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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Graça Pinto Ribeiro Guedes

Nomes de citação

  • Guedes, Graça
  • Guedes, M.G.
  • Maria da Graça Guedes
  • Maria da Graça Pinto Ribeiro Guedes

Identificadores de autor

Ciência ID
F910-3CC7-D4A1
ORCID iD
0000-0001-5456-992X
Researcher Id
I-6900-2015
Scopus Author Id
57195492451; 5720249857; 57190273012
Formação
Grau Classificação
1998/10/08
Concluído
PhD in Textile Engineering (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
"Market orientation and competitive development of industrial companies " (TESE/DISSERTAÇÃO)
BOM COM DISTINÇÃO
1990/07/30
Concluído
Mestrado em Estudos Europeus - Ramo Desenvolvimento Económico (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
"Desenvolvimento Económico e Inovação Tecnológica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
MUITO BOM
1981/03 - 1985/12
Concluído
Licenciatura em Geografia (Licenciatura)
Especialização em Geografia Locativa - Planeamento Regional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1975/10/01 - 1979/12
Concluído
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
13,4
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/10/08 - Atual PROFESSOR AUXILIAR/Assistant Professor Universidade do Minho, Portugal
1990/11/02 - 1998/10/07 ASSISTENTE/ Assistent Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2014/01/05 - 2015/01/02 Rebranding e Desenvolvimento de Estratégias de Comunicação de Marca
Projeto ALENT-07-0401-FEDER-034696
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
FEDER - Agência para o desenvolvimento e Coesão
Concluído
2011/10/01 - 2013/06/01 PROTACTICAL - Equipamento de Protecção Individual Interativo e Multifuncional para Bombeiros em Situações de Combate a Incêndios Urbanos
23267
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
QREN - QUadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
2012/05/17 - 2013/05/16 Criação de Imagem e Coleção Próprias
24095
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
QREN - QUadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
2012/04/27 - 2013/04/26 Desenvolvimento de Coleção de Novo Conceito de Calçado Flexível (transportável) no Aspeto e Funcionalidade
24246
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
QREN - QUadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 264 - 2011-2012
PEst-C/CTM/UI0264/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/09/01 - 2010/10/06 Inclusive Brand
6515 de 2009/05/13
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
QREN - QUadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
2009/07/01 - 2010/06/30 art work
INOV n.º 2009/6333
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
QREN - QUadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
2009/07/01 - 2010/06/30 em prata
Vale I&DT 2009/6557
Orientador
Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, Portugal
QREN - QUadro de Referência Estratégico Nacional

Outro

Designação Financiadores
2023/07/25 - Atual Desenho de ecoembalagens para alimentos provenientes dos processos de criatividade e inovação dos produtos da industrial têxtil no contexto da economia circular aliada aos conceitos do design positivo
Orientador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014/04/01 - 2015/01/30 Cooperação para o desenvolvimento de uma marca de mercado focada no desenvolvimento sustentável das artes tradicionais locais.
CRAA - Residencias criativas
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lobo, T.; Guedes, G.; Leal, N.S.. "Teaching E-learning for Students with Visual Impairments". 2020.
    10.1145/3419635.3419637
  2. A. Buest. "Fashion design as a discipline in onsite and online learning environments". 2019.
  3. Guedes, M.G.; Buest, A.. "Fashion design course, a collaborative online learning experience". 2019.
  4. Graça Guedes; Andreana Buest. "A COLLABORATIVE, ONLINE LEARNING MODEL FOR FASHION DESIGN". 2018.
    10.21125/iceri.2018.1280
  5. Graça Guedes; Andreana Buest. "HEUTAGOGICAL PRINCIPLES FOR FASHION DESIGN HIGHER EDUCATION". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.2000
  6. Graça Guedes; Andreana Buest. "SEMIOTIC PERSPECTIVES FOR A GLOBAL FASHION DESIGN HIGHER EDUCATION". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.2002
  7. Guedes, Maria da Graça; Frasquete, Daniel Russi. "As estratégias de negócios de impacto social e o consumidor". 2018.
  8. Guedes, Maria da Graça; Sousa, Carla. "A importância do consumo consciente na criação de acessórios de moda sustentáveis". 2018.
  9. Amaral, Inês; Guedes, Maria da Graça. "A methodological approach to design an inclusive interior children’s play space: from observation to interview". 2017.
    10.5593/SGEMSOCIAL2017/52
  10. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça; Ferreira, Fernando. "Leather wastes in the Portuguese footwear industry: new framework according design principles and circular economy". 2017.
    10.1016/j.proeng.2017.07.043
  11. Amaral, Inês; Guedes, Maria da Graça. "The existence of different stages in the designing process of an inclusive indoor children’s play space". 2017.
    10.5593/SGEMSOCIAL2017
  12. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Ferreira, Fernando; Guedes, Maria da Graça. "Porter's competitive strategies in fashion industry: case study". 2017.
  13. Oliveira, Inês C. M. de; Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. "Design social para valorização de uma identidade local – design de sistemas sociais". 2016.
  14. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. "Barreiras e fontes de inovação em indústrias de moda: caso do calçado português". 2016.
  15. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça; Ferreira, Fernando. "Open innovation in the fashion industry: portuguese footwear industry". 2016.
  16. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça; Ferreira, Fernando. "How innovation creates value in the Portuguese fashion value chain". 2016.
  17. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. "Own brands and private label in the portuguese fashion industry". 2016.
  18. Alexandra Cruchinho. "Design: The continuous construction of competences". 2013.
  19. Manso, Bárbara; Guedes, Graça; Vasconcelos, Rosa Maria de Castro Fernandes. "O Impacto da Moda Urbana Japonesa na Cultura". Trabalho apresentado em V World Congress on Communication and Arts, Guimarães, 2012.
    Publicado
  20. Alexandra Cruchinho Gomes. "Designer business skills: education vs professional experience". 2009.
  21. Miguel Neiva. "Color identifying system for color blind people". 2009.
  22. Gomes, Alexandra Cruchinho; Guedes, Maria da Graça. "Competências empresariais do designer: ensino vs experiência profissional". 2009.
Artigo em revista
  1. Raquel Lima; Graça Guedes. "Sustainable Development Goals and Gender Equality: A Social Design Approach on Gender-Based Violence". Sustainability (2024): https://doi.org/10.3390/su16020914.
    10.3390/su16020914
  2. Paulo Vaz; Graça Guedes. "Anticipating Opportunities in the Portuguese Knitwear Industry: The Valerius Case". Advances in Science and Technology (2022): http://dx.doi.org/10.4028/p-y5g6t7.
    10.4028/p-y5g6t7
  3. GRAÇA GUEDES; PAULO VAZ. "Reinventing the Portuguese knitwear industry: the case of Pedrosa & Rodrigues private label management model". Industria Textila 72 05 (2021): 469-476. http://dx.doi.org/10.35530/it.072.05.202035.
    10.35530/it.072.05.202035
  4. Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos; Rodrigo Salvador; Murillo Vetroni Barros; Antonio Carlos de Francisco; Graça Guedes. "Circularity of Brazilian silk: Promoting a circular bioeconomy in the production of silk cocoons". Journal of Environmental Management 296 (2021): 113373-113373. http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvman.2021.113373.
    10.1016/j.jenvman.2021.113373
  5. Guedes, Graça; Vaz, Paulo. "Reinventing the Portuguese knitwear industry: the case of Pedrosa & Rodrigues private label management model". (2021): http://hdl.handle.net/1822/74780.
    10.35530/IT.072.05.202035
  6. Barcelos, Silvia Mara Bortoloto Damasceno; Salvador, Rodrigo; Guedes, Graça; de Francisco, Antonio Carlos. "Opportunities for improving the environmental profile of silk cocoon production under Brazilian conditions". (2020): http://hdl.handle.net/1822/65128.
    10.3390/su12083214
  7. Doutora Graça Guedes. "New Paradigms of the Fashion System". Trends in Textile Engineering & Fashion Technology 5 3 (2019): http://dx.doi.org/10.31031/tteft.2019.05.000611.
    10.31031/tteft.2019.05.000611
  8. M G Guedes; A Buest. "Fashion designer, fashion consumer, fashion learner". IOP Conference Series: Materials Science and Engineering 459 (2018): 012043-012043. http://dx.doi.org/10.1088/1757-899x/459/1/012043.
    10.1088/1757-899x/459/1/012043
  9. M. Graça Guedes; Andreana Buest. "The semiotics of fashion design: A proposal for higher education". Critical Studies in Fashion & Beauty 9 2 (2018): 197-211. http://dx.doi.org/10.1386/csfb.9.2.197_1.
    10.1386/csfb.9.2.197_1
  10. A D Marques; Guedes, Graça; F Ferreira; Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça; Ferreira, Fernando. "Competitive strategies in fashion industries: Portuguese footwear industry". IOP Conference Series: Materials Science and Engineering 254 (2017): 202006-202006. http://dx.doi.org/10.1088/1757-899x/254/20/202006.
    10.1088/1757-899x/254/20/202006
  11. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. "A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II". (2017): http://hdl.handle.net/1822/45500.
  12. Guedes, Maria da Graça; Ferreira, Fernando; Urbano, Lino Manuel Oliveira Guedes; Marques, António Manuel Dinis Ribeiro. "Corporate social responsibility: competitiveness in the context of textile and fashion value chain". (2017): http://hdl.handle.net/1822/46574.
