???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
DULCE SOFIA MENDONÇA MARTINS

Nomes de citação

  • Martins, D.

Identificadores de autor

Ciência ID
3710-D365-CE98
ORCID iD
0000-0003-1429-0523

Endereços de correio eletrónico

  • dulce.sofia.martins@iscte-iul.pt (Profissional)
  • dulce.martins@ipsantarem.pt (Profissional)

Moradas

  • ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL. Avenida das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • Complexo Andaluz, Apartado 131 , 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015/05/11
Concluído
PhD in Education- Psychology of Education (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados em centros educativos portugueses Development of the vocational identity of institutionalized youngsters in Portuguese educational centers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2004 - 2008
Concluído
Master in Education-Personal and Social Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"As crianças e as mentiras: um estudo no 2º ciclo do ensino básico Children and lies: a study in the 2nd cycle of basic education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999 - 2003
Concluído
Degree in Teaching Mathematics and Natural Sciences (Licenciatura)
Instituto Jean Piaget, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01 - 2021/08 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/01 - 2014/01 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2013/05 - 2013/08 Investigador visitante (Investigação) Universidad de La Laguna, Espanha

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/18 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/09/01 - 2023/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/01 - 2021/08 Territorialization program for priority intervention in educational policies
TEIP3-DGE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/05/02 - 2014/09/30 European Citizenship Learning Project in a Program for Secondary Education (ECLIPSE)
Bolseiro de Investigação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/05/09 - 2022/12/31 PEER NETWORK: Gender Violence and Empowerment
Investigador Pós-doutorado
Ispa-Instituto Universitário, Portugal
EEA Grants
Concluído
2018 - 2019 Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society (ISOTIS- Horizon 2020)
Grant agreement: 727069
Bolseiro de Investigação
2012 - 2015 Feedback, Identity and School Trajectories: Dynamics and Consequences
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, D.. "Observar para refletir: o (des)envolvimento de um grupo de professores na (trans)formação das práticas pedagógicas.". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Motivação para o Desempenho Académico (IICIEAE), Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Martins, D.; Rodrigues, R.; Camilo, C.; Raimundo, R.; Patrício, J.; Aguiar, C.; Leandro, A.; Lima, L.; Calheiros, M.. "Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: perspetiva organizacional multinível e multifactorial [OM2] na promoção do sucesso educativo". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas, Braga, 2015.
    Publicado
  3. Martins, D.; Carvalho, C.. "Feedback do Professor: Discurso Orientador na Autorregulação e Desenvolvimento Vocacional de Jovens Institucionalizados". Trabalho apresentado em II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015: Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais, Praia-Cabo Verde, 2015.
    Publicado
  4. Pacheco, J.; Pestana,T.; Figueiredo, J.; Martins, D.. "Globalização, currículo e aprendizagem. Para uma análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Martins, D.; Carvalho, C.. "A formação profissional e Desenvolvimento da identidade vocacional". Trabalho apresentado em AFIRSE, Lisboa, 2013.
    Publicado
  6. Martins, D.; Carvalho, C.; Gama, A.; Carvalho, Cristina; Tavares, D.; Fiuza, E.; Fonseca, J.; Salema, Maria Helena; Valente, M.O.. "Eu e eles: a construção da identidade em alunos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Colóquio-Verdiano de Educação: Nas Pegadas das Reformas Educativas, Praia, 2013.
    Publicado
  7. Martins, D.; Carvalho, C.. "Curriculum: an opportunity to develop the young’s identity?". Trabalho apresentado em European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Salema, Maria Helena; Conboy, J.; Sousa, F.; Carvalho, C.; Martins, D.. "An Educational and Research Experience in an International Comenius Project on European Citizenship Learning". Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2013.
    Publicado
  9. Martins, D.; Carvalho, C.. "O discurso orientador dos professores no desenvolvimento da identidade vocacional: vozes de alguns jovens do ensino profissional". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  10. Martins, D.; Martins, M.; Carvalho, C.. "Algumas Verdades Sobre Mentiras: Uma Perspectiva com alunos Portugueses". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III congreso Nacional de Psicología de la Educación, Valladolid, 2011.
    Publicado
  11. Martins, D.. "TEIP II: Uma Experiência Curricular da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em ProfMat-encontro anual de professores de Matemática, Elvas, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria Vargas-Moniz; Conde, Maria Joao; Martins, D.; Ornelas, J.. "Fostering participation of women survivors of violence in community-based advocacy & prevention networks: Contributions towards a collaborative model". Community Psychology in Global Perspective 10 (2024): http://siba-ese.unisalento.it/index.php/cpgp/article/view/26794/23066.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Carvalho, Carolina; Santos, Natalie Nóbrega; António, Raquel; Martins, Dulce Sofia Mendonça. "Supporting students’ engagement with teachers’ feedback: the role of students’ school identification". Educational Psychology 41 7 (2021): 863-882. http://dx.doi.org/10.1080/01443410.2020.1849564.
    10.1080/01443410.2020.1849564
  3. Martins, D.; Carvalho, Carolina. "No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses (On the path to a career: opportunities for young people institutionalized in Portuguese educational centers)". Psicologia Escolar e Educacional 22 1 (2018): 103-114.
    Publicado • 10.1590/2175-35392018012604
  4. Martins, D.. "Currículo, envolvimento escolar e profissional. Uma análise às práticas curriculares em centros educativos portugueses". Revista de Estudos Curriculares 1 8 (2017): 23-34. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/27.
    Publicado
  5. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, Edite; Gama, Ana Paula. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar: Construção e Validação". Psicologia: Teoria e Pesquisa 32 3 (2016): 1-8.
    Publicado • 10.1590/0102-3772e323219
  6. Martins, D.; Carvalho, C.; Pacheco, J.. "Curriculum Differentiation: A Study with Institutionalized Young's Attending Vocational Education". Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 174 (2015): 2590-2595.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.01.937
  7. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiuza, Edite; Gama, Ana Paula. "An Integrated Measure of Student Perceptions of Feedback, Engagement and School Identification". Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 - (2015): 2335-2342.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.01.896
  8. Conboy, Joseph; Carvalho, Carolina; Santos, João; Gama, Ana Paula; Tavares, David; Fonseca, Jesuína; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, Edite. "Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico". Análise Psicológica 33 4 (2015): 439-452.
    Publicado • 10.14417/ap.1016
  9. Martins, D.; Carvalho, C.. "Students Perceptions about Teachers Feedback in a Career Construction: a study in Vocational Education". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 12 2 (2014): 303-324.
    Publicado • 10.14204/ejrep.33.13144
  10. Carvalho, Carolina; Martins, Dulce; Santana, Lidia E.; Feliciano, Luis. "Teacher Feedback: Educational Guidance in Different School Contexts". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 0 (2014): 219-223.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2014.12.360
  11. Carvalho, Carolina; Santos, João; Conboy, Joseph; Martins, Dulce. "Teachers’ Feedback: Exploring Differences in Students’ Perceptions". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 0 (2014): 169-173.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2014.12.351
  12. Carvalho, Carolina; Salema, Maria Helena; Stanciugelu, Irina; Martins, Dulce; Iorga, Elena Madalina; Puscas, Monica. "The Impact of Differences in Curriculum on Knowledge Related to European Citizenship: A Comparative Analysis in the Case of Portuguese and Romanian Pupils". Procedia - Social and Behavioral Sciences 149 0 (2014): 152-157.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2014.08.179
  13. Carvalho, C.; Conboy, J.; Santos, J.; Fonseca, J.; Tavares, D.; Martins, D.; Salema, Maria Helena; Fiúza, E.; Gama, A.. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores: Construção e validação". Laboratório de Psicologia 12 2 (2014): 113-124.
    Publicado • 10.14417/lp.880
  14. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. "Teacher's Feedback and Student's Identity: An Example of Elementary School Students in Portugal". Procedia - Social and Behavioral Sciences 82 0 (2013): 302-306.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2013.06.265
  15. Martins, D.; Carvalho, Carolina. "A Identidade Vocacional de Jovens Institucionalizados em Centros Educativos: Um Olhar na (Re)Educação Em Portugal". Revista Eletrônica de Educação 7 3 (2013): 25-39. http://www.reveduc.ufscar.br.
    Publicado
  16. Martins, D.; Carvalho, Carolina. "Mentiras: um estudo com crianças em Portugal". OIKOS: Revista Brasileira de Economia Doméstica 19 2 (2008): 13-23.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, D.; Carvalho, C.. "Teachers’ Feedback and Educational Self of Institutionalized Youngsters: A Possible Dialog?". In The Emergence of Self in Educational Contexts:Theoretical and empirical explorations, 1-232. Switzerland: Springer, Cham, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-98602-9_6
  2. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. "Feedback: Desafios relacionados com a Orientação Vocacional". In Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências, 135-156. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2015.
    Publicado
  3. Martins, D.; Carvalho, C.. "The role of feedback from teachers in the perspective of future development of young’s career attending courses EFA and PIEF". In International Studies on Time Perspective, 191-197. Coimbra: University of Coimbra Press, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Vargas-Moniz, M.J., Conde, M.J., Martins, D., & Ornelas, J. (2022). Da Consultoria ao Ativismo na Violência de Género e. Da Consultoria ao Ativismo na Violência de Género e Empoderamento das Mulheres Sobreviventes: Manual de Construção de Uma Rede de Pares (From Consulting to Activism in Gender-Based Violence and Empowerment of Women Survivors: Manual for Building a Peer Network). Lisboa, Portugal: Ispa-Instituto Universitário. 2022.
    Publicado
  2. Vargas-Moniz, M.J., Conde, M. J., Martins, D., Casula,M., Duarte, B., Durão, J., Habili, M. Fidalgo, A. R., Marques, B.,. Rede Pares-Violência de Género e Empoderamento: Programas de Prevenção da Violência Interpessoal (Peer Network-Gender Violence and Empowerment: Interpersonal Violence Prevention Programs). Lisboa, Portugal: Ispa- Instituto Universitário. 2022.
    Publicado
  3. Vargas-Moniz, M. J.; Conde, M. J.; Martins, D.; dePaula, C.; Mendes, F.; Horta, S.; Martins, J.; Jesus, A. & Ornelas, J.. Recomendações Sociopolíticas; Prevenção da Violência de Género e Discriminação; Promoção de Redes de Pares de Mulheres Sobreviventes (Sociopolitical Recommendations; Prevention of Gender Violence and Discrimination; Promoting Women Survivor Peer Networks). Lisboa, Portugal: Ispa-Instituto Universitário. 2022.
    Publicado
  4. Salema, Maria Helena; Martins, D.; Carvalho, C.; Sousa, F.; Conboy, J.. Educação para a Cidadania Europeia: Teorias, práticas e resultados da formação de professores no projeto Comenius ECLIPSE. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 2014.
    Publicado
  5. Bombardelli, O; Galbiati, C.; Santana, L.; Feliciano, L.; Gonzaléz, O.; Ramos, H.; Garcés, Y.; et al. European citizens are growing up. Madrid: Editorial EOS. 2014.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Martins, D.; Carvalho, C.. "Can I lie? Childrens’ perspective". Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education, Covilhã, 2009.
    Publicado
  2. Martins, D.; Carvalho, C.. "As Crianças e as Mentiras". Trabalho apresentado em Livro de resumos do I Congresso Internacional Em Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Educação emocional: um caminho para a promoção do sucesso educativo. 2018. Martins, D.. https://www.iscte-iul.pt/noticias/1386/educacao-emocional-caminho-para-promocao-sucesso-educativo.
  2. Antes do sucesso escolar, há que trabalhar as emoções. 2018. Martins, D.. https://www.publico.pt/2018/02/02/sociedade/noticia/antes-do-sucesso-escolar-ha-que-trabalhar-as-emocoes-1801622.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Pensamento Emocional nas escolas I Jornadas do pensamento emocional
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/12 O uso de tecnologias na gestão escolar em escolas de Cabo Verde e Portugal
Coorientador
Mestrado de administração escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2021 A relação entre Comprometimento Organizacional, Envolvimento no Trabalho e Intenção de Saída: Uma comparação entre as Gerações X e Y.
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 A relação da Experiência Profissional e a perceção de autoeficácia docente para a Educação Inclusiva de Alunos Estrangeiros
Orientador
Administração e Políticas Públicas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 A Perceção da Síndrome de Burnout em Enfermeiros, Mediante os Anos de Experiência Profissional e o Suporte Organizacional Percebido no Envolvimento na Carreira
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 O suporte organizacional percebido na relação entre a conciliação família-trabalho e a satisfação na carreira e qualidade de vida
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 O Suporte Organizacional na relação dos Comportamentos Proativos e o Sucesso na Carreira
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 A relação da perceção de autoeficácia na intenção de saída da profissão docente: O papel da satisfação profissional e do stress no trabalho
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 A Perceção de Autoeficácia na Adaptabilidade de Carreira, mediante o Comprometimento Organizacional em indivíduos da Geração Y
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Tomada de decisão de carreira: Influência de suporte social dos pares e do tipo de ensino frequentado
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 A discriminação etária e a sua relação com as aspirações de carreira
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 A Perceção de Autoeficácia na Escolha de um Local de Estágio Mediante a Atratividade Organizacional para desenvolvimento de carreira: um estudo com estudantes universitários
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na percepção de indisciplina
Coorientador
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Perceções de Carreira dos Millennials: Um estudo em contexto de estágio profissional
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 O papel dos agentes educativos na Educação para Carreira de jovens: Um estudo exploratório numa escola secundária do Distrito de Lisboa
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Aspirações de vida de estudantes universitários:um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 I Jornadas internacionais do pensamento emocional: Olhares diversos em educação
Congresso (Outra)
Vários parceiros, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07/08 Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um Estudo de Caso
Arguente
Maria Isabel Guerreiro Catarino (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017 Novas políticas e práticas Educativas- Casa Municipal da Juventude Joana Patrícia Arede Domingues (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-esatr em crianças de 2º e 3º Ciclo Catarina Santos de Ornelas Correia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Prática de Atividade Física, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal Cristiana Pestana Santos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Estudo de adaptação e validação de uma escala de motivação de professores em contexto educativo Lurdes Neves (Outro)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Equidade e inclusão: perspetivas e práticas de liderança num contexto de interioridade Catarina Isabel Neiva Marques (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
2016 O papel das lideranças educativas na construção de uma escola pública (mais) equitativa: perceções e práticas Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/12/15 "As crianças aprendem a mentir com os adultos. Sempre” Revista Sábado

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/04/01 - Atual Sociedade Civil (RTP2) Mentir
2018/01/30 - Atual Consultório Jornadas do pensamento emocional
2010/05/13 - Atual Mais cedo ou mais tarde As crianças mentem e sabem disso!