???global.info.a_carregar???
Susana Gomes holds a master degree in Educational Sciences from NOVA School of Social Sciences and Humanities and graduated in Social Sciences (UAb). Since 2017 she collaborates as a researcher in CICS.NOVA in the research group “Education, Knowledge and Culture”. Participates and/or participated as Researcher in 3 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with more than 5 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. Published 1 articles in journals. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural outputs are: curricular development; teacher training and development; non-formal education; qualitative methodologies; educational innovation. (PT) Susana Gomes, concluiu o Mestrado em Ciências da Educação em 2016/09/20 pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, a Licenciatura em Ciências Sociais em 2011/06/17 pela Universidade Aberta, a Pós-Graduação em Novas Tecnologias aplicadas à Educação e Formação em 2007/06/25 pelo Instituto Superior de Educação e Ciências e o Bacharelato em Ação Social em 2004/09/23 pelo(a) Universidade Aberta. Desde 2017, é Investigadora Colaboradora do CICS.NOVA, no grupo Educação, Conhecimento e Cultura. Atualmente, é Bolseira de Investigação (Mestre) no(a) Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT. Publicou 1 artigo em revistas especializadas. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 5 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desenvolvimento curricular; formação de professores; educação não formal, metodologias qualitativas e inovação em educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Pinto Gomes

Identificadores de autor

Ciência ID
2F19-3CD7-3907
ORCID iD
0000-0002-9317-3052

Endereços de correio eletrónico

  • gomessusana@campus.ul.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/09/20
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/06/17
Concluído
Ciências Sociais (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade Aberta, Portugal
2007/06/25
Concluído
Novas Tecnologias aplicadas à Educação e Formação (Pós-Graduação)
Especialização em Educação
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2004/09/23
Concluído
Ciências Sociais (Bacharelato)
Especialização em Ação Social
Universidade Aberta, Portugal
Percurso profissional

Outros

2019/08/30 - 2020/09/30 Bolsa de Investigação (Ciência)
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
2016/12 - 2020/09 Investigadora colaboradora
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2017/04/01 - 2019/06/30 Bolsa de Investigação (Ciência)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2020/09/30 Curricular Innovation and Success in Mathematics
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - 2019/06/30 BRED - Banco de Recursos Educativos Digitais
AD/49/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 ESCXEL Project – School Network for Excellence
Próprio
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Domingos, A.; Henriques, Raquel Pereira; Ferreira, S.; Perdigão, R.; Gomes, S.. "O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado – o caso prático de um projeto transdisciplinar". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Porto, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gomes, Susana. "A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico: Os desafios de uma parceria educativa ao encontro do acesso à cultura". Revista Investigar em Educação 7 (2018): 71-90. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/136.
    Acesso aberto • Publicado
Resumo em conferência
  1. Domingos, A.; Peixoto, F.; Castro, J.; Teixeira, P.; Machado, R.; Rodrigues, A.; Costa, C.; et al. "Khan Academy e aprendizagem da matemática: perspetivas dadas pelos instrumentos de monitorização". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Teacher Education, Bragança, 2020.
    Publicado
  2. Ferreira, S.; Gomes, S.. "Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional da Casa das Ciências - Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna, Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Susana. "As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2016. http://hdl.handle.net/10362/19879.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2007. "UMA VIAGEM PELAS NOVAS TECNOLOGIAS - VIDEOMANUAL DE TIC PARA O 1º CICLO".
    Registado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/11 Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local. VI Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/13 O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado– o caso prático de um projeto transdisciplinar II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (POrto, Portugal)
2018/10/17 Banco de Recursos Educativos Digitais: um projeto interdisciplinar e a proposta de práticas de aprendizagem integradas do Programa de Visitas de Estudo da CIMT Jornadas PEDIME - Parcerias pelo Desenvolvimento da Educação no Médio Tejo
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2018/10/13 A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico. Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Coimbra, Portugal)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Associada