???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Pinto Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
2F19-3CD7-3907
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/10/01 - 2023/09/30 Desenvolvimento Profissional e Formação de Professores
UIDP/04107/2020
UIDB/04107/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
UIDEF/IE/UL - FCT

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2023/09/30 The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/10/01 - 2023/09/30 Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa (CATIE)
UIDP/04107/2020
UIBD/04107/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
2020/10/01 - 2023/09/30 (Re)Configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança (STORM)
UIDP/04107/2020
UIBD/04107/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2019/08/30 - 2020/09/30 Curricular Innovation and Success in Mathematics
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Bolseiro de Investigação
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - 2019/06/30 BRED - Banco de Recursos Educativos Digitais
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Concluído
2017 - 2018 ESCXEL Project - School Network for Excellence
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Domingos, A.; Henriques, Raquel Pereira; Ferreira, S.; Perdigão, R.; Gomes, S.. "O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado – o caso prático de um projeto transdisciplinar". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Porto, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto Gomes, Susana; Gaio Alves, Mariana. "Estratégias e apoios institucionais ao desenvolvimento profissional docente". Revista Docência do Ensino Superior 13 (2023): 1-19. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41658.
    10.35699/2237-5864.2023.41658
  2. Gomes, Susana. "A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico: Os desafios de uma parceria educativa ao encontro do acesso à cultura". Revista Investigar em Educação 7 (2018): 71-90. https://bit.ly/3VAUYuE.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Henriques, Raquel Pereira; Ferreira, Sílvia; Gomes, Susana Pinto. "Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património". In Educação patrimonial em Ação: Tecendo relações entre Museus, Escolas e Territórios. Lisboa, Portugal: Caleidescópio, 2022.
    Publicado
Recurso online
  1. Henriques, Raquel Pereira; Domingos, António; Ferreira, Sílvia; Perdigão, Rute; Gomes, Susana. Projeto BRED, Programa de Visitas de Estudo, Práticas de aprendizagem integrada. 2019. https://mediotejo.pt/index.php/areas-de-intervencao/educacao#pedime.
Resumo em conferência
  1. Gomes, Susana Pinto; Ana Paula Caetano; Mariana Gaio Alves. "Uma parceria baseada em comunidades de aprendizagem: potencialidades e desafios". Trabalho apresentado em XXX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL - Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens, Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Gomes, S.P.; Alves, M. G.; Caetano, A. P.. "Desenvolvimento profissional a partir de uma comunidade de aprendizagem: contributos de um questionário". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “Educação e Cidades - Tempos, espaços, atores e culturas", Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Dias, A.; Gomes, S.P.; Caetano, A. P.. "Becoming in-between: Three arts-based research approaches in resonance". Trabalho apresentado em IALIC: Diversity and Epistemological Plurality: Thinking interculturality 'otherwise', Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Alves, M. G.; Gomes, S.. "Supporting Teaching in HE: Uncovering Approaches to Pedagogical Training in Portuguese Polytechnics". Trabalho apresentado em ECER Plus 2022: 'Education in a Changing World: The impact of global realities on the prospects and experiences of educational research', Yerevan, 2022.
    Publicado
  5. Gomes, S. P.; Caetano, A. P.; Alves, M. G.. "Perceções sobre o sentido de comunidade: um estudo de caso de uma comunidade de aprendizagem transformativa". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2022.
    Publicado
  6. Pinho, A. S.; Caetano, A. P.; Assis, E.; Ribeiro, H.; Gomes, S.. "Comunidades de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente: Revisão Sistemática da Literatura". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Internacional em Educação e Formação (ICET) “Pensar a Educação em Tempos de Transição”, Lisboa, 2022.
    Publicado
  7. Domingos, A.; Peixoto, F.; Castro, J.; Teixeira, P.; Machado, R.; Rodrigues, A.; Costa, C.; et al. "Khan Academy e aprendizagem da matemática: perspetivas dadas pelos instrumentos de monitorização". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Teacher Education, Bragança, 2020.
    Publicado
  8. Henriques, R.P.; Ferreira, S.; Gomes, S.. "Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação - Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, Porto, 2020.
    Publicado
  9. Ferreira, S.; Gomes, S.. "Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional da Casa das Ciências - Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna, Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Susana. "As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19879.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2007. "UMA VIAGEM PELAS NOVAS TECNOLOGIAS - VIDEOMANUAL DE TIC PARA O 1º CICLO".
    Registado

