???global.info.a_carregar???
Juliana Pérez González. Historiadora colombiana, com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora do livro "Las historias de la música en Hispanoamérica" (2010), que conquistou menção honrosa no X Prêmio de Musicologia Casa de las Américas e é consultado habitualmente em cursos de pós-graduação em Música, no âmbito hispânico. Seu segundo livro, "Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito música popular" (2015), recebeu o Prêmio História Social (USP). Sua pesquisa de doutorado sobre música caipira e fonografia foi prestigiada com o 1º lugar no Concurso Silvio Romero de 2019 (IPHAN). Foi professora na Faculdade de Artes - ASAB da Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia) entre 2005 e 2007. Nos últimos anos, tem contribuído para a academia brasileira e hispano-americana como palestrante, membro de bancas de mestrado e doutorado, parecerista em revistas especializadas, editora, autora de artigos e como participante e organizadora de eventos acadêmicos. Atualmente, é pesquisadora no INET-md, da Universidade de Aveiro (Portugal), contribuindo para o projeto "Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Juliana Pérez-González

Nomes de citação

  • Pérez G., Juliana
  • Pérez González, Juliana
  • González, Juliana Pérez

Identificadores de autor

Ciência ID
EB17-9EBC-1F61
ORCID iD
0000-0002-9820-4858

Endereços de correio eletrónico

  • julianaperezg@alumni.usp.br (Profissional)

Websites

  • https://independent.academia.edu/JulianaPérezGonzález (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2013/03 - 2018/03
Concluído
História Social (Doctor)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
"A indústria fonográfica e a música caipira gravada. Uma experiência paulista (1878-1930)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008/08 - 2012/03
Concluído
História Social (Master)
Especialização em História da música popular
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
"De música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008/05/01 - 2008/05/06
Concluído
Curso de musicología para la protección y difusión del patrimonio artístico iberoamericano (Postgraduate Certificate)
Real Conservatorio Superior de Música, Espanha

Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Espanha
1996 - 2005
Concluído
História (Graduado)
Especialização em História da música
Universidad Nacional de Colombia Facultad de Ciencias Humanas, Colômbia
"Las historias de la música en Hispanoamérica: un balance historiográfico (1876-2000)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2003 - 2005 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidad Nacional de Colombia Facultad de Medicina, Colômbia
2003/03 - 2003/12 Investigador visitante (Investigação) Instituto Colombiano de Antropología e Historia, Colômbia
2001/08 - 2003/12 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidad del Rosario, Colômbia

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07 - 2021/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil
2005/07 - 2007/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidad Distrital Francisco José de Caldas Facultad de Artes, Colômbia
2006/07 - 2006/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundación Universidad Central Facultad de música, Colômbia

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07 - 2021/08 Professora curso de extensão Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2008 - 2010 Elaboração de notas de programa para concertos Biblioteca Luis Ángel Arango, Colômbia
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2004/01 - 2005/12 Historia de la lucha contra la fiebre amarilla en Colombia (1907-1948), primera fase
1101-10-16951
Bolseiro de Investigação
Universidad Nacional de Colombia Facultad de Medicina, Colômbia
Sistema Nacional de Ciencia Tecnología e Innovación
Concluído
2003/06 - 2003/12 La historiografia de la música colonial en Colombia e hispanoamérica: un balance historiográfico
012
Investigador responsável
Instituto Colombiano de Antropología e Historia, Colômbia
Instituto Colombiano de Antropología e Historia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pérez González, Juliana. "Os enigmáticos cilindros de cera da Discoteca Oneyda Alvarenga - Centro Cultural São Paulo (CCSP)". Trabalho apresentado em Primeiro Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias: fontes múltiplas e abordagens plurais, Online, 2021.
    Publicado
  2. Pérez González, Juliana. "Manufacturing a Rural Sound: Recorded Caipira Music, 1929". Trabalho apresentado em Sonologia 2019: I/O, São Paulo, 2019.
    Publicado
  3. Pérez González, Juliana. "A cada moda, uma história: as primeiras modas de viola gravadas". Trabalho apresentado em Jornada de Investigação em Música Latinoamericana, Foz de Iguaçu, 2018.
    Publicado
  4. Pérez González, Juliana. "El espectáculo sonoro de las 'máquinas parlantes'. La fonografía paulista (1878-1902)". Trabalho apresentado em XIII Congreso IASPM-AL, San Juan, 2018.
    Publicado
  5. Pérez González, Juliana. "Música Popular en las historias de la música latinoamericanas del fin de siglo XIX e inicios del siglo XX: historia de un concepto". Trabalho apresentado em IX Congreso de la IASPM-AL, Caracas, 2010.
    Publicado
  6. Pérez González, Juliana. "La música popular mexicana en Colombia: los corridos prohibidos y el narcomundo". Trabalho apresentado em V Congresso da Seção Latinoamericana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA, Rio de Janeiro, 2004.
    Publicado
  7. Pérez González, Juliana. "La historia de la música colonial y la interpretación del repertorio: un balance historiográfico". Trabalho apresentado em V Encuentro Científico Simposio Internacional de Musicología, Santa Cruz de la Sierra, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Bessa, Virgina de Almeida; González, Juliana Pérez; Machado, Cacá; Moraes, José Geraldo Vinci de. "História e Cultura Sonora: a historicização das escutas e dos sons". Revista de História 182 (2023): 1-18. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.213966.
    Publicado • 10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.213966
  2. Pérez González, Juliana. "Historia y música. Comentarios sobre Una historia de la música colonial hispanoamericana de Leonardo Waisman". Revista musical chilena 73 232 (2019): http://dx.doi.org/10.4067/s0716-27902019000200138.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4067/s0716-27902019000200138
  3. Pérez González, Juliana. "El espectáculo público de las “maquinas parlantes”. Fonografía en São Paulo, 1878- 1902". Ensayos: Historia y Teoría del Arte 35 (2018): 109-132. http://dx.doi.org/10.15446/ensayos.v22n35.78847.
    Acesso aberto • 10.15446/ensayos.v22n35.78847
  4. Pérez González, Juliana. "“Ô de casa!”: gramofones na roça e caipiras na fonografia (1929)". Artcultura (2017): http://dx.doi.org/10.14393/artc-v19n34-2017-1-03.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14393/artc-v19n34-2017-1-03
  5. Pérez González, Juliana. "El mito del origen indígena-jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña". Resonancias: Revista de investigación musical (2016): http://dx.doi.org/10.7764/res.2016.38.3.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7764/res.2016.38.3
  6. Pérez González, Juliana. "Mário de Andrade y Carlos Vega: el estudio de la música popular". Ensayos. Historia y teoría del arte XVIII 26 (2014): 38-62. https://revistas.unal.edu.co/index.php/ensayo/article/view/55365/54747.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pérez González, Juliana. "Carne para alimento de rádios e discos o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (2013): http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i57p139-160.
    10.11606/issn.2316-901x.v0i57p139-160
  8. Pérez González, Juliana. "Génesis de los estudios sobre música colonial hispanoamericana: un esbozo historiográfico". Fronteras de la Historia 9 (2004): 281-321. http://dx.doi.org/10.22380/20274688.615.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22380/20274688.615
Capítulo de livro
  1. Pérez González, Juliana. "Diálogos entre Brasil y Colombia. El concepto de música popular en Mário de Andrade y Emirto de Lima". In El sonido que seremos. Un rompecabezas imposible de historias y prácticas musicales en Colombia, editado por Sergio Ospina Romero; Rondy Torres. Bogotá, Colômbia: Universidad de los Andes, 2024.
    No prelo
  2. Pérez González, Juliana. "Prólogo. La máquina parlante". In Los surcos de la memoria. Máquinas parlantes y grabaciones comerciales en el México porfiriano, editado por Eslava, Fernando, 1-9. México DC, México: Fonoteca Nacional de México y Facultad de música - UNAM, 2024.
    No prelo
  3. Bessa, Virginia de Almeida; Pérez González, Juliana. "As histórias das músicas no diálogo entre as disciplinas e na fronteira entre os saberes". In Histórias das Músicas no Brasil, Sudeste, 9-17. Vitória, Brasil: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2023.
    Publicado
  4. Pérez González, Juliana. "O comércio fonográfico em São Paulo e os irmãos Figner". In Cidade (dis)sonante. Culturas sonoras em São Paulo, editado por José Geraldo Vinci de Moraes, 93-140. São Paulo, Brasil: Intermeios, 2023.
    Publicado
  5. Pérez González, Juliana. "O espetáculo sonoro e público das ‘machinas falantes’. Fonografia paulista (1878-1902)". In Pesquisa e diálogo sobre o Brasil contemporâneo, editado por Flávia Camargo Toni; Danilo Ávila; Raphael Guilherme de Carvalho, 79-90. São Paulo, Brasil: Instituto de Estudos Brasileiros, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Bessa, Virginia de Almeida; Pérez González, Juliana. Histórias das Músicas no Brasil. Sudeste.. Vitória, Brasil: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2023.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Bessa, Virginia de Almeida; Pérez González, Juliana; Machado, Cacá; Moraes, José Geraldo Vinci de. "Dossiê: História e Culturas Sonoras". Revista de História In: Revista de História 183 (2023): https://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/12737.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Quevedo V., Emilio; García L., Claudia Mónica; Bedoya D., Joanna; Bustos J., Lisa Priscila; Camacho P., Alain; Manosalva R., Carolina; Matiz, Giovanna; et al. De los litorales a las selvas. La construcción del concepto de fiebre amarilla, 1881-1938. Bogotá, Colômbia: Universidad del Rosario. 2017.
    Publicado • 10.12804/th9789587389029
  2. Pérez González, Juliana. Da música folclórica à música mecânica. Mário de Andrade e o conceito de música popular. São Paulo, Brasil: Intermeios. 2015.
    Publicado
  3. Pérez González, Juliana. Las historias de la música en Hispanoamérica. Bogotá, Colômbia: Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia. 2010.
    Publicado
  4. Quevedo Vélez, Emilio; Pérez González, Juliana. De la restauración de los estudios de medicina en el Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario. Bogotá, Colômbia: Editorial Universidad del Rosario. 2009.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Pérez González, Juliana. "Prólogo". Prefácio para “Acendeu a Estrela Dalva num facho de branca luz” a música da Folia de Reis e a Família Prudêncio de Cajuru, 1-3. São Paulo, Brasil: Dialética. 2021.
    Publicado
Tradução
  1. Bessa, Virginia de Almeida; Lima, Giuliana Souza; Pérez González, Juliana. Sterne, Jonathan. "O passado audível. Origens da reprodução sonora". Campinas, Brasil. 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.13425
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/10/21 A Coleção de cilindros de cera da Discoteca Oneyda Alvarenga, Centro Cultural São Paulo GT Patrimônio musical brasileiro. XXXII Congresso da ANPPOM
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) (Natal, Brasil)
2022/10/12 A Coleção de cilindros de cera da Discoteca Oneyda Alvarenga, Centro Cultural São Paulo GT História e Patrimônio Cultural no IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, ANPUH
Associação Nacional de História - ANPUH (Goiás, Brasil)
2022/09/28 Caminos y Fronteras. La colección de cilindros de cera de la Discoteca Oneyda Alvarenga, del Centro Cultural São Paulo Annual Conference of International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA)
International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA) (México DC, México)
2020/12/01 As casas Edison e Odeon de São Paulo (1902 - c. 1923) XIV Congresso de IASPM-AL
Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular (IASPM-AL) (Medellín, Colômbia)
2020/11/28 As Casas Edison e Odeon de São Paulo I Simpósio História e Música (versão on-line)
Instituto Bixiga de Pesquisa Formação e Cultura Popular (São Paulo, Brasil)
2019/11/08 ¿Música ao vento. Difusão musical de representações caipiras IV Congreso de la Asociación regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología ARLAC/IMS
Asociación regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología ARLAC/IMS (Buenos Aires, Argentina)
2016/03/09 El mito de origen indígena - jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña IX Coloquio Internacional de Musicología. Premio Casa de las Américas e XII Congreso de la IASPM-AL
Casa de las Américas (Havana, Cuba)
2016/01/13 El mito del origen indígena - jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña y su impacto discursivo II Congreso de la Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS.
Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS. (Santiago, Chile)
2015/01/14 La música caipira en la historiografía musical brasileña VIII Congreso Chileno de Musicología
Asociación Chilena de Musicologia (Valdívia, Chile)
2014/03/20 Entre tradición y modernidad. La música caipira en la industria discográfica brasileña a principios del siglo XX VIII Coloquio Internacional de Musicología y I Conferencia de la Asociación Regional de la Sociedad Internacional de Musicología para la América Latina y el Caribe (ARALC/IMS).
Casa de las Américas y ARALC/IMS (Havana, Cuba)
2010/11/03 Música folclórica, popular y popularesca: tres conceptos en la obra de Mario de Andrade (1893-1945) VI Coloquio Internacional de Musicología
Casa de las Américas (La Habana, Cuba)
2009/08/15 La música del pasado: historia de un saber 1876-2000 XIV Congreso colombiano de Historia
Asociación Colombiana de Historia y Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, (Tunja, Colômbia)
2007/04/26 La historia de la música en Colombia: actores, relaciones y tendencias Primer Encuentro Interdisciplinario de investigaciones musicales
Universidad Javeriana y Biblioteca Luis Ángel Arango (Bogotá, Colômbia)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/02 - 2021/11 Curadoria e organização do Seminário Internacional 2021. Estudos da Música e do Som (on-line) (2021/08 - 2021/11)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil
2019/06/01 - 2020/12/04 Idealização e coordenação do simposio "De los cilindros de cera a los discos de vinilo (segunda parte): músicos productores y consumidores en las industrias musicales de América Latina” no XIV Congreso Iaspm-AL, Medellín, Colombia, 2020. (2020/11/30 - 2020/12/04)
Congresso (Coorganizador)
Universidad de Antioquía, Colômbia
2015 - 2016 Organização e coordenação do seminário "Historia y Memoria en la música popular latinoamericana¿" (2016/03 - 2016/03)
Simpósio (Coorganizador)
Casa de las Americas, Cuba

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/06/01 "Cantar os Reis”: sistemas de cantoria e localidade em Cajurú, São Paulo
Arguente principal
Priscila Maria Ribeiro Buzzi (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
2021/08/20 Na batuta dos salões: música e dança nos bailes em São Paulo (final do século XIX ao início do século XX)
Arguente principal
Giovana Moraes Suzin (Mestrado)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2021/08/19 De João Rubinato a Adoniran Barbosa: a voz de uma cidade perdida
Arguente principal
Rogério Machado Braga (Mestrado)
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
2020/03/02 A Paulistânia, o mineiro, o italiano: processo histórico, acesso à terra e cultura caipira numa moda de viola.
Arguente principal
Thiago Righi Campos de Castro (Mestrado)
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
2019/05/24 História e música em São Paulo no início do século XX: a trajetória da Banda da Força Pública
Arguente principal
José Roberto do Santos (Mestrado)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2015 José Pomar y su música para piano. Una aproximación a la obra y al compositor
Arguente principal
Maby Muñoz Hénonin (Mestrado)
Universidad Nacional Autónoma de Mexico Escuela Nacional de Música, México

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2023 Simpósio Música Popular e Interdisciplinaridade. XXXI Congresso da ANPPOM Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Revista Música (2238-7625) Programas de Pós-Graduação em Música. ECA-USP
2022 - 2022 Revista Labor Histórico (2359-6910) Programas de Pós-Graduação em Letras Vernácula. UFRJ
2019 - 2022 Opus (1517-7017) Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música
2021 - 2021 Contrapulso. Revista latinoamericana de estudios en música popular (2452-5545) Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Alberto Hurtado, Chile
2021 - 2021 El oído pensante (2250-7116) Universidad de Buenos Aires
2021 - 2021 Música popular em revista (2316-7858) Instituto de Artes. UNICAMP
2021 - 2021 Revista Epígrafe. Revista de alunos de Graduação em História (2318-8855) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
2021 - 2021 Revista História e Cultura (2238-6270) Programa de Pós-Graduação em História. UNESP
2019 - 2021 Revista Ensayos. Historia y Teoría del Arte (1692-3502) Facultad de Artes, Universidad Nacional de Colombia
2020 - 2020 Fronteras de la Historia (2027-4688) Instituto Colombiano de Antropología e Historia - ICANH
2020 - 2020 Resonancias. Revista de investigación musical (0719 - 5702) Pontificia Universidad Católica de Chile
2020 - 2020 Revista de Estudios Colombianos (0121-2117) Asociación de colombianistas, Universidad de Tours
2019 - 2019 Revista Artificios. Revista colombiana de estudiantes de historia Instituto Colombiano de Antropología e Historia - ICANH
2018 - 2018 Universum. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales (0718-2376) Instituto de Estudios Humanísticos “Juan Ignacio Molina”. Universidad de Talca, Chile
2016 - 2016 Mitologias hoy (2014-1130) Departamento de Filología Española de la Universitat Autònoma de Barcelona

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - 2022 Parecer para "Prêmio História Social USP" outorgado a teses do departamento de História Social da FFLCH-USP
Avaliador
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2021 - 2022 Comité de leitura do XV Congresso IASPM-LA
Avaliador
Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Comentarista no XVII Coloquio de la Comunidad Estudiantil Programa de Maestría y Doctorado en Música Universidad Nacional Autónoma de Mexico Escuela Nacional de Música, México
2021 - 2021 Parecer para editora do Banco de la República (Colombia) Banco de la República de Colombia, Colômbia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/08/25 - 2023/08/25 A reprodução mecânica do som. In: Tópicos especiais em Musicologia Histórica/Estética Música (Magister (2.º ciclo de estudos)) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Artes, Brasil
2023/05/25 - 2023/05/25 Componentes metodológicos y teóricos de las historias de la música Seminario de Historia (Licence) Universidad de Chile Departamento de Música, Chile
2023/03/21 - 2023/03/21 O comércio fonográfico em São Paulo no começo do século XX Cidade (Dis) Sonante: culturas sonoras em São Paulo (século XIX e XX) (Graduado) Serviço Social do Comércio de São Paulo - Centro de Pesquisas e Formação , Brasil
2022/09/27 - 2022/09/27 Música caipira paulista em 78 rpm GIRA 78 - História e histórias da música gravada no Brasil de 1902 a 1964 (Outros) Serviço Social do Comércio de São Paulo - Centro de Pesquisas e Formação , Brasil
2022/07/07 - 2022/07/07 Fonogramas. Fontes ou objetos da história da música popular? 39ª Edição da Oficina de Música de Curitiba. Oficina de Música de Curitiba, Brasil
2022/06/06 - 2022/06/06 A reprodução mecânica do som Tópicos especiais em Musicologia Histórica/Estética Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Artes, Brasil

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/01/26 - 2023/01/26 Participação em Live “Industria fonográfica e culturas sonoras em São Paulo” Fonografia
2022/07/21 - 2022/07/21 Participação no PodCast “Fora da Caixa Nº 59: as representações culturais do Brasil no exterior e seus estereótipos” Representações culturais do Brasil no exterior
2022/05/27 - 2022/05/27 Música e marketing podem reforçar ou romper estereótipos sobre o Brasil no exterior Estereótipos sobre o Brasil
2022/04/08 - 2022/04/08 Podcast “Gramofônica: Episódio 6. Caipiras paulistas em 78 rotações"
2021/10/01 - 2021/10/01 Participação no Podcast “Gramofônica: Episódio 1. A escuta do tempo”
2021/06/26 - 2021/06/26 Participação no bate-papo “O século XX e as Rabecas no Projeto de Cultura Nacional”
2021/04/04 - 2021/04/04 Participação na Live “Jazz Rural. Música caipira tradicional” da série Paulistânia desvairada. Jazz Rural.
2020/12/27 - 2020/12/27 Música del siglo de oro en América y España. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário)
2020/03/16 - 2020/03/16 “Baptista Júnior - Ô de Casa (1929/Columbia)”
2019/11/22 - 2019/11/22 BandNews Docs: Música antes do fonógrafo”

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - 2024 Membro de corpo editorial de Música Popular em Revista (Unicamp)
Membro
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil
2022 - 2024 Membro do corpo editorial do livro: Eslava, Fernando (ed.) Los surcos de la memoria. Máquinas parlantes y grabaciones comerciales en el México porfiriano. México: Fonoteca Nacional de México y Facultad de música – UNAM, 2024.
Consultor
Fonoteca Nacional de México, México
2018 - 2018 Integrante da comissão do IEB-USP para estudo e analise da donação do Acervo Inezita Barroso
Membro
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
Distinções

Prémio

2019 Primeiro lugar. Prêmio de monografias Sílvio Romero
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN). , Brasil
2019 Menção honrosa. Prêmio «História Social» de Teses e Dissertações
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2014 Prêmio «História Social» de Teses e Dissertações
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
2012 Segunda menção honrosa. Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre folclore e cultura popular
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN). , Brasil
2007 Primeiro lugar. Concurso Melhores Trabalhos de Graduação (2005-2006) na área de Ciências Humanas
Universidad Nacional de Colombia, Colômbia

Título

2005 Tesis Laureada. ¿Las historias de la música en Hispanoamérica: un balance historiográfico (1876-2000)¿.
Universidad Nacional de Colombia Facultad de Ciencias Humanas, Colômbia

Outra distinção

2006 Excelencia docente
Universidad Distrital Francisco José de Caldas Facultad de Artes, Colômbia
2005 Terceiro lugar. X edição do Prêmio de Musicología Casa de las Américas
Casa de las Americas, Cuba