???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Yannara Negre Marques

Nomes de citação

  • Negre, Yannara

Identificadores de autor

Ciência ID
F110-C089-FC9A
ORCID iD
0000-0003-0523-4810
Formação
Grau Classificação
2021/10/21 - 2023/01/17
Concluído
Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
"O metaverso como ferramenta de aprendizagem gamificada e midiatizada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19/20
2015/09 - 2016/11
Concluído
Especialização lato sensu em Direção de Arte (Postgraduate Certificate)
Especialização em Direção de Arte
Universidade de Araraquara, Brasil
"Sol de Norte a Sul: Marketing digital como estratégia no webdocumentário do Greenpeace" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2008/08 - 2014/08/13
Concluído
Cinema e Vídeo (Bachelor)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
"Você Viu Meu Amigo?: A Estética do Imaginário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9,06/10
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - 2024/02 Investigador (Investigação) Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/04/02 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2024/01 - 2024/03 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/07/01 - Atual Carreiras / Categorias Subsistentes A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior, Portugal
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Negre, Yannara; Patricio, Rui; Ricarte, Élmano. "THE TEACHER’S ROLE IN THE IMPLEMENTATION OF THE METAVERSE". Trabalho apresentado em Design Commit - 1st International Conference on Design & Industry 2024, Braga, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Negre, Yannara. "Sociedade Digital e Era de Valores: Um estudo sobre cibercultura e Marketing 3.0". Trabalho apresentado em INTERCOM - 40 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2017.
  3. Negre, Yannara. "SOL DE NORTE A SUL: O DIGITAL COMO ESTRATÉGIA NO WEB DOCUMENTÁRIO DO GREENPEACE". Trabalho apresentado em Anais Eletrônicos do IX Simpósio Nacional da ABCiber, São Paulo, 2011.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Ana Dias Daniel; Yannara Negre; Joaquim Casaca; Rui Patrício; Rodolpho Tsvetcoff. "The effect of game-based learning on the development of entrepreneurial competence among higher education students", PurposeThe present study’s goal is to assess the effect of a serious game on the development of entrepreneurial competence, self-efficacy and intention and thereby contribute to clarifying the usefulness of this approach in entrepreneurship education.10.1108/et-10-2023-0448
Artigo em revista
  1. Medeiros, André Aparecido; Garcia, Demian; Negre, Yannara; Baldo, Angelica Silveira; Campos, Natália Simões de. "A estética do imaginário no cinema: entre o registro documental e o ficcional". Sessões do Imaginário 22 38 (2017): 94. https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.24295.
    10.15448/1980-3710.2017.2.24295
  2. Negre, Yannara. "O Filme como Reprodução da Realidade. Análise Textual, Temática e Interpretativa Do Livro "O Que É Cinema" de Jean-Claude Bernardet". O Mosaico 7 1 (2015): https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.382.
    10.33871/21750769.2015.7.1.382
Capítulo de livro
  1. Rodolpho Tsvetcoff; Rui Patrício; Ana Dias Daniel; Yannara Negre. "Roaming Talents: Soft Skills and Learning Strategies of Digital Nomads". 2025.
    10.1007/978-3-031-86660-9_11
  2. Negre, Yannara. "SOCIEDADE DIGITAL E ERA DE VALORES: O PONTO DE VISTA DA CIBERCULTURA E DO MARKETING". In CONSUMIDOR: COMPORTAMENTO, SIMBOLISMO, EXPERIÊNCIAS, TENDÊNCIAS E CONSUMO, 1-240. Brasil: Editora Científica, 2022.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Negre, Yannara; Ricarte, Élmano. "Verbetes: "metaverso" e "webdocumentário"". In Dicionário Comunicação Organizacional. Editora Biblioteca Ocidente, 2024. https://revistagalo.com.br/selo-bo/dic-com-org/book.pdf.
    Publicado
Livro
  1. Negre, Yannara; Patricio, Rui; Daniel, Ana Cristina M. ; Rodolpho Tsvetcoff. From Player to Entrepreneur. Lisboa, Portugal: IADE Press. 2024.
    Publicado
  2. Negre, Yannara. Sol de Norte a Sul. Brasil: Novas Edições Acadêmicas. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Negre, Yannara. "Metaverso: Redefinindo a Experiência Midiática e Social". Trabalho apresentado em I Semina´rio Internacional para os Estudos da Linguagem Audiovisual e Interfaces, Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marques, Yannara Negre. "O metaverso como ferramenta de aprendizagem gamificada e midiatizada: O que acontece quando a gamificação, a educação e a midiatização são combinadas?". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/48942.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Negre, Yannara; Yannara Negre (Produtor); Yannara Negre (Realizador). 2016. Ojos de Muñeca. Festival Internacional de Cine Universitário Lanterna Mexico.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2013. "Roteiro Filme "Você Viu Meu Amigo?"".
    Registado
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03/25 - 2023/03/25 Research Meetup: Game-based formats to enhance creativity and innovation funnels Research Meetup – Game-based Formats to Enhance Creativity and Innovation Funnels, UNIDCOM-IADE-UE, 25 May, Lisbon, Portugal, 2023 Number of participants: 38, including researchers and practitioners (2023/03/25 - 2023/03/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/07 Convidada para compor o júri de avaliação de um Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Positivo (2019), onde analisou o projeto “Youtuber Nairo: Identidade Visual, Projeto Estratégico e Edição de Vídeos”.
Arguente
Lucas Gularte Iatski (Outro)
Universidade Positivo, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2025/07/01 - Atual Em Portugal, um estudante-acreditador (ou estudante-avaliador) da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) é um estudante de ensino superior que colabora com a agência nas Comissões de Avaliação Externa (CAE). A sua missão envolve participar na avaliação e acreditação de cursos e instituições de ensino superior.
Avaliador
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/04/02 - Atual Docente na unidade curricular de Storytelling e Marketing de Conteúdo Pós-graduação de Marketing e Estratégias Criativas (Diploma de especialização) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2024/03/02 - Atual Storytelling e marketing de conteúdo Marketing e Estragias Criativas (Pós-Graduação)
2024/03 - 2024/03 O uso da gamificação em experiênsias imersivas Inteligência Artificial e Metaverso (Pós-Graduação)
2024/01 - 2024/01 Professora convidada para os cursos de formação esxecutiva Gamification and Customer Engagement (Pós-Graduação)
2024/01 - 2024/01 O uso da gamificação em experiênsias imersivas Gamification and Customer Engagement (Pós-Graduação)

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/08/01 - 2018/07/01 Actuou como investigadora voluntária na UTFPR (Curitiba, Brasil), integrando o projecto “Indicadores Globais de Inovação”. O projeto "Indicadores Globais de Inovação" da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, Brasil, tinha como objetivo principal analisar e comparar os indicadores de inovação tecnológica do estado do Paraná com de países desenvolvidos (Canadá). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/11 - 2018/10 INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Sócia e painelista
Distinções

Prémio

2025 Atribuição de Bolsa de Estudo por Mérito do ano letivo 2022/2023
Governo da República Portuguesa Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal
2023 Prémio Melhor Aluno nas Áreas de Marketing e Comunicação
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal