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Isabel Maria dos Santos Falé. Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2006 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Linguística em 2006 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado em Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva - Fonologia em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Linguística em 1991 pelo(a) Universidade de Lisboa. É Professor Associado no(a) Universidade Aberta e Director de Unidade Orgânica no(a) Universidade Aberta. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 22 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: fonética; cognitive processes; speech perception; complexidade textual; eye movements during reading; speech annotation; produção de fala; compreensão na leitura; movimentos dos olhos; topic structures; central auditory processing evaluation; reading comprehension; prosody; speech prosody; prosódia; intonation; syntactic and discursive structure; european portuguese; text complexity; reading fluency; imperatives; estrutura sintática e discursiva; eye movements; fonologia do português; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria dos Santos Falé

Nomes de citação

  • Falé, Isabel
  • Falé, I.

Identificadores de autor

Ciência ID
0210-BD28-1A78
ORCID iD
0000-0001-8271-0695

Endereços de correio eletrónico

  • Isabel.Fale@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Departamento de Humanidades. Palácio Ceia - Rua da Escola Politécnica nº 141-147, 1269-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicolinguística
Universidade de Lisboa, Portugal
"Percepção e Reconhecimento da Informação Entoacional em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991 - 1996
Concluído
Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva - Fonologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Fragmento da prosódia do português europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1987 - 1991
Concluído
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2006/03 - 2020/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1997 - 2006 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
1996/02 - 1997/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1994/12 - 1996/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/01 - 2022/02/28 Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/01 - 2021/06/30 Envelhecimento vocal: estudo das alterações segmentais e variações de ritmo em Português Europeu
PTDC/LLT-LIN/30820/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/03/21 - 2015/08/20 COPAS - Contraste e Paralelismo na Fala
PTDC/CLE-LIN/120017/2010
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/12/01 - 2011/11/30 Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos.
PTDC/LIN/67854/2006
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/12/03 - 2010/12/01 TAPA-PE - Teste de Avaliação da Produção Articulatória em Português Europeu
PTDC/LIN/66928/2006
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Falé, Isabel; Costa, Armanda; Luegi, Paula. "Reading aloud: Eye movements and prosody". 2016.
    10.21437/speechprosody.2016-169
Artigo em revista
  1. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Barbara; Falé, Isabel; Magano, Olga. "Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados". Sociologia, Problemas e Práticas 101 (2023): 29-51. http://dx.doi.org/10.7458/spp202310126792.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7458/spp202310126792
  2. Kaakinen, Johanna K.; Werlen, Egon; Kammerer, Yvonne; Acartürk, Cengiz; Aparicio, Xavier; Baccino, Thierry; Ballenghein, Ugo; et al. "IDEST: International Database of Emotional Short Texts". PLOS ONE 17 10 (2022): e0274480. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0274480.
    10.1371/journal.pone.0274480
  3. Pedro Abrantes; Ana Paula Silva; Bárbara Backstrom; Cláudia Neves; Isabel Falé; Marc Jacquinet; Maria do Rosário Ramos; Olga Magano; Susana Henriques. "Transversal Competences and Employability: The Impacts of Distance Learning University According to Graduates’ Follow-Up". Education Sciences 12 2 (2022): 65-65. https://doi.org/10.3390/educsci12020065.
    10.3390/educsci12020065
  4. Jorge Humberto Martins; Marisa Alves; Susana Andrade; Isabel Falé; António Teixeira. "Auditory Processing Disorder Test Battery in European Portuguese—Development and Normative Data for Pediatric Population". Audiology Research 11 3 (2021): 474-490. https://doi.org/10.3390/audiolres11030044.
    10.3390/audiolres11030044
  5. Martins, Jorge Humberto; Alves, Marisa; Andrade, Susana; Falé, Isabel; Teixeira, António. "Auditory Processing Disorder Test Battery in European Portuguese—Development and Normative Data for Pediatric Population". Audiology Research 11 3 (2021): 474-490. http://dx.doi.org/10.3390/audiolres11030044.
    10.3390/audiolres11030044
  6. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais : Uma análise com base nas perceções dos diplomados". Forum Sociológico 37 (2020): 49-62. http://dx.doi.org/10.4000/sociologico.9511.
    10.4000/sociologico.9511
  7. Falé, Isabel; Costa, Armanda; Luegi, Paula. "Leitura em voz alta, movimentos oculares e prosódia. Integração de informação sintática e discursiva". Textos Selecionados - XXX Encontro Nacional da APL 1 (2015): 261-275.
    Publicado
  8. Mata, Ana Isabel; Moniz, Helena; Móia, Telmo; Gonçalves, Anabela; Silva, Fátima; Batista, Fernando; Duarte, Inês; Oliveira, Fátima; Falé, Isabel. "Prosodic, syntactic, semantic guidelines for topic structures across domains and corpora". LREC 2014, Ninth International Conference on Language Resources and Evaluation 1 (2014): 1188-1193.
    Publicado
  9. Carvalho, G.; Falé, I.; De Matos, D.M.; Rocio, V.. "Searching a mixed corpus in the light of the new Portuguese orthographic norm". Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) 7243 1 (2012): 56-62.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-28885-2_6
  10. Falé, Isabel. "Imperatives in European Portuguese: a perception approach". ISCA Tutorial and Research Workshop on Experimental Linguistics 2008 1 (2008): 81-84.
    Publicado • 10.36505/exling-2008/02/0021/000080
  11. Falé, I.; Faria, I.H.. "Intonational contrasts in EP: A Categorical Perception approach". 9th European Conference on Speech Communication and Technology 1 (2005): 1705-1708.
    Publicado
  12. Falé, I.; Faria, I.H.. "A glimpse of the time-course of intonation processing in European Portuguese". 9th European Conference on Speech Communication and Technology (2005): 2377-2380. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33745186893&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Falé, Isabel. "Entoação". In Gramática do Português, editado por Fundação Calouste Gulbenkian, 3429-3447. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Falé, Isabel. "Categorical Perception". , 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483380810.n108.
    10.4135/9781483380810.n108
  2. Falé, Isabel. "Vocabulary". , 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483380810.n668.
    10.4135/9781483380810.n668
  3. Falé, Isabel. "Segmentation of Speech". , 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781483380810.n540.
    10.4135/9781483380810.n540
Livro
  1. Falé, Isabel; Falé, Isabel; Maria Helena Mateus; Maria João Freitas. Fonética e Fonologia do Português. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2016.
    Publicado
  2. Serôdio, Cristina; Pereira, Dulce; Cardeira, Esperança; Falé, Isabel. Nova Gramática Didática de Português - 3º ciclo e Secundário. Lisboa, Portugal: Santillana. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Magano, Olga; Ramos, Maria Rosário; Silva, Ana Paula. 2018. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb - Diplomados 2014 e 2015.. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7859/1/2018_Relatorio_Percursos%20Diplomados%20UAb-2%c2%aaEd.pdf.

Outros

Outra produção
  1. Searching for behavioral correlates of text complexity in reading. 2016. Costa, Armanda; Falé, Isabel; Luegi, Paula.
  2. Central auditory processing evaluation - Normative data for portuguese pediatric population. 2014. Martins, Jorge Humberto; Alves, Marisa; Andrade, Susana; Pereira, Carlos; Teixeira, António; Falé, Isabel.
  3. Categorical perception of intonational contrasts in European Portuguese. 2006. Isabel Falé; Isabel Hub Faria. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.602.7897.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2020/01/25 Identification of voice pathologies in an elderly population
Coorientador
Engenharia Biomédica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Física, Portugal
2020 - 2020 Ser Japonês ou falar Português? Aspectos socioculturais, cognitivos e pragmáticos do ensino de português como segunda língua no Japão
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Estudo exploratório da capacidade de memória de curto prazo e de longo prazo: a produção oral de bilingues simultâneos (português e inglês) com base no Modelo Neurolinguístico Integrado de Michel Paradis
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Perder uma língua: o bilinguismo na comunidade Portuguesa na África do Sul
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 O processo/estratégias do ensino e aprendizagem da l. portuguesa como língua segunda em Cabo Verde - alfabetização: caso dos alunos do 2º ano do ensino básico obrigatório - R.G
Orientador
Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 Implicações padagógicas da utilização de ferramentas digitais na aprendizagem do discurso oral, na língua francesa
Orientador
Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018/11/30 Leitura e Fluência. Aspetos da Complexidade Lexical: Extensão, Frequência e Estrutura Fonológica
Coorientador
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 A Tecnologia de Comunicação e Informação Aplicada ao PLE em Univerisdades Americanas: desenvolvendo a Competência Comunicativa Intercultural através do Projeto Teletandem Brasil
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Alcance do Discurso Oral Militar Pronunciado por Altas Patentes: casos dos Generais Savimbi e Patton
Orientador
Estudos de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 Neurobiologia e Cognição na aprendizagem simultânea de línguas estrangeiras - Aquisição multilingue do léxico
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 Conhecimento e uso do dialeto/falar madeirense dos jovens em escolarização da Região Autónoma da Madeira - análise de enunciados dialetais: léxico
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Vocabulário e (des)motivação para a Leitura
Orientador
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2012/10/04 Variação linguística - Subsídio para o estudo do léxico relativo ao ciclo do pão, numa zona raiana da Beira Baixa
Orientador
Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2011 Avaliação do Processamento Auditivo Central e Dificuldade de Aprendizagem
Orientador
Voz, Linguagem e Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/10 - 2020/10 Associação Portuguesa de Linguística Presidente
2012/10 - 2013/09 Associação Portuguesa de Linguística
2010/10 - 2012/10 Associação Portuguesa de Linguística