???global.info.a_carregar???
- Ph.D. in Music - Focused in the Orff-Schulwerk approach in Music Education context. Design and implementation of innovative strategies based on the Orff-Schulwerk approach that resulted in successful Music Education classes. ('MoMEuM'). - Master in Child Studies Music Education Specialist, focused in the Orff-Schulwerk approach in Music Education context. - Music Specialist Professor. - Orff-Schulwerk approach courses in Austria, Canada, Slovak Republic, Finland, Greece, Hungary, Latvia, The Netherlands, Spain, Sweden, United Kingdom and United States of America. - Strong background and experience in public school teaching (Preschool, Elementary, Secondary and Superior Education with certification). - INET-md Researcher (Portuguese Music and Dance Studies Center). - Author of books, papers, presentations and workshops in International Conference. - National Coordinator of EAS - European Association for Music in Schools. Volunteer Founder, Director and Teacher of Senior University of Vinhais (Portugal). Artistic Director of Teatro Municipal de Bragança (Bragança Public Theatre - Portugal).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Cristiano Rodrigues Cunha

Nomes de citação

  • Cunha, João

Identificadores de autor

Ciência ID
E015-F410-A0C5
ORCID iD
0000-0001-7216-8396

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Professor Especialista em Música (Título de especialista)
Especialização em Música (Educação)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2013/12/16
Concluído
Música (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Ensino do Instrumento/Canto/Música
Universidade de Aveiro, Portugal
"Da abordagem Orff-Schulwerk ao desesnvolvimento do "Eu Musical": Flow em processos de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
APROVADO
2005/03/06
Concluído
Estudos da Criança (Mestrado)
Especialização em Educação Musical
Universidade do Minho, Portugal
"Orff-Schulwerk em Portugal: Realidade ou Utopia na Formação de Professores de Educação Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
MUITO BOM
2000/06/13
Concluído
Professores do Ensino Básico - 2.º Ciclo, variante de Educação Musical (Licenciatura)
Especialização em Educação / Ensino
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
"Raízes Musicais de Terras e Gentes de Vinhais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 Valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09/01 - 2017/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 472 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0472/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cunha, João Cristiano; Carvalho, Sara. "Orff-Schulwerk approach and flow indicators in music education context: a preliminary study in Portugal". (2011): http://hdl.handle.net/10773/10803.
  2. Cunha, João Cristiano; Carvalho, Sara. "Orff-Schulwerk approach and flow indicators in music education context: a preliminary study in Portugal". (2011): http://hdl.handle.net/10773/10803.
Livro
  1. Cunha, João; Carvalho, Sara; Maschat, Verena. Abordagem Orff-Schulwerk: história, filosofia e princípios pedagógicos. UA Editora. 2015.
  2. Cunha, João. Raízes Musicais de Terras e Gentes de Vinhais. Portugal: TRADISOM. 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Câmara, Flávia Alexandra da Rosa. "Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10198/19226.
  2. Câmara, Flávia Alexandra da Rosa. "Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10198/19226.
  3. Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves. "Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10198/13964.
  4. Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves. "Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10198/13964.
  5. João, Pedro Augusto Delgado. "Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10198/9909.
  6. Peixoto, Inês Margarida Silva. "Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10198/9908.
  7. João, Pedro Augusto Delgado. "Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10198/9909.
  8. Peixoto, Inês Margarida Silva. "Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10198/9908.
  9. Cunha, João Cristiano Rodrigues. "Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ’eu musical’ : flow em processos de ensino/aprendizagem de educação musical". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12492.
  10. Cunha, João Cristiano Rodrigues. "Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ’eu musical’ : flow em processos de ensino/aprendizagem de educação musical". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12492.
  11. Cunha, João Cristiano Rodrigues. "Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ’eu musical’ : flow em processos de ensino/aprendizagem de educação musical". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12492.

Outros

Outra produção
  1. Orff-Schulwerk approach and flow indicators in music education context: a preliminary study in Portugal. Extensive literature exists on Flow Theory. However there is a lack of published research investigating possible links between Orff-Schulwerk approach and Csikszentmihalyi’s concept of flow or optimal experience. Based on preliminary results from an ongoing research on Music / Music Pedagogy and (is links to) Musical Thought / Musical Cognition, the present paper aims to discuss the existence of o. 2011. Cunha, João Cristiano; Carvalho, Sara. http://hdl.handle.net/10773/10803.