???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cecília Cristina dos Reis Tomás
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Tomás, Cecília
  • Tomás, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
431F-872B-E922
ORCID iD
0000-0003-4282-1686
Google Scholar ID
BdN7OHkAAAAJ&hl

Endereços de correio eletrónico

  • cctomas@uab.pt (Profissional)
  • ceciliatomas@ebaal.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2024/07/31
Em curso
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Cocriação de Recursos Educacionais Digitais Abertos potenciada por uma Supervisão Pedagógica Colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2021/04/21
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"Desafios Éticos da Internet das coisas: em torno da personalização na educação " (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2014/05/04
Concluído
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"WEB SEMÂNTICA E PERSONALIZAÇÃO: Repercussões da Interação Semântica com Recursos Educacionais Abertos na Identidade Virtual doEstudante e nos Ambientes de Aprendizagem Online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2014
Concluído
Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
17
1999
Concluído
Educação para a Cidadania (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1999
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Reabilitação das formas substanciais através da noção de força em Leibniz" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17,1
1998
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Filosofia Ético-Política
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
16,88
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/04 - Atual Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2019/01/04 - 2023/03/06 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 Monitor (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 - 2016 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - 2016/08/31 Professor de Ensino Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Filosofia
UID/FIL/00701/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tomás, C.. "Ambientes de Aprendizagem Digitais e Personalizados potenciados por Recursos Educacionais Abertos, acessíveis e inclusivos: uma experiência no 1.º CEB". Trabalho apresentado em ATICA2022, 2022.
    Publicado
  2. Tomás, C.. "Ethical Challenges in the use of IoT in Education: on the path to Personalization". Trabalho apresentado em European Distance and E-Learning Network (EDEN) Conference proceedings., 2021.
    Publicado
  3. Teixeira, António; Tomás, Cecília. "Web social-semântica : personalização de ambientes de aprendizagem". 2013.
Capítulo de livro
  1. Tomás, C.. "Pistas para uma investigação ética apoiada por tecnologias emergentes". In Ética e investigação no digital. Portugal: LE@D Futures, 2022.
    Publicado
  2. Tomás, Cecília. "A licenciatura em blended learning em filosofia da Universidade Católica". In Ensinar e aprender filosoia num mundo digital. 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Tomás, Cecília. "Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na educação". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10773.
  2. Tomás, Cecília. "Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3309.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/01/04 - 2023/03/05 Seminário de Ética Aplicada ao Marketing Digital Marketing Digital (Pós Graduação) Universidade Europeia, Portugal
1998/09/01 - 2016/08/31 Filosofia, Psicologia, Sociologia, Área de Integração, Área de Estudos da Comunidade Ensino Secundário (Ciências e Tecnologias e Humanidades) e Cursos Profissionais Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Prémio Comunicação
Universidade Aberta, Portugal

Título

2014 Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal