???global.info.a_carregar???
Andreia Galhardo. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Informação em 2011/04/11 pelo(a) Universidade Fernando Pessoa, Mestrado em Ciências da Comunicação em 2001/03/01 pelo(a) Universidade Fernando Pessoa e Licenciatura em Ciências da Comunicação em 1994/07/30 pelo(a) Universidade Fernando Pessoa. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Fernando Pessoa. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação com ênfase em Ciências da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Publicidade; Marketing; Online; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Andreia Galhardo

Nomes de citação

  • Galhardo, Andreia

Identificadores de autor

Ciência ID
DD12-BD12-525C
ORCID iD
0000-0002-4959-8002

Telefones

Telemóvel
  • 917942557 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Dr. Lopo de Carvalho nº 52, 4350-215, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/01/09
Concluído
Comunicação e Marketing Digital (Pós-doutoramento)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde
2011/04/11
Concluído
Ciências da Informação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação Publicitária
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"A publicidade ao televisor na imprensa portuguesa (JN e DN) de 1957 a 2000. Representações do objecto de consumo e do consumidor negociadas no espaço do anúncio." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muitoo Bom
2001/03/01
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Muito Bom
1994/07/30
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1994/09/01 - 2011/11/04 Assistente (Docente Universitário) Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/12 - 2021/09/15 Presidente do Conselho Científico Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/09/01 - 2016/09/01 • Coordenadora dos 1º e o 2º ciclos de Ciências da Comunicação Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Galhardo, Andreia. "Viagem Virtual aos Paradores de Espanha e às pousadas de Portugal: os aspetos informacionais e interacionais dos seus websites". Trabalho apresentado em X Congresso Latina de Comunicación Social, La Laguna, Tenerife, 2018.
    No prelo
  2. Galhardo, Andreia. "Dimensões informacionais e internacionais dos websites dos hostels da cidade do Porto". Trabalho apresentado em X Sopcom, Viseu, 2017.
    No prelo
  3. Galhardo, Andreia. "Comunicação, redes sociais e hotelaria: o Facebook dos ‘hostels’ da cidade do Porto". Trabalho apresentado em Dias de Investigação na UFP, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Galhardo, Andreia. "O website dos estabelecimentos hoteleiros de São Tomé e Príncipe: variáveis de comunicação e de interação”". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional AGACOM – Alén das Fronteiras: Redes na Diversidade, 2017.
    Publicado
  5. Galhardo, Andreia. "A literatura, o Cinema e outras artes no anúncio publicitário". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes (Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira), Porto, 1999.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Galhardo, Andreia. "A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020". Comunicação Pública 16 30 (2021): https://journals.openedition.org/cp/12255.
    Publicado
  2. Galhardo, Andreia; Cairrão, Álvaro. "La manifestación de la experiencia en las unidades hoteleras. Un análisis de los comentarios a hoteles en Machu Picchu en la red Tripadvisor". Correspondencias & Análisis 11 (2020): http://dx.doi.org/10.24265/cian.2020.n11.09.
    10.24265/cian.2020.n11.09
  3. Galhardo, Andreia. "Digital Influencers e a Comunicação das Marcas: Atuação nos Blogs e no Instagram". Cuadernos Artesanos de Comunicación (2018):
    Publicado
  4. Silva, Susana; Galhardo, Andreia; Torres, Rui. "O ritual da comunicação e o ritual do consumo: novas tribos, novos rituais". Comunicação e Sociedade 19 (2011): 301-315. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).913.
    10.17231/comsoc.19(2011).913
  5. Freitas, Elsa Simões Lucas; Tuna, Sandra. "O Público leitor da Revista Ragazza – Valores expressos nas mensagens publicitárias". Caderno de Estudos Mediáticos: Novos média, novas gerações, novas formas de comunicar 6 (2008): 117-125.
    Publicado
  6. Galhardo, Andreia. "A publicidade ao televisor na imprensa nacional, entre 1956 e 1960, nos suportes Jornal de Notícias e Flama". Comunicação e Cidadania – Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (2008): 905-911.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Galhardo, Andreia. "Reflexões sobre a ética e a publicidade - A ética indolor, a busca da felicidade, a publicidade e as promessas dela". In Revista da Universidade Fernando Pessoa. Edições da Universidade Fernando Pessoa, 1998.
    Publicado
  2. Galhardo, Andreia. "O Desvio Enigmático- Estratégia de Criatividade de Expressão". In Publicidade: Análise da produção Publicitária e da Formação Profissional. São Paulo, 1998.
    Publicado
Livro
  1. Pociña, Andrés; López, Aurora; Morais, Carlos; Silva, Maria de Fátima Sousa e. A Sedução no Anúncio Publicitário: Expressão Lúdica e Espectacular da mensagem. Porto, Portugal. 2002.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-1111-2
Poster em conferência
  1. Xu, Yanfeng; Du, Hengbo. "Advertising effectiveness: a study of recall for outdoor advertising". Trabalho apresentado em Icoria 2007, 2007.
Tese / Dissertação
  1. Galhardo, Andreia. "A publicidade ao televisor na imprensa portuguesa (JN e DN) de 1957 a 2000. Representações do objecto de consumo e do consumidor negociadas no espaço do anúncio". Doutoramento, Universidade Fernando Pessoa, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2243.
  2. Galhardo, Andreia. "A Sedução no Anúncio Publicitário: Expressão Lúdica e Espectacular da Mensagem". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2001.

Outros

Outra produção
  1. Recensão de "Jovens, Marcas e Estilos de Vida". Recensão. 2007. Galhardo, Andreia; yes. http://hdl.handle.net/10284/506.
  2. Sobre as práticas e reflexões publicitárias de Fernando Pessoa. Neste texto, a autora analisa alguns trabalhos publicitários de Fernando Pessoa, bem como algumas das suas reflexões sobre esta actividade. É dada especial atenção ao slogan “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”, analisado sobre a perspectiva das funções e propriedades deste constituinte da mensagem publicitária. Por fim, recorda-se um recente slogan que recupera o clássico de Fernando Pessoa. 2006. Galhardo, Andreia. http://hdl.handle.net/10284/585.
  3. Diferenças do discurso publicitário na comunicação com o público feminino e masculino. Considerations about distinct discursive approaches in some ads for men and women – products, discourses, values and targets. Considerações sobre diferenças do discurso publicitário dirigido à mulher e ao homem, no quadro de uma amostra de anúncios – produtos, discursos, valores e públicos.. 2004. Galhardo, Andreia. http://hdl.handle.net/10284/608.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/03/12 - Atual A midia e a jornada de consumo - os desafios da publicidade diante de um consumidor convergente a partir de veiculações em jornais brasileiros
Orientador
Ciências da Informação (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 - Atual A Comunicação das Marcas nas Instituições de Ensino Superior privadas no Brasil: um estudo sobre os apelos da comunicação para a captação de alunos
Orientador de • Vânia de Carvalho
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 - 2021 Brinquedos educativos – conquistando espaço em um mundo digital
Orientador de Ariane Pereira Gonçalves
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2020 A mulher representada na publicidade: polémicas debatidas nas media sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/03 - 2019/03 A Publicidade nas Olímpiadas de 2016
Orientador de Eliz Junqueira
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 - 2019 A importância do marketing sensorial na hora de compra: Um estudo sobre as sensações que são ativadas na hora de fazer uma escolha - o caso da Rituals.
Orientador de Cátia Lopes
Ciências da Comunicação (2º ciclo) (Mestrado)
2017/09 - 2018/10 Digital Influencers e Comunicação de Marcas
Orientador de Andreia Pinto
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/09 - 2018/09 Marketing de Guerilha
Orientador de Beatriz Paupério
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/09 - 2018/07 Virtualidades da Comunicação: Realidade Virtual, Realidade aumentada e vídeo 360
Orientador de Ana Alexandra Moutinho
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2016 Exploração Sistemática de estratégias de dinamização das populações para as questões de saúde no Brasil. A Comunicação na Semana Nacional de Humanização do SUS
Orientador de Sheila Souza Rodrigues
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 - 2016 O processo criativo na Publicidade: as práticas dos profissionais das agências da cidade do Porto
Orientador de Pedro Filipe Araújo Sousa
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2010 A construção da identidade visual da mulher brasileira nos média de Portugal
Coorientador de Charlene Dalbosco
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2010 Rituais de sedução na publicidade: a representação intertextual dos apelos à fantasia e ao erotismo
Coorientador de Susana Claudia Piedade Silva
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/12/10 - 2021/12/10 “Publicidade: A autenticidade seduz?” Num contexto pandémico, as relações da publicidade com o entretenimento, o lazer, a sedução, a persuasão, a crise, entre outros, são aqui discutidas.
Conferência
II Jornadas de Publicidade e Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2021/05/20 - 2021/05/21 Participação no «I Congresso Identidades, Inclusión Y Desiguald», celebrado de maneira virtual, nos dias 20 e 21 de Maio de 2021, organizado desde Sevilha (Espanha), com a apresentação (em parceria com a autora Melanie Jacinto) da conferência intitulada «Uma mulher mais forte, a que é representada nas redes sociais?»
Congresso
I Congresso Internacional Identidades, Inclusión y Desigualdade
Universidad de Sevilla, Espanha
2021/04/28 - 2021/04/28 Comentadora do painel “A diversidade da Rádio web” (Dr. Luís Mesquita da Rádio Portuense)
Encontro
O Dia da Ciências da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/11/13 - 2019/11/15 Apresentação da comunicação «Os websites dos hostels da cidade do Porto: uma (re)criação cultural ao serviço do mercado turístico» (em parceria com Cátia Lopes) – XI Congresso da Sopcom Comunicação, cultura e Turismo, 13 a 15 de Novembro de 2019, na Universidade da Madeira.
Congresso
XI Congresso da Sopcom Comunicação, cultura e Turismo
Universidade da Madeira, Portugal
2018/12/03 - 2018/12/07 Apresentação da comunicação intitulada “Digital Influencers e a comunicação das marcas: actuação nos blogs e no Instagram” (em parceria com Andreia Pinto e Álvaro Cairrão).
