Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vitor dos Santos Gomes
Nomes de citação
- Gomes, Vítor Manuel dos Santos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3D11-BD4B-AFBF
- ORCID iD
- 0000-0003-4367-6003
Endereços de correio eletrónico
- vmsg@uevora.pt (Profissional)
Websites
- https://www.uevora.pt/pessoas/(id)/4793 (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Belas-Artes (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Arte
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Paisagem nas Artes Visuais: de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
D |
2013
Concluído
|
Belas-Artes (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ciências da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
17 |
2008
Concluído
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Título de especialista)
Especialização em Área de Desenho
Universidade de Évora, Portugal
|
Muito Bom |
2003
Concluído
|
História da Arte (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em área de História da Arte Contemporânea.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
16 |
2000
Concluído
|
Artes plásticas - Escultura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/05 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
2003/05/17 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2017 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2016 - 2017 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/01/16 - 2028/01/16 | Membro da Assembleia da Escola de Artes | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | ||
2022/04/02 - 2026/04/02 | Conselho Científico da Escola de Artes (Conselheiro) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2020/04/24 - 2023/04/24 | Director de Departamento | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2020/04/24 - 2023/04/24 | Conselho Coordenador da Escola de Artes (Conselheiro) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2019/02/06 - 2023/02/06 | Director de Licenciatura | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/01 - 2024/04/30 | PLAY/ACT: PLACEMAKING AS YOUTH ACTIVISM
2021-1-PT01-KA220-HED-000027582
Professor coordenador
Universidade de Évora, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2022/10/28 - 2023/12/12 | Revisitações Artísticas: Memória e Arte Contemporânea (Memoriart) Estudo de Quatro Acervos Artísticos
LA/P/0132/2020
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Catálogo de exposição |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Obra teatral |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/12/03 | Encontro do Laboratório Associado IN2PAST: Apresentação dos projetos selecionados no primeiro concurso de apoio a projetos realizado pelo IN2PAST - Revisitações Artísticas: Memória e Arte Contemporânea (Memoriart). Estudo de Quatro Acervos Artísticos Contemporâneos, coordenado por Vítor Manuel dos Santos Gomes e Jorge Croce Rivera Universidade Nova de Lisboa -FCSH / Universidade de Évora / Universidade do Minho / Universidade do Algarve. | Encontro do Laboratório Associado IN2PAST
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/10 | Participação na conferência Landscapes, Now, com a comunicação Framing the Landscape: cartography of concepts. No âmbito da Bienal de Veneza, Ca’ Giustinian, San Marco. Novembro, 2017. | Landscapes, Now,.
Bienal de Veneza 2017 (Veneza, Itália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/30 - 2022/10/18 | O Experimentalismo concretista brasileiro poético-sonoro-plástico de 1950 a 1970: uma contribuição artística através da arte
do cartaz. Configura-se a partir de re-cortes teórico-práticos da Arte Concreta Brasileira. Recortes extraídos da produção
de artistas relacionados ao processo experimental concretista: individualmente e em grupos. Essa configuração visa a evidenciar
os atributos revolucionário, provocante e provocado do concretismo em questão, considerado por Gilberto Teles como continuidade
e superação do Modernismo Brasileiro.
Coorientador
|
curso de mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 - 2021 | O Tempo. A arte como lugar de memórias pessoais
Orientador
|
Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/06/04 - Atual | Coordenação e organização da proposta para a atribuição do Doutor Honoris Causa ao artista Ai Weiwei.
No âmbito de duas exposições nacionais do artista internacional chinês Ai Weiwei, RAPTURE, na Cordoaria Nacional, em Lisboa;
da ENTRELAÇAR, PEQUI VINAGREIRO, RAÍZES E FIGURAS HUMANAS, no Museu de Serralves, no Porto e especialmente na escolha do artista
de viver em Portugal, na região do Alentejo, inspiram um tributo académico a Ai Weiwei pela Universidade de Évora.
(2021/06/04)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2018/06/05 - 2023/06/06 | - Projecto de investigação, com Maria do Céu Tereno, intitulado Instantes gráficos e
geométricos da cidade de Évora, realizado no âmbito da investigação do
CHAIA/CIEBA/UÉ. No âmbito deste projecto são realizados os eventos desde 2018:
Évora Wanderlust: instantes gráficos e geométricos da cidade e Cabinet of Wonder
Évora: instantes gráficos e geométricos da cidade. CIEBA/CHAIA/UÉ. Apoio: CME e
MNFMC. (2018/06/06 - 2023/06/06)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal Câmara Municipal de Évora, Portugal |
2018/04/16 - 2023/04/16 | Projecto de investigação, com Paula Reaes Pinto, intitulado Arte Participativa:
Diálogos de Desenho com a Comunidade Envolvente, realizado no âmbito da
investigação do CHAIA/UÉ. No âmbito deste projecto são realizados os eventos desde
2018: Olha a Arte no Mercado e Descobrir o comércio tradicional através da Arte.
CHAIA/UÉ e DAVD/EA/UÉ. Apoio: DJD/CME. (2018/04/16 - 2023/04/16)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora, Portugal Câmara Municipal de Évora, Portugal |
2020/05/06 - 2023/04/02 | Coordenação e organização, com Teresa Veiga Furtado, da proposta para a atribuição do Doutor Honoris Causa ao artista Ai Weiwei.
Esta proposta, foi elaborada no âmbito de duas exposições nacionais do artista internacional chinês Ai Weiwei, RAPTURE, na
Cordoaria Nacional, em Lisboa; da ENTRELAÇAR, PEQUI VINAGREIRO, RAÍZES E FIGURAS HUMANAS, no Museu de Serralves, no Porto
e especialmente na escolha do artista de viver em Portugal, na região do Alentejo, inspiram um tributo académico a Ai Weiwei
pela Universidade de Évora. (2020/05/06 - 2023/04/02)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2022/05/15 - 2022/05/18 | Curador da conferência e workshop pela artista Sevgi Aka, da Faculty of Fine Arts, Design and Architecture, Department of
Visual Communications Design, da Universidade de Topkapi de Istambul, Turquia. (2022/05/15 - 2022/05/18)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal Istanbul Topkapi Üniversitesi, Turquia |
2022/05/09 - 2022/05/09 | No âmbito da Cerimónia protocolar | Dia da Europa | Palácio D. Manuel; coordenador da actividade artística: Painel de Desenho
Colaborativo | Dia da Europa | Jardins do Palácio D. Manuel. Participação das turmas de Desenho do 1º ano lectivo dos cursos
de Artes Plásticas e Multimédia, Design, Arquitectura e Práticas Artísticas em Artes Visuais. (2022/05/09 - 2022/05/09)
Encontro (Outra)
|
Universidade de Évora, Portugal Câmara Municipal de Évora, Portugal Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal |
2022/04/06 - 2022/04/08 | Curador da conferência/conversa com a artista Magdalena Kleszynska. (2022/04/06 - 2022/04/08)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal Uniwersytet Przyrodniczy w Poznaniu Katedra Genetyki i Podstaw Hodowli Zwierzat, Polónia |
2022/03/04 - 2022/03/04 | Organização de uma Aula Aberta com a CONFERÊNCIA: Jindrich Štreit: A life in Pictures. Jindrich Štreit é um fotógrafo documental
checo, pedagogo universitário, curador e organizador de eventos culturais. A sua obra centra-se em documentar a vida no campo
e a dos habitantes das aldeias checas; abordou o tema da agricultura e depois do trabalho árduo nas fábricas (livros People
of Trinec Ironworks, Vítkovice, Steel World). Recentemente, ele tem trabalhado em muitas questões sociais. (2022/03/04)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2021/11/20 - 2021/11/20 | Moderação com David Infante de "Lecture" com as artistas Barbara Fonte (https://www.barbarafonte.com) e Loreal Prystaj (https://www.lorealprystaj.com). (2021/11/20)
Conferência
|
Universidade de Évora, Portugal |
2021/11/04 - 2021/11/05 | Coordenação e organização, com Paula Reaes Pinto de uma Palestra intitulada "Breakfast on Pluto" proferida pela artista visual
norte-americana e Professora Catedrática Emérita, Jane Gilmor. (2021/11/04)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/02 - 2022/12/03 | Encontro do Laboratório Associado IN2PAST.
Encontro
|
Encontro do Laboratório Associado IN2PAST.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022/08/08 - 2022/11/09 | Aesthetic dimension of cartography no âmbito do workshop PLAY/ACT LTT1 - MAPPING AND ENGAGEMENT. Assente no conceito de Placemaking,
uma abordagem multifacetada ao planeamento conceção e gestão de espaços públicos, que promovam o bem-estar e a felicidades
da comunidade que deles usufrui, o PLAY/ACT assenta em dois eixos principais. Um deles passa por desenvolver e testar o protótipo
de uma unidade curricular de mestrado comum a cursos de áreas artísticas e científicas diferentes, desenhado em torno de um
desafio prático: repensar os espaços comuns.
Oficina (workshop)
|
Aesthetic dimension of cartography no âmbito do workshop PLAY/ACT LTT1 - MAPPING AND ENGAGEMENT
Universidade de Évora, Portugal
Universidad de Extremadura, Espanha Centro Spaziale di Matera, Itália |
2022/09/06 - 2022/09/09 | Comunicação no VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia: A PAISAGEM NAS ARTES VISUAIS: DE FRIEDRICH, VERTIGO
(ALFRED HITCHCOCK) A SEBASTIÃO SALGADO. UMA HISTÓRIA CULTURAL DO OLHAR E DE PAISAGENS DESAPARECIDAS.
Conferência
|
VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Universidade de Évora, Portugal
Associação Portuguesa de Antropologia, Portugal |
2022/05/06 - 2022/05/06 | O Projeto Missão Ciência e Arte/Universidade Évora-CMÉ: A Paisagem nas Artes Visuais: de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock).
Uma história cultural do olhar.
Conferência
|
A Paisagem nas Artes Visuais: de Friedrich a Vertigo (Alfred Hitchcock). Uma história cultural do olhar.
Universidade de Évora, Portugal
Câmara Municipal de Évora, Portugal |
2006/06/05 - 2006/06/08 | Coordenação e organização, Oficinas de Desenho na "abril em maio ", Associação
Cultural Abril em Maio, Lisboa 2006.
Oficina (workshop)
|
Oficinas de Desenho
Associação Cultural Abril em Maio, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/26 | Searching for connections in contemporary art: dialogues with Others through performance art. We live in modern times where
everything is so fleeting and there is hardly room to appreciate the simple aesthetic and artistic experiences that life
in its generosity gives us. This project work is about finding these experiences and inserting them in my life and in the
lives of the people around me. During my journey, I try to find more genuine ways of communication and connection through
performances that challenge my routine.
Presidente do júri
|
Júlia Kováks (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/12/21 | Dissertação/Trabalho de Projeto apresentado pelo candidato, intitulado A oleira e o pote. Conversas entre a sombra e a luz
inspiradas pela arte de Cabo Verde. A presente investigação artística teórica e prática pretende encontrar e entender, a relação
entre escultura, cinema, desenho, gesto, forma e corpo, tendo como campo de estudo principal e meio de exploração e criação
artística, a olaria de Cabo Verde.
A pesquisa tem como motivação principal um prolongado período de contacto e relação com a olaria tradicional e a arte contemporânea
Cabo Verde.
Presidente do júri
|
Pedro Conceição (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2021/10/04 | Joyciana: Mollies, Pollies & Dollies, ou a permanência da subjectividade em pintura. Em análise, a série de pinturas Joyciana:
Mollies, Pollies & Dollies, a partir da interrogação dos factos da arte ocidental. Caracterizada por uma figuração de personagens
fantasiosas, cenários e variações antropológicas, como o erotismo, o psiquismo e os excessos que as máscaras encobrem, a Joyciana
pretende ser a súmula das heterogeneidades, das contradições, dos modos e dos dogmas do nosso tempo. Na relação figura-narrativa-série,
o corpo é o excedente que a Joyc
Presidente do júri
|
Fonseca, José Miguel Gervásio da (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/07/06 | De fora para dentro: olhando o quotidiano e o urbano através da videodança. Este Relatório de Trabalho de Projecto teórico-prático
tem como questão central investigar a relação artística entre o vídeo, o urbano e o feminino, na vertente da videoarte performativa
ligada à dança contemporânea. Esta pesquisa tem como alicerces principais os conceitos de transitoriedade, autobiografia,
videodança e o pensamento de autores como Diogo Theotonio Angeli, Dorotea Bastos e as artistas Maya Deren, Katrina McPherson,
Agnés Varda, Marina Abramovic, Anne Terese D
Arguente principal
|
Linardi, Renata Maria Daibes de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/07/04 | A obesidade como motor de preconceito: representações de corpos gordos nas artes visuais contemporâneas. Nas sociedades ocidentais
a obesidade é entendida, do ponto de vista da medicina, como prejudicial para a saúde e sinónimo de “um mal” a ser combatido.
No foro social quotidiano, como nos meios de comunicação de massa e nas redes sociais, assiste-se frequentemente a um controlo,
objetificação e discriminação das pessoas que possuem corpos gordos. Este trabalho de investigação artística teórico-prática
tem como questão principal compreender de que
Arguente principal
|
Fernandes, Pedro Manuel Martins (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/12/30 - 2023/06/04 | Responsável pela UC Estudos de Arte e dos Media IV. A finalidade substancial da UC pretende que o estudante se debruce sobre o tema da Crítica de Arte, que assimile e reflita sobre as questões da legitimação do objecto artístico, dos diversos criadores de opinião e dos vários públicos, e que ao integrar os conhecimentos transmitidos elabore análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas. Pretende-se que o estudante apreenda um conjunto de saberes úteis que se explanam no programa e que desenvolva uma maior capacidade de pensar | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/12/18 - 2023/06/04 | Docente e responsável da UC de Artes Plásticas II - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2023/02/06 - 2023/05/28 | Docente da UC de Placemaking: Ideação e Desenvolvimento de Projeto. 1. Metodologias de Ideação. 1.1. Abordagem de design thinking. 1.2. Ferramentas de co-design: identificando desafios e oportunidades. 1.3. Ferramentas para geração criativa de ideias. 1.4. Transição para um projeto: desenvolvimento de ideias, esboços, validação e pré-projeto. 1.5. Diferentes tipos de projetos: urbano, arquitetura, design, artes, cultural e social. | Placemaking: transdisciplinary methodologies in community engagement (Diploma de especialização) | Universidade de Évora, Portugal |
2023/02/06 - 2023/05/28 | Docente da UC de Placemaking: Pesquisa. Esta UC tem como objetivo apresentar aos estudantes o conceito e os processos de Placemaking, metodologias de trabalho em equipas trans-disciplinares e metodologias participativas e de co-design com as comunidades. Através de uma abordagem de aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos, os estudantes vão desenvolver metodologias de pesquisa e cartografia de um espaço da sua cidade, incorporando conhecimentos das várias áreas disciplinares. | Placemaking: transdisciplinary methodologies in community engagement (Diploma de especialização) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2023/05/28 | Responsável e docente da UC de Práticas de Artes Visuais I - O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a: Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia; Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico; Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico; | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/15 - 2023/01/08 | Docente e responsável da UC de Artes Plásticas I - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/14 - 2023/01/04 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | licenciatura de Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/14 - 2023/01/04 | Docente da UC de Práticas de Artes Visuais I - O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a: Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia; Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico; Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico; | Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/14 - 2023/01/04 | Docente da UC de Projetos de Artes Plásticas e Multimédia I - Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses; - Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/15 - 2023/01/02 | Responsável pela UC Estudos de Arte e dos Media III. O objectivo primordial da unidade curricular visa que o estudante integre um conjunto de conhecimentos sobre a história e o funcionamento de algumas instituições do “mundo da arte” pondo em debate preocupações atuais sobre Museologia. Apresenta também como objectivo fundamental ministrar um conjunto de saberes sobre Museografia. Deseja igualmente que o aluno assimile os conhecimentos transmitidos elabore análises e sínteses pessoais, criativas e fundamentadas. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/15 - 2023/01/02 | Responsável e docente da UC de Ilustração I. Fornecimento de conhecimentos base sobre Ilustração nas suas diversas variantes. Desenvolver uma expressão individualizada. Informar em conhecimentos de ilustração e edição tradicional e digital. Promover competências para ingresso em sectores profissionais como a edição, media (televisão e vídeo, jornais, revistas), indústrias de jogos e brinquedos, museus, teatro e cinema, informática, tatuagem, marketing e publicidade, entre outros. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/28 | Responsável pela UC Tecnologias dos Novos Media II. Esta disciplina pretende fornecer aos alunos uma base sólida introdutória na criação de programas gráficos artísticos. Os alunos terão uma ampla introdução aos conceitos elementares na criação de programas que aplicarão na construção de exercícios e de um projecto final individual. O aluno será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas artísticos através da programação do computador. Será utilizada a linguagem de programação Processing para ilustrar os conceitos abordado | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/28 | Responsável pela UC Tecnologias dos Novos Media VI. No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências na análise crítica do objecto videojogo com o objectivo de compreender os diferentes componentes estéticos e técnicos. Os alunos terão também uma introdução ao nível intermédio de competências que lhes permitam usar este meio como uma forma expressiva, num contexto experimental. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/28 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/28 | Docente da UC de Projetos de Artes Plásticas e Multimédia II - Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses; - Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/28 | Docente da UC Seminário de Acompanhamento ao Trabalho de Projeto. Acompanhar presencial e tutorialmente o estudante no decorrer do desenvolvimento, preparação e defesa do relatório de trabalho de projecto e exposição final da sua obra, não pretendendo substituir o trabalho dos orientadores, mas antes ser um incentivo à conclusão do trabalho final; Acompanhar o estudante na elaboração do seu Plano e Cronograma de Trabalho de Projecto; Promover o envolvimento, a partilha, a autoreflexão e o debate sobre a investigação. | Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/26 | Docente e responsável da UC de Artes Plásticas II - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/02/06 - 2022/05/26 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Docente e responsável da UC de Artes Plásticas I - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Responsável pela UC Tecnologias dos Novos Media III. Esta UC pretende fornecer aos alunos uma plataforma intermédia sólida na criação de programas gráficos e sonoros artísticos. Os alunos terão uma ampla introdução aos conceitos elementares na criação de programas que aplicarão na construção de exercícios e de um projecto final individual. O aluno será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas artísticos através da programação do computador. Será utilizada a linguagem de programação Processing. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Responsável pela UC Multimédia Tangível I. No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido competências de proficiência intermédia das técnicas e tecnologias utilizadas em projetos de multimédia tangível, ou numa perspectiva mais alargada, processos computacionais e informação digital transferidos para forma física, especificamente, na vertente artes, ciência e tecnologia com vista à criação de instalações multimédia performáticas e espaços reativos. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Docente da UC de Projetos de Artes Plásticas e Multimédia I - Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses; - Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/15 - 2022/01/06 | Docente da UC de Práticas de Artes Visuais I - O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a: Saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia; Conhecer e saber aplicar as metodologias e tecnologias mais adequadas para a realização de um corpo de trabalho artístico específico; Desenvolver competências e conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico; | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/09/09 - 2022/01/06 | Docente da UC Seminário de Acompanhamento ao Trabalho de Projeto. Acompanhar presencial e tutorialmente o estudante no decorrer do desenvolvimento, preparação e defesa do relatório de trabalho de projecto e exposição final da sua obra, não pretendendo substituir o trabalho dos orientadores, mas antes ser um incentivo à conclusão do trabalho final; Acompanhar o estudante na elaboração do seu Plano e Cronograma de Trabalho de Projecto; Promover o envolvimento, a partilha, a autoreflexão e o debate sobre a investigação. | Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/02/03 - 2021/05/24 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/02/03 - 2021/05/24 | Docente da UC de Artes Plásticas II - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/02/03 - 2021/05/24 | Docente e responsável da UC de Educação e Expressão Visual e Plástica. Os alunos deverão ser capazes de identificar e manipular satisfatoriamente a técnica artística mais adequada para fazer face às necessidades/projetos a serem desenvolvidos nos jardins de infância/escolas do 1 º ciclo, ou outras situações de aprendizagem informal. Deverão igualmente conhecer as diversas fases de desenvolvimento gráfo-plástico infantil para melhor poderem projetar sessões e atividades integradas no desenvolvimento harmonioso da criança. | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/02/03 - 2021/05/24 | Docente da UC de Desenho II. Continuação do desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Evolução da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Aprofundamento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/09/15 - 2020/12/18 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/09/15 - 2020/12/18 | Docente da UC de Artes Plásticas I - Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação, análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade e de modelos conceptuais e materiais. A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística. | Artes Plásticas e Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/09/15 - 2020/12/18 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/09/15 - 2020/12/18 | Docente e responsável da UC de Laboratório de Artes Visuais I. Esta Unidade Curricular procura garantir a formação essencial nas práticas laboratoriais características da criação artística em áreas bidimensionais e/ou tridimensionais. Pretende-se que, com este Programa, os alunos aprendam a desenvolver técnica e criativamente um projecto artístico; adquiriram conhecimentos essenciais sobre as tecnologias, as linguagens e os diferentes modos de expressão, no campo artístico, realizando uma constante pesquisa, reflexão e experimentação. | Práticas Artísticas em Artes Visuais (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/09/09 - 2020/12/18 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/02/03 - 2020/05/24 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/02/03 - 2020/05/24 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2020/02/03 - 2020/05/24 | Docente e responsável da UC de Educação e Expressão Visual e Plástica. Os alunos deverão ser capazes de identificar e manipular satisfatoriamente a técnica artística mais adequada para fazer face às necessidades/projetos a serem desenvolvidos nos jardins de infância/escolas do 1 º ciclo, ou outras situações de aprendizagem informal. Deverão igualmente conhecer as diversas fases de desenvolvimento gráfo-plástico infantil para melhor poderem projetar sessões e atividades integradas no desenvolvimento harmonioso da criança. | Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/09/15 - 2019/12/18 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/09/15 - 2019/12/18 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/09/15 - 2019/12/18 | Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem. | Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/02/03 - 2019/05/24 | Docente e responsável da UC de Educação e Expressão Visual e Plástica. Os alunos deverão ser capazes de identificar e manipular satisfatoriamente a técnica artística mais adequada para fazer face às necessidades/projetos a serem desenvolvidos nos jardins de infância/escolas do 1 º ciclo, ou outras situações de aprendizagem informal. Deverão igualmente conhecer as diversas fases de desenvolvimento gráfo-plástico infantil para melhor poderem projetar sessões e atividades integradas no desenvolvimento harmonioso da criança. | Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/02/03 - 2019/05/24 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho II - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/02/03 - 2019/05/24 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação II - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2018/09/15 - 2018/12/18 | Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem ex | Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2018/09/15 - 2018/12/18 | Docente da UC de Introdução ao Desenho e Representação I - Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico de modelos conceptuais e materiais. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir. Progressiva autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno. | Design (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2018/09/15 - 2018/12/18 | Docente e responsável da UC de Introdução ao Desenho I - Pretende-se que o aluno consiga reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade; Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação; Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual; Explorar o desenho como suporte da prática do projeto. | Arquitectura (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2006/09/16 - 2007/06/24 | Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2006/09/15 - 2007/06/24 | Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. | Arquitectura (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2005/09/24 - 2006/06/24 | Docente e responsável da UC de DESENHO I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2005/09/24 - 2006/06/24 | Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. | Arquitectura (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2005/09/24 - 2006/06/22 | Docente e responsável da UC de Desenho II - O Desenho II tem como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2004/09/24 - 2005/07/02 | Docente e responsável da UC de Desenho II - O Desenho II teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Licenciatura em Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2004/09/24 - 2005/07/02 | Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. | Arquitectura (Licenciatura) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2004/09/24 - 2005/06/22 | Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Licenciatura em Arquitectura paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2003/10/06 - 2004/07/02 | Docente e responsável da UC de Desenho I - O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Licenciatura de Arquitectura Paisagista (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2003/10/06 - 2004/07/02 | Docente e responsável da UC de DESENHO DE ARQUITECTURA E ESPAÇO - Reconhecer o desenho como modo de desenvolver uma consciência da realidade. Desenvolver estratégias metodológicas e técnicas de representação. Dominar a representação da realidade observável pelo desenho, tendo em conta, por um lado, uma linguagem comum do desenho e, por outro, a singularidade da expressão individual. Explorar o desenho como suporte da prática do projecto. | Licenciatura de Arquitectura (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2002/10/06 - 2003/06/24 | Docente e responsável da UC de Desenho I. O Desenho I teve como objectivo introduzir o aluno no conhecimento e na prática da linguagem gráfica. Tudo é susceptível de ser desenhado, mas há uma enorme diferença entre o que se vê, o que se conhece ou se imagina, e o registo gráfico que daí resulta. Assim o programa de Desenho I teve como objectivo orientar os alunos para o desenho enquanto linguagem expressiva, para o desenvolvimento das capacidades de comunicação e representação, e para a apreensão da Forma, do Espaço e da Paisagem. | Licenciatura de Arquitectura Paisagista | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/12 - Atual | Centro de investigação e de estudos em belas-artes - Grupo de Investigação e de Estudos em Ciências da Arte e do Património — Francisco de Holanda; Universidade de Lisboa. | Membro |
2017/09 - Atual | CHAIA |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/01 - 2023/02/10 | Comité Científico da Conferência Cross Media Arts—Artes Sociais e Colaboração. O evento artístico transdisciplinar terá lugar
na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, de 9 a 10 de Fevereiro de 2023.
Membro
|
Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
2020/10/01 - 2021/05/05 | - Membro da comissão artística e criativa, com Teresa Veiga Furtado, da Escola de
Artes, Universidade de Évora, da produção de vídeos para a Mostra de I&D Europeia
em Humanidades - Conferência Europeia das Humanidades (CEH), uma coorganização
da UNESCO, do CIPSH e da FCT (5-7/maio/2021, Lisboa). O objetivo foi facilitar a
percepção social da influência e dos benefícios decorrentes dos avanços nestas áreas
do conhecimento, através da disponibilização de vídeos curtos e de conteúdos
acessíveis.
Consultor
|
Universidade de Évora, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/26 - 2022/12/05 | Representante da Escola de Artes da UÉ no júri da Bolsa Joana Vasconcelos. A Fundação Joana Vasconcelos, em cumprimento dos seus fins de promoção social, cultural e educacional, atribui a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora , de nacionalidade portuguesa, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentem o 2º. e 3º. ano do 1º Ciclo em Artes Plásticas e Multimédia ou Design e/ou o 1º e 2º ano do 2º ciclo em Práticas Artísticas em Artes Visuais ou Design, do Departamento de Artes Visuais e Design. | Universidade de Évora, Portugal |
2021/10/16 - 2022/01/20 | Representante da Escola de Artes da UÉ no júri da Bolsa Joana Vasconcelos. A Fundação Joana Vasconcelos, em cumprimento dos seus fins de promoção social, cultural e educacional, atribui a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora , de nacionalidade portuguesa, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentem o 2º. e 3º. ano do 1º Ciclo em Artes Plásticas e Multimédia ou Design e/ou o 1º e 2º ano do 2º ciclo em Práticas Artísticas em Artes Visuais ou Design, do Departamento de Artes Visuais e Design. | Universidade de Évora, Portugal Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Distinções
Outra distinção
1996 | Jovem criador - área de Escultura. Concurso jovens criadores 1996.
Instituto Português do Desporto e Juventude IP, Portugal
|