???global.info.a_carregar???
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É membro da direção do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia. É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia. Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação. Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.  Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298. Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017. Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Samuel Pinto Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, Jorge

Identificadores de autor

Ciência ID
1310-7599-4306
ORCID iD
0000-0002-1130-3731
Google Scholar ID
zDfpvZMAAAAJ&hl
Scopus Author Id
57205027833

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês
Formação
Grau Classificação
2009/09/30 - 2015/07/24
Concluído
Doutoramento em Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006 - 2008
Concluído
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
18
1999 - 2004
Concluído
Licenciatura em Sociologia (pré-Bolonha) (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Para a Rua. Um estudo de caso sobre “Street Art” em contexto nacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2019/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2024/03/01 European Media Platforms: Assessing Positive and Negative Externalities for European Culture
H2020-SC6-TRANSFORMATIONS
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Ruhr-Universitaet Bochum, Alemanha

New Bulgarian University, Bulgária

Unione delle Università del Mediterraneo, Itália

Fundació per a la Universitat Oberta de CatalunyaUOC, Espanha

Libera Università di Lingue e Comunicazione, Itália

University of Gent, Bélgica

Bilkent – Bilkent University Bilim Kenti, Turquia

National and Kapodistrian University, Grécia

Ca’ Foscari University of Venice, Itália

International Organisation for Knowledge Economy and Enterprise Development, Suécia

Charles University in Prague, República Checa
Comissão Europeia
Em curso
2017/12 - 2020/11 The European MediaCoach Initiative
EACEA/07/2017
CE-Comissão Europeia
2017/09 - 2020/08 New skills for the next generation of journalists
2017-1-HU01-KA203-036038
Comissão Europeia
2011/08/31 - 2014/08/31 Jornalismo e Sociedade
-
-
-
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação EDP

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
Concluído
2011/05/01 - 2013/04/30 A Leitura Digital: Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro
P 120302
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sepúlveda, R.; Vieira, J.. "A aplicação de online dating Tinder na imprensa portuguesa: uma análise exploratória entre 2012-2017". Trabalho apresentado em XV Congresso Ibercom, Lisboa, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sepúlveda, R.; Crespo, M.; Vieira, J.. "Online dating em tempos de COVID-19: práticas de uso e dinâmicas comunicacionais em transformação forçada". Observatorio (OBS*) Especial (2021): 076-095. http://obs.obercom.pt/.
    Publicado
  2. Martins, R.; Vieira, J.. "Podcasts no jornalismo português – O caso P24". Media e Jornalismo 21 38 (2021): 99-122. https://impactum-journals.uc.pt/mj/about.
    Publicado • 10.14195/2183-5462_38_5
  3. Martins, R.; Vieira, J.. "Novos produtores de média? O perfil do produtor de podcasts português". Observatorio (OBS*) 15 4 (2021): 144-162. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1735.
    Publicado • 10.15847/obsOBS15420211735
  4. Duarte, R; Vieira, J.; Neves, J. S.. "Leitura(s) em grupo. Um estudo de caso sobre práticas de leitura online". Entreler 1 (2021): 89-98. https://www.pnl2027.gov.pt/np4/entreler/artigo4.html.
    Publicado
  5. Sepúlveda, R.; Vieira, J.. "Motivações para o uso de aplicações de online dating no contexto português: a relevância dos turning points". Análise Social 55 235 (2020): 300-330. http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=38.
    Publicado • 10.31447/as00032573.2020235.04
  6. Sepúlveda, R.; Vieira, J.. "Plataformas de online dating: dinâmicas de incorporação e integração numa lógica de domesticação". Observatorio (OBS*) 14 3 (2020): 56-78. http://obs.obercom.pt/index.php/obs.
    Publicado • 10.15847/obsOBS14320201579
  7. Correia, R.; Vieira, J.; Aparicio, M.. "Community radio stations sustainability model: an open-source solution". Radio Journal 17 1 (2019): 29-45. https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/rj/2019/00000017/00000001/art00003.
    Publicado • 10.1386/rjao.17.1.29_1
  8. Sepúlveda, R.; Vieira, J.. "Lógicas de funcionamento do Tinder. Uma análise da aplicação e das perceções dos utilizadores". Teknokultura 16 1 (2019): 75-91. http://revistas.ucm.es/index.php/TEKN.
    Publicado • 10.5209/TEKN.62054
  9. Lapa, T.; Vieira, J.. "Divisões digitais em Portugal e na Europa: Portugal ainda à procura do comboio europeu?". Sociologia On Line 21 (2019): 62-82. https://revista.aps.pt/pt/inicio/.
    Publicado • 10.30553/sociologiaonline.2019.21.3
  10. Sepúlveda, R.; Vieira, J.. "Representações sobre a aplicação de online dating Tinder nos media. Uma análise longitudinal da imprensa escrita Portuguesa entre 2012-2017". Estudos em Comunicação 29 (2019): 1-20. http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/362.
    Publicado • 10.25768/fal.ec.n29.a01
  11. Vieira, J.. "Media and generations in Portugal". Societies 8 3 (2018): http://www.mdpi.com/2075-4698/8/3/61.
    Publicado • 10.3390/soc8030061
  12. Vidal, T.; Vieira, J.. "Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede". Sociologia On Line 18 (2018): 35-56. https://revista.aps.pt/pt/fandubbing-em-portugal-um-estudo-de-caso-sobre-cultura-participativa-em-rede/.
    Publicado • 10.30553/sociologiaonline.2018.18.2
  13. Moschetta, P. H.; Vieira, J.. "Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify". Sociologias 20 49 (2018): 258-292. https://seer.ufrgs.br/sociologias.
    Publicado • 10.1590/15174522-02004911
  14. Quintanilha, T. L.; Paisana, M.; Vieira, J.. "O poder do jornalismo e o poder da imagem: a mediatização do VIH-SIDA nos EUA no período 1980-1985". OMNIA - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes 8 2 (2018): 71-81. http://omnia.grei.pt/omnia.html.
    Publicado • 10.23882/OM08-2-2018-H
  15. Vieira, J.; Sepúlveda, R.. "A autoapresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder". Observatorio (OBS*) 11 3 (2017): 153-185. http://obs.obercom.pt/index.php/obs.
    Publicado • 10.15847/obsOBS11320171150
Capítulo de livro
  1. Lapa, T.; Vieira, J.; Guerreiro, C.; Crespo, M.; Branco, S.. "Implementation of the European mediacoach initiative in Portugal". In Media coach: How to become a media literacy coach, 118-128. Brussels, Bélgica: EAVI, 2021.
    Publicado
  2. Vieira, Jorge. "Media and Generations in Portugal". In Youth Studies and Generations. Values, Practices and Discourses on Generations, editado por Vitor Sérgio Ferreira, 81-100. Basel, Suiça: MDPI, 2020.
    Publicado • 10.3390/books978-3-03928-327-9
  3. Lapa, T.; Vieira, Jorge. "Literacia e estrutura social. Perspetivas e debates". In Literacia dos Novos Media, editado por Rita Espanha ; amp; Tiago Lapa, 7-27. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2019.
    Publicado
  4. Lapa, T.; Vieira, Jorge; Azevedo, J.; Cardoso, G.. "As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças". In Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, editado por Renato Miguel do Carmo; João Sebastião; Joana Azevedo; Susana da Cruz Martins; António Firmino da Costa, 257-270. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  5. Vieira, Jorge. "Os jovens portugueses (do continente) e os media". In Juventude(s): Pensar e Agir, editado por Gilberta Pavão Rocha; Rolando Gonçalves; Pilar de Medeiros, 81-118. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2017.
    Publicado
  6. Cardoso, G.; Crespo, M.; Vieira, Jorge; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. "Os Novos Jornais A Imprensa Escrita, Tendências e Prospetivas". In Modelos de Negócio e Comunicação Social. Coimbra, Portugal: Almedina, 2016.
    Publicado
  7. Cardoso, G.; Vieira, Jorge; Mendonça, S.; Paisana, M.. "Radiomorphosis. Rádio, tendências e prospectivas". In A Sociedade dos Ecrãs, 303-358. Lisboa, Portugal, Portugal: Tinta da China, 2013.
    Publicado
  8. Cardoso, G.; Vieira, Jorge; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. "Ecrãs em rede. Televisão, tendências e prospectivas". In A Sociedade dos Ecrãs, 245-301. Lisboa, Portugal, Portugal: Tinta da China, 2013.
    Publicado
  9. Cardoso, G.; Vieira, Jorge; Mendonça, S.; Quintanilha, Tiago Lima. "Os novos jornais. A imprensa escrita, tendências e prospectivas". In A Sociedade dos Ecrãs, 359-406. Lisboa, Portugal, Portugal: Tinta da China, 2013.
    Publicado
  10. Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Caetano, Miguel Afonso; Espanha, R.; Vieira, Jorge. "El P2P y el futuro en red del cine europeo". In Sociología de las Pantallas, 51-92. Barcelona, Espanha: Editorial UOC, 2013.
    Publicado
  11. Cardoso, G.; Quintanilha, Tiago Lima; Caetano, Miguel Afonso; Espanha, R.; undefined; Vieira, Jorge. "El P2P y el futuro en red del cine europeo". 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.; et al. Modelos de Negócio e Comunicação Social: Legacy Media, Novos Media, ¿Telcos¿ e Start-Ups Jornalísticas. 2015.
Livro
  1. Vieira, Jorge. Ensaio sobre a pirataria digital. Lisboa, Portugal: Sistema Solar. 2020.
    Publicado
  2. Quintanilha, Tiago Lima; Cardoso, G.; Paisana, M.; Mendonça, S.; Vieira, Jorge; Espanha, R.; Lapa, T.; Caetano, Miguel Afonso; Jacobetty, P. A Sociedade dos Ecrãs. 2013.
  3. Quintanilha, Tiago Lima; Paisana, M.; Cardoso, G.; Vieira, Jorge; Mendonça, S.; Espanha, R.. Sociología de las pantallas. Barcelona, Espanha: Gedisa. 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Jorge. "Consumos em rede não autorizados: Pirataria Digital em Portugal". Doutoramento, 2015.

Outros

Outra produção
  1. Divisões digitais em Portugal e na Europa. Portugal ainda à procura do comboio Europeu?. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Lapa, T.; Vieira, Jorge; Azevedo, J.. https://aps.pt/pt/x-congresso-portugues-de-sociologia/.
  2. Music consumption in the streaming era: Music curation practices in Spotify. Keep it Simple, Make it Fast Conference - KISMIF. 2018. Pedro Henrique Moschetta; Vieira, J.. https://www.kismifconference.com.
  3. Motivações para o uso da plataforma de online dating Tinder. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Vieira, J.; Sepúlveda, R.. https://aps.pt/pt/x-congresso-portugues-de-sociologia/.
  4. The self presentation of the Portuguese on Tinder. Dating Through a Screen: New technologies and old challenges. 2018. Vieira, Jorge.
  5. 3d parametric studies using reduced models for self-modulation instability. 60th Annual Meeting of the APS Division of Plasma Physics. 2018. Helm, A; Vieira, Jorge; Fonseca, R. A.; Silva, L. O.; Muggli, P..
  6. As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças.. Fórum de Pesquisas CIES-IUL 2017 | Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. 2017. Lapa, T.; Vieira, Jorge; Azevedo, J.; Cardoso, G.. https://www.iscte-iul.pt/eventos/1473/forum-de-pesquisas-ciesiul-2017-desigualdades-sociais-portugal-europa.
  7. Práticas e Consumos Digitais Noticiosos dos Portugueses em 2016. OberCom. 2017. Paisana, M.; Cardoso, G.; Mendonça, S.; Vieira, Jorge; Sousa, João Carlos.
  8. A auto-apresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder. X Congresso Sopcom. 2017. Vieira, J.; Sepúlveda, R.. http://sopcom17.esev.ipv.pt/.
  9. A aplicação de online dating Tinder na imprensa Portuguesa. Uma análise exploratória entre 2012-2017. XV Congresso IBERCOM. 2017. Vieira, Jorge; Sepúlveda, R..
  10. Os jovens portugueses (do continente) & os media. Um olhar quantitativo #withfilters. Os Jovens e os Consumos de Media. 2016. Vieira, Jorge. http://observatoriodajuventude.azores.gov.pt/mod_noticias/index.php?id_noticia=33.
  11. Pirataria Digital em Portugal. IX Congresso Português de Sociologia. 2016. Vieira, Jorge.
  12. Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). Modelos de negócio e comunicação social: “telcos”, legacy media, novos media e start-ups jornalísticas em navegação digital: estudo prospectivo (2015-2020). 2015. Cardoso, G.; Crespo, M.; Foa, C.; Lapa, T.; Quintanilha, Tiago Lima; Mendonça, S.; Moreno, J.; et al.
  13. Consumos em rede não autorizados: Pirataria Digital em Portugal. Workshops de Investigação CIES-IUL. 2015. Vieira, Jorge.
  14. Consumos online não autorizados. Workshops de Investigação CIES. 2015. Vieira, Jorge.
  15. Consumos Culturais em Portugal. Indústrias Culturais. 2015. Vieira, Jorge.
  16. Os Jovens e os Media. Escola e processos de construção da identidade juvenil. 2014. Vieira, Jorge.
  17. Hábitos de consumo online dos portugueses: resultados preliminares. Conferência Internacional sobre Cultura Pirata na Sociedade da Informação,. 2012. Vieira, Jorge; Caetano, Miguel Afonso.
  18. A Sociedade em Rede 2010 - A Rádio em rede. OberCom. 2011. Paisana, M.; Espanha, R.; Vieira, Jorge; Cardoso, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-sociedade-em-rede-2010---a-radio-em-rede/25721?lang=en.
  19. Jovens e Media: assimetrias digitais e sociais. Olhares Sobre os Jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções. 2011. Vieira, Jorge; Quintanilha, Tiago Lima.
  20. Partilha em rede. Um desafio metodológico. Dos comboios às percentagens. Cultura Pirata na Sociedade de Informação. 2011. Vieira, Jorge.
  21. Audience´s paradigms and their new paths (from mainstream to "piracy"). COST Action Transforming Audiences, Transforming Societies (ISO906). 2010. Quintanilha, Tiago Lima; Vieira, Jorge.
  22. A Rua Revisitada. Street Art e Espaço Público. Arte e Social em Portugal. Contextos, fronteiras e intervenções. 2010. Vieira, Jorge.
  23. Música na rede: Tendências e estratégias. Rádio em Congresso. 2010. Vieira, Jorge.
  24. Música 2.0. Consumos digitais em rede.. SOPCOM. 2009. Vieira, Jorge.
  25. Music 2.0. Some insights regarding the Portuguese scenario. European Sociological Association Conference. 2009. Vieira, Jorge.
  26. Music 2.0 and Digital Divide. New patterns of consumption, new forms of divide. The Good, The Bad & The Challenging. 2009. Vieira, Jorge.
  27. Emerging broadband inequalities: Empirical and methodological considerations. Joint Meeting of Cost 298. 2009. Vieira, Jorge.
  28. Para a Rua. Um estudo de caso sobre Street Art em Portugal. Juventudes: Reflexões Teórico-Metodológicas. 2006. Vieira, Jorge.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/04/04 - Atual Community Radio Stations Sustainability Model: An Open Source Solution.
Orientador de Ana Rute Apolinário Correia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/04/04 - Atual À procura do jazz português: Identidades, atores e contextos na contemporaneidade portuguesa
Orientador de Bruno Miguel Soares Baptista
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/04/04 - Atual Grooming sexual online em Portugal: práticas em rede
Orientador de Patrícia Alexandra Janeiro Bate
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/04/04 - Atual O uso das plataformas das redes digitais na inclusão de emigrantes portugueses na Coreia do Sul e em Macau
Orientador de Sara Margarida Reis
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/04/04 - Atual Pay to win: exploring the process of self-commodification among dating app users
Orientador de Veronica Valente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual A Influência do TikTok na Indústria Musical
Orientador de Ana Mafalda Sousa Marques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Jovens adultos portugueses e a (des)conexão digital
Coorientador de Sofia Di Giovine Freire de Andrade Antunes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Spotify no processo de consumo e descoberta musical
Orientador de Octavio de Rezende Lopes Peral
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Conta-me como és: Storytelling digital na comunicação das marcas da Universidade de Lisboa
Coorientador de Sofia Margardia Serra Dias da Cruz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Comunicação digital e seguidores no crescimento de uma marca
Orientador de Patrícia Galvoeiro Chaveiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual As redes sociais online enquanto fontes de informação cultural
Orientador de Catarina do Rosário Duarte Galego Baptista
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual A autoapresentação dos influencers portugueses no Instagram
Orientador de Sara Filipa Oliveira da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual O "branding" turístico da cidade de Fortaleza: uma análise da campanha "Vem Fortalezear".
Orientador de Camilla Fernandes Pinheiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Estratégias de comunicação de influenciadores de livros no TikTok
Orientador de Núria Maria Sereno Clavinas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual BookTokers e a visibilidade de livros no TikTok em Portugal
Orientador de Leonor Ventura Pedro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Guilty Pleasures Musicais: um estudo sobre as tendências ocultadas no Spotify
Orientador de Maria Teresa Maia de Figueiredo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/09 - Atual Turismo mediático e fandom
Orientador de Giullia Kormann
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/01 - Atual Informação e confiança nas comunidades online
Orientador de Aldina Margato
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/01 - Atual Música digitalmente mediada: Dinâmicas de gosto e identidade na contemporaneidade portuguesa
Orientador de Telma Talina José Mendes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/01 - Atual Distinção social e consumo de video streaming em Portugal
Orientador de Pedro Daniel Rei Barros
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/01 - Atual A Nova Indústria Fonográfica em Portugal: Os impactos da revolução digital na reconfiguração das estrturas e modelos de negócio dos produtores fonográficos independentes e multinacionais entre 2000 e 2020
Coorientador de Ana Isabel Machado de Freitas Figueiredo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/30 - Atual Televisão e Serviços de Streaming
Orientador de Maria Gaspar de Brito Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/30 - Atual O impacto dos influenciadores de inteligência artificial e influenciadores virtuais na saúde mental dos consumidores mais jovens
Coorientador de Catarina Sofia Carnide Coelho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual Estratégias de comunicação para eventos de música metal ao vivo.
Orientador de Alexandre José Tavares Ruas Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/24 - Atual Estratégias de comunicação e storytelling no setor das telecomunicações
Orientador de Rita de Mello Corrêa Reis de Paula
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/01 - Atual Influenciadores digitais
Orientador de Carla Rodrigues
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/29 - Atual Do analógico ao streaming: perspetiva dos artistas acerca da transformação da distribuição musical
Orientador de Tânia Sofia Seca da Rocha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/26 - Atual Motivações para utilização de apps de online dating.
Orientador de Rute Isabel Valdez da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/19 - Atual Redes Sociais Online e Lógicas Comunicacionais
Orientador de Patricia Germano Faria
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/26 - Atual A consciência e a utilização do direito à privacidade e proteção de dados pessoais por parte dos utilizadores dos sites de redes sociais (SRSs)
Orientador de Inês Sousa Coelho Ortiz de Montellano
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/03 - Atual Estratégia de comunicação de 'green marketing' nos social media
Orientador de Tatjana Tavares de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - Atual Grooming sexual online em Portugal: práticas e perigos em rede
Orientador de Patrícia Bate
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - Atual Consumo Musical Digital: Gosto, Práticas e Identidades
Orientador de Telma Mendes
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - Atual À procura do jazz português: Identidades, atores e contextos na contemporaneidade portuguesa
Orientador de Bruno Baptista
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - Atual Um Estudo de Caso sobre a Presença da Marca Cristina nos Media
Orientador de Patrícia Alexandra da Silva Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/29 - Atual Propriedade Intelectual em Portugal: o caso do Hip-Hop na Indústria Musical
Orientador de Sofia Ferreira Teixeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/02 - Atual Criação de conteúdo independente: Como estão a mudar os hábitos de visualização das famílias portuguesas.
Orientador de João Miguel Inácio Jacob
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/02 - Atual A mulher na música eletrónica.
Coorientador de Laura Andreia Alexandre Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/02 - Atual Bedrom Producers: o novo conceito de artista emergente no século XXI
Coorientador de José Bernardo Simões Reis
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - Atual Análise Sociológica do envolvimento de fãs com a saga STAR WARS.
Coorientador de Cátia Maria Duarte Gomes Félix
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - Atual Arte e Cultura do Quilombo de Tijuaçu (Bahia-Brasil) disseminada nas plataformas digitais
Coorientador de Ingrid Tauana Silva Miranda
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/31 - Atual Estratégias de Comunicação em Turismo Voluntário
Coorientador de Ana Isabel Pereira de Oliveira de Sottomayor Negrão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/28 - 2023/12/14 A influência do TikTok nas tabelas de música da rádio Mega Hits
Orientador de Liliana Isabel Mendes Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/16 - 2023/12/14 Perceções das b-girls portuguesas sobre género e média na cultura breaking
Orientador de Inês Filipa Pacheco Antunes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/19 - 2023/12/13 Análise da estratégia de comunicação online do festival Meo Kalorama 2023
Orientador de Inês Néffe Leitão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/30 - 2023/12/07 Relações Parassociais e Crowdfunding em Podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
Orientador de João Pedro Caldeira Casqueiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/26 - 2022/12/21 O jornalismo lusófono em Macau
Coorientador de Madalena da Conceição Miranda Nunes da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/26 - 2022/12/21 Região Administrativa Especial de Macau: O exemplo do Hoje Macau na atualidade do jornalismo lusófono regional
Coorientador de Madalena da Conceição Miranda Nunes da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/03 - 2022/12/20 A Evocação da memória associada ao 25 de Abril no Facebook
Orientador de Bernardo da Costa Carvalho Gouveia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/03/07 - 2022/12/15 Análise dos três grandes jornais desportivos (Record, O Jogo e A Bola) aos três grandes clubes de futebol em Portugal - Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.
Orientador de Inês Camacho Baptista Marques Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09/20 - 2022/12/13 Música na era digital: práticas de consumo e serviços de Streaming
Orientador de Sara Afonso Marques Boto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/02 - 2022/12/09 Fandom e Cultura Participativa: um estudo de caso da página de fãs Harry Styles Portugal no Instagram.
Orientador de Telma Sofia Ramos Roque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/04 - 2022/12/05 Comunicação, partilha e emoção em estratégias de marketing de causas nas redes sociais online ? Estudo de caso Dodot
Orientador de Joana Cruz Azevedo Baptista Borralho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/29 - 2022/11/24 As Representações dos Gamers sobre os Videojogos
Orientador de Tomás de Oliveira Gonçalves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/06/27 - 2022/06/03 Novas expressões da rádio: o podcast em Portugal como parte do fenómeno de preponderância do áudio na comunicação
Orientador de Ruben Alexandre Lopes Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/21 - 2022/01/12 "Micro-Celebridades e influência digital. Um caso de estudo sobre o Instagram."
Orientador de Beatriz Gomes Pereira da Silva Freire
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/31 - 2021/12/31 A produção independente de podcasts em Portugal
Orientador de Ruben Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/31 - 2021/12/31 Cultura de swipes e matches. Intimidade mediada em contexto de online dating
Orientador de Rita Sepúlveda
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/14 - 2021/12/06 A estetização do consumo no Instagram
Coorientador de Angélica Luísa Santos da Fonseca Castro Alves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/14 - 2021/12/06 O ADMIRÁVEL MUNDO INSTAGRAMÁVEL: A ESTETIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE CONSUMIDOR NO INSTAGRAM
Orientador de Angélica Luísa Santos da Fonseca Castro Alves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/07 - 2021/11/18 Maternidade e sharenting online: Estudo de caso sobre mommy bloggers portuguesas no Instagram
Orientador de Alexandra da Silva Mineiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/24 - 2021/10/11 Retoma las Ondas: um projeto colaborativo de literacia digital
Orientador de Ignacio Ahijado Aparicio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/07/05 - 2021/06/18 Entre swipes e matches. Intimidade mediada em contexto de online dating.
Orientador de Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de Sepúlveda
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/29 - 2021/02/11 Estratégias de colaboração da media musical e marcas comerciais: o caso da Boiler Room x Ballantine?s True Music
Orientador de Elena Buzila
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/27 - 2021/02/10 Tinder: Estratégias de dissolução utilizadas em aplicações dating online entre jovens adultos em Portugal
Orientador de Jânia Maria Ramos Pardal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/19 - 2020/12/29 O fenómeno dos influencers na estratégia digital das editoras portuguesas: estudo de caso Porto Editora
Orientador de Ana Rita da Silva Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/11 - 2020/12/23 O apoio através de plataformas de crowdfunding a projetos digitais: A contribuiçãodos seguidores do projeto ?Maluco Beleza?
Coorientador de João Marçal Lotra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/21 - 2020/12/22 A comunicação de marca no InstagramA estratégia digital de duas marcas de vinho na rede social online Instagram
Orientador de Luís Filipe Nunes Machado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/27 - 2020/12/22 Estratégias comunicacionais no Instagram.Um estudo de caso da Sephora Portugal: Feed versus Stories.
Orientador de Mariana Dantas Soares
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/22 - 2020/12/17 Qual o Nível de Adesão e Engagement à Campanha do Sport Lisboa e Benfica: "A Tatuagem é Temporária mas o seu Efeito pode ser Permanente"?
Coorientador de Francisca Montarroio Farinha Dutschke
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/27 - 2020/12/09 Do tradicional para o digital.A estratégia de comunicação da marca Dr. Bayard no Instagram.
Orientador de Marta Carina Barata de Carvalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/14 - 2020/12/04 A Comunicação Digital e a sua Eficácia: o caso do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, do Museu Benfica - Cosme Damião, do Museu de Lisboa e do Museu Nacional do Azulejo
Coorientador de Mariana Martins Pedrosa Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/19 - 2020/12/02 O envolvimento dos influencers no crescimento das marcas: Comunicação Digital da ModaLisboa
Orientador de Raquel Filipa de Matos Résio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/19 - 2020/11/25 Leitura e Internet: o uso das Redes Sociais Online pelos leitores.
Orientador de Ana Rita Ramalhete Guimarães Duarte
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/25 - 2020/11/25 Os Novos Media na Reinvenção da Rádio
Orientador de Ana Filipa Serra Branco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/18 - 2020/11/24 Entre a rua e o digital: (re)configurações na prática da street art. Estudo de caso da plataforma digital Instagram
Orientador de Mariana Salvado Lima Gonçalves Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/25 - 2020/10/20 Comunicação digital estratégica: Análise em três traços das 10 figuras mais influentes no LinkedIn.
Orientador de Petra Luísa Marques Teixeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/31 - 2019/12/31 A Indústria Fonográfica em Portugal
Coorientador de Ana Figueiredo
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/26 - 2019/12/19 O PAPEL DAS REDES SOCIAIS E DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NAS ESTRATE?GIAS DE COMUNICAC?A?O DAS MARCAS EM PORTUGAL - ESTUDO DE CASO
Coorientador de Inês Filipa Moreira de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/09 - 2019/12/19 A influência das tecnologias de Informação nas formas de representação da cidade através do Instagram.Análise de Conteúdo do Instagram Visit Lisboa.
Coorientador de Ana Rita Fonseca Duarte
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/26 - 2019/12/17 Estratégias de comunicação organizacional - Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
Orientador de Liliana Anastácio Vaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/29 - 2019/12/13 Midas Filmes e a Distribuição de Cinema Independente em Portugal ? Estudo de Caso
Orientador de Jonas Almeida Braga Amarante
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/08/20 - 2019/12/11 Os públicos do Festival de Teatro Deniz-Jacinto
Coorientador de Rafael Correia de Oliveira Graça
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/16 - 2019/11/29 Fandom no Festival Eurovisão da Canção: o caso do blogue ESCPortugal
Orientador de Cláudio Alexandre Viana Guerreiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/26 - 2019/11/25 A música online: o uso de plataformas streaming e a sua influência na descoberta e no gosto
Orientador de Telma Talina José Mendes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/24 Construção identitária no Instagram: o papel da autocensura
Orientador de Patrícia Alexandra Janeiro Bate
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/02 - 2018/12/13 As media relations em mega-eventos: um estudo de caso sobre as condições na Web Summit 2017
Orientador de Maria Sara Rodrigues Dias Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/07 - 2018/12/06 Olhar Quantitativo sobre os Públicos do Festival Internacional de Cinema Queer ? Queer Lisboa 21
Orientador de Inês de Carvalho Margato
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/02 - 2018/12/05 O jornalismo de música extrema em Portugal. Estudo de caso das revistas físicas Loud e Ultraje
Orientador de Carolina Luísa dos Santos Ribeiro Rodrigues
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/10 - 2018/11/15 O festival contemporâneo mediático: Estudo de caso do festival de música Bons Sons
Orientador de Viktoriya Hrynevych
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/09 - 2018/11/14 O papel das agências na trajetória dos influenciadores digitais.
Orientador de Ana Rita Inácio Baptista de Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/02 - 2018/11/14 O streaming e as novas formas de fruir e consumir os conteúdos televisivos
Orientador de João Miguel Pereira de Lacerda Matos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/25 - 2017/12/07 Estratégias Comunicacionais no Instagram: Um estudo de caso sobre práticas dos influencers portugueses
Orientador de João Miguel Pereira da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2017/11/22 Género e Artes Performativas: o caso da Rabbit Hole
