matias, A.R.; Leal, S.. 2004. Descendentes de imigrantes africanos em Portugal: vínculos objectivos e subjectivos de pertença nacional. II Congresso Português de Demografia.
  32. Matias, A.R.. 2003. Da Ucrânia a Portugal – trajectórias migratórias e inserção no mercado de trabalho. Tese de licenciatura em Sociologia Pré-Bolonha.
  33. Matias, A.R.. 2002. Estudo sócio-demográfico dos Formandos-Imigrantes do Programa de Inserção Sócio-Profissional de Imigrantes. IEFP.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/04 Multilingualism and International Migration (https://en.unesco.org/sites/default/files/lt4all_programmeday1.pdf) International Conference Language Technologies for All (LT4All): Enabling Linguistic Diversity and Multilingualism Worldwide - Session 3: Language policies and globalization: challenges and opportunities
2019 International Year of Indigenous Languages / UNESCO Chair “Language Policies for Multilingualism” / UNESCO Headquarters (Paris, França)
2019/10/11 The (In)visibility of languages spoken by black european population (http://www.uc.pt/fluc/uidief/Certificados/Programa_CODES_2019) International Conference «Comunication, diversity and solidarity. Discourses and Practices in Cultural Diversity», CODES
Faculty of Arts and Humanities, University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/09/25 "A (in)visibilidade das línguas faladas pelas populações negras europeias / The (in)visibility of languages spoken by black Europeans"; MESA PLENÁRIA I Ensino de Português em contextos multilíngues e multiculturais: migrações e diásporas (https://75594e48-8adc-4b90-bea7-68134515f6e2.filesusr.com/ugd/aa72b0_12b82d35585d4bef86eca3a8a48e15c2.pdf) XII CONSIPLE - Convergência de águas e encontro de pluralidades em português
SIPLE-Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira;UFAM- Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
2019/09/09 Perceptions and prejudices about refugees and African students' knowledge Seminar "Inclusive Learning & Teaching Practices in Higher Education"
LTEC - Learning and Teaching Enhancement Centre, Kingston University (Londres, Reino Unido)
2019/06/07 Que escolhas de (in)visibilidade da diversidade linguística na sociologia das migrações internacionais? / What choices for linguistic diversity (in)visibility in sociology of international migration? (sessão 10D: https://easychair.org/smart-program/EDiSo2019/) SIMPÓSIO Internacional EDiSo “Vozes, silêncios e silenciamentos nos estudos do discurso” - Panel (Des)Encontros linguísticos: que invisibilidades e silenciamentos entre as populações negras na Europa?
EDiSo-Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade /Facultade Filoloxía, Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2019/05/23 Trovoada de Ideias 2016-2020 Linguistic and social inclusion in higher education: the case of international students fluent in stigmatized language norms (https://www.su.se/polopoly_fs/1.431898.1558683754!/menu/standard/file/Programme_LNC2019_version_12.pdf) Workshop: “Beyond dominance and non-dominance”, International Conference Languages, Nations, Cultures: Pluricentric Languages in Context(s) (LNC 2019)
Frescati Campus, Stockholm University (Estocolmo, Suécia)
2019/03/30 "Educação bilingue e educação para a diversidade linguística podem constituir ferramentas para uma educação anti-racista? / Can bilingual education and education for linguistic diversity be tools for anti-racist education?" (https://www.si.ips.pt/ese_si/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=10080 Roteiro para uma Educação Antirracista - "“Diversidade Linguística e Bilinguismo”
Escola Superior de Educação / Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) (Setúbal, Portugal)
2019/02/19 Trovoada de Ideias - Linguistic and Social Inclusion of International Students from Portuguese Speaking African Countries (PALOP) in Portuguese Higher Education (https://www.hf.uio.no/multiling/english/news-and-events/events/guest-lectures-seminars/2019/wednesday-seminar-ana-raquel-matias_190219.html) Wednesday Seminar
UiOslo, Center for Multilingualism in Society across the Lifespan (Oslo, Noruega)
2018/07/12 Escolhas e ideologias dos falantes perante a sua diversidade linguística: o caso dos descendentes de imigrantes em Portugal num território TEIP / Speakers' choices and ideologies in view of their linguistic diversity: the case of the descendants of immigrants in Portugal in a TEIP territory (https://drive.google.com/file/d/1GCAfDR0_OsroEyXDZeY58LIUjOnj3qWy/view) X Congresso Português de Sociologia Na Era da “Pós-verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo
Universidade da Beira Interior; Associação Portuguesa de Sociologia (Covilhã, Portugal)
2018/06/14 Ethnography with African immigrants' descendants in Portugal in disadvantaged neighbourhoods: self-reported language choices and ideologies (http://cilx2018.uvigo.gal/programa2/) Painel "Etnografías de la superdiversidad lingüística. Una mirada crítica", XIII Congresso Internacional de Linguística Geral (CILX2018
EDiSo-Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade / Universidade de Vigo (Vigo, Espanha)
2018/05/31 Is Portuguese (European) a dominant language? Language policies involving Portuguese in three different contexts of migration (https://sites.google.com/view/langpol/events/2018-lpforum) BAAL Language Policy Forum 2018 “Language Policy in the Age of Diversity: Dilemmas and Hopes
