???global.info.a_carregar???
Fernando Humberto Santos Serra Santos Serra. Concluiu o(a) Mestrado em Sociologia em 1995 pela Universade Tecnica de de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Doutoramento em Educação em 2004 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Política Social em 1985 pelo(a) Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. É Professor Associado na Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Estagiário de Investigação no(a) Centro de Formação do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, Assistente no Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação e Professor Associado na Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 38 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Escola; Organização; Projeto de intervenção; Qualidade; Saber; School; Organization; Intervention/Project; Quality; knowledge; Políticas públicas; Ensino superior; Educação; Formação; São Tomé e Príncipe e desenvolvimento socioeconómico; Public policies; Higher education; Education; Training; Sao Tome and Principe and social and economic development; Diagnóstico social; Porto Santo; Territorialização das políticas sociais; Social Diagnosis; Territorialisation of Social Policies; Stress ocupacional; Resiliência; Professores; Relações interpessoais; PIEF; Occupational Stress; Resilience; Teachers; Interpersonal relationships; Alternative education program; Felicidade; População idosa; Satisfação com a vida; Bem-estar; Qualidade de vida; Indicadores sociodemográficos; Happiness; Elderly population; Satisfaction with life; Well-being; Quality of life; Sociodemographic indicators; Implementação e avaliação de políticas públicas; Projetos sociais; Metodologias participativas; Public policy; Implementation and evaluation of public policies; Social projects; Participatory methodologies; Decisão; Tomada de decisão; Organização escolar; Teoria dos jogos; Decision; Decision making; School organization; Game theory; Crise da dívida pública; Auditoria cidadã; Cidadania; Espaço público; Ação coletiva; Movimento social; Democracia participativa; Public debt crises; Citizen audit; Citizenship; Public space; Collective action; Social movement; Participatory democracy; Movimentos sociais; Cultura política; Participação política; Ativismo; Horizontalismo; Rede; Social movements; Political culture; Political participation; Activism; Horizontalism; Network; Direcção administração e gestão escolar; Liderança; Diretor; Educação para a saúde; Perda visual; Glaucoma; Conhecimentos; Rotinas; Concepções; Health education; Visual loss; Knowledge; Routines; Concepts; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Cultura organizacional; Perceções; Imagem real; Imagem desejada; Words; Organizational culture; Perceptions; Real image; Idyllic image; Indisciplina; Clima de escola; Indiscipline; Intervention project; School environment; (In)sucesso escolar; Nível socioeconómico; Resultados escolares; School failure; Socioeconomic level; School results; Ciências Sociais; Sociologia; Índia; Responsabilidade social; Voluntariado; Competências; Social responsibility; Volunteering; Skills; Envelhecimento; Sociedade civil; Mulheres; Intervenção comunitária; Políticas públicas da educação; Administração escolar; Ensino básico e secundá
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Humberto Santos Serra Santos Serra

Nomes de citação

  • Serra, Fernando
  • Fernando Humberto Serra

Identificadores de autor

Ciência ID
031C-11D8-5932
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Concepções Educacionais em Tempos Revolucionários" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
1995
Concluído
Sociologia (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"A construção sociopolítica das concepções educacionais no ensino primário em Portugal no Pós-25 de Abril de 1974" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985
Concluído
Política Social (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/06/01 - Atual Estagiário de Investigação (Investigação) Centro de Formação do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Inustrial, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/07/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
1996 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1993/10/31 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1990/10/01 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1987/10/01 - Atual Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2008/09/01 - 2013/07/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
1987/06 - 1996/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07/08 - Atual Vice-Presidente Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2013/06 - Atual Membro eleito do Conselho Geral Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2013 - Atual Coordenação da Unidade de Missão ISCSP-Cidadania Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2008/03 - Atual Membro do Conselho Científico Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2013/06 - 2020/06 Coordenação de Unidade de Coordenação de Serviço Social e Política Social Universidade de Lisboa, Portugal
2014/06 - 2016/06 Membro por inerência do Conselho Pedagógico Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2009/06 - 2015/06 Vice-Presidente do Conselho pedagógico Universidade de Lisboa, Portugal
1997/01 - 2000/04 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/05 - 1997/06 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2013 - 2015/11/30 Reproduzir ou contrariar o destino social? Estudo longitudinal de uma geração nascida nos anos 90 do século XX em Portugal
PTDC/IVC-SOC/4943/2012
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2011/01/31 Aprender em Parceria (A PAR): Avaliação da Eficácia da Implementação do Peers Early Education Partnership (PEEP) em Portugal.
PTDC/CED/69219/2006
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2010/12/31 Implementação e Avaliação de Políticas Públicas em Portugal
PTDC/CPO/70485/2006
Universidade de Lisboa Centro de Administração e Políticas Públicas, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Serra, Fernando H.; Carvalho, Maria I.; Pinto, Carla; Rauktis, Mary E.. "Social Work Practices for Children, Youth and Families in Portugal: Challenges and Approaches". Child and Adolescent Social Work Journal 36 3 (2019): 223-226. http://dx.doi.org/10.1007/s10560-019-00620-z.
    10.1007/s10560-019-00620-z
  2. Neves, Barbara Barbosa; Dias de Carvalho, Diana; Serra, Fernando; Torres, Anália; Fraga, Silvia. "Social Capital in Transition(s) to Early Adulthood: A Longitudinal and Mixed-Methods Approach". Journal of Adolescent Research 34 1 (2018): 85-112. http://dx.doi.org/10.1177/0743558418755685.
    10.1177/0743558418755685
  3. Roldão, Paula Maria Espadinha; Serra, Fernando. "A criança, a publicidade e as práticas alimentares – resultados de uma investigação exploratória". O presente texto, tendo como base um estudo anterior (Roldão, 2008), pretende reflectir sobre a relação entre a publicidade televisiva de produtos alimentares e as práticas alimentares de crianças em idade pré-escolar . A crescente preocupação verificada nas nossas sociedades, modernas e desenvolvidas, em adoptar estilos de vida mais saudáveis anda a par com a constatação da crescente incidência d (2010): http://hdl.handle.net/10400.21/3106.
  4. Serra, Fernando. "Concepções educativas e poder político". Este texto é p resultado de um quadro motivacional cujo núcleo gerador se encontra, por um lado no meu interesse teórico-conceptual pela temática da mudança educativa... (2000): http://hdl.handle.net/10400.21/653.
Artigo em revista (magazine)
  1. Fernando Humberto Serra. "A sociedade multicultural e a escola. Será possível uma ética global para a educação?", Simbiótica. Razão e Sensibilidade, 2018, http://periodicos.ufes.br/simbiotica/issue/view/v.5%2C%20n.1.
  2. Fernando Humberto Serra. "Investigação-ação: o Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora, 2016-2015 (Entrevista)", Ciências e Políticas Públicas, 2016, http://bit.ly/2QooC3x.
  3. Fernando Humberto Serra. "A formação de professores de primeiras letras em Portugal nos séculos XIX e XX. Uma muito breve história", Memória e Futuro, Revista da Associação de Professores e da Universidade Sénior de Almada, 2014
Manual
  1. Fernando Humberto Serra. Perceções dos docentes sobre stresse e resiliência num programa de educação compensatória: o papel específico das relações interpessoais. EDUFPI. 2019.
    Publicado
  2. Fernando Humberto Serra. O olhar do assistente social reflexivo em contexto escolar. Lisboa, Portugal: PActor. 2018.
    Publicado
  3. Fernando Humberto Serra. A Educação Multicultural para uma cidadania lusófona e uma ética universalista. Um olhar a partir de Portugal. Portugal: ISCSP -ISBN: 978-3-639-54141-0. 2018.
    Publicado
  4. Fernando Humberto Serra. Europe, espace public et medias: pour un espace public européen.. Éditions Universitaires Européenne. 2016.
    Publicado
  5. Fernando Humberto Serra. Muitos séculos de Educação. Lisboa, Portugal: ISCSP - Edições de Aniversário. 2016.
    Publicado
Recurso online
  1. Helena Ribeiro; Fernando Humberto Serra. Ação coletiva, espaço público e participação cidadã. O caso IAC – Iniciativa de Auditoria Cidadã à Dívida Pública. 2018. https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/25420/1/Livro_de_resumos_final_AprN9W3.pdf.
  2. Torres, Anália; Fernando Humberto Serra; Lara TAvares; Fátima Assunção; Diana MAciel; Elisabete Ramos; Henrique de BArros. Gender and education: differences and similarities in the trajectories of young men and women. Atas do XVIII World Congress of Sociology, Yokohama, Japão, 13-19 de julho de 2014, p. 111.. 2018. https://isaconf.confex.com/isaconf/wc2014/webprogram/Paper46236.html.
  3. Fernando Humberto Serra. Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. O caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979).. 2018. https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook1_0.pdf.
  4. Fernando Humberto Serra. • Dealing with ageing at local level: what policies? What strategies? Animação de workshop na EPR Annual Conference, Evolving societies, evolving services: through the looking-glass. 2016. https://www.afid.pt/eventos-media/noticias-eventos/conferencia-anual-da-plataforma-europeia-de-reabilitacao/?fbclid=IwAR0C2AvKjVwq5foO5o-nRFX0t2svvl85QpTxIdqs4XngS8H-02GaTP1oYuw.
  5. Fernando Humberto Serra; Carla Pinto; Paula Pinto; Ana Esgaio. Tensions and future scenarios of elderly care policy in a Portuguese municipality – Amadora. A case study. Distributed paper, no 3rd ISA Forum of Sociology. The Futures we Want: Global Sociology and the Struggles for a Better World. Viena, Austria, 10-14 de julho de 2016.. 2016.
  6. Fernando Humberto Serra; Paula Pinto; MAria José Núncio. Value tensions and ethical dilemmas in Social Work practice. A study from an international post-graduate context. Book of Abstracts & Programme Book, 6th European Conference for Social Work Research. Reflective social work practices in contemporary societies: dialogues and new pathways between praxis and research, Universidade Católica de Lisboa, p. 291.. 2016. https://www.eswra.org/conference/2016/ECSWR%202016%20Conference%20Programme%20Final.pdf.
  7. Fernando Humberto Serra. Social responsibility at School and beyond. Case study on a volunteering project from Autonomous Region of Madeira, Portugal. In Gonçalves, E., & Batista, S. (Eds.). Conference Proceedings of First ESCXEL Project International Conference-networks, Communities and Partnerships in Education: actors, goals and results. Lisbon. ESXCEL projecto-School Network for Excellence.. 2016. http://firstinternationalconference.blogspot.pt/p/online-publication.html.
  8. Alda Rosário; Fernando Humberto Serra. Responsabilidade Social na e da Escola. Avaliação do impacto de um projeto de voluntariado – Clube Viver a Vida - junto da Comunidade Educativa, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia – Funchal – Madeira. Book of abstracts, Colóquio Internacional Os Jovens como Atores da Mudança Social. Observatório da Juventude dos Açores, Ponta Delgada. 2015.
  9. Anália Torres; Henrique de BArros; Eisabete RAmos; Bárbara Neves; Fátima Assunção; Diana Carvalho; Diana MAciel; et al. EPITeen24: reproduzir ou contrariar o destino social? Estudo longitudinal de uma geração nascida nos anos 90 do século XX em Portugal. Síntese de resultados. 2015. http://epiteen.iscsp.ulisboa.pt/resultados/publicacoes.
  10. Anália Torres; Fernando Humberto Serra; LAra; Fátima Assunção; Diana MAciel; Elisabete Ramos; Henrique de BArros. Gender and education: differences and similarities in the trajectories of young men and women. Livro de Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Évora, 14-16 de abril de 2014.. 2014. https://associacaoportuguesasociologia.pt/viii_congresso/actas.php?area=actas&m=2.
Tese / Dissertação
  1. Domingos, Anabela Mendes Lopes da Mina. "A felicidade auto-percepcionada da população com 65 ou mais anos em Portugal Continental. elementos para uma caracterização sociológica a partir do European Social Survey (2002 e 2014)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/15339.
  2. Pinto, Lúcio Lima Viegas. "Os efeitos socioeconómicos das Políticas Públicas de Ensino Superior: o caso de São Tomé e Príncipe (1990-2015)". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16159.
  3. Sarmento, Patrícia Louro de Moraes. "Professores em contextos de risco:estudo exploratório do papel das relações na resiliência de professores do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13786.
  4. Teixeira, Carina de Jesus Sousa. "Contributos para o diagnóstico social do Porto Santo,Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13213.
  5. Leitão, Ana Filipa Matos. "Entte o estado e a sociedade civil organizada: avaliação do projeto "Olhares da Kova" na perspetiva das políticas públicas territorializadas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11583.
  6. Vasconcelos, Carlos Pontes de. "O Processo da Tomada de Decisão e os seus efeitos num contexto escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12806.
  7. Ribeiro, Maria Helena Pinto. "Como a IAC - Iniciativa de Auditoria Cidadã à dívida se mobiliza enquanto agente no espaço público, no contexto da dívida soberana". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12791.
  8. Alvares, Albertina Isabel Carneiro Esteves. "O impacto do projeto mais sucesso escolar no desempenho educativo dos alunos do 3º ciclo da Escola Secundária da Ramada – estudo de caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11545.
  9. Ferreira, Rui Carlos Coelho Miranda. "Cultura política libertaria nos movimentos sociais contemporâneos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12778.
  10. Nascimento, Maria Emília Gomes do. "A tomada de decisão em Administração e Gestão Escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/8560.
  11. Afonso, Ana Carmina Pinheira Soares. "Glaucoma e educação para a saúde : influência de um programa de educação para a saúde junto de utentes glaucomatosos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10699.
  12. Pestana, Zózima Maria Sousa Gonçalves. "(In)sucesso escolar e sala de estudo: o caso da escola básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6546.
  13. Rosário, Alda Mardónia Matos de Nóbrega. "Responsabilidade social na escola e da escola. caracterização do Clube Viver a Vida e a avaliação do seu impacto junto da comunidade educativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6544.
  14. Araújo, Maria Alexandra dos Santos Soeiro Veiga de. "Avaliação de um programa de intervenção comunitária junto de um grupo de mulheres idosas no Interior Sul de Portugal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8013.
  15. Santos, Pedro Matias. "Secularismo Pan-Indiano vs. Fundamentalismo Hindu : um contributo para a análise histórico-sociológica das ideologias do nacionalismo da Índia colonial e pós-colonial". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7141.
  16. Chaves, Graça Maria Pereira Rodrigues. "A escola face às manifestações de indisciplina: estudo de caso sobre as dinâmicas organizacionais na resolução da indisciplina". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6557.
  17. Luís Fernando Pinto Dias. "Dinâmica de um processo associativista : cooperativa de consumo dos servidores da UEL - SERVICOOP". Doutoramento, 2014. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000196258.
  18. Cró, Maria Patrícia Lopes. "A escola e as condições socioeconómicas das famílias - O caso da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6556.
  19. Rodrigues, Ana de Jesus Pereira. "A imagem dos alunos sobre a sua escola: estudo de caso numa escola básica dos 2º e 3º ciclos no Funchal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6545.
  20. Lopes, Patrícia Filipa da Silva. "Autonomia, administração e gestão das escolas públicas em Portugal no espaço público:o debate sobre agregação de agrupamentos (2010-2011)". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4559.
  21. Adónis, Maria Mendes Esteves Robalo Lopes. "Relações de poder nos Aagrupamentos de escolas Perceções e Dinâmicas - Conselho Geral vs Diretor". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4012.
  22. Barreiros, Nádia Cristina Barrão. "Desenvolvimento profissional do trabalhador social". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5126.
  23. Costa, Andrêa Filipa da Silva. "Uma medida de política pública : escola a tempo inteiro : estudo de caso do agrupamento de escolas de Miraflores". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4614.
  24. Caetano, Rosa Maria Pereira. "Auto-avaliação numa escola da Beira Interior a partir de um olhar sociológico : Um estudo de caso exploratório". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4013.
  25. Coimbra, Bruno Alexandre Miranda. "A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4612.
  26. Sousa, Maria Filomena Costa Crispim de. "Quadros interativos multimédia ao serviço da educação: estudo de caso da implementação da medida num centro de formação de professores". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5132.
  27. Faustino, Isabel Maria Lopes Ribeiro. "Trajectórias de profissionalidade e ciclo de vida profissional: um contributo para o conhecimento dos professores de educação especial". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/2943.
  28. Boto, Ana Paula Cabrita Natal de Brito. "Entre os problemas públicos e a agenda política: o papel dos opinion makers em torno do novo modelo de avaliação de desempenho docente (2007-2009)". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3537.
  29. Perdigão, Maria de Carmen López de Carrión Martins. "Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/3159.
    Perdigão, MCLCM. Facilitadores e obstáculos à colaboração entre os professores titulares de turma e os professores de educação especial no 1º ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
  30. Avó, Maria Helena Guerreiro Mestre. "Gerir a adultez tardia: os processos de tomada de decisão e acomodação das famílias com idosos dependentes". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/2970.
  31. Ferreira, Marina Alexandra Marques. "Ciclo de vida, desenvolvimento profissional, gestão escolar : uma abordagem biográfica". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1215.
  32. Rua, Maria de Fátima Ferreira. "O director de turma : um desempenho de papel labiríntico". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1576.
  33. Gomes, Fernando da Silva Carrusca. "Percepção dos professores de educação visual e tecnológica sobre a respectiva disciplina: um estudo de caso". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/670.
  34. Felício, Luís Fernando Pinto. "Programa integrado de educação e formação (PIEF): um contributo para a (re)integração de jovens no sistema educativo: estudo de caso". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/653.
  35. Santos, Sandra Marisa da Costa. "A infância confiscada: contributos para o estudo da educação das crianças em situação de risco de exclusão escolar e social no 1º Ciclo do Ensino Básico: elaboração de um modelo de factores de risco". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/674.
  36. Santos, Maria do Céu Inácio. "O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/675.
  37. Carreira, José Manuel Batista. "A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/671.
  38. Roldão, Paula Maria Espadinha. "A criança, a publicidade e as práticas alimentares: uma investigação exploratória". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.1/402.