Outros

Outra produção
  1. Relatório Final - Projeto Banco de Recursos Educativos Digitais (BRED). 2019. Gomes, S.; Henriques, R.; Domingos, A.; Ferreira, S.; Perdigão, R..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/01/26 Uma parceria baseada em comunidades de aprendizagem: potencialidades e desafios XXX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL - Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09/16 Desenvolvimento profissional a partir de uma comunidade de aprendizagem: contributos de um questionário XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “Educação e Cidades - Tempos, espaços, atores e culturas”
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/06/30 Processos Participativos na Criação e Desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem: um estudo de caso de uma comunidade de aprendizagem transformativa XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/05/14 Perceções sobre o sentido de comunidade: um estudo de caso de uma comunidade de aprendizagem transformativa IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/02 Processos Participativos na Criação e Desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem XI Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/10/22 Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação - Tecendo relações entre museus, escolas e territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/11 Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local. VI Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/13 O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado: o caso prático de um projeto transdisciplinar II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (POrto, Portugal)
2018/10/17 Banco de Recursos Educativos Digitais: um projeto interdisciplinar e a proposta de práticas de aprendizagem integradas do Programa de Visitas de Estudo da CIMT Jornadas PEDIME - Parcerias pelo Desenvolvimento da Educação no Médio Tejo
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2018/10/13 A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico. Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Coimbra, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/07 - 2022/09/09 Membro da Comissão Organizadora IALIC: Diversity and Epistemological Plurality: Thinking interculturality 'otherwise' (2022/09/07 - 2022/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2022/06/29 - 2022/06/30 XII Fórum de Jovens Investigadores. (2022/06/29 - 2022/06/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2022 - 2022/06/09 5.º Seminário Diversidades, Educação e Cidadania - "Comunidades em Movimento" (2022/06/09 - 2022/06/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2021 - 2021/07/02 XI Fórum de Jovens Investigadores. (2021/07/02 - 2021/07/02)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/03 - 2023/09/30 Grupo de estudos: Processos Participativos e Artísticos de Investigação e Educação
Outro
Grupo de estudos: Processos Participativos e Artísticos de Investigação e Educação
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2023/03 - 2023/07 Curso Curriculum do Voluntário Universitário - O CVUniversitário pretende promover competências em voluntariado e contribuir para a implementação, disseminação e reconhecimento desta prática no contexto universitário.
Outro
Curso Curriculum do Voluntário Universitário
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/01 - 2023/07 Programa de Mentorado
Outro
Programa de Mentorado (GAPE)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2022/09/07 - 2022/09/09 Moderação em congresso/sessões paralelas
Conferência
IALIC: Diversity and Epistemological Plurality: Thinking interculturality 'otherwise'
2022/06/29 - 2022/06/30 Moderação em Encontro/sessões paralelas
Encontro
XII Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2021/07/02 - 2021/07/02 Moderação em Encontro/sessões paralelas
Encontro
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Membro da equipa de monitorização do projeto "Mochila Leve". Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2019 - 2020 Membro da equipa de monitorização do projeto "Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy". Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2018 - 2018 Suporte à realização, tratamento e análise das entrevistas para o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) Amadora. Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Suporte à equipa responsável pelo tratamento de dados e organização de relatórios dos resultados escolares da Rede ESCXEL. Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Participação no diagnóstico educativo e suporte ao desenvolvimento do Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) de Torres Novas. (https://www.cm-torresnovas.pt/images/documents/Educacao/carta_educativa/PEEM_2019.pdf) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Suporte à equipa responsável pelo Diagnóstico educativo do Médio Tejo: Relatório final (Relatório final de projeto). https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/publications/relatorios-de-projetos-1/diagnostico-educativo-do-medio-tejo-relatorio-final Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - 2023/12/31 Associação dos Bolseiros de Investigação Científica Associada
2016 - 2023/12/31 Acesso Cultura Associada
2015 - 2023/12/31 Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Associada