???global.info.a_carregar???
Anabela de Jesus Gomes. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Coimbra. Possui Licenciatura, Mestrado e Doutoramento obtidos na Universidade de Coimbra. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros publicados. Possui 22 itens de produção técnica. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 1 em Portugal. Orientou 28 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura na área de Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática. Nas suas actividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: CS1 programming, Programming teaching and learning, Educational technology, Simulation, Programming learning dificulties, Visualization, Learning styles, Problem solving, Learning difficulties e Collaboration.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
EC1E-C843-4A42
ORCID iD
0000-0001-8418-8095

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2013
Concluído
ELEARNING E EDUTECH NO ENSINO SUPERIOR (Curso médio)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2010
Concluído
Engª Informática (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
1997 - 2000
Concluído
Engª Informática (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Ambiente de suporte à aprendizagem de conceitos básicos de programação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom, por unanimidade
1989 - 1994
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Contabilização da utilização dos recursos do CISUC" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1997/03 - 1997/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/09 - 1997/03 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Colégio Apostólico da Imaculada Conceição, Portugal
1995/09 - 1996/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto de Almalaguês, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/09/18 - 2019/03/18 BlueEyes - HCI e Beacons: tornar o invisível visível (Portugal 2020 - 02/SAICT/2016, C473675739-00067151)
02/SAICT/2016, C473675739-00067151
Investigador
2017/09/01 - 2019/03/01 Exobike - Biomechanical Equipment for Restorative Therapy and Rehabilitation (Portugal 2020 - 02/SAICT/2016, C473932278-00067743)
02/SAICT/2016, C473932278-00067743
Investigador
Concluído
2010 - 2014 ADAPT - Adaptive Learning Management System Plataforma Inteligente de Ensino à Distância (Ref. PTDC/CPE-CED/115175/2009)
PTDC/CPE-CED/115175/2009
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Anabela Gomes; Francisco Lapa Silva; António José Mendes. "Using Parsons' Puzzles to Support Nested Loops Learning". 2024.
    10.1109/siie63180.2024.10604542
  2. Geraldo Carlos Nhadumbuque; Anabela Gomes; Maria José Marcelino. "Programming Learning Panorama in Typical Higher Education in Mozambique - Challenges and Perspectives". 2024.
    10.1109/siie63180.2024.10604564
  3. Geraldo Nhadumbuque; Anabela Gomes; Maria José Marcelino. "Validation of Felder-Solomon Index of Learning Styles Questionnaire and Learning Style Preferences in the Mozambique Context". 2024.
    10.1145/3674912.3674923
  4. João Pires; Anabela Gomes; A.R. Borges; Fernanda Brito Correia. "Predicting Higher Education Student's Aptitude to Learn to Program: A Systematic Literature Review". 2024.
    10.1145/3674912.3674949
  5. Rosemary Borges de Almeida; Anabela Gomes; Antonio Jose Mendes. "Challenges and Possibilities in Motivating Students to Learn Programming in Distance Education: A Systematic Mapping Study". 2024.
    10.1109/educon60312.2024.10578759
  6. Leonardo Silva; Anabela Gomes; Antonio Jose Mendes. "Investigating Students' Usage of Self-regulation of Learning Scaffoldings in a Computer-based Programming Learning Environment". 2024.
    10.1145/3626252.3630885
  7. Ana Teixeira; Sonia Brito-costa; Anabela Gomes. "Colors in Mind: A Comprehensive Study on the Neurological Impact of Saturation". 2024.
    10.54941/ahfe1005074
  8. Luisa Barbeiro; Anabela Gomes; Fernanda Brito Correia; Jorge Bernardino. "A Review of Educational Data Mining Trends". 2024.
    10.1016/j.procs.2024.05.083
  9. Anabela Gomes; Cristina Chuva. "Assessment Type Preferences in Informatics Engineering: before, during, and after the pandemic". 2024.
    10.54941/ahfe1004586
  10. Álvaro Santos; Anabela Gomes. "A PBL experience: Joining Human-Computer Interaction and Mobile programming". 2024.
    10.54941/ahfe1004580
  11. Leonardo Silva; Anabela Gomes; Ana Rosa Borges; Verónica Vasconcelos; António José Mendes. "A study on the Motivation of Computer Science Students to Learn Programming". 2023.
    10.1109/siie59826.2023.10423706
  12. Leonardo Silva; Anabela Gomes; António José Mendes. "Exploring the Impact of Self-Regulation of Learning Support on Programming Performance and Code Development". 2023.
    10.1109/fie58773.2023.10343321
  13. Anabela Gomes; Maria Emilia Bigotte de Almeida. "A Personalised Support Centre for Mathematics in Engineering Adapted to Students' Preferences, Knowledge and Needs". 2023.
    10.1109/educon54358.2023.10125222
  14. M.E Bigotte de Almeida; A. Gomes; L. Margalho; J.R. Branco; C. Fidalgo. "Failure rates in Maths and CS 1: are they associated?". 2023.
    10.1109/educon54358.2023.10125194
  15. Anabela Gomes; David Alcaso; César Páris. "TRAINER: Virtual Reality Game for Teaching Road Safety". 2023.
    10.1007/978-3-031-47790-4_40
  16. César Páris; Anabela Gomes; Emanuel Ferreira; Luis Roseiro. "REBIKE—A Cycling Pedal Based System for Lower Limbs Rehabilitation". 2023.
    10.1007/978-3-031-47790-4_33
  17. Correia, Fernanda Brito; Gomes, Anabela. "Reaching better programming learning and teaching, categorizing students’ SWOT analysis". 2022.
    10.23919/cisti54924.2022.9820323
  18. Carvalho, Gabriel; Cristian Cechinel, Vinicius Ramos e; Rocha, Juary Costa; Gomes, Anabela; Mendes, Antonio Jose. "Enhanced compiler messages of error in Python with focuses in readability in CS1". 2021.
    10.1109/laclo54177.2021.00048
  19. Silva, Leonardo; Mendes, Antonio; Gomes, Anabela; Fortes, Gabriel; Lam, Chan Tong; Chan, Calana. "Exploring the Association between Self-Regulation of Learning and Programming Learning: A Multinational Investigation". 2021.
    10.1109/fie49875.2021.9637438
  20. Silva, Leonardo; Mendes, António José; Gomes, Anabela; Cavalcanti de Macêdo, Gabriel Fortes. "Regulation of Learning Interventions in Programming Education". 2021.
    10.1145/3408877.3432363
  21. Silva, Leonardo S.; Gomes, A.. "Investigating the Socially Shared Regulation of Learning in the Context of Programming Education". 2020.
    10.1145/3341525.3394003
  22. Gomes, A.. "Heuristics for Mobile Applications that Interact with External Equipment". Trabalho apresentado em EdMedia + Innovate Learning 2020, 2020.
  23. Gomes, A.; Marcelino, Maria Jose; Correia, Fernanda; Mendes, Antonio Jose. "Study methods in introductory programming courses". 2020.
    10.1109/educon45650.2020.9125228
  24. Silva, Leonardo; Mendes, Antonio Jose; Gomes, A.. "Computer-supported Collaborative Learning in Programming Education: A Systematic Literature Review". 2020.
    10.1109/educon45650.2020.9125237
  25. "Heuristics for mobile applications that interact with external equipment". 2020.
  26. Gomes, A.. "Understanding Loops a Visual Methodology”, in Proceedings of IEEE International Conference on Teaching". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Teaching, Assessment and Learning for Engineering (TALE), 2019.
    Publicado
  27. Anabela Gomes. "Understanding loops: a visual methodology". 2019.
    10.1109/tale48000.2019.9225951
  28. Gomes, A.. "Thinking like a trainer, acting like a programmer". Trabalho apresentado em EdMedia + Innovate Learning, Amesterdan, Netherlands, 2019.
    Publicado
  29. Brito, Hugo; Santos, Alvaro; Bernardino, Jorge; Gomes, Anabela. "Learning analysis of mobile JavaScript frameworks". 2019.
    Publicado • 10.23919/cisti.2019.8760746
  30. Brito, Hugo; Santos, Alvaro; Bernardino, Jorge; Gomes, Anabela. "Mobile development in Swift, Java and React Native: an experimental evaluation in audioguides". 2019.
    Publicado • 10.23919/cisti.2019.8760864
  31. Eloy, Joana; Teixeira, Ana Rita; Gomes, Anabela; Mendes, Antonio Jose. "Using Brain Computer Interaction in Programming Problem Solving". 2019.
    Publicado • 10.1109/educon.2019.8725136
  32. Gomes, A.. "Understand and characterize mental effort in a programming-oriented task". Trabalho apresentado em 6th IEEE Portuguese Meeting in Bioengineering ENBENG’19, 2019.
    Publicado
  33. Gomes, A.. "Development of a Computer Interface for a Restorative Therapy and Rehabilitation Support Equipment". Trabalho apresentado em 8º Congresso Nacional de Biomecânica, 2019.
  34. Anabela Gomes. "Understand and characterize mental effort in a programming-oriented task". 2019.
    10.1109/enbeng.2019.8692570
  35. "Thinking like a trainer, acting like a programmer". 2019.
  36. Teixeira, A. R.; Tomé, A.; Roseiro, L.; Gomes, A.. "Does music help to be more Attentive while performing a task? A Brain Activity analysis.". Trabalho apresentado em 2018 International Workshop on Biomedical and Health Informatics, Madrid, 2018.
    Publicado
  37. Teixeira, A. R.; Tomé, A.; Roseiro, L.; Gomes, A.. "Attention and concentration in normal and deaf gamers.". Trabalho apresentado em 2018 International Workshop on Biomedical and Health Informatics, Madrid, 2018.
    Publicado
  38. Almeida, Ricardo; Gomes, Anabela; Bigotte, Maria Emilia; Pessoa, Teresa. "iProg: Getting started with Programming: Pilot experiment in two elementary schools". 2018.
    10.1109/siie.2017.8259651
  39. Gomes, A.; Santos, A.; Alcobia, C.; Páris, C.; Rasteiro, D.; Bigotte, E.; Moita, F.; et al. "Development of a Biomechanical Bike with Assistive Technologies to Be Used for Rehabilitation". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Human Systems Engineering and Design (IHSED2018): Future Trends and Applications, Champagne-Ardenne, 2018.
    Publicado
  40. Santos, A.; Gomes, A.; Mendes, A. J.. "Engaging learning to program via real data". Trabalho apresentado em 48th Annual Frontiers in Education (FIE’18) Conference, San José, 2018.
    Publicado
  41. Ricardo, A.; Pessoa, T.; Gomes, Anabela. "Learning to think like a trainer: bringing Scratch for Educational Sciences professional’s formation". Trabalho apresentado em 48th Annual Frontiers in Education (FIE’18) Conference, San José, 2018.
    Publicado
  42. Gomes, A.; Marcelino, M.J.; Wei, K.; Lam, C. T.; Mendes, A. J.. "Student motivation towards learning to program". Trabalho apresentado em 48th Annual Frontiers in Education (FIE’18) Conference, 2018.
    Publicado
  43. Abreu, P.; Martins, P.; Machado, P.; Arrais, J.; Gomes, Anabela. "The Relationship Between Learning Styles and Creativity Students: An Information Visualization Class Case Study". Trabalho apresentado em Proceedings of EdMedia and Innovate Learning 2018, Amesterdão, 2018.
    Publicado
  44. Costa, S.; Santos, M.; Abreu, P.; Pessoa, T.; Gomes, A.. "The role of computer programming as a partner in the English classroom". Trabalho apresentado em EdMedia and Innovate Learning 2018, Amesterdão, 2018.
    Publicado
  45. Gomes, Anabela; Marcelino, M. J.; Mendes, A. J.. "Using students’ reflections to understand their perceptions in introductory programming learning". Trabalho apresentado em EdMedia and Innovate Learning 201, Amesterdão, 2018.
    Publicado
  46. Roseiro, L.; Moita, F.; Gomes, A.; Páris, C.; Santos, Á.; Amaro, P.; Rasteiro, D.; et al. "EXOBIKE - A Biomechanical Equipment for Restorative Therapy and Rehabilitation". Trabalho apresentado em 8th World Congress of Biomechanics, Dublin, 2018.
    Publicado
  47. Silva, M.; Gomes, Anabela; Teixeira, A. R.; Orvalho, J.. "BLUEEYES – Easing the navigation and orientation of blind people". Trabalho apresentado em in IHCI 12th International Conference Interfaces and Human Computer Interaction, Madrid, 2018.
    Publicado
  48. Gomes, Anabela; Correia, F.. "Bloom’s Taxonomy Based Approach to Learn Basic Programming Loops". Trabalho apresentado em 48th Annual Frontiers in Education (FIE’18) Conference, 2018.
    Publicado
  49. Brito, H.; Gomes, A.; Santos, A.; Bernardino, J.. "JavaScript in mobile applications: React native vs ionic vs NativeScript vs native development". Trabalho apresentado em The Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Cáceres, 2018.
    Publicado
  50. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Ke, W.; Im, S.K.; Lam, C.-T.. "Student's characteristics and programming learning - A Macanese perspective". 2018.
    10.1109/TALE.2017.8252360
  51. Almeida, R.; Gomes, A.; Bigotte, M.E.; Pessoa, T.. "IProg: Getting started with Programming: Pilot experiment in two elementary schools". 2018.
    10.1109/SIIE.2017.8259651
  52. Brito, H.; Gomes, A.; Santos, A.; Bernardino, J.. "JavaScript in mobile applications: React native vs ionic vs NativeScript vs native development,JavaScript em aplicações móveis: React Native vs Ionic vs NativeScript vs desenvolvimento nativo". 2018.
    10.23919/CISTI.2018.8399283
  53. Gomes, A.; Bigotte, E.; Correia, F.; Almeida, R.. "Mathscratch - Bringing Programming and Mathematical skills into higher Education". Trabalho apresentado em International Technology Education and Development Conference (INTED2017), Valência, 2017.
    Publicado
  54. Bigotte, E.; Gomes, A.; Almeida, R.; Pessoa, T.. "ALL in Scratch - An inclusive pedagogical project from preschool to higher education". Trabalho apresentado em Scratch Bordeaux Conference, Bordeaux, 2017.
    Publicado
  55. Gomes, A.; Páris, C.; Martins, N.; Santos, A.; Barbosa, J.; Roseiro, L.; Mesquita, C.; et al. "Scratch, Kinect and Arduino together: new pathways in education and rehabilitation". Trabalho apresentado em Scratch Bordeaux Conference, Bordeaux, 2017.
    Publicado
  56. Teixeira, A. R.; Gomes, A.; Silva, M.. "Assessing Neurosky Mindset´s capability to measure the attention mind states during car driving". Trabalho apresentado em International Conference on Computer Science, Information System and Communication Technology (ICCSISCT 2017), Zurich, 2017.
    Publicado
  57. Gomes, A.; Wei, K.; Marcelino, M. J.; Im, S.; Siu, A.; Mendes, A.J.. "A Teacher's view about introductory programming teaching and learning – Portuguese and Macanese perspectives". Trabalho apresentado em 45th ASEE/IEEE Frontiers in Education 2017 (FIE’17), Indianápolis, 2017.
    Publicado
  58. Almeida, R.; Gomes, A.; Bigotte, E.; Pessoa, T.. "iProg: Iniciação à Programação: Estudo piloto em duas escolas do ensino básico". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, Lisbon, 2017.
    Publicado
  59. Teixeira, A. R.; Silva, M.; Mendes, A.J.; Gomes, A.. "Uso de um BCI para a medição dos níveis de atenção". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, Lisbon, 2017.
    Publicado
  60. Gomes, A.; Wei, K.; Marcelino, M. J.; Im, S.; Siu, A.; Mendes, A.J.. "Student’s Characteristics and Programming Learning – A Macanese Perspective". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Teaching, Assessment and Learning for Engineering, Hong Kong, 2017.
    Publicado
  61. Gomes, A.; Páris, C.; Barbosa, J.; Ferreira, E.. "Bitalino use and aplications for health, education, home automation and industry". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Society and Information Technologies (ICSIT 2017), Orlando, 2017.
    Publicado
  62. Páris, C.; Barbosa, J.; Ferreira, E.; Gomes, A.. "Bitalino use and aplications for health, education, home automation and industry". 2017.
  63. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Ke, W.; Lm, S.K.; Siu, A.. "A teacher's view about introductory programming teaching and learning - Portuguese and Macanese perspectives". 2017.
    10.1109/FIE.2017.8190493
  64. Gomes, A.; Barbosa, J.; Martins, N.; Páris, C.; Belchior, P.; Nuno. A.; Santos, A.. "Therapists’ Validation of Symbolum – a pictographic board for people unable to verbally communicate". Trabalho apresentado em Media & Learning Conference'2016, Bruxelas, 2016.
    Publicado
  65. Gomes, A.; Bigotte, E.; Branco, R.; Pessoa, T.. "The Influence of Educational Learning Paths in Academic Success of Mathematics in Engineering Undergraduate". Trabalho apresentado em 44th ASEE/IEEE Frontiers in Education 2016 (FIE’16), Erie, Pensilvânia, 2016.
    Publicado
  66. Gomes, A.; Correia, F.; Abreu, P.. "Types of assessing student-programming knowledge". Trabalho apresentado em 44th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference - FIE’16, Erie, PensilvÂnia, 2016.
    Publicado
  67. Gomes, A.; Almeida, R.; Pessoa, T.; Bigotte, E.. "iProg: Experiência Pedagógica com Scratch". Trabalho apresentado em XVIII Simposio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2016), Salamanca, 2016.
    Publicado
  68. Gomes, A.; Teixeira, A. R.; Carvalhal, A.; Abrantes, F.; Lourenço, V.; Orvalho, J.. "MASTERBLIND – Testing the usability of auditory feedback in a computer game for blind people". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Interfaces and Human Computer Interaction (IHCI 2016)., Funchal, 2016.
    Publicado
  69. Teixeira, A. R.; Gomes, A.; Orvalho. J.. "E-Learning Multimodal System for Teaching and Learning Programming". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Interfaces and Human Computer Interaction (IHCI 2016)., Funchal, 2016.
    Publicado
  70. Gomes, A.; Páris, C.; Barbosa, J.; Santos, A.; Martins, N.; Teixeira, A. R.. "ATELIER – Assistive Technologies for Learning, Integration and Rehabilitation". Trabalho apresentado em 9th International Conference on ICT, Society and Human Beings (ICT 2016), Funchal, 2016.
    Publicado
  71. Bigotte, E.; Gomes, A.. "CeAMatE: Estratégia de ensino e aprendizagem para o sucesso académico". Trabalho apresentado em IV Conferência Ibérica - Inovação na Educação com TIC, Bragança, 2016.
    Publicado
  72. Gomes, A.; Páris, C.; Barbosa, J.; Santos, Á.; Martins, N.; Teixeira, A.R.. "Atelier - Assistive technologies for learning, integration and rehabilitation". 2016.
  73. Bigotte, M.E.; Gomes, A.; Branco, J.R.; Pessoa, T.. "The influence of educational learning paths in academic success of mathematics in engineering undergraduate". 2016.
    10.1109/FIE.2016.7757453
  74. De Almeida, M.E.B.; De Jesus Gomes, A.. "The CeAMatE-on project: An online mathematical Support Centre in engineering". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451653
  75. Gomes, A.; Correia, F.B.; Abreu, P.H.. "Types of assessing student-programming knowledge". 2016.
    10.1109/FIE.2016.7757726
  76. Teixeira, A.R.; Gomes, A.; Orvalho, J.. "E-learning multimodal system for teaching and learning programming". 2016.
  77. Santos, A.; Gomes, A.; Páris, C.; David, H.; Barbosa, J.; Martins, N.. "Symbolum – An Alternative Communication pictographic board for people with inability to communicate verbally". Trabalho apresentado em World Congress on Special Needs Education (WCSNE-2015), Philadelphia, 2015.
    Publicado
  78. Gomes, A.; Bigotte, E.. "The CeAMatE-on project: an online Mathematical Support Centre in Engineering". Trabalho apresentado em XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2015.
    Publicado
  79. Gomes, A.; Bigotte, E.; Vale, J.. "Plataforma CeaMatE-on: A utilização de uma plataforma E-learning no Ensino em Engenharia". Trabalho apresentado em In Proceedings of International Conference on engineering – Engeneering for Society, Covilhã, 2015.
    Publicado
  80. Gomes, A.; Correia, F.. "The paths taken by good and weak programming students". Trabalho apresentado em E-LEARN 2015 - World Conference on E-Learning, Kona, Hawaii, 2015.
    Publicado
  81. Gomes, A.; Páris, C.; Martins, N.; Santos, A.; Monteiro, R.. "Code Factory – A game to engage students in programming learning". Trabalho apresentado em E-LEARN 2015 - World Conference on E-Learning, Kona, Hawai, 2015.
    Publicado
  82. Gomes, A.; Mendes, A.. "A teacher's view about introductory programming teaching and learning: Difficulties, strategies and motivations". 2015.
    10.1109/FIE.2014.7044086
  83. Gomes, A.; Belchior, P.; Santos, A.; Martins, N.; Páris, C.. "Code Factory – A game environment to start programming.". Trabalho apresentado em EDMEDIA14 – World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, Tampere, 2014.
    Publicado
  84. Gomes, A.; Pratas, E.; Marques, V.. "The ADAPT LMS: Interactive e-learning with Fuzzy Logic and CBR". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN’14), Barcelona, 2014.
    Publicado
  85. Gomes, A.; Marques, V.; Azevedo, F.. "The role of interactive learning objects in an adaptive e-learning system". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN’14), Barcelona, 2014.
    Publicado
  86. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A teacher's view about introductory programming teaching and learning difficulties, strategies and motivations". Trabalho apresentado em 44th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference - FIE’14, Sevilla, 2014.
    Publicado
  87. Gomes, A.; Correia, F.. "Errors to avoid in Programming Teaching and Learning". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI’14, Seville, 2014.
    Publicado
  88. Gomes, A.; Correia, F.. "Programming Education Strategies.". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI’14, Seville, 2014.
    Publicado
  89. Gomes, A.. "My First Phone: Smartphones Android for Kids.". Trabalho apresentado em The 2013 International Conference on Systems, Control, and Informatics, Rhodes, Grécia, 2013.
    Publicado
  90. Gomes, A.. "A taxonomy of exercises to support individual learning paths in initial programming learning.". Trabalho apresentado em 42th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, Oklahoma, 2013.
    Publicado
  91. Santos, Á.; Gomes, A.; Mendes, A.. "A taxonomy of exercises to support individual learning paths in initial programming learning". 2013.
    10.1109/FIE.2013.6684794
  92. Gomes, A.; António José Mendes; Santos, A.. "A study on students’ behaviors and attitudes towards learning to program.",". Trabalho apresentado em 17th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education – ITiCSE2012, Haifa, Israel, 2012.
    Publicado
  93. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Luís Paquete; Cardoso, A.. "Increasing student commitment in introductory programming learning.". Trabalho apresentado em 42th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference – FIE’12, Seattle, U.S.A., 2012.
    Publicado
  94. Mendes, A.J.; Paquete, L.; Cardoso, A.; Gomes, A.. "Increasing student commitment in introductory programming learning". 2012.
    10.1109/FIE.2012.6462486
  95. Gomes, A.J.; Santos, Á.N.; Mendes, A.J.. "A study on students' behaviours and attitudes towards learning to program". 2012.
    10.1145/2325296.2325331
  96. Gomes, A.; Santos, A.; Mendes, A.J.. "A class record and reviewing system designed to promote programming learning". Trabalho apresentado em 41th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference – FIE’11, Rapid City, 2011.
    Publicado
  97. Santos, Á.; Gomes, A.; Mendes, A.. "A class record and reviewing system designed to promote programming learning". 2011.
    10.1109/FIE.2011.6142966
  98. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A study on student performance in first year CS course". Trabalho apresentado em 15th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, Ankara, 2010.
    Publicado
  99. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Studies and proposals about initial programming learning". Trabalho apresentado em 40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, Washington, D. C., 2010.
    Publicado
  100. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Studies and proposals about initial programming learning". 2010.
    10.1109/FIE.2010.5673426
  101. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A study on student performance in first year CS courses". 2010.
    10.1145/1822090.1822123
  102. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Bloom’s taxonomy based approach to learn basic programming". Trabalho apresentado em EDMEDIA09 – World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, Honululu, 2009.
    Publicado
  103. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A study on student’s characteristics and programming learning.". Trabalho apresentado em ED-MEDIA’08 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecomunications, Viena, 2008.
    Publicado
  104. Gomes, A.; Santos, A.; Mendes, A.J.. "E-Learning Platform Adapted to Programming Teaching/Learning". Trabalho apresentado em ED-MEDIA’08 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecomunications, Viena, 2008.
    Publicado
  105. Gomes, A.; Pacheco, Ana; Henriques, J.; Almeida, A. M.; Mendes, A.J.. "Mathematics and Programming: Some studies.". Trabalho apresentado em International Conference on Computer Systems and Technologies - CompSysTech08, Gabrovo, 2008.
    Publicado
  106. Gomes, A.; Pacheco, Ana; Henriques, J.; Almeida, A. M.; Mendes, A.J.. "A study on basic mathematics knowledge for the enhancement of programming learning skills". Trabalho apresentado em IEEIII08 - Informatics Education Europe III, Veneza, 2008.
    Publicado
  107. Pacheco, A.; Gomes, A.; Henriques, J.; De Almeida, A.M.; Mendes, A.J.. "Mathematics and programming: Some studies". 2008.
    10.1145/1500879.1500963
  108. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "An environment to improve programming education". Trabalho apresentado em International Conference on Computer Systems and Technologies, Rousse, 2007.
    Publicado
  109. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Problem solving in programming". Trabalho apresentado em 19th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group, Joensu, 2007.
    Publicado
  110. Gomes, A.; Areias, C.; Mendes, A.J.. "Learning to Program with ProGuide". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
    Publicado
  111. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Learning to program - difficulties and solutions". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
    Publicado
  112. Gomes, A.; Santos, A.; Carmo, L.; Mendes, A.J.. "Learning styles in an e-learning tool". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
    Publicado
  113. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "An environment to improve programming education". 2007.
    10.1145/1330598.1330691
  114. Gomes, A.; Carmo, L.; Bigotte, M. E.; Mendes, A.J.. "Mathematics and programming problem solving". Trabalho apresentado em 3rd E-Learning Conference – Computer Science Education, Coimbra, 2006.
    Publicado
  115. Gomes, A.; Carmo, L.; Pereira, F.; Mendes, A.J.. "Learning styles and problem solving strategies". Trabalho apresentado em 3rd E-Learning Conference – Computer Science Education, Coimbra, 2006.
    Publicado
  116. Gomes, A.; Marcelino, M. J.; Tosheva, I.; Dobrodzhaliev, Y.; Mendes, A.J.. "A Web-based approach to support initial algorithmic procedural programming learning". Trabalho apresentado em 3rd E-Learning Conference – Computer Science Education, Coimbra, 2006.
    Publicado
  117. Gomes, A.; Esteves, M.; Marcelino, M. J.; Bravo, C.; Redondo, M.; Mendes, A.J.. "Using Simulation and Collaboration in CS1 and CS2". Trabalho apresentado em Tenth ACM Annual Conference on Inovation and Technology in Computer Science Education, Lisboa, 2005.
    Publicado
  118. Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Gomes, A.; Bravo, C.; Esteves, M.; Redondo, M.A.. "Using simulation and collaboration in CS1 and CS2". 2005.
    10.1145/1067445.1067499
  119. Gomes, A.; Marcelino, M. J.; Dimitrov, N.; Mendes, A.J.. "Using a computer-based interactive system for the development of basic algorithmic and programming skills". Trabalho apresentado em International Conference on Computer Systems and Technologies, Rousse, 2004.
    Publicado
  120. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M. J.; Esteves, M.; Redondo, M.; Bravo, C.. "Collaboration and Program Simulation in Programming Learning". Trabalho apresentado em E-Learning Conference, Bruxelas, 2004.
    Publicado
  121. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M. J.. "Avaliação e evolução de um sistema de apoio à aprendizagem da programação". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Monterrey, 2004.
    Publicado
  122. Gomes, A.; Bravo, C.; Redondo, M.; Marcelino, M. J.; Esteves, M.; Mendes, A.J.. "Integrando herramientas educativas para el aprendizaje colaborativo de la Programación". Trabalho apresentado em VI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Cáceres, 2004.
    Publicado
  123. Gomes, A.; Bigotte, M. E.; Barbosa, F.. "As novas tecnologias e a interdisciplinaridade no ensino das ciências do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Conferência Internacional sobre Novas Tecnologias no Ensino das Ciências, Aveiro, 2001.
    Publicado
  124. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "SICAS: Sistema Interactivo para a Construção de Algoritmos e sua Simulação". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional de Informática Educativa, Puertellano, 2000.
    Publicado
  125. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Suporte à aprendizagem da programação com o ambiente SICAS". Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa, Vina del Mar, 2000.
    Publicado
  126. Gomes, A.; Bigotte, M. E.; Panão, A.; Carreiro, P.; Silva, L. C.; Oliveira, H.; Barbosa, F.. "Conhecer Coimbra – Um Projecto Multimédia". Trabalho apresentado em X Colóquio sobre Tecnologias em Educação: Estudos e Investigações da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education 2000, LIsboa, 2000.
    Publicado
  127. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Ambiente de suporte à aprendizagem de conceitos básicos de programação". Trabalho apresentado em 3º Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, Évora, 1998.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Gomes, Anabela de Jesus; Paredes, S.. "Um projecto multimédia de apoio a necessidades educativas especiais", Voz dos Pais, CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais, 1907
Artigo em revista
  1. João Pires; Fernanda Brito Correia; Anabela Gomes; A.R. Borges; Jorge Bernardino. "Predicting Student Performance in Introductory Programming Courses". Computers (2024): https://www.mdpi.com/2073-431X/13/9/219.
    10.3390/computers13090219
  2. Leonardo Silva; Antonio Jose Mendes; Anabela Gomes; Gabriel Fortes. "What Learning Strategies are Used by Programming Students? A Qualitative Study Grounded on the Self-regulation of Learning Theory". ACM Transactions on Computing Education (2024): http://dx.doi.org/10.1145/3635720.
    10.1145/3635720
  3. Leonardo Silva; António Mendes; Anabela Gomes; Gabriel Fortes. "Fostering regulatory processes using computational scaffolding". International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s11412-023-09388-y.
    10.1007/s11412-023-09388-y
  4. Silva, Leonardo; Mendes, Antonio Jose; Gomes, Anabela; Fortes, Gabriel. "Investigating Programming Students Problem Comprehension Ability and Its Association With Learning Performance". IEEE Transactions on Education (2022): 1-7. http://dx.doi.org/10.1109/te.2022.3204906.
    10.1109/te.2022.3204906
  5. Anabela Gomes. "An Exploratory Study of Brain Computer Interfaces in Computer Science Education". IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 14 4 (2019): 152-161. http://dx.doi.org/10.1109/rita.2019.2952273.
    10.1109/rita.2019.2952273
  6. Gomes, A.. "Students’ Characteristics in Programming Learning and the Design of a Mobile Learning Platform". International Journal of Mobile Learning and Organisation 13 1 (2019): 352-391.
    Publicado
  7. Gomes, A.. "An Exploratory Study of Brain Computer Interfaces in Computer Science Education.". IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 14 4 (2019): 152-161.
    Publicado
  8. Santos, A.; Gomes, A.; Páris, C.; Martins, N.; Barbosa, J.; Aguiar, N.. "Design and Evaluation of a pictographic board for people with inability to communicate verbally". International Journal of Education and Learning Systems 1 (2017): 197-206.
    Publicado
  9. Gomes, A.; Costa, S.; Pessoa, T.. "Using Scratch to Teach and Learn English as a Foreign Language in Elementary School". International Journal of Education and Learning Systems 1 (2016): 207-213.
    Publicado
  10. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação". Educação, Formação & tecnologias 8 1 (2015): 13-27.
    Publicado
  11. Gomes, A.; Marques, V.. "Pedagogy Embedding in a Learning Management System". Colecção “Pedagogia no Ensino Superior 1 1 (2011): 1-10.
    Aceite para publicação
  12. Gomes, A.; Santos, A.; Mendes, A.J.. "Integrating New Technologies and Existing Tools to Promote Programming Learning". Algorithms 3 2 (2010): 183-196.
    Publicado
  13. Santos, Á.; Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Integrating new technologies and existing tools to promote programming learning". Algorithms 3 2 (2010): 183-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80052302162&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/a3020183
  14. Gomes, A.; Henriques, J.; Mendes, A.J.. "Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores". Educação, Formação & Tecnoloigias 1 1 (2008): 93-103. http://eft.educom.pt.
    Publicado
  15. Gomes, A.; Areias, C.; Henriques, J.; Mendes, A.J.. "Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte". Revista Portuguesa de Psicologia 42 2 (2008): 161-179.
    Publicado
  16. Gomes, A.; Bravo, C.; Esteves, M.; Mendes, A.J.; Marcelino, M. J.. "Integrating educational tools for collaborative computer programming learning". Journal of Universal Computer Science 11 9 (2005): 1505-1517.
    Publicado
  17. Bravo, C.; Marcelino, M.J.; Gomes, A.; Esteves, M.; Mendes, A.J.. "Integrating educational tools for collaborative computer programming learning". Journal of Universal Computer Science 11 9 (2005): 1505-1517. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-27844509194&partnerID=MN8TOARS.
  18. Anabela Gomes. "Integrating Educational Tools for Collaborative Computer Programming Learning". (2005): https://lib.jucs.org/article/28475/.
    10.3217/JUCS-011-09-1505
  19. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A animação na aprendizagem de conceitos básicos de programação". Revista de Ensenanza y Tecnologia 13 (1999): 22-32.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Teixeira; Anabela Gomes; Sonia Brito-Costa. "An Overview of Mindwave Applications: Study Cases". 2023.
    10.5772/intechopen.112736
  2. "An Overview of Mindwave Applications: Study Cases". In 17th International Conference, AC 2023, Held as Part of the 25th HCI International Conference, HCII 2023, Copenhagen, Denmark, July 23–28, 2023, Proceedings. 2023.
    10.1007/978-3-031-35017-7
  3. Anabela Gomes; Nelson Simão; Ana Rita Teixeira. "PipeBlind: A Game Adaptation for Blind". 2023.
    10.1007/978-3-031-35992-7_41
  4. Rita Teixeira, Ana; Santos, Márcio; Santos, Álvaro; Gomes, Anabela. "AGELESS - Applications for Geriatric Exercises: Learning of the Elderly by Sensors and Software". In Lecture Notes in Networks and Systems, 581-589. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-04819-7_57
  5. Teixeira, Ana; Rodrigues, Igor; Gomes, Anabela; Rodríguez, Germán. "P100 ERP as a Tool to Identifying Problem Solving". In Lecture Notes in Networks and Systems, 590-599. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-04819-7_58
  6. Gomes, Anabela; Teixeira, Ana Rita; Mendes, António José. "A New Methodology to Learn Loops: Validation through Brain Computer Interaction". In Lecture Notes in Computer Science, 33-48. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-78114-9_3
  7. Teixeira, Ana Rita; Rodrigues, Igor; Gomes, Anabela; Abreu, Pedro; Rodríguez-Bermúdez, Germán. "Using Brain Computer Interaction to Evaluate Problem Solving Abilities". In Lecture Notes in Computer Science, 74-83. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-78114-9_6
  8. Reis, Pedro; Páris, César; Gomes, Anabela. "SHEEN: Set of Heuristics to Evaluate Mobile Applications that Interact with External Equipment". In Human Interaction, Emerging Technologies and Future Systems V, 181-190. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-85540-6_24
  9. Teixeira, Ana Rita; Gomes, Anabela. "An Experimental Study of Typography Using EEG Signal Parameters". In Human-Computer Interaction. Design and User Experience, 464-473. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-49059-1_34
  10. Teixeira, Ana Rita; Gomes, Anabela. "A Study of Colour Using Mindwave EEG Sensor". In Augmented Cognition. Theoretical and Technological Approaches, 176-188. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-50353-6_13
  11. Reis, Pedro; Páris, César; Gomes, Anabela. "An Experimental Activity to Develop Usability and UX Heuristics". In Communications in Computer and Information Science, 20-29. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-66919-5_3
  12. Soares, Luís; Páris, César; Gomes, Anabela; Laíns, Jorge; Carvalho, Filipe; Roseiro, Luis. "Using Virtual Reality and Gamification for a Restorative Therapy and Rehabilitation Support Equipment". In Human Interaction, Emerging Technologies and Future Applications II, 321-327. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-44267-5_48
  13. Gomes, A.. "BLUEEYES – A pilot project and a new way to see the world: Handbook of Research on Human-Computer Interfaces and New Modes of Interactivity". In IGI Books, 405-428. 2019.
    Publicado
  14. Gomes, A.. "Development of a Biomechanical Bike with Assistive Technologies to Be Used for Rehabilitation". In Human Systems Engineering and Design - Advances in Intelligent Systems and Computing, 968-973. 2019.
    Publicado
  15. Anabela Gomes. "BlueEyes - A Pilot Project and a New Way to See the World". In A Pilot Project and a New Way to See the World, 405-428. {IGI, 2019.
    10.4018/978-1-5225-9069-9.ch022
  16. Anabela Gomes. "Development of a Biomechanical Bike with Assistive Technologies to Be Used for Rehabilitation". 968-973. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-02053-8_147
  17. Teixeira, A. R.; Gomes, A.; Orvalho. J.. "Auditory Feedback in a Computer Game for Blind People". Portugal, Portugal: Issa, T., Kommers, P., Issa, T., Isaías, P. and Issa, T. (ed) Smart Tech App Bus Env. - IGI-Global, 2017.
    Publicado
  18. Anabela Gomes. "Novas tecnologias digitais : reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento". {EDITORA, 2017.
    10.24824/978854441989.2
  19. Gomes, A.; Martins, N.; Santos, A.; Páris, C.. "Code Factory - Um Jogo Sério para ensinar a programar". In Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior – Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior, 137-160. Coimbra, Portugal, Portugal: CINEP, 2016.
    Publicado
  20. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M. J.. "Computer Science Education Research – An overview and some proposals". In Innovative Teaching Strategies and New Learning Paradigms in Computer Programming, 1-28. Polytechnic Institute of Porto, Portugal: IGI Global Dessiminator of Knowledge, 2014.
    Publicado
  21. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Problem solving in programming". In Managing Software Professionals, 20-38. Índia, Índia: The Icfai University Press, 2009.
    Publicado
  22. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Interactive system for algorithm development and simulation". In Computers and Education in an Interconnected Society, 159-166. Kluwer Academic Publishers: Manuel Ortega y José Bravo (eds.), 2001.
    Publicado
Livro
  1. Teixeira, A.; Gomes, A.; Orvalho, J.G.. Auditory feedback in a computer game for blind people. 2017.
  2. Gomes, A.; Santos, A.; Páris, C.; Martins, N.. Playing with Programming: A Serious Game to Start Programming. Playing with Programming: A Serious Game to Start Programming.. Portugal: Queirós, R and Pinto, R. Gamification-Based E-Learning Strat. for Comp. Progr. Educ. - IGI-Global. 2016.
    Publicado
  3. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M. J.. Computer Science Education Research – An overview and some proposals. Portugal, Portugal: IGI-Global. 2015.
    Publicado
  4. De Jesus Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. Computer science education research: An overview and some proposals. 2014.
    10.4018/978-1-4666-7304-5.ch001
Poster em conferência
  1. Gomes, A.. "HRS – A Biomechanical system to support assessment and rehabilitation of the hand in post-stroke patients". Trabalho apresentado em 25th Congress of the European Society of Biomechanics (ESB 2019), 2019.
  2. Gomes, A.. "Hand Rehabilitation System – Equipamento Biomecânico para a Reabilitação da Mão". Trabalho apresentado em 8º Congresso Nacional de Biomecânica, 2019.

Outros

Outra produção
  1. Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução. 2010. Gomes, A..
  2. Ambiente de suporte à aprendizagem de conceitos básicos de programação - Tese de Mestrado. 2000. Gomes, Anabela de Jesus.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Therapists’ Validation of Symbolum – a pictographic board for people unable to verbally communicate CC1. Media & Learning Conference'2016 - Presentation and Discussion Sessions – Special needs education supported by media and digital tools
(Bruxelas, Bélgica)
2014 The role of interactive learning objects in an adaptive e-learning system 42nd Frontiers in Education 2013 (FIE’13) Conference
(Barcelona, Espanha)
2013 A taxonomy of exercises to support individual learning paths in initial programming learning. 42nd Frontiers in Education 2013 (FIE’13) Conference
(Estados Unidos)
2012 A study on students’ behaviors and attitudes towards learning to program. 17th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education – ITiCSE2012
(Haifa, Israel)
2010 A study on student performance in first year CS courses. 15th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education – ITiCSE2010
(Ankara, Turquia)
2009 Workshop “Aprender, Transformar, Animar e Programar – From Scratch”, integrado no ciclo de iniciativas do DEIS, HandsOn@Deis HandsOn@Deis
(Coimbra, Portugal)
2008 E-Learning platform adapted to programming teaching/learning. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecomunications
(Viena, Áustria)
2008 Doctoral Consortium do 20th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group Participação no Doctoral Consortium do 20th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group
(Lancaster, Tunísia)
2007 An environment to improve programming education. CC7. International Conference on Computer Systems and Technologies
(Rousse, Bulgária)
2007 Problem solving in programming CC6. 19th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group
(Joensuu, Finlândia)
2007 Learning to program – difficulties and solutions. International Conference on Engineering Education
(Coimbra, Portugal)
2007 E-Learning platform adapted to programming teaching/learning the World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecomunications
(Viena, Áustria)
2006 Sessão de esclarecimento, sobre a Profissão de Engenheiro Informático As Profissões
Colégio da Imaculada Coceição (Cernache - Coimbra, Portugal)
2006 Learning styles and problem solving strategies 3rd E-learning Conference - Computer Science Education
(Coimbra, Portugal)
2006 Mathematics and programming problem solving 3rd E-learning Conference - Computer Science Education
(Portugal)
2004 Avaliação e evolução de um sistema de apoio à aprendizagem da programação VII Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa
(Monterrey, México)
2000 SICAS: Sistema Interactivo para a Construção de Algoritmos e sua Simulação II Simpósio Internacional de Informática Educativa
(Portullano, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/01/01 - Atual Análise de Guidelines de UI/UX em desenvolvimento de aplicações para sistemas desktop e mobile
Coorientador
2019/01/01 - Atual SEO: Search Engine Optimization
Coorientador
2019/01/01 - Atual Criação de uma ferramenta Web de Análise Satisfação de Cliente com base no Modelo Kano
Orientador
2017 - Atual Desenvolvimento Web: Relatorios para Multiverse
Coorientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2017 - Atual Melhoria da Experiência do Utilizador na Aplicação Multiverse
Coorientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2014 - Atual "Página web para o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa”
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2014 - Atual Gestão da página eletrónica do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora
2013 - Atual Visita Virtual da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra - I
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2006 - Atual Jogo educativo para ensino de Inglês no pré-escolar
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 - Atual Jogo Multimédia - Trivial Pursuit
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/31 Intelligent Chapter Lda - 1
Orientador
2019/01/01 - 2019/12/31 Intelligent Chapter Lda - 2
Orientador
2019/01/01 - 2019/12/31 Aplicação Web - Laboratório de Biomecânica Aplicada
Coorientador
2019/01/01 - 2019/12/31 Full Stack Engineering
Coorientador
2019/01/01 - 2019/12/29 JavaScrip para aplicações móveis
Coorientador
Mestrado (Mestrado)
2018/07/01 - 2018/12/31 Gerador de Formulários
Orientador
Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento Web
2018/01/01 - 2018/12/29 Análise e Desenvolvimento de Aplicação Móvel para Portal Académico (NetP)
Coorientador
Mestrado (Mestrado)
2018/02/01 - 2018/07/01 Interfaces para avaliação da progressão de Keratocone
Orientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal
2018/02/01 - 2018/07/01 TRAINER - Ambiente de Realidade Virtual para o Ensino
Coorientador
LIcenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal
2018/02/01 - 2018/07/01 Using Brain Computer Interaction in Problem Solving
Coorientador
Licenciatura em Engenharia Biomédica-Bioelectrónica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de uma plataforma para aquisição de dados em amputados do membro inferior
Coorientador
Engenharia Informática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Bright Kids – Jogo Educativo
Coorientador
2016 - 2016 Projecto U@Cloud - Endesa Funcionalidade Conta Certa
Coorientador
2016 - 2016 Desenvolvimento de um sistema Áudio Guia
Coorientador
2016 - 2016 Bright Kids – Jogo Educativo
Coorientador
2015 - 2015 CEAMATE-On: componente online do CeaMatE – Centro de Apoio à Matemática na Engenharia
Coorientador
2015 - 2015 Criação e Atualização de Websites II
Orientador
2015 - 2015 Criação e Atualização de Websites II
Orientador
2014 - 2014 “CodeFactory II - Jogo para aprender a programar”
Orientador
Engenharia Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Symbolum - Quadros de Comunicação para incapacitados verbais
Coorientador
2013 - 2013 Jogos para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra - I
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 Página web para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra - II
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 Jogos para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra - II
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 CodeFactory - Jogo para aprender a programar
Orientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 Desenvolvimento de Conteúdos para a Plataforma ADAPT”, projeto do 3ºano do LEI, DEIS-ISEC
Orientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 PostalCards.net - Desenvolvimento de uma rede social de postais”, formação em contexto de trabalho.
Orientador
Curso de Especialização Tecnológica em Construção e Administração de Websit (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 In-Photos.net - Desenvolvimento de uma rede social de fotografias
Orientador
Curso de Especialização Tecnológica em Construção e Administração de Websit (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Adequação de Sistemas Android para Crianças
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Página web para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra - I
Coorientador
2011 - 2011 Página Web para uma Escola de Inglês
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2010 - 2010 Dispositivos móveis na monitorização de percursos
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Website de gestão e registo de utilizadores e produtos- Administração da Universidade de Coimbra
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 - 2009 Programa de registo de participação em formação externa ou evento - Administração da Universidade de Coimbra
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Sistema Educativo Multimédia para o ensino pré-escolar
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Sistema Educativo Multimédia de DNA-RNA
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Sistema multimédia sobre Hepatite-B
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2007 Análise e Reformulação de uma Rede de Dados
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2006 - 2006 Sistema Educativo Multimédia de apoio a crianças com necessidades educativas especiais
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2005 - 2005 Sistema Educativo Multimédia – funcionamento de um computador
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2005 - 2005 PO19. “Sistema Multimédia – funcionamento dos periféricos de interligação com o PC
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2005 - 2005 Jogo para ensinar a tabuada
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2005 - 2005 Sistema Multimédia - Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia da Coimbra
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2004 - 2004 Projecto MATE – Mobile Agent Technology for Ecommerce
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2004 - 2004 PO22. “Sistema Multimédia - O DEIS em Projecto
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2004 - 2004 Jogo Multimédia - Tangram
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 - 2003 Website interno da Câmara Municipal de Coimbra
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 - 2003 Sistema Educativo Multimédia - Conhecer o Concelho de Coimbra
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 - 2003 Sistema on-line: Diário de um bebé
Orientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2002 - 2002 Sistema Multimédia de divulgação turística da cidade de Portimão
Coorientador
Licenciatura em Engª Informática (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 9ª Conferêncía Ibérica de Sístemas y Technologías de Informacíon - 2nd Workshop on Information and Communication Technology in Higher Education: Learning Mathematics (TICAMES 2014)
Simpósio (Outra)
2013 - 2013 XV International Symposium on Computers in Education
Simpósio (Outra)
2011 - 2011 International Symposium on Computational Intelligence for Engineering Systems ISCIES 2011
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 XI International Symposium on Computers in Education
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2006 - 2006 3rd E-learning Conference - Computer Science Education
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 4th International Conference on EUropean Transnational Education (ICEUTE 2013)
Congresso
4th International Conference on EUropean Transnational Education (ICEUTE 2013),
2013 - 2013 42nd Frontiers in Education 2013 (FIE’13) Conference
Congresso
42nd Frontiers in Education 2013 (FIE’13) Conference
2012 - 2012 3rd International Conference on EUropean Transnational Education (ICEUTE 2012)
Congresso
3rd International Conference on EUropean Transnational Education (ICEUTE 2012)
2010 - 2010 International Conference on European Transnational Education (ICEUTE 2010)
Congresso
International Conference on European Transnational Education (ICEUTE 2010)
2009 - 2009 XI International Symposium on Computers in Education
Congresso
XI International Symposium on Computers in Education
2004 - 2004 VII Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa
Congresso
VII Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/10/01 TeenPower: Auto-monitorização de Dados de Alimentação e do Sono como Estratégia de Gamificação numa Plataforma de mHealth para Prevenção da Obesidade na Adolescência
Arguente principal
Marta de Sousa Cruz Amado Carvalho (Mestrado)
2019/09/01 Jogo Multiplayer
Arguente
Nuno Fidalgo (Outro)
2019/09/01 Desenvolvimento de uma aplicação em Android e uma plataforma de Gestão Organizacional
Arguente
Francisco Rodrigues Pinto (Outro)
2019/09/01 Aplicação Android Para Ensino De Programação Com Dispositivos Philip Hue
Arguente
Elton da Costa Fernandes (Outro)
2019/09/01 Controlo de dispositivos Philips Hue através de Scratch 3.0
Arguente
Gonçalo Filipe Oliveira Lapo (Outro)
2019/09/01 Aplicação Android para ensino de programação com dispositivos DMX
Arguente
Ricardo Jorge Pinho Marques (Outro)
2019/07/01 Gamifying Corporate Training
Arguente
Jorge Miguel Rodrigues Ferreira (Outro)
2019/07/01 Ciberbit
Arguente
Hélder Almeida Barreto (Outro)
2019/06/01 Interfaces Gestuais Baseados no Controlador Leap Motion
Arguente
João Pedro Pereira Bizarro (Mestrado)
2018/10/01 Los mandalas digitales en la Educación Un estudio con estudiantes de Básica Elemental
Arguente principal
Gabriela (Mestrado)
2018/10/01 Competencias de seguridad-privacidad en internet y redes sociales en estudiantes de Tercero de Bachillerato General Unificado de una Unidad Educativa de Quito-Ecuador.”,
Arguente principal
Gabriela (Mestrado)
2018/07/01 Desenvolvimento de um jogo de realidade aumentada interativo e imersivo - Um caso de estudo aplicado à educação STEM
Arguente principal
João Manuel Duro Aguizo (Outro)
2018/07/01 Desenvolvimento para plataformas de Gestão Académica
Arguente principal
André Alexandre Pires de Oliveira (Outro)
2018/07/01 Promoción de habilidades sociales en niños y niñas de 1ero de básica utilizando juegos digitales
Arguente principal
Gabriela (Mestrado)
2018/07/01 Realidad virtual en la educación artística – un camino para la inovación educativa
Arguente principal
Gabriela (Mestrado)
2018/07/01 A Realidade sentida: A utilização de aplicações de realidade virtual em dispositivos móveis como estratégia pedagógica no 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Gabriela (Mestrado)
2018/07/01 El uso de Excel en la formación de profesionales de contabilidad: Estudio de caso en la Universidad Técnica de Manabí
Arguente principal
Gabriela (Mestrado)
2018/06/01 Controlo DMX baseado em Scratch
Arguente principal
Sara Ferro (Outro)
2017/10/01 Utilización de la plataforma MOODLE en la asignatura de Ciencias Sociales – un estudio de caso en estudiantes de primero de bachillerato de la institución educativa “Lev Vygotsky”
Arguente principal
Sem nome (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/10/01 Gamificación como estratégia de motivación en la plataforma virtual de la Educación Superior presencial
Arguente principal
Sem nome (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/09/01 Safety Riding
Arguente principal
Luís Filipe Castro Soares (Outro)
2017/09/01 Kibo online
Arguente principal
Sérgio José Grodo da Cruz (Outro)
2017/03/01 Aplicação Móvel de Realidade Aumentada
Arguente principal
Sem nome (Outro)
2017/03/01 Sistema para Exploração e Agregação de Implementação Desenvolvimento de Aplicações Móveis para a plataforma iOS – Aplicação geoBook
Arguente principal
Sem nome (Outro)
2017/03/01 Estágio em desenho, desenvolvimento e suporte web (back-end) de plataformas de colaboração empresarial
Arguente principal
Sem nome (Outro)
2016 Sistema web modular de control de stocks e contabilidade (Outro)
2016 Desenvolvimento no produto LiveSoccer (Outro)
2016 Sistema de melhoria da experiência de mensagem e voz em telemóveis iPhone (Outro)
2016 iProg: Uma experiência pedagógica usando Scratch no 1º ciclo e no ensino superior (Mestrado)
2016 Desenvolvimento de novos módulos para uma aplicação POS (Point Of Sale (Outro)
2015 Sistema de recomendação inteligente para uma plataforma de e-learning (Agregação)
2015 IBackOffice (Mestrado)
2015 Plataforma de Inquéritos Online (Agregação)
2015 Algoritmos evolucionários e aplicação a um caso real (Outro)
2015 Plataforma de Gestão de Formações (Outro)
2015 Coimbra Smart Tourism (Mestrado)
2015 Prova para atribuição do título de especialista em “Multimédia César Paulo das Dores Páris (Outro)
2014 Comparador de preços. (Outro)
2014 “Aprender Matemática com o Kodu – Um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade” (Mestrado)
2014 “Coimbra Smart Tourism” (Mestrado)
2014 Easy Access - Aplicação Multiplataforma para Android (Outro)
2014 Mind.Care (Outro)
2014 One Care Registration Tools (Outro)
2014 Plataforma de deteção e gestão de intrusão (Mestrado)
2014 Sistema de Informação para Controlo de qualidade em Radiologia: aferição de Equipamentos (Mestrado)
2014 Análise e Implementação de Open Source Business Intelligence (Mestrado)
2014 Pedido de Equivalência ao Grau de Mestre em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra Vito Manuel Quero Carvalhais (Outro)
2013 MyCloogy”, estágio realizado no âmbito da Licenciatura em Engenharia Informática, DEIS-ISEC, na empresa ISA (Intelligent Sensing Anywhere) (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 Plataforma para avaliação de algoritmos “Colónias de Formigas”, projeto realizado no âmbito da Licenciatura em Engenharia Informática, DEIS-ISEC (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 Plataforma para “Classificaçãod e Documentos”, projeto realizado no âmbito da Licenciatura em Engenharia Informática, DEIS-ISEC (Agregação)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 “Visita Virtual ao edifício Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra”, projeto realizado no âmbito da Licenciatura em Engenharia Informática, DEIS-ISEC (Agregação)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 Walkar – implementação de uma aplicação de realidade aumentada para Windows Phone 7 (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 Aplicações para Pessoas com Necessidades Especiais usando o Kinect (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 Criação do projecto Beat4bit (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 Mecanismos de interação e recompensa de videojogos aplicados a gestores documentais – Caso de estudo: edoclink (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 Desenvolvimento de soluções web e conteúdos multimédia (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2011 Cnoti3D (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2011 Plataforma gráfica para Algoritmos Evolucionários (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2011 Sistema de gestão de listas de compras para plataformas Android (Outro)
2011 Portal da DREC – Direcção Regional de Educação do Centro (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 Gestão de bases de dados de um Clube de Pescas (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 Integração de ambientes virtuais e animações 3D em ferramentas de realidade virtual (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 e-Suporte para actividades colaborativas (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 Rever para aprender (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2008 Programa de registo de participação em formação externa ou evento (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2008 Website de gestão e registo de utilizadores e produtos (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 Guided Learning (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 Aplicação Multimédia para Aprendizagem de Instrumentos Tradicionais (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2005 Website para a Sociedade de Limpezas do Centro, Lda (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 Aplicação web para os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Coimbra (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 Adaptação de uma Infra-estrutura de Ensino e Aprendizagem à Distância (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2003 E-learning@ISEC (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2002 Projecto papagaio (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2002 Integração de Avatares em ambientes virtuais 3D (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Concurso de Acesso aos Ramos da Licenciatura em Engenharia Informática - Ramos e da Licenciatura em Engenharia Informática - Ramos - Pós-Laboral para o ano lectivo 2014-2015.
2013 - Atual Concurso de Acesso aos Ramos da Licenciatura em Engenharia Informática - Ramos e da Licenciatura em Engenharia Informática - Ramos - Pós-Laboral para o ano lectivo 2013-2014.
2013 - Atual Presidente do júri do concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para o projeto ADAPT (Adaptive Learning Management System Plataforma Inteligente de Ensino à Distância - Ref. PTDC/CPE-CED/115175/2009)
2012 - Atual Concurso de Acesso aos Ramos da Licenciatura em Engenharia Informática - Ramos e da Licenciatura em Engenharia Informática - Ramos - Pós-Laboral para o ano lectivo 2012-2013
2012 - Atual Vogal do júri do concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para o projeto ADAPT (Adaptive Learning Management System Plataforma Inteligente de Ensino à Distância - Ref. PTDC/CPE-CED/115175/2009)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - 2017 Scratch - Imaginar, Criar, Programar e desenvolver Competências de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Workshop de Software livre de Matemática do Departamento de Física e Matemática do ISEC, Portugal
2009 - 2009 Aprender, Transformar, Animar e Programar – From Scratch Aperfeiçoamento (Curso médio) ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal
Distinções

Outra distinção

2012 Prémio Novas Fronteiras da Engenharia – Docentes; Prémio Novas Fronteiras da Engenharia – Docentes
Ordem dos Engenheiros da Região Centro – Edição 2013, Portugal
2008 Mathematics and Programming: Some studies
Educational Section Applications-International Conference on Computer Systems and Technologies - C, Portugal