Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Costa e Silva
Nomes de citação
- Costa e Silva, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DB19-5937-E2A1
Endereços de correio eletrónico
- catarinacostaesilva@gmail.com (Profissional)
Websites
- https://www.portingaloise.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/03/25
Concluído
|
Formadora de Formadores (Outros)
Especialização em Grupos A135 (Expressões-Música/Dança) e A144 (História da Arte)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2016/09/01
Concluído
|
Profissionalização em Serviço no Grupo D09 - História da Arte (Outros)
Especialização em Ensino Artístico Especializado
Universidade Aberta, Portugal
|
14 |
2012/04/11
Concluído
|
Profissionalização em Serviço no Grupo M26 - Canto (Outros)
Especialização em Ensino Artístico Especializado
Universidade Aberta, Portugal
|
15 |
2007/04/01 - 2007/12/15
Concluído
|
Programa Criatividade e Produção Artística - Curso de Encenação de Ópera (Outros)
Especialização em Encenação de Ópera
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
2001/09/01 - 2004/01/15
Concluído
|
Music Theatre Studies (Mestrado)
Especialização em Dança em opera
The University of Sheffield, Reino Unido
"The role of dance in Henry Purcell's Dido and Aeneas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
65 |
1995/10/01 - 2002/10/29
Concluído
|
Música, variante Canto (Licenciatura)
Especialização em Canto
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
15 |
1994/10/01 - 2001/04/27
Concluído
|
História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
13 |
1993/07/01 - 1993/12/31
Concluído
|
Curso de Especialização Tecnológica/Artística de Formação de Bailarinos (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Dança
Ginasiano Escola de Dança, Portugal
|
|
1990/09/01 - 1993/06/30
Concluído
|
Curso Tecnico-Profissional de Dança (Ensino secundário)
Especialização em Dança
Escola de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
Ginasiano Escola de Dança, Portugal |
18 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/10/01 - Atual | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
2005/10/01 - 2009/07/31 | Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) | Fundação Conservatório de Música de Gaia, Portugal |
Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal | ||
2004/10/01 - 2005/08/31 | Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | ||
2000/10/01 - 2004/06/30 | Monitor (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Doutoranda | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
1994/01/01 - Atual | Docência no Ensino Artístico Especializado | Ginasiano Escola de Dança, Portugal |
Ginasiano Escola de Dança, Portugal | ||
2013/09/20 - 2013/09/29 | Docência de Dança Barroca | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
IV Semana de Música Antiga da UFMG, Brasil | ||
2011/09/02 - 2011/09/11 | Docência de Dança Barroca | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
III Semana de Música Antiga da UFMG, Brasil | ||
2006/09/01 - 2010/08/31 | Docência Ensino Profissional - Música | Artave - Escola Artística do Vale do Ave, Portugal |
Artave - Escola Artística do Vale do Ave, Portugal | ||
2004/10/01 - 2005/06/30 | Docência no Ensino Profissional - Música | EPME - Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal |
EPME - Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Coreografia |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/31 | Choreographie, de Felix Kinski. Contextualización y particularidades de un manuscrito en el Porto del siglo XVIII | I Congreso Iberoamericano de Danza Historica da Universidad de Buenos Aires (online)
Universidad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
|
2023/10/31 | Choreographie... de Felix Kinski - contextualización y particularidades de un manuscrito en el Porto setecentista (apresentação online) | I Congreso Iberoamericano de Danza Historica da Universidad de Buenos Aires (online)
Instituto de Artes del Espectaculo - Universidad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
|
2023/03/19 | Documentos coreicos ibéricos do século XVIII: semelhanças e diferenças | Encontro Académico do ciclo de primavera do IX Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Portingaloise - Associação Cultural e Artística (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/10/30 | Balle de las danzas - when dances dispute for primacy. A Reconstruction and recreation process (apresentação online) | Annual Conference - European Association for Dance History
European Association for Dance History (Londres, Reino Unido)
|
2019/12/13 | Registos e interpretações de repertório francês em documentos ibéricos – comparação de alguns exemplos | Seminário Internacional de Música nas Cortes Ibéricas
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/09 | Bayamo, bulimo cus pé... dance elements in 17th century polyphonic repertory of Santa Cruz de Coimbra | Annual Conference - European Association for Dance History
European Association for Dance History (Porto, Portugal)
|
2017/07/01 | Todas suertes de danzas... o manuscrito de Felix Kinski no Porto em 1751 | I Colóquio Internacional de Queluz - Diplomacia e Aristocracia como promotores da Música e do Teatro na Europa do Antigo
Regime
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/28 | No tempo em que Gil Vicente dançava... | No Colóquio Gil Vicente_Cinco séculos de escrita e de palco
Escola Superior Artística do Porto
|
2015/11/06 | Todas suertes de danzas…estudo e actualização de fonte coreográfica no Porto de 1751 | Mundos e Fundos – Jornadas de estudo de Estudos Artísticos – Estudos Musicais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015/11/06 | Elementos coreológicos em manuscritos musicais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: justificação da recriação coreográfica de excertos musicais concretos | Participação no Mundos e Fundos – Jornadas de estudo de Estudos Artísticos – Estudos Musicais
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2014/02/28 | Espagnol, je te supplie – presença do vocabulário espanhol no ballet de cour francês da 1ª metade do séc. XVII | II Congresso Ibero-Americano de Jovens Musicólogos – Musicologia Criativa
Tagus Atlanticus Associação Cultural / Casa da Música do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022 | Da Palavra ao Gesto - A Gestualidade Barroca enquanto instrumento de Expressão
Coorientador
|
Curso de Música Antiga (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/15 - 2023/09/24 | IX Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas - composto pelas dimensões formativa (cursos), criativa
(residências artísticas), performativa (espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), promove a divulgação
de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, estimulando a consulta de fontes e a interpretação
historicamente informada. Esta edição foi votada ao estudo do repertório coreográfico e musical ibérico do período barroco
a propósito do espetáculo Do Tento à Tentação. (2023/03/15 - 2023/09/24)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal Kale Cooperativa Cultural, Portugal Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2023/04/29 - 2023/04/29 | Portingaloise, marche! - 1ª edição, rubrica itinerante que visa divulgar a Dança Antiga, de forma pontual e intensiva, por
diferentes regiões do país, visitando diversos contextos culturais, visando distintos públicos, desde jovens a seniores, de
amadores a profissionais. Documentos, locais e testemunhos relacionados com a prática da Dança Antiga são assim mote para
uma fruição patrimonial mais informada. Esta edição foi votada ao estudo da obra Methodo ou Explicaçam para aprender com perfeição
a dançar as Contradanças de JS Pantezze, Lisboa, 1761 (2023/04/29 - 2023/04/29)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2022/03/25 - 2022/09/18 | VIII Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas - composto pelas dimensões formativa (cursos), criativa
(residências artísticas), performativa (espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), promove a divulgação
de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, conciliando especialistas ou meros interessados
e estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente informada. Esta edição foi votada ao estudo das assembleias
do séc. XVIII com a estreia de Assembleia Dançante. (2022/03/25 - 2022/09/18)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal Kale Cooperativa Cultural, Portugal Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2015/07 - 2022/03 | Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas é um evento anual composto por dois ciclos, um de primavera
(março/abril) e outro de verão (setembro), incluindo três vertentes - formativa, prerrogativa e investigativa - na área da
coreologia e musicologia históricas. (2015/07 - 2022/03)
Festival (Outra)
|
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal Kale Companhia de Dança, CRL, Portugal |
2021/04/17 - 2021/09/12 | VII Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas - composto pelas dimensões formativa (cursos), criativa
(residências artísticas), performativa (espetáculos e concertos) e investigativa (Encontro Académico), promove a divulgação
de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos XV e XVIII, conciliando especialistas ou meros interessados
e estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente informada. Esta edição foi votada ao repertório ibérico
a propósito da estreia moderna de Balle de las Danças. (2021/04/17 - 2021/09/12)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal Kale Cooperativa Cultural, Portugal Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2015/07/15 - 2020/09/13 | I ao VI (de 2015 a 2020) Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas composto pelas dimensões formativa
(cursos de dança Antiga), criativa (residências artísticas), performativa (produção de espetáculos e concertos) e investigativa
(Encontro Académico), que promove o estudo e a divulgação de repertório coreográfico e musical produzido entre os séculos
XV e XVIII, junto de público especialista ou apenas interessado, estimulando a consulta de fontes e a interpretação historicamente
informada. (2015/07/15 - 2020/09/13)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal Kale Companhia de Dança, CRL, Portugal Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal |
2019/11/08 - 2019/11/10 | A Conferência anual da European Association for Dance History é um evento que se realiza desde 2004 em diferentes cidades
europeias, promovendo o encontro de investigadores e a partilha de projetos na área. Este evento produz ainda artigos para
o peer-reviewed journal Choreologica. Em 2019 foi organizado pela primeira vez em Portugal, no Porto, em 2019 sob o tema
da migração e confluência de estilos de dança, formas e práticas através da ampla rede de ligações entre as nações europeias
e as suas ex-colónias. (2019/11/08 - 2019/11/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Association for Dance History, Reino Unido Portingaloise - Associação Cultural e Artística, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10/12 - 2019/10/12 | Apresentação oral acompanhada por excerto da peça coreográfica contemporânea Kinski | TEDX Vila Nova de Gaia - Equinócio, Tempo de Equilíbrios, Tempo para Mudança |
2019/07/27 - 2019/07/27 | Interpretação de repertório coreográfico do barroco francês em concerto Paralelismos – da corte de Luís XIV à Ópera de São
Paulo com a Orquestra Barroca de Mateus no Eborae Mvsica
Concerto
|
Festival Eborae Musica |
2019/06/22 - 2019/06/22 | Interpretação de repertório coreográfico do renascimento italiano com o Ensemble Portingaloise no Concerto Recitar cantando
Concerto
|
26º Festival Internacional de Música de Gaia
Fundação Conservatório Regional de Gaia, Portugal
|
2019/05/11 - 2019/05/11 | Direção coreográfica e interpretação no concerto "Que sonoramente canta" - Lírica, devoção e dança no renascimento e barroco
ibérico pel’ O Bando de Surunyo com direção de Hugo Sanches na Igreja de Santo Antão do Tojal, Loures
Concerto
|
|
2018/11/06 - 2018/11/06 | Workshop de Dança e Comunidade nas VI Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música, Universidade Católica
do Porto
Oficina (workshop)
|
VI Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música,
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2018/06/16 - 2018/06/16 | Oficina de Movimento