???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Alexandra Barbosa Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
0612-872A-C630
ORCID iD
0000-0001-7334-8794
Formação
Grau Classificação
2009/12
Concluído
Ciências Sociais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"Consumo e Distinção Social Contemporânea.os Casos de Lisboa e Leiria: um Estudo Qualitativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002/07
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
1997/12
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Filipe*, Laura; Ribeiro**, Raquel Barbosa; Fernandes***, Filipa. "A comunicação omnicanal das agências de viagens com os seus consumidores". (2021): http://journals.openedition.org/cp/12808.
  2. Ribeiro*, Raquel Barbosa; Fernandes**, Filipa. "A comunicação omnicanal em turismo". (2020): http://journals.openedition.org/cp/7597.
  3. Filipe*, Laura; Ribeiro**, Raquel Barbosa; Fernandes***, Filipa. "A comunicação omnicanal das agências de viagens com os seus consumidores". (2020): http://journals.openedition.org/cp/6928.
  4. Ferreira*, Thaís Yamanari; Ribeiro**, Raquel Barbosa; Belim***, Célia. "Ícones culturais vintage na comunicação turística de Lisboa". (2020): http://journals.openedition.org/cp/6747.
  5. Bilro, Marcos; Ribeiro, Raquel Barbosa; Trindade, Alice. "“Free to Play“: a comunicação de marketing dos videojogos gratuitos". (2019): http://journals.openedition.org/cp/4115.
  6. Raquel B. Ribeiro; Jaime R. S. Fonseca; Isabel Soares. "Spend as I say, not as I do: Children, families and household consumption in different socio-economic contexts". International Journal of Consumer Studies 42 5 (2018): 566-582. https://doi.org/10.1111/ijcs.12476.
    10.1111/ijcs.12476
  7. Ribeiro, R.B.; Soares, I.. "Insights and directions for sociological approaches to saving: The case of a Financial Education Programme for children in Portugal". Journal of Consumer Culture 17 3 (2017): 845-863. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032345305&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1469540516634411
  8. Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa. "A importância do preço na comunicação das marcas". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3843.
  9. Ribeiro, Raquel Barbosa; Albuquerque, Susana; Fonseca, Jaime Raúl Seixas; Pires, Carlos Bicho; Quintino, Diana Rodrigues. "A procura do consumo financeiramente sustentável. Socialização e representações sociais do consumo, crédito e poupança". (2014): http://rccs.revues.org/5363.
  10. Albuquerque, Susana; Carvalho, Ana Rita; Coelho, Lina; Conceição, Ana Filipa; Costa, Vânia; Fonseca, Jaime Raúl Seixas; Frade, Catarina; et al. "Perspetivas interdisciplinares sobre consumo e crédito". (2014): http://rccs.revues.org/5331.
  11. Raquel Barbosa Ribeiro; Susana Albuquerque; Jaime Raúl Seixas Fonseca; Carlos Bicho Pires; Diana Rodrigues Quintino. "A procura do consumo financeiramente sustentável. Socialização e representações sociais do consumo, crédito e poupança". Revista Crítica de Ciências Sociais 101 (2013): 65-88. https://doi.org/10.4000%2Frccs.5363.
    10.4000/rccs.5363
  12. Ribeiro, Raquel Barbosa; Albuquerque, Susana; Fonseca, Jaime R. S.; Pires, Carlos Bicho; Quintino, Diana Rodrigues. "A procura do consumo financeiramente sustentável: Socialização e representações sociais do consumo, crédito e poupança". (2013): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=4594694.
  13. Ribeiro, Raquel. "O consumo: uma perspectiva sociológica". (2008): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=4537403.
Tese / Dissertação
  1. Zagalo, Joana Mafalda da Cruz. "A comunicação integrada de Marketing na era do Marketing Omnicanal. casos do setor automóvel português". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/17765.
  2. Filipe, Laura Ribeiro Ferreira dos Santos. "A comunicação interpessoal no atendimento turístico: o caso das Agências de Viagens". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19485.
  3. Ramos e Ramos, João Ivo Garcia. "Comunicação e influenciadores digitais: contributos para o estudo dos estilos de vida alimentares e desportivos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/17641.
  4. Tavares, Carolina Rosa. "A comunicação personalizada na grande distribuição:a perceção do consumidor". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12804.
  5. Guerreiro, Alexandra Sofia Carvalho. "Séries televisivas de culto em Portugal: espectadores e estilos de vida". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12780.
  6. Lourenço, Joana Maria Abreu Oliveira. "A comunicação para a responsabilidade -influência dos programas televisivos infantis nos valores das crianças". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12790.
  7. Cruz, Vanessa Alexandra Crespo da. "Websites de compras coletivas e descontos: estratégias de comunicação e marketing em debate". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11459.
  8. Cerdeira, Natacha Neto. "A comunicação interpessoal no atendimento turístico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11453.
  9. Rodrigues, Paulo José Farias. "O papel da comunicação não verbal na liderança : bases para um modelo prático". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7974.
  10. Nascimento, Petra Lukidia Santana. ""Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8046.
  11. Alves, Tânia Patrícia Lima. "Novos paradigmas de consumo e comunicação: o DIY e o poder ao consumidor". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6177.
  12. Figueiredo, Filipa Frazão. "Do premium ao preço: mudança nas estratégias de comunicação das marcas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6499.
  13. Alves, Sofia Branquinho. "(Re)commerce\trocar para melhorar:estratégias de marketing e comunicação das marcas Decathlon, Ikea, Fnac e Calzedonia". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5114.
  14. Moreira, Daniela Marlene Lopes. "Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5127.
  15. Alves, Sofia Branquinho. "(Re)commerce\trocar para melhorar:estratégias de marketing e comunicação das marcas Decathlon, Ikea, Fnac e Calzedonia". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5114.

Outros

Outra produção
  1. Número com dossiês temáticos. 2020. Amaral**, Inês; Barreto**, Ana Margarida; Belim***, Célia; Camponez, Carlos; Cardoso***, Gustavo; Carmo*, Mariana Neto; Castanheira**, Karol Natasha Lourenço; et al. http://journals.openedition.org/cp/5556.
  2. O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil. 2017. Santos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa. http://hdl.handle.net/10400.5/13785.
  3. A comunicação personalizada na grande distribuição:a perceção do consumidor. 2016. Tavares, Carolina Rosa. http://hdl.handle.net/10400.5/12804.
  4. Séries televisivas de culto em Portugal: espectadores e estilos de vida. 2016. Guerreiro, Alexandra Sofia Carvalho. http://hdl.handle.net/10400.5/12780.
  5. A comunicação para a responsabilidade -influência dos programas televisivos infantis nos valores das crianças. 2016. Lourenço, Joana Maria Abreu Oliveira. http://hdl.handle.net/10400.5/12790.
  6. B2B Marketing. 2015. Raquel Barbosa Ribeiro; Isabel Soares.
    10.1002/9781118989463.wbeccs013
  7. Marketing/Marketing Science. 2015. Raquel Barbosa Ribeiro; Isabel Soares.
    10.1002/9781118989463.wbeccs160
  8. Websites de compras coletivas e descontos: estratégias de comunicação e marketing em debate. 2015. Cruz, Vanessa Alexandra Crespo da. http://hdl.handle.net/10400.5/11459.
  9. A comunicação interpessoal no atendimento turístico. 2015. Cerdeira, Natacha Neto. http://hdl.handle.net/10400.5/11453.
  10. "Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa". 2014. Nascimento, Petra Lukidia Santana. http://hdl.handle.net/10400.5/8046.
  11. O papel da comunicação não verbal na liderança : bases para um modelo prático. 2014. Rodrigues, Paulo José Farias. http://hdl.handle.net/10400.5/7974.
  12. Novos paradigmas de consumo e comunicação: o DIY e o poder ao consumidor. 2013. Alves, Tânia Patrícia Lima. http://hdl.handle.net/10400.5/6177.
  13. Do premium ao preço: mudança nas estratégias de comunicação das marcas. 2013. Figueiredo, Filipa Frazão. http://hdl.handle.net/10400.5/6499.
  14. Consumo de adrenalina: plano de comunicação para o Parque Aventura Sniper. 2012. Moreira, Daniela Marlene Lopes. http://hdl.handle.net/10400.5/5127.
  15. (Re)commerce\trocar para melhorar:estratégias de marketing e comunicação das marcas Decathlon, Ikea, Fnac e Calzedonia. 2012. Alves, Sofia Branquinho. http://hdl.handle.net/10400.5/5114.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Os ícones culturais vintage na comunicação do turismo de Lisboa
Coorientador
Comunicação Social (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2019 - 2019 Comunicação e influenciadores digitais: contributos para o estudo dos estilos de vida alimentares e desportivos
Orientador
Comunicação Social (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2019 - 2019 A Comunicação Integrada de Marketing na era do Marketing Omnicanal. Casos do setor automóvel português.
Orientador
Comunicação Social (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2019 - 2019 A Comunicação Interpessoal no atendimento turístico: O caso das Agências de Viagens
Orientador
Comunicação Social (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2019 - 2019 40 anos de discurso parlamentar sobre a dívida pública portuguesa (1977-2017)
Coorientador
Sociologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/10 - Atual Módulo "Informação, Comunicação e Marketing" Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Distinções

Prémio

2018 PRÉMIO DE MÉRITO CIENTÍFICO INVESTIGAÇÃO AVANÇADA CGD-ISCSP EM ESTUDOS AFRICANOS
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2018 PRÉMIO DE MÉRITO CIENTÍFICO INVESTIGAÇÃO AVANÇADA CGD-ISCSP EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2017 PRÉMIO ISCSP-INVESTIGAÇÃO (CATEGORIA “INVESTIGADORES DO CAPP”)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal

Outra distinção

2017 MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO DE MÉRITO FUNDAÇÃO D. PEDRO IV
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal