???global.info.a_carregar???
Rosa Lucia Almeida Leite Castro Madeira. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciências da educação; Direito das crianças; Exclusão social; Educação para a cidadania; Interesses das crianças - Parque de Santiago(Aveiro); Espaço público; Urbanização; Crianças; Participação; Cidadania; Cidades; Direitos; Deficiência visual; Cegueira; Baixa visão; Inclusão; Educação especial; Direitos da pessoa com deficiência; Direitos das crianças; Desenvolvimento das crianças; Participação dos alunos; Ensino básico 1º ciclo; Direitos da criança; Escola; Participação infantil; Emancipação; Crianças em risco - Instituições sociais; Integração social; Infância; Criança; Direito de Proteção e Provisão; Vozes; Criança como Sujeito de direito à participação; Política pública; Inclusão social; Necessidades educativas especiais; Integração escolar - Ensino superior; Autodeterminação; Necessidades Especiais; Ensino Superior; Culturas da Infância; Participação das Crianças; Cidadania Infantil; Animação sociocultural; Crianças em idade escolar; Identidade social; Relações sociais; Educação não-formal; Formação profissional; Investigação-acção; Estratégias de aprendizagem - Comunicação; Educação comunitária; Educação social; Trabalho socioeducativo; Aprendizagem pela conversa; Intervisão; Investigação-ação participativa; Children; Independent mobility; Social affordances; Neighbourhood area; Green spaces; softGISchildren methodology; Independência de mobilidade; Affordances sociais; Área de vizinhança; Espaços verdes; Metodologia softGISchildren; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Ocupação dos tempos livres - Crianças; Actividades recreativas; Comportamento lúdico infantil; Ofício da criança; Tempo das crianças; Brincar; Tempo livre; Envelhecimento; Sabedoria - Partilha; Participação social; Pessoas idosas - Pensões de reforma; Reformados - Universidade de Aveiro (Portugal); Envelhecimentos; identidade; reforma; ciclo de vida; aprendizagem ao longo da vida; Universidade(s) “tradicional” e sénior; Integração social - Crianças - Aveiro (Portugal); Direitos das crianças - Ciganos; Integração social - Aveiro (Portugal); Minorias étnicas; Discriminação; Educação intercultural; Psicologia do desenvolvimento; Valores morais; Civismo; Cidade Amiga das Crianças; Valores Morais; Exclusão Social; Inclusão Social; Infancias; Educação; Trabalho infantil; Pessoas idosas; Lares de idosos; Política social; Institucionalização; Idoso; Mundo de vida; Psicologia das crianças; Jogos tradicionais; Comportamento social; Relações escola-família; Papel dos alunos; Relação escola - familia; Actores sociais; Imigração - Crianças - Portugal - Europa; Integração escolar; Globalização; Aculturação; Aquisição da linguagem; Imigração; Imigração em Portugal e na Europa; Imigração e globalização; Identidade; Socialização; Aquisição da língua; Integração; Crianças imigrantes e escola; Ciências da educação, Ciências da educação; Educational sciences, Educational sciences; Ciências sociais::Ciências da educação; Social sciences::Educational sciences; Diferença; Redes sociais; Deficientes; Igualdade de oportunidades; Ciências humanas; Educação; Educação infantil; Políticas educacionais; Educação Infantil; Cidadania da infância; Políticas públicas; Educação das crianças; Educadores de infância; Sociologia da educação; Necessidades das crianças; Dinâmica social: Aveiro (Portugal); Direitos das crianças: Ciganos; Integração racial; Educação pré-escolar; Relações interpessoais; Tecnologias da informação e da comunicação; Alunos do básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal); Educação pré-escolar - Maceió (Alagoas, Brasil); Alunos do básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal); Gestão pública; Política pública - Aveiro (Portugal); Sujeito de Direitos; Convenção sobre o
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosa Lucia Almeida Leite Castro Madeira

Nomes de citação

  • Madeira, Rosa

Identificadores de autor

Ciência ID
FF15-755F-E980
ORCID iD
0000-0003-1772-5174

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2007/09/01 - 2010/10/31 PROJECTO SEARA - SUCESSO EDUCATIVO E AUTONOMIA RELATIVA ALARGADA
PTDC/CED/67930/2006
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/09/05 - 2007/06/30 A infância e a sua educação nas políticas internacionais, na investigação académica e nos programas de formação em Portugal.
POCI/CED/61355/2004
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual Levantar a pedra para construir Pontes [Lifting the stone to build bridges]
N/A
Investigador responsável
Governo da República Portuguesa
Em curso
2022/02 - 2025/02 Be-In - Be Inclusive: towards inclusion of children with special needs and their parents in ECEC
2021-1-BE02-KA220-SCH-000032580
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Fundação de Ciência e Tecnologia EM PORTUGAL. "A possibilidade de uma Cidadania da Infância". (2012): https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2012n25p1.
Tese / Dissertação
  1. Siyawadya, Gracinda Inácio. "Trajetórias de inclusão de crianças e jovens cegas e com baixa visão no Instituto de Deficientes Visuais da Beira: Moçambique". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26970.
  2. Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela. "Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26973.
  3. Lopes, Frederico Duarte. "Children's interactions in the city : the interplay of mobility, affordances and urban space". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13206.
  4. Sousa, Cristiane de. "A participação infantil: uma abordagem emancipatória no ambiente escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21330.
  5. Silva, Juliana Marques. "O lar de idosos como território social : lugares de espera ou mundo(s) de vida?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18364.
  6. Silva, Júlia Maria Pires da. "De trás para a frente : percurso(s) de afirmação da cidadania infantil". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17778.
  7. Machado, Marisa Alexandra Maia. "O desafio de ler o mundo ao longo da vida: a vida e voz de estudantes sénior na Universidade de Aveiro". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15575.
  8. Reis, Margarete Filipa Barros Sousa Ribeiro. "Por um bairro mais amigo das crianças: novos protagonistas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15626.
  9. Traqueia, Ana Filipa Moutela Marques. "Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15625.
  10. Marques, Samanta Silva. "Os dois lados da parede: a expressão do silêncio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13844.
  11. Jasiukonyte, Agne. "Ser criança imigrante: (re)construção da identidade e da cidadania". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12936.
  12. Marinheiro, Marisa Clara Marques. "Trabalhar e brincar - crianças à descoberta dos seus muitos ofícios". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13574.
  13. Louro, Ana Luísa Cavaleiro. "Crianças institucionalizadas (na) procura de um outro lugar social". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12934.
  14. Marque, Inês Margarida Mota. "“Ver para além de um chapéu”: inclusão e diferença pela voz das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14760.
  15. Kassela, Carla Marisa Alfredo. "As crianças como mediadores da relação escola família". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13871.
  16. Lopes, Liliana Isabel Teixeira. "A aprendizagem pela conversa na formação de educadores não-formais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12512.
  17. Fernandes, Vera Lúcia Vidal. "Crianças de origem africana na cidade - de turistas a protagonistas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/10093.
  18. Felgar, Sandra Cristina Rodrigues Pereira Lopes. "Portal das crianças : do reconhecimento dos direitos ao protagonismo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11420.
  19. Silva, Solange Tavares da. "A criança e o brincar nos limites institucionais numa escola em Maceió". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/9972.
  20. Mendes, Maria da Glória de Castro. "A criança e as políticas públicas: cidade amiga das crianças em Aveiro". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12330.
  21. Ramos, Diana Guedes da Silva. "Águeda e as CAC : contributos de crianças de Valongo do Vouga". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11437.
  22. Guerreiro, Ana Paula Vieira. "Escuta-me... sou criança! Estou aqui!". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11588.
  23. Coelho, Ana Rita Moreno. "O olhar da criança para a cidade, através da escola". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11529.
  24. Alcaide, Ana Patrícia Maia. "A escola de Valongo do Vouga: a caminho de uma escola inclusiva". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9831.
  25. Almeida, Ana Vera Moreira Marques de. "Caminhando... à conversa com meninas e meninos ciganos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/4006.
  26. Ferreira, Ana Isabel de Sá de Figueiredo. "Direitos das crianças - do abstracto ao concreto". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8680.
  27. Botelho, Alexandra Bernardete Roçadas. "Aprendendo a vida, escutando as vozes das crianças". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8700.
  28. Vieira, Sacha Cristine Lima. "Paredes que separam gerações: crianças e idosos em instituições". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/3703.
  29. Almeida, Laurinda Miranda de. "(Des)ocultando actores, tempos e espaços da 1ª etapa da educação básica". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1076.
  30. Julião, Liliana Isabel de Barros. "Construindo a acção cidadã das crianças em contexto institucional". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1082.
  31. Coelho, Catarina Maria Capote. "A construção de laços de inclusão". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1081.
  32. Fernandes, Teresa Maria da Silva. "Conciliação entre a vida laboral e a vida familiar". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1059.
  33. Silva, Gabriel Ferrera Ramos da. "Projecto "Os alunos da escola do Alto"". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1084.
  34. Pinto, Adelina Ramos. "Participação e cidadania: memória dos fóruns infanto-juvenis de Aveiro". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3996.
  35. Oliveira, Benilde Andrade de. "O tempo (invisível) das crianças como recurso da sua cidadania". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3672.
  36. Nóbrega, Cristina Isabel de Freitas Duarte. "Reconstrução do lugar social dos alunos dos cursos de educação e formação". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1090.
  37. Moreira, Sara Augusta Fernandes da Silva. "O tempo das crianças... silêncios vividos e ruídos sentidos". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3713.
  38. Lopes, Frederico Duarte. "Putos do Pombal: uma nova narrativa social?". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1067.
  39. Nova, Joana Beatriz Pimentel Vila. "Os jogos tradicionais na construção dos mundos sociais da infância". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1042.
  40. Almeida, Raquel Silva. "Viver com a diferença... mas sem indiferença". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1056.
  41. Cardoso, Valentina Esteves da Silva Madaleno. "Jovens com necessidades educativas especiais e sua transição para a vida adulta". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/8956.
  42. Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro Madeira. "Sobreviver e existir: limites e potencialidades da educação". Doutoramento, 2003. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22931.