Congresso
X Congresso Internacional Latina de Comunicación
Universidade de la Laguna, Espanha
2018/12/03 - 2018/12/07 Apresentação de comunicação Viagem virtual aos Paradores de Espanha e às Pousadas de Portugal: os aspectos informacionais e interacionais dos seus websites” (em parceria com Ana Nogueira). X Congresso Internacional Latina de Comunicación, (3 a 7 de Dezembro de 2018), na Universidade de la Laguna, Tenerife, Espanha.
Congresso
X Congresso Internacional Latina de Comunicación
Universidade de la Laguna, Espanha
2017/11/27 - 2017/11/29 Dimensões informacionais e internacionais dos websites dos hostels da cidade do Porto
Congresso
X Sopcom
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017/11/20 - 2017/11/21 O website dos estabelecimentos hoteleiros de São Tomé e Príncipe: variáveis de comunicação e de interação
Congresso
I Congresso Internacional AGACOM – Alén das Fronteiras: Redes na Diversidade
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2017/07/11 - 2017/07/14 • Comunicação, redes sociais e hotelaria: o Facebook dos ‘hostels’ da cidade do Porto
Conferência
Dias de Investigação na UFP
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016/11/19 - 2016/11/21 O website dos estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos: aspetos informacionais e internacionais
Congresso
XII Lusocom. Cibercultura, Regulação Mediática e Cooperação
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2007/09/06 - 2007/09/08 A Publicidade ao televisor na imprensa nacional, entre 1956 e 1960, nos suportes: Jornal de Notícias e Flama 5º Sopcom
Universidade do Minho, Portugal
2007/04/16 - 2007/04/16 A Criatividade de expressão em Publicidade: alguns recursos verbais e visuais.
Encontro
Semana Cultural da Associação de Estudantes da FCHS da Universidade Fernando Pessoa
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/10/16 - 2006/10/17 O anúncio ao televisor na imprensa nacional: alguns dados de um projecto de investigação
Congresso
II Jornadas de Publicidade e Comunicação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006/09/14 - 2006/09/15 Marcas com que me identifico – O ponto de vista de um grupo de jovens consumidores
Oficina (workshop)
Workshop Internacional Jovens, Marcas e Estilos de Vida
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/03/17 - 2006/03/18 Os anúncios a medicamentos na revista Farmácia Distribuição: os elementos linguísticos que interpelam directamente o farmacêutico
Congresso
II Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos e IV Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2004/10 - 2004/10 Análise do slogan publicitário português
Congresso
VII ALAIC
Universidad Nacional de la Plata, Argentina
2003/04/10 - 2003/04/11 A Redacção do Título no Discurso Jornalístico – Algumas Estratégias Comuns com a Redacção do Discurso Publicitário: o caso da Revista Única
Congresso
I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos / II Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002/04/16 - 2002/04/19 Expressão Lúdica e Espectacular do anúncio: Estratégia de Chamada de Atenção pelo Título e pela Imagem
Congresso
O Papel da Comunicação na Transformação da Comunidade Lusófona: o papel do ensino e da pesquisa
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2000/04/19 - 2000/04/22 Língua e Identidade II. O conhecimento da CPLP na comunidade académica do Porto
Congresso
IV Lusocom - Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa
1999/10/27 - 1999/10/30 Encontros e desencontros da arte e da publicidade
Congresso
III Encontro Lusófono da Comunicação
Universidade do Minho, Portugal
1999/05/31 - 1999/06/02 A literatura, o cinema e as outras artes no anúncio publicitário
Congresso
Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes – Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1998/09/11 - 1998/09/16 O desvio enigmático- Estratégia de Criatividade de Expressão IV Congresso Latino Americano de Ciências da Comunicação
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
1997/06/13 - 1997/06/20 • Comentadora no debate A Publicidade em Fernando Pessoa
Encontro
Semana da Universidade Fernando Pessoa
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1997/04/14 - 1997/04/18 O discurso publicitário como um discurso de sedução
Conferência
IV Semana Internacional da Publicidade
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/09 A voz feminina nas reportagens televisivas: um estudo comparativo entre os jornais televisivos de Portugal e do Brasil a partir do Lugar de Fala
Vogal
Sandra Nodari Romano (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/02/26 A mulher representada na publicidade: polêmicas debatidas nas Mídias sociais
Vogal
Melanie Melo Cassiano Corrêa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/01/15 Brinquedos educativos – conquistando espaço em um mundo digital
Vogal
Ariane Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020/10/23 Estereótipos e novos retratos do envelhecimento na publicidade: marcas brasileiras e o desafio de criar identificação com o público da terceira idade
Vogal
Christiane Monteiro Machado (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/10/25 “A Dimensão Cromática nos Logótipos”
Arguente principal
Alexandra Sofia Ribeiro Barbado, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019/06/04 Factors influencing mobile marketing acceptance in higher education students in the United Arab Emirates
Vogal
João Pedro Esteves Coelhoso (Doutoramento)
2018 Rotina na produção de um programa televisivo. O caso: Agência Cabo-verdiana de Imagens
Arguente principal
Lhaís Gislane da Graça Neves (Outro)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde
2018 Plano Estratégico de Comunicação Interna, Estudo de Caso – Empresa Cavibel SA
Arguente principal
Fabienne Carvalho de Melo Diogo (Outro)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde
2017 A Publicidade das Marcas de Fast Food no Brasil - Uma Análise dos Recursos Criativos
Presidente do júri
Bruna Thaís Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 A Importância da Adaptação da Linguagem do Visual Merchandising para o Varejo de Baixa Renda
Presidente do júri
Karina Carla de Araújo Fernandes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015/12/14 O Processo de Consumo de e-books: Contextos, Atitudes e Comportamentos dos Consumidores
Presidente do júri
Rui Nelson Monteiro da Costa Serra (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015/04/21 Jornalismo. Isenção e Equilíbrio nos Diários Desportivos: Análise Diacrónica de Primeiras Páginas dos Jornais A Bola, Record e O Jogo (1970-2015)
Presidente do júri
Ana Rita Soares Almeida (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 As Relações Públicas e os Novos Media. Análise às práticas a PMEs Líder portuguesas na área do calçado no Facebook
Presidente do júri
Bruno Fernando da Costa Mendes Alves da Graça (Mestrado)
2015 Evolução da Imprensa Desportiva Portuguesa (1946-2006). Estudo do Caso: O Jornal A Bola e a Volta a Portugal em Bicicleta Afonso Da Rocha Aguiar (Mestrado)
2015 As Marcas e o Patrocínio de Festivais de Música em Portugal - Análise Conceptual e Influência nos Consumidores
Presidente do júri
Susana Cláudia Freitas da Rocha (Mestrado)
2015 O Discurso Jornalístico Sobre a Alimentação e os Alimentos nas Revistas - Os Casos da Sábado e da Visão (2012 e 2013)
Presidente do júri
Bruna Sofia Teles Simões Valente (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 A Publicidade das Marcas de Operadoras de Telecomunicações em Portugal - Análise das Campanhas e da Perspetiva dos Consumidores
Presidente do júri
Luís Henrique Ferreira Vieira (Mestrado)
2015 O Impacte dos Eventos Locais na Promoção do Território: O Caso do Cortejo Etnográfico de Viana do Castelo
Presidente do júri
Sandra Micaela Ribeiro Fernandes (Mestrado)
2015 As Marcas e o Patrocínio de Festivais de Música em Portugal - Análise Conceptual e Influência nos Consumidores
Presidente do júri
Susana Cláudia Freitas da Rocha (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/10 - 2021/10 IMTC – Marketing Trends Conference Roma 2022 Roma

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Gramática da Comunicação Psicologia (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - Atual Teoria e História das Relações Públicas, do Marketing e da Publicidade Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - Atual Gramática da Comunicação e Terminologia Médica Medicina Dentária (Mestrado integrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - Atual Agência de Relações Públicas, de Publicidade e de Marketing Ciências da Comunicação (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/01 - 2019/02 Economia da Inovação Tecnológica (Master Universitario) Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde
2014 - 2018 Evolução da Comunicação Publicitária Ciências da Comunicação (Mestrado integrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017/06 - 2017/07 Economia da inovação tecnológica (Master Universitario) Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde
2007 - 2017 Métodos e Técnicas da Comunicação Fisioterapia (Mestrado integrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2013 Gramática e laboratório da Comunicação V Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2011 Gramática e laboratório da Comunicação VI Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2010 Criatividade Ciências da Comunicação (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2010 Teoria e História da Publicidade Ciências da Comunicação (Mestrado) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2002 - 2006 Sociolinguística e Publicidade Engenharia Publicitária (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999 - 2005 Texto Publicitário I Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1999 - 2005 Texto Publicitário II Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/09/13 - 2019/09/13 Nada será como Dante (RTP2), (nº 2) Fernando Pessoa e a Publicidade

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação - Sopcom membro