???global.info.a_carregar???
António Manuel da Conceição Guerreiro (António Guerreiro). Doutoramento em Ciências da Educação - Didática da Matemática (2012) pela Universidade de Lisboa. Mestrado em Supervisão (1998) pela Universidade do Algarve. Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (1988) pela Universidade de Coimbra. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. Presidente do Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Avaliação; Comunicação; Práticas profissionais; Aula de Matemática; Inclusão. Tem artigos em revistas nacionais e internacionais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Manuel da Conceição Guerreiro

Nomes de citação

  • Guerreiro, António
  • Guerreiro, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
3115-78B7-C4A9
ORCID iD
0000-0002-4711-4270
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=5c5rlfoAAAAJ&view_op=list_works&authuser=1
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Guerreiro7

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: Práticas no 1.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2008
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa, Portugal
"Comunicação no Ensino - Aprendizagem da Matemática, Práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"A Pessoa do Supervisor e o Processo de Supervisão - Representações Sociais de Alunos/Futuros Professores de Matemática em Estágio Pedagógico ou Prática Pedagógica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Monografia - Definição e Construção dos Números Reais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13 Valores
Percurso profissional

Cargos e Funções

2019/09/02 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2013 - Atual Conselho técnico-científico ou orgão correspondente
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2012/12/01 - 2019/01/09 Diretor da unidade orgânica
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2016 Coordenação do departamento
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2009 - 2012 Subdirector de Unidade Orgânica
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2004 - 2006 Vice-Presidente da Unidade Orgânica
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2002 - 2004 Presidente do Conselho Pedagógico
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Outros

