???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Vinagre Bento dos Santos

Nomes de citação

  • Vinagre, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
0E1F-70A3-7EF0
ORCID iD
0000-0002-6558-3097
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=2JQ0xXQAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
23490317100

Endereços de correio eletrónico

  • helenavinagre@gmail.com (Profissional)
  • maria_helena_santos@iscte-iul.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Psicologia Social e Organizacional (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comportamento Organizacional
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A satisfação de utentes de serviços públicos de saúde: preditores e mediadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Especialização em Comportamento Organizacional
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Medição da Qualidade de Serviço em autarquias locais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vinagre, Helena; Gaspar Pinto, Leonor; Neves, José. "Giving voice to children and young adults: a methodological approach to the evaluation of service quality in libraries". Trabalho apresentado em NORTHUMBRIA International Conference on Performance Measurement in Libraries and Information Services (PM8), 8, Florence, 2009 -Libraries plus: adding value in the cultural community: proceedings., Florence, 2011.
    Publicado
  2. Vinagre, Helena; Gaspar Pinto, Leonor; Ochôa, Paula. Autor correspondente: Gaspar Pinto, Leonor. "Rethinking quality dimensions and attributes for the digital age: a multi-item scale analysis and assessment". Trabalho apresentado em 8th Northumbria International Conference on Performance Measurement in Libraries and Information Services (PM8). Libraries Plus: Adding Value in the Cultural Community. IFLA satellite preconference sponsored by the Statistics and Evaluation Section, Florence, 2011.
Artigo em revista
  1. de Sousa, Cristina; Vinagre, Helena; Viseu, João; Ferreira, João; José, Helena; Rabiais, Isabel; Almeida, António; et al. "Emotions and Coping: What I Feel about It, Gives Me More Strategies to Deal with It?". Psych 6 1 (2024): 163-176. http://dx.doi.org/10.3390/psych6010010.
    10.3390/psych6010010
  2. Sousa, C. de; Viseu, J.; Vincent, P.; Vinagre, H.; Romana, F. A.; Pissarra, J.; Ferreira, J.; Gestoso, C. G.. "Moderating effect of work-family conflict on the relationship between perceived organizational support and job and life satisfaction: A study during the COVID-19 pandemic". American Journal of Industrial and Business Management 13 11 (2023): 1175-1193. https://www.scirp.org/journal/paperinformation?paperid=129151.
    Publicado • 10.4236/ajibm.2023.1311065
  3. Cristina De Sousa; João Viseu; Vinagre, H.; Dario Páez; Olga Valentim. "“What do you think people feel?” Emotional climate during a pandemic: Adaptation and validation of a scale". PSICOLOGIA 35 2 (2021): 95-108.
    Publicado • 10.17575/psicologia.v35i2.1761
  4. Fernandes, Ana Maria; de Sousa, Cristina; Valentim, Olga Sousa; Sousa, Luís Manuel Mota; Vinagre, Helena; Carvalho, José Carlos. "Bem-estar e espiritualidade em adultos seniores". (2020): https://e-rol.es/rol_2020/IC_RESEARCH_INNOVATION_DEVELOPMENT_NURSING%202019_h.pdf.
    Publicado
  5. Vinagre, H.; Leonor Gaspar Pinto; Paula Ochôa. "Revisiting digital libraries quality: a multiple-item scale approach". Performance Measurement and Metrics 12 3 (2011): 214-236. https://doi.org/10.1108/14678041111196677.
    Publicado • 10.1108/14678041111196677
  6. Vinagre, Helena; Neves, José. "Emotional predictors of consumer's satisfaction with healthcare public services". International Journal of Health Care Quality Assurance 23 2 (2010): 209-227. http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/09526861011017111..
    Publicado • 10.1108/09526861011017111
  7. Vinagre, H.; Neves, J.. "The influence of service quality and patients' emotions on satisfaction". International Journal of Health Care Quality Assurance 21 1 (2008): 87-103. http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/09526860810841183.
    Publicado • 10.1108/09526860810841183
Capítulo de livro
  1. Vinagre, Helena; Pinto, Leonor Gaspar; Ochôa, Paula. "Qualidade de serviço em e-serviços". 152-179. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2018.
    Publicado
  2. Vinagre, H.. "Qualidade de serviço". In Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas - S.P. Gonçalves (Coord.), 567-598. Lisboa, Portugal: Pactor, 2014.
    Publicado
  3. Gaspar Pinto, Leonor; Ochôa, Paula; Vinagre, Helena. Autor correspondente: Gaspar Pinto, Leonor. "Evaluating digital libraries impact: does the IPA Road Map count?". In Advances in digital library development, edited by JOSE, A., 56-64. New Delhi, Índia: New Delhi: MacMillan Publishers India, 2012.
    Publicado
  4. Gaspar Pinto, Leonor; Ochôa, Paula; Vinagre, Helena. "Integrated approach to the evaluation of digital libraries: an emerging strategy for managing resources, capabilities and results". In Library Statistics for the 21st Century World., edited by Michael Heaney, 273-288. Munchen, Alemanha: K. G. Saur, 2009.
    Publicado
  5. Leonor Gaspar Pinto; Paula Ochôa; Vinagre, H.. "Integrated approach to the evaluation of digital libraries: an emerging strategy for managing resources, capabilities and results". In Michael (ed.) Library statistics for the 21st century world, 273-288. IFLA publications, 2009.
    Publicado
  6. Vinagre, H.; Neves, J.. "Medição da qualidade de serviço em autarquias locais". In Percursos da investigação em Psicologia Social e Organizacional, 271-290. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2004.
    Publicado
Livro
  1. Neves, J.; Vinagre, H.. Qualidade de serviço: diagnosticar para intervir. Lisboa, Portugal: EDIÇÕES SÍLABO, LDA. 2018.
    Publicado
  2. CMM; Vinagre, H.. Diagnóstico da População Imigrante no Concelho da Moita - Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Local. Lisboa, Portugal: Alto comissariado para a imigração e diálogo intercultural (ACIDI, I. P.). 2011.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Vinagre, Helena; Neves, José. "Avaliação da qualidade de serviço e satisfação dos utilizadores das bibliotecas municipais de Lisboa". Lisboa, 2005.
  2. Vinagre, Helena; Neves, José. "Qualidade de serviço e satisfação de utentes de serviços públicos de saúde: o papel das emoções". Trabalho apresentado em Encontro de Psicologia Social e Organizacional (ISCTE), 2004.
  3. Vinagre, Helena; Neves, José. "Avaliação da qualidade de serviço em serviços autárquicos". Trabalho apresentado em 28º Colóquio Nacional da Qualidade, APQ, 2003.
  4. Vinagre, Helena; Neves, José. "Aplicação do modelo das discrepâncias (gap model) a autarquias locais". Braga, 2002.
    Publicado
  5. Vinagre, Helena; Neves, José. "Measuring service quality on local government services". Praha, 2001.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vinagre, H.. "A satisfação de utentes de serviços públicos de saúde: preditores e mediadores". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10071/11877.
  2. "Medição da Qualidade de Serviços em Auraquias Locais". Mestrado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2001. https://biblioteca.iscte-iul.pt/pdfs/ctqualidade/qualidadeservicos.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/30 Vulnerabilidade (s), Emoções e Bem-Estar Workshop cientifico no vento “Noite Europeia dos Investigadores – SCIEVER - CIÊNCIA PARA TODOS - Inclusão e Sustentabilidade
(Lisboa, Portugal)
2005/05 The Influence of Service Quality and Emotions on the Consumer Experience and Satisfaction Building (or Satisfaction Mechanisms). Symposium Organizational looking outside: Service quality. XII European Congress on Work and Organizational Psychology
EAWOP (istanbul, Turquia)
2005 Avaliação da qualidade de serviço e satisfação dos utilizadores das bibliotecas municipais de Lisboa 3º Congresso Nacional de Administração Pública
Instituto Nacional de Administração (Lisboa, Portugal)
2005 Qualidade de Serviço em bibliotecas municipais VI Simpósio de Comportamento Organizacional
iscte-iul (Lisboa, Portugal)
2004 Qualidade de serviço e satisfação de utentes de serviços públicos de saúde: o papel das emoções Encontro de Psicologia Social e Organizacional
iscte-iul (Lisboa, Portugal)
2003 Service quality perceived and user’s satisfaction in services: a behavioural perspective 11th European Congress on Work and Organizational Psychology
EAWOP (Lisboa, Portugal)
2003 Avaliação da qualidade de serviço em autarquias Ciclo de Seminários integrados no Mês da Qualidade 2003: Qualidade – um novo desafio para a administração pública
APQ - Sul (Faro, Portugal)
2002/11 Aplicação do modelo das discrepâncias (gap model) a autarquias locais. V Simpósio sobre Comportamento Organizacional
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Capital Psicológico Positivo, Sentido de Humor e Burnout em Profissionais de Saúde
Coorientador
Mestrado Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - Atual Clima Emocional, Qualidade de Vida e Satisfação na Organização e Sala de Aula
Orientador
Mestrado Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - Atual Gestão da qualidade em educação - caso de unidade de ensino 17 de fevereiro – Guiné-Bissau
Orientador
Mestrado de Gestão Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Fatores de Resiliência e Esperança na Incidência do Stress Pós-Traumático nas Forças Armadas Angolanas - “O Caso do Exército”
Coorientador
Mestrado de Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2020 O efeito do coping na relação entre o conflito trabalho-família e o stresse, a ansiedade e a depressão em contexto de pandemia.
Coorientador
Mestrado de Psicologia soaial e das organizações (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07 Dimensões da Aprendizagem em Organizações, Adaptação e Validação do Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) no Contexto Português
Presidente do júri
Joâo Miguel Alves Ferreira (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 O efeito moderador do conflito trabalho-família na relação entre o suporte organizacional percebido e a satisfação no trabalho e com a vida, em contexto de pandemia pelo covid-19.
Arguente principal
Patrícia Vincent (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 Efeitos da Motivação no Engagement e Desempenho Profissional.
Arguente principal
Eraldo Paiva Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 Mecanismos subjacentes entre a telepressão no trabalho e o stresse: O papel mediador do desapego psicológico e do engagement
Presidente do júri
Luísa Maria da Rocha Morais (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 Comunicação e Curadoria nas Organizações - O caso da Siemens Brasil
Arguente principal
Ayslene Fialho Freires Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 Bibliotecas públicas, responsabilidade social e cidadania.
Arguente principal
Vera Lucia Rebola Correia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 Ajudar os outros ajudando-se a si próprio? Uma perspetiva sobre responsabilidade social das organizações, qualidade de serviço e reputação organizacional.
Arguente principal
Bruno Diogo Gonçalves Pereira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 Modalidades de avaliação de serviços em Bibliotecas Universitárias: estudo exploratório.
Arguente principal
Aurora Marques Machado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 Stress percebido, bem-estar subjetivo e rácio de positividade em desempregados de curta e longa duração.
Arguente principal
Dina Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2009 Gestão de processos na Biblioteca Municipal Central de Lisboa – Gestão de processos na Biblioteca Municipal Central de Lisboa.
Arguente principal
Daniela Cristina Estêvão Francisco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 Fatores de satisfação no trabalho dos Profissionais de Informação e Documentação: o caso da Rede Municipal de bibliotecas de Lisboa
Arguente principal
Rui Miguel Mendes da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - 2024/01 Gestão da Qualidade em Educação Mestrado em Administração Escolar (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 Psicologia Social Aplicada Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2023 - 2024 Gestão de Recursos Humanos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022/09 - 2023/01 Gestão da Qualidade em Educação Mestrado em Administração Escolar (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Gestão de Recursos Humanos Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2023 Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2023 Psicologia Social Aplicada Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2022 - 2023 Métodos Avançados de Investigação e Análise De Dados Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2022 Gestão de Recursos Humanos Mestrado de Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2022 Psicologia Social Aplicada Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2021 - 2022 Métodos Avançados de Investigação e Análise De Dados Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2019 - 2020 Gestão dos Processos de Recrutamento, Seleção e Integração Pós-Graduação - Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Pós-Graduação) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2019 Gestão de Recursos Humanos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2018 - 2019 Psicologia Social Aplicada Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2012 - 2013 Psicologia das Organizações e do Trabalho Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2011 - 2012 Gestão de Recursos Humanos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2011 - 2012 Aprendizagem Organizacional Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2011 - 2012 Psicologia das Organizações e do Trabalho Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2010/10 - 2011/01 Gestão da Qualidade em Serviços de Informação 2º Ciclo em Ciências Documentais (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2010 Gestão da Qualidade em Serviços de Informação 2º Ciclo em Ciências Documentais (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2009 - 2010 Gestão de Recursos Humanos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2009 - 2010 Projeto Socioprofissional Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2008 - 2009 Gestão da Qualidade em Serviços de Informação 2º Ciclo em Ciências Documentais (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal