Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Raquel Monteiro Matias
Nomes de citação
- Matias, A.R.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4510-5D57-01A0
- ORCID iD
- 0000-0002-9719-0888
- Scopus Author Id
- 55957282800
Websites
- http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=55957282800 (Académico)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Norueguês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/05
Concluído
|
Doutoramento em Sociologia / PhD in Sociology (Doutoramento)
Especialização em Sociology, migration studies
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and
the Netherlands" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção por Unanimidade |
2013
Concluído
|
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and
the Netherlands" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção por Unanimidade |
2003
Concluído
|
Sociologia e Planeamento (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Da Ucrânia a Portugal - Trajectos Migratórios e Inserção no Mercado de Trabalho (From Ukraine to Portugal - Migration Trajectories
and Insertion in the Labour Market)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores no curso (17 valores na Tese) |
Percurso profissional
Outros
2018/11/01 - 2024/10/31 | Research Fellow, Project"Migration, Language and Education"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2014/12/01 - 2022/10/31 | Research fellow, Project “Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes imigrantes africanos Vale
da Amoreira/Patterns of linguistic acculturation among descendants of African
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2016/01/01 - 2020/12/31 | Project co-coordinator:"Trovoada de Ideias-Linguistic and social inclusion of Students from the PALOP in the Portuguese Higher
Education"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2017/01 - 2018/12 | Co-coordinator, Projetc:"Mobility and language: the motivations and sociological profiles of young people seeking certification
in Portuguese in the world"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2014/12/01 - 2018/10/31 | Post-doctoral Researcher, Project“Konta bu storia:Padrões aculturação linguística entre descendentes imigrantes africanos
Vale da Amoreira/Patterns of linguistic acculturation among descendants of Afr
ISCTE-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais, Portugal
|
2014/01/01 - 2016/12/31 | Project co-coordinator: Portuguese language policies for adult immigrants in Portugal with little or no schooling: institutionalization
and challenges
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2014/02/01 - 2014/11/01 | Post Doctoral Research Assistant, European Project “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a
Time of Crisis"
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2014/01/01 - 2014/02/01 | Assistente da Assessoria da Direcção (Advisory Board Assistant) no âmbito do projecto Europeu “Key for Schools”.
Instituto de Avaliação Educativa, Ministério da Educação e Ciência, Portugal
|
2013/05/01 - 2013/08/01 | Research Assistant, European Project“Financialisation, Economy, Society and Sustainable Development” (FESSUD) (http://fessud.eu/
)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
|
2007/03/01 - 2013/05/01 | Early Stage Researcher (Marie Curie Fellow), Research Assistant,European Project"The Integration of the European Second Generation–TIES
project.eu"(7 PCRD).
INED, França
|
2006/06/01 - 2006/12/01 | Junior Researcher, European Projetc"TRESEGY-Toward a Social Construction of an European Youth-Ness:Experience of Inclusion
and Exclusion in the Public Sphere among second generation migrated teenagers
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2005/10/01 - 2006/12/01 | Research Assistant,Project Avaliação e Acompanhamento de Intervenção Social e Políticas Públicas destinadas a crianças e jovens
em risco de exclusão social no bairro do Casal da Boba, Amadora,Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2006/06/01 - 2006/11/01 | Bibliographic Research on Immigration and Ethnic Minorities in Portugal (2000-2006),Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) funding.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2005/09/01 - 2006/05/01 | Research Assistant,European Project"Female Migration Vision" sobre mulheres imigrantes na União Europeia/migrant women in
European Union
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2003/06/01 - 2005/08/01 | Research Assistant,Project"Jovens descendentes imigrantes africanos em Portugal:transição para integração ou exclusão social?/Young
descendants of African immigrants in Portugal:transition to social i
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2003/01/01 - 2004/07/01 | Formadora na àrea de Igualdade de Oportunidades / Trainer in the Equal Opportunities domain
Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), Portugal
|
2002/06/01 - 2003/12/01 | Formadora na àrea de Cidadania / Trainer in the Citizenship domain
Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP-MTSSS), Portugal
|
2002/03/01 - 2002/09/01 | Estagiária académica,Coordenação Nacional Programa de Inserção Sócio-Profissional de Imigrante"Portugal Acolhe"/Academic trainee,National
Coordination Program of Socio-Professional Program"Portugal Ho
Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP-MTSSS), Portugal
|
2001/06/01 - 2001/12/01 | Estagiária pré-finalista em consultadoria de formação profissional / Trainee in vocational training consultancy
OESTECONSULT, Consultadoria de Gestão, Portugal
|
1994/09/01 - 1996/01/01 | Animadora de Tempos Livres de crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, crianças dos 5 aos 7 anos / Extra-Curricular Activities
Animator with Primary Education children from 5 to 7 years old
Associação de Pais da Escola Primária n.º4 Agualva-Cacém, Portugal
|
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2018/11 | Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira/ Patterns
of linguistic acculturation among descendants of African immigrants in the Vale da Amoreira
SFRH/BPD/99062/2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2024/10/31 | Migrações, Linguagem e Educação / Migration, Language and Education
NA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
FCT |
2016 - 2020/12 | "Trovoada de Ideias": Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português/Linguistic and social
inclusion of Students from the PALOP in the Portuguese Higher Education
OE2-INTEGRAÇÃO E MIGRAÇÃO LEGAL - OE2.ON3 Capacidade
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal Associação de Professores para a Educação Intercultural, Portugal |
Alto Comissariado para as Migrações (ACM) |
2018 - 2020/01/31 | Documentation of Cora in San Juan Corapan
SG0552
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
SOAS University of London |
2018 - 2019/09/30 | Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization
776029
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Comune di Bagnoli di Sopra, Itália CPS - Center for Peace Studies, Croácia Center for Research and Education Ltd, Chipre Irecoop Veneto, Itália Research Centre of the Slovenian Academy of Sciences and Arts, Eslovénia |
CE-Comissão Europeia |
2013 - 2015/11/30 | Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013 - 2015/11/30 | Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013 - 2015/05 | Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis / Desafios Educativos na Europa do Sul.
Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013 - 2013/11 | Financialisation, economy, society and sustainable development-FESSUD
info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/266800/EU
Bolseiro de Investigação
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal
|
CE-Comissão Europeia |
2007 - 2012/12 | The Integration of the European Second Generation–TIES project.eu (7 PCRD)
7 PCRD
Bolseiro de Doutoramento
INED, França
|
CE-Comissão Europeia |
2005 - 2006/12/31 | Crianças e Jovens em Risco de Exclusão Social no Bairro de Casal da Boba (Amadora) - Projecto de avaliação de acompanhamento
/Children and Youth at Risk of Social Exclusion in Boba (Amadora) - Follow-up Evaluation Project
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2006 - 2006/12 | Toward a Social Construction of an European Youth-Ness: Experience of Inclusion and Exclusion in the Public Sphere among Second
Generation Migrated Teenagers
Project ID: 29105
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Associations de Recherches et d' Observations, de Formations et d' Enseignements, França Colectivo Ioé, Espanha Consorci Institut d´ Infancia e Mon Urba, Espanha Forschungs-uns Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika, Alemanha Fundação Ensino e Cultura “Fernando Pessoa", Portugal Lunária Association, Itália Universitat de Lleida, Espanha Universidade de Utrecht, Países Baixos Università Degli Studi Di Genova, Itália |
Comissão Europeia |
2006 - 2006/05/01 | Levantamento Bibliográfico sobre Imigração e Minorias Étnicas (2000-2006) / Bibliographic Research on Immigration and Ethnic
Minorities in Portugal (2000-2006)
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2003 - 2005/10/31 | Jovens Descendentes de Migrantes Africanos em Portugal: Transição para a Integração ou para a Exclusão Social? / Young Descendants
of African Immigrants: Transition to Social Integration or to Social Exclusion?
POCTI/SOC/44927/2002
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2022/10/30 | Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira/Patterns
of linguistic acculturation among descendants of African immigrants in the Vale da Amoreira
SFRH/BPD/99062/2013
NA
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/12/04 | Multilingualism and International Migration (https://en.unesco.org/sites/default/files/lt4all_programmeday1.pdf) | International Conference Language Technologies for All (LT4All): Enabling Linguistic Diversity and Multilingualism Worldwide
- Session 3: Language policies and globalization: challenges and opportunities
2019 International Year of Indigenous Languages / UNESCO Chair “Language Policies for Multilingualism” / UNESCO Headquarters (Paris, França)
|
2019/10/11 | The (In)visibility of languages spoken by black european population (http://www.uc.pt/fluc/uidief/Certificados/Programa_CODES_2019) | International Conference «Comunication, diversity and solidarity. Discourses and Practices in Cultural Diversity», CODES
Faculty of Arts and Humanities, University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/09/25 | "A (in)visibilidade das línguas faladas pelas populações negras europeias / The (in)visibility of languages spoken by black Europeans"; MESA PLENÁRIA I Ensino de Português em contextos multilíngues e multiculturais: migrações e diásporas (https://75594e48-8adc-4b90-bea7-68134515f6e2.filesusr.com/ugd/aa72b0_12b82d35585d4bef86eca3a8a48e15c2.pdf) | XII CONSIPLE - Convergência de águas e encontro de pluralidades em português
SIPLE-Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira;UFAM- Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
|
2019/09/09 | Perceptions and prejudices about refugees and African students' knowledge | Seminar "Inclusive Learning & Teaching Practices in Higher Education"
LTEC - Learning and Teaching Enhancement Centre, Kingston University (Londres, Reino Unido)
|
2019/06/07 | Que escolhas de (in)visibilidade da diversidade linguística na sociologia das migrações internacionais? / What choices for linguistic diversity (in)visibility in sociology of international migration? (sessão 10D: https://easychair.org/smart-program/EDiSo2019/) | SIMPÓSIO Internacional EDiSo “Vozes, silêncios e silenciamentos nos estudos do discurso” - Panel (Des)Encontros linguísticos:
que invisibilidades e silenciamentos entre as populações negras na Europa?
EDiSo-Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade /Facultade Filoloxía, Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2019/05/23 | Trovoada de Ideias 2016-2020 Linguistic and social inclusion in higher education: the case of international students fluent in stigmatized language norms (https://www.su.se/polopoly_fs/1.431898.1558683754!/menu/standard/file/Programme_LNC2019_version_12.pdf) | Workshop: “Beyond dominance and non-dominance”, International Conference Languages, Nations, Cultures: Pluricentric Languages
in Context(s) (LNC 2019)
Frescati Campus, Stockholm University (Estocolmo, Suécia)
|
2019/03/30 | "Educação bilingue e educação para a diversidade linguística podem constituir ferramentas para uma educação anti-racista? / Can bilingual education and education for linguistic diversity be tools for anti-racist education?" (https://www.si.ips.pt/ese_si/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=10080 | Roteiro para uma Educação Antirracista - "“Diversidade Linguística e Bilinguismo”
Escola Superior de Educação / Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) (Setúbal, Portugal)
|
2019/02/19 | Trovoada de Ideias - Linguistic and Social Inclusion of International Students from Portuguese Speaking African Countries (PALOP) in Portuguese Higher Education (https://www.hf.uio.no/multiling/english/news-and-events/events/guest-lectures-seminars/2019/wednesday-seminar-ana-raquel-matias_190219.html) | Wednesday Seminar
UiOslo, Center for Multilingualism in Society across the Lifespan (Oslo, Noruega)
|
2018/07/12 | Escolhas e ideologias dos falantes perante a sua diversidade linguística: o caso dos descendentes de imigrantes em Portugal num território TEIP / Speakers' choices and ideologies in view of their linguistic diversity: the case of the descendants of immigrants in Portugal in a TEIP territory (https://drive.google.com/file/d/1GCAfDR0_OsroEyXDZeY58LIUjOnj3qWy/view) | X Congresso Português de Sociologia Na Era da “Pós-verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal
Contemporâneo
Universidade da Beira Interior; Associação Portuguesa de Sociologia (Covilhã, Portugal)
|
2018/06/14 | Ethnography with African immigrants' descendants in Portugal in disadvantaged neighbourhoods: self-reported language choices and ideologies (http://cilx2018.uvigo.gal/programa2/) | Painel "Etnografías de la superdiversidad lingüística. Una mirada crítica", XIII Congresso Internacional de Linguística Geral
(CILX2018
EDiSo-Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade / Universidade de Vigo (Vigo, Espanha)
|
2018/05/31 | Is Portuguese (European) a dominant language? Language policies involving Portuguese in three different contexts of migration (https://sites.google.com/view/langpol/events/2018-lpforum) | BAAL Language Policy Forum 2018 “Language Policy in the Age of Diversity: Dilemmas and Hopes
British Association of Applied Linguistics (BAAL) Language Policy Group, Sheffield Hallam University, (Sheffield, Reino Unido)
|