British Association of Applied Linguistics (BAAL) Language Policy Group, Sheffield Hallam University, (Sheffield, Reino Unido)
2018/05/10 Diásporas Africanas: Resistências, Lutas, Presenças / African Diasporas: Resistance, Struggles, Presences (https://cei.iscte-iul.pt/eventos/evento/workshop-estudos-africanos/) Painel II, Workshop em Estudos Africanos: Diásporas Africanas: Resistências, Lutas, Presenças
ISCTE - Centro de Estudos Internacionais (Lisboa, Portugal)
2017/12/13 “Educação e etnicidade: trajetos e condições de integração” [Education and ethnicity: paths and conditions of integration] (https://www.iscte-iul.pt/eventos/1473/forum-de-pesquisas-ciesiul-2017-desigualdades-sociais-portugal-europa) Fórum de Pesquisas CIES- IUL 2017. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Lisboa, Portugal)
2017/12/07 Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. (https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos) I Encontro Educação de Adultos Prá Vida | Celebração do Ano Europeu da Educação de Adultos
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC); Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente e Associação; Letras Prá Vida (Coimbra, Portugal)
2017/11/09 Trajetórias e implicações psicossociais na imigração (emigração). Transmissão da língua em famílias de origem imigrante (emigrante) (https://ual.pt/pt/noticias.asp?det=19669&id=3605&section=/universidade_autonoma/Departamentos/Psicologia/Conferencias&title=Conferencias-Trajetorias-e-Implicacoes-Psicossociais-na-Imigracao-Emigracao) Ciclo de Conferências às Quintas
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/31 Trovoada de Ideias: Português Académico para Estudantes dos PALOP Simpósio Internacional SIPLE 2017 - PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino
SIPLE; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/14 Between community life and official discourses in urban territory: the case of Portuguese immigrants in Montreal and of Capverdeans in Lisbon II. International Conference on Immigration and Security: Immigration and Integration, Center for Research on Immigration and Border Security (CRIBS)
Center for Research on Immigration and Border Security (CRIBS); Turkish National Police Academy (Antalya, Turquia)
2017/05/16 Bilingual Education (Portuguese – Capeverdean): Language and Education Policies in Portugal (http://www.sis.zju.edu.cn/english/redir.php?catalog_id=447&object_id=126438) The Fifteenth International Conference on Law, Language and Justice, IALL - the International Academy of Linguistic Law / Academie Internacionale de Droit Linguistique,
Zhejiang Police College (Hangzhou, China)
2017/05/04 Nha Dalina Konta Storia di-Nha: linguistic socialization experiences in a family with immigrant background I Seminário em Linguística Aplicada Linguagens e Sujeitos em Tempos de Globalização e Superdiversidade,
Universidade de Macau (Macau, Macau)
2017 A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world] (http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-69/) Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Bilingual education in disadvantaged neighbourhoods: the case of African immigrants' descendants in Portugal Migration Seminar Series in the School of International Development within the Social Sciences, Faculty at the University of East Anglia
School of International Development within the Social Sciences, Faculty at the University of East Anglia (Norwich, Reino Unido)
2017 Diversidade linguística em Portugal e a (in)visibilidade das línguas silenciadas – o caso da língua caboverdeana nas escolas portuguesas I Colóquio Internacional Raça, Identidade, Mundialização. Desmentidos coloniais, dominação e transformações. Um diálogo entre a psicanálise e as ciências sociais
Network Europeia “Psychanalysis and Facts of Society”, Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) do ISPA (Lisboa, Portugal)
2016/12/07 Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal (http://cies.iscte-iul.pt/np4/?newsId=1214&fileName=workshops_dezembro2016.pdf) Workshop de Investigação CIES-IUL
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Lisboa, Portugal)
2016/07/06 A implementação da formação em Português para Falantes de Outras Línguas em Portugal: o caso dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma escolaridade (http://www.aps.pt/ix_congresso/resumos/resumos) Secções Temáticas Migrações, Etnicidade e Racismo, IX Congresso Português de Sociologia - Portugal, Território de Territórios
Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016 Bilingual Education (Portuguese-Cape Verdean) and language and education policies in Portugal 3rd ISA Forum of Sociology 2016, The Futures We Want: Global Sociology and the Struggles for a Better World
International Sociological Association (Viena, Áustria)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10/21 - Atual As Políticas Educativas para o Ensino do Mandarim em França e Inglaterra: Uma Análise Comparativa / Mandarin Education Policies in France and England: A Comparative Analysis
Orientador de Nuno Manuel Salvado de Brito
Mestrado em Administração Escolar / Master in School Administration (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/05 - Atual Em que medida há congruência ideológica entre os interesses da comunidade negra e dos partidos políticos e deputados, em Portugal? / To what extent is there ideological congruence between the interests of the black community and the political parties and deputies in Portugal?
