???global.info.a_carregar???
Susana Gomes. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação em 2016/09/20 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, a Licenciatura em Ciências Sociais em 2011/06/17 pela Universidade Aberta, a Pós-Graduação em Novas Tecnologias aplicadas à Educação e Formação em 2007/06/25 pelo Instituto Superior de Educação e Ciências e o Bacharelato em Ação Social em 2004/09/23 pelo(a) Universidade Aberta. É Bolseira de Investigação (Mestre) no(a) Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT. Publicou 1 artigo em revistas especializadas. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 5 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: visitas de estudo; património; desenvolvimento curricular; aprendizagem baseada em problemas; interdisciplinaridade; educação patrimonial; cidadania; politicas educativas; formação de professores; inovação em educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
2F19-3CD7-3907
ORCID iD
0000-0002-9317-3052

Endereços de correio eletrónico

  • su.pgomes@gmail.com (Profissional)

Websites

  • ORCID 0000-0002-9317-3052 (Profissional)
  • https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/people/collaborators/susana-p-gomes (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017/12
Concluído
Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
17
2016/09/20
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011/06/17
Concluído
Ciências Sociais (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade Aberta, Portugal
13
2007/06/25
Concluído
Novas Tecnologias aplicadas à Educação e Formação (Pós-Graduação)
Especialização em Ensino
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
17
2004/09/23
Concluído
Ação Social (Bacharelato)
Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual Projeto “Inovação Curricular e Sucesso em Matemática”
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Bolseiro de Investigação
2018 - 2019/06/30 Projeto BRED - Banco de Recursos Educativos Digitais (Programa de Visitas de Estudo - Práticas de Aprendizagem Integrada)
AD/49/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência
Próprio
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Domingos, A.; Henriques, R.; Ferreira, S.; Perdigão, R.; Gomes, S.. 2019. "O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado – o caso prático de um projeto transdisciplinar". In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas: II Seminário Internacional - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Porto, Portugal, 22-35. Porto, Portugal: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gomes, Susana. 2018. "A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico: Os desafios de uma parceria educativa ao encontro do acesso à cultura". Revista Investigar em Educação (7): 71-90. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/136.
    Acesso aberto • Publicado
Resumo em conferência
  1. Ferreira, S.; Gomes, S.. 2019. "Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional da Casa das Ciências - Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna, Lisboa, Portugal, 39-40.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Susana. 2016. "As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português". Dissertação de Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/19879.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2007. "UMA VIAGEM PELAS NOVAS TECNOLOGIAS - VIDEOMANUAL DE TIC PARA O 1º CICLO".
    Registado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/11 Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local. VI Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/13 O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado– o caso prático de um projeto transdisciplinar II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (POrto, Portugal)
2018/10/17 Banco de Recursos Educativos Digitais: um projeto interdisciplinar e a proposta de práticas de aprendizagem integradas do Programa de Visitas de Estudo da CIMT Jornadas PEDIME - Parcerias pelo Desenvolvimento da Educação no Médio Tejo
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2018/10/13 A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico. Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Coimbra, Portugal)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - 2018 Plano Estratégico Educativo Municipal de Torres Novas: participação na elaboração do diagnóstico concelhio de Torres Novas, incluído no documento, pela auscultação aos atores locais e por prestar apoio e consultoria no processo de redação do PEEM de Torres Novas. Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal