Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Juliana Delborgo Abra Olivato
Nomes de citação
- Abra-Olivato, J.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E019-7E2A-3911
- ORCID iD
- 0000-0002-1431-2553
Endereços de correio eletrónico
- juliana.abra@ispa.pt (Profissional)
- julianaabra@hotmail.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/10/14 - 2027/09
Em curso
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação e Supervisão de Professores
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Abordagem interdisciplinar das artes mediada por STEAM: uma proposta de programa de formação de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2021/07 - 2021/07
Concluído
|
Extensão universitária em Francês Intensivo A1 (Outros)
Especialização em Línguas
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2018 - 2020
Concluído
|
Licenciatura em Pedagogia (Licence)
Especialização em Pedagogia
Universidade Paulista, Brasil
Universidade Aberta, Portugal " A música como jogo da arte: uma abordagem sobre os jogos musicais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2014/02 - 2016/06
Concluído
|
Mestrado em Música (Master)
Especialização em Música, Cultura e Sociedade
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal "Maria Helena Rosas Fernandes: Catálogo Comentado da Obra Completa e Fases Composicionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2004 - 2008
Concluído
|
Bacharel em Música (Bachelor)
Especialização em Piano
Universidade do Sagrado Coração, Brasil
"A brasilidade nas obras para piano de Antônio Carlos Gomes: análise comparativa entre três peças para piano de Carlos Gomes
e melodias populares recolhidas por Mário de Andrade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Associação Marianista de Educação e Cultura, Brasil |
2019 - 2020 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | ESCOLA WALDORF , Brasil |
2009 - 2016 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | FourC Bilingual Academy, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2012 | Supervisora técnica e pedagógica | Associação Amigos do Projeto GURI, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - 2027/09 | Investigadora Bolseira | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2017 - 2019 | Professora de música bilíngue | Maple Bear Brasil, Brasil |
2016 - 2019 | Formadora | Serviço Social do Comércio, Brasil |
2015 - 2018 | Tutora Virtual | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
2017 - 2017 | Formadora | Universidade do Sagrado Coração, Brasil |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | ProSTEAM Erasmus+
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/26 | Art as the center of the educational process in the interdisciplinar projects: A case study | The 18th Annual EAPRIL Conference
PLX Hasselt (Hasselt, Bélgica)
|
2024/09/28 | O que pensam os futuros professores sobre a Educação STEAM | 2o Congresso Internacional de Investigac¸a~o e Intervenc¸a~o em Psicologia Escolar e da Educac¸a~o
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2024/08/12 | Competences for Democratic Education in Teacher’s Professional Development. | EARLI SIG 11 & 13 CONFERENCE 2024.
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
|
2024/06/26 | Teacher Professional Development in STEAM Education: Design Principles, Research Trends and Topics | 28th JURE CON- FERENCE for Research on Learning and Instruction
Universidade de Sevilla (Sevilla, Espanha)
|
2024/05/30 | STEAM-Focused In-service Teacher Programs: Challenges and Trends in Teacher Professional Development. | ATEE Spring Conference
Università degli studi di Bergamo (Bergamo, Itália)
|
2024/02 | Desenvolvimento Profissional de Professores na Educação STEAM: Uma Revisão de Literatura. | XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal “Aprendizagem, Diversidade e Equidade: a investigação em educa- ção”
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/10 | STEAM Education in Brazil: Teaching Practices and Teacher Self-efficacy Beliefs | ATEE (Association for Teacher Education in Europe) WINTER CONFERENCE - Teacher Professional Development in Times of Global
and Glocal Transformations: International Perspectives and Challenges
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/08 | Práticas Interdisciplinares em Educação STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos no Brasil: Um Estudo Exploratório. | XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
ASOCIP (Corunha, Espanha)
|
2023/06 | Interdisciplinarity, STEAM Education and Project-Based Learning: An Exploratory Study About Teaching Experiences and Teacher Self-Efficacy. | Comunicação apresentada na The 2nd Paris Conference on Education, PCE 2023
IAFOR (Paris, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/03/01 - 2024/11/30 | Como implementar atividades interdisciplinares de abordagem STEAM num contexto de ensino tradicional?
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado)
ISPA - Instituto Universitário, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/09/27 - 2024/09/28 | Participante da Comissão organizadora. (2024/09/27 - 2024/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISPA - Instituto Universitário, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/30 - 2023/09/30 | Encontro com Professores (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa), 30 de set 2023. Formato presencial.
Encontro
|
Encontro com Professores
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2023/07/17 - 2023/07/18 | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (Escola Superior de Educação de Coimbra), 17 e
18 de jul 2023. Online.
Outro
|
I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2023/04/28 - 2023/05/05 | Webinar ReMASE: Research Methods in Advanced Studies in Education (Universidade Lusófona), 28 de abr e 05 de mai 2023. Online.
Outro
|
Webinar ReMASE: Research Methods in Advanced Studies in Education
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
|
2023 - 2023 | Formação Objetos do quotidiano aplicados à música, Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), 28 fev a 07 mar. Online.
Oficina (workshop)
|
|
2023 - 2023 | Seminários de Estudos de aula na formação inicial de professores, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 17 fev 2023. Online. |
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Semana da Educação: Requalificando os conteúdos culturais na díade ciência e literatura (Bauru, Brasil), 03 a 07 out 2022. Presencial. | |
2022 - 2022 | Formação para professores – Arte na BNCC. Instituto Arte na escola, ago a dez 2022. Online (40h). | |
2022 - 2022 | Oficinas de verão Wiki – Como integrar ferramentas Wikimedia em investigação e no Ensino Superior, NOVA FCSH, 13 jul 2022. Online. |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Formação Qualtrics no Ispa Instituto Universitário (Lisboa, Portugal), 11 e 12 abr 2022. Presencial. |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | Formação de utilizadores sobre a SCOPUS no Ispa Instituto Universitário (Lisboa, Portugal), 17 mar 2022. Presencial. |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | CANDIICE International Conference, “Creative Approaches to Democracy Education” na Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal), 10 a 12 mar 2022. Presencial. |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | 2022 Winter Online Arts Integration and STEAM Summit. The Institute for Arts Integration and STEAM, com Susan Riley, 19 a 21 fev 2022. Online. | |
2022 - 2022 | Conferência Rethinking Music and the Educational Act: What shall we do with the children? Com Gert Biesta, LABEAMUS/APEM/CIPEM (Lisboa, Portugal), 18 fev 2022. Online. | |
2022 - 2022 | 4ª edição do Building the Future: Ativar Portugal (Lisboa, Portugal), 26 a 28 jan 2022. Online. | |
2022 - 2022 | Oficina Viver o canto com Cecília Valentim no CESEM da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal), de jan a mar 2022 (16h). Presencial. |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | XI Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, na Fundação Calouste Gulbenkian, CESEM – NOVA FCSH e CMT (Lisboa, Portugal), 13 nov 2021. Presencial. | |
2021 - 2021 | I Jornada Internacional e II Jornada Nacional de Educação Infantil, Vincular (Rio Grande do Sul), 01 a 14 set 2021. Online. | |
2021 - 2021 | Aluna ouvinte no Seminário Psicologia Educacional no Doutoramento em consórcio UNL/FCT/ISPA (Lisboa, Portugal), 2021. Presencial. |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Workshop de Escrita Científica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 15 a 24 jun 2021. Online. |
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
2021 - 2021 | Mesa Redonda intitulada “Paulo Freire Internacional”, no a^mbito do Semina´rio Internacional Formac¸a~o Humana, Cultura e Aprendizagens: “Reconceitualizando a educac¸a~o” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ), 16 abr 2021. Online. | |
2021 - 2021 | Aluna ouvinte na disciplina Produção, Divulgação e Avaliação da produção científica na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Araraquara, SP), 1º sem 2021. Online. |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
|
2019 - 2019 | 2nd Teacher´s Convention – 2019 – Desenvolvimento Profissional. 18 e 19/01/19 na ESPM Tech em São Paulo – SP. Presencial. | |
2016/09/28 - 2016/09/28 | Moderadora de Mesa redonda no Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância Formação, Tecnologia e Culturas Digitais na UFSCar, São Carlos. |
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2016 - 2016 | Simpósio Internacional de Educação a Distância. Formação, Tecnologias e Cultura Digital na Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP), de 08 a 27 set 2016. Híbrido. | |
2014 - 2014 | Curso de Formação em Tutoria Virtual da UFSCar, no período de 13 de agosto a 23 de outubro de 2014. Online. | |
2014 - 2014 | XXIV Congresso da ANPPOM realizado na UNESP São Paulo, de 25 a 29 de agosto de 2014 (Conferências, Mesas-redondas e Grupo de Trabalho “Ética na pesquisa e na formação em música”, sob Coordenação de Angela Lühning). Presencial. |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2008/05 - 2008/05 | Membro da equipe organizadora do Concurso ¿Bauru-Atlanta Piano Competition. Universidade Sagrado Coração, Bauru, SP. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/12/05 - 2019/12/05 | Oficina: A música como ferramenta pedagógica no evento: Seminário do PIBID e da Residência Pedagógica 2019, na Unisagrado | ||
2019/10/17 - 2019/10/17 | Oficina: A música nossa de cada dia, ministrada no evento: III Jornada de Artes Cênicas, II Jornada de Artes e I Encontro de Teatro na Unisagrado. | ||
2016 - 2019 | Formadora do SESC para educadores na área da educação musical, musicalização para idosos e cursos sobre apreciação musical. | ||
2018/09/22 - 2018/09/22 | Oficina de Técnica Vocal realizada na Casa de Cultura Celina Neves dentro do SONORA Festival Internacional de Mulheres Compositoras. | ||
2017 - 2017 | Professora da Extensão universitária no curso de Musicalização para Educadores (módulos I e II). | ||
2012/07/26 - 2012/07/27 | Oficina Vivência musical através do Canto e do Corpo, integrante oficial da programação do X Fórum Regional (VII Internacional) de Educação Popular do Oeste Paulista, em 26 e 27 de julho de 2012 (Lins, SP). | ||
2012/07 - 2012/07 | Formadora no I Workshop de Regência Coral: O som e o gesto, com palestra sobre o acompanhamento do piano no canto coral. Promovido pela Associação Amigos do Projeto GURI. | ||
2011/07/26 - 2011/07/27 | Formadora da capacitação Projeto Político Pedagógico-Módulo II da atividade Oficina de Canto Coral, com carga horária de 6 horas, promovido pela Associação Amigos do projeto GURI. | ||
2010/07 - 2010/07 | Formadora na capacitação da Associação Amigos do Projeto GURI, com a Oficina de Canto Coral para Educadores em Jau-SP. |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/01/30 - 2019/01/30 | Entrevista concedida à Rádio Unesp Bauru sobre a importância da musicalização e da iniciação musical para crianças e adultos | A mestra em música, Juliana Abra, aborda a importância da musicalização e da iniciação musical para crianças e adultos |
2018/09 - 2018/09 | Reportagem concedida à TV Record sobre curso musical no SESC para idosos. [YouTube]. Oficina promovida pelo SESC mistura atividade física e linguagem musical. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | European Association for Practitioner Research on Improving Learning (EAPRIL) | |
2024 - Atual | EARLI - JURE | Membership |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2015 - 2018 | Tutora virtual do Curso de Educação Musical a Distância oferecido pela UFSCar nas disciplinas: História da Música I e II. | História da Música I e II. |
Distinções
Outra distinção
2019 | Bolsa Santander Universidades Ibero-Americana
Fundação Santander, Brasil
|