2018/05/10 | Diásporas Africanas: Resistências, Lutas, Presenças / African Diasporas: Resistance, Struggles, Presences (https://cei.iscte-iul.pt/eventos/evento/workshop-estudos-africanos/) | Painel II, Workshop em Estudos Africanos: Diásporas Africanas: Resistências, Lutas, Presenças
ISCTE - Centro de Estudos Internacionais (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/13 | “Educação e etnicidade: trajetos e condições de integração” [Education and ethnicity: paths and conditions of integration] (https://www.iscte-iul.pt/eventos/1473/forum-de-pesquisas-ciesiul-2017-desigualdades-sociais-portugal-europa) | Fórum de Pesquisas CIES- IUL 2017. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/07 | Alfabetização de adultos de Adultos imigrantes e seus descendentes: possibilidades e constrangimentos. (https://www.esec.pt/eventos/i-encontro-educacao-de-adultos-pra-vida-celebracao-do-ano-europeu-da-educacao-de-adultos) | I Encontro Educação de Adultos Prá Vida | Celebração do Ano Europeu da Educação de Adultos
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC); Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente e Associação; Letras
Prá Vida (Coimbra, Portugal)
|
2017/11/09 | Trajetórias e implicações psicossociais na imigração (emigração). Transmissão da língua em famílias de origem imigrante (emigrante) (https://ual.pt/pt/noticias.asp?det=19669&id=3605§ion=/universidade_autonoma/Departamentos/Psicologia/Conferencias&title=Conferencias-Trajetorias-e-Implicacoes-Psicossociais-na-Imigracao-Emigracao) | Ciclo de Conferências às Quintas
Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/31 | Trovoada de Ideias: Português Académico para Estudantes dos PALOP | Simpósio Internacional SIPLE 2017 - PLE/L2: Contextos, Usos e Práticas de Ensino
SIPLE; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/14 | Between community life and official discourses in urban territory: the case of Portuguese immigrants in Montreal and of Capverdeans in Lisbon | II. International Conference on Immigration and Security: Immigration and Integration, Center for Research on Immigration
and Border Security (CRIBS)
Center for Research on Immigration and Border Security (CRIBS); Turkish National Police Academy (Antalya, Turquia)
|
2017/05/16 | Bilingual Education (Portuguese – Capeverdean): Language and Education Policies in Portugal (http://www.sis.zju.edu.cn/english/redir.php?catalog_id=447&object_id=126438) | The Fifteenth International Conference on Law, Language and Justice, IALL - the International Academy of Linguistic Law /
Academie Internacionale de Droit Linguistique,
Zhejiang Police College (Hangzhou, China)
|
2017/05/04 | Nha Dalina Konta Storia di-Nha: linguistic socialization experiences in a family with immigrant background | I Seminário em Linguística Aplicada Linguagens e Sujeitos em Tempos de Globalização e Superdiversidade,
Universidade de Macau (Macau, Macau)
|
2017 | A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world] (http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-69/) | Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
(SIMELP)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017 | Bilingual education in disadvantaged neighbourhoods: the case of African immigrants' descendants in Portugal | Migration Seminar Series in the School of International Development within the Social Sciences, Faculty at the University
of East Anglia
School of International Development within the Social Sciences, Faculty at the University of East Anglia (Norwich, Reino Unido)
|
2017 | Diversidade linguística em Portugal e a (in)visibilidade das línguas silenciadas – o caso da língua caboverdeana nas escolas portuguesas | I Colóquio Internacional Raça, Identidade, Mundialização. Desmentidos coloniais, dominação e transformações. Um diálogo entre
a psicanálise e as ciências sociais
Network Europeia “Psychanalysis and Facts of Society”, Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), Centro de Etnopsicologia
Clínica (CEC) do ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2016/12/07 | Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal (http://cies.iscte-iul.pt/np4/?newsId=1214&fileName=workshops_dezembro2016.pdf) | Workshop de Investigação CIES-IUL
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/06 | A implementação da formação em Português para Falantes de Outras Línguas em Portugal: o caso dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma escolaridade (http://www.aps.pt/ix_congresso/resumos/resumos) | Secções Temáticas Migrações, Etnicidade e Racismo, IX Congresso Português de Sociologia - Portugal, Território de Territórios
Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | Bilingual Education (Portuguese-Cape Verdean) and language and education policies in Portugal | 3rd ISA Forum of Sociology 2016, The Futures We Want: Global Sociology and the Struggles for a Better World
International Sociological Association (Viena, Áustria)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/21 - Atual | As Políticas Educativas para o Ensino do Mandarim em França e Inglaterra: Uma Análise Comparativa / Mandarin Education Policies
in France and England: A Comparative Analysis
Orientador de Nuno Manuel Salvado de Brito
|
Mestrado em Administração Escolar / Master in School Administration (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/09/05 - Atual | Em que medida há congruência ideológica entre os interesses da comunidade negra e dos partidos políticos e deputados, em Portugal?
/ To what extent is there ideological congruence between the interests of the black community and the political parties and
deputies in Portugal?
Coorientador de Dércio Tomás Feliciano Ferreira
|
Mestrado em Ciência Política / Master in Political Science (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/11/29 - Atual | O papel da Música na Preservação da Identidade Cabo-verdiana em Lisboa
Orientador de Carlos Alberto Duarte Andrade
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/01/01 - 2020/12/31 | Resilience of English -Speaking African Migrants with Low Educational Attainment to Achieving Success in Learning Portuguese
Language: And Its Effects on Family Reunification.
Orientador de Rita Adoma Parry
|
MFAMILY Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/04/07 - 2020/12 | Exploring the experiences of the volunteers of Accueillons, an informal hosting network for UASC in France
Orientador de Alice Cimenti
|
MFamily Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | A acessibilidade das pessoas com Deficiência auditiva à Televisão Pública de Angola / Accessibility of people whit hearning
impairment to Public Television in Angola
Orientador
|
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | A implementação do PLNM (Português Língua Não Materna) numa escola / The teaching of Portuguese as a Non-Mother Tongue
Orientador
|
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/01 - 2018/06/20 | Paperless Reality: Transnational parenthood and undocumented Nepalese in Portugal
Coorientador de Aashima Budal
|
MFamily Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/01 - 2017/12/21 | When romantic love crosses borders: the case of mixed-nationality and transnational couples
Coorientador de Basak Janota
|
MFamily Erasmus Mundus Master in Social Work with Families and Children (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Sucesso/Insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendente de imigrantes Caboverdianos no 3º ciclo do Ensino Básico no
Vale da Amoreira. Um estudo de caso de quatro alunos
Orientador
|
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/11/07 - Atual | Diversidade linguística em Portugal e políticas de ensino de português | VIII Curso de Capacitação Português Língua de Acolhimento (Outros) | Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Cabo Verde |
2017 - Atual | Konta bu storia: Padrões de Aculturação Linguística entre Descendentes de Imigrantes Cabo-Verdianos no Vale da Amoreira | Mestrado: Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2021/07 | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia / Laboratory: Ethics and Profession in Sociology | Sociologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2021/01 | Laboratório de Pesquisa Observacional /Laboratory: Observational Field Research | Sociologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02/24 - 2020/02/28 | The impact of linguistic diversity in contemporary societies, discussing methods for analysis - Lectures for international master students on MFamily and NOSWEL programmes | MFamily-European Master in Social Work with Families and Children; NOSWEL-Nordic Master Programme in Social Work and Welfares (Mestrado) | Universitetet i Stavanger, Noruega |
2020/02/10 - 2020/02/10 | Módulo "Multilinguismo" / Module "Multilingualism" | Unidade Curricular Projeto de Mentorado PALOP / Curricular Unit PALOP Buddy Mentoring (Outros) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Famílias e Migrações | Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09/17 - 2019/09/17 | Módulo "Multilinguismo" / Module "Multilingualism" | (Outros) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/02 - 2019/07 | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | Educação e Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/02/04 - 2019/02/06 | The impact of linguistic diversity in contemporary societies, discussing methods for analysis - Lectures for international master students on MFamily and NOSWEL programmes | MFAMILY Social Work with Families and Children and NOSWEL Social Work and Welfare Programmes (Master) | Universitetet i Stavanger, Noruega |
2018/09 - 2019/01 | Famílias e Educação | Educação e Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | Educação e Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/04/09 - 2018/04/13 | Português Língua de Herança: Perspectivas e Práticas (I) (https://iilp.wordpress.com/2018/04/11/em-lingua-portuguesa-unindo-geracoes-i/) | (Outros) | Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Cabo Verde |
2018/02/23 - 2018/02/23 | Desafios da Multiculturalidade na Alfabetização de Adultos Estrangeiros (Programa de ensino em língua portuguesa) /Challenges of Multiculturalism in Literacy for Foreign Adults (Portuguese Language Teaching Programme) | Formação em Alfabetização de Pessoas Adultas (Outros) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Descendentes de Imigrantes e Educação | Educação e Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/07/01 - Atual | IMISCOE - International Migration, Integration and Social Cohesion | |
2019/01/01 - Atual | Associação de Professores para a Educação Intercultural | |
2016/05/01 - Atual | Associação Portuguesa de Sociologia | |
2016/02/01 - Atual | ISA International Sociological Association | |
2015/04/01 - Atual | AILPcsh Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa | |
2015/04/01 - Atual | EDiSo - Associação Estudos sobre Discursos e Sociedade |