???global.info.a_carregar???
Susana Vilas Boas. Concluiu o Doutoramento Europeu em Educação e Formação de Adultos em 2018 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com protocolo com a Universidade de Granada-Espanha. E em 2009, o Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação e Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Investigadora integrada no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e Investigadora Integrada no(a) Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada do curso Ciências Sociais da Universidade Aberta e Professora Auxiliar Convidada do Curso de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Villas-Boas

Nomes de citação

  • Villas-Boas, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
2611-5646-0C5C
ORCID iD
0000-0003-3937-3229

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018
Concluído
Permanent Education and Adult Education (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Intergenerational Education as a Strategy for the Promotion of Active Aging: Analysis of a local community, as a basis for relevant and sustainable projects" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinction and Praise by unanimous vote of the Ju
2009
Concluído
Master of Science Education (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Internship - COMPINTER Project "Training in Intercultural Competencies in Agents Intervening with Students of Immigrant Origin" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 Values
2008
Concluído
Sciences Education (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 values
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/08/31 Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, Portugal
2024/02/01 - 2024/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/02/01 - 2022/08/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/05/31 - Atual Investigadora convidada Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2011/01/15 - Atual Investigadora Integrada Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2020/10/01 - 2022/09/30 Tutora Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/15 - 2020/04/28 Freelancer in support and guidance of thesis and academic work and support to professionals. Assessoria Educativa ISA, Portugal
2018/02/05 - 2018/08/31 Assistant professor invited to teach adult education and training of the sciences education degree. to teach Master's Degree in Adult Education and Training and Community Intervention. And orientatio Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2018 Investigadora Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
2015/02/01 - 2017/08/31 Assistant professor invited to teach adult education and training of the sciences education degree Assessoria Educativa ISA, Portugal
2013/10/01 - 2017/08/31 FCT PhD scholarship [SRFH / BD / 86104/2012] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2010/02/01 - 2013/08/10 Senior research technician of the "UBIgual Project - Gender Equality Plan" Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/10/25 - 2009/12/31 Monitor in the itinerant campaign "Weighing Health" Liga Portuguesa de Profilaxia Social, Portugal
2008/10/12 - 2009/09/30 Research grant of the COMPINTER Project - Training of educational agents for the development of intercultural competences Universidad de Granada - Campus de Cartuja, Espanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/12/01 - 2022/06/30 EMEcs -European market environment in the construction sector on sector. Enhancing the free movement of posted workers in EU
VP/2020/007/0056
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluído
2020/10/01 - 2021/07/30 Projeto YES- Youth Employment Skill set in posting
VP/2019/008/0034
Investigador Pós-doutorado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Villas-Boas, Susana. "Study on social support and generational diversity | Estudo sobre o apoio social e a diversidade geracional". 2016.
  2. Boas, Susana. "The Intergenerational learning Programs: A new Sphere of Lifelong Education". 2014.
  3. Boas, Susana. "Characterization of a local community: the first step in the elaboration of Intergenerational Educational programs | Caracterização de uma comunidade local: o primeiro passo na elaboração de programas Educativos Intergeracionais". 2014.
  4. Villas-Boas, Susana. "Training of teachers for work ehith senior adults: A shared project between the UNRC (National University Río Quarto - Argentina) and the UGR (University of Granada- Spain) | Formación de docentes para el trabajo con adultos mayores: Un proyecto compartido entre UNRC (Argentina) y UGR (España". 2014.
  5. Villas-Boas, Susana. "University and Gender Equality in times of crisis |Universidade e Igualdade de Género em tempos de crise". 2013.
  6. Villas-Boas, Susana. "Discourses on Gender Equality at the UBI | Discursos sobre Igualdade de Género na UBI". 2011.
  7. Villas-Boas, Susana. "Gender Equality and working conditions in a Higher Education organization | A Igualdade de Género e as condições de trabalho numa orga-nização de Ensino Superior". 2011.
  8. Villas-Boas, Susana. "Evaluation of the Intercultural Compinter Education Program. |". 2009.
  9. Villas-Boas, Susana. "In search of some reference criteria in the evaluation of socio-educational intervention programs | En Busca de unos criterios de referencia en la evaluación de Programas de Intervención socioeducativos". 2009.
Artigo em revista
  1. Susana Villas-Boas; José Tomás da Silva; Albertina Lima de Oliveira; Natália Ramos; Inmaculada Montero. "QIIP- Cuestionario de intereses para la práctica intergeneracional". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2019): https://doi.org/10.7179/PSRI_2019.33.07.
    10.7179/PSRI_2019.33.07
  2. Susana Villas-Boas; Albertina Lima Oliveira; Natália Ramos; Inmaculada Montero. "Predictors of Quality of Life in Different Age Groups Across Adulthood". Journal of Intergenerational Relationships (2019): https://doi.org/10.1080/15350770.2018.1500330.
    10.1080/15350770.2018.1500330
  3. Boas, Susana. "Social support and generational diversity: the potential of LSNS-6 | Apoyo social y diversidad generacional: el potencial de la LSNS-6". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria (2018): https://doi.org/10.7179/PSRI_2018.31.14.
    10.7179/PSRI_2018.31.14
  4. Susana Villas-Boas; Albertina Lima de Oliveira; Natália Ramos; Inmaculada Montero. "A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativo". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 188-188. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2584.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2584
  5. Boas, Susana. "The reduction of stereotypes and negative attitudes between generations - The contribution of intergenerational education | A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações - O contributo da educação intergeracional.". Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.3, set.-dez., 206-220 (2017): https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733.
    https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733365p.206-220
  6. Boas, Susana. "Planificação de programas intergeracionais: Ilustrações com base numa freguesia da cidade do Porto.". Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación,5, p.379-383 (2017): https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.3222.
    DOI: 10.17979/reipe.2017.0.05.2584
  7. Boas, Susana. "Intergenerational Education as a promoter of active aging: Study of a local community | Educação Intergeracional como promotora do envelhecimento ativo: Estudo de uma comunidade local". ReiDoCrea, 6, 105-119 (2017): http://hdl.handle.net/10481/45113.
  8. Boas, Susana. "Planning of intergenerational programs: Illustrations based in a parish of the city of Oporto | Planificação de programas intergeracionais: Ilustrações com base numa freguesia da cidade do Porto". Revista de Estudios e Investigación en Psicoloxía e Educación (2017):
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.3222
  9. Villas-Boas, Susana. "Intergenerational Education as a promoter of active aging: Study of a local community | Educação Intergeracional como promotora do envelhecimento ativo: Estudo de uma comunidade local". ReiDoCrea, 6, 105-119 (2017): http://hdl.handle.net/10481/45113.
  10. Oliveira, C.S.; Villas-Boas, S.; Heras, S.L.. "Harassment during hazing in a Portuguese public university | Assédio no ritual da praxe académica numa universidade pública Portuguesa". Sociologia, Problemas e Praticas 80 (2016): 49-67. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84953720463&partnerID=MN8TOARS.
    10.7458/SPP2016803303
  11. Boas, Susana. "Gender stereotypes and sexism among higher education professors | Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior". Revista Iberoamericana de Educacion Superior 7 19 (2016): 22-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84971425364&partnerID=MN8TOARS.
  12. Boas, Susana. "Intergenerational Education in the framework of lifelong education: Intergenerational, Social and Pedagogical Challenges | Educação Intergeracional e Educação/Aprendizagem ao longo da vida - Desafios Intergeracionais, Sociais e Pedagógicos". Revista Investigar em Educação (2016): http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/8.
  13. Villas-Boas, Susana. "Intergenerational Education in the framework of lifelong education: Intergenerational, Social and Pedagogical Challenges | Educação Intergeracional e Educação/Aprendizagem ao longo da vida - Desafios Intergeracionais, Sociais e Pedagógicos". Revista Investigar em Educação (2016): http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/8.
  14. Boas, Susana. "Knowledge of the local community for the elaboration and implementation of intergenerational programs | Conhecimento da comunidade local para a elaboração e implementação de programas intergeracionais". Revista Brasileira de Estudos de Populacão 32 1 (2015): 189-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938852674&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-30982015000000010
  15. Boas, Susana. "Elaboration of Intergenerational Programs: The Community Profile Design | Elaboração de programas intergeracionais: O desenho do perfil comunitário". Educação, Sociedade & Culturas (2015):
  16. Villas-Boas, Susana. "Elaboration of Intergenerational Programs: The Community Profile Design | Elaboração de programas intergeracionais: O desenho do perfil comunitário". Educação, Sociedade & Culturas (2015):
  17. Villas-Boas, Susana. "Household tasks and gender: Representations of students of Higher Education | Tarefas domésticas e género: Representações de estudantes do Ensino Superior". Revista ex aequo (2014): http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n30/n30a09.pdf.
  18. Villas-Boas, Susana. "Book Review Comparative Education: Routes Beyond the Sea | Recensão A voz dos avós: Migração, Memória e Património Cultural". Revista Portuguesa de Pedagogia (2013): http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/issue/view/119.
