???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vania Baldi

Nomes de citação

  • Baldi, Vania

Identificadores de autor

Ciência ID
401F-3E3C-72B0
ORCID iD
0000-0002-7663-3328
Google Scholar ID
zxJpWTcAAAAJ
Scopus Author Id
57015214200

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2023
Concluído
Ciências da Comunicação (Título de Agregado)
Especialização em Computational Powers. The Grey Eminences in the era of Algocracy and Artificial Intelligence / Poderes Computacionais. As Eminências Pardas na era da Algocracia e da Inteligência Artificial
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2009 - 2011
Concluído
Struggles and policies for cultural recognition in the post-colonial context (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2007
Concluído
Ethics and anthropology (Dottorato di Ricerca)
Especialização em Cultura, Sociedade e Tecnologia
Università del Salento, Itália
"Beyond naturalism and culturalism" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excellent
2003
Concluído
Master (Master)
Centre Edgar-Morin, França

Centre National de la Recherche Scientifique, França

Université de Nantes, França

Università del Salento, Itália
"Unité et diversité de l'homme" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Master degree abroad in "Unité et Identité de l'ho
2001
Concluído
Varios cursos (Master Universitario)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Università degli Studi di Roma La Sapienza Facoltà di Scienze Politiche Sociologia e Comunicazione, Itália
"Post-Human - The aesthetics between horror and splendor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Postgraduate degree abroad
1999/11/05
Concluído
Comunicazione e mass media (Laurea)
Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália
"La questione post-coloniale. Identità-crocevia (The post-colonial question. Identity-crossroads)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
106/110
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Observatório da Comunicação, Portugal
Observatório da Comunicação, Portugal
2009/01 - 2011/12 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2015/08/03 - 2021 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013 - 2021 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2009/09/01 - 2015/08/02 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014/08/03 - 2014/09/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Consorcio Universidad Nacional Autonoma de Mexico, México

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Vogal permanente Conselho Pedagógico ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2022 Diretor Coleção Editorial DigiMedia Collection Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2022 Membro da Comissão Executiva do Digital Media and Interaction Centre / Centro de Investigação em Media Digitais e Interação da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2021 Coordenador Erasmus nas áreas da comunicação da UA Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2021 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2020 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Agregação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Editor-in-Chief da revista OBS* (OBSERVATORIO)¿, ISSN: 1646-5954 Observatório da Comunicação, Portugal
2017/04/10 - Atual Associate Professor by the National Scientific Qualification in the Italian higher education system in the field of "Sociology of cultural and communicative processes".: Roma, IT Ministero dell'Istruzione dell'Università e della Ricerca, Itália
Ministero dell'Istruzione dell'Università e della Ricerca, Itália
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/12 - 2024/02/29 Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
2020-EU-IA-0252
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidad de Navarra, Espanha

Asociación Maldita contra la desinformación: periodismo, educación, investigación y datos en nuevos formatos, Espanha

UNIVERSIDAD CARLOS III DE MADRID, Espanha

Universidad de Granada, Espanha

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Universitat Politècnica de València, Espanha

Universidad Politécnica de Madrid, Espanha

UNIVERSIDAD MIGUEL HERNANDEZ DE ELCHE, Espanha

Associació Verificat, Espanha

FUNDACIÓN ESPAÑOLA PARA LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA, F.S.P. , Espanha

Universitat de València, Espanha

Elcano Royal Institute (Real Instituto Elcano), Espanha

Inevitável e Fundamental - Polígrafo, Portugal

Barcelona Supercomputing Center, Espanha

Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Observatório da Comunicação, Portugal

FUNDACION UNIVERSITARIA SAN PABLO, Espanha

Lusa, Agência de Noticias de Portugal SA, Portugal

UNIVERSIDAD REY JUAN CARLOS, Espanha

Agencia EFE SAU, SME, Espanha

Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, Portugal
Comissão Europeia
Em curso
2019/01/03 - 2022/12/31 PAgES: Post-Crisis Journalism in Post-Crisis Libya: A Bottom-up Approach to the Development of a Cross-Media Journalism Master Program
Investigador responsável
Libera Università di Lingue e Comunicazione, Itália
Erasmus Plus
Concluído
2021/09/01 - 2022/09 IBERIFER, Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
INEA/CEF/ICT/A2020/2381931
Investigador responsável
European Commission Creative Europe
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Redes de Participação Política no Facebook em Portugal
PTDC/COM-CSS/28269/2017
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/07/02 - 2021/07/01 Territórios rurais ludicamente conetados - a Internet das Coisas na produção criativa e intergeracional de conteúdos culturais georeferenciados
PTDC/COM-CSS/29228/2017
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/06/01 - 2021/05/31 SEDUCE 2.0 - Utilização da Comunicação e da Informação na comunidade online miOne pelo cidadão sénior
PTDC/COM-OUT/31696/2017
Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01/01 - 2018/12/31 MOOC: Minorities as opportunity and occasion for chrysalis
Investigador responsável
Associazione InformaGiovani (ONG), Itália
Commissione Europea Rappresentanza in Italia

Erasmus Plus
Concluído
2015/01/01 - 2016/12/31 To be or not to be...formal
http://dx.doi.org/10.13039/501100000780
Investigador responsável
Associazione InformaGiovani (ONG), Itália
Erasmus Plus
Concluído
2015/01 - 2016/12 To be or not to be...formal Erasmus Plus
2011/03/01 - 2013/03/31 L'Émergence d'une conscience européenne chez les jeunes/The emergence of European awareness among young people
http://dx.doi.org/10.13039/501100005635
Investigador responsável
Centre Edgar-Morin, França

CNRS Délégation Paris B, França

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, E.; Oliveira, L.; Baldi, V.. "Act against the aggression: A preliminary model of a digital platform aimed at cyberaggressions in the Portuguese university environment". Trabalho apresentado em 2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, Portugal, 2023.
    Publicado • 10.23919/CISTI58278.2023.10211438
  2. Oliveira, Eliza; Oliveira, Lídia; Baldi, Vania. "Analysis of Cyberaggression in Social Networks Involving Students and University Environments". Trabalho apresentado em DIGICOM 2023, 2023.
    Publicado
  3. Eliza Oliveira; Vania Baldi. "Perception and Precaution of Online Aggression: : Info-communicational behavior in the face of risks in the Portuguese university environment". 2022.
    10.23919/cisti54924.2022.9820454
  4. Evelin Machado; Sandra Miranda; Vania Baldi. "How social media reconfigures Personal Brand Management and Online Reputation". 2022.
    10.23919/cisti54924.2022.9820196
  5. Baldi, V.; Oliveira, Lidia. "Challenges to incorporate accountability into artificial intelligence". Trabalho apresentado em Procedia Computer Science, 2022.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2022.08.063
  6. Eliza Oliveira; Baldi, V.. "Perception and Precaution of Online Aggression: : Info-communicational behavior in the face of risks in the Portuguese university environment". Trabalho apresentado em 2022 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2022.
    Publicado • 10.23919/CISTI54924.2022.9820454
  7. Oliveira, Eliza; Baldi, Vania. "Systematic Review on Cybersecurity Risks and Behaviours: Methodological Approaches". Wien, 2022.
    Publicado • 10.5220/0010762600003197
  8. Machado, E.; Miranda, S.; Baldi, V.. "Como as mídias sociais reconfiguram a gestão da marca pessoal e a reputação on-line". Trabalho apresentado em 2022 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Madrid, 2022.
    Publicado • 10.23919/CISTI54924.2022.9820196
  9. Marcondes, Francisco S.; Gala, Adelino; Durães, Dalila; Moreira, Fernando; Almeida, J. J.; Baldi, Vania; Novais, Paulo. "A profile on Twitter Shadowban: an AI ethics position paper on free-speech". 2021.
    10.1007/978-3-030-91608-4_39
  10. Rodrigues, Luis Pedro; Baldi, Vania; Gala, Adelino; Rodrigues, Luis Pedro Ribeiro. "Jornalismo móvel e novas formas de produzir conteúdo jornalístico". 2020.
  11. Rodrigues, Luis Pedro; Baldi, Vania; Gala, Adelino. "Jornalismo móvel e novas formas de produzir conteúdo jornalístico". 2020.
  12. Sales, R.K.L.; Amaro, A.C.; Baldi, V.. "The role of trust in the sharing economy: A bibliometric analysis of literature until 2018,O papel da Confiança na Economia de Partilha: Uma Análise Bibliométrica da Literatura até 2018". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760683
  13. Leitinho Sales, Raissa Karen; Amaro, Ana Carla; Baldi, Vania. "The Role of Trust in the Sharing Economy: A Bibliometric Analysis of Literature until 2018". 2019.
  14. Rodrigues, R.P.C.; Baldi, V.. "Interaction mediated by a swipe culture: An observation focused on mobile dating applications,Interação mediada por uma Cultura Swipe: Uma reflexão centrada nas aplicações móveis de dating". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975868
  15. "Os “olhares” de um grupo de crianças sobre o seu bairro através da prática de". 2016.
  16. "Olhares Sonhadores: para uma literacia em desenvolvimento". 2016.
  17. "Operacionalizar criatividades através de literacias audiovisuais para a realização do webdocumentário “olhares sonhadores”". 2015.
  18. "No Reflex: ambival^encia da imagem pós-hermen^eutica". 2015.
Artigo em jornal
  1. Baldi, V.. "Berlusconi e a fabulização da realidade: o que as esquerdas deveriam apreender", Sábado, 2023, https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/vania-baldi/detalhe/berlusconi-e-a-fabulizacao-da-realidade-o-que-as-esquerdas-deveriam-apreender.
Artigo em revista
  1. Baldi, V.; Conceição, N.. "Filming concepts, thinking images: On wonder, montage and disruption in an image-saturated world". Eidos: A Journal for Philosophy of Culture 6 2 (2022): 70-85.
    Publicado • 10.14394/eidos.jpc.2022.0017
  2. Baldi, Vania; Conceição, Nélio. "Filming Concepts, Thinking Images". (2022): http://hdl.handle.net/10362/145865.
    https://doi.org/10.14394/eidos.jpc.2022.0017
  3. Oliveira, Eliza; Baldi, Vania. "Systematic Review on Cybersecurity Risks and Behaviours: Methodological Approaches". Proceedings of the International Conference on Complexity, Future Information Systems and Risk (complexis) (2022): https://publons.com/wos-op/publon/57738619/.
    10.5220/0010762600003197
  4. Luis Pedro Ribeiro Rodrigues; Baldi, V.; Adelino De Castro Oliveira Simões Gala. "MOBILE JOURNALISM: the emergence of a new field of journalism". Brazilian Journalism Research (2021): https://doi.org/10.25200/BJR.v17n2.2021.1368.
    Publicado • 10.25200/BJR.v17n2.2021.1368
  5. Raissa Karen Leitinho Sales; Ana Carla Amaro; Baldi, V.. "Building Trust in Digital Platforms for Sharing Collaborative Lifestyles in Sustainable Contexts". Comunicação e Sociedade (2021):
    Publicado • 10.17231/comsoc.39(2021).2789
  6. Lima Quintanilha, Tiago; Cardoso, Gustavo; Baldi, Vania; Paisana, Miguel. "The role of journalism in combating fake news: the case of the last day of the 2019 election campaign in Portugal". (2021): https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/20823.
    10.7458/SPP20219720823
  7. Baldi, V.. "Anticorpos à cultura da desconfiança: o regresso da ciência e da prudência na agenda mediática.". Observatório (OBS*) 15 SPECIAL (2021): 115-126. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1954.
    Publicado
  8. Raissa Karen Leitinho Sales; Ana Carla Amaro; Baldi, V.. "Construindo Confiança em Plataformas Digitais Para Partilhar Estilos de Vida Colaborativos em Contextos Sustentáveis". Comunicação e Sociedade (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752021000100223.
    Publicado
  9. Inês Santos Moura; Baldi, V.. "“Isto não é uma ilha, isto é um Bairro”: representações audiovisuais da comunidade do Bairro Herculano". Discursos Fotográficos 17 30 (2021): 10-27. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v17n30p10.
    Publicado • 10.5433/1984-7939.2021v17n30p10
  10. Sales,Raissa Karen Leitinho; Amaro,Ana Carla; Baldi,Vania. "Construindo Confiança em Plataformas Digitais Para Partilhar Estilos de Vida Colaborativos em Contextos Sustentáveis". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752021000100223.
  11. Quintanilha,Tiago Lima; Cardoso,Gustavo; Baldi,Vania; Paisana,Miguel. "O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292021000300035.
  12. Lima Quintanilha, Tiago; Cardoso, Gustavo; Baldi, Vania; Paisana, Miguel. "The role of journalism in combating fake news: the case of the last day of the 2019 election campaign in Portugal". (2021): https://doi.org/10.7458/SPP20219720823.
    10.7458/SPP20219720823,title
  13. Sales, Raissa Karen Leitinho; Amaro, Ana Carla; Baldi, Vania. "Building Trust in Digital Platforms for Sharing Collaborative Lifestyles in Sustainable Contexts". (2021): https://doi.org/10.17231/comsoc.39(2021).2789.
    10.17231/comsoc.39(2021).2789,title
  14. Baldi, V.. "Circum-navegando as repercussões socio-mediáticas do contexto pandémico: Introdução". Observatorio (OBS*) (2021):
    Publicado • 10.15847/obsOBS0020211957
  15. Inês Santos Moura; Baldi, V.. "Fotografia 'falada'". (2020): http://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/8525.
    Publicado
  16. Inês Santos Moura; Baldi, V.. "Fotografia 'falada'". (2020): https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/8525.
    Publicado
  17. Moura, Inês Santos; Baldi, Vania. "Fotografia 'falada'". (2020): https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/8525.
  18. Baldi, V.. "Fotografia falada: histórias e memórias do Bairro Herculano a partir das fotografias do arquivo pessoal das suas moradoras". Revelar (2020): 35-52. https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/8525.
    Publicado
  19. Inês Santos Moura; Baldi, V.. "Fotografia 'falada'". REVELAR. Revista de Estudos de Fotigrafia e Imagem 4 9 (2020): https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/8525.
    Publicado
  20. Adelino De Castro Oliveira Simões Gala; Baldi, V.. "Quem averigua as notícias, os algoritmos ou jornalistas? A lógica crítica de C. S. Peirce como processo de identificação de uma Fake News". Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación (2019): 241-269. https://revistascientificas.us.es/index.php/Ambitos/article/view/9294.
    Publicado • 10.12795/Ambitos.2019.i46.13
  21. Baldi, Vania. "Introdução: As Formas Contemporâneas dos Conflitos e das Apostas Digitais". Observatorio (OBS*) (2018): http://dx.doi.org/10.15847/obsobs12520181419.
    10.15847/obsobs12520181419
  22. Baldi, V.. "A construção viral da realidade: ciberpopulismos e polarização dos públicos em rede". Observatorio (OBS*) 12 5 (2018): 4-20. http://dx.doi.org/10.15847/obsobs12520181420.
    Publicado • 10.15847/obsobs12520181420
  23. Baldi, V.. "“Participation is a corrective of imbalances in power relations.” An interview with Nico Carpentier". ESSACHESS - Journal for Communication Studies 11 1(21) (2018): 5-25. http://www.essachess.com/index.php/jcs/article/view/407.
    Publicado
  24. Baldi, V.; Rosa, J.M.. "Introduction: The contemporary forms of digital conflicts and promises,Introdução: As formas contemporâneas dos conflitos e das apostas digitais". Observatorio 12 (2018): 001-003. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058030434&partnerID=MN8TOARS.
  25. Baldi, V.. "The viral construction of reality: Cyberpopulisms and polarization of network audiences,A construção viral da realidade: Ciberpopulismos e polarização dos Públicos em rede". Observatorio 12 (2018): 004-020. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058031126&partnerID=MN8TOARS.
  26. Baldi, V.; Baldi, Vania. "Velocidade on air: o tempo da ubiquidade e a fábula da horizontalidade". Revista de Comunicação e Linguagens (2017):
    Publicado
  27. Baldi, V.. "Más Allá de la Sociedad Algorítmica y Automatizada. Para una reapropiación crítica de la Cultura Digital". (2017): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542017000300011.
    Publicado
  28. Baldi, V.. "Beyond the algorithmic and automated society. Towards a critical reappropriation of digital culture,Más allá de la sociedad algorítmica y automatizada. para una reapropiación crítica de la cultura digital". Observatorio 11 3 (2017): 186-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030130073&partnerID=MN8TOARS.
  29. Baldi, Vania; Rodrigues, Rui. "Fantasmas digitais e relações Swipe: a cultura infocomunicacional na era das proximidades automatizadas". (2017): http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1356.
    https://doi.org/10.18225/ci.inf..v45i2.3801
  30. Baldi,Vania. "Más Allá de la Sociedad Algorítmica y Automatizada. Para una reapropiación crítica de la Cultura Digital". (2017): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542017000300011.
  31. Baldi, V.; Rodrigues, R.P.C.. "Digital ghosts and Swipe relationships: Infocommunication culture in the era of automated proximity,Fantasmas digitais e relações Swipe:A cultura infocomunicacional na era das proximidades automatizadas,Fantasmas digitales y relaciones Swipe: La cultura infocomunicacional en la era de las proximidades automatizadas". Ciencia da Informacao 45 2 (2016): 52-61. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038379668&partnerID=MN8TOARS.
    10.18225/ci.inf..v45i2.3801
  32. Oliveira, Lidia; Baldi, V.. "O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843.
    Publicado
  33. Baldi, V.; Costa,Marx Furtado. "iPhone: pedaço de carne suculento". (2015): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000500009.
    Publicado
  34. Oliveira, Lidia; Baldi, V.. "O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares". (2015): http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843.
    Publicado
  35. Oliveira, Lidia; Baldi, V.. "O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843.
    Publicado
  36. Baldi, V.; Costa, M.F.. "IPhone: A juicy piece of meat,IPhone: Pedaço de carne suculento". Observatorio 9 4 (2015): 159-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84951044878&partnerID=MN8TOARS.
  37. Oliveira, Lídia; Baldi, Vania. "O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843.
  38. Oliveira, Lídia; Baldi, Vania. "O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843.
  39. Baldi,Vania; Costa,Marx Furtado. "iPhone: pedaço de carne suculento". (2015): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000500009.
  40. Hudson, Lawrence N.; Newbold, Tim; Contu, Sara; Hill, Samantha L.L.; Lysenko, Igor; De Palma, Adriana; Phillips, Helen R.P.; et al. "The PREDICTS database: a global database of how local terrestrial biodiversity responds to human impacts". (2014): http://hdl.handle.net/10773/23338.
    10.1002/ece3.1303
  41. Hudson, Lawrence N.; Newbold, Tim; Contu, Sara; Hill, Samantha L.L.; Lysenko, Igor; De Palma, Adriana; Phillips, Helen R.P.; et al. "The PREDICTS database: a global database of how local terrestrial biodiversity responds to human impacts". (2014): http://hdl.handle.net/10773/23338.
