???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fiomena Almeida

Nomes de citação

  • ALMEIDA, Filomena Maria Nogueira da Silva de

Identificadores de autor

Ciência ID
3212-32F0-EBCA
ORCID iD
0000-0001-7606-7517
Formação
Grau Classificação
2009/09/23
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Organização e Desenvolvimento dos Recursos Humanos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2003
Concluído
Comportamento Organizacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Exigencias do trabalho nas das profissões especificas da aviação civil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
mt bom
1989
Concluído
Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2015 Conselho pedagógico ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/10 - Atual Professora auxiliar (Docente) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Faina, I.; Alturas, B.; Almeida, F.. "Expert Systems Within Taxation : Competencies for Employees". 2020.
    10.23919/CISTI49556.2020.9141022
  2. Faina, I.; Almeida, F.. "Key Competencies for Digital Transformation in Workplace". 2019.
  3. Lopes, A. L.; Almeida, F.; Figueiredo, V.. "Online-learning at ISCTE-IUL: towards a sustainable education paradigm". 2019.
  4. Abreu, R.; Almeida, F.. "E-learning in mixed reality landscape: emerging issues and key trends in scientific research". 2018.
    10.21125/inted.2018.1455
  5. Almeida, F.; Simões, E.; Rocha, H. B.; Martins, I. C.. "The importance of transversal skills in higher education curricula for today's labor market". 2018.
    10.21125/inted.2018.1669
  6. Rodrigues, H.; Almeida, F.; Figueiredo, V.; Lopes, S.. "Mapping key concepts of e-learning and educational-systematic review through published papers". 2018.
    10.21125/iceri.2018.0649
  7. Rocha, H.; Almeida, F.; Casquilho-Martins, I.; Ferreira, J.. "Preparing students to apply transversal skills - a case study in higher education". 2017.
    10.21125/edulearn.2017.1893
  8. Belchior-Rocha, H.; Magalhães, A. B.; Almeida, F.; Ferreira, J.; Casquilho-Martins, I.. "Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso". 2017.
  9. Simões, E.; Patricia Rosado Pinto; Almeida, F.. "LEARNING FROM CONFLICT IN HIGHER EDUCATION". 2015.
Artigo em revista
  1. Rodrigues, H.; Almeida, F.; Figueiredo, V.; Lopes, S. L.. "Tracking e-learning through published papers: a systematic review". Computers & Education (2019): https://www.sciencedirect.com/journal/computers-and-education/vol/136/suppl/C.
    10.1016/j.compedu.2019.03.007
  2. Lopes, S. L.; Almeida, F.; Ferreira, A. I.. "Ensino à distância: comparação entre Blended learning e ensino exclusivamente presencial numa escola de gestão portuguesa". Psicologia, Educação e Cultura (2017): http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2017/PEC2017N2/index.html.
Capítulo de livro
  1. Faina, I.; Almeida, F.. "Key Competencies for Digital Transformation in Workplace". 2020.
    1978-3-030-40390-4
  2. Almeida, F.; Casquilho-Martins, I.; Belchior-Rocha, H.; Rocha, A.. "Habilidades emocionais: competências para o sucesso". 2019.
  3. Duarte, A.; Nascimento, G.; Almeida, F.. "Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção". 2019.
  4. Belchior-Rocha, H.; Almeida, F. N.; Abreu, R.. "IoT sustainability in higher education: an exploratory study". 2018.
    10.4018/978-1-5225-5763-0.ch010
  5. Almeida, F.. "A análise do trabalho". 2015.
Livro
  1. INOFOR; Almeida, F.. O sector dos Transportes em Portugal: Aéreo. 2000.
  2. Almeida, F.; Reto, L.. Teorias e estruturas organizacionais. 1999.
  3. Reto, L.; Almeida, F.. Mudança e desenvolvimento organizacional. 1999.

Outros

Outra produção
  1. PARTICIPA - Instrumentos de desenvolvimento profissional para a promoção do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância. 2020. Correia, N.; Aguiar, C.; Correia, I.; Magalhães, E.; Almeida, F.; Figueiredo, V.; Barros, S.; et al. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/participa---instrumentos-de-desenvolvimento-profissional-para-a-promocao-do-direito-de-participacao/74847?lang=en.
  2. Flipped classroom no desenvolvimento de soft skills¿: A experiência do ISCTE IUL”. 2019. Almeida, F.. https://elies.pt/2019/.
  3. Online-learning at ISCTE-IUL: towards a sustainable education paradigm. 2019. Lopes, A. L.; Almeida, F.; Figueiredo, V.. https://gfic.icaa.pt/pt/evento/2/gfic-2019.
  4. Online-learning at ISCTE-IUL: towards a sustainable education paradigm. 2019. Almeida, F.. https://gfic.icaa.pt/pt/evento/2/gfic-2019.
  5. Key Competencies for Digital Transformation in Workplace. 2019. Almeida, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/key-competencies-for-digital-transformation-in-workplace/59943?lang=en.
  6. Preparing students to apply transversal skills a case study in higher education – 2nd phase. 2018. Almeida, F.; Rocha, H. B.; Casquilho-Martins, I.. http://www.globalcenter.info/wces/?page_id=383.
  7. Competence training as a driver of competitive advantages for students in higher education. 2018. Belchior-Rocha, H.; Casquilho-Martins, I.; Almeida, F.; Simões, E.. http://worldeducationcenter.eu/new/index.php/WCLTA/WCLTA2018/schedConf/cfp.
  8. O papel das novas tecnologias de informação na educação do Ensino superior. 2018. Junça Silva, A.; Almeida, F.; Lopes, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-papel-das-novas-tecnologias-de-informacao-na-educacao-do-ensino-superior/50415?lang=en.
  9. Methods and techniques of study as a complement to lifelong learning and professional life. 2018. Casquilho-Martins, I.; Belchior-Rocha, H.; Almeida, F.; Picornell-Lucas, A.. http://worldeducationcenter.eu/new/index.php/WCLTA/WCLTA2018/schedConf/cfp.
  10. O papel da formação profissional no quotidiano afetivo, stress e bem-estar.. 2018. Junça Silva, A.; Lopes, M.; Almeida, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-papel-da-formacao-profissional-no-quotidiano-afetivo-stress-e-bem-estar/50414?lang=en.
  11. Diz-me que tipo de aulas tens, e eu dir-te-ei, que tipo de personalidade deves ter para atingir boas notas!. 2018. Junça Silva, A.; Almeida, F.; Lopes, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/diz-me-que-tipo-de-aulas-tens-e-eu-dir-te-ei-que-tipo-de-personalidade-deves-ter-para-atingir-boas/50413?lang=en.
  12. Experiências de power users: ISCTE-IUL. 2018. Casquilho-Martins, I.; Almeida, F.; Abreu, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/experiencias-de-power-users-iscte-iul/48657?lang=en.
  13. Preparing students to apply transversal skills a case study in higher education – 2nd phase. 2018. Belchior-Rocha, H.; Almeida, F.; Casquilho-Martins, I.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/preparing-students-to-apply-transversal-skills-a-case-study-in-higher-education--2nd-phase/48656?lang=en.
  14. Aplicação de um modelo de Online Training numa escola de gestão portuguesa: comparação entre formação presencial e formação à distância. 2018. Lopes, S.; Almeida, F.; Ferreira, A.I.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/aplicacao-de-um-modelo-de-online-training-numa-escola-de-gestao-portuguesa-comparacao-entre/54471?lang=en.
  15. The importance of transversal skills in higher education curricula for today's labor market. 2018. Almeida, F.; Simões, E.; Belchior-Rocha, H.; Casquilho-Martins, I.. https://iated.org/inted/.
  16. Preparing students to apply transversal skills a case study in higher education – 2nd phase. 2018. Belchior-Rocha, H.; Almeida, F.; Casquilho-Martins, I.. http://www.globalcenter.info/wces/?page_id=383.
  17. PREPARING STUDENTS TO APPLY TRANSVERSAL SKILLS - A CASE STUDY IN HIGHER EDUCATION. 2017. Belchior-Rocha, H.; Almeida, F.; Casquilho-Martins, I.; Ferreira, J.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/preparing-students-to-apply-transversal-skills---a-case-study-in-higher-education-/44882?lang=en.
  18. Aprendizagem e Competências Transversais: Um estudo de Caso. 2017. Rocha, H.; Almeida, F.; Ferreira, J.; Casquilho-Martins, I.; Magalhães, A.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/aprendizagem-e-competencias-transversais-um-estudo-de-caso/41478?lang=en.
  19. Competências transversais no ensino superior. 2016. Almeida, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/competencias-transversais-no-ensino-superior/31973?lang=en.
  20. Importancia das competências transversais na empregabilidade dos alunos do ensino superior. 2015. Almeida, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/importancia-das-competencias-transversais-na-empregabilidade-dos-alunos-do-ensino-superior/28772?lang=en.
  21. Learning from conflict in higher education. 2015. Simões, E.; Rosado Pinto, P.; Almeida, F.. http://library.iated.org/view/SIMOES2015LEA.
  22. As competências Transversais no ensino superior.. 2013. Almeida, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/as-competencias-transversais-no-ensino-superior/28771?lang=en.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1996/10 - Atual Sem informação (Outros)