???global.info.a_carregar???
Bruno F. Gonçalves é Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Mestre em TIC na Educação e Formação pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e Licenciado em Informática de Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão da mesma instituição. Atualmente, além de ser Pós-Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, exerce funções de professor adjunto convidado no departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e em outras instituições de ensino superior e de formação profissional. Dedica-se à investigação científica em vários domínios de atuação relacionados com as ciências da educação, designadamente, didáticas e tecnologias digitais educativas, formação contínua de professores, educação para a inclusão, modalidades de ensino à distância, competências digitais dos atores educativos e inovação e modernização digital. Integra diversas comissões científicas de conferências, conselhos editoriais de revistas e jornais e tem em curso orientações de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruno F Gonçalves
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Gonçalves, Bruno
  • Bruno F. Gonçalves

Identificadores de autor

Ciência ID
311F-2464-A92D
ORCID iD
0000-0002-7541-3673
Researcher Id
rid48809
Scopus Author Id
57210115261

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Santa Apolónia Campus - Gabinete 2.46), 5301 - 856, Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Informação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias
Formação
Grau Classificação
2022 - 2025
Em curso
Pós-Doutoramento em Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2017
Concluído
Ciências da Educação (Doctor)
Especialização em Tecnologias Educativas
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013 - 2014
Concluído
TIC na Educação e Formação (Master)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
"MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007 - 2011
Concluído
Informática de Gestão (Graduado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07/25 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2019 - 2022 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança., Portugal
2018/10 - 2019/10 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Tecnologia, Portugal
2018/10 - 2019/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Goncalves, Bruno M. F.; Goncalves, Vitor M. B.. "Digital technologies in the activity of Portuguese University Tunas : A case study at RaussTuna - Tuna Mista de Bragança". Trabalho apresentado em Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, 2022.
    Publicado • 10.23919/cisti54924.2022.9820209
  2. Bruno F. Gonçalves. "O contributo dos MOOC para a prevenção do cyberbullying no âmbito da formação professores". Trabalho apresentado em VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022, Bragança, 2022.
    Publicado
  3. Bruno F. Gonçalves. "As tecnologias digitais na educação e formação de cuidadores formais de Alzheimer". Trabalho apresentado em VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022, Bragança, 2022.
    Publicado
  4. Bruno F. Gonçalves. "Stopit - bullying no ensino básico: um instrumento para a formação de professores". Trabalho apresentado em VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2021, Bragança (em formato online), 2021.
    Publicado
  5. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno. "Online teaching and learning: a year later what has changed?". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Higher Education Advances (HEAd’21), Valência, 2021.
    Publicado • 10.4995/head21.2021.13188
  6. Rocha, Vítor; Ortega, Lenise; Gonçalves, Bruno. "Tecnologia Digital na Escola, e agora?". Trabalho apresentado em Congresso INternacional | 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2020, Coimbra, 2020.
    Em revisão
  7. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno. "Professional Development in MOOC: Teachers Motivation". Coimbra, 2019.
    Publicado
  8. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Garcia-Tartera, Francisco. "MOOCs to Semantic Web Education". Trabalho apresentado em 9th International Conference the Future of Education, Florence, 2019.
    Publicado
  9. Goncalves, B.M.F.; Goncalves, V.B.. "Professional development in MOOC: Teachers motivation". 2019.
    10.23919/CISTI.2019.8760597
  10. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno. "The process of planning and building a xmooc: a practical review". Trabalho apresentado em Internacional Conference E-learning 2018, Madrid, 2018.
    Publicado
  11. Gonçalves, Bruno; Osório, António. "Inovações no desenho de MOOC em contexto de desenvolvimento profissional de professores". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  12. Gonçalves, Vitor; Chumbo, Isabel; Torres, Esther; Gonçalves, Bruno. "Teacher education through MOOC: a case study". Sevilha, 2016.
    Publicado
  13. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "A aprendizagem informal suportada pelas redes sociais: um contributo para a formação do aluno?". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual, Granada, 2015.
    Publicado
  14. Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno. "Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation Documentation and Teaching Technologies, Valencia, 2015.
    Publicado
  15. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC – um aliado para a formação contínua de professores". Trabalho apresentado em I Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Innovadores (CIREI), Madrid, 2015.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Bruno F. Gonçalves. "Monitoring and Evaluating a Distance Education Plan: A Case Study at a School in Portugal in Pandemic Context. Part II of the Research", Journal of e-learning research, 2021, https://doi.org/10.33422/jelr.v1i2.53.
    10.33422/jelr.v1i2.53
Artigo em revista
  1. Gonçalves, Bruno Miguel F.. "Designing and Implementing a Distance Education Plan: A Case Study at a School in Portugal in Pandemic Context". Journal of e-learning Research 1 1 (2021): 34-46. http://dx.doi.org/10.33422/jelr.v1i1.52.
    10.33422/jelr.v1i1.52
  2. Bruno Miguel F. Gonçalves. "A atividade de uma Tuna Universitária em contexto de confinamento: reinventar e inovar?". AdolesCiência - Revista Júnior de Investigação 7 1 (2020): 44-53. http://hdl.handle.net/10198/23011.
    Acesso aberto
  3. Gonçalves, Bruno; Osório, António. "Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development". Laboratório de Educação a Distância e Elearning (2018): http://hdl.handle.net/1822/57456.
    Publicado
  4. Torres, Esther; Gonçalves, Vitor; Gonçalves, Bruno; Chumbo, Isabel. "MOOCS:?` traspasando barreras tecnológicas?". Revista del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació (CIDUI) 3 (2016):
    Publicado
  5. Gonçalves, Bruno; Torres, Esther; Chumbo, Isabel; Gonçalves, Vitor. "Massive Open Online Courses (MOOC) na formação contínua de professores: um estudo de caso". Revista Onis Ciência (2015):
    Publicado
  6. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC: uma estratégia de captação de alunos?". Revista Multimédia de Investigação em Educação. (2014): http://hdl.handle.net/10198/11499.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pereira, Miguel; Sousa, Silvana; Gonçalves, Bruno. "Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança", adolesCiência - Revista Júnior de Investigação, 2019, http://hdl.handle.net/10198/19967.
  2. Pereira, Miguel; Gonçalves, Bruno. "Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: um estudo de caso", AdolesCiência - Revista Júnior de Investigação, 2018, https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/248.
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, Bruno; Osório, António. "Contributo dos MOOC para a implementação de comunidades de aprendizagem". In Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Portugal: WH!TEBOOKS, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Gonçalves, Bruno, Gonçalves, Vitor (Eds.) (2022). II Jornadas da RaussTuna - Tuna Mista de Bragança: livro de resumos. B. Autor correspondente: Gonçalves, Bruno, Gonçalves, Vitor (Eds.) (2022). II Jornadas da RaussTuna - Tuna Mista de Bragança: livro de resumos. B. II Jornadas da RaussTuna - Tuna Mista de Bragança: livro de resumos. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Gonçalves, Bruno. A Tuna! Uma década de histórias. Lisboa, Portugal: Chiado Books. 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Gonçalves, Bruno; Ortega, Lenise. "O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar: um estudo sobre os mecanismos adotados nas escolas do Brasil e Portugal". Trabalho apresentado em 5ª Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2020.
  2. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "MOOC e b-Learning: aliados por um mestrado a distância". Trabalho apresentado em ticEduca 2014 - III Congresso Internacional TIC e Educação, 2014.
Resumo em conferência
  1. Bruno F. Gonçalves. Autor correspondente: Bruno F. Gonçalves. "Contributo das tunas universitárias para as causas sociais: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em II Edição das Jornadas’22 da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, Bragança, 2022.
    Publicado
  2. Bruno F. Gonçalves. Autor correspondente: Bruno F. Gonçalves. "A competitividade entre as tunas universitárias: um contributo para a melhoria das relações académicas". Trabalho apresentado em II Edição das Jornadas’22 da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, Bragança, 2022.
    Publicado
  3. Almeida, S, Martins, C, Gonçalves, B.. "Práticas de Acessibilidade Web: estudo preliminar. VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC". Trabalho apresentado em VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2022, Bragança, 2022.
    Publicado
  4. Bruno F. Gonçalves. "Competências digitais dos alunos para o ensino online: um estudo de caso numa instituição educativa Portuguesa". Trabalho apresentado em VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2021, Bragança (formato online), 2021.
    Publicado
  5. Gonçalves, Bruno; Gonçalves, Vitor. "Planear antes de desenvolver um sistema de informação: um estudo de caso". Trabalho apresentado em VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020, Ponta Delgada (Açores), 2020.
    Publicado
  6. Bruno Miguel F. Gonçalves. "O Cyberbullying nas Redes Sociais: um problema de todos?". 2020.
    Publicado
  7. Gonçalves, Bruno; Osório, António. "MOOC, TPACK e desenvolvimento profissional de professores". Trabalho apresentado em V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2019, Bragança, 2019.
    Publicado
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2023 Desenvolvimento de Produtos MUltimédia Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança., Portugal
2022 - 2023 Sistemas de Informação Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança., Portugal
2022 - 2023 Localização de Software e Páginas Web Tradução (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança., Portugal
2022 - 2023 Sistemas Informáticos Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Seminário de Informática Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem (Pós-Graduação) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Opção - Multimédia Animação e Produção Artística (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança., Portugal
2022 - 2023 Tecnologias de Apoio à Tradução Tradução (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança., Portugal