  19. Villas-Boas, Susana. "Book Review Comparative Education: Routes Beyond the Sea | Recensão A voz dos avós: Migração, Memória e Património Cultural". Revista Portuguesa de Pedagogia (2013): http://impactum-journals.uc.pt/index.php/rppedagogia/issue/view/119.
  20. Villas-Boas, Susana. "Gender Equality at the University of Beira Interior | Igualdade de Género na Uiversidade da Beira Interior". Revista Ex aequo, 25, 119-136 (2012):
  21. Villas-Boas, Susana. "Igualdade de Género na Universidade da Beira Interior". Revista ex aequo (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602012000100010.
  22. Villas-Boas, Susana. "Gender Equality at the University of Beira Interior | Igualdade de Género na Uiversidade da Beira Interior". Revista Ex aequo, 25, 119-136 (2012):
  23. Villas-Boas, Susana. "Igualdade de Género na Universidade da Beira Interior". Revista ex aequo (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602012000100010.
  24. Villas-Boas, Susana. "What are the characteristics of Intercultural Education that is designed and applied in Spanish educational centers? | ¿Qué características tiene la Educación Intercultural que se diseña y aplica en los centros educativos españoles?,". Revista Qurriculum (2010): http://qurriculum.webs.ull.es/?p=712.
  25. Villas-Boas, Susana. "What are the characteristics of Intercultural Education that is designed and applied in Spanish educational centers? | ¿Qué características tiene la Educación Intercultural que se diseña y aplica en los centros educativos españoles?,". Revista Qurriculum (2010): http://qurriculum.webs.ull.es/?p=712.
Capítulo de livro
  1. Villas-Boas, Susana; Abarretegui, L.; Espinilla, S.. "Understanding the discourse of aging: A multifaceted perspective". In How the adolescents see their grandparents and older people? A discursive approach to gender and age stereotypes means of the radio editorial., 325-338. Indonésia: Cambridge Schollars Publishing, 2020.
    Publicado
  2. Boas, Susana. "Aging, social support and intergenerational programs: A study on volunteer activities | Envelhecimento, apoio social e programas intergeracionais: Um estudo sobre atividades de voluntariado.". 2017.
    10.24824/978854441699.0
  3. Boas, Susana. "Gender and intergenerational programs". 121-134. 2015.
    10.1007/978-94-6209-971-5_9
  4. Villas-Boas, Susana. "Intergenerational education as a strategy for promoting active aging: analyzing the needs of a local community as a way to develop relevant and sustainable projects of intervention". Portugal, 2013.
Entrada de enciclopédia
  1. Villas-Boas, Susana. "Gender Equality: Social responsibility and citizenship: Igualdade de Género: Responsabilidade social e cidadania". , 2011.
Relatório
  1. Villas-Boas, Susana; Sales Oliveira, Catarina. 2022. Relatório de Igualdade de Género na UBI 2021. https://www.ubi.pt/Ficheiros/Entidades/91728/RIG%202021%20-%20Copy%202.pdf.
  2. Villas-Boas, Susana. 2022. European market environment in the construction sector on sector – Final Report. https://emecs-project.eu/wp-content/uploads/2023/02/EMEcs-Final-Report-EN.pdf.
  3. Villas-Boas, Susana; Sales Oliveira, Catarina. 2021. Relatório de Igualdade de Género na UBI 2020. https://www.ubi.pt/Ficheiros/Entidades/91728/Relatorio%20de%20Igualdade%20de%20Genero%20na%20UBI%202020.pdf.
  4. Villas-Boas, Susana. 2021. EU Backgraound paper on posting and skills. Youth Employment Skillset in Posting – YES Project. https://yesproject.net/wp-content/uploads/2021/11/EU_BackgroundPaper_YESProject_Posting_Final_September2021-1.pdf.
Revisão de livro
  1. Villas-Boas, Susana. "Review The voice of the grandparents: Migration, Memory and Cultural Heritage | A voz dos avós: Migração, Memória e Património cultural". (2013):
  2. Villas-Boas, Susana. "Book Review Comparative Education: Routes Beyond the Sea | Resenha do livro de Souza, Donaldo e Martinez, Alicia (orgs) Educação Comparada: Rotas Além Mar. São Paulo: Xãma". (2010):
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/02/01 - 2024/01/30 Membro da equipa de avaliação externa do Projeto CIVITAS – da Associação de Desenvolvimento da Beira Serra. Universidade da Beira interior Universidade da Beira Interior Departamento de Sociologia, Portugal