???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Filipe de Almeida Cravo Lourenço

Nomes de citação

  • Lourenço, Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
F21B-FCBB-A058
ORCID iD
0000-0002-6980-4467

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Comunicacion Empresarial y Institucional (Doctor of Philosophy)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"Problematización del concepto de información: maquinaria empírica y fundamentación conceptual" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum Laude
2007
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
"Dos Media como objecto a Media como fenómeno: fundamentação para a construção de uma filosofia de Media" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2000
Concluído
Publicidade e Marketing (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/08/31 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Portugal
2010/05/01 - 2020/05/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/02/26 - 2018/07/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Centro de Investigação Aplicada em Turismo, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/16 - 2010/05/01 Equiparado a Assistente de 1º triénio Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/03/05 - 2020/12/31 Inovação com Tradição, para um consumo sustentável
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lourenço, Paulo. "Pedagogical and cultural tourism as a factor for the int. dev. of competences in the context of Entrepreneurship, Innovation and Creativity in tourism". Trabalho apresentado em ITC 19 - International Tourism Congress, Funchal, 2019.
    Publicado
  2. Lourenço, Paulo. "The Impact of Instagram Travel Influencers on tourists’ buying behavior". Trabalho apresentado em ITC 19 - International Tourism Congress, Funchal, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lourenço, Paulo. "Contributos para a Assunção Identitária do Patrimonio Judaico em Portugal – o caso de Belmonte". Revista Portuguesa de Estudos Regionais 43 (2016): 69-88.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Lourenço, Paulo. "A identificação da fase do ciclo de vida de um destino turístico para as escolhas estratégicas: uma proposta de uma ferramenta expedita". Revista de estudios económicos y empresariales 27 (2015): 15-41.
    Publicado
  3. Lourenço, Paulo. "The importance of the environment in the selection of sun and sea holiday destinations and its relationship with the environmental commitment: the case of Portuguese and Spanish tourists". Responsibility and Sustainability 1 1 (2013): 27-37.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. 1. Jorge, J.P; Lourenço, Paulo; Oliveira, V.; Guliyeva, I.. "Exploring the Sun and the Sea - Vulnerabilities and Mitigation Tools Regarding Touristic and Recreational Activities on Coastal and Beach Systems". In Sandy Beaches as Endangered Ecosystems - Environmental Problems, Possible Assessment and Management Solutions, editado por CRC Press, 133-153. Boca Raton, Estados Unidos: CRC Press, 2022.
    Publicado
  2. Lourenço, Paulo; Oliveira Pires, Ana Luisa. "Outsiders take stage: how G. Willow Wilson and Kamala Khan are transforming the world of superheroes". In Poéticas Interculturais. Representações literárias do Outro como estrangeiro, editado por Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 243-252. Braga, Portugal: Edições Húmus, 2020.
    Publicado
  3. Lourenço, Paulo. "Marketing Digital no Turismo". In Manual de Boas Práticas e Sustentabilidade no Turismo. Portugal, 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/24 Gamification, a criação da marca “Faróis de Portugal – Turismo e Alojamento” e o desenvolvimento de um jogo de promoção de Marca, Produto e Destinos Turísticos Tourism Marketing and Destination Branding
Art&Tur - International Tourism Film Festival (Torres Vedras, Portugal)
2019/10/24 A criação da Marca “Frota Branca” como elemento tangibilizador de uma candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade – UNESCO, para a criação de um evento de visibilidade internacional - Regata Frota Branca - A rota portuguesa do bacalhau. Tourism Marketing and Destination Branding
Art&Tur - International Tourism Film Festival (Torres Vedras, Portugal)