    10.1002/ece3.1303
  42. Baldi, V.. "OS RITUAIS SÃO SEMPRE CONTEMPORÂNEOS: uma epistemologia do implícito". Ateliê Geográfico 5 1 (2011): http://dx.doi.org/10.5216/ag.v5i1.13722.
    Publicado • 10.5216/ag.v5i1.13722
  43. Baldi, Vania. "Os rituais são sempre contemporâneos: uma epistemologia do implícito - DOI 10.5216/ag.v5i1.13722". (2011): https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13722.
    https://doi.org/10.5216/ag.v5i1.13722
Capítulo de livro
  1. Eliza Oliveira; Lídia Oliveira; Vania Baldi. "Analysis of Cyberaggression in Social Networks Involving Students and University Environments". 2024.
    10.1007/978-3-031-47281-7_23
  2. Machado, E; Miranda, S.; Baldi, V.. "Dominant Communication Strategies and Digital Platforms for Personal Brand Management in the “Post-pandemic” Job Market". In Marketing and Smart Technologies. ICMarkTech 2022. Smart Innovation, Systems and Technologies, 177-189. Singgapura, Singapura: Springer, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-99-0333-7_14
  3. Baldi, Vania. "Going through the Challenges of Artificial Intelligence: Gray Eminences, Algocracy, Automated Unconsciousness". In What AI Can Do, 23-38. Estados Unidos: Routledge - Chapman and Hall/CRC, 2023.
    Publicado • 10.1201/b23345-3
  4. Melo, Alice Silva Assunção de; Baldi, Vania; Adelino de Castro Oliveira Simões Gala. "Data-Driven Journalism: An Introductory Basis for the Practice of Journalism Guided by Data Analysis in Libya". In New Journalism(s) in Theory and Practices Learning from Digital Transformations, 121-130. Roma, Itália: La Sapienza University Press, 2023.
    Publicado
  5. Rodrigues, Luis Pedro Ribeiro; Baldi, Vania; Adelino de Castro Oliveira Simões Gala. "Mobile Journalism and New Skills in the Journalistic Field". In New Journalism(s) in Theory and Practices Learning from Digital Transformations, 109-120. Roma, Itália: La Sapienza University Press, 2023.
    Publicado
  6. Inês Santos Moura; Baldi, V.. "Co-design and shared practices: An overview of processes of learning in nonformal educational contexts". In Smart Innovation, Systems and Technologies. Springer, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-3930-2_14
  7. Baldi, V.. "As identidades sexuais não podem ser assintomáticas". In O ponto G do homem: antropologia do desejo masculino, 9-16. Lisboa, Portugal: VS, 2022.
    Publicado
  8. Baldi, V.; Fernandez-Prados, J.; Calabresi, G.. "Los medios de comunicación alternativos: análisis comparativo entre Portugal y España". In Visibilización de las líneas de comunicación más actuales, 113-122. Madrid, Espanha: Gedisa, 2022.
    Publicado
  9. Baldi, V.. "Vernacular Epistemology and Participatory Practices as Alternatives to the Institutionalisation of Homo Educandus". In Arts, Sustainability and Education. Yearbook of the European Network of Observatories in the Field of Arts and Cultural Education (ENO), 305-316. Singapura, Singapura: Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-3452-9_15
  10. Baldi, V.. "Écologiser et Conneceter les Connaissances. Décoloniser le système Éducatif de la Logique du Capitalisme". In l’Avenir de Terre-Patrie. Cheminer avec Edgar Morin, 354-360. Paris, França: Actes Sud, 2021.
    Publicado
  11. Marcondes, Francisco S.; Gala, Adelino; Durães, Dalila; Moreira, Fernando; Almeida, José João; Baldi, Vania; Novais, Paulo. "A Profile on Twitter Shadowban: An AI Ethics Position Paper on Free-Speech". In Intelligent Data Engineering and Automated Learning – IDEAL 2021, 397-405. Singapura: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-030-91608-4_39
  12. Baldi, V.. "Screens Affordances in Image Consumption". --, Estados Unidos, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-32523-7_12
  13. Baldi, V.. "INTERPASSIVE COMMUNICATION IN THE AGE OF AUTOMATIZED CULTURE: NEW CHALLENGES FOR THE ETHICS OF MEDIATION". In LA COMUNICACIÓN ESPECIALIZADA DEL SIGLO XXI, 591-606. Madrid, Espanha: McGraw-Hill / Interamericana, 2020.
    Publicado
  14. Baldi, V.. "Para onde vai a Economia de Partilha? Uma reflexão sobre as práticas corporativas das plataformas digitais". In Tecnociencia, innovación y sociedad: reflexiones teóricas y estudios de casos iberoamericanos, 113-127. Madrid, Espanha: GKA Ediciones, 2020.
    Publicado
  15. Baldi, V.. "Idealização de um modelo para a compreensão da construção da confiança nas plataformas da economia de partilha". In Estudios multidisciplinarios en comunicación audiovisual, interactividad y marca en la red, 175-196. Sevilla, Espanha: Egregius, 2020.
    Publicado
  16. Baldi, V.. "Small-scale democracy and citizen participation through multimedia resources.". In La Comunicación como elemento transversal del paradigma de la complejidad a la democracia a pequeña escala, 171-190. Sevilla, Espanha: Egregius, 2020.
    Publicado
  17. Baldi, V.. "Privacidade e proteção dos dados no Airbnb: a percepção dos utilizadores acerca do cumprimento das leis e dos compromissos da plataforma.". In Digitalización de la comunicaciónSistemas, brechas, alfabetización y educomunicación, 123-142. Sevilla, Espanha: Egregius, 2020.
    Publicado
  18. Baldi, Vania. "The Role of Trust in the Sharing Economy". 2019.
    10.23919/cisti.2019.8760683
  19. Baldi, V.. "A cultura participativa: novas formas de participação cívica através de plataformas digitais". --, Espanha, 2019.
    Publicado
  20. Baldi, V.. "Questionando a Atuação do Regulamento Geral de Proteção de Dados: a ética da privacidade entre controladores e negócios". In Privacidad, transparencia y éticas renovadas, 33-48. Sevilla, Espanha: Egregius, 2019.
    Publicado
  21. Baldi, V.. "I Paradossi dell’Iperesposizione". In Vietato Severamente Fotografare, 7-11. Napoli, Itália: Guida, 2019.
    Publicado
  22. Baldi, V.. "La comunicazione preriflessiva nell’epoca dell’apprendimento automatizzato: le nuove sfide per la cultura della mediazione". In Codici e Luoghi. Abitare le relazioni nel reale/digitale, 85-102. Roma, Itália: Meltemi, 2019.
    Publicado
  23. Ana Carla Amaro; Oliveira, Lidia; Baldi, V.. "Intergenerational Joint Media Engagement". In Pre-testing Interviews, Activities and Tablet’s Applications, 368-373. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-99426-0_46
  24. Baldi, V.. "Entre dissonâncias políticas e consumos culturais: os cenários da juventude europeia emergente". --, Portugal, 2017.
    Publicado
  25. Baldi, V.. "Atravessando a Economia da Atenção e dos Likes. A Política das Plataformas Digitais". --, Portugal, 2017.
    Publicado
  26. Omena, Janna Joceli; Rosa, Jorge Manuel Martins; Vania Baldi. "Atravessando a economia da atenção e dos likes". Húmus, 2017.
  27. Omena, Janna Joceli; Rosa, Jorge Manuel Martins; Baldi, V.. "Atravessando a economia da atenção e dos likes". Húmus, 2017.
    Publicado
  28. Rodrigues, Rui; Baldi, Vania. "Interação mediada por uma Cultura Swipe: Uma reflexão centrada nas aplicações móveis de dating". 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017.
    doi: 10.23919/CISTI.2017.7975868
Edição de livro
  1. Baldi, Vania; Oliveira, Lidia. Europeus em busca da Europa: os desafios da Consciência Europeia. Porto, Portugal: Affrontamento. 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-61322-2_11
  2. Baldi, Vania. Europeus em Busca da Europa. Portugal. 2014.
    10.13140/2.1.5068.9603
  3. Baldi, Vania. A insustentável leveza da Web. Portugal. 2014.
Livro
  1. Baldi, Vania. Otimizados e Desencontrados. Ética e Crítica da Inconsciência Artificial. Portugal: Húmus. 2024.
    Publicado
  2. Baldi, V.; D'Andrea, Fabio. Codici e Luoghi. Abitare le relazioni nel reale/digitale. Roma, Itália: Meltemi. 2019.
    Publicado
  3. Baldi, V.. To be or no To be…formal.. --, Itália. 2016.
    Publicado
  4. To be or no To be…formal.. Itália. 2016.
  5. Baldi, V.. Professione Essere Umano. 2008.
    Publicado
  6. Professione Essere Umano. 2008.
  7. Baldi, V.. Appartenenze Sconosciute. 2006.
    Publicado
  8. Appartenenze Sconosciute. 2006.
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Rodolfo Gomes. "Lugares que contam histórias: concepção e criação de um podcast documental". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31648.
  2. Melo, Alice Silva Assunção de. "Journalism from a data perspective: exploratory reasoning on adequate literacy". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30697.
  3. Gonçalves, Vitor. "A tecnologia multimédia ao serviço da cultura da partilha: o caso do Banco de Tempo de Santa Maria da Feira". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10773/30395.
  4. Marcolino, Gabriela da Costa Melo. "Nômades digitais e criadores de conteúdo de viagem: entendendo a produção, distribuição e rentabilização dos relatos de viagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/25844.
  5. Marcolino, Gabriela da Costa Melo. "Nômades digitais e criadores de conteúdo de viagem: entendendo a produção, distribuição e rentabilização dos relatos de viagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/25844.
  6. Ribeiro, Andreia Correia. "Idealização de uma aplicação móvel de apoio a refugiados na sua integração em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23147.
  7. Buka, Rogerio Kimbungu. "Subida dos preços dos combustíveis em Angola: comparação dos enquadramentos do Jornal de Angola e o Semanário Folha 8". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23149.
  8. Rocha, Daniela Graça Silva. "Desenvolvimento de competências infocomunicacionais em contexto prisional: proposta de um modelo de formação para a utilização da internet no contexto prisional português". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23751.
  9. Rocha, Daniela Graça Silva. "Desenvolvimento de competências infocomunicacionais em contexto prisional: proposta de um modelo de formação para a utilização da internet no contexto prisional português". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23751.
  10. Ribeiro, Andreia Correia. "Idealização de uma aplicação móvel de apoio a refugiados na sua integração em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23147.
  11. Buka, Rogerio Kimbungu. "Subida dos preços dos combustíveis em Angola: comparação dos enquadramentos do Jornal de Angola e o Semanário Folha 8". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23149.
  12. Abrantes, Carolina Félix. "Tecnologias e media sociais no apoio à comunicação familiar intergeracional". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17433.
  13. Taveira, Carla Maria dos Santos Silva. "O artesanato na região de Aveiro: transmissão de saberes e culturas: testemunhos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17881.
  14. Taveira, Carla Maria dos Santos Silva. "O artesanato na região de Aveiro: transmissão de saberes e culturas: testemunhos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17881.
  15. Abrantes, Carolina Félix. "Tecnologias e media sociais no apoio à comunicação familiar intergeracional". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17433.
  16. Amaral, Daniel Filipe Da Silva. "O rural em imagens: visões e narrativas cruzadas dos significados do mundo rural em Portugal". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15569.
  17. Moura, Inês Lúcia Santos. "Olhares sonhadores: operacionalizar criatividades com a literacia audiovisual para a realização de um webdocumentário". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15869.
  18. Anunciação, Marcos Paulo Lima das Mercês. "Território hipermediatizado e cidades locativas: o Projeto "Imaterialaveiro" na divulgação do património (i)material de Aveiro". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15847.
  19. Morato, Eduardo Luís Carrola Oliveira. "“Erasmus now! a redenção de uma docuficção”: a perspetiva da realização". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12939.
  20. Araújo, Edna Mariza Barros. "Off the edge of the world: webdocumentário participativo sobre lusodescendente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12940.
  21. Araújo, Tomás Coelho Tenreiro. "O som na docuficção: “Erasmus now! a redenção de uma docuficção”". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13867.
  22. Guimarães, Lardyanne Pimentel. "Desenvolvendo um webdocumentário e um documentário linear sobre a perspetiva passional da criação de aves na Europa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14031.
  23. Costa, Marx Furtado da. "A sociedade de hiperconsumo: interação online no caso do IPhone 5". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12219.
  24. Rodrigues, Pedro Fernando Veludo Amorim. "Processos narrativos e autoria em documentário interativo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11322.
  25. Nobre, Vanessa Cristina Carvalho. "A web ao serviço do empreendedor lusófono plano de negócios online". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10121.
  26. Ramos, Ana Sofia Silva. "Estratégias comunicacionais de Serralves: do espaço físico ao espaço multimédia". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10148.
  27. Reis, Carlos Manuel Almeida. "O papel do consumo dos media na construção da consciência europeia: o consumo dos media e dos bens culturais na formação da consciência europeia dos jovens portugueses". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8750.

Outros

Outra produção
  1. Públicos e mercados de media 2023. Perfis e grupos socio-demográficos dos consumidores de notícias em Portugal. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Vasconcelos, A.; Paisana, M.. https://obercom.pt/publicos-e-mercados-de-media-2023-perfis-e-grupos-sociodemograficos-dos-consumidores-de-noticias-em-portugal/.
  2. Disinformation and trust in news: the case of Portugal. International Scientific Conference 16th Dubrovnik Media Days. 2023. Foa, C.; Paisana, M.; Crespo, M.; Baldi, V.; Cardoso, G..
  3. Political and legal aspects of disinformation in Portugal and Spain. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Moreno-Castro, C.; Baldi, V.; Azurmendi, A.; Paisana, M.; Iranzo-Cabrera, M.; Calvo, D.; Crespo, M.; et al. https://iberifier.eu/2023/10/20/iberifier-reports-legal-and-political-aspects-of-disinformation-in-portugal-and-spain-october-2023/.
    10.15581/026.004
  4. Retrato digital de Portugal. Caracterização e tendências de utilização das redes sociais – 2015 a 2023. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Vasconcelos, A.; Paisana, M..
  5. Literacia para os Media. Horizontes conceptuais e mapeamento de atores e iniciativas em Portugal e no mundo. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Vasconcelos, A.; Tomé, V.; Paisana, M.; Crespo, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2023/04/Literacias_Final_17Abril.pdf.
  6. Anuário da Comunicação 2022. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2023/08/Anuario-da-Comunicacao-2022.pdf.
  7. The Impact of Disinformation on the Media Industry in Spain and Portugal. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Crespo, M.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Margato, A.; Vasconcelos, A.; Foa, C.; Cardoso, G.; Baldi, V.. https://iberifier.eu/2023/02/15/iberifier-reports-the-impact-of-disinformation-on-the-media-industry-in-spain-and-portugal/.
    10.15581/026.001
  8. Evolução e estado atual da Literacia para os media. Análise de Portugal no contexto Europeu. Publicações OberCom. 2023. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.. https://obercom.pt/evolucao-e-estado-atual-da-literacia-para-os-media-analise-de-portugal-no-contexto-europeu/.
  9. Analysis of the Impact of Disinformation on Political, Economic, Social and Security Issues, Governance Models and Good Practices: The cases of Spain and Portugal. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking. 2023. Badillo-Matos, A.; Baldi, V.; Arteaga, F.; Paisana, M.; Crespo, M.; Cardoso, G.; Rementería, M.J.; et al. https://iberifier.eu/2023/06/21/report-analysis-impact-disinformation-june-2023/.
    10.15581/026.002
  10. Estado dos Media Noticiosos em Portugal – 2022. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Barros, C.. https://obercom.pt/estado-dos-media-noticiosos-em-portugal-2022/.
  11. Social click: Comunicación interpasiva. Seminário. 2022. Baldi, V..
  12. Comentário Político Televisivo 2022. Publicações MediaLab Iscte. 2022. Cardoso, G.; Couraceiro, P.; Pinto-Martinho, A.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Crespo, M.; Baldi, V.; Palma, N.. https://medialab.iscte-iul.pt/comentario-politico-a-televisao-conquistada-pelo-comentario/.
  13. How social media reconfigures Personal Brand Management and Online Reputation. Conferência. 2022. Baldi, V.; Machado, E; Miranda, S..
  14. Manual para formandos. IBERIFIER - Manual para Formandos. 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Sádaba, C.; Cardoso, G.; Margato, A.; Cátia Barros; Foa, C.; et al. https://iberifier.eu/.
  15. IBERIFIER - Do mapeamento de média digitais à promoção da literacia mediática. Reflexões e Intervenções em Comunicação e Cultura (28/01/2022). 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Cardoso, G.; Paisana, M.; Baldi, V.; Margato, A..
  16. Manual para formadores (de professores, jornalistas e outros profissionais). IBERIFIER - Manual para formadores. 2022. Tomé, V.; Crespo, M.; Sádaba, C.; Cardoso, G.; Margato, A.; Foa, C.; Paisana, M.; et al. https://iberifier.eu/.
  17. Perception and Precaution of Online Aggression: Info-communicational behavior in the face of risks in the Portuguese university environment. 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). 2022. Baldi, V..
  18. Podcasting – Produção, distribuição e consumo em Portugal. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Barros, C.. https://obercom.pt/podcasting-producao-distribuicao-e-consumo-em-portugal/.
  19. Media e Jornalismo. Tendências 2022. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Barros, C..
  20. Distribuição digital não autorizada de jornais em Portugal. Dados, impactos e perspetivas: os casos de Whatsapp e Telegram.. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Barros, C.. https://obercom.pt/distribuicao-digital-nao-autorizada-de-jornais-em-portugal-dados-impactos-e-perspetivas-os-casos-de-whatsapp-e-telegram/.
  21. Anuário da Comunicação 2021. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Barros, C.. https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2021/.
  22. As Eminências pardas na sociedade digital. Seminário Internacional sobre Políticas Constitucionais, Cultura e Democracia. 2022. Baldi, V..
  23. Dominant communication strategies and digital platforms for Personal Brand Management in the "post-pandemic" job market.. ICMarkTech 2022. 2022. Baldi, V.; Machado, E; Miranda, S..
  24. Challenges to incorporate accountability into artificial intelligence. Procedia Computer Science. 2022. Baldi, V.; Oliveira, Lidia.
  25. Cinema 2004-2020. Dinâmicas de mudança e evolução do setor. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Vasconcelos, A.; Couraceiro, P.; Barros, C.. https://obercom.pt/cinema-2004-2020-dinamicas-de-mudanca-e-evolucao-do-setor/.
  26. The non-reasons of Artificial Intelligence: the challenges of ethics in the design of digital technology. ScienceGlobe International Conference. 2022. Baldi, V..
  27. Audiovisual 2022 – Paradigmas de consumo e de evolução da indústria em Portugal e Europa. Publicações OberCom. 2022. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Barros, C.; Pais, Pedro Caldeira; Vasconcelos, A.. https://obercom.pt/audiovisual-2022-paradigmas-de-consumo-e-de-evolucao-da-industria-em-portugal-e-europa%ef%bf%bc/.
  28. Apoio financeiro aos media durante o período pandémico e análise ao estado do mercado publicitário 2019-2020. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2021/05/Apoio_media-2020_final.pdf.
  29. Os Submercados da Atenção. Dinâmicas de acesso a notícias online. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/os-submercados-da-atencao-dinamicas-de-acesso-a-noticias-online/.
  30. Salvar os media? O papel das plataformas na sustentabilidade do jornalismo e comunicação social. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Couraceiro, P.; Paisana, M.. https://obercom.pt/wp-content/uploads/2021/05/Salvar-os-media_final_17-Maio.pdf.
  31. Algoritmos e notícias – A oportunidade da inteligência artificial no jornalismo. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.. https://obercom.pt/algoritmos-e-noticias-a-oportunidade-da-inteligencia-artificial-no-jornalismo/.
  32. Os números que guiam o jornalismo – O lugar dos dados e das métricas nas redações. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.. https://obercom.pt/os-numeros-que-guiam-o-jornalismo-o-lugar-dos-dados-e-das-metricas-nas-redacoes/.
  33. A Imprensa em Portugal – Desempenho e indicadores de gestão 2008- 2020. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/a-imprensa-em-portugal-desempenho-e-indicadores-de-gestao-2008-2020/.
  34. Changing Newsrooms Portugal 2021. O futuro das redações no pós-pandemia: teletrabalho, diversidade e talento. Publicações OberCom. 2021. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Crespo, M.; Pinto-Martinho, A.. https://obercom.pt/changing-newsrooms-portugal-2021-o-futuro-das-redacoes-no-pos-pandemia-teletrabalho-diversidade-e-talento/.
  35. Anuário da Comunicação 2019. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2019/.
  36. Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático (Versão II – Maio 2020). Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/impacto-do-coronavirus-e-da-crise-pandemica-no-sistema-mediatico-versao-ii-maio-2020/.
  37. Literacia dos Media – Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Crespo, M.; Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/literacia-dos-media-projectos-e-organizacoes-em-portugal-e-no-estrangeiro/.
  38. Mercado Publicitário – Ideias-chave em tempo de crise. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/mercado-publicitario-ideias-chave-em-tempo-de-crise/.
  39. Pandemia e consumos mediáticos. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/pandemia-e-consumos-mediaticos/.
  40. Agências de notícias e fact-checking. Meta-análise de estratégias de integração da verificação de factos no jornalismo de agência. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/agencias-de-noticias-e-fact-checking/.
  41. Barómetro Imprensa API à situação do sector em contexto de crise pandémica (II). Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/barometro-imprensa-api-a-situacao-do-sector-em-contexto-de-crise-pandemica/.
  42. Barómetro Imprensa API à situação do sector em contexto de crise pandémica. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/barometro-imprensa-api-a-situacao-do-sector-em-contexto-de-crise-pandemica/.
  43. Inteligência artificial Vs. Factor humano. Impacto da automatização algorítmica no jornalismo. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Baldi, V.; Paisana, M.. https://obercom.pt/inteligencia-artificial-vs-fator-humano/.
  44. Impacto do branding e conteúdos patrocinados no jornalismo. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira.
  45. Impacto do Coronavirus e da crise pandémica no sistema mediático português e global. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira. https://obercom.pt/impacto-do-coronavirus-e-da-crise-pandemica-no-sistema-mediatico-portugues-e-global/.
  46. Agências de Notícias em reconversão – Novas agências para novas oportunidades. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Couraceiro, P.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Quintanilha, Tiago Lima. https://obercom.pt/agencias-de-noticias-em-reconversao-novas-agencia-para-novas-oportunidades/.
  47. Anuário da Comunicação 2020. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Couraceiro, P.. https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2020/.
  48. Economia física e economia digital no setor da imprensa em tempos de pandemia. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/economia-fisica-e-economia-digital-no-setor-da-imprensa-em-tempos-de-pandemia/.
  49. Cartografias do consumo de marcas de media e publicidade em contexto de pandemia. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/cartografias-do-consumo-de-marcas-de-media-e-publicidade-em-contexto-de-pandemia/.
  50. Media em Portugal – Análise ao desempenho dos media. Publicações OberCom. 2020. Cardoso, G.; Baldi, V.; Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.. https://obercom.pt/media-em-portugal-analise-ao-desempenho-dos-media/.
  51. SVoD Subscription Video on Demand – Mercado, Prospectiva e Cenário de futuro para Portugal. Publicações OberCom. 2019. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  52. Fake News em ano eleitoral. Portugal em linha com a UE. Publicações OberCom. 2019. Couraceiro, P.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Cardoso, G.; Baldi, V..
  53. Comunicação Social. Mercado Português: Tendências e Modelos. Publicações OberCom. 2019. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  54. O Mercado Publicitário em Portugal. Prospetivas gerais e cenários de futuro. Análise de pormenor ao sector da imprensa. Publicações OberCom. 2019. Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  55. Media em Mudança: Análise de relatórios de consultoras e entidades de investigação sobre o futuro dos media e da comunicação. Publicações OberCom. 2019. Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Couraceiro, P.; Cardoso, G.; Baldi, V..
  56. Anuário da Comunicação 2018. Publicações OberCom. 2019. Cardoso, G.; Baldi, V.; Paisana, M.; Pais, Pedro Caldeira; Couraceiro, P..
  57. Introdução. 2018. Baldi, Vania; Rosa, Jorge Manuel Martins. http://hdl.handle.net/10362/99471.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS12520181419
  58. Introdução. Em 2017, e enquanto coordenadores do Grupo de Trabalho em Cibercultura da SopCom: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, propusemos uma discussão sobre a problemática multidimensional que abrange questões jornalísticas, epistémicas, estéticas, éticas, políticas, educacionais, sociotécnicas e ciberculturais, então sob a forma de um colóquio intitulado “Targeting, Fake News e Ciberpopulis. 2018. Baldi, Vania; Rosa, Jorge Manuel Martins. http://hdl.handle.net/10362/99471.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS12520181419
  59. Anuário da Comunicação 2017. Publicações OberCom. 2018. Paisana, M.; Cardoso, G.; Baldi, V.; Pais, Pedro Caldeira; Quintanilha, Tiago Lima; Couraceiro, P..
  60. As Fake News numa sociedade pós-verdade - Contextualização, potenciais soluções e análise. Relatórios OberCom. 2018. Cardoso, G.; Baldi, V.; Pais, Pedro Caldeira; Paisana, M.; Quintanilha, Tiago Lima; Couraceiro, P..
  61. Editorial. .. 2015. Oliveira, Lidia; Baldi, V.. https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1840.
  62. Editorial. .. 2015. Oliveira, Lidia; Baldi, V.. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1840.
  63. Editorial. .. 2015. Oliveira, Lídia; Baldi, Vania. https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1840.
  64. Introdução aos Rituais Contemporâneos. E-Cadernos. 2010. Baldi, V.; Cimbalista, Silmara; Oliveira, Lidia. http://hdl.handle.net/10316/36157.
    10.4000/eces.440
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/05 Social and political impacts of disinformation in Portugal and Spain International Workshop Disinformation Research
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2023/04/21 Interpassive public opinion in the computational age X Congreso WAPOR Latinoamérica: Un entrañable reencuentro para la opinión pública
Univeridad Anáhuac de Oaxaca (Oaxaca, México)
2023/04/20 Digital Powers and Counterpowers: the challenges of Algocracy X Congreso WAPOR Latinoamérica: Un entrañable reencuentro para la opinión pública
Universidade Anáhuac de Oaxaca (Oaxaca, México)
2023/04/20 Analysis of the impact of disinformation on politics, economic, social and security issues on governance models: the cases of Spain and Portugal X Congreso WAPOR Latinoamérica: Un entrañable reencuentro para la opinión pública
Univeridad Anáhuac de Oaxaca (Oaxaca, México)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02/07 - Atual O streaming e o consumo de séries de TV em Portugal
Coorientador de Alexandre Augusto Neto Tavares e Castro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/07 - Atual Desconexão digital: as percepções dos utilizadores de smartphones no Brasil e em Portugal
Orientador de Mariana Pinto Gois
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/07 - Atual Democracia Digital em Portugal - Uma exploração da participação política e do ativismo em rede
Coorientador de Rafael Humberto Pinheiro Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/07 - Atual O Eco dos Algortimos e da Inteligência Artificial na Consciência a Perceção dos cidadãos digitais
Orientador de Bárbara Perner Niderost
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02/07 - Atual Autorrepresentação de comunidades marginalizadas através de projetos jornalísticos alternativos
Coorientador de Inês Jardim Gonçalves Vilhana
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual Motivações para utilização de Aplicações de online dating.
Orientador de Rute Isabel Valdez da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual A utilização dos "memes" nas redes sociais online.
Orientador de Constança Barbacena Corregedor da Fonseca
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2024 Perceção e precaução das agressões online: o comportamento infocomunicacional face aos riscos no âmbito universitário português português
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023/09/12 - 2023/12/15 Impacto do consumo de streaming no aproveitamento académico dos jovens universitários
Orientador de Seidy Valdemar Manhiça
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/26 - 2023/12/13 Plano de Comunicação Estratégico para a divulgação da Ginástica Acrobática em Portugal
Orientador de Bárbara Jordão Félix
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/26 - 2023/12/12 A perspetiva das mulheres no espaço público de opinião nos media: práticas de mediação e lógicas narrativas e discursivas
Orientador de Florbela Rosa Barão da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/07/20 - 2023/07/20 O impacto da Comunicação nas Mídias Sociais na Gestão da Marca Pessoal
Coorientador de Evelin Machado Barbosa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2023 O impacto dos media sociais na gestão da marca pessoal
Coorientador
Ciências da comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2018 - 2022 A tecnologia multimédia na construção de práticas colaborativas e cidadãs de um grupo de moradores da ilha Alexandre Herculano
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 - 2022 Infocomunicação e Plataformas Digitais na Economia de Partilha: Um Estudo Multicaso Sobre a Confiança em Contextos Sustentáveis
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 - 2017 Desenvolvimento de Competências Infocomunicacionais em Contexto Prisional. Proposta de um Modelo para a Utilização da Internet no Contexto Prisional Português
Coorientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/08/24 - Atual Seminário Internacional sobre Políticas Constitucionais, Cultura e Democracia (2022/08/24)
Conferência (Membro da Comissão Científica)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 X Congreso WAPOR Latinoamérica: Un entrañable reencuentro para la opinión pública Oaxaca, Mexico