Coorientador de Dércio Tomás Feliciano Ferreira
Mestrado em Ciência Política / Master in Political Science (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/29 - Atual O papel da Música na Preservação da Identidade Cabo-verdiana em Lisboa
Orientador de Carlos Alberto Duarte Andrade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2020/12/31 Resilience of English -Speaking African Migrants with Low Educational Attainment to Achieving Success in Learning Portuguese Language: And Its Effects on Family Reunification.
Orientador de Rita Adoma Parry
MFAMILY Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/04/07 - 2020/12 Exploring the experiences of the volunteers of Accueillons, an informal hosting network for UASC in France
Orientador de Alice Cimenti
MFamily Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 A acessibilidade das pessoas com Deficiência auditiva à Televisão Pública de Angola / Accessibility of people whit hearning impairment to Public Television in Angola
Orientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 A implementação do PLNM (Português Língua Não Materna) numa escola / The teaching of Portuguese as a Non-Mother Tongue
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/01 - 2018/06/20 Paperless Reality: Transnational parenthood and undocumented Nepalese in Portugal
Coorientador de Aashima Budal
MFamily Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/01 - 2017/12/21 When romantic love crosses borders: the case of mixed-nationality and transnational couples
Coorientador de Basak Janota
MFamily Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Sucesso/Insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendente de imigrantes Caboverdianos no 3º ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira. Um estudo de caso de quatro alunos
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/11/07 - Atual Diversidade linguística em Portugal e políticas de ensino de português VIII Curso de Capacitação Português Língua de Acolhimento (Outros) Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Cabo Verde
2017 - Atual Konta bu storia: Padrões de Aculturação Linguística entre Descendentes de Imigrantes Cabo-Verdianos no Vale da Amoreira Mestrado: Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2021/07 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia / Laboratory: Ethics and Profession in Sociology Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2021/01 Laboratório de Pesquisa Observacional /Laboratory: Observational Field Research Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/24 - 2020/02/28 The impact of linguistic diversity in contemporary societies, discussing methods for analysis - Lectures for international master students on MFamily and NOSWEL programmes MFamily-European Master in Social Work with Families and Children; NOSWEL-Nordic Master Programme in Social Work and Welfares (Mestrado) Universitetet i Stavanger, Noruega
2020/02/10 - 2020/02/10 Módulo "Multilinguismo" / Module "Multilingualism" Unidade Curricular Projeto de Mentorado PALOP / Curricular Unit PALOP Buddy Mentoring (Outros) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Famílias e Migrações Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/17 - 2019/09/17 Módulo "Multilinguismo" / Module "Multilingualism" (Outros) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02/04 - 2019/02/06 The impact of linguistic diversity in contemporary societies, discussing methods for analysis - Lectures for international master students on MFamily and NOSWEL programmes MFAMILY Social Work with Families and Children and NOSWEL Social Work and Welfare Programmes (Master) Universitetet i Stavanger, Noruega
2018/09 - 2019/01 Famílias e Educação Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/04/09 - 2018/04/13 Português Língua de Herança: Perspectivas e Práticas (I) (https://iilp.wordpress.com/2018/04/11/em-lingua-portuguesa-unindo-geracoes-i/) (Outros) Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Cabo Verde
2018/02/23 - 2018/02/23 Desafios da Multiculturalidade na Alfabetização de Adultos Estrangeiros (Programa de ensino em língua portuguesa) /Challenges of Multiculturalism in Literacy for Foreign Adults (Portuguese Language Teaching Programme) Formação em Alfabetização de Pessoas Adultas (Outros) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015/09 - 2016/01 Descendentes de Imigrantes e Educação Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/07/01 - Atual IMISCOE - International Migration, Integration and Social Cohesion
2019/01/01 - Atual Associação de Professores para a Educação Intercultural
2016/05/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia
2016/02/01 - Atual ISA International Sociological Association
2015/04/01 - Atual AILPcsh Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
2015/04/01 - Atual EDiSo - Associação Estudos sobre Discursos e Sociedade