Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nicolas Martins da Silva
Nomes de citação
- Silva, Nicolas Martins da
- da Silva, Nicolas Martins
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F01C-5085-F06F
- ORCID iD
- 0000-0001-8288-3174
Endereços de correio eletrónico
- nicolassilva@fpce.up.pt (Profissional)
- nicolas.dasilva@uni.lu (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0001-8288-3174 (Profissional)
- https://ciie.fpce.up.pt/en/cv/117 (Profissional)
- https://www.uni.lu/fhse-en/people/nicolas-da-silva/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Francês (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
| Português (Idioma materno) | |||||
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2019/08/15 - 2024/07/18
Concluído
|
Programa Doutoral em Ciências da Educação [Doctoral Programme in Educational Sciences] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Apropriação territorial de políticas de educação para a cidadania e para a participação de jovens: Culturas de escola em
regiões de fronteira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved by unanimity |
|
2018
Concluído
|
Especialização em Administração de Organizações Educativas [Specialisation in Management of Educational Organisations] (Curso
de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
16 |
|
2017
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação [Master's Degree in Educational Sciences] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Para lá das aparelhagens: perceções de jovens do ensino profissional em relação à homossexualidade em contexto escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
|
2014
Concluído
|
Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico
e Secundário [Master's Degree in Teaching Portuguese and Foreign Language in Basic and Secondary Education] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A dramatização e o jogo dramático nas aulas de Português língua materna e de Francês língua estrangeira: estratégias auxiliares
para uma melhor codificação e descodificação dos textos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
|
2012
Concluído
|
Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas [BA in Languages, Literature and Cultures] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/03 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Université du Luxembourg, Luxemburgo |
| Université du Luxembourg Centre for Childhood and Youth Research, Luxemburgo | ||
| 2024/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
| 2019/10/01 - 2024/09/30 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
| 2023/04/01 - 2023/07/01 | Investigador visitante (Investigação) | Equip de Recerca en Diversitat i Inclusió en Societats Complexes, Espanha |
| Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/09/01 - 2019/09/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | CINDOR - Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, Portugal |
| 2018/08/01 - 2019/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Grande Colégio Universal, Portugal |
| 2018/09/01 - 2019/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024/01/01 - 2024/09/30 | JOVENS QUE REGRESSAM: Mobilidade, motivações e investimento em regiões de interior e de baixa densidade após formação no ensino
superior [YOUNG PEOPLE WHO RETURN: Mobility, motivations, and investment in inland and low-density regions after higher education
training]
UIDB/00167/2020
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
| 2019/10 - 2023/11 | Apropriação territorial de políticas de educação para a cidadania e para a participação de jovens: Culturas de escola em regiões
de fronteira [Territorial appropriation of citizenship education and youth participation policies: School cultures in border
regions]
SFRH/BD/143733/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
| 2019/10/01 - 2022/07/14 | GROW:UP – Grow Up in Border Regions in Portugal: Young People, Educational Pathways and Agendas
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/03/15 - Atual | YES – Young People in Esch-sur-Alzette
.
Investigador Pós-doutorado
Université du Luxembourg Centre for Childhood and Youth Research, Luxemburgo
|
Em curso
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/10/06 - Atual | ROOTS - Ecologies of impact and value of educational mobilities: young adults returning to low-density regions after higher
education
COMPETE2030-FEDER-00874300
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
COMPETE 2030 |
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Edição de livro |
|
| Livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Relatório |
|
| Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
| Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2025/09 | Spaces for Citizenship Education in Curriculum from the Perspective of Teachers and Young Students | ECER 2025
University of Serbia (Belgrade, Sérvia)
|
| 2025/09 | Schools and Communities Networking to Promote Young People Educational Pathways: Spatial and Social Justice in Low Density Regions in Portugal | ECER 2025
University of Serbia (Sérvia)
|
| 2025/07/15 | Pensar a educação para a cidadania no seu potencial territorializado a partir das prioridades e estratégias de escolas em contextos rurais/de baixa densidade [Reflecting on citizenship education in its territorialised potential based on the priorities and strategies of schools in rural/low-density contexts] | Seminário OBVIE 2025
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)
|
| 2024/11 | Formação no ensino superior e retorno a territórios de baixa densidade: contributo de jovens queregressam para o desenvolvimento regional [Higher education training and returning to low-density territories: the contribution of young people returning for regional development] | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2024/08 | Fostering Civic Participation: An Analysis of Citizenship Education Initiatives in Secondary Schools in Border Regions of Mainland Portugal | ECER 2024
EERA (Nicosia, Chipre)
|
| 2023/09 | The Concept of Young People as Citizens in Discourse and Practice of Schools of Border Regions Around Citizenship Education | ECER 2023
EERA (Glasgow, Reino Unido)
|
| 2023/05/27 | Desigualdades territoriais: Estratégias de escolas de fronteira para o desenvolvimento a partir da educação para a cidadania [Territorial inequalities: Border schools' strategies for development based on citizenship education] | II Jornadas das Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2022/11/09 | "If we don't do it ourselves, it won't evolve": young people building projects for their communities". | BePart Final Conference | Youth participation paths: which way?
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)
|
| 2022/09 | Educação para a cidadania em contextos escolares de fronteira de Portugal Continental: Culturas de escola e práticas educativas [Citizenship education in border school contexts in mainland Portugal: School cultures and educational practices] | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2022/08 | CITIZENSHIP EDUCATION IN SCHOOLS OF THE BORDER REGIONS OF MAINLAND PORTUGAL: SCHOOL CULTURES AND PRACTICES IN SECONDARY EDUCATION | ECER 2022
WERA (Arménia)
|
| 2022/06/09 | Escolas e Comunidades Resilientes [Resilient Schools and Communities] | GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2022/06/08 | Quem são os/as jovens a crescer em regiões de fronteira? [Who are the young people growing up in border regions?] | GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2021/12 | Lugares da educação para a cidadania em projetos educativos de escolas de fronteira de Portugal Continental [Places of citizenship education in educational projects in border schools in mainland Portugal] | XIII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2021/10 | Bringing territory in citizenship education through participatory methodologies with young people | XX International Scientific and Practical Conference for Young Educational Researchers
(Moscovo, Rússia)
|
| 2021/08 | A[n] [online] use of participatory methodologies with young people from border regions as an experience of [territorialised] citizenship education | ECER 2021
Universidade de Genève (Genève, Suiça)
|
| 2021/07 | Apropriação territorial da educação para a cidadania e para a participação em escolas de regiões de fronteira de Portugal Continental | IX Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigacion Educativa
AMIE (Barcelona, Espanha)
|
| 2021/07 | Participation opportunities among young people form Border Regions of Portugal: contribution to discuss cultures of participation | WERA 2021 Virtual Focal Meeting: Networking education: Diverse realities, common horizons
WERA (Espanha)
|
| 2021/04 | Educação para a cidadania e para a participação: como estão escolas de fronteira a apropriar territorialmente estas políticas? | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
| 2020/09 | Culturas de participação juvenil em regiões de Fronteira de Portugal continental | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
| 2018/10 | "Cada um no seu canto!": Olhares de jovens do ensino profissional sobre homossexualidade e masculinidade. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2021/09 - 2021/12 | A Mulher e seus espaços de conquista: A trajetória na educação e no mercado de trabalho [Women and their achievement spaces:
Their trajectory in education and the labour market]
Orientador
|
Licenciatura em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/10 - Atual | O ensino profissionalizante para jovens em Portugal Tensões, desafios e oportunidades em 50 anos de democracia [[Vocational
education for young people in Portugal Tensions, challenges and opportunities in 50 years of democracy] (2024/10/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
| 2024/11/21 - 2024/11/21 | Abordagens de escolas de fronteira à educação para a cidadania no Ensino Secundário [Border school approaches to citizenship
education in secondary education] (Webinar) (2024/11/21 - 2024/11/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| 2022 - 2022 | GROW.UP – Jovens a Crescer em Regiões de Fronteira / III Seminário Internacional JEDI (2022/06/08 - 2022/06/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
| 2021/05 - 2021/05 | Webinar Encontros de Fronteira III -Agendas da Juventude: Propostas de jovens para o desenvolvimento das suas comunidades (2021/05 - 2021/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| 2021 - 2021 | Assistência técnica à realização das sessões da Conferência ECER 2021 (2021/09/02 - 2021/09/09)
Conferência (Outra)
|
European Educational Research Association, Alemanha |
| 2020/12 - 2020/12 | Webinar APP GROW.UP | Interdisciplinaridade e experiências colaborativas no desenvolvimento de uma app para jovens (2020/12 - 2020/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| 2020/12 - 2020/12 | XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto – “A construção do/a investigador/a
ao longo do(s) processo(s) de investigação” (2020/12/17 - 2020/12/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| 2020/11 - 2020/11 | II Seminário Internacional JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: Cruzando Fronteiras (2020/11/28 - 2020/11/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
| 2016/06 - 2016/06 | I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos contemporâneos" (2016/06/21 - 2016/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025/10/22 - Atual | EUGLOH Co-Creation Workshop: Healthy Futures Across the Life Course
Participation by invitation as an expert and methodological facilitator of the co-creation workshop on the challenges of growing
in rural and low-density regions.
Conferência
|
EUGLOH Annual Summit 2025
Universidade do Porto, Portugal
|
| 2023/12/15 - 2023/12/15 | Workshop "Jovens, escolas e comunidades: algumas propostas metodológicos para estudar o trabalho em rede", de Sofia Marques
da Silva, Marta Sampaio & Nicolas Martins da Silva [ "Young people, schools and communities: some methodological proposals
for studying networking"]
Seminário
|
XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DOUTORAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
| 2022/06/09 - 2022/06/09 | Moderador da Mesa Redonda [Round Table Moderator] | GROW.UP: imaginar novas fronteiras
Seminário
|
GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
| 2021/12/09 - 2021/12/09 | Conferencia de encerramento do "Ciclo de Conferencias Itinerantes 2021" da SPCE e do CIIE - Mesa redonda [Closing conference
of the ‘2021 Travelling Conference Cycle’ organised by SPCE and CIIE - Participation in round table discussion]
Conferência
|
Conferências Itinerantes, Aproximar, interagir, debater. Reforçar a comunidade científica das Ciências da Educação | Educar
e Investigar em tempos de Covid-19
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2021/06 | Formação para o ensino religioso: uma análise dos cursos de pedagogia das instituições participantes do consórcio CEDERJ
Arguente
|
Tulio Soares Lopes (Outro)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2024/10/24 - 2024/10/25 | O ensino profissionalizante para jovens em Portugal Tensões, desafios e oportunidades em 50 anos de democracia [Vocational education for young people in Portugal Tensions, challenges and opportunities in 50 years of democracy] | FPCEUP |
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2025/03 - Atual | Evaluation of Erasmus projects (European Education and Culture Executive Agency)
Avaliador
|
European Education and Culture Executive Agency, Bélgica | |
| 2025/03 - Atual | Revision of abstracts for the ECER Conference 2025.
Avaliador
|
European Educational Research Association, Alemanha | |
| 2024/02/02 - Atual | Revision of abstracts for the BERA Conference 2024 and WERA Focal Meeting
Avaliador
|
BERA Conference /WERA Focal Meeting, Reino Unido | |
| 2023/08 - Atual | Revision of abstracts for the WERA Focal Meeting 2023
Avaliador
|
WERA Focal Meeting 2023, Singapura | |
| 2021 - Atual | Participação em comissões de avaliação externa de cursos do ensino superior enquanto estudante-avaliador [Member of external
evaluation committees for higher education courses as a student-evaluator]
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2025/11/18 - Atual | Educação para a cidadania em contexto escolar: que possibilidades? [Citizenship Education in Schools: Exploring the Possibilities] | Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia; Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
| 2025/01 - Atual | O recurso ao NVIVO para análise de dados qualitativos (Using NVIVO to analyze qualitative data) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
| 2025/04/07 - 2025/04/11 | Educação inclusiva e diversidade em foco em formação internacional [Inclusive education and diversity in focus at international training course] | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
| 2024/12/31 - 2025/01/25 | Reflexões e possibilidades do recurso à análise de conteúdo a partir de uma experiência de investigação na formação doutoral [Reflections and possibilities of using content analysis from a research experience in doctoral training] | Seminários Temáticos (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
| 2024/10/10 - 2024/10/10 | Educação para a cidadania e para a participação de jovens em escolas de fronteira: da definição da problemática à construção do objeto empírico [Citizenship education and youth participation in border schools: from defining the problem to constructing the empirical object], a convite da Professora Doutora Preciosa Fernandes. | Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
| 2021/04/06 - 2021/04/06 | Grupos de Discussão focalizada: reflexões a partir da experiência de investigação no projeto GROW.UP [Focussed Discussion Groups: reflections from the research experience in the GROW.UP project] | Questões Aprofundadas em Metodologias de Investigação (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2019/08 | Português e Francês | 3º Ciclo do Ensino Básico (Ensino básico 3º ciclo) | Grande Colégio Universal, Portugal |
| 2018/09 - 2019/08 | Francês | (Ensino básico 3º ciclo) | Externato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Portugal |
Expedição científica
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/04/01 - 2023/06/30 | European doctoral research mobility | Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2025/05 - Atual | LuxERA - Luxembourg Educational Research Association | Member |
| 2016/08 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] | Associado |
| 2015/05 - 2016/08 | Associação Tudo Vai Melhorar - It Gets Better Project Portugal | Secretária da Assembleia Geral |
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2025/08 - Atual | Societies | |
| 2025/05 - Atual | Education Sciences | |
| 2025/04 - Atual | Comparative Education Review | The University of Chicago Press |
| 2023/10 - Atual | Educação, Sociedade & Culturas | CIIE |
Distinções
Prémio
| 2025 | ECER Best Poster Award 2025
European Educational Research Association, Alemanha
|
