???global.info.a_carregar???
Joana Galhardas é mestranda em Literatura, com especialização em Estudos de Literatura Comparada, na Universidade de Évora. É licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e especializou-se em Culturas Visuais Digitais no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Iniciou o seu percurso na área do cinema com um estágio na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e colaborou com o Doclisboa – Festival Internacional de Cinema e o Batalha – Centro de Cinema. Atualmente, dedica-se à investigação na área da literatura ibérica comparada, com enfoque em temas como a memória, o arquivo e o trauma, a partir de perspetivas decoloniais e feministas. Interessa-se pelas relações entre literatura, história e outras práticas artísticas, como o cinema e as artes visuais. Estuda, de forma transversal, as interseções entre texto, imagem e política da memória e do cuidado, com especial atenção aos legados coloniais e às estéticas da resistência. É bolseira no projeto InMap.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Filipa Quaresma Galhardas

Nomes de citação

  • Galhardas, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
F418-ECBE-EF50
ORCID iD
0009-0006-4790-5941

Endereços de correio eletrónico

  • joana.galhardas@uevora.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2025
Em curso
Literatura Comparada (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013
Concluído
Culturas Visuais Digitais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/11/05 - 2025/11/05 InMAP – Memories and Archives: Mapping the (In)tangible [InMAP - Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível]
2023.10222.S4P23
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Galhardas, Joana. "Jeannette A. Bastian – Archiving Cultures: Heritage, Community and the Making of Records and Memory". Midas 20 (2025): https://doi.org/10.4000/14jx2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/14jx2
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/10/28 Archeologies of the Future: Urban Space, Memory and Resistance in Contemporary Iberian Literature Voices from the Margins: Gender, Posthumanism, Minoritised Cultures and Decolonial Worldviews
Uniwersytet Warszawski (Varsóvia, Polónia)
2025/09/26 Colecionar o Imaterial no território (digital): desafios e perspectivas para os museus IX Foro Ibérico de Estudios Museológicos "Transitar el territorio del museo"
Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares, Espanha)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/11/03 - 2025/11/03 Webinar “Reading Greek Tragedy with Judith Butler”, com Judith Butler e Mario Telò, propõe uma leitura crítica da tragédia grega a partir das teorias contemporâneas de género, vulnerabilidade e performatividade. A conversa explorou como o drama antigo ilumina questões éticas e políticas atuais, nomeadamente as relações entre corpo, sofrimento e responsabilidade coletiva nas sociedades modernas.
Conferência
Reading Greek Tragedy with Judith Butler
Freud Museum London, Reino Unido
2025/10/29 - 2025/10/29 Webinar Polibéricos 2025, com Benita Sampedro Vizcaya (Hofstra University), reflete sobre o papel das mulheres afro-espanholas na literatura e na cultura. A sessão analisa as suas vozes, resistências e práticas de ativismo cultural, resgatando narrativas silenciadas no contexto colonial, franquista e pós-franquista.
Conferência
Polibéricos 2025 – “Las que se atrevieron: mujeres afroespañolas, producción literaria y activismo cultural en la España franquista y postfranquista”, com Benita Sampedro Vizcaya (Hofstra University)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Universidade de Évora Cátedra de Estudos Ibéricos, Portugal
2025/10/09 - 2025/10/10 O Colóquio Internacional “50 años de democracias ibéricas: literatura, revolución, transición” propõe uma reflexão crítica sobre as transformações políticas, sociais e culturais que marcaram Portugal e Espanha após 1974-1975. Centrado na literatura e nas suas relações com outras artes, o colóquio analisa como os processos de revolução e transição moldaram a criação, a memória e o imaginário das democracias ibéricas.
Conferência
Colóquio Internacional "50 años de democracias ibéricas: literatura, revolución, transición"
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2025/09/30 - 2025/09/30 Webinar Polibéricos 2025, com Sebastiaan Faber (Oberlin College) propõe refletir sobre os oitenta anos de debates em torno do exílio republicano espanhol. Faber Analisa as suas implicações políticas, culturais e memoriais no espaço transatlântico, destacando o papel do exílio na redefinição das identidades hispânicas.
Conferência
Polibéricos 2025 – "Ocho décadas de polémicas sobre el exilio español de 1939. Política y cultura en el espacio transatlântico", com Sebastiaan Faber (Oberlin College)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Universidade de Évora Cátedra de Estudos Ibéricos, Portugal
2025/07/09 - 2025/07/11 O curso “Preparando la transición española a la democracia”, da Fundación Academia Europea e Iberoamericana de Yuste, reflete sobre os processos políticos, sociais e culturais que conduziram à transição democrática em Espanha. O encontro analisa os legados do franquismo, desafios institucionais e a construção de uma cultura democrática plural e europeia.
Encontro
"Preparando la transición española a la democracia"
Fundación Academia Europea e Iberoamericana de Yuste, Espanha
2025/05/28 - 2025/05/28 Sessão 5 do Grupo de Leituras: Habitar e Coexistir, intitulada “O habitar difícil e o coabitar impossível”, conta com Fernanda Henriques e centra-se em"Um quarto só seu", de Virginia Woolf, e "Um quarto que não é seu", de Alicia Giménez Bartlett. A sessão promove uma reflexão sobre o habitar feminino, a autonomia intelectual e as tensões entre espaço privado e partilha, articulando filosofia, literatura e feminismo contemporâneo.
Outro
Grupo de Leituras: Habitar e Coexistir – "O habitar difícil e o coabitar impossível", com Fernanda Henriques
Universidade de Évora, Portugal
2024/11/28 - 2024/11/28 Webinar Polibéricos 2024 – “IBÉRICAS #5”, com Ana Vera (University College Dublin), explora as relações cinematográficas femininas no espaço ibérico, analisando colaborações, representações e redes criativas entre realizadoras de Portugal e Espanha. A sessão reflete sobre género, autoria e circulação de imaginários visuais que configuram novas perspetivas críticas no cinema ibérico contemporâneo.
Conferência
Polibéricos 2024 – "Relações cinematográficas femininas no espaço ibérico", com Ana Vera (U. College Dublin)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Universidade de Évora Cátedra de Estudos Ibéricos, Portugal
2024/11/19 - 2024/11/20 O Colóquio Internacional “Literatura e Poder – Centenários, gerações e cânone literário na configuração das identidades ibéricas (s. XIX-XXI)” analisa o papel das comemorações literárias na formação das identidades nacionais ibéricas. A partir dos centenários, autores e cânones são estudados como “santos culturais” e instrumentos de poder simbólico, explorando as relações entre literatura, memória, política e processos de nacionalização.
Conferência
Colóquio Internacional "Literatura e Poder – Centenários, gerações e cânone literário na configuração das identidades ibéricas (s. XIX-XXI)"
Universidade de Évora, Portugal
2024/11/14 - 2024/11/14 O Colóquio Internacional “A Literatura Comparada e o 25 de Abril” reuniu investigadores para refletir sobre o impacto da Revolução de 1974 na literatura portuguesa e noutras tradições. A partir de uma perspetiva comparatista, o encontro analisou como a literatura expressa, reinterpreta e universaliza os ideais de liberdade, democracia e transformação social nas culturas de língua portuguesa.
Conferência
Colóquio Internacional "A Literatura Comparada e o 25 de Abril"
Universidade de Évora, Portugal
2024/11/07 - 2024/11/07 A conferência online “Porque a Imagologia ainda é relevante”, com Celeste Ribeiro de Sousa (Universidade de São Paulo), integra o Ciclo de Conferências de Literatura Comparada 2024 e propõe uma reflexão sobre a atualidade dos estudos imagológicos. A sessão analisa como as representações do “outro” nas literaturas europeias continuam a influenciar identidades culturais, estereótipos e relações interculturais no mundo contemporâneo.
Conferência
Ciclo de conferências de Literatura Comparada 2024 – "Porque a Imagologia ainda é relevante", com Celeste Ribeiro de Sousa (U. de São Paulo)
Universidade de Évora, Portugal
2024/09/26 - 2024/09/26 Webinar Polibéricos 2024 – “IBÉRICAS #3”, com Diego Rivadulla (Universidade da Coruña), centra-se nas dramaturgas galegas Vanesa Sotelo e Esther F. Carrodeguas, cujas obras exploram as relações entre memória, identidade e género. A sessão analisa como as suas dramaturgias questionam narrativas históricas e culturais, propondo novas formas de representação do feminino e da experiência coletiva na Galiza contemporânea.
Conferência
Polibéricos 2024 – "Vanesa Sotelo e Esther F. Carrodeguas: dúas dramaturgas da memoria e a identidade", com Diego Rivadulla (U. da Coruña)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Universidade de Évora Cátedra de Estudos Ibéricos, Portugal