    10.30638/eemj.2017.125
  13. Inês Amaral; Graça Guedes; Gabriela Gama. "Designing a Communication Code for Children". The International Journal of Visual Design 10 3 (2016): 31-46. http://dx.doi.org/10.18848/2325-1581/cgp/v10i03/31-46.
    10.18848/2325-1581/cgp/v10i03/31-46
  14. Guedes, Maria da Graça; Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins; Gama, Maria Gabriela. "Designing a communication code for children". (2016): http://hdl.handle.net/1822/53402.
  15. António Marques; Maria da Graça Guedes. "Innovation in "Low-Tech" Industries: Portuguese Footwear Industry". International Journal of Social, Behavioral, Educational, Economic, Business and Industrial Engineering (2015):
Capítulo de livro
  1. Guedes, Graça; Sofia Batista; Daniel dos Santos Cardoso. Autor correspondente: Guedes, Graça. "Dressing Down the Binary: Fashion and Clothing as Embodied Practices of Non-Binary Genderings". In Sustainability in Fashion: Creativity, Education, and Innovation. New YorK, Estados Unidos: Springer Nature, 2025.
    No prelo
  2. Graça Guedes; Rita Carvalhas; Gonçalo Gomes. "Hemp Fiber: The Textile Material as a Fashion Value". 2024.
    10.1007/978-3-031-43937-7_43
  3. Sofia Batista; Graça Guedes. "Fashion as an Expression of Trans Identities". 2023.
    10.1007/978-3-031-16773-7_18
  4. Graça Guedes; Aline Guimarães Fernandes; António Dinis Marques. "The Fashion and the City: Porto Case Study". Trans Tech Publications Ltd, 2022.
    10.4028/p-aepg82
  5. Graça Guedes; Andreana Buest. "Technology-Based Tools for an Online, a Collaborative Learning Experience in Fashion Design". Suiça: Trans Tech Publications Ltd, 2022.
    10.4028/p-774k4x
  6. Inês Cerqueira Mendes de Oliveira; Maria da Graça Pinto Ribeiro Guedes. "Social Design - A Path to Regional Innovation and Entrepreneurship in the Development of Depressed Regions". 939-945. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-319-91334-6_129
Edição de livro
  1. Sustainable and inclusive design – Proceedings of the 1st International Conference. Portugal. 2012.
Livro
  1. Global Competitiveness in Higher Education. Portugal. 2009.
  2. Bolonha – Ensino e Aprendizagem por Projecto. Portugal. 2007.
Resumo em conferência
  1. Guedes, Graça; Patrícia Gomes. Autor correspondente: Guedes, Graça. "Redesigning the Learning Environment of an Online Fashion Design Course: A Step Towards Heutagogy". Trabalho apresentado em Design Commit, Braga, 2024.
    Publicado
  2. Guedes, Graça; Melanie Rodrigues. Autor correspondente: Guedes, Graça. "Impact of Intimate Apparel Aesthetics on the Consumer". Trabalho apresentado em Design Commit - 1st International Conference on Design & Industry, Braga, 2024.
    Publicado
  3. Batista, Sofia; Guedes, Graça; Cardoso, Daniel. Autor correspondente: Batista, Sofia. "Queer is in: Non-binary representation in the Portuguese Fashion". Trabalho apresentado em Fashion and Sustainability Conference 2022, Lisbon, 2022.
    Publicado
  4. "Design in Higher Education programmes positioning: the role of candidates expectations on the acquired competences at graduation". 2009.
Tese / Dissertação
  1. Oleiro, Sara Luísa Ribeiro. "Development of fashion products using 3D digital technology to enhance the presentation of fashion collections - case studies". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/1822/92707.
  2. Moreira, Corália Manuela Machado. "A influência das tendências de mercado na criação de coleções de moda". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/1822/92553.
  3. Oliveira, Diana Sofia Gomes. "Branding de organizações sem fins lucrativos numa ótica de design social, um estudo exploratório". Mestrado, 2023. https://hdl.handle.net/1822/91458.
  4. Silva, Liliana Filipa Rodrigues. "Moda sustentável: atuação das marcas nos pontos de venda face à nova realidade de mercado". Mestrado, 2023. https://hdl.handle.net/1822/91469.
  5. Rodrigues, Mélanie Raquel Alves. "Impacto da estética do vestuário interior no consumidor". Mestrado, 2023. https://hdl.handle.net/1822/88383.
  6. "Collaborative Online Learning Model for Fashion Design". 2022.
  7. "O stylist e o editorial de moda". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/1822/80915.
  8. "O design de moda como fator dinamizador da competitividade externa do subsetor da indústria de malhas portuguesa". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2021. https://hdl.handle.net/1822/75609.
  9. "A moda local como mais um elemento de atratividade nos centros urbanos: o estudo do caso da cidade do Porto". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2021. https://hdl.handle.net/1822/77293.
  10. "Editoriais de moda como reflexo cultural: Uma análise na revista Vogue a partir das dimensões do Hofstede Insights". Mestrado, Universidade do Minho, 2021.
  11. "Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda". Mestrado, Universidade do Minho, 2021. https://hdl.handle.net/1822/84293.
  12. "Sustentabilidade na moda: estudo de caso de uma marca Upcycling". Mestrado, Universidade do Minho, 2021. https://hdl.handle.net/1822/75372.
  13. "Criatividade no ensino superior: desenvolvimento e aprendizado no ambiente de moda". Mestrado, Universidade do Minho, 2021. https://hdl.handle.net/1822/77274.
  14. "Moda transgressora no século XX: percursos insólitos de mudança cultural no ocidente". Mestrado, Universidade do Minho, 2021. https://hdl.handle.net/1822/84282.
  15. Borgato, Laísa Gonçalves. "O stylist e o editorial de moda". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/1822/80915.
  16. Tomasetti, Luisa Mercadante. "Criatividade no ensino superior: desenvolvimento e aprendizado no ambiente de moda". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/1822/77274.
  17. Moreira, Edgar Filipe Gonçalves Pinto e Ruas. "Moda transgressora no século XX: percursos insólitos de mudança cultural no ocidente". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/1822/84282.
  18. Guimarães, Aline Fernandes. "A moda local como mais um elemento de atratividade nos centros urbanos: o estudo do caso da cidade do Porto". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/77293.
  19. Maia, Zélia Luís Bastos de Oliveira Pinto. "Sustentabilidade na moda: estudo de caso de uma marca Upcycling". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75372.
  20. Sousa, Carla Andreia Santos. "Estudo do consumo consciente no mercado de acessórios de moda". Mestrado, 2021. https://hdl.handle.net/1822/84293.
  21. Vaz, Paulo José das Neves. "O design de moda como fator dinamizador da competitividade externa do subsetor da indústria de malhas portuguesa". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75609.
  22. "Modelo de desenvolvimento integrado de sustentabilidade: Análise do ciclo de vida da seda no sistema de valor da moda". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2020. https://hdl.handle.net/1822/77127.
  23. "A atuação do designer nos negócios de impacto social na indústria da moda". Mestrado, Universidade do Minho, 2020. https://hdl.handle.net/1822/82587.
  24. Oliveira, Inês Cerqueira Mendes de. "Design Social como fator de desenvolvimento regional sustentável baseado nas competências e recursos naturais locais". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2019. http://hdl.handle.net/1822/65370.
  25. Sousa, Déborah Alencar de. "Moda e sustentabilidade: o caso do Studio Izah". Mestrado, Universidade do Minho, 2019. https://hdl.handle.net/1822/73628.
  26. "A influência das tendências de comunicação online no desempenho de marcas de moda". Mestrado, Universidade do Minho, 2019. https://hdl.handle.net/1822/77582.
  27. Jesus, Lúcia Catarina Fernandes de. "A influência das tendências de comunicação online no desempenho de marcas de moda". Mestrado, 2019. https://hdl.handle.net/1822/77582.
  28. Leite, Maria João Sousa. "Comunicação das marcas de calçado portuguesas: estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58814.
  29. "Dos social media à compra final: uma análise ao processo comportamental da compra online junto da geração Y". Mestrado, Universidade do Minho, 2018. https://hdl.handle.net/1822/74561.
  30. "Especificidades das revistas de moda em Portugal: Vogue e Elle". Mestrado, Universidade do Minho, 2018. https://hdl.handle.net/1822/74566.
  31. Silva, Joana Filipa Cruz. "Especificidades das revistas de moda em Portugal: Vogue e Elle". Mestrado, 2018. https://hdl.handle.net/1822/74566.
  32. "Design: as Organizações de Interface". 2017.
  33. "Upcycling como modelo de produção e a sua comunicação – O caso da empresa reUso". Mestrado, Universidade do Minho, 2017.
  34. Ferreira, Orquídea Maria de Abreu. "Valor e luxo: a problemática do consumo de moda século XXI". Mestrado, Universidade do Minho, 2017. https://repositorium.sdum.uminho.pt/.
  35. "A criança e o espaço: Abordagem ao design do espaços lúdicos inclusivos e interiores para crianças entre os três e os cinco anos". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2016. https://hdl.handle.net/1822/43837.
  36. "Design e artesanato: uma perspectiva de cocriação, inovação e sustentabilidade". Mestrado, Universidade do Minho, 2016. https://hdl.handle.net/1822/56056.
  37. Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins. "A criança e o espaço: Abordagem ao design do espaços lúdicos inclusivos e interiores para crianças entre os três e os cinco anos". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43837.
  38. Marino, Magali Marinho. "Design e artesanato: uma perspectiva de cocriação, inovação e sustentabilidade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/56056.
  39. "Inovação como fator de competitividade da cadeia de valor da moda". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2015. https://hdl.handle.net/1822/38502.
  40. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro. "Inovação como fator de competitividade da cadeia de valor da moda". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38502.
  41. "A influência da Internet na adoção de moda na cibercultura". Mestrado, Universidade do Minho, 2014.
  42. "Metodologias de Desenvolvimento e Produção de uma coleção de calçado: Estudo de Caso - CodeNoir". Mestrado, Universidade do Minho, 2014.
  43. "A estratégia de comunicação na construção de uma marca de moda: estudo de caso - projeto para a marca NOBRAND". Mestrado, Universidade do Minho, 2014. https://hdl.handle.net/1822/29490.
  44. Oliveira, Inês Cerqueira Mendes de. "A estratégia de comunicação na construção de uma marca de moda: estudo de caso - projeto para a marca NOBRAND". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/1822/29490.
  45. "Análise de moda de rua através de informações das agências de tendências". Mestrado, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28658.
  46. "Establishing sustainable differentiation in the creation of fashion brands". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28637.
  47. "A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da moda". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2013. https://hdl.handle.net/1822/25415.
  48. "Transformar a crise em oportunidade : desenvolvimento de uma organização criativa". Mestrado, Universidade do Minho, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28659.
  49. "Modelo de plano de ação para o lançamento de uma marca no mercado : ênfase em identidade da marca". Mestrado, Universidade do Minho, 2013. https://hdl.handle.net/1822/26681.
  50. Morais, João. "A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da moda". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/47898.
  51. Morais, João Daniel Faria Gomes. "A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da moda". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/1822/25415.
  52. Cordeiro, Lettícia de Souza. "Análise de moda de rua através de informações das agências de tendências". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28658.
  53. Almeida, Alexandra Isabel Costa Bigotte de. "Transformar a crise em oportunidade: desenvolvimento de uma organização criativa". Mestrado, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28659.
  54. Pitelli, Carolina Lopes. "Modelo de plano de ação para o lançamento de uma marca no mercado : ênfase em identidade da marca". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/26681.
  55. "Fashion and art : the influence of art on fashion and the coexisting relationship in the 20th century western culture". Mestrado, Universidade do Minho, 2012. http://hdl.handle.net/1822/22401.
  56. "O impacto da moda urbana japonesa na cultura". Mestrado, Universidade do Minho, 2012. https://hdl.handle.net/1822/19068.
  57. Gursoy, Beylem Cansu. "Fashion and art : the influence of art on fashion and the coexisting relationship in the 20th century western culture". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1822/22401.
  58. "A Identidade Visual em Marcas de Moda – O Logótipo". Mestrado, Universidade do Minho, 2010.
  59. "Design : a construção contínua de competências". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2009. https://hdl.handle.net/1822/10162.
  60. "Marketing no mercado da arte". Mestrado, Universidade do Minho, 2009. https://hdl.handle.net/1822/10670.
  61. "Métodos e processos de criação de espaços expositivos em feiras internacionais". Mestrado, Universidade do Minho, 2009. https://hdl.handle.net/1822/10559.
  62. "Materialização da experiência artística em substrato têxtil". Mestrado, Universidade do Minho, 2009. https://hdl.handle.net/1822/9548.
  63. Gomes, Alexandra Isabel Cruchicho Barreiros. "Design : a construção contínua de competências". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10162.
  64. Ralha, Susana Manuela Gomes de Valentim. "Marketing no mercado da arte". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10670.
  65. Leal, Nuno Sá. "Métodos e processos de criação de espaços expositivos em feiras internacionais: aplicação à área de moda". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10559.
  66. Gomes, Alexandra Cruchinho. "Design - a construção contínua de competências". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10400.11/1225.
  67. Mendes, Fúlvio Orlando Fernandes da Silva. "Materialização da experiência artística em substrato têxtil". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9548.
  68. "Desenvolvimento de metodologia coolhunting". Mestrado, Universidade do Minho, 2008. https://hdl.handle.net/1822/9308.
  69. "Sistema de identificação da cor por indivíduos daltónicos – Aplicação aos produtos de vestuário". Mestrado, Universidade do Minho, 2008. https://hdl.handle.net/1822/9191.
  70. Guedes, Graça. "Comunicação Integrada de Colecções de Produtos de Moda". Doutoramento, Universidade do Minho Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, 2008. https://hdl.handle.net/1822/8479.
  71. "A Marca Corporativa: Processo de Construção da Estrutura de Identidade da Marca e seu Impacto no Desempenho da Empresa". Doutoramento, 2008.
  72. Soares, Paula Cristina Gomes da Costa. "Comunicação integrada de colecções de produtos de moda". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/1822/8479.
  73. Picoli, Julia Isoppo. "Desenvolvimento de metodologia coolhunting". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/9308.
  74. Leães, Sabrina Durgante. "Marketing em moda". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/1822/10569.
  75. "A embalagem como elemento de diferenciação do produto". Mestrado, Universidade do Minho, 2006. https://hdl.handle.net/1822/6464.
  76. "Comunicação em marketing ambiental: características e necessidade de especialização". Mestrado, Universidade do Minho, 2006. https://hdl.handle.net/1822/5689.
  77. Alves, Susana Rute de Almeida. "Comunicação em marketing ambiental: características e necessidade de especialização". Mestrado, 2006. https://hdl.handle.net/1822/5689.
  78. Almeida, Maria de Fátima de Jesus Moreira. "A embalagem como elemento de diferenciação do produto". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6464.
  79. "Estratégias para o desenvolvimento de produtos exclusivos". Mestrado, Universidade do Minho, 2005. https://hdl.handle.net/1822/4814.
  80. Cristo, Clávio Lionel de. "Estratégias para o desenvolvimento de produtos exclusivos". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/1822/4814.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Guedes, Graça; Sá Leal, Nuno. 2009. "Cabides Suportes de Roupas / Clothes hangers". Portugal.
    Concedida/Emitida
  2. Guedes, Graça; Sá Leal, Nuno. 2009. "Clothes Hangers".
    Concedida/Emitida
  3. Guedes, Graça; Sá Leal, Nuno. 2009. "Expositores / Displays". Portugal.
    Concedida/Emitida
  4. Guedes, Graça; Sá Leal, Nuno. 2009. "Wooden and acrylic display". Portugal.
    Concedida/Emitida
  5. Guedes, Graça. 2008. "EasyOn Jacket – Vestuário funcional para acamados". Portugal.
    Concedida/Emitida
  6. Guedes, Graça; Helder Carvalho. 2008. "Pasta Solar / Solar Briefcase". Portugal.
    Concedida/Emitida
Registo de direitos de autor
  1. 2008. "Sistema de Identificação da Cor por Indivíduos Daltónicos".

Outros

Outra produção
  1. Innovation in “low-tech” industries: Portuguese footwear industry. ICEIM – International Conference in Entrepreneurship and Innovation Management, Roma, 17-18 de setembro de 2015.. The Portuguese footwear industry had in the last five years a remarkable performance in the exportation values, the trade balance and others economic indicators. After a long period of difficulties and with a strong reduction of companies and employees since 1994 until 2009, the Portug. 2015. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/39428.
  2. A inovação, as marcas próprias e o private label no setor do calçado em Portugal. O sector do calçado português apresenta excelentes indicadores económicos e um desempenho competitivo assinalável. Os últimos quatro anos foram particularmente fortes, tendo Portugal atingido o 11º lugar entre os 15 maiores exportadores mundiais, com o segundo preço mais elevado por par de sapato vendido, superado apenas pela Itália. O artigo analisa o tipo de inovação realizada pelas empresas con. 2015. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/39926.
  3. O espaço do lazer infantil e as suas cores, formas e texturas. Given the high significance of playing on achildren's life, the existence of spaces for the same becomes essential. However, there are elements that should not be overlooked during its conception. In order for the space to become of the child, he must establish with it three relationships: with the space, with the objects in the room and with the other children. This article describes a part of th. 2015. Amaral, Inês; Guedes, Maria da Graça; Gama, Maria Gabriela. http://hdl.handle.net/1822/40172.
  4. Innovation in the portuguese footwear industry. Proceedings da AUTEX 2015, Bucareste, Roménia.. The Portuguese footwear industry had in the last five years a remarkable performance in several economic indicators (e.g. exportation values) and is a success case in the Portuguese industry. The economic results of the footwear companies studied by the authors shows differences between all of them and these differences are related with the innovatio. 2015. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/39426.
  5. “Learning-by-producing” in the fashion value chain. Proceedings da AUTEX 2015, Bucareste, Roménia.. The know-how and experience (“learning-by-doing and learning-by-producing”) is critical in the traditional industries. The Portuguese fashion industry has many SMEs with a long experience working in private label regime to other European companies. The process followed by Procalçado shows the importance of the “CEO vision” and “corporate strategy” to. 2015. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/39427.
  6. A inclusividade dos espaços de lazer infantil. Cada vez mais as ruas são vistas como lugares com perigos desconhecidos e com influências desagradáveis fazendo com que os adultos temam deixar os seus filhos brincarem nas mesmas. Neste sentido, a existência de espaços de lazer infantis torna-se cada vez mais importante. Este trabalho tem como objetivo descrever a fase empírica inicial realizada no âmbito de um projeto de doutoramento. Procura-se. 2014. Amaral, Inês; Guedes, Maria da Graça; Gama, Maria Gabriela. http://hdl.handle.net/1822/40170.
  7. Design : the continuous construction of competences. This article concerns high education curricula and training of designers. The key question considered by design teachers and explored in this article is: How can we supply designers with useful and essential skills through training that will allow them to effectively respond to the needs of business environment? To answer this question we present the results of a research designed to focus on mark. 2013. Cruchinho, Alexandra; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/25111.
  8. Perceção infantil dos logótipos: formas. This paper presents a study conducted to determine what are the preferences of children between 3 and 6 years old in regard to shape. There are many factors which influence and support the child's recognition and memory of a particular brand. In addition to the name, a brand is identified by visual elements such as the logo. The constituent aspects of the logo, such as shape, can determine the suc. 2013. Amaral, Inês; Gama, Maria Gabriela; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/29514.
  9. Utilização do Facebook como meio de comunicação eficiente com autistas. The article aims at presenting a complete study on the use of Internet, namely the social network "Facebook”, as an effective communication means and as a link of social interactions with knowledge society on Asperger Syndrome patients.The adopted methodology was the content analysis of the network profiles, concerning the ommunicational character which relates to the term “social interaction”. Fo. 2013. Vasconcelos, Rosa; Gouveia, Catarina; Guedes, Maria da Graça. https://hdl.handle.net/1822/23685.
  10. Perceção infantil dos logótipos: cores. This paper presents a study conducted to determine what are the preferences of children between 3 and 6 years old in regard to color. There are many factors which influence and support the child's recognition and memory of a particular brand. In addition to the name, a brand is identified by visual elements such as the logo. The constituent aspects of the logo, such as color, can determine the suc. 2012. Amaral, Inês; Gama, Maria Gabriela; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/29512.
  11. Haverá inovação na cadeia de valor da moda em Portugal?. Publicado em: "CIMODE 2012 : 1º Congresso Internacional de Moda e Design : proceedings. ISBN 978-972-8692-72-8". A inovação assumiu nas últimas décadas um relevo muito acentuado na discussão económica mundial, muito associado aos efeitos da globalização e aos avanços nas tecnologias de informação e comunicação. No entanto, os desempenhos alcançados são muito diferenciados de país para país e de se. 2012. Marques, António Manuel Dinis Ribeiro; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/42949.
  12. Ethical fashion brands : promotion approach or a real value. Ethical fashion appears as a conscious consumption movement in the 90’s. It covers product offers and styles increasingly diverse. This movement has become a sustainable brand strategy, and so the number of ethical brands grew significantly in recent years, as well as their turnover. Consumers find in ethical brands a set of values that fulfill not only their need for style but also give the oppor. 2011. Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/15763.
  13. Communication strategies and processes within fashion brands : Nordic brands as case studies for successful communicationstrategies. The study conducted intends to demonstrate to what extent Nordic fashion brands are positioning themselves in the market and the way they are assuming a leading position in a globalized market through the adoption of personalized communication strategies. Through the analyses of the differentiation concepts and the “country of origin” effect we have conducted an empiric study of these brands, whos. 2011. Guedes, Maria da Graça; Alves, Ana Isabel Roncha. http://hdl.handle.net/1822/15159.
  14. Color identifying system for color blind people. In the most developed States colorblindness affects 10% of the male population. This handicap incurs limitations as well as uncomfortable personal and social situations for those afflicted that depend on others to choose products in which color is a predominant factor, such as pieces of apparel and decoration. A sample group of colorblind people showed in a recent study found relevant the developm. 2009. Neiva, Miguel; Guedes, Maria da Graça. http://hdl.handle.net/1822/16191.
  15. Cultural and communication common grounds in art craft and design. Handcrafts and design have a common ground and an essential difference: they share the ability to produce interface cultural objects but while the craftsman moulds, the designer projects. Design and handcraft share nowadays a new important characteristic since they meet a new market macro-trend that is expressed by the refusal of mass solutions and the demand of personalised products. Products abl. 2005. Providência, B.; Guedes, Maria da Graça; Cunha, Joana. http://hdl.handle.net/1822/6045.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/01/27 - 2024/12/09 O Papel da moda na expressão das (trans)identidades / The role of fashion in the expression of (trans)identities
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2022/11/24 - 2024/06/18 Luxo acessível: Dois estudos de caso / AAffordable luxury: Two case studies
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2023/01/25 - 2024/04/19  A influência das tendências de mercado na criação de coleções de moda / The influence of market trends on the creation of fashion collections
Orientador
Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2023/01/24 - 2024/04/19 Development of fashion products using 3D digital technology to enhance the presentation of fashion collections - Case studies
Orientador
Mestrado em Design e Inovação de Produtos Têxteis e Acessórios (Mestrado)
2022/11/29 - 2024/04/16 Comunicação de imagem de marca e diferenciação através do produto físico / Communication of brand image and differentiation through the physical product
Orientador
Mestrado em Design para a Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2020/01/31 - 2024/03/22 Athena Project: A case study on online fashion design courses
Orientador
Mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios  (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2022/11/14 - 2023/12/19 Em que tom de verde se encontra a Indústria Têxtil? / What shade of green is the Textile Industry in?
Orientador
Mestrado Design de Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2022/12 - 2023/12/05 Impacto da estética do Vestuário Interior no Consumidor / Aesthetics Impact of Underwear on the Consumer
Orientador
Mestrado em Marketing e Design de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2022/01/18 - 2023/04/21 Branding de Organizações Sem Fins Lucrativos numa Ótica de Design Social / Branding of Non-Profit Organizations from a Social Design Perspective
Orientador
Mestrado em Design de Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2022/01/29 - 2023/04/14 A comunicação de marcas de moda sustentáveis - Estudo de casos / Communication of sustainable fashion brands - Case studies
Orientador
Mestrado em Design de Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2020/12/27 - 2023/03/19 Moda Sustentável: atuação das marcas nos pontos de venda face à nova realidade de mercado / Sustainable Fashion: brands’ performance at points of sale in the face of the new market reality
Orientador
Mestrado em Design de Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017 - 2022/10/17 Collaborative online learning model for fashion design
Orientador
Programa doutoral em Design de Moda (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06/06 - 2024/06/07 International Conference "Gaia: Design for All and the Future of the Planet". (2023/05/02 - 2024/06/30)
Conferência (Coorganizador)
EIDD - Design for All Europe, Áustria

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/21 - 2024/05/21 Arbitragem científica em conferência - Chairman de uma sessão em conferência/congresso
Conferência
1st International Conference on Design & Industry
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06/24 - 2024/11/30 Fashion & Sustainability Internacional Conference 2024 Lusofona University, Portugal
2024/04/12 - 2024/11/13 7th CIMODE - 7th International Fashion and Design Congress University degli Studi della Campania "Luigi Vanvitelli",Caserta, Italy
2023/03/01 - 2023/10/06 6th CIMODE - 6th International Fashion and Design Congress Universidad Iberoamericana, Mexico
2022/07/31 - 2022/11/05 Fashion & Sustainability International Conference 2022 Lusofona University - Lisbon
2022/02/01 - 2022/07/07 5th CIMODE - 5Th International Fashion and Design Congress Universidade do Minho, Portugal
2017/11/25 - 2018/05/23 4th CIMODE - 4th International Fashion and Design Congress Universidad Politécnica de Madrid, Spain
2015/10/01 - 2016/05/12 3rd CIMODE - 3rd International Fashion and Design Congress University de Buenos Aires
2014/04/06 - 2014/11/07 2nd CIMODE - 2nd International Fashion and Design Congress Politécnico di Milano, Italy
2012/02/15 - 2012/11/07 1st CIMODE - 1st International Fashion and Design Congress University of Minho, Guimarães, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual EIDD - Design For All Europe Member of the General Assembly
2009/11/19 - Atual Associação Portuguesa de Designers Membro da Comissão Cientifica da Associação

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/06/26 - Atual International Journal of Film and Media Arts (ISSN 2183-9271) Film and Media Arts Department / Lusófona University FilmEU European University
2025/01/10 - 2025/02/16 WSEAS TRANSACTIONS ON BUSINESS AND ECONOMICS (e-ISSN: 2224-2899) WSEAS Publications
2025/01/10 - 2025/02/12 Vista (e-ISSN 2184-1284) Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
2024/10/01 - 2024/10/14 WSEAS TRANSACTIONS ON COMPUTER RESEARCH (e-ISSN: 2415-1521) WSEAS Publications
2024/09/14 - 2024/10/02 The Design Journal (ISSN: 1756-3062) Taylor & Francis
2024/04/16 - 2024/05/06 ALFA (ISSN 2729-7640) Architecture Papers of the Faculty of Architecture and Design STU
2024/01/14 - 2024/01/28 The Design Journal ( ISSN: 1756-3062) Taylor & Francis
2023/04/22 - 2023/05/16 ALFA (ISSN 2729-7640) Architecture Papers of the Faculty of Architecture and Design STU
2023/04/01 - 2023/04/30 ALFA (ISSN 2729-7640) Architecture Papers of the Faculty of Architecture and Design STU
Distinções

Prémio

2019 Best Presentation - Education Section
SGEM World Science GmbH, Áustria
2006 Honorable Mention
Coram International BV, Países Baixos

Outra distinção

2009 Professional Recognition as Designer
Associação Portuguesa de Designers, Portugal