Orientador de Sara Alexandra Martins Amaral
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/02 - 2017/11/07 Identidade Social nas Redes Sociais Online: a construção de autoapresentações anónimas mediadas pelo Grindr
Orientador de André Filipe Esteves Gonçalves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2017/11/07 Representações, Identidade e Práticas de Fãs na Cultura Participativa. Um estudo de caso sobre o fandubbing em Portugal
Orientador de Tiago Miguel Raposo Vidal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2017/09/25 O consumo de música na era do streaming: Práticas de curadoria musical no Spotify
Orientador de Pedro Henrique Moschetta
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11/13 - 2016/12/12 Graffiti & Street art - A relação dos criadores de arte na rua com as novas tecnologias de informação e comunicação (dispositivos e Plataformas online)
Orientador de Raquel Matos da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/12/12 As plataformas online de mediação de serviços criativos - Caso de estudo do proKubo
Orientador de Inês Sofia Arrábida Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/11/15 A apropriação do Grafitti por parte das marcas - A perspetiva dos graffiters em análise
Orientador de Márcia Helena Carabineiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/26 - 2016/11/04 Análise das transformações do jornal desportivo português impresso. Estudo de caso Jornal Record entre os anos de 1998 e 2015
Orientador de João Pedro Vilar Ramos Guerreiro dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/07/20 A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating
Coorientador de Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de Sepúlveda
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/07 A relação do writer e do street artist com as galerias de arte: análise do perfil do writer e do street artist português
Orientador de Rita Fernandes de Matos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/02 Instalações Interactivas Digitais: novas manifestações artísticas mediadas pela tecnologia digital The Pool no Centro Comercial Colombo
Coorientador de Clarissa Camelo Miranda
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/12/01 - 2015/12/01 Media étnicos, novas tecnologias e visibilidade dos afrodescendentes em Portugal - O caso do audioblogue Rádio AfroLis
Orientador de Carla Marisa Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/11/05 A comunicação do CCB - As Estratégias de Comunicação
Coorientador de Inês Marques Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/11/03 A importância e o impacto do modding de videojogos entre os jogadores portugueses.
Coorientador de Pedro Luís de Jesus Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/10/07 Everyone in the realm has a voice : Game of Thrones, Twitter and Television Fan Engagement
Coorientador de Pol Felten
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/31 - 2014/12/09 O Serviço Público de Rádio em Portugal: Que Futuro?
Coorientador de Bruno Miguel Abreu Neves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/31 - 2014/11/28 Público(s) de Arte Contemporânea. A Exposição Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda
Coorientador de Jorge Augusto Mendes Dias dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/31 - 2014/11/27 Estratégias de Comunicação na Indústria da Música: os casos da Universal Music Portugal vs. Azàfama
Coorientador de Ana Raquel Tereso de Magalhães
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/09 O Social Media Marketing na Industria Musical: Case-Study Miley Cyrus
Coorientador de Rafael Filipe Parreira Matias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/10/31 Futebol Fandom Online - A globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital
Coorientador de Célia Maria Carvalho Gouveia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/10/18 IN2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações
Orientador de Ana Paula Gonçalves Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/25 As Representações dos autores sobre o poder dos telespectadores na condução das narrativas de ficção nacional na era digital
Orientador de Marcos Andrade Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/12/14 - 2012/12/14 Formas de Apresentação do Eu Online: Um estudo Facebook Versus Linkedin
Coorientador de Pedro Miguel Demédio Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/11/29 - 2012/11/29 Redes Sociais Online e Consumos Culturais: Facebook, um estudo de caso
Coorientador de Cristiana de Brito Vicente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/05/12 - 2021/10/12 Comunicação e literacia mediática em tempos de pandemia (2021/05/12)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/12/04 - 2019/12/04 LIteracia mediática numa ecologia mediaticamente rica (2019/12/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/04/04 - 2019/04/04 Desenho da Pesquisa: Testemunhos e experiências (2019/04/04)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2018/05/24 - 2018/05/24 Desenho da Pesquisa: Testemunhos e experiências (2018/05/24)
2018/04/09 - 2018/04/09 Dating Through a Screen: New technologies and old challenges (2018/04/09)
2017/05/17 - 2017/05/17 Desenho de uma Pesquisa: Testemunhos e experiências (2017/05/17)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/10 Understanding fan culture: characteristics, terminology and limits
Arguente principal
Alexandra Tavares Agostinho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/02/01 - 2033/02/27 Sociologia, Problemas e Práticas (0873-6529) CIES

