Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- DULCE SOFIA MENDONÇA MARTINS
Nomes de citação
- Martins, D.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3710-D365-CE98
- ORCID iD
- 0000-0003-1429-0523
Endereços de correio eletrónico
- dulce.sofia.martins@iscte-iul.pt (Profissional)
- dulce.martins@ipsantarem.pt (Profissional)
Moradas
- ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL. Avenida das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Complexo Andaluz, Apartado 131 , 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/dulce-sofia-mendonca-martins/cv (Académico)
- https://www.linkedin.com/in/dulce-martins-637a743b/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2015/05/11
Concluído
|
PhD in Education- Psychology of Education (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados em centros educativos portugueses Development of the
vocational identity of institutionalized youngsters in Portuguese educational centers." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
2004 - 2008
Concluído
|
Master in Education-Personal and Social Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"As crianças e as mentiras: um estudo no 2º ciclo do ensino básico
Children and lies: a study in the 2nd cycle of basic education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1999 - 2003
Concluído
|
Degree in Teaching Mathematics and Natural Sciences (Licenciatura)
Instituto Jean Piaget, Portugal
|
14 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/01 - 2021/08 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/01 - 2014/01 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/05 - 2013/08 | Investigador visitante (Investigação) | Universidad de La Laguna, Espanha |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/18 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2019/09/01 - 2023/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/01 - 2021/08 | Territorialization program for priority intervention in educational policies
TEIP3-DGE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2012/05/02 - 2014/09/30 | European Citizenship Learning Project in a Program for Secondary Education (ECLIPSE)
Bolseiro de Investigação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/05/09 - 2022/12/31 | PEER NETWORK: Gender Violence and Empowerment
Investigador Pós-doutorado
Ispa-Instituto Universitário, Portugal
|
EEA Grants
Concluído
|
2018 - 2019 | Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society (ISOTIS- Horizon 2020)
Grant agreement: 727069
Bolseiro de Investigação
|
|
2012 - 2015 | Feedback, Identity and School Trajectories: Dynamics and Consequences
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | Pensamento Emocional nas escolas | I Jornadas do pensamento emocional
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - 2023/12 | O uso de tecnologias na gestão escolar em escolas de Cabo Verde e Portugal
Coorientador
|
Mestrado de administração escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2021 | A relação entre Comprometimento Organizacional, Envolvimento no Trabalho e Intenção de Saída: Uma comparação entre as Gerações
X e Y.
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | A relação da Experiência Profissional e a perceção de autoeficácia docente para a Educação Inclusiva de Alunos Estrangeiros
Orientador
|
Administração e Políticas Públicas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A Perceção da Síndrome de Burnout em Enfermeiros, Mediante os Anos de Experiência Profissional e o Suporte Organizacional
Percebido no Envolvimento na Carreira
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | O suporte organizacional percebido na relação entre a conciliação família-trabalho e a satisfação na carreira e qualidade
de vida
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | O Suporte Organizacional na relação dos Comportamentos Proativos e o Sucesso na Carreira
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A relação da perceção de autoeficácia na intenção de saída da profissão docente: O papel da satisfação profissional e do stress
no trabalho
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A Perceção de Autoeficácia na Adaptabilidade de Carreira, mediante o Comprometimento Organizacional em indivíduos da Geração
Y
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | Tomada de decisão de carreira: Influência de suporte social dos pares e do tipo de ensino frequentado
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A discriminação etária e a sua relação com as aspirações de carreira
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | A Perceção de Autoeficácia na Escolha de um Local de Estágio Mediante a Atratividade Organizacional para desenvolvimento de
carreira: um estudo com estudantes universitários
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na
percepção de indisciplina
Coorientador
|
Psicologia Social e Organizacional (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Perceções de Carreira dos Millennials: Um estudo em contexto de estágio profissional
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | O papel dos agentes educativos na Educação para Carreira de jovens: Um estudo exploratório numa escola secundária do Distrito
de Lisboa
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Aspirações de vida de estudantes universitários:um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | I Jornadas internacionais do pensamento emocional: Olhares diversos em educação
Congresso (Outra)
|
Vários parceiros, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/08 | Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um Estudo de Caso
Arguente
|
Maria Isabel Guerreiro Catarino (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017 | Novas políticas e práticas Educativas- Casa Municipal da Juventude | Joana Patrícia Arede Domingues (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-esatr em crianças de 2º e 3º Ciclo | Catarina Santos de Ornelas Correia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prática de Atividade Física, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal | Cristiana Pestana Santos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Estudo de adaptação e validação de uma escala de motivação de professores em contexto educativo | Lurdes Neves (Outro)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Equidade e inclusão: perspetivas e práticas de liderança num contexto de interioridade | Catarina Isabel Neiva Marques (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 | O papel das lideranças educativas na construção de uma escola pública (mais) equitativa: perceções e práticas | Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira (Outro)
Universidade Aberta, Portugal
|
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/12/15 | "As crianças aprendem a mentir com os adultos. Sempre” | Revista Sábado |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/04/01 - Atual | Sociedade Civil (RTP2) | Mentir |
2018/01/30 - Atual | Consultório | Jornadas do pensamento emocional |
2010/05/13 - Atual | Mais cedo ou mais tarde | As crianças mentem e sabem disso! |