???global.info.a_carregar???
Doutorado em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), onde leciona disciplinas de Português como Língua Estrangeira e Linguística. Coordenador do LAPE de Leiria (Local para Aplicação e Promoção de Exames como Língua Estrangeira) e Membro da Comissão Científica e Pedagógica da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês. Investigador Integrado do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra, no grupo Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA). Interessa-se pela descrição de géneros textuais em diferentes áreas disciplinares e pela didática da literacia escolar e académica em Língua Materna e Língua Não Materna. Possui experiência profissional na área da tradução técnica e formação complementar na área da tradução literária. *********************************************************************************************************************************************************** PhD in Portuguese Language and Culture (Foreign Language/Second Language) from the Faculty of Letters of the University of Lisbon. Adjunct Professor at the Polytechnic of Leiria (ESECS-IPL) in the fields of Portuguese as a Foreign / Second Language and Linguistics. Coordinator of the Leiria LAPE (Local for the Application and Promotion of Examinations as a Foreign Language) and member of the Scientific and Pedagogical Committee of the degree in Portuguese-Chinese Translation and Interpreting. Integrated member of the Center for the Study of General and Applied Linguistics (CELGA-ILTEC) at the University of Coimbra, in the group "Academic Discourse and Discursive Practices". Research interests include the description of textual genres in different disciplinary areas and in the teaching of academic literacy in Portuguese as a first and second/foreign language. Professional experience in technical translation and complementary training in literary translation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fausto Felix Geert Caels

Nomes de citação

  • Caels, Fausto

Identificadores de autor

Ciência ID
2816-90DD-7DD8
ORCID iD
0000-0001-7589-2793

Endereços de correio eletrónico

  • fausto.caels@gmail.com (Profissional)
  • fausto.caels@ipleiria.pt (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada. Faculdade de Letras, Largo da Porta Férrea , 3004-530 , COIMBRA, Coimbra, Portugal (Profissional)
  • Escola Superior Educação e Ciências Sociais Campus 1 Rua Dr. João Soares; Apartado 4045 , 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Holandês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento)
Especialização em Linguística Aplicada
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Os textos de Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2002
Concluído
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/09/15 - 2020/09/14 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2020 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2017/09/19 - 2018/02/28 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/09/01 - 2017/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2017/02/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2008 - 2009 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordenador do LAPE - Local de Aplicação e Promoção de Exames de Português Língua Estrangeira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2023 Coordenador Adjunto do GEPLE - Grupo de Ensino do Português Língua Estrangeira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01/01 - Atual Investigador (membro integrado) Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2017/05/01 - 2017/12/31 Bolseiro de Pós doutoramento Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2003/01/01 - 2016/01/01 Investigador (membro não integrado) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2011/04/01 - 2015/05/30 Bolseiro de doutoramento (SFRH/BD/73799/2010) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 - 2006 Docente de Neerlandês como Língua Estrangeira CCL-ISCTE, Portugal
2002 - 2006 Tradutor Freelancer Neerlandês-Português Empresas várias no ramo da Tradução, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2023 Criação de tutoriais sobre o funcionamento da ESECS: a aprendizagem baseada em projetos na aquisição de competências de português e de tradução por estudantes chineses
0000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
Em curso
2021 - 2022 Link Me Up - 1000 ideias? - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo
POCI-03-33B5-FSE-072070
POCH-04-5267-FSE-000814
Investigador
European and International Unit
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Textos, géneros e conhecimento: Para o mapeamento dos usos disciplinares da língua nos diferentes níveis de ensino
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
Em curso
2011 - 2013 Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE)
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2009 - 2012 Desenvolvimento de metodologias para a aprendizagem de uma língua segunda e a construção de materiais adequados ao ensino de português como língua não materna
Metodologias e materiais PLNM
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2007 - 2009 Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na Escola Portuguesa
Turmas Bilngues
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2004 - 2008 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa
Diversidade Linguística
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Coelho, Flávia. Autor correspondente: Castro, Catarina. "Videotutoriais em português com legendas em chinês: Uma aprendizagem baseada em projeto com e para estudantes chineses". 2022.
    No prelo
  2. Caels, Fausto; Malheiro, Sara. Autor correspondente: Caels, Fausto. "Tradução de orações relativas para chinês: Da hipotaxe à parataxe". Trabalho apresentado em IPCE, 2020.
    Publicado
  3. Caels, Fausto; Ferreira, Paula Cristina Cinza Santos Leal. "(Re)contos do Oriente: Um projeto de escrita". Trabalho apresentado em IPCE, 2020.
    Publicado
  4. Caels, Fausto; Alexandre, Marta Filipe. Autor correspondente: Caels, Fausto. "A expressão do Tempo em textos de História: Mapeamento de recursos sintáticos". Trabalho apresentado em IPCE, 2020.
    Publicado
  5. Caels, Fausto; Alexandre, Marta Filipe. "Relações temporais e causais em textos de História". Trabalho apresentado em IPCE, 2020.
    Publicado
  6. Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Aprendizagens Essenciais de Português: Mapeamento de géneros textuais e competências associadas". Trabalho apresentado em LUSOCONF2019. II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 2019.
    Publicado
  7. Caels, Fausto; Coelho, Flávia; Ana Cen; Yuqin Lin. "Vantagens e limitações da tradução automática ZH-PT: Um estudo de caso". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2019.
    No prelo
  8. Barbeiro, L.; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "). Aprendizagens Essenciais de Portugue^s: Mapeamento de ge´neros textuais e compete^ncias associadas". Trabalho apresentado em LUSOCONF2019. II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 2019.
    Publicado
  9. Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Autor correspondente: Barbeiro, Luís. "Ge´neros textuais e interdisciplinaridade nas Aprendizagens Essenciais.". Trabalho apresentado em IPCE, 2019.
  10. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "O que (na~o) se entende por texto expositivo nos manuais de Portugue^s?". Trabalho apresentado em IPCE, 2019.
    Publicado
  11. Coelho, Flávia; Caels, Fausto. Autor correspondente: Coelho, Flávia. "Espac¸amentos antes e depois dos sinais de pontuac¸a~o: Um estudo de caso com alunos chineses.". Trabalho apresentado em IPCE, 2019.
  12. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Cardoso, Inês. Autor correspondente: Castro, Catarina. "Materiais para alunos chineses de Portugue^s Li´ngua Na~o Materna: A perspetiva dos estudantes.". Trabalho apresentado em IPCE, 2019.
    Publicado
  13. Quaresma, Ângela; Caels, Fausto. Autor correspondente: Quaresma, Ângela. "Elementos verbais e visuais em manuais de Histo´ria e de Cie^ncias Naturais.". Trabalho apresentado em IPCE, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fausto Caels; Ângela Quaresma; Luís Barbeiro; Marta Filipe Alexandre. "Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada (2023): https://doi.org/10.1590/1678-460x202339457469.
    10.1590/1678-460x202339457469
  2. Caels, Fausto; Romain Gillain; Coelho, Flávia. Autor correspondente: Caels, Fausto. "Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do Politécnico de Leiria: Escolha de entidades cooperantes.". Rotas a Oriente 3 (2023): 225-244.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Caels, Fausto; Barbeiro, L. F.; Gouveia, C. A. M.. "Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: Propósitos, estruturas e realizações textuais". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 13-32. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17433.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M; Marta Filipe Alexandre. "Sequential explanations in Natural Sciences textbooks: Lexicogrammatical resources and pedagogical strategies". In Selected texts of ESFLC Vigo 2023. 2024.
    Submetido
  2. Gouveia, Carlos A. M.; Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto. "Learning to use Reading to Learn in Portugal". In Reading to Learn, Reading the World - How Genre-based Literacy Pedagogy is Democratizing Education, editado por Claire Acevedo; David Rose; Rachel Whittaker. Equinox, 2023.
    No prelo
  3. Caels, Fausto. "O Português como língua veicular de saberes escolares: Pistas para a conceção de materiais didáticos". In Desenvolvimento de materiais didáticos para português como língua não materna, editado por Ana L. Madeira; Catarina F. Castro. Lidel, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto. "Investigação sobre o discurso da História em Portugal: Um ponto da situação". In Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática, editado por Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. Grácio Editor, 2023.
    No prelo
  5. Mário Alves; Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto. "A avaliatividade em manuais de História: Análise exploratória". In Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática, editado por Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. Grácio Editor, 2023.
    No prelo
  6. Caels, Fausto; Vieira de Castro, Ana Catarina; Coelho, Flávia. Autor correspondente: Caels, Fausto. "Criação de videotutoriais sobre o funcionamento da ESECS: a aprendizagem baseada em projetos na aquisição de competências de português e de tradução por estudantes chineses.". In Projetos de Inovação Pedagógica, Skills4Future: Innovative Practices, 262-266. Politécnico de Leiria, 2023.
  7. Caels, Fausto; Cardoso, Inês; Catarina F. Castro. "Estratégias para o desenvolvimento da expressão escrita por alunos chineses de português língua não materna". In Práticas de Português Língua Estrangeira em tempos de isolamento social: Provocações para uma era pós-Covid, editado por C. Moisés; A. Thomé Williams. Editora Pontes., 2022.
    Publicado
  8. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto. "Classificações textuais e documentos programáticos de Português". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 51-70. Grácio Editor, 2022.
    No prelo
  9. Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da. "Géneros escolares e aprendizagens". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 71-96. Grácio Editor, 2022.
    No prelo
  10. Caels, Fausto. "Investigac¸a~o sobre os usos disciplinares da li´ngua portuguesa no Ensino Ba´sico: Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?". In Discurso Acade´mico: Uma a´rea disciplinar em construc¸a~o, 317-324. Portugal: CELGA-ILTEC, 2019.
    Publicado
  11. Caels, Fausto; Barbeiro, Luís; Santos, Joana Vieira. "Discurso Acade´mico: Estaleiro e construc¸a~o". In Discurso Acade´mico: Uma a´rea disciplinar em construc¸a~o, 8-17. Portugal: CELGA-ILTEC, 2019.
    Publicado
  12. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Caracterizac¸a~o dos ge´neros do Ensino Ba´sico e Secunda´rio". In Discurso Acade´mico: Uma a´rea disciplinar em construc¸a~o, 108-133. Portugal: CELGA-ILTEC, 2019.
    Publicado
  13. Caels, Fausto; Alexandre, Marta Filipe. "Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, 107-159. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  14. Solla, Luísa; Caels, Fausto. "O que aprendemos com o Projeto". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, 287-300. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  15. Matias, Nelson; Solla, Luísa; Cunha, Filipa; Brízida, Elsa; Gonçalves, Débora; Caels, Fausto. "Resultados do inquérito". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  16. Caels, Fausto. "Guzerate". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 43-60. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  17. Arim, Eva; Carvalho, Nuno; Caels, Fausto. "Ucraniano". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 87-107. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  18. Mendes, Mafalda; Caels, Fausto. "Diversidade Linguística na Escola - Uma problemática global". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 171-293. Lisboa: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  19. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. "Análise de Narrativas Escritas". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 149-161. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  20. Caels, Fausto. "Modelo de Análise de Narrativas Escritas". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 119-147. Lisboa: ILEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  21. Carvalho, Nuno; Caels, Fausto. "Turmas Bilingues". In Temas em Bilinguismo, editado por Flores, Cristina, 175-190. Braga, Portugal: Universidade do Minho / Centro de Estudos Humanísticos, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Alexandre, M. F.; Caels, F.; Marques, G.; Mendes, M. ; Conde, I.. Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019); Selected papers from the 29th European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2019). Politécnico de Leiria e CELGA-ILTEC. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Ferreira, P. C.; Caels, F. C.. (Re)contos do Oriente: Um olhar dos estudantes chineses.. ESECS-IPLeiria. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Caels, F. C.; Cardoso, I.. Receitas chinesas escritas por alunos de Redação em Português III: Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada - Ano Letivo 2019/20. ESECS-IPLeiria. 2020.
    Publicado • Editor
  4. Caels, F.; Barbeiro, L. F.; Santos, J. V.. Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. CELGA-ILTEC / ESECS. 2019.
    Editor
Livro
  1. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Barbeiro, Célia. Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises. Grácio Editor. 2022.
    No prelo
  2. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Autor correspondente: Caels, Fausto. Os géneros em manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Mapeamento dos géneros. Portugal: CELGA-ILTEC. 2019.
    Publicado
  3. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Autor correspondente: Caels, Fausto. Os géneros em manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Géneros procedimentais. Portugal: CELGA-ILTEC. 2019.
  4. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Os géneros das Ciências Naturais, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Explicação Sequencial. Coimbra: CELGA-ILTEC. 2018.
    Publicado
  5. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Os géneros das Ciências Naturais, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Relatório Composicional. Coimbra, Portugal: CELGA-ILTEC. 2018.
    Publicado
  6. Caels, Fausto. GUIA para o ensino do Português Língua de Acolhimento (PLA) no contexto da Educação Não Formal (ENF). Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.). 2016.
    Publicado
  7. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. Teste de diagnóstico de Português Língua Não Materna: 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Publicado
  8. Caels, Fausto. Testes de diagnóstico de Português Língua Não Materna - Introdução Geral. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Publicado
  9. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. Teste de Diagnóstico de Português Língua Não Materna: 3.º ao 6.º ano do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Publicado
  10. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. Teste de diagnóstico de Português Língua Não Materna: 3.º ciclo do EB e Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Publicado
Manual
  1. Caels, F.; Oliveira, L.; Barbeiro, L. F.; Gomes, S.. Língua Portuguesa Aplicada à Gestão. Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Géneros textuais em manuais de Ciências Naturais". Trabalho apresentado em Encontro Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2018.
Resumo em conferência
  1. Caels, Fausto. "Testes de avaliação de diagnóstico em Português Língua Não Materna". Trabalho apresentado em Seminário sobre Metodologias e Materiais para o Ensino do Português como Língua Não Materna, Lisboa, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Caels, Fausto. "Os textos de Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2016. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23642/1/ulsd072588_td_tese.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares - pistas para a caracterização e didatização do português como língua veicular X Colóquio Responder aos Desafios da Educação Inclusiva
CFAE Coimbra
2023 Vamos à rádio? Alunos chineses como agentes ativos na criação e utilização de recursos digitais de Português Língua Estrangeira Colóquio Internacional "Línguas estrangeiras, ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho"
Universidad de Castille - La Mancha, Espanha
2023 Project-based learning to promote the acquisition of Portuguese as a Foreign Language by Chinese students and Multimodal Translation from Portuguese to Chinese International Conference on “Language and Intercultural Communication Learning” (LaICL)
Águeda School of Technology and Management, University of Aveiro
2023 Utilização das TIC e a aprendizagem Baseada em Projeto: Partilha de uma iniciativa de Inovação Pedagógica na área do PLE com e para estudantes chineses Seminário "Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM"
ESECS, IPLeiria
2023 Videotutoriais em português com legendas em chinês: Uma aprendizagem baseada em projeto com e para estudantes chineses Jornadas Pedagógicas – Partilha de Práticas Pedagógicas
Politécnico de Leiria
2023 The development of a placement test to identify Chinese students' proficiency level in Portuguese. The MATSDA/Bilingual International School Conference "Materials for Testing"
MATSDA
2023 O Ensino Baseado em Projetos na aprendizagem de PLE por alunos chineses no ensino superior Congresso Internacional “Ensino, Formação e Investigação"
Universidade Nova de Lisboa
2022 Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do IPLeiria: Escolha de entidades cooperantes 5.º Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa"
Universidade de Aveiro
2022 Verbos de cozinha em PT e em ZH: Pontos de contacto e de divergência léxicosemânticos entre duas tradições gastronómicas 5.º Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa"
Universidade de Aveiro
2021 Los géneros escolares en Portugal: Resultados de un proyecto de investigación sobre libros de texto de portugués, ciencias e historia Jornada de la Enseñanza de la Lengua
Programa de Formación Docente en Lengua y Literatura (PRODELL) (Argentina)
2021 Pistas para a análise de textos escolares e académicos Conferência integrada no seminário "Gramática e Comunicação"
Mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Portugal)
2021 Introdução à Pedagogia de Género (e a sua aplicação ao ensino de L2/LE) Conferência integrada no seminário "Ensino, Aprendizagem e Avaliação"
Mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda
2021 Contrastes léxico-semânticos entre o PT e o ZH e a sua abordagem em dicionários bilingues destinados a falantes chineses IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho
2021 Articulação interdisciplinar e otimização da proficiência linguística IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho
2021 Pedagogia de género no ensino do português a falantes chineses: Algumas reflexões metodológicas IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho
2021 A avaliatividade nos manuais de história: Análise exploratória 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Universidade de Coimbra
2021 Investigação sobre o discurso da História no projeto "Textos, géneros e conhecimento": Um ponto de situação 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Universidade de Coimbra
2021 (Re)contos do Oriente: um projeto de escrita X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
ESECS, IPLeiria
2021 Vantagens e limitações da tradução automática ZH-PT: Um estudo de caso X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
ESECS, IPLeiria
2021 Escrever para lá da sala de aula: Relato de dois projetos de escrita colaborativa em Português como Língua Adicional III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (SINEPLA)
Universidade de Coimbra
2019 A progressa~o lingui´stica na dida´tica das cie^ncias: que textos e ge´neros sa~o utilizados no estudo do sistema circulato´rio em diferentes etapas de escolaridade? XXXV Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Lingui´stica
Universidade do Minho
2019 The concept of genre in the teaching of Portuguese L1 ARLE 2019
Universidade Nova de Lisboa
2019 Exemplificando estratégias de leitura e escrita de base genológica VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – Algumas Décadas de Investigação e Ensino
Universidade de Aveiro
2018 Quantos significados cabem num só texto? Palestra no Seminário de formação para alunos de Doutoramento
Facultat de Filoloxía e Tradución, Universidade de Vigo
2012 Ler, escrever (e falar) sobre ciências nas aulas de PLNM Encontro de professores de Português Língua Não Materna
ILTEC e ESE de Lisboa
2009 Testes de avaliação de diagnóstico em Português Língua Não Materna Seminário - Português Língua Não Materna: Metodologias e Materiais
ILTEC (Lisboa)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Orientação de bolseiro de doutoramento no Projeto "Textos, Géneros e Conhecimento"
Coorientador
CELGA-ILTEC, UC, Portugal
2023 - Atual O ensino da produção escrita em português língua estrangeira no Senegal, segundo a abordagem de género da Escola de Sydney
Coorientador de Adrien Modeste Mendy
Doutoramento em Portugue^s como Li´ngua Estrangeira/Li´ngua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras , Portugal
2023 - Atual A avaliação diagnóstica em Português Língua Não Materna: Fundamentos e proposta de um modelo de teste
Coorientador de Ana Sarzedas
Doutoramento em Portugue^s como Li´ngua Estrangeira/Li´ngua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras , Portugal
2023 - Atual Didatização da organização do texto escrito com base na paragrafação, na sua relação com os géneros textuais académicos
Coorientador de Emília Marrengula
Doutoramento em Portugue^s como Li´ngua Estrangeira/Li´ngua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras , Portugal
2019 - Atual O Português Língua de Herança na Bélgica: (des)articulações das práticas de ensino-aprendizagem em contexto formal e não formal
Coorientador
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2023 O contraste léxico-semântico entre o PT e o ZH e o seu reflexo na lexicografa bilingue destinada a falantes chineses
Coorientador de Yuqin Lin
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2022 A nominalização de Processos no ensino do Português para Fins Específicos na China: Análise de um manual de temas económico-comerciais
Coorientador de Zhu Ruizhe
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2022 A produção escrita no ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) no Senegal.
Coorientador de Adrien Modeste Mendy
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2020 Orientação de bolseiro de investigação (mestre) no Projeto "Textos Géneros e Conhecimento"
Coorientador de Ângela Quaresma
CELGA-ILTEC, UC, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual LAPE Leiria - Local de Aplicação e Promoção de Exames de Português Língua Estrangeira Vigilante e Examinador

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Membro da Comissão Organizadora do ENDA 2 Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão Organizadora do ENDA 1
Membro
CELGA-ILTEC, UC, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do ISFC2019
Membro
Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do ESFLC2019
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do VI EIRE
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do ESFLC2019
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do VI EIRE
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do VIII IPCE
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do ENDA 1
Membro
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Distinções

Outra distinção

2022 Projeto premiado no Concurso para o Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica (2ª edição)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal