???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Augusto Castagna Paulo Castagna

Nomes de citação

  • CASTAGNA, Paulo
  • CASTAGNA, Paulo Augusto
  • CASTAGNA, P.
  • CASTAGNA, P. A.

Identificadores de autor

Ciência ID
3E14-BD1D-1A33
ORCID iD
0000-0003-4757-9876

Endereços de correio eletrónico

  • paulo.castagna@unesp.br (Profissional)
  • castagna@pq.cnpq.br (Profissional)

Moradas

  • Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, 01140-070, São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil (Profissional)
  • Rua Thomekiti Kira, 102 - Caixa Postal 835, 06709-970, Cotia, Estado de São Paulo, Brasil (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1995/03/01 - 2000/03/30
Concluído
História Social (Postgraduate Certificate)
Especialização em Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Brasil
" O estilo antigo na prática musical religiosa paulista e mineira dos séculos XVIII e XIX" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutor
1989/03/01 - 1992/03/30
Concluído
Artes (Postgraduate Certificate)
Especialização em Música
Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, Brasil
"Fontes bibliográficas para a pesquisa da prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestre
1984/03/01 - 1987/11/30
Concluído
Música (Bachelor)
Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, Brasil
"O "El Maestro" de Luys Milán" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Graduação
1978/03/01 - 1982/06/30
Concluído
Ciências Biológicas (Bachelor)
Especialização em Biologia
Universidade de São Paulo Instituto de Biociências, Brasil
Graduação
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/03/01 - Atual Investigador (Investigação) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/05/05 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07 - Atual Membro do Conselho Consultivo da FCEREM Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/03 - 2023/02 A regulamentação eclesiástica da prática musical na Região Sudeste do Brasil entre 1707 e 1903 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2016/03 - 2019/02 Arquivologia musical aplicada aos acervos brasileiros: bases teóricas e soluções práticas Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013/03 - 2015/02 Fundamentos teóricos para a aplicação do conceito de desenvolvimento humano na área de música Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2007/03 - 2010/02 Produção musical e atuação profissional de João de Deus De Castro Lobo (1794-1832) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2001/05 - 2002/04 Mestres da capela e organistas na Diocese de Mariana (MG) VITAE
1989/03 - 1991/08 Fontes bibliográficas para a pesquisa da prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
1988/06 - 1989/01 Prática e Função Social da Música na Terra do Brasil, de 1500 a 1600 Fundação Nacional da Arte
1986/03 - 1987/12 A música para vihuela solo do El Maestro de Luys Milan Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
1985/03 - 1986/02 As composições para voz e vihuela na obra de Alonso Mudarra Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Projeto

Designação Financiadores
2014/06 - 2015/07 XXIV Congresso da ANPPOM: pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2014/05 - 2014/12 XXIV Congresso da ANPPOM: pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2014/06 - 2014/09 XXIV Congresso da ANPPOM: pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Daniel Issa Gonçalves; Paulo Augusto Castagna. ""Indios muzicos" do século XVIII: a banda indígena de Itapecerica (1767-1835)". Revista Vórtex (2024): https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.9301.
    10.33871/vortex.2024.12.9301
  2. Daniel Issa Gonçalves; Paulo Augusto Castagna. "“Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)". Revista Vórtex (2024): https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8712.
    10.33871/vortex.2024.12.8712
  3. Paulo Castagna. "Disponibilização pública de um manuscrito centenário: Música e musicistas (1922), por José de Athayde Marcondes (1863-1924)". Opus (2023): https://doi.org/10.20504/opus2023.29.20.
    10.20504/opus2023.29.20
  4. Paulo Castagna. "Resenha: “O cravo no Rio de Janeiro do século XX”". Revista Vórtex (2022): https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7118.
    10.33871/23179937.2022.10.2.7118
  5. Paulo Castagna; Carlos Sandroni. "Apresentação - volume 8, Número 1 - Patrimônio Musical Brasileiro". LaborHistórico (2022): https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.53995.
    10.24206/lh.v8i1.53995
  6. Paulo Augusto Castagna. "As três dimensões do patrimônio musical: uma teoria em progresso". LaborHistórico (2022): https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47605.
    10.24206/lh.v8i1.47605
  7. Jetro M. de Oliveira; Ralph P. Locke; Paulo Augusto Castagna. "Musicologia e/como preocupação social: imaginando o musicólogo relevante". Per Musi (2015): https://publons.com/publon/18996710/.
    10.1590/PERMUSI2015B3201
  8. Paulo Augusto Castagna. "Musical Production and Professional Work of Joao de Deus de Castro Lobo (Vila Rica, Brazil, 1794 - Mariana, Brazil, 1832): from the Disappearance of His Work to its Transmission through Social Networks". Opus (2012): https://publons.com/publon/19426530/.
  9. Castagna, Paulo. "CASTAGNA, Paulo. Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira. Per Musi, Belo Horizonte, n.18, jul./dez. 2008, p.7-16. ISSN 1517-7599.". (2008):
    10.1590/S1517-75992008000200002
  10. Paulo Augusto Castagna. "The use of music by the Jesuits in the conversion of the indigenous peoples of Brazil". JESUITS (1999): https://publons.com/publon/19426531/.
  11. Castagna, Paulo. "CASTAGNA, Paulo; SCHWARZ, Werner. Uma bibliografia do violão brasileiro 1916-1990. Revista Música, São Paulo, v.4, n.2, nov. 1993, p.190-218. ISSN 0103-5525 (impressa) e 2238-7625 (online).". Revista Música (1993): http://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/55063.
    10.11606/rm.v4i2.55063
  12. Werner Schwarz; Paulo Castagna. "Uma Bibliografia do Violão Brasileiro (1916-1990)". Revista Música (1993): https://publons.com/publon/18996626/.
    10.11606/RM.V4I2.55063
  13. "CAVAZZI, Giovanni Antonio. Sobre a música e a dança africanas (1687); pesquisa, tradução e notas de Paulo Castagna. Revista Música, São Paulo, v.2, n.2, p.107-115. nov. 1991. ISSN 0103-5525 (impressa) e 2238-7625 (online).". (1991): http://dx.doi.org/10.11606/rm.v2i2.55028.
    10.11606/rm.v2i2.55028
  14. Castagna, Paulo. "CASTAGNA, Paulo. O manuscrito de Piranga (MG). Revista Música, São Paulo, Depto. de Música da ECA-USP, v.2, n.2, p.116-133, nov. 1991. ISSN 0103-5525 (impressa) e 2238-7625 (online).". Revista Música (1991): http://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/55029.
    10.11606/rm.v2i2.55029
  15. Paulo Augusto Castagna. "O Manuscrito de Piranga (MG)". Revista Música (1991): https://publons.com/publon/18996628/.
    10.11606/RM.V2I2.55029
Livro
  1. Alcir Pécora; João Adolfo Hansen; Paulo Castagna; Sérgio Alcides Sérgio Alcides. Antônio Vieira o imperador do púlpito. 2024.
    10.11606/8586748080

Outros

Outra produção
  1. Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira. Submitted by Guilherme Lemeszenski (guilherme@nead.unesp.br) on 2013-08-22T18:41:14Z No. of bitstreams: 1 S1517-75992008000200002.pdf: 113847 bytes, checksum: c9ca573e0b67c208e249aa7325e4490a (MD5). Made available in DSpace on 2013-08-22T18:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S1517-75992008000200002.pdf: 113847 bytes, checksum: c9ca573e0b67c208e249aa7325e4490a (MD5) Previous issue date: 2008-12-01.. 2008. Universidade Estadual Paulista (UNESP). http://hdl.handle.net/11449/26607.
    http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992008000200002
  2. Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira. A partir da primeira publicação de caráter musicológico de música brasileira do século XVIII, realizada em 1951 por Francisco Curt Lange (Archivo de Música Religiosa de la "Capitania Geral das Minas Gerais"), surgiram iniciativas brasileiras que manifestaram as mais variadas propostas editoriais. O estudo das edições produzidas no país nas últimas cinco décadas revela várias dualidades, dentre as. 2008. Castagna,Paulo. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992008000200002.
Distinções

Prémio

2005 Medalha de Honra da Inconfidência
Governo do Estado de Minas Gerais, Brasil