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/07 Gestão das Indústrias Criativas Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Sociologia da Comunicação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Gestão das Indústrias Criativas Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Gestão das Indústrias Criativas Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Teorias em Média e Comunicação Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Globalização, Arte e Cultura Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Teorias em Média e Comunicação Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Assessoria de Imprensa Curso de Pós Graduação em Assessoria de Comunicação e Política (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Globalização, Arte e Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Assessoria de Imprensa Curso de Pós Graduação em Assessoria de Comunicação e Política (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Globalização, Arte e Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Teorias em Média e Comunicação Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Geopolítica dos Média Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Linguagens Digitais Gestão de Novos Media (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Teorias em Média e Comunicação Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Linguagens Digitais Curso de Pós Graduação em Jornalismo (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Seminário em Métodos de Pesquisa e Análise na Internet ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Seminário em Métodos de Pesquisa e Análise na Internet ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Investigação em Ciências da Comunicação Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Jogos Digitais, Comunicação e Cultura ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Seminário em Métodos de Pesquisa e Análise na Internet ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Média e Sociedade Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Seminário em Cultura e Industrias Criativas ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Seminário em Narrativas Digitais e Entretenimento ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Sociologia dos Média Licenciatura em História (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Seminário em Métodos de Pesquisa e Análise na Internet ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Seminário em Narrativas Digitais e Entretenimento ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Gestão Cultural Mestrado em Gestão de Mercados de Arte (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Seminário em Métodos de Pesquisa e Análise na Internet ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Seminário em Cultura e Industrias Criativas ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Seminário em Estudos da Internet ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Seminário em Narrativas Digitais e Entretenimento ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Estudos da Internet Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Seminário em Narrativas Digitais e Entretenimento ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Seminário em Cultura e Industrias Criativas ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Seminário em Estudos da Internet ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Estudos da Internet Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/02 - 2014/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/01 Seminário em Cultura e Industrias Criativas ISCTE-IUL (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/01 Cultura e Industrias Criativas Mestrado em Estudos de Internet (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09 - 2014/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - 2013/07 Literacia dos Novos Média Curso de Especialização em Analítica Visual (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/02 - 2013/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2013/01 Fãs e Cultura Participativa Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/01/01 - Atual AoIR - Association of Internet Researchers
2015/01/01 - Atual EMMA - Associação Europeia de Gestão de Media
2015/01/01 - Atual Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
2005/01/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia
Distinções

Prémio

2017 Prémio Paquete de Oliveira - Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas
SOPCOM, Portugal