???global.info.a_carregar???
[EN] Sara B. Félix, concluded her Bachelor's degree in Psychology, in 2016, and her Master's degree in Health Psychology and Neuropsychological Rehabilitation, in 2018, both degrees awarded by the University of Aveiro. She is currently a PhD Student at the University of Aveiro, developing studies within the scope of Adaptive Memory, especially with young and elderly populations. She has received 4 awards and/or honors. She works in the areas of Social and Health Sciences, with an emphasis on Psychology and Neuropsychology, with the most frequent terms in scientific production being: Memory; Evolutionary Psychology; Cognitive Psychology; Neurocognitive disorders; Neurodegenerative disorders; Adaptive memory; Dementia; Elderly; Aging; Healthy aging; Pathological aging; Cognitive functions and Cognitive stimulation. Currently, she is also an Invited Professor at the Piaget Institute in Almada. --------------------- [PT] Sara B. Félix, concluiu a Licenciatura em Psicologia, em 2016, e o Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, em 2018, ambos os graus conferidos pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Bolseira de Doutoramento, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo estudos no âmbito da Memória Adaptativa, especialmente junto de população jovem e idosa. Recebeu 4 prémios e/ou homenagens. Atua nas áreas de Ciências Sociais e da Saúde, com ênfase em Psicologia e Neuropsicologia, sendo os termos mais frequentes da produção científica: Memória; Psicologia Evolutiva; Psicologia Cognitiva; Perturbações neurocognitivas; Perturbações neurodegenerativas; Memória adaptativa; Demência; Idosos; Envelhecimento; Envelhecimento saudável; Envelhecimento patológico; Funções cognitivas e Estimulação cognitiva. Atualmente, é também Professora Convidada no Instituto Piaget de Almada.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Filipa Brilhante Paiva Silveira Félix Pinho

Nomes de citação

  • Félix, Sara B.

Identificadores de autor

Ciência ID
EC19-D6EE-7009
ORCID iD
0000-0001-9645-5787

Endereços de correio eletrónico

  • sara.felix@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • William James Center for Research, Department of Education and Psychology - University of Aveiro. Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/11/01 - 2023/10/31
Em curso
Psicologia / Psychology (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016/09/01 - 2018/07/26
Concluído
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Adaptative memory: The longevity and encoding independence of the animacy effect and its evidence in people with dementia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2013/09 - 2016
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/05/01 - 2019/10/31 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/08 - 2019/04/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12/01 - 2019 Voluntária / Formadora Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes, Portugal
2017/10/13 - 2018/05/31 Psychogeriatry and Neuropsychology Internship Neuropsychological assessment; Cognitive Stimulation (individually and in group); Obervation of Art therapy and Familiar therapy Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
2017/02/06 - 2017/07/31 Bolsa de Iniciação Científica - FCT/MCTES (PIDDAC) “The mnemonic consequences of fitness-relevant processing" (IF/00058/2012/CP0172/CT0002) Functions: Literature reviews; Experiments programming; Dat CINTESIS.UA, Portugal
2016/09/01 - 2017/01/31 Erasmus + “Honorable Mention” at Health Psychology (Prof. Rocío Fernández-Ballesteros; Prof. Víctor Rubio) Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Psicología, Espanha
2014/09/01 - 2016/07/31 Effective member of the Psychology degree committe Spokesperson for Psychology students Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/06/01 - 2015/08/01 Extra-curricular internship in Neuropsychology Cognitive training; Memory rehabilitation; Observation of neuropsychological assessment Supervisor: Dr.ª Cátia Mateus (Neuropsychologist) and Vítor Tedim Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga EPE, Portugal
2015/02/01 - 2015/07/31 Volunteer Centro Hospitalar do Baixo Vouga EPE, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual [covid] The animacy effect: Occurrence in old ages, influence in prospective memory and potential applications
COVID/BD/153450/2024
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal

William James Center for Research, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/11/01 - Atual The animacy effect: Occurrence in old ages, influence in prospective memory and potential applications
SFRH/BD/145097/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal

William James Center for Research, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/05/01 - 2019/10/31 Reutilização de Manuais Escolares: Impacto na aprendizagem escolar, no ambiente e no comportamento sustentável
BI/DEP2019
Bolseiro de Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2017/02/01 - 2017/07/31 The mnemonic consequences of fitness-relevant processing
IF/00058/2012/CP0172/CT0002
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2018/12/31 Neuro-oncological complications of cancer: Longitudinal study of cognitive decline
POCI-01-0145-FEDER-032358
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Porto Instituto de Saúde Pública, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "The animacy effect in recognition: Influence of intentionality of learning and retrieval quality". (2024):
    Em revisão
  2. Félix, Sara B.; Poirier, Marie; Nairne, James S.; Pandeirada, Josefa N. S.. "The breadth of animacy in memory: New evidence from prospective memory". Psychonomic Bulletin & Review (2023): http://dx.doi.org/10.3758/s13423-023-02406-y.
    Publicado • 10.3758/s13423-023-02406-y
  3. Félix, Sara B.; Poirier, Marie; Pandeirada, Josefa N. S.. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "Is “earth” an animate thing? Cross-language and inter-age analyses of animacy word ratings in European Portuguese and British English young and older adults". PLOS ONE 18 8 (2023): e0289755. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0289755.
    Publicado • 10.1371/journal.pone.0289755
  4. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. "Norming studies of European Portuguese words: A literature review". Análise Psicológica 39 1 (2021): 107-131. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1823.
    Publicado • 10.14417/ap.1823
  5. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Nairne, James S.. "Animacy norms for 224 European Portuguese concrete words". Análise Psicológica 38 2 (2020): 257-269. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1690.
    Publicado • 10.14417/ap.1690
  6. Félix, Sara B.; Josefa N. S. Pandeirada; James S. Nairne. "Adaptive memory: Longevity and learning intentionality of the animacy effect". Research@UA 10 (2020): 72-72. https://www.ua.pt/file/61865.
  7. "Personalized Cognitive Stimulation through Personhood: A Case Report on Dementia Diagnosis Acceptance and Therapeutic Engagement". Clinical Gerontologist (2019): http://dx.doi.org/10.1080/07317115.2019.1648349.
    10.1080/07317115.2019.1648349
  8. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Nairne, James S.. "Adaptive memory: longevity and learning intentionality of the animacy effect". Journal of Cognitive Psychology 31 3 (2019): 251-260. http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2019.1586716.
    Publicado • 10.1080/20445911.2019.1586716
  9. Félix, Sara B.. "Long term cognitive monitoring in a community setting: A real-world implementation study". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao (2019):
    Publicado
  10. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Nairne, James S.. "Animacy norms for 224 European Portuguese concrete words". Análise Psicológica (2019):
    No prelo
  11. Félix, Sara B.; Óscar Ribeiro; Humbertina Maia. "Personalized cognitive stimulation through personhood: A case report on dementia diagnosis acceptance and therapeutic engagement". (2019):
    Submetido
Capítulo de livro
  1. James S. Nairne; Pandeirada, Josefa N. S.; Fernandes, Natália Lisandra; Félix, Sara B.. Autor correspondente: James S. Nairne. "Adaptive memory". In Learning and Memory: A Comprehensive Reference. 2024.
    Em revisão
  2. "Animacy". 2019.
    10.1007/978-3-319-47829-6_2069-1
Entrada de enciclopédia
  1. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Nairne, James S.. "Animacy". In Encyclopedia of Animal Cognition and Behavior, 2019.
    No prelo
Poster em conferência
  1. Pandeirada, Josefa N. S.; Félix, Sara B.. "How animate is liver?: Differences and commonalities on animacy ratings among Portuguese, American and British participants". Trabalho apresentado em 23rd ESCoP, 2023.
  2. Félix, Sara B.; Marie Poirier; Pandeirada, Josefa N. S.. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "Animates help you remember what to do! Evidence from a nonfocal prospective memory task". Trabalho apresentado em Annual Meeting of the Psychonomic Society, 2022.
  3. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. "The attentional mechanisms underlying the animacy effect: Evidence from a focal prospective memory task". Trabalho apresentado em 22nd ESCoP, 2022.
  4. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. "Adaptive memory: Animates help to improve prospective memory". Trabalho apresentado em 62nd Annual Meeting of the Psychonomic Society, 2021.
  5. Félix, Sara B.; Botsas, Andronikos; Poirier, Marie; Pandeirada, Josefa N. S.. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "How do older adults see animacy in words? A norming study with a British sample". Trabalho apresentado em SARMACv 2021, 2021.
  6. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "Do animates help to implement future intentions? The effect of animacy in prospective memory". Trabalho apresentado em 2021 APS Virtual Convention, 2021.
  7. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. "How do elderlies see animacy in words? A norming study with a Portuguese sample". Trabalho apresentado em 15th National APPE Meeting, 2021.
  8. Félix, Sara B.; Correia, Luciana; Monteiro, Soraia; Pinheiro, Sara; Melhorado, Mariana; Pandeirada, Josefa N. S.. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "Free association norms for differently-valenced emotion, concrete and abstract Portuguese words". Trabalho apresentado em 15th National APPE Meeting, 2021.
  9. Félix, Sara B.; Óscar Ribeiro; Humbertina Maia. "Personalized cognitive stimulation: A case report on diagnosis acceptance and therapeutic engagement". Trabalho apresentado em Uma Visão Holística sobre as Demências, 2018.
  10. Félix, Sara B.; Josefa N. S. Pandeirada. "Is the mnemonic animacy effect preserved in people with dementia?". Trabalho apresentado em VIII Fórum Boas Práticas em Psiquiatria e Saúde Mental, 2018.
Resumo em conferência
  1. Félix, Sara B.; Marie Poirier; James S. Nairne; Josefa N. S. Pandeirada. Autor correspondente: Félix, Sara B.. "(Dis)Entangling the animacy effect in prospective memory [Oral communication]". Trabalho apresentado em 23rd ESCoP, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Pialr Ferré; COMESAÑA, MONTSERRAT; Pandeirada, Josefa N. S.; Félix, Sara B.. "Do animacy and emotions go hand-by-hand on word processing? [Oral communication]". Trabalho apresentado em 23rd ESCoP, Porto, 2023.
  3. Félix, Sara B.; Poirier, Marie; Pandeirada, Josefa N. S.. "Inter-age and cross-language comparison of animacy word-ratings: Data from Portuguese and British young and older adults [Oral communication]". Trabalho apresentado em 17th National APPE Meeting, Lisbon, 2023.
    Publicado
  4. Félix, Sara B.; Poirier, Marie; Nairne, James S.; Pandeirada, Josefa N. S.. "Further examinations of the animacy effects: Age-specific word-ratings and memory performance in older adults". Trabalho apresentado em Research Summit 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado
  5. Dutra, Grazielle; Ramos, Sara A; Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. "A double-sided coin: Exploring the animacy effect with ambiguous words. [Oral communication]". Trabalho apresentado em Research Summit 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado
  6. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Poirier, Marie; Nairne, James S.. "Open Science: Developing and sharing word-related research tools. [Oral communication]". Trabalho apresentado em Research Summit 2022, Aveiro, 2022.
    Publicado
  7. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.. "The animacy effect in prospective memory: Evidence and contribution to the discussion of the proximate mechanisms [Oral communication]". Trabalho apresentado em 13th International APPE-SEPEX Meeting, Faro, 2022.
    Publicado
  8. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Poirier, Marie; Nairne, James S.. "The mnemonic effect for animates: Evidence from prospective memory". Trabalho apresentado em Research Summit 2021, Aveiro, 2021.
    Publicado
  9. Félix, Sara B.; Pandeirada, Josefa N. S.; Poirier, Marie; Nairne, James S.. "Animacy Effect: Occurrence in old ages, influence in prospective memory and potential applications". Trabalho apresentado em Research Summit 2020, Aveiro, 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Félix, Sara B.. "Adaptative memory: The longevity and encoding independence of the animacy effect and its evidence in people with dementia". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, 2018. https://ria.ua.pt/handle/10773/26191.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/05 Falemos de… Felicidade” – A felicidade explicada pela Neurociência e a Psicologia, e a sua importância na saúde II Jornadas de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
(Portugal)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/12 - Atual - Neurociências Psicologia (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Distinções

Prémio

2022 J. Frank Yates Student Conference Award
Psychonomic Society Inc, Estados Unidos

Outra distinção

2022 Travel grant - ESCoP
European Society for Cognitive Psychology, Bélgica
2017 Matricula de honor - Psicología de la Salud
2017 Matricula de honor - Neuropsicología Clínica
Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Psicología, Espanha
2013 Prémio Católica | Ciência e Saúde 2013 - 1º Lugar
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012 Prémio Católica | Ciência e Saúde 2012 - 4º lugar com menção honrosa
Universidade Católica Portuguesa, Portugal