???global.info.a_carregar???
Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine/UFF/FARERJ). Doutora em Mídia, Comunicação e Cultura pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2017). Possui mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2013) e graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2009). É vice-líder do Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas - GERTs, da UFS, e pesquisadora do Grupo Documentário e Fronteiras, da UFF, e do Grupo Geni - Gênero e Interseccionalidades na Comunicação, da UFS. Realiza pesquisas nas áreas do Cinema e Audiovisual e das Antropologias Visual, do Cinema e da Comunicação, atuando principalmente com os temas alteridade e diferença, gênero, mulheres no cinema, decolonialidade, resistências, memória, mídias digitais, juventudes, representação e poder. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5042750795002390
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Danielle Parfentieff de Noronha

Nomes de citação

  • de Noronha, Danielle Parfentieff

Identificadores de autor

Ciência ID
F517-0347-C2E5
ORCID iD
0000-0002-9167-9674

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/08 - 2024/07/01
Concluído
Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual (Postgraduate Certificate)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2014/01 - 2017/09
Concluído
Mídia, comunicação e cultura (Doutoramento)
Fundació Universitat Autónoma de Barcelona, Espanha
"Representaciones de la diferencia: Género, raza y trabajo en la prensa hegemónica brasileña" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/03 - 2013/03
Concluído
Programa de Pós-graduação em Antropologia (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2005/01 - 2009/06
Concluído
Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelato)
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/08 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2022/05 - 2024/06/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal Fluminense, Brasil
2019/06/01 - 2021/08/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/12/01 - Atual O COLETIVO É POLÍTICO: O papel dos coletivos contemporâneos de mulheres na (re)configuração das imagens e sons do cinema e audiovisual brasileiros
FAPERJ
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Outro

Designação Financiadores
2022/11/09 - Atual Speculum: Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa
EXPL/ART-CRT/0231/2021
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em avaliação
2022/01/01 - 2023/03/16 Enfrentamento da violência contra mulheres e meninas na escola: percepções, ações e possibilidades de políticas públicas
Fapitec
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Julia Fernandes Marques; Danielle Parfentieff de Noronha. "Considerações para uma Cinematografia de Mulheres: Uma análise do filme À Luz Delas (2019), de Nina Tedesco e Luana Farias". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 10 1 (2023): 104-129. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v10n1.869.
    Publicado • 10.14591/aniki.v10n1.869
  2. de Noronha, Danielle Parfentieff; Maíra Ezequiel. "A presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano". Revista Estudos Feministas 30 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n180240.
    10.1590/1806-9584-2022v30n180240
  3. de Noronha, Danielle Parfentieff; Maria Cristina Viviani. "Práticas decoloniais: a representação dos corpos pelo olhar de Naiara Jinknss". Esferas 22 (2021): 264-264. http://dx.doi.org/10.31501/esf.v0i22.13353.
    10.31501/esf.v0i22.13353
  4. de Noronha, Danielle Parfentieff. "O cinema como prática de resistência: Olhares fora do eixo e diversidade no curta Abjetas 288". Revista Fotocronografias 7 (2021): 119-133.
    Publicado
  5. Maria Cristina Viviani ; de Noronha, Danielle Parfentieff. "Monumento às Bandeiras: agências e (des)construções sobre a memória colonial". Patrimônio e Memória 17 (2021): 76-102.
    Publicado
  6. de Noronha, Danielle Parfentieff; Erna Barros; Maíra Ezequiel. "Arte e gênero: diálogos sobre criações artísticas, resistências e existências". Ambivalências 8 (2020): 4-10.
    Publicado
  7. de Noronha, Danielle Parfentieff. "A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA IMAGEM: Reflexões sobre diferença, representação e poder em diálogo com um pensamento decolonial". Iluminuras 20 (2019): 255-278.
    Publicado
  8. Everton Nunes; Erna Barros; de Noronha, Danielle Parfentieff. "Da Sala ou Da Cozinha, Que Horas Ela Volta? - estudo de recepção com domésticas e patroas: reflexões sobre percursos metodológicos". Ambivalências 7 (2019): 180.
    Publicado
  9. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Percursos de pesquisa: notas iniciais sobre o trabalho de campo com o projeto Parir no Vale do Capão (BA)". Trapiche - Educação, cultura e artes (2019): 102.
  10. de Noronha, Danielle Parfentieff; Paulo Renato Vitória. "Cinema, memória e educação em direitos humanos: o uso de filmes em sala de aula e a disputa pela narrativa sobre a ditadura civil-militar brasileira". Educação, Sociedade e Cultura 54 (2019): 131.
    Publicado
  11. de Noronha, Danielle Parfentieff. "CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO E IMAGEM: Aportes teóricos sobre a (re)produção da diferença (e do poder) no jornalismo hegemônico". Tomo 1 (2018): 193-228.
    Publicado
  12. de Noronha, Danielle Parfentieff. "“Eu mesm@ me represento!” Considerações sobre autorrepresentação, imagens e juventudes.". Communicare 17 (2017): 112-129.
    Publicado
  13. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Considerações sobre antropologia, cinema e memória: aportes para uma construção metodológica". Visagem 1 (2015): 112-129.
    Publicado
  14. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Entre a rebeldia e a ingenuidade: representações sobre as juventudes em O que é isso, companheiro? e Batismo de Sangue". Revista de Antropologia do Centro-Oeste 2 (2015): 246-261.
    Publicado
  15. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Cine, memoria y nación: una mirada sobre las representaciones de la dictadura civil-militar en Brasil". Redes.com 12 (2015): 264-284.
    Publicado
  16. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Engajamento individual e histórias de vida no Núcleo Memória". Cadernos Cedem 3 (2012): 100.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. de Noronha, Danielle Parfentieff; Paulo Renato Vitória. "O uso de filmes em sala de aula e a disputa pela narrativa sobre a ditadura civil-militar brasileira". In Políticas e Poéticas Audiovisuais: diálogos sobre Cinema e Educação, 231-254. Brasil: Appri, 2023.
    Publicado
  2. de Noronha, Danielle Parfentieff; Paulo Renato Vitória. "Cuba, territorio libre de América”: notas sobre soberania, identidade e justiça social no imaginário nacional cubano". In Processos Identitários - Sentidos de Nação e Democracia, 154-172. Brasil: Editora UFS, 2022.
    Publicado
  3. de Noronha, Danielle Parfentieff; Renata Malta; Raquel Carriço Ferreira. "VIOLÊNCIA DESDE A PERSPECTIVA DE GÊNERO: PERCEPÇÕES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE ARACAJU (SE)". In CULTURA DE PAZ E PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA ESCOLA: REFLEXÕES E DIAGNÓSTICO, 149-168. Criação Editora, 2022.
    Publicado
  4. de Noronha, Danielle Parfentieff; Maíra Ezequiel. "Relatos sobre a (anti)política do governo Bolsonaro para o cinema e o audiovisual.". In OBSERVATÓRIO DA DEMOCRACIA UFS: 25 registros de ataques e ameaças à democracia brasileira (2019-2021, 105-123. Editora UFS, 2022.
    Publicado
  5. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Representações sobre gênero e juventude em Meu Nome é Bagdá". In Juventudes e Desigualdades Sociais em Tempos de Crise e Radicalização Política., 101-120. Brasil, 2021.
    Publicado
  6. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Era o Hotel Cambridge: reflexões sobre ocupar, resistir e o direito de ser outro". In Direito e Cinema Brasileiro, 91-104. Brasil: Lisbon, 2020.
    Publicado
  7. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Memórias e ditadura civil-militar: Os encontros no cinema brasileiro contemporâneo". In Diálogos com os estudos culturais : representações, identidades e poder, 138-165. Brasil, 2020.
    Publicado
  8. de Noronha, Danielle Parfentieff; Maíra Ezequiel. "Apresentação: Sobre coletividade e valorização do cinema e audiovisual produzidos por mulheres". In Mulheres nas telas e atrás das câmeras, 11-16. Brasil: LATC, 2020.
    Publicado
  9. de Noronha, Danielle Parfentieff; Maíra Ezequiel. "Visibilidade e articulação nos festivais de cinema de mulheres no Brasil, o caso do Cabíria". In Mulheres nas telas e atrás das câmeras, 17-30. LATC, 2020.
    Publicado
  10. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Juventudes e Memórias da Ditadura Civil-militar: Representações no cinema brasileiro contemporâneo". In Juventudes e Movimentos, 19-57. Brasil, 2018.
    Publicado
  11. de Noronha, Danielle Parfentieff. "Que bom te ver viva: a luta pelo direito à memória". In Direito e Cinema: filmes para discutir conceitos, teorias e métodos, 455-466. Brasil: EDUFBA, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. de Noronha, Danielle Parfentieff; Frank Nilton Marcon; Marco Aurélio Souza. Processos Identitários - Sentidos de Nação e Democracia. Brasil: Editora UFS. 2022.
    Publicado
  2. Frank Nilton Marcon; de Noronha, Danielle Parfentieff. Juventudes e Desigualdades Sociais em Tempos de Crise e Radicalização Política. Brasil: Criação Editora. 2021.
    Publicado
  3. de Noronha, Danielle Parfentieff; Maíra Ezequiel. Mulheres nas telas e atrás das câmeras. Brasil: LATC. 2020.
  4. de Noronha, Danielle Parfentieff; Frank Nilton Marcon. Diálogos com os estudos culturais : representações, identidades e poder. Brasil: Editora UFS. 2020.
  5. Frank Nilton Marcon; de Noronha, Danielle Parfentieff. Juventudes e Movimentos. Brasil. 2018.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. de Noronha, Danielle Parfentieff; Erna Barros; Maira Ezquiel. "Dossiê Arte e Gênero". Ambivalências 1 (2020):
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 O COLETIVO É POLÍTICO: Reflexões sobre os coletivos contemporâneos de mulheres do cinema XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
(Brasil)
2022 A arte política de Armando Querioz 33 Reunião Brasileira de Antroplogia
2021 A Decolonização do corpo pelo olhar de Naiyra Jinknss. X CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE SEXUAL, ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO.
(Brasil)
2021 Conservadorismos e intervenções nas instituições de artes brasileiras: disputas narrativas sobre gênero e sexualidade 45º Encontro Anual da ANPOCS
(Brasil)
2021 Representações sobre gênero e juventudes em Meu Nome é Bagdá IV Semana de Antropologia da UFS

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Protagonismo de mulheres em séries criminais do sul global: perspectivas feministas e decoloniais
Coorientador
Cinema e Audiovisual (Doutoramento)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2022 - 2022 Porto das Almas
Orientador
Cinema e Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2021 - 2022 MAR-IA
Coorientador
Cinema e Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2020 - 2021 Abjetas 288
Orientador
Cinema e Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2020 - 2021 Cubos de Sangue
Orientador
Cinema e Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2020 - 2021 Atentas e Fortes: o que é ser mulher na luta pelo Direito à moradia - um protótipo de podcast feito com mulheres do MTST Sergipe
Orientador
Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2020 - 2021 Projeto de série de podcast de ficção: AKIN
Coorientador
Cinema e Audiovisual (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE
2012 - Atual Associação Brasileira de Antropologia - ABA

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Júri de pré-seleção de filmes da mostra estudantil do Porto Femme
2019 - 2019 Júri das mostras competitivas do Festival Sergipe de Audiovisual (SERCINE)
2019 - 2019 Júri das mostras competitivas do Festival Internacional de Cinema de Itabaiana
2019 - 2019 Júri das mostra estudantil do Circuito Penedo de Cinema

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Revista TOMO
2022 - 2022 Revista Ação Midiática
2021 - 2021 Cadernos Pagu
2021 - 2021 Revista Portuguesa de Filosofia
2021 - 2021 Revista Educação, Sociedade & Culturas
2020 - 2020 Revista Ambivalências
2020 - 2020 Revista Philia
2020 - 2020 Revista Desde el Sur
Distinções

Prémio

2022 Prêmio Destaque UFS
2021 I Desafio Universitário pela Primeira Infância
2012 3° Prêmio de Divulgação Científica