2006/11/28 - Atual Professor Adjunto da Área Científica de Matemática
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1999/08/01 - 2006/11/27 Equiparado a Professor Adjunto de Matemática
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1995/12/22 - 1999/07/31 Assistente do Grupo Disciplinar de Matemática
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1988/09/01 - 1995/12/21 Professor de Matemática
Escola Secundária de Silves , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2011/12 Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico
SFRH/BD/45094/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2020 Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos
17/12721-5
Investigador
2008 - 2014 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guerreiro, António; Martins, Cristina. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação". 2017.
  2. Martins, Cristina; Guerreiro, António. "Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?". 2017.
    Martins, Cristina; Guerreiro, António (2017) - Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação? In Pires, Manuel Vara; Mesquita, Cristina; Lopes, Rui Pedro; Santos, Graça; Cardoso, Mário; Sousa, João Sérgio de Pina Carvalho; Silva
  3. Guerreiro, António. "Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticos". 2013.
  4. Guerreiro, António; Veia, Luciano. "Ensino superior na sala de aula do ensino básico: experiência de formação em matemática". 2012.
Artigo em revista
  1. Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo…!
    When fractions are not just parts of a whole…". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712.
    10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
  2. Viegas, Cátia; Guerreiro, António; Veia, Luciano. "Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso". Revista Educação Matemática em Foco 8 1 (2019): 28-54. http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4524.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Guerreiro, António. "Conceções e práticas na formação inicial de professores sobre transformações geométricas". Interações 50 (2019): 23-45. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18787.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25755/int.18787
  4. Guerreiro, A.. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática.". Educação e Matemática 154 (2019): 41-46.
    Publicado
  5. Caracuel, Rafael; Guerreiro, António. "Percepción del alumnado de primer ciclo de educación secundaria sobre su salud desde la perspectiva del profesorado". Conhecimento & Diversidade 10 21 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4711.
    10.18316/rcd.v10i21.4711
  6. Guerreiro, A.. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática 149-150 (2018): 49-52.
    Publicado
  7. António Manuel Conceição Guerreiro. "Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 389-389. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2893.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2893
  8. Martins, Cristina; Guerreiro, António. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática". (2017): http://hdl.handle.net/10198/14988.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897
  9. Guerreiro, António. "Comunicação Matemática: o reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos". (2015): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/32.
    Acesso aberto • 10.25757/invep.v3i2.32
  10. Guerreiro, António; Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa. "Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática". 23 44 (2015): 279-295. http://hdl.handle.net/1822/50936.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v23i44.8646539
  11. Palma Rodríguez, Francisco da; Sousa, Carolina Silva; O Toscano, María de la; Guerreiro, António. "Das políticas educativas às práticas de sala de aula: Algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple.". Revista e-Curriculum 13 1 (2015): 109-129. http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/12722/0.
  12. Guerreiro, A.. "Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas". Educação e Matemática 131 (2015): 38-44.
    Publicado
  13. Sousa, Carolina Silva; Guerreiro, António. "Resiliência educacional e construção do conhecimento". Educação (UFSM) 39 3 (2014): http://dx.doi.org/10.5902/1984644414343.
    10.5902/1984644414343
  14. Menezes, Luís; Guerreiro, António; Martinho, Maria Helena; Tomás-Ferreira, Rosa Antónia; Tomás Ferreira, Rosa; Ferreira, Rosa Antónia Tomás. "Essay on the Role of Teachers’ Questioning in Inquiry-Based Mathematics Teaching". (2013): http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/3706.
    10.25749/sis.3706
  15. Guerreiro, António; Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. "Conceções e práticas de comunicação matemática". (2011): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/912.
    Acesso aberto
  16. Guerreiro, A.. "Imposição ou negociação de significados matemáticos". Educação e Matemática 115 (2011): 73-75.
    Publicado
  17. Guerreiro, António; Menezes, Luís. "Comunicação matemática: na busca de um entendimento comum". (2010): http://hdl.handle.net/10400.19/1168.
    Acesso aberto
  18. Guerreiro, A.. "Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade.". Educação e Matemática 106 (2010): 3-6.
    Publicado
  19. Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". (2008): http://hdl.handle.net/10400.19/1162.
    Acesso aberto
  20. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/1822/32424.
    Acesso aberto
  21. Guerreiro, A.. "Grandezas e Medidas no lançamento do dardo". Educação e Matemática 88 (2006): 39-41.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Guerreiro, António. "Comunicação matemática numa escola inclusiva". In Construindo a educação inclusiva: teoria e prática, 85-98. Portugal: Papa-letras, 2020.
    Publicado
  2. Guerreiro, António. "Comunicação e questionamento na sala de aula de matemática". In Inovação e partilha pedagógica na UAlg, 113-115. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora, 2019.
    Publicado
  3. Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, António; Tomás Ferreira, Rosa. "Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática". In Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Portugal: Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Guerreiro, António. "Comunicação matemática na sala de aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas". In Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, 237-257. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Guerreiro, António; Gonçalves, Artur. "Labirintos estatísticos: os números e as letras". In Arte e ciência em diálogo, 161-171. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2013.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. "Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.1/5647.
Tese / Dissertação
  1. Guerreiro, António Manuel da Conceição, 1962-; Guerreiro, António. "Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico". 2011. http://hdl.handle.net/10451/5494.
  2. Guerreiro, António Manuel da Conceição. "A pessoa do supervisor e o processo de supervisão: representações sociais de alunos/futuros professores de matemática em estágio pedagógico ou prática pedagógica". 1998. http://hdl.handle.net/10400.1/7814.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 O CONCEITO DE PROBABILIDADES ESTUDADO EM CONJUNTO COM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 - 2020 DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO EM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2018 - 2018 Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017 - 2017 Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 Conexões Matemáticas na Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 ETNOMATEMÁTICA COMO PRÁTICA DE ENSINO: PERSPETIVAS DE ALUNOS DO 2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE OLHÃO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 A exploração de padrões em contexto de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTRUTURA COMBINATÓRIA NO 1º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas
Orientador
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014 - 2014 Cálculo combinatòrio na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal