???global.info.a_carregar???
Cecília Aguiar é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordena a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Desde setembro de 2019, coordena o projeto PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
CECÍLIA DO ROSÁRIO DA MOTA AGUIAR

Nomes de citação

  • Aguiar, Cecília

Identificadores de autor

Ciência ID
2B16-E65A-56BD
ORCID iD
0000-0002-1792-2592
Google Scholar ID
ohQs13kAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
B-2884-2008
Scopus Author Id
35291595000

Endereços de correio eletrónico

  • cecilia.rosario.aguiar@iscte-iul.pt (Profissional)
  • cdrma@iscte.pt (Profissional)

Websites

  • www.iscte-iul.pt (Profissional)
  • http://scholar.google.com/citations?user=ohQs13kAAAAJ&hl=pt-PT&hl=pt-PT (Académico)
  • http://www.researcherid.com/rid/B-2884-2008 (Académico)
  • http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=35291595000 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2010
Concluído
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2006
Concluído
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança (Mothers' interactive behaviors and child engagement)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2000 - 2001
Concluído
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce) (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
"Não se aplica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1993 - 1998
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Não se aplica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2012/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Cargos e Funções

2015/09 - 2018/08 Subdirectora da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10 - 2018/06 Subdirectora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2015/08 Coordenador de Curso: Licenciatura em Psicologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outros

2010/03 - 2012/02 Investigador principal em projetos FCT (BDCC) (Investigação Científica)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006/10 - 2010/02 Bolseiro de pós-doutoramento (Investigação Científica)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002/09 - 2006/09 Bolseiro de doutoramento (Investigação Científica)
Universidade do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2022/08/31 PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
2019-1-PT01-KA202-060950
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

HELLENIC OPEN UNIVERSITY, Grécia

Odisee vzw, Bélgica

Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal

Instituto Politécnico do Porto , Portugal

UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Polónia
Comissão Europeia
2017 - 2020/08/31 A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged and Diverse children
2017-1-be02-ka201-034755
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Odisee vzw, Bélgica

UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Afeganistão

Universidade de Utrecht, Países Baixos

Instituto Politécnico do Porto , Portugal

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA, Portugal

KATHOLIEKE UNIVERSITEIT LEUVEN, Bélgica

THOMAS MORE KEMPEN VZW, Bélgica

Stichting CED-Groep, Países Baixos

STICHTING FONTYS, Países Baixos

Instytut Komenskiego sp.z o.o. sp k., Polónia

Akademia Pedagogiki Specjalnej im. Marii, Polónia
Comissão europeia
2017 - 2020/08/31 Media competency training for professionals in day-care centers and comparable institutions in rural areas of Europe
2017-1-DE02-KA202-004186
Investigador
European Commission
2017 - 2019/12/31 ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
727069
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universiteit Utrecht, Países Baixos

Universidade do Porto, Portugal

University of Oxford, Reino Unido
European Commission
2016 - 2019 Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus
PTDC/MHC-CED/5913/2014
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Jyvaskylan Yliopisto, Finlândia

Universiteit Utrecht, Países Baixos
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2019 Participação Social de alunos com NEE em escolas regulares
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2014 - 2016/12 CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC
Grant Agreement 613318
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universiteit Utrecht, Países Baixos

University of Oxford, Reino Unido

Freie Universität Berlin, Alemanha

Aarhus Universitet, Dinamarca

Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica

Università degli Studi di Milano, Itália

Hellenic Open University, Grécia

Jyvaskylan Yliopisto, Finlândia

Hogskolen I Vestfold, Noruega

Uniwersytet Warszawski, Polónia
European Commission
2014 - 2015/06 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Investigador
Alto Comissariado para as Migrações
2012 - 2015/02 Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Provided by PTCRIS: 58712
58712
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2012 Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância
RIPD/QRD/109571/2009
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2000 - 2004 A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
POCTI/PSI/35207/1999
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, D.; Rodrigues, R. B.; Camilo, C.; Raimundo, R. ; Patrício, J.; Aguiar, C.; A. Leandro; Lima, M. L.; Calheiros, M. M.. "Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspectiva organizacional multinível e multifactor [OM2] na promoção do sucesso educativo". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas: Volume de atas, --, 2015.
    Publicado
  2. Ana Madalena Gamelas; Aguiar, C.. "Preschool Teachers’ Ideas about Practices to Promote Peer Relations: Using Q Methodology to Determine Viewpoints". Trabalho apresentado em Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2014.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2014.05.223
  3. Aguiar, Cecília. "Preschool teachers’ ideas about practices to promote peer relationships: Using Q methodology to determine viewpoints". 2014.
    doi: 10.1016/j.sbspro.2014.05.223
  4. Aguiar, Cecília; Joana Cadima; Patrícia Silva; Joaquim Bairrão. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica". Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Amaro, Fausto. "Children's participation in early childhood education: A theoretical overview". Contemporary Issues in Early Childhood (2021): 146394912098178. http://dx.doi.org/10.1177/1463949120981789.
    Publicado • 10.1177/1463949120981789
  2. T. Boavida; C. Silva; C. Aguiar; R. A. McWilliam. "Measuring professionals' perceptions about collaborative consultation in early childhood intervention". International Journal of Inclusive Education (2020): https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1806367.
    10.1080/13603116.2020.1806367
  3. Guedes, Carolina; Cadima, Joana; Aguiar, Teresa; Aguiar, Cecília; Barata, Clara. "Activity settings in toddler classrooms and quality of group and individual interactions". Journal of Applied Developmental Psychology 67 (2020): 101100. http://dx.doi.org/10.1016/j.appdev.2019.101100.
    Publicado • 10.1016/j.appdev.2019.101100
  4. Ribeiro, L.; Casey, B.; Dearing, E.; Nordahl, K.; Aguiar, C.; Zachrisson, H.. "Early maternal spatial support for toddlers and math skills in second grade". Journal of Cognition and Development (2020): https://www.tandfonline.com/toc/hjcd20/current.
    Publicado • 10.1080/15248372.2020.1717494
  5. Correia, N.; Carvalho, H.; Fialho, A.; Aguiar, C.. "Teachers' practices mediate the association between teachers' ideas and children's perceived participation in early childhood education". Children and Youth Services Review 108 (2020): https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740919308655?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.childyouth.2019.104668
  6. Correia, N.; Carvalho, H.; Durães, J.; Aguiar, C.. "Teachers' ideas about children's participation within Portuguese early childhood education settings". Children and Youth Services Review (2020):
    No prelo
  7. Albuquerque, J.; Aguiar, C.; Magalhães, E.. "The collaboration between Early Childhood Intervention and Child Protection Systems: The perspectives of professionals". Children and Youth Services Review 111 (2020): https://www.journals.elsevier.com/children-and-youth-services-review.
    Publicado • 10.1016/j.childyouth.2020.104873
  8. Peceguina, Maria Inês Duarte; Silva, Inês Santiago Gomes Da; Correia, Nadine Elisabete Fernandes Gomes; Fialho, Ana Margarida Batista; Aguiar, Cecília Do Rosário Da Mota. "Teacher and Peer Reports on Preschoolers Sociometric Popularity". Early Education and Development 31 4 (2019): 475-490. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2019.1679068.
    Publicado • 10.1080/10409289.2019.1679068
  9. Arriaga, P.; Aguiar, C.. "Gender differences in aggression: the role of displaying facial emotional cues in a competitive situation". Scandinavian Journal of Psychology 60 (2019): 421-429. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/sjop.12568.
    Publicado • 10.1111/sjop.12568
  10. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Alexandre, J.; Costa-Lopes, R.. "School achievement and well-being of immigrant children: the role of acculturation orientations and perceived discrimination". Journal of School Psychology 75 (2019): 104-118. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022440519300494?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.jsp.2019.07.004
  11. Aguiar, A.; Aguiar, C.; Cadima, J.; Correia, N.; Fialho, A.. "Classroom quality and children's social skills and problem behaviors: dosage and disability status as moderators". Early Childhood Research Quarterly 49 (2019): 81-92. https://www.sciencedirect.com/journal/early-childhood-research-quarterly/vol/49/suppl/C.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2019.05.005
  12. Correia, N.; Camilo, C.; Aguiar, C.; Amaro, F.. "Children's right to participate in early childhood education settings: a systematic review". Children and Youth Services Review 100 (2019): 76-88. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740918309770?via%3Dihub#!.
    Publicado • 10.1016/j.childyouth.2019.02.031
  13. Sofia Freire; Pipa, J.; Aguiar, C.; Silva, C. S.; Moreira, S.. "Student-teacher closeness and conflict in students with and without special educational needs". British Educational Research Journal N/A (2019):
    Publicado • 10.1002/berj.3588
  14. Correia, N.; Aguiar, C.; Almeida, T. ; Barros, S.; Boavida, T.; Peixoto, C. ; Fialho, A.; et al. "“PrimeirosAnos.pt”: Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação.". Cadernos de Educação de Infância 117 (2019): 37-38.
    Publicado
  15. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Correia, N.; Fialho, A.; Pimentel, J.. "Friendships and social acceptance of children with disabilities: the role of classroom quality, individual skills, and ECEC dosage". Topics in Early Childhood Special Education 39 3 (2019): 183-195. https://journals.sagepub.com/home/tec.
    Publicado • 10.1177/0271121419864419
  16. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L. A.; Pastori, G.; Leseman, P.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. "Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: a critical overview". European Early Childhood Education Research Journal 28 1 (2019): 58-76. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/early-interventions-tackling-inequalities-experienced-by-immigrant-low-income-and-roma-children-in/63655?lang=en.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2020.1707363
  17. Cadima, J.; Aguiar, C.; Barata, M. C.. "Process quality in Portuguese preschool classrooms serving children at-risk of poverty and social exclusion and children with disabilities". Early Childhood Research Quarterly 45 (2018): 93-105. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0885200618300711?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2018.06.007
  18. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Correia, N.; Fialho, A.; Pimentel, J.. "Social experiences of children with disabilities in inclusive Portuguese preschool settings". Journal of Early Intervention 39 1 (2017): 33-50. http://jei.sagepub.com/content/early/2016/11/30/1053815116679414?papetoc.
    Publicado • 10.1177/1053815116679414
  19. Correia, N.; Aguiar, C.. "Choosing classrooms: a structured interview on children's right to participate". International Journal of Educational Research 82 (2017): 54-62. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035516305651.
    Publicado • 10.1016/j.ijer.2017.01.004
  20. Fialho, M.; Aguiar, C.. "Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar". Análise Psicológica 35 1 (2017): 101-115. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1198.
    Publicado • 10.14417/ap.1198
  21. Tadeu, B.; Aguiar, C.. "A qualidade observada em salas de berçário". Psicologia: Teoria e Pesquisa 32 4 (2016): https://revistaptp.unb.br/index.php/ptp/.
    Publicado • 10.1590/0102.3772e32426
  22. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.; Correia, N.. "Effects of an in-service training program using the routines-based interview". Topics in Early Childhood Special Education 36 2 (2016): 67-77. http://tec.sagepub.com/content/early/2015/09/11/0271121415604327.
    Publicado • 10.1177/0271121415604327
  23. Lopes, L.; Correia, N.; Aguiar, C.. "Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores". Revista Portuguesa de Educação 29 2 (2016): 81-108. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6560/7449.
    Publicado • 10.21814/rpe.6560
  24. Cadima, J.; Aguiar, C.; Clara Barata. "Pedagogias e interações educador-crianças em sete países europeus". Cadernos de Educação de Infância 108 (2016): 46-49. http://apei.pt/edicoes/cei/index.php?ide=2084&sort=2016.
    Publicado
  25. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview". Topics in Early Childhood Special Education 33 4 (2014): 200-211. http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0271121413494416.
    Publicado • 10.1177/0271121413494416
  26. Correia, N.; Daniel, J.; Aguiar, C.. "Desenhos de investigação A-B-A-B: uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais". Laboratório de Psicologia 12 1 (2014): 15-30. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/view/619.
    Publicado • 10.14417/lp.619
  27. Cadima, J.; Aguiar, C.; Barata, M.. "Projeto CARE: Desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu". Interacções 10 31 (2014): 54-67. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6348/492.
    Publicado
  28. Aguiar, Cecília. "Desenhos de investigação A-B-A-B: Uma abordagem experimental para a avaliação de intervenções em contextos naturais". Laboratório de Psicologia (2014):
    doi:10.14417/lp.619
  29. Aguiar, C.; McWilliam, R. A.. "Consistency of toddler engagement across settings". Early Childhood Research Quarterly 28 1 (2013): 102-110. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0885200612000385.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2012.04.003
  30. Pinto, A. I.; Pessanha, M.; Aguiar, C.. "Effects of home environment and center-based child care quality on children's language, communication, and literacy outcomes". Early Childhood Research Quarterly 28 1 (2013): 94-101. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0885200612000518?via%3Dihub#!.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2012.07.001
  31. Augusto, H.; Aguiar, C.; Carvalho, L.. "Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais". Análise Psicológica 31 1 (2013): 49-68. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/614.
    Publicado • 10.14417/ap.614
  32. Almeida, A. S.; Aguiar, C.; Pinto, A. I.. "Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto". Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional 2 1 (2012): 94-117. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index.
    Publicado
  33. Pinto, A. I.; Grande, C.; Aguiar, C.; de Almeida, I. C.; Felgueiras, I.; Pimentel, J.; Serrano, A. M.; et al. "Early childhood intervention in Portugal: an overview based on the developmental systems model". Infants and Young Children 25 4 (2012): 310-322.
    Publicado • 10.1097/IYC.0b013e3182673e2b
  34. Aguiar, C.; Moiteiro, A. R.; Correia, N.; Pimentel, J. S.. "Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial". Análise Psicológica 29 1 (2011): 167-178. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/index.
    Publicado • 10.14417/ap.46
  35. Aguiar, C.; Moiteiro, A. R.; Correia, N.; Pimentel, J.. "Drawings of single subject research in special education = Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial". Análise Psicológica 29 1 (2011): 167-178. http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v29n1/v29n1a11.pdf.
    Publicado
  36. Cruz, O.; Aguiar, C.. "Mothers’ interactive behaviours and child engagement: the moderating effect of child care". Psicologia 23 2 (2009): 87-101. http://appsicologia.org/.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v23i2.329
  37. Cruz, O.; Aguiar, C.. "The consistency of parental child rearing: the quality of home environment and maternal interactive behaviors = La consistance de l'intervention éducative parentale : la qualité de l'environnement familial et les comportements interactifs de la mère". Revue Européenne de Psychologie Appliquée / European Review of Applied Psychology 58 3 (2008): 177-184. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1162908807000825?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.erap.2007.08.001
  38. Pessanha, M.; Aguiar, C.; Bairrão, J.. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality". Early Childhood Research Quarterly 22 2 (2007): 204-214. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0885200607000245?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2007.02.003
  39. Pinto, A. I.; Barros, S.; Aguiar, C.; Pessanha, M.; Bairrão, J.. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado". Análise Psicológica 24 4 (2006): 447-466. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/index.
    Publicado • 10.14417/ap.538
  40. Cruz, O.; Aguiar, C.; Barros, S.. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados". Psico-USF 9 2 (2004): 165-171. http://www.scielo.br/pusf/.
    Publicado • 10.1590/S1413-82712004000200007
  41. Aguiar, C.; Bairrão, J.; Barros, S.. "Contributos para o estudo da qualidade em contexto de creche na área metropolitana do Porto". Infância e Educação: Investigação e Práticas 5 (2002): 7-28.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Maria Clara Barata; Aguiar, Cecília; Joana Cadima. "Projeto CARE – Curriculum and Quality Analysis and Impact Review of European Early Childhood Education and Care.", Cadernos de Educação de Infância, 2015
Capítulo de livro
  1. C. Marques; Aguiar, C.; Agulhas, R.. "Modus operandi dos abusadores sexuais de crianças: Relatos de reclusos condenados". In Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção, editado por Maria Manuela Calheiros; Eunice Magalhães; Lígia Monteiro, 91-119. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2019.
    Publicado
  2. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.. "A intervenção precoce e os contextos de educação de infância". In Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce, editado por M. Fuertes; C. Nunes; D. Lino; amp; T. Almeida, 5-26. Lisboa, Portugal: CIED/Escola Superior de Educação de Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Aguiar, C.; Bernardes, S.F.. "Organização pessoal e gestão do tempo". In Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica, editado por Margarida Vaz Garrido; Marília Prata, 93-111. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2016.
    Publicado
  4. Pinto, A. I.; Pessanha, M.; Barros, S.; Grande, C.; Aguiar, C.; C. Nunes. "Educação e Investigação em idades precoces". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão, editado por Gabriela Portugal, 63-76. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  5. Aguiar, C.; O. Cruz; Barros, S.; J. Bairrão. "Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche". In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, editado por Livpsic, 74-97. Porto, Portugal: Livpsic, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes. Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação. Lisboa, Portugal: ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES, I.P. (ACM, I.P.). 2019.
    Publicado
  2. Aguiar, C.. Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Camacho, A.; Alves, D.; Aguiar, C.; Alves, R. A.. "Using Clay’s task to assess concepts about print". 2017.
  2. Sousa, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Camacho, A.. "Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society". 2017.
  3. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Daniel, J. R; Correia, N.; Fialho, M.; Pimentel, J.; Daniel, J.; Fialho, A.. "Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings". 2014.
Relatório
  1. Aguiar, C.; Pastori, G.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Nata, G.; Cadima, J.; Mangiatordi, A.. 2019. Inclusive curricula, pedagogies, and social climate interventions: Integrative Report.
  2. Aguiar, C.; Araújo, C. L.; Monteiro, L.; Boavida, T.. 2019. Media competency training for early childhood education and care professionals: Principles and guidelines for developing professional development tools. Intellectual Output 1 (Part II) of Erasmus+ Project Kit@: Media competency training for professionals in day-care centers and comparable institutions in rural areas of Europe..
  3. Araújo, C. L.; Aguiar, C.; Monteiro, L.; Boavida, T.. 2018. State of the Art on Media Education, Information and Communication Technologies (ICT) use in early childhood education. Media competency training for ECEC professionals. Intellectual Output 1 (Part I) of Erasmus+ Project Kit@: Media competency training for professionals in day-care centers and comparable institutions in rural areas of Europe.
  4. Aguiar, C.; Silva, C. S.. 2018. Case studies on curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities..
  5. Aguiar, C.; Pastori, G.; Camacho, A.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Zurloni, V.; Mantovani, S.; Penderi, E.; Tsioumis, K.. 2017. Short literature review of main trends and challenges in curriculum approaches, educational practices, and social climate interventions aiming to tackle social inequalities. http://www.isotis.org/resources/publications/isotis-publications/.
  6. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. 2017. Inventory and analysis of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities. http://www.isotis.org/.
  7. Rodrigues, R. B.; Camilo, C.; Raimundo, R. ; Aguiar, C.; Calheiros, M. M.. 2015. Programa de Territorialização de Politicas Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP3).
Tradução
  1. Isabel Abreu Lima; Aguiar, Cecília; Ana Madalena Gamelas; Teresa Leal; Ana Isabel Pinto. Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância – Edição Revista. Porto, Portugal: LivPsic/Legis Editora. 2008.

Outros

Outra produção
  1. Aguiar, C.. 2019. Que crianças beneficiam mais quando passam mais tempo no jardim de infância?. Ciclo de Conferências 19|20 ISPA-Instituto Universitário.
  2. Aguiar, C.; Guerra, R.. 2019. As perspetivas das famílias: Recursos, experiências e aspirações. Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS.
  3. Barros, S.; Correia, N.; Aguiar, C.; Almeida, T. ; Pessanha, M.; Peixoto, C. ; Santos, M. ; et al. 2019. Linking research and practice in early childhood education through the blog PrimeirosAnos.pt. EECERA 29th Annual Conference. https://www.eecera2019.org/programme/2019.
  4. Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; Leseman, P.. 2019. Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: A critical overview. Equality & Inclusion.
  5. Fialho, A.; Aguiar, C.; Correia, N.; Monteiro, L.; Esteves, F.. 2019. A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional. X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. http://appsicologia.org/xsnip/.
  6. Correia, N.; Carvalho, H.; Aguiar, C.. 2019. Children’s right to participate in early childhood education: Teachers' ideas influence children's ideas through practices. Equality & Inclusion Conference. https://equality-inclusion.com/.
  7. Correia, N.; Carvalho, H.; Durães, J.; Aguiar, C.. 2019. Teachers’ ideas about children’s right to participate in ECE. Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education 2019. https://porto-icre2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/.
  8. Correia, N.; Aguiar, C.; Almeida, T. ; Barros, S.; Boavida, T.; Peixoto, C. ; Fialho, A.; et al. 2019. PrimeirosAnos.pt: A Portuguese blog linking research and practice in early childhood education. Equality & Inclusion Conference. https://equality-inclusion.com/.
  9. Correia, N.; Carvalho, H.; Durães, J.; Aguiar, C.. 2019. Teachers' ideas about children's right to participate in ECE. EECERA 29th Annual Conference. https://www.eecera2019.org/programme/2019.
  10. Aguiar, A.; Aguiar, C.; Albuquerque, J.. 2019. Classroom composition and quality in early childhood education: A systematic review (preliminary results). X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  11. Ferreira, I.; Aguiar, C.; Guerra, R.. 2019. As perspetivas das famílias: Recursos, experiências e aspirações. Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS.
  12. Aguiar, A.; Aguiar, C.; Correia, N.; Albuquerque, J.. 2019. Group composition indexes and the quality of teacher-child interactions in preschool: A systematic review. EECERA 29th Annual Conference. https://www.eecera2019.org/programme/2019.
  13. Aguiar, C.. 2019. Promoção da equidade na escola. Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS.
  14. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; R. Costa-Lopes. 2019. Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. Jornadas do Observatório das Migrações.
  15. Aguiar, A.; Aguiar, C.; Albuquerque, J.. 2019. Classroom composition and quality in early childhood education: A systematic review (preliminary results). XV PhD Meeting in Psychology: Psychology and Well-being.
  16. Aguiar, C.; Guerra, R.; Leseman, P.; Silva, C. S.; Pastori, G.. 2019. Multiple case studies on curriculum, pedagogy, and school climate interventions tackling inequalities. Porto ICRE.19 – International Conference of Research in Education. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/multiple-case-studies-on-curriculum-pedagogy-and-school-climate-interventions-tackling-inequalities/65443?lang=en.
  17. Aguiar, C.; Correia, N.; Almeida, T. ; Barros, S.; Boavida, T.; Peixoto, C. ; Fialho, A.; et al. 2019. PrimeirosAnos.pt: A blog about early childhood education based on research. Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education 2019. https://porto-icre2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/.
  18. Aguiar, C.. 2018. Estatuto social e amizades em contexto de educação de infância: As perspetivas das crianças e dos/as educadores/as de infância. As aventuras e desventuras do comportamento na infância e na adolescência.
  19. Peceguina, I.; Aguiar, C.. 2018. O ensino doméstico em Portugal: Práticas, perceções e motivações de famílias portuguesas. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”.
  20. Fialho, A.; Correia, N.; Aguiar, C.; Monteiro, L.; Esteves, F.. 2018. Associations between maternal sensitivity and emotion regulation: The role of teacher-child relationship and child temperament.. EDULOG International Conference: Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us.
  21. Albuquerque, J.; Aguiar, C.; Magalhães, E.. 2018. Colaboração entre os Serviços de Intervenção Precoce na Infância e os Serviços de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco. XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO.
  22. Barros, S.; Peixoto, C. ; Aguiar, C.; Pessanha, M.; Sanches-Ferreira, M.; Santos, M. ; Correia, N.; et al. 2018. Projeto BECERID: o blogue como plataforma de aprendizagem em educação de infância para apoiar a inclusão e a diversidade. Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação.
  23. Sasseron, B.; Aguiar, C.. 2018. Social networks of parents and teachers of children with autism spectrum disorder. 30th Annual Convention of the Association for Psychological Science.
  24. Aguiar, C.; Correia, N.; Almeida, T. ; Barros, S.; Boavida, T.; Peixoto, C. ; Fialho, A.; et al. 2018. A blog about early childhood education based on research. 2018 EDULOG International Conference - Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us. http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/.
  25. Cadima, J.; Aguiar, C.; Slot, P.; Wyslowska, O.; Lerkkanen, M.-K.; Salminen, J.; Guedes, C.; Teresa, A.; Barata, C.. 2018. Variations of process quality across daily activities in Poland, Portugal, Netherlands, and Finland. EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood.
  26. Aguiar, C.; Martins, P.; Daniel, J.. 2018. Friendships in preschool settings: (Dis)agreements between children and teacher reports.. AERA 2018 Annual Meeting.
  27. Aguiar, C.; Moleiro, C.. 2018. Caracterização do fenómeno do abandono escolar na Lezíria do Tejo: Observatório 3i da Educação. Caracterização do fenómeno do abandono escolar na Lezíria do Tejo: Observatório 3i da Educação.
  28. Correia, N.; Aguiar, C.. 2018. Children’s right to participate in ECE settings: A systematic review. 2018 EDULOG International Conference - Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us. http://eventos.ciec-uminho.org/early-childhood/.
  29. Correia, N.; Silva, C. S.; Fialho, A.; Aguiar, C.; Carvalho, H.. 2018. Participation and quality in ECEC: A multi-method approach. EARLI SIG 5 Conference: ECEC 2.0: Future Challenges for Early Childhood Education and Care. http://www.ewi-psy.fu-berlin.de/en/v/earli-sig5-2018/index.html.
  30. Correia, N.; Aguiar, C.. 2018. Children's right to participation in ECEC settings: A systematic review. CREAN Conference: The impact of children's rights education and research on policy development. http://crean-network.org/index.php/activities/crean-conferences/upcoming-conferences/CREAN-conference-2018.
  31. Clara Barata; Cadima, J.; Guedes, C.; Teresa, A.; Aguiar, C.. 2018. Self-regulation and language skills in toddlerhood: Cross-domain effects. Self-regulation and language skills in toddlerhood: Cross-domain effects.
  32. Aguiar, C.. 2018. Inventário e análise de currículos e pedagogias inclusivas. Um mundo em mudança: Desafios para a Psicologia Comunitária e da Saúde.
  33. Aguiar, C.; Correia, N.; Almeida, T. ; Barros, S.; Boavida, T.; Peixoto, C. ; Fialho, A.; et al. 2018. 'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. http://eventos.ispa.pt/xivcoloquiopsicologiaeeducacao/.
  34. Alexandre, J.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Costa-Lopes, R.. 2018. Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada. Seminário Internacional Diversidade como Oportunidade. https://www.fpce.up.pt/diversidadeoportunidade/comunicacoes.html.
  35. Fialho, A.; Aguiar, C.; Monteiro, L.; Esteves, F.. 2018. O contexto familiar e as competências sociais em idade pré-escolar: Poderá a qualidade das interações educador-criança influenciar esta relação?. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação.
  36. Petrogiannis, K.; Aguiar, C.; Obrovska, J.. 2018. Roma mothers’ resources, experiences, and aspirations in the Czech Republic, Greece, and Portugal. EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood.
  37. Aguiar, C.. 2018. Estatuto social e amizades em contexto de educação de infância: As perspetivas das crianças e dos/as educadores/as de infância. 1.º Encontro Regional de Coimbra: Pedagogia e currículo na educação pré-escolar (Encontros Regionais APEI).
  38. Ferreira, I.; Silva, C. S.; Neves, L.; Guichard, A.; Aguiar, C.. 2018. Parental involvement and adult-child reading activities in Roma and non-Roma low income. EDULOG International Conference: Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us.
  39. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Pastori, G.. 2018. An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries. EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/an-inventory-of-promising-curriculum-pedagogy-and-social-climate-interventions-tackling/53441?lang=en.
  40. Aguiar, C.; Correia, I.; Ramos, M.; Ramos, S.. 2018. Academic success in higher education: Predictors of Master Thesis timely conclusion. SATHE 2018 (International Symposium on Study and Advancement of Teaching in Higher Education).
  41. Fialho, A.; Correia, N.; Aguiar, C.; Monteiro, L.; Esteves, F.. 2018. A sensibilidade materna e a regulação emocional em contexto pré-escolar: O efeito moderador da qualidade da relação educador-criança. I Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação.
  42. Correia, I.; Aguiar, C.. 2017. Direito de participação das crianças: Revisão sistemática de literatura. Porto Internacional Conference on Research in Education. https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/.
  43. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes; Costa-Lopes, R.. 2017. Academic inclusion and wellbeing of immigrant youth in Portugal: The role of acculturation dynamics and perceived discrimination. Global Youth Mentoring Network - III International Conference: Youth mentoring, cultural diversity, minorities, and migrant groups. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/academic-inclusion-and-wellbeing-of-immigrant-youth-in-portugal-the-role-of-acculturation-dynamics/43914?lang=en.
  44. Camacho, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.. 2017. ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society. IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária.
  45. Aguiar, C.; Cadima, J.; Barata, C.; Camacho, A.; Leseman, P.. 2017. Resultados do Projeto CARE: Curriculum and Quality Analysis and Impact Review of European Early Childhood Education and Care. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/resultados-do-projeto-care-curriculum-and-quality-analysis-and-impact-review-of-european-early/45132?lang=en.
  46. Cadima, J.; Camacho, A.; Aguiar, C.; Barata, C.. 2017. Projeto CARE: Curriculum and Quality Analysis and Impact Review of European Early Childhood Education and Care. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/projeto-care-curriculum-and-quality-analysis-and-impact-review-of-european-early-childhood/45126?lang=en.
  47. Cadima, J.; Camacho, A.; Aguiar, C.; Barata, C.. 2017. Qualidade, desenvolvimento profissional e acessibilidade em educação de infância em 11 países europeus: principais resultados do projeto europeu CARE. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/qualidade-desenvolvimento-profissional-e-acessibilidade-em-educacao-de-infancia-em-11-paises/45135?lang=en.
  48. Sasseron, B.; Aguiar, C.. 2017. Social Network of Parents and Teachers of Children with Special Education Needs. XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/assets/files/xiiiphdmeeting-bookofabstracts.pdf.
  49. Correia, N.; Fialho, A.; Aguiar, C.. 2017. Associations between children’s ideas about participation and their social skills: Classroom-level moderators. 18th European Conference on Developmental Psychology. http://www.ecdp2017.nl/.
  50. Aguiar, C.. 2017. Inclusive ECEC Policies. 21st Meeting of the OECD Network on Early Childhood Education and Care.
  51. Correia, N.; Fialho, A.; Aguiar, C.. 2017. Experiências sociais em contexto de jardim de infância: perspectivas de crianças e de educadores. Mais e Melhor Educação. http://www.ismai.pt/pt/eventos/2016-2017/conferencia-educacao.
  52. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Fialho, A.; Correia, N.; Pimentel, J.. 2017. Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings: The role of teacher-child interactions, individual skills, and ECEC dosage. Porto International Conference of Research in Education.
  53. Correia, I.; Aguiar, C.; Ramos, S.; Ramos, M.. 2017. Sucesso académico: Fatores preditores da conclusão das teses de mestrado. Apresentação de resultados preliminares. IV Jornadas da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL.
  54. Correia, N.; Fialho, A.; Aguiar, C.. 2017. Teachers’ perceptions and children’s ideas about participation: The moderating role of teacher-child interactions quality. ECEC Quality - New interdiciplinary perspectives on an old issue. http://www.k2id.de/events/k2id-conference-2017.
  55. Correia, I.; Aguiar, C.; Ramos, S.; Ramos, M.. 2017. Sucesso académico: Fatores preditores da conclusão das teses de mestrado. Apresentação de resultados preliminares. Semana da Inovação Pedagógica. ISCTE-IUL.
  56. Sofia Freire; Pipa, J.; Aguiar, C.; Silva, F.. 2017. Social participation of SEM students in regular schools: The importance of their abilities profile. European Conference on Educational Research – ECER 2017.
  57. Carmona, M.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; R. Costa-Lopes; Barreiros, J.. 2017. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. IV Simpósio Olhares da Psicologia. http://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt/not%C3%ADcias/iv-simp%C3%B3sio-olhares-da-psicologia.aspx.
  58. Aguiar, C.. 2017. Direct and moderating effects of early childhood education dosage on children’s social outcomes. Child Extra School Workshop.
  59. Aguiar, C.. 2017. Children’s right approach in Portugal. Inclusive Early Childhood Education Conference. https://www.european-agency.org/news/inclusive-early-childhood-education-conference.
  60. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Pimentel, J.; Correia, N.; Fialho, A.. 2016. The social competence of children with disabilities and the quality of teacher-child interactions.. 2016 EARLI-SIG 5 Conference on Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education.
  61. Peceguina, I.; Aguiar, C.. 2016. Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children´s early academic skills?. 2016 EARLI-SIG 5 Conference on Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education.
  62. Correia, N.; Fialho, A.; Aguiar, C.. 2016. Children’s self-concept and social skills, and their ideas about participation: The moderating role of classroom quality and teacher’s perceptions.. 24th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.
  63. Sofia Freire; Aguiar, C.; Silva, Francisco. 2016. Alunos com NEE e perceção de desempenho escolar.. II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação.
  64. Sofia Freire; Aguiar, C.. 2016. Relação professor-aluno e participação social: Um estudo comparando alunos com e sem NEE.. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  65. Aguiar, C.; Barata, C.; Cadima, J.. 2016. CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC.. I Encontro Infância, Desenvolvimento e Risco.
  66. Sofia Freire; Aguiar, C.; Silva, Francisco. 2016. Patterns of social participation of students with and without SEN.. The 6th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection (ISIPAR).
  67. Correia, N.; Aguiar, C.. 2016. Assessing children’s ideas about participation in preschool.. 2016 EARLI-SIG 5 Conference on Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education.
  68. Fialho, A.; Correia, N.; Aguiar, C.; Monteiro, L.; Esteves, F.. 2016. Parenting styles and emotion regulation in the preschool context: Moderating effect of quality of teacher-child interactions.. 2016 EARLI-SIG 5 Conference on Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education.
  69. Fialho, A.; Correia, N.; Aguiar, C.; Monteiro, L.; Esteves, F.. 2016. Maternal sensitivity and emotion regulation in the preschool context: Moderating effect of quality of teacher-child interactions.. 24th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development.
  70. Silva, I.; Aguiar, C.; Correia, N.; Fialho, A.. 2016. Social status of preschool children: Teacher and peer perspectives.. 2016 EARLI-SIG 5 Conference on Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education.
  71. Peceguina, I.; Aguiar, C.; Correia, N.; Fialho, A.; Daniel, J.. 2016. Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children’s early academic skills?. 2016 EARLI-SIG 5 Conference on Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education.
  72. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes. 2016. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação.. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  73. Correia, N.; Aguiar, C.; Fausto Amaro. 2015. Children’s participation right, preschool classroom quality and sociocognitive development: From children’s rights to empirical evidences. XI PhD Meeting in Social and Organizational Psychology..
  74. Correia, N.; L. Lopes; Fialho, A.; Aguiar, C.. 2015. Participation right, preschool quality, and children’s perceived competence. 17th European Conference on Developmental Psychology.
  75. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Pimentel, J.. 2015. Social skills, quality, and social experiences of children with disabilities in preschool settings. 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais.
  76. Fialho, A.; Aguiar, C.. 2015. Few feelings and affects and even fewer emotions. 17th European Conference on Developmental Psychology.
  77. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Pimentel, J.. 2015. Young children (dis)abilities profile and social experiences in inclusive preschool settings.. 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais.
  78. Aguiar, C.. 2015. Qualidade em creche: Consistência do envolvimento das crianças em dois contextos - Creche e relações diádicas mãe-criança. II Curso Pós-graduado de Aperfeiçoamento sobre as Ciências do Bebé e da Família.
  79. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Pimentel, J.. 2015. Social experiences of children with disabilities. ISEC2015Lisbon: Equity and Inclusion.
  80. Martins, D.; Rodrigues, R. B.; Camilo, C.; Raimundo, R. ; Patrício, J.; Aguiar, C.; A. Leandro; Lima, M. L.; Calheiros, M. M.. 2015. Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspetiva organizacional multinível e multifator [OM2] na promoção do sucesso educativo. Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas.
  81. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; R. Costa-Lopes. 2015. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. Jornadas do Observatório das Migrações.
  82. Peceguina, M.; Aguiar, C.; Cadima, J.. 2015. Teacher-child relationship quality and social participation in the preschool setting. 16th European Conference for Research on Learning and Instruction, on Towards a Reflective Society: Synergies Between Learning, Teaching and Research.
  83. Fialho, A.; Correia, N.; Aguiar, C.. 2015. Escolaridade materna e competência social em contexto pré-escolar: O efeito moderador da qualidade das interações educador-criança. 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais.
  84. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Pimentel, J.. 2015. Social networks of children with disabilities and classroom quality in inclusive preschool settings. 17th European Conference on Developmental Psychology.
  85. Correia, N.; L. Lopes; Fialho, A.; Aguiar, C.. 2015. Children’s participation right, preschool classroom quality, and self-competence. 16th European Conference for Research on Learning and Instruction, on Towards a Reflective Society: Synergies Between Learning, Teaching and Research.
  86. Ferreira, I.; Aguiar, C.; Teixeira, J.. 2014. Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings. Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches. http://www.dises-cec.org/braga-2014.html.
  87. M. Fuertes; Aguiar, C.. 2014. Vinculação e relações de amizade: O papel moderador da qualidade do contexto pré-escolar. X PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/vinculacao-e-relacoes-de-amizade-o-papel-moderador-da-qualidade-do-contexto-pre-escolar/17781?lang=en.
  88. Ana Madalena Gamelas; Aguiar, C.; Fialho, A.; Correia, I.. 2014. Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices. 3rd European and international Conference LINQ 2014 (Learning Innovations and Quality) in conjunction with the 9th EFQUEL Innovation Forum (EIF) 2014: Changing the Trajectory – Quality for Opening up Education. http://eif.efquel.org/.
  89. Boavida, T.; Aguiar, C.; R. A. McWilliam. 2014. Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas. http://www.fiapopp2014congresso.pt/.
  90. Peceguina, I.; Aguiar, C.; Daniel, J.; Cadima, J.; Correia, N.; Fialho, A.. 2014. Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/teacher-child-relationships-quality-and-social-participation-in-the-preschool-setting/32659?lang=en.
  91. Ana Madalena Gamelas; Aguiar, C.; Fialho, A.; Correia, N.. 2014. Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices. 9th EFQUEL Innovation Forum & LINQ 2014.
  92. Aguiar, C.. 2014. Consistência do envolvimento das crianças em dois contextos: Creche e relações diádicas mãe-criança. II Encontros e Diálogos sobre Educação de Infância.
  93. Cadima, J.; Aguiar, C.; Ana Madalena Gamelas; Fialho, M.; Correia, N.. 2014. Supporting self-determination in inclusive preschool classrooms: Results from observations. International Congress on Early Childhood Intervention. http://www.iceci2014.com/.
  94. Correia, N.; Lopes, L.; Aguiar, C.. 2014. Developing a measure on teacher’s perceptions of the implementation of children’s participation right in preschool settings. EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood.
  95. Peceguina, M.; Aguiar, C.; Daniel, J. R; Cadima, J.; Correia, N.; Fialho, M.. 2014. Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting. EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood. https://www.jyu.fi/edu/en/earli-sig5-2014.
  96. Cadima, J.; Aguiar, C.; Ana Madalena Gamelas; Fialho, A.; Correia, N.. 2014. Supporting self-determination in inclusive preschool classrooms: Results from observations. Congress on Early Childhood Intervention.
  97. Daniel, J. R; Aguiar, C.; Peceguina, M.. 2014. A multilevel network study of friendship: The role of classroom features in inclusive preschools. EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood. https://www.jyu.fi/edu/en/earli-sig5-2014.
  98. Boavida, T.; McWilliam, R. A.; Aguiar, C.. 2013. Supporting functionality profiles by linking the MEISR to ICF-CY.. International Society on Early Intervention Regional Conference.
  99. Correia, N.; Aguiar, C.. 2013. Is children's participation right addressed by the Classroom Observation Scoring System and by the portuguese official standards for preschool education?. 1st Symposium Joaquim Bairrão “Transatlantic Trends in Childhood Intervention”.
  100. Fialho, M.; Aguiar, C.. 2013. The matching between the Classroom Assessment Scoring System and Portuguese official standards for preschool education. 1st Symposium Joaquim Bairrão: Transatlantic Trends in Childhood Intervention. http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=10776.
  101. Aguiar, C.; Correia, N.; Fialho, A.; Ana Madalena Gamelas; Ferreira, M.; Cadima, J.; Peceguina, I.; Boavida, T.; Santos, A.J.. 2013. Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância. VIII Seminário Internacional de Investigação em Psicologia.
  102. S. Goulart; Aguiar, C.; Agulhas, R.. 2013. O ajustamento emocional das crianças perante diferentes modalidades de fixação de residência. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. http://www.viiisnip2013.com/.
  103. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.. 2013. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program.. International Society on Early Intervention Regional Conference.
  104. Sílvia Barros; Aguiar, C.. 2013. Quality in early childhood education and child engagement: Following in the footsteps of Joaquim Bairrão.. 1st Symposium Joaquim Bairrão: Transatlantic Trends in Childhood Intervention. http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=10776.
  105. Ana Madalena Gamelas; Aguiar, C.. 2013. Preschool teachers’ ideas about practices to promote peer relationships: Using q methodology to determine viewpoints. 4th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership. http://www.globalcenter.info/wclta/index.htm.
  106. Fialho, A.; Correia, N.; Aguiar, C.. 2013. The matching between the Classroom Assessment Scoring System and portuguese official standards for preschool education. 1st Symposium Joaquim Bairrão “Transatlantic Trends in Childhood Intervention.
  107. Correia, N.; Aguiar, C.. 2013. Is children’s participation right addressed by the Classroom Observation Scoring System and by the Portuguese official standards for preschool education?. 1st Symposium Joaquim Bairrão: Transatlantic Trends in Childhood Intervention. http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=10776.
  108. Boavida, T.; Aguiar, C.; R. A. McWilliam. 2013. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program. ISEI Regional Conference S. Petersburg. http://depts.washington.edu/isei/2013Conf/StPetersburg_Program.pdf.
  109. Boavida, T.; R. A. McWilliam; Aguiar, C.; Marília Ornelas. 2013. Supporting functionality profiles by linking the MEISR to the ICF-CY. ISEI Regional Conference St. Petersburg. http://depts.washington.edu/isei/2013Conf/StPetersburg_Program.pdf.
  110. Aguiar, C.; Correia, N.; Fialho, M.; Ana Madalena Gamelas; Ferreira, M.; Cadima, J.; Peceguina, I.; et al. 2013. Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. http://www.viiisnip2013.com/.
  111. Aguiar, C.. 2013. Relações sociais em contexto de jardim de infância. I Encontro Crescer com Empatia. http://empatia.iscte-iul.pt/.
  112. Correia, N.; Aguiar, C.. 2013. Direito de participação das crianças: Uma síntese de literatura. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. http://www.viiisnip2013.com/.
  113. Aguiar, C.. 2013. A educação pré-escolar e a redução do risco sociocultural. II Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: Contextos Comunitários e Educativos.
  114. Fialho, M.; Aguiar, C.. 2012. As estratégias sociais de crianças com incapacidades em contexto pré-escolar: diferenças em função do perfil de incapacidade. 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. http://eventos.ispa.pt/xiicoloquiopsicologiaeeducacao/.
  115. Fialho, M.; Aguiar, C.. 2012. Avaliação das estratégias sociais de crianças com incapacidades em contexto pré-escolar. 1º Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: Contextos, Investigação e Intervenção. http://www.cis.com.pt/uploadedfiles/files/encontro_call_posters_(2).pdf.
  116. Correia, N.; Aguiar, C.. 2012. Direito de participação das crianças: Definição e operacionalização do conceito. Seminário Internacional Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição.
  117. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.. 2012. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in Early Intervention. DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families.
  118. Boavida, T.; Aguiar, C.; R. A. McWilliam. 2012. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in EI. Division for Early Childhood 2012 Conference.
  119. Aguiar, C.; Correia, N.. 2012. Direito de participação das crianças: Definição e operacionalização do conceito. Seminário Internacional Educação para a Cidadania Participatória em Sociedades em Transição. http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=4129.
  120. Boavida, T.; Aguiar, C.; R. A. McWilliam. 2012. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in early intervention. 1st International Early Childhood Intervention Conference. http://www.ie.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=5632&Mid=171&lang=pt-PT&pageid=3&tabid=0.
  121. Boavida, T.; Aguiar, C.; Teixeira, J.. 2011. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento.
  122. Boavida, T.; McWilliam, R. A.; Aguiar, C.. 2011. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services. --.
  123. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A.; Pimentel, J.. 2011. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law. --.
  124. Boavida, T.; Aguiar, C.; Araújo, C. L.. 2010. Qualidade dos Objectivos dos Programas Educativos Individuais: um contributo para a compreensão das nossas práticas.. VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce.
  125. Boavida, T.; Aguiar, C.; Araújo, C. L.. 2010. Objectivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar.. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
  126. Boavida, T.; Aguiar, C.; Araújo, C. L.. 2009. Qualidade Global e Qualidade Inclusiva em Contextos Pré-escolares no Distrito de Lisboa. .. International Conference Changing Practices around the World.
  127. Boavida, T.; Aguiar, C.; Teixeira, J.. 2009. Quality in inclusive preschool settings. --.
  128. Boavida, T.; Aguiar, C.; Teixeira, J.. 2009. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities. --.
  129. Boavida, T.; Aguiar, C.; Araújo, C. L.. 2008. Global Quality in mainstreaming preschool inclusive setting and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities attending the setting.. 2nd International Conference on Special Education, Turkey, 18-21 June..
  130. Boavida, T.; Aguiar, C.; Teixeira, J.. 2008. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados. --.
  131. Boavida, T.; Aguiar, C.; Araújo, C. L.. 2007. Does the quality of inclusive experiences measure incorporate Portuguese official for preschool education and inclusion quality”.. 13th European Conference on Developmental Psychology.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/02/08 - Atual Monitorização e Avaliação do Projeto GRIT
Coorientador de Ana Margarida Ferreira Fonseca
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/08 - Atual Perceções sobre Autonomia em Lar de Infância e Juventude
Orientador de Daniela Marques Neves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - Atual Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: as ideias das educadoras de infância
Orientador de Ana Teresa Noura Gonçalves
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - Atual A composição do grupo e a qualidade das interações educador-criança: Efeitos bidireccionais?
Orientador de Ana Lúcia Aguiar
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - Atual Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré escolar: A mediação da regulação emocional e moderação da interação educador-criança
Orientador de Ana Margarida Fialho
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2020/05 Participação, qualidade e desenvolvimento sociocognitivo: do plano dos direitos às evidências empíricas
Orientador de Nadine Correia
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Privação material da família, bem-estar e envolvimento parental
Orientador de Inês Filipa da Graça da Cruz
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Relações Educador-Criança e Qualidade das Amizades entre pares
Orientador de Catarina Pires da Costa Marcelino
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: Efeito mediador dos problemas de comportamento.
Orientador de Clémence da Eira Freitas
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/03 - 2019/12/03 A relação educador-criança: Preditores da perceção dos dois elementos da díade
Orientador de Inês Galamba Soares
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Perceções das crianças em relação ao direito de participação em salas de jardim de infância
Orientador de Beatriz Fragoso Charrano
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
Orientador de Ana Miriam Mata das Neves
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/18 - 2018/12/18 Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
Orientador de Joana Sofia Meira Pinto Durães
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/12 - 2018/12/12 A Autoeficácia dos Educadores de Infância e a Relação com Crianças com Necessidades Educativas Especiais: O Efeito Moderador do Grau de Incapacidade da Criança
Orientador de Sara Cristina Pires Caneiras
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/26 - 2018/11/26 Avaliação da resposta da Associação Pais em Rede: A perspetiva dos pais/cuidadores
Orientador de Joana Godinho da Palma
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/08/31 - 2018/08/31 Percepção das famílias sobre a intervenção do projeto de apoio domiciliário do banco do bébé
Orientador de Mariana Segurado Marques Calderón
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2018 Pós-Doutoramento: Professional Development on Collaborative Consultation in Early Childhood Intervention
Coorientador
Pós-doutoramento (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2018 Pós-doutoramento: Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia
Orientador
Pós-doutoramento (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/11 - 2017/12/11 A relação educadora-criança e as amizades das crianças: O risco como variável moderadora
Orientador de André Miguel Marques Raimundo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/07 - 2017/12/07 A Colaboração entre os Serviços de Intervenção Precoce na Infância e os Serviços de Promoção de Crianças e Jovens em Risco
Orientador de Joana Rita Caldeira Albuquerque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/20 - 2017/11/20 Fatores subjacentes às escolhas sociométricas de crianças em idade pré-escolar
Orientador de Rita Câmara Pacheco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2017 Teacher-child interactions, disability profile, and social experiences of children in inclusive preschool classroom
Orientador de Milene Ferreira
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2016/12/06 - 2016/12/06 Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores
Orientador de Pedro Daniel Dias Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Pós-Doutoramento: Inclusão, Participação Social e Desempenho Académico: Um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Pós-doutoramento (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Teacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECED dosage and disability status as moderators
Orientador de Ana Lúcia Vidigal Paixão Aguiar
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2015/10/30 Estatuto social em contexto pré-escolar: o olhar dos educadores
Orientador de Inês Santiago Gomes da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Modus operandi dos abusadores sexuais: Características identificadas nas crianças abusadas.
Orientador
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância
Orientador
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos
Orientador
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2009 - 2013 Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and objectives
Orientador de Tânia Boavida
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local de intervenção
Orientador
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce
Orientador
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais
Orientador
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela
Orientador
Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Pós-doutoramento: Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância
Orientador
Pós-doutoramento (Outra)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 - 2011 Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2010 - 2010 Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Representações de vinculação parentais
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Crescer só…entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação da criança em idade escolar
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Auto-estima e ausência paterna.
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2008 - 2008 Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2008 - 2008 A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA.
Coorientador
Infecção VIH/SIDA (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/01/01 - Atual Early Childhood Research Quarterly Elsiever
2015/07/16 - Atual Journal of Early Childhood Education Research
2015/05/31 - Atual Investigar em Educação
2012/07/04 - Atual Psicologia
2011/10/13 - Atual Da Investigação às Práticas
Atual Early Childhood Research Quarterly
Atual Análise Psicológica
Atual Laboratório de Psicologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - 2020/07 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Tese em Psicologia II Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Tese em Psicologia I Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Tese em Psicologia IV Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Tese em Psicologia II Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Tese em Psicologia I Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Tese em Psicologia III Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Desenvolvimento de Competências Profissionais Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Competências Académicas I Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Tese em Psicologia II Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Tese em Psicologia IV Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Estágio de Psicologia Social e das Organizações Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Tese em Psicologia III Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Tese em Psicologia I Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Estágio de Psicologia Social e das Organizações Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Competências Académicas I Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Tese em Psicologia IV Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Competências Académicas I Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Tese em Psicologia Psicologia (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/07 Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/07 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/01 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - 2013/07 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - 2013/07 Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - 2013/07 Métodos de Investigação Qualitativos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Saúde em Contexto Educacional Psicologia Social da Saúde (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Comunicação em Educação Administração Escolar (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Análise de Dados Qualitativos em Psicologia Psicologia das Emoções (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Dissertação em Psicologia Social e das Organizações Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Competências Académicas II Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Atitudes e Mudança de Atitudes Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09 - 2012/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação Portuguesa de Psicologia
Atual International Society on Early Intervention
Atual Fórum de Estudos de Educação Inclusiva
Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância
2007 - 2011 Society for Research in Child Development

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Comissão Científica do Laboratório de Línguas e Competências Transversais
Membro
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - Atual Comissão Pedagógica da Escola de Ciências Sociais e Humanas
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01 - 2025 Ethics Committee
Membro
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/03 - 2017/02 Comissão Permanente do Conselho Pedagógico
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - 2017 Plenário do Conselho Pedagógico
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2016 Prémio Pedagógico do ISCTE-IUL 2016
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 Prémio Científico do ISCTE-IUL 2016
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Prémio Científico do ISCTE-IUL 2015
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities
Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian, Portugal