???global.info.a_carregar???
Vítor Manuel dos Santos Gomes. Artista Plástico, investigador e docente do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes, da Universidade de Évora. Doutor em Belas Artes, especialidade Ciências da Arte na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa desde 2017. Director do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora; Director da Licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia da Universidade de Évora. Membro colaborador do CIEBA; Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes Secção de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte e do Património Francisco de Holanda, Universidade de Lisboa. Membro integrado do CHAIA, Universidade de Évora. A investigação de Vitor Gomes no âmbito do Curso de Doutoramento pretendeu pensar, investigar, interpretar e convidar a uma reflexão sobre as diferentes dimensões contidas na temática artística, cultural e estética de uma História Cultural do Olhar, no caso específico através da Paisagem. No início do século XXI, assiste-se ao reiterar da importância da paisagem entendida enquanto figuração de um sistema artístico, cultural, social e estético que pode e deve fundamentar uma História Cultural do Olhar. Para Mitchell, a história da arte tradicional estudaria os artistas, as práticas artísticas, os estilos e movimentos e as instituições, enquanto os estudos de cultura visual estudariam as imagens científicas e técnicas, o cinema e a televisão, a imagem digital, a semiótica das imagens, a psicanálise das imagens, as exposições e as audiências. Este entendimento justifica uma matriz da História da Arte e dos Estudos Visuais na actual investigação académica de Vitor Gomes. A esta lista deve adicionar-se o elemento-chave que é a prática artística, a interpretação e o olhar, elemento que constitui a marca da História da Arte e dos Estudos Visuais na actualidade e no fundo estabelece uma dinâmica estrutural na denominada Ciências da Arte. Victor Manuel dos Santos Gomes. Visual artist, researcher and professor at the Department of Visual Arts and Design at the School of Arts, University of Évora. PhD in Fine Arts, specializing in Art Sciences at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon since 2017. Director of the Department of Visual Arts and Design at the School of Arts of the University of Évora; Director of the Degree in Fine Arts and Multimedia at the University of Évora. Collaborating member of CIEBA; Center for Research and Studies in Fine Arts Section for Research and Studies in Sciences of Art and Heritage Francisco de Holanda, University of Lisbon. Integrated member of CHAIA, University of Évora. Vitor Gomes' research within the scope of the Doctoral Course aimed to think, investigate, interpret and invite a reflection on the different dimensions contained in the artistic, cultural and aesthetic theme of a Cultural History of the Look, in the specific case through Landscape. At the beginning of the 21st century, we can witness the reiteration of the importance of the landscape understood as a figuration of an artistic, cultural, social and aesthetic system that can and must support a Cultural History of the Look. For Mitchell, traditional art history would study artists, artistic practices, styles and movements, and institutions, while visual culture studies would study scientific and technical images, film and television, digital imaging, the semiotics of images, the psychoanalysis of images, exhibitions and audiences. This understanding justifies a matrix of the History of Art and Visual Studies in the current academic research of Vitor Gomes. To this list must be added the key element that is the artistic practice, the interpretation and the look, an element that constitutes the mark of the History of Art and Visual Studies at the present time and in the background establishes a structural dynamics in the so-called Sciences of Art. .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor dos Santos Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Vítor Manuel dos Santos

Identificadores de autor

Ciência ID
3D11-BD4B-AFBF
ORCID iD
0000-0003-4367-6003

Endereços de correio eletrónico

  • vmsg@uevora.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.uevora.pt/pessoas/(id)/4793 (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Belas-Artes (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Arte
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Paisagem nas Artes Visuais: de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
D
2013
Concluído
Belas-Artes (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ciências da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
17
2008
Concluído
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Título de especialista)
Especialização em Área de Desenho
Universidade de Évora, Portugal
Muito Bom
2003
Concluído
História da Arte (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em área de História da Arte Contemporânea.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
2000
Concluído
Artes plásticas - Escultura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2003/05/17 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/16 - 2028/01/16 Membro da Assembleia da Escola de Artes Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2022/04/02 - 2026/04/02 Conselho Científico da Escola de Artes (Conselheiro) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2020/04/24 - 2023/04/24 Director de Departamento Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2020/04/24 - 2023/04/24 Conselho Coordenador da Escola de Artes (Conselheiro) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2019/02/06 - 2023/02/06 Director de Licenciatura Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/01 - 2024/04/30 PLAY/ACT: PLACEMAKING AS YOUTH ACTIVISM
2021-1-PT01-KA220-HED-000027582
Professor coordenador
Universidade de Évora, Portugal
European Commission
Em curso
2022/10/28 - 2023/12/12 Revisitações Artísticas: Memória e Arte Contemporânea (Memoriart) Estudo de Quatro Acervos Artísticos
LA/P/0132/2020
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gomes, Vítor Manuel dos Santos. "“Framing” a paisagem. Movimento, Paisagem e Cinema.". Convocarte 14/15 (2023):
    Aceite para publicação
  2. Gomes, Vitor. "The originality of the Avant Garde, Madeleine ou a Desilusão nas Artes Visuais". (2022): http://hdl.handle.net/10174/32710.
  3. Gomes, Vitor. "Revista Arte e Cultura Visual". (2022): http://hdl.handle.net/10174/32852.
  4. Gomes, Vitor dos Santos. "O CAMINHO DO ARTISTA SOLITÁRIO DO SÉCULO XIX À LAND ART E A RELAÇÃO “ISOLADA” COM A NATUREZA". (2020): http://hdl.handle.net/10174/28780.
Catálogo de exposição
  1. Pages of Freedom: Exposição Livro-Experiência.. Universidade de Évora, 2021.
Livro
  1. Gomes, Vitor. ARTES VISUAIS EM SÃO VICENTE. Gráfica 99. 2022.
  2. Gomes, Vitor. Suitcase 11. 2021.
Recurso online
  1. Gomes, Vítor (2008). A Temática da Paisagem na Pintura, [texto policopiado]. Évora: [s.n.] Universidade de Évora. http:/. A Temática da Paisagem na Pintura. 2008. http://hdl.handle.net/10174/18112.
  2. Gomes, Vítor (2008). Da Necessidade do Desenho. O que é o desenho? Como se desenha, porque se desenha, [texto policopiad. Da Necessidade do Desenho. O que é o desenho? Como se desenha, porque se desenha.. 2008. http://hdl.handle.net/10174/5012.
Tese / Dissertação
  1. Stalla, Maria da Graça de Santana. "O Tempo. A arte como lugar de memórias pessoais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10174/30303.
  2. Gomes, Vítor Manuel dos Santos, 1970-. "A paisagem nas artes visuais : de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock) : uma história cultural do olhar". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28903.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Gomes, Vítor Manuel dos Santos. Ilustrações de textos escritos por Hélia Correia, Filomena Marona Beja e Fernando Correia da Silva, no Projecto Literário: Leitura Furiosa – Associação Abril em Maio, Lisboa / Amiens (França), Lisboa 2002. As ilustrações podem ser consultadas no site: http//go.to/abrilemmaio..
  2. Gomes, Vítor Manuel dos Santos. Ilustrações de textos escritos por Filomena Marona Beja, Jacinto Lucas Pires, Jaime Rocha, Mário de Carvalho, Nuno Moura, no Projecto Literário: Leitura Furiosa – Associação Abril em Maio, Lisboa / Amiens (França), Lisboa 2001. As ilustrações podem ser consultadas no site: http//go.to/abrilemmaio..
Exposição artística
  1. Filipe rocha da silva. Exposição na Igreja de São Vicente, Évora. Exposição no âmbito da UC de Projectos de Artes Plásticas e Multimédia II. Câmara Municipal de Évora. Setembro, 2022. Apoio: CME/UÉ.. 2022.
  2. Exposição de Finalistas da Licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia - Monte Alentejano/Feira de S.João. Évora, 2022.. 2022.
  3. Impressões do Lugar: exposição dos alunos de Artes Plásticas II. Cisterna do CES. Universidade de Évora. 2021.. 2021.
  4. SUITCASE 11. 2021.
  5. Participação na exposição Objectos/Peças de Autor, Cubo 24, Lisboa, 2014.. 2014.
  6. Participação na exposição Reencontro, Colégio Luís António Verney, Évora.. 2010.
  7. Participação na exposição 10 Artistas – Uma Barca, Galeria Castelo Maior, Cascais, 2000.. 2000.
  8. Participação na exposição CELPA / Vieira da Silva – Artes Plásticas, revelação 2000, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Lisboa 2000.. 2000.
  9. Participação na exposição Jovens Escultores, Galeria Municipal Gymnásio, Lisboa, 1997.. 1997.
  10. Participação na exposição Gota a Gota, encomenda do Goethe Institut de Lisboa para uma exposição sobre a temática da Expo 98, Goethe Institut de Lisboa, Lisboa, 1997.. 1997.
Exposição de curadoria/museu
  1. Gomes, Vítor Manuel dos Santos. 2022. "Os Anos 20: Novas Plasticidades. Biblioteca Pública de Évora/Colégio Espírito Santo. Évora, 2022.". In Os Anos 20: Novas Plasticidades.
  2. 2022. "Da anatomia cirúrgica à irrealidade da imaginação". In Da anatomia cirúrgica à irrealidade da imaginação.
Obra teatral
  1. Gomes, Vítor Manuel dos Santos. 2022. Membro da Equipa Artística do DAVD na Encenação do Espetáculo Teatral "Ricardo III" de William Shakespeare De 27.01.2022 a 29.01.2022..
  2. Gomes, Vítor Manuel dos Santos. 2021. Membro da Equipa Artística do DAVD na Encenação do Teatro Musical "Bartolomeu, o Voador", Festival de Música Contemporânea de Évora, 2021..

Outros

Outra produção
  1. Recensão sobre o texto Nouveaux Réalismes et Pop Art, L’Art sans L’Art, de Catherine Grenier. Catherine Grenier, mostra-nos neste texto um novo olhar histórico-crítico sobre o movimento Pop na Europa e na América. Deixa de ter uma visão apenas europeia (francesa) sobre este movimento, e faz uma interessante contextualização intercontinental da Pop. Grenier chega ainda à conclusão de que a noção de arte contemporânea, “nasce” a partir dessas duas “constelações”: o Nouveaux Réalismes e a Pop. 2022. Gomes, Vitor. http://hdl.handle.net/10174/32614.
  2. Arte e cultura visual, Nº3 (Dez.2022). ARTE E CULTURA VISUAL é uma revista do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), com a periodicidade de um número anual, a sair no final de cada ano. O âmbito a que se dedica é, como o título faz antever, as artes plásticas e a cultura visual, procurando um discurso reflexivo, diverso, actual, problematizante e orgânico, que permita conferir enfoque aos dispositivos da arte e das. 2022. Nogueira, Isabel; NEVES, Eduarda; Rito, Ana; Martins, Rui Cunha; Gaspar, Luís Manuel; Freitas, Manuel de; Gomes, Daniela Lisboa; et al. http://hdl.handle.net/10451/55242.
  3. Arte e cultura visual, Nº1 (Dez.2020). 2020. Nogueira, Isabel; Cabral, Rui Pires; Chateau, Dominique; Louro, João; Castro, Raquel; Costa, Luís Paulo; Gomes, Daniela Lisboa; et al. http://hdl.handle.net/10451/47031.
  4. Beat Culture and the New America - 1950/1965.. Paper: Gomes, Vítor (2005). Beat Culture and the New America - 1950/1965, [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.] Universidade Nova de Lisboa.. 2005. Gomes, Vítor (2005). Beat Culture and the New America - 1950/1965, [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.] Universidade Nova.
  5. The Originality of the Avant-Garde, Rosalind Krauss.. Paper: Gomes, Vítor (2005). The Originality of the Avant-Garde, Rosalind Krauss, [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.] Universidade Nova de Lisboa.. 2005.
  6. Manifestos Nouveaux Réalistes, Pierre Restany.. Paper: Gomes, Vítor (2005). Manifestos Nouveaux Réalistes, Pierre Restany, [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.] Universidade Nova de Lisboa.. 2005. Gomes, Vítor (2005). Manifestos Nouveaux Réalistes, Pierre Restany, [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.] Universidade Nov.
  7. Art and Culture - critical essays, Clement Greenberg. Paper: Gomes, Vítor (2005). Art and Culture - critical essays, Clement Greenberg, Lisboa, 2003. [texto policopiado]. Lisboa: [s.n.] Universidade Nova de Lisboa.. 2003.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/03 Encontro do Laboratório Associado IN2PAST: Apresentação dos projetos selecionados no primeiro concurso de apoio a projetos realizado pelo IN2PAST - Revisitações Artísticas: Memória e Arte Contemporânea (Memoriart). Estudo de Quatro Acervos Artísticos Contemporâneos, coordenado por Vítor Manuel dos Santos Gomes e Jorge Croce Rivera Universidade Nova de Lisboa -FCSH / Universidade de Évora / Universidade do Minho / Universidade do Algarve. Encontro do Laboratório Associado IN2PAST
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/10 Participação na conferência Landscapes, Now, com a comunicação Framing the Landscape: cartography of concepts. No âmbito da Bienal de Veneza, Ca’ Giustinian, San Marco. Novembro, 2017. Landscapes, Now,.
Bienal de Veneza 2017 (Veneza, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/10/30 - 2022/10/18 O Experimentalismo concretista brasileiro poético-sonoro-plástico de 1950 a 1970: uma contribuição artística através da arte do cartaz. Configura-se a partir de re-cortes teórico-práticos da Arte Concreta Brasileira. Recortes extraídos da produção de artistas relacionados ao processo experimental concretista: individualmente e em grupos. Essa configuração visa a evidenciar os atributos revolucionário, provocante e provocado do concretismo em questão, considerado por Gilberto Teles como continuidade e superação do Modernismo Brasileiro.
Coorientador
curso de mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2021 O Tempo. A arte como lugar de memórias pessoais
Orientador
Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06/04 - Atual Coordenação e organização da proposta para a atribuição do Doutor Honoris Causa ao artista Ai Weiwei. No âmbito de duas exposições nacionais do artista internacional chinês Ai Weiwei, RAPTURE, na Cordoaria Nacional, em Lisboa; da ENTRELAÇAR, PEQUI VINAGREIRO, RAÍZES E FIGURAS HUMANAS, no Museu de Serralves, no Porto e especialmente na escolha do artista de viver em Portugal, na região do Alentejo, inspiram um tributo académico a Ai Weiwei pela Universidade de Évora. (2021/06/04)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2018/06/05 - 2023/06/06 - Projecto de investigação, com Maria do Céu Tereno, intitulado Instantes gráficos e geométricos da cidade de Évora, realizado no âmbito da investigação do CHAIA/CIEBA/UÉ. No âmbito deste projecto são realizados os eventos desde 2018: Évora Wanderlust: instantes gráficos e geométricos da cidade e Cabinet of Wonder Évora: instantes gráficos e geométricos da cidade. CIEBA/CHAIA/UÉ. Apoio: CME e MNFMC. (2018/06/06 - 2023/06/06)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Câmara Municipal de Évora, Portugal
2018/04/16 - 2023/04/16 Projecto de investigação, com Paula Reaes Pinto, intitulado Arte Participativa: Diálogos de Desenho com a Comunidade Envolvente, realizado no âmbito da investigação do CHAIA/UÉ. No âmbito deste projecto são realizados os eventos desde 2018: Olha a Arte no Mercado e Descobrir o comércio tradicional através da Arte. CHAIA/UÉ e DAVD/EA/UÉ. Apoio: DJD/CME. (2018/04/16 - 2023/04/16)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal

Câmara Municipal de Évora, Portugal
2020/05/06 - 2023/04/02 Coordenação e organização, com Teresa Veiga Furtado, da proposta para a atribuição do Doutor Honoris Causa ao artista Ai Weiwei. Esta proposta, foi elaborada no âmbito de duas exposições nacionais do artista internacional chinês Ai Weiwei, RAPTURE, na Cordoaria Nacional, em Lisboa; da ENTRELAÇAR, PEQUI VINAGREIRO, RAÍZES E FIGURAS HUMANAS, no Museu de Serralves, no Porto e especialmente na escolha do artista de viver em Portugal, na região do Alentejo, inspiram um tributo académico a Ai Weiwei pela Universidade de Évora. (2020/05/06 - 2023/04/02)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2022/05/15 - 2022/05/18 Curador da conferência e workshop pela artista Sevgi Aka, da Faculty of Fine Arts, Design and Architecture, Department of Visual Communications Design, da Universidade de Topkapi de Istambul, Turquia. (2022/05/15 - 2022/05/18)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Istanbul Topkapi Üniversitesi, Turquia
2022/05/09 - 2022/05/09 No âmbito da Cerimónia protocolar | Dia da Europa | Palácio D. Manuel; coordenador da actividade artística: Painel de Desenho Colaborativo | Dia da Europa | Jardins do Palácio D. Manuel. Participação das turmas de Desenho do 1º ano lectivo dos cursos de Artes Plásticas e Multimédia, Design, Arquitectura e Práticas Artísticas em Artes Visuais. (2022/05/09 - 2022/05/09)
Encontro (Outra)
Universidade de Évora, Portugal

Câmara Municipal de Évora, Portugal

Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2022/04/06 - 2022/04/08 Curador da conferência/conversa com a artista Magdalena Kleszynska. (2022/04/06 - 2022/04/08)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Uniwersytet Przyrodniczy w Poznaniu Katedra Genetyki i Podstaw Hodowli Zwierzat, Polónia
2022/03/04 - 2022/03/04 Organização de uma Aula Aberta com a CONFERÊNCIA: Jindrich Štreit: A life in Pictures. Jindrich Štreit é um fotógrafo documental checo, pedagogo universitário, curador e organizador de eventos culturais. A sua obra centra-se em documentar a vida no campo e a dos habitantes das aldeias checas; abordou o tema da agricultura e depois do trabalho árduo nas fábricas (livros People of Trinec Ironworks, Vítkovice, Steel World). Recentemente, ele tem trabalhado em muitas questões sociais. (2022/03/04)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/20 - 2021/11/20 Moderação com David Infante de "Lecture" com as artistas Barbara Fonte (https://www.barbarafonte.com) e Loreal Prystaj (https://www.lorealprystaj.com). (2021/11/20)
Conferência
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/04 - 2021/11/05 Coordenação e organização, com Paula Reaes Pinto de uma Palestra intitulada "Breakfast on Pluto" proferida pela artista visual norte-americana e Professora Catedrática Emérita, Jane Gilmor. (2021/11/04)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/12/02 - 2022/12/03 Encontro do Laboratório Associado IN2PAST.
Encontro
Encontro do Laboratório Associado IN2PAST.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/08/08 - 2022/11/09 Aesthetic dimension of cartography no âmbito do workshop PLAY/ACT LTT1 - MAPPING AND ENGAGEMENT. Assente no conceito de Placemaking, uma abordagem multifacetada ao planeamento conceção e gestão de espaços públicos, que promovam o bem-estar e a felicidades da comunidade que deles usufrui, o PLAY/ACT assenta em dois eixos principais. Um deles passa por desenvolver e testar o protótipo de uma unidade curricular de mestrado comum a cursos de áreas artísticas e científicas diferentes, desenhado em torno de um desafio prático: repensar os espaços comuns.
Oficina (workshop)
Aesthetic dimension of cartography no âmbito do workshop PLAY/ACT LTT1 - MAPPING AND ENGAGEMENT
Universidade de Évora, Portugal

Universidad de Extremadura, Espanha

Centro Spaziale di Matera, Itália
2022/09/06 - 2022/09/09 Comunicação no VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: A PAISAGEM NAS ARTES VISUAIS: DE FRIEDRICH, VERTIGO (ALFRED HITCHCOCK) A SEBASTIÃO SALGADO. UMA HISTÓRIA CULTURAL DO OLHAR E DE PAISAGENS DESAPARECIDAS.
Conferência
VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Universidade de Évora, Portugal

Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal
2022/05/06 - 2022/05/06 O Projeto Missão Ciência e Arte/Universidade Évora-CMÉ: A Paisagem nas Artes Visuais: de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock). Uma história cultural do olhar.
Conferência
A Paisagem nas Artes Visuais: de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock). Uma história cultural do olhar.
Universidade de Évora, Portugal

Câmara Municipal de Évora, Portugal
2006/06/05 - 2006/06/08 Coordenação e organização, Oficinas de Desenho na "abril em maio ", Associação Cultural Abril em Maio, Lisboa 2006.
Oficina (workshop)
Oficinas de Desenho
Associação Cultural Abril em Maio, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/26 Searching for connections in contemporary art: dialogues with Others through performance art. We live in modern times where everything is so fleeting and there is hardly room to appreciate the simple aesthetic and artistic experiences that life in its generosity gives us. This project work is about finding these experiences and inserting them in my life and in the lives of the people around me. During my journey, I try to find more genuine ways of communication and connection through performances that challenge my routine.
Presidente do júri
Júlia Kováks (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/12/21 Dissertação/Trabalho de Projeto apresentado pelo candidato, intitulado A oleira e o pote. Conversas entre a sombra e a luz inspiradas pela arte de Cabo Verde. A presente investigação artística teórica e prática pretende encontrar e entender, a relação entre escultura, cinema, desenho, gesto, forma e corpo, tendo como campo de estudo principal e meio de exploração e criação artística, a olaria de Cabo Verde. A pesquisa tem como motivação principal um prolongado período de contacto e relação com a olaria tradicional e a arte contemporânea Cabo Verde.
Presidente do júri
Pedro Conceição (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2021/10/04 Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura. Em análise, a série de pinturas Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, a partir da interrogação dos factos da arte ocidental. Caracterizada por uma figuração de personagens fantasiosas, cenários e variações antropológicas, como o erotismo, o psiquismo e os excessos que as máscaras encobrem, a Joyciana pretende ser a súmula das heterogeneidades, das contradições, dos modos e dos dogmas do nosso tempo. Na relação figura-narrativa-série, o corpo é o excedente que a Joyc
Presidente do júri
Fonseca, José Miguel Gervásio da (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/07/06 De fora para dentro: olhando o quotidiano e o urbano através da videodança. Este Relatório de Trabalho de Projecto teórico-prático tem como questão central investigar a relação artística entre o vídeo, o urbano e o feminino, na vertente da videoarte performativa ligada à dança contemporânea. Esta pesquisa tem como alicerces principais os conceitos de transitoriedade, autobiografia, videodança e o pensamento de autores como Diogo Theotonio Angeli, Dorotea Bastos e as artistas Maya Deren, Katrina McPherson, Agnés Varda, Marina Abramovic, Anne Terese D
Arguente principal
Linardi, Renata Maria Daibes de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/07/04 A obesidade como motor de preconceito: representações de corpos gordos nas artes visuais contemporâneas. Nas sociedades ocidentais a obesidade é entendida, do ponto de vista da medicina, como prejudicial para a saúde e sinónimo de “um mal” a ser combatido. No foro social quotidiano, como nos meios de comunicação de massa e nas redes sociais, assiste-se frequentemente a um controlo, objetificação e discriminação das pessoas que possuem corpos gordos. Este trabalho de investigação artística teórico-prática tem como questão principal compreender de que
Arguente principal
Fernandes, Pedro Manuel Martins (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/12/30 - 2023/06/04 Responsável pela UC Estudos de Arte e dos Media IV. A finalidade substancial da UC pretende que o estudante se debruce sobre o tema da Crítica de Arte, que assimile e reflita sobre as questões da legitimação do objecto artístico, dos diversos criadores de opinião e dos vários públicos, e que ao integrar os conhecimentos transmitidos elabore análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas. Pretende-se que o estudante apreenda um conjunto de saberes úteis que se explanam no programa e que desenvolva uma maior capacidade de pensar Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/12/18 - 2023/06/04 Docente e responsável da UC de Artes Plásticas II - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2023/02/06 - 2023/05/28 Docente da UC de Placemaking: Ideação e Desenvolvimento de Projeto. 1. Metodologias de Ideação. 1.1. Abordagem de design thinking. 1.2. Ferramentas de co-design: identificando desafios e oportunidades. 1.3. Ferramentas para geração criativa de ideias. 1.4. Transição para um projeto: desenvolvimento de ideias, esboços, validação e pré-projeto. 1.5. Diferentes tipos de projetos: urbano, arquitetura, design, artes, cultural e social. Placemaking: transdisciplinary methodologies in community engagement (Diploma de especialização) Universidade de Évora, Portugal
2023/02/06 - 2023/05/28 Docente da UC de Placemaking: Pesquisa. Esta UC tem como objetivo apresentar aos estudantes o conceito e os processos de Placemaking, metodologias de trabalho em equipas trans-disciplinares e metodologias participativas e de co-design com as comunidades. Através de uma abordagem de aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos, os estudantes vão desenvolver metodologias de pesquisa e cartografia de um espaço da sua cidade, incorporando conhecimentos das várias áreas disciplinares. Placemaking: transdisciplinary methodologies in community engagement (Diploma de especialização) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2023/05/28 Responsável e docente da UC de Práticas de Artes Visuais I - O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a: Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia; Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico; Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico; Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/09/15 - 2023/01/08 Docente e responsável da UC de Artes Plásticas I - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/09/14 - 2023/01/04 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. licenciatura de Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/09/14 - 2023/01/04 Docente da UC de Práticas de Artes Visuais I - O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a: Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia; Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico; Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico; Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2022/09/14 - 2023/01/04 Docente da UC de Projetos de Artes Plásticas e Multimédia I - Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses; - Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/09/15 - 2023/01/02 Responsável pela UC Estudos de Arte e dos Media III. O objectivo primordial da unidade curricular visa que o estudante integre um conjunto de conhecimentos sobre a história e o funcionamento de algumas instituições do “mundo da arte” pondo em debate preocupações atuais sobre Museologia. Apresenta também como objectivo fundamental ministrar um conjunto de saberes sobre Museografia. Deseja igualmente que o aluno assimile os conhecimentos transmitidos elabore análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/09/15 - 2023/01/02 Responsável e docente da UC de Ilustração I. Fornecimento de conhecimentos base sobre Ilustração nas suas diversas variantes. Desenvolver uma expressão individualizada. Informar em conhecimentos de ilustração e edição tradicional e digital. Promover competências para ingresso em sectores profissionais como a edição, media (televisão e vídeo, jornais, revistas), indústrias de jogos e brinquedos, museus, teatro e cinema, informática, tatuagem, marketing e publicidade, entre outros. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/28 Responsável pela UC Tecnologias dos Novos Media II. Esta disciplina pretende fornecer aos alunos uma base sólida introdutória na criação de programas gráficos artísticos. Os alunos terão uma ampla introdução aos conceitos elementares na criação de programas que aplicarão na construção de exercícios e de um projecto final individual. O aluno será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas artísticos através da programação do computador. Será utilizada a linguagem de programação Processing para ilustrar os conceitos abordado Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/28 Responsável pela UC Tecnologias dos Novos Media VI. No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências na análise crítica do objecto videojogo com o objectivo de compreender os diferentes componentes estéticos e técnicos. Os alunos terão também uma introdução ao nível intermédio de competências que lhes permitam usar este meio como uma forma expressiva, num contexto experimental. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/28 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/28 Docente da UC de Projetos de Artes Plásticas e Multimédia II - Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses; - Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/28 Docente da UC Seminário de Acompanhamento ao Trabalho de Projeto. Acompanhar presencial e tutorialmente o estudante no decorrer do desenvolvimento, preparação e defesa do relatório de trabalho de projecto e exposição final da sua obra, não pretendendo substituir o trabalho dos orientadores, mas antes ser um incentivo à conclusão do trabalho final; Acompanhar o estudante na elaboração do seu Plano e Cronograma de Trabalho de Projecto; Promover o envolvimento, a partilha, a autoreflexão e o debate sobre a investigação. Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/26 Docente e responsável da UC de Artes Plásticas II - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/02/06 - 2022/05/26 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Docente e responsável da UC de Artes Plásticas I - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Responsável pela UC Tecnologias dos Novos Media III. Esta UC pretende fornecer aos alunos uma plataforma intermédia sólida na criação de programas gráficos e sonoros artísticos. Os alunos terão uma ampla introdução aos conceitos elementares na criação de programas que aplicarão na construção de exercícios e de um projecto final individual. O aluno será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas artísticos através da programação do computador. Será utilizada a linguagem de programação Processing. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Responsável pela UC Multimédia Tangível I. No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido competências de proficiência intermédia das técnicas e tecnologias utilizadas em projetos de multimédia tangível, ou numa perspectiva mais alargada, processos computacionais e informação digital transferidos para forma física, especificamente, na vertente artes, ciência e tecnologia com vista à criação de instalações multimédia performáticas e espaços reativos. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Docente da UC de Projetos de Artes Plásticas e Multimédia I - Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses; - Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/15 - 2022/01/06 Docente da UC de Práticas de Artes Visuais I - O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a: Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia; Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico; Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico; Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/09 - 2022/01/06 Docente da UC Seminário de Acompanhamento ao Trabalho de Projeto. Acompanhar presencial e tutorialmente o estudante no decorrer do desenvolvimento, preparação e defesa do relatório de trabalho de projecto e exposição final da sua obra, não pretendendo substituir o trabalho dos orientadores, mas antes ser um incentivo à conclusão do trabalho final; Acompanhar o estudante na elaboração do seu Plano e Cronograma de Trabalho de Projecto; Promover o envolvimento, a partilha, a autoreflexão e o debate sobre a investigação. Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2021/02/03 - 2021/05/24 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2021/02/03 - 2021/05/24 Docente da UC de Artes Plásticas II - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/02/03 - 2021/05/24 Docente e responsável da UC de Educação e Expressão Visual e Plástica. Os alunos deverão ser capazes de identificar e manipular satisfatoriamente a técnica artística mais adequada para fazer face às necessidades/projetos a serem desenvolvidos nos jardins de infância/escolas do 1 º ciclo, ou outras situações de aprendizagem informal. Deverão igualmente conhecer as diversas fases de desenvolvimento gráfo-plástico infantil para melhor poderem projetar sessões e atividades integradas no desenvolvimento harmonioso da criança. Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2021/02/03 - 2021/05/24 Docente da UC de Desenho II. Continuação do desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Evolução da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Aprofundamento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020/09/15 - 2020/12/18 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2020/09/15 - 2020/12/18 Docente da UC de Artes Plásticas I - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020/09/15 - 2020/12/18 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020/09/15 - 2020/12/18 Docente e responsável da UC de Laboratório de Artes Visuais I. Esta Unidade Curricular procura garantir a formação essencial nas práticas laboratoriais características da criação artística em áreas bidimensionais e/ou tridimensionais. Pretende-se que, com este Programa, os alunos aprendam a desenvolver técnica e criativamente um projecto artístico; adquiriram conhecimentos essenciais sobre as tecnologias, as linguagens e os diferentes modos de expressão, no campo artístico, realizando uma constante pesquisa, reflexão e experimentação. Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2020/09/09 - 2020/12/18 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020/02/03 - 2020/05/24 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2020/02/03 - 2020/05/24 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2020/02/03 - 2020/05/24 Docente e responsável da UC de Educação e Expressão Visual e Plástica. Os alunos deverão ser capazes de identificar e manipular satisfatoriamente a técnica artística mais adequada para fazer face às necessidades/projetos a serem desenvolvidos nos jardins de infância/escolas do 1 º ciclo, ou outras situações de aprendizagem informal. Deverão igualmente conhecer as diversas fases de desenvolvimento gráfo-plástico infantil para melhor poderem projetar sessões e atividades integradas no desenvolvimento harmonioso da criança. Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2019/09/15 - 2019/12/18 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2019/09/15 - 2019/12/18 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2019/09/15 - 2019/12/18 Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem. Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2019/02/03 - 2019/05/24 Docente e responsável da UC de Educação e Expressão Visual e Plástica. Os alunos deverão ser capazes de identificar e manipular satisfatoriamente a técnica artística mais adequada para fazer face às necessidades/projetos a serem desenvolvidos nos jardins de infância/escolas do 1 º ciclo, ou outras situações de aprendizagem informal. Deverão igualmente conhecer as diversas fases de desenvolvimento gráfo-plástico infantil para melhor poderem projetar sessões e atividades integradas no desenvolvimento harmonioso da criança. Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2019/02/03 - 2019/05/24 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2019/02/03 - 2019/05/24 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2018/09/15 - 2018/12/18 Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem ex Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2018/09/15 - 2018/12/18 Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. Design (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2018/09/15 - 2018/12/18 Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. Arquitectura (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2006/09/16 - 2007/06/24 Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2006/09/15 - 2007/06/24 Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. Arquitectura (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2005/09/24 - 2006/06/24 Docente e responsável da UC de DESENHO I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2005/09/24 - 2006/06/24 Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. Arquitectura (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2005/09/24 - 2006/06/22 Docente e responsável da UC de Desenho II - O Desenho II tem como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004/09/24 - 2005/07/02 Docente e responsável da UC de Desenho II - O Desenho II teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Licenciatura em Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004/09/24 - 2005/07/02 Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. Arquitectura (Licenciatura) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2004/09/24 - 2005/06/22 Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Licenciatura em Arquitectura paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2003/10/06 - 2004/07/02 Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Licenciatura de Arquitectura Paisagista (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2003/10/06 - 2004/07/02 Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. Licenciatura de Arquitectura (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2002/10/06 - 2003/06/24 Docente e responsável da UC de Desenho I. O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. Licenciatura de Arquitectura Paisagista Universidade de Évora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/12 - Atual Centro de investigação e de estudos em belas-artes - Grupo de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte e do Património — Francisco de Holanda; Universidade de Lisboa. Membro
2017/09 - Atual CHAIA

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/10/01 - 2023/02/10 Comité Científico da Conferência Cross Media Arts—Artes Sociais e Colaboração. O evento artístico transdisciplinar terá lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, de 9 a 10 de Fevereiro de 2023.
Membro
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2020/10/01 - 2021/05/05 - Membro da comissão artística e criativa, com Teresa Veiga Furtado, da Escola de Artes, Universidade de Évora, da produção de vídeos para a Mostra de I&D Europeia em Humanidades - Conferência Europeia das Humanidades (CEH), uma coorganização da UNESCO, do CIPSH e da FCT (5-7/maio/2021, Lisboa). O objetivo foi facilitar a percepção social da influência e dos benefícios decorrentes dos avanços nestas áreas do conhecimento, através da disponibilização de vídeos curtos e de conteúdos acessíveis.
Consultor
Universidade de Évora, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/10/26 - 2022/12/05 Representante da Escola de Artes da UÉ no júri da Bolsa Joana Vasconcelos. A Fundação Joana Vasconcelos, em cumprimento dos seus fins de promoção social, cultural e educacional, atribui a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora , de nacionalidade portuguesa, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentem o 2º. e 3º. ano do 1º Ciclo em Artes Plásticas e Multimédia ou Design e/ou o 1º e 2º ano do 2º ciclo em Práticas Artísticas em Artes Visuais ou Design, do Departamento de Artes Visuais e Design. Universidade de Évora, Portugal
2021/10/16 - 2022/01/20 Representante da Escola de Artes da UÉ no júri da Bolsa Joana Vasconcelos. A Fundação Joana Vasconcelos, em cumprimento dos seus fins de promoção social, cultural e educacional, atribui a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora , de nacionalidade portuguesa, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentem o 2º. e 3º. ano do 1º Ciclo em Artes Plásticas e Multimédia ou Design e/ou o 1º e 2º ano do 2º ciclo em Práticas Artísticas em Artes Visuais ou Design, do Departamento de Artes Visuais e Design. Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Distinções

Outra distinção

1996 Jovem criador - área de Escultura. Concurso jovens criadores 1996.
Instituto Português do Desporto e Juventude IP, Portugal