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/11/01 - Atual Membro da Comissão de Avaliação FCT dos Relatórios Científicos Finais de projetos IC&DT 2019-2022| CA - Ciências da Comunicação
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018/01/01 - Atual Membro da Comissão Executiva e Investigador responsável da OberCom: Investigação e Saber em Comunicação
Membro
Observatório da Comunicação, Portugal Observatório da Comunicação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/06/01 - 2020/09/16 Reviewer for the European Research Council (ERC) SH3 Consolidator Grant 2020

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/01/01 - 2020/07/01 Media e Mediações Socioculturais Media e Mediações Socioculturais (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/06/01 - Atual Membro do Executive Board do Digital Media and Interaction Centre da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020 - 2022 Diretor responsável da coleção editorial DigiMedia da UA Editora
Coordenador
Universidade de Aveiro, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Reviewer for the European Research Council (ERC) COG Consolidator Grant 2022 Step 2 European Research Council, Bélgica
Distinções

Prémio

2014 Visitng Professor: “Programas Especiales de Becas de Excelencia ‘Profesores Visitantes’ del Gobierno de México para Extranjeros 2014"

Outra distinção

2009 Postdoctoral fellowship in the "Centro de Estudos Sociais" da Universidade de Coimbra (CES)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 Bolsa de Doutoramento de 3 anos
2003 Scholarship Master International
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França

CNRS Délégation Paris B, França

Università del Salento, Itália
2001 International scholarship abroad, POST-GRADUATION in Sociology
1994 Bolsa Erasmus