???global.info.a_carregar???
Bruna Rodrigues holds a PhD in Applied Psychology by the University of Minho and is a specialist in Educational Psychology by the Portuguese Order of Psychologists. Bruna Rodrigues is currently a researcher at the The Psychology for Positive Development Research Center (CIPD), Lusíada University (Porto, Portugal). Bruna Rodrigues has published articles in specialized journals, book/book chapters and papers in proceedings of international conferences, and has presented works (oral communications and posters) in national and international conferences. Bruna Rodrigues also participated in the organization of scientific events. In coauthorship with other researchers, she was congrulated with the Awards " Prémio Ler+" in 2018 and "Prémio Ana Maria Vieira de Almeida" in 2023. Her research interests include language, reading, writing, maths, learning difficulties, psychoeducational assessment and intervention.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruna Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, B.

Identificadores de autor

Ciência ID
E919-3D0C-847E
ORCID iD
0000-0002-4201-6719

Moradas

  • Psychology Research Centre, Psychology School (Building 14), University of Minho, Campus of Gualtar , 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/02/01 - 2022/07/15
Concluído
Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Reciprocal relations between listening comprehension, oral reading fluency, metacognitive skills, vocabulary and reading comprehension: A longitudinal study with students from grades 4 to 6" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado, com a menção de Muito Bom
2010 - 2015
Concluído
Psychology (Mestrado integrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 values
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/01 - 2024/07/19 Investigador (Investigação) Fundação Minerva, Portugal
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2022/06/03 - 2023/06/02 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/01 - 2022/03/31 Doctoral Research Fellow Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Research Fellow INVESTIGARE, Portugal
2016/02/15 - 2017/02/15 Educational Psychologist (professional internship) Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira, Portugal
2014/09/22 - 2015/04/29 Educational Psychologist (academic internship) Didáxis, Escola Cooperativa de Vale S. Cosme, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/02/01 - 2022/07/15 Reciprocal relations between listening comprehension, oral reading fluency, metacognitive skills, vocabulary and reading comprehension: A longitudinal study with students from grades 4 to 6
SFRH/BD/129582/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/06/03 - 2023/06/02 Neurocognitive functioning in different types of reading disabilities
CEECIND/00408/2018
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2019 Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura [From the conception to the validation of an integrated model of reading intervention]
N/A
Investigador
INVESTIGARE, Portugal
Câmara Municipal de Guimarães
Concluído
2014 - 2016 Ainda estou a aprender: Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura [I'm still learning: An educational online platform for the intervention in reading disabilities]
Ref. 134604
Member of the research team
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013 - 2015 Avaliar para prevenir: Estudos de tracking e validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu [Assess for preventing: Tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese]
PTDC/MHC-PED/4725/2012
Research collaborator
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2013 Investigação e avaliação de leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação da leitura [Reading research and assessment in elementary education: development of reading assessment inventories]
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Research collaborator
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Taveira, M. C.; Rodrigues, B.; Barroso, P.; Marques, C.. "Gestão Pessoal de Carreira: Resultados da eficácia de um programa de intervenção com estudantes da Universidade do Minho [Personal Career Management: Results of the effectiveness of an intervention program with students from the University of Minho]". Trabalho apresentado em III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Escolhas, Percursos e Retornos, Braga, 2017.
    Publicado
  2. Oliveira, I. M.; Rodrigues, B.; Taveira, M. C.; Silva, A. D.; Marques, C.. "Orientações curriculares para a educação pré-escolar: Potencial para o desenvolvimento vocacional na infância [Curricular guidelines for preschool: Potential to foster childhood career development]". Trabalho apresentado em II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2017.
    Publicado
  3. Ribeiro, I.; Rodrigues, B.; Santos, Sandra; Cadime, I.; Viana, F.L.. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Joana Cruz; Diana Brito; Maria Catarina Pinho; Bruna Rodrigues; Irene Cadime. "Reading Prosody: The Role of Automaticity and Motivational Variables". Child Studies (2024): https://doi.org/10.21814/childstudies.5928.
    10.21814/childstudies.5928
  2. Irene Cadime; Bruna Rodrigues; Iolanda Ribeiro; María Teresa Martín-Aragoneses. "Executive Functioning in Different Types of Reading Disabilities". Journal of Intelligence (2024): https://doi.org/10.3390/jintelligence12100101.
    10.3390/jintelligence12100101
  3. Cruz, Joana; Alves, Diana; Carvalho, Marisa; Mendes, Sofia Abreu; Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene. "Assessment of math abilities before school entry: a tool development". Frontiers in Education 8 (2024): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1347143.
    10.3389/feduc.2023.1347143
  4. Bruna Rodrigues; Irene Cadime; Iolanda Ribeiro. "Cognitive and metacognitive strategy use in poor comprehenders: an exploratory study". Australian Journal of Learning Difficulties (2023): https://doi.org/10.1080/19404158.2023.2287611.
    10.1080/19404158.2023.2287611
  5. Cadime, Irene; Rodrigues, Bruna; Ribeiro, Iolanda. "Reading strategy use scale: an analysis using the rasch rating scale model". Reading and Writing (2022): http://dx.doi.org/10.1007/s11145-022-10351-w.
    Publicado • 10.1007/s11145-022-10351-w
  6. Bruna Rodrigues; Iolanda Ribeiro; Irene Cadime. "Reading, linguistic, and metacognitive skills: are they reciprocally related past the first school years?". Reading and Writing (2022): https://doi.org/10.1007/s11145-022-10333-y.
    10.1007/s11145-022-10333-y
  7. Helena Matias; Bruna Rodrigues; Irene Cadime; Iolanda Ribeiro. "Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2022): https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8902.
    10.17979/reipe.2022.9.0.8902
  8. Rodrigues, B.; Cadime, I.; Freitas, T.; Choupina, C.; Baptista, A.; Leopoldina, F. L.; Ribeiro, I.. "Assessing oral reading fluency within and across grade levels: Development of equated test forms". Behavior Research Methods (2022): http://dx.doi.org/10.3758/s13428-022-01806-7.
    10.3758/s13428-022-01806-7
  9. Rodrigues, B.; Cadime, I.; Viana, F.L.; Ribeiro, I.. "Developing and validating tests of reading and listening comprehension for fifth and sixth grade students in Portugal". Frontiers in Psychology 11 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.610876.
    10.3389/fpsyg.2020.610876
  10. Cordeiro, S. A.; Rodrigues, B.; Taveira, M. C.; Marques, C.; Oliveira, I. M.; Silva, A. D.; Costa-Lobo, C.. "Ensino da psicologia e da psicologia da carreira: o presente e implicações futuras [Teaching psychology and career psychology: Present and future implications]". Psique 14 1 (2018): 40-55. http://hdl.handle.net/11328/2102.
    Publicado
  11. Cadime, I.; Rodrigues, B.; Santos, Sandra; Viana, F.L.; Chaves-Sousa, S.; Cosme, M. C.; Ribeiro, I.. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an intermediate depth orthography". Reading and Writing 30 3 (2017): 591-611. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-016-9691-3.
    10.1007/s11145-016-9691-3
  12. Cadime, Irene; Santos, Sandra; Leal, Teresa; Viana, Fernanda Leopoldina; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria do Céu; Ribeiro, Iolanda. "Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta". Análise Psicológica 35 3 (2017): 351-366. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1234.
    Publicado • 10.14417/ap.1234
  13. Cordeiro, S. A.; Taveira, M. C.; Neves, L.; Silva, A. D.; Rodrigues, B.; Costa-Lobo, C.. "Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira [Effects of a vocational psychological intervention on career adaptability]". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 8 1 (2017): 93-104. https://doi.org/10.34628/eabc-wr63.
    Publicado
  14. Rodrigues, Bruna; Silva, A. D.; Ferreira, S.; Cordeiro, S. A.; Taveira, M. C.. "Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica [Career intervention with adolescents in a situation of academic vulnerability]". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 8 2 (2017): 51-65.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, B.; Ferreira, S.; Silva, A. D.. "Intervenção de carreira em situação de vulnerabilidade académica: O caso D. [Career intervention in situation of academic vulnerability: The case D.]". In Intervenções de carreira: Estudo de casos práticos, editado por Marisa Carvalho; Maria do Céu Taveira, 3-22. Braga: APDC Edições, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Cadime, Irene; Santos, Sandra; Rodrigues, B.; Costa, Helena; Cosme, Maria do Céu; Ramos, Rui. Arriscar a mudança: Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Portugal: , Fundação Calouste Gulbenkian, & Investigare – Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociência. 2023.
    Publicado
  2. Ribeiro, I.; Viana, F. L.; Baptista, A.; Santos, Sandra; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, Carla; et al. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [I'm still learning: The technologies in the support for reading difficulties assessment and intervention]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Matias, H.; Cadime, Irene; Rodrigues, B.; Ribeiro, Iolanda. "Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  2. Rodrigues, B.; Cadime, I.; Cosme, M. C.; Freitas, T.; Viana, F. L.; Ribeiro, I.. "Desenvolvimento de medidas de avaliação da compreensão para alunos do 5º ano: Evidências de validade [Development of comprehension assessment measures for fifth grade students: Validity evidences]". Trabalho apresentado em Seminário de Psicologia da Educação, 2019.
  3. Freitas, T.; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Viana, F. L.; Baptista, A.; Choupina, C.; Santos, Sandra; Rodrigues, B.; Cosme, M. C.. "Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação [Test of fluency assessment (TAF): Construction and validation]". Trabalho apresentado em Seminário de Psicologia da Educação, 2019.
  4. Ribeiro, I.; Viana, F. L.; Cadime, I.; Santos, Sandra; Costa, H.; Rodrigues, B.; Cosme, M. C.; et al. "Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso [Screening, monitoring and learning universal design: A case study]". Trabalho apresentado em Seminário de Psicologia da Educação, 2019.
  5. Rodrigues, B.; Silva, A. D.. "A formação de pais como estratégia promotora do desenvolvimento de carreira na infância [Parental psychoeducation as a strategy to promote career development in childhood]". Trabalho apresentado em Seminário Internacional: Desenvolvimento de Carreira num Mundo Plural e Desafiador, 2017.
  6. Rodrigues, B.; Silva, A. D.. "Intervenção de carreira para jovens com percursos de vulnerabilidade: Os pais como mediadores de desenvolvimento de carreira [Career intervention for adolescents with pathways of vulnerability: Parents as mediators of career development]". Trabalho apresentado em IV Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão e I Seminário Nacional de Mediação, 2017.
  7. Rodrigues, B.; Silva, A. D.; Ferreira, S.; Cordeiro, S. A.; Taveira, M. C.. "Intervenção de carreira com jovens em situação de vulnerabilidade académica [Career intervention with adolescents in a situation of academic vulnerability]". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 2017.
  8. Cordeiro, S. A.; Taveira, M. C.; Neves, L.; Silva, A. D.; Rodrigues, B.; Costa-Lobo, C.. "Efeitos de uma intervenção psicológica vocacional na adaptabilidade de carreira [Effects of a vocational psychological intervention on career adaptability]". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 2017.
  9. Oliveira, I. M.; Taveira, M. C.; Porfeli, E. J.; Marques, C.; Silva, A. D.; Rodrigues, B.; Silva, F.. "Desenvolvimento de carreira na infância: Sugestões para a prática psicológica [Childhood career development: Suggestions for psychological practice]". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 2017.
  10. Barroso, P.; Rodrigues, B.; Taveira, M. C.; Silva, A. D.; Oliveira, I. M.; Silva, F.; Marques, C.. "Eventos científicos na Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira em Portugal [Scientific Events in Vocational Psychology and Career Development in Portugal]". Trabalho apresentado em IV Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, 2016.
  11. Cordeiro, S. A.; Rodrigues, B.; Taveira, M. C.; Marques, C.; Oliveira, I. M.; Silva, A. D.; Costa-Lobo, C.. "Ensino da psicologia em Portugal: Implicações na psicologia vocacional [Teaching psychology in Portugal: Implications in vocational psychology]". Trabalho apresentado em 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2016.
  12. Rodrigues, B.; Cordeiro, S. A.; Silva, A. D.; Oliveira, I. M.; Marques, C.; Taveira, M. C.. "Genograma da carreira: Análise de dissertações de doutoramento [Career genogram: Analysis of doctoral dissertations]". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
  13. Ribeiro, I.; Rodrigues, B.; Santos, Sandra; Cadime, I.; Viana, F. L.. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  14. Rodrigues, B.; Cadime, I.; Santos, S.; Leopoldina, F. L.; Ribeiro, I.. "The influence of listening comprehension, word recognition and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders". Trabalho apresentado em VI Semina´rio de Investigaça~o em Psicologia da Universidade do Minho, 2015.
  15. Rodrigues, B.. "The effect of reading fluency in listening comprehension". Trabalho apresentado em V Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, 2014.
  16. Rodrigues, B.; Sarmento, I.; Brandão, J.; Mendes, P.. "Discriminação em Portugal? A perspetiva de imigrantes brasileiros homossexuais [Discrimination in Portugal? The Perspective of Brazilian Homosexual Immigrants]". Trabalho apresentado em III Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, 2012.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/26 Caracterização do desempenho em leitura no 2.º ciclo do Ensino Básico 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e XIII Congresso Ibero-Americano
(Portugal)
2024/09/26 Práticas de despiste universal para a tomada de decisão com base em evidências na promoção de competências matemáticas 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e XIII Congresso Ibero-Americano
(Portugal)
2023 Funcionamento executivo em diferentes tipos de dificuldades na leitura IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
2023 Construção e validação do TAF - Teste de Avaliação da Fluência para alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
2021/09 Cross-lagged relations between reading skills in Portuguese students from fourth to sixth grade XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2021/07 Construction and validation of oral reading fluency equated test forms for Portuguese students EDULEARN21 (13th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies)
2019/09 Development of comprehension measures to 5th grade students: A study using Rasch model analysis XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2018/09 Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2º ciclo do Ensino Básico: Evidências de validade [Construction of a reading fluency test for students in the second cycle of elementary education: evidences of validity] 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/07 Alunos do 1.º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. Da avaliação à intervenção no quadro de um modelo multínivel [At-risk readers in fisrt readers. Assessment and intervention within a multilevel framework] IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar, IV Jornadas Internacionais de Alfabetização.
(Lisboa, Portugal)
2018/06 Ensinar a ler e a compreender no 1.º ano no quadro de uma abordagem multinível [Teach reading and understanding in the 1st grade within the framework of a multilevel approach] 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018/06 Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leitura [From the conception to the validation of an integrated intervention model for difficulties in learning to read] 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2017/09 Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: Um estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico [The effects of decoding, listening comprehension and oral reading fluency on reading comprehension: A longitudinal study with elementary school students] II Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (III Jornadas Internacionais de Alfabetização)
(Braga, Portugal)
2017/07 Maria e o Mundo: Crescer e escolher mais iguais [Maria and world: Grow up and choose more alike] Seminário Internacional: Desenvolvimento de Carreira num Mundo Plural e Desafiador
(Braga, Portugal)
2017/06 Gestão Pessoal da Carreira: Resultados da eficácia de um programa de intervenção com estudantes da Universidade do Minho [Personal Career Management: Results of the effectiveness of an intervention program with students from the University of Minho] III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Escolhas, Percursos e Retornos
(Braga, Portugal)
2017/06 Orientações curriculares para a educação pré-escolar: Potencial para o desenvolvimento vocacional na infância [Curricular guidelines for preschool: Potential to foster childhood career development] II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Braga, Portugal)
2016/10 Dissertações de doutoramento sobre desenvolvimento de carreira dos jovens: Contributos para investigação e prática [Doctoral dissertations on youth career development: Contributions to research and practice] XVIII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal/Galiza: Ser jovem, ser trabalhador: Incertezas, desafios e respostas
(Viana do Castelo, Portugal)
2016/10 Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. [Online assessment and intervention for reading disabilities: The platform I'm still learning] 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
(Porto, Portugal)
2016/06 The role of listening comprehension, word recognition and oral reading fluency in reading comprehension: A study with second-grade students I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
(Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/10 - 2023/07/11 Organizing committee of the IV International Seminar on Reading, Education and School Achievement (2023/07/10 - 2023/07/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09/04 - 2017/09/05 Organizing committee of the II International Seminar on Reading, Education and School Achievement/III International Seminar of Literacy (2017/09/04 - 2017/09/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2016/06/17 - 2016/06/18 Organizing committee of the I International Seminar on Reading, Education and School Achievement (2016/06/17 - 2016/06/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
2015/09/08 - 2015/09/12 Collaboration in the organization of the 17th European Conference on Developmental Psychology (2015/09/08 - 2015/09/12)
Conferência (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2014/07/04 - 2014/07/05 Collaboration in the organization of the 10th National Meeting (8th International) for Research in Reading, Children's Literature and Illustration (2014/07/04 - 2014/07/05)
Encontro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2014/05/31 - 2014/05/31 Collaboration in the organization of the conference "Dislexia em debate: Tendências nacionais e internacionais ["Dyslexia under debate: national and international trends"] (2014/05/31 - 2014/05/31)
Conferência (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2013/05/21 - 2013/05/22 Member of the Organizing Commitee of V Seminar on Psychology Research at the University of Minho (2013/05/21 - 2013/05/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2013/04/03 - 2013/04/03 Collaboration in the "Open Day" of the Psychology School of the University of Minho (2013/04/03 - 2013/04/03)
Outro
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Frontiers in Psychology Frontiers

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Effective Member (Professional License no. 21489)
Distinções

Prémio

2023 Prémio Ana Maria Vieira de Almeida (1.ª edição)
Fundação Vasco Vieira de Almeida, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2018 Prémio Ler+ 2018
Plano Nacional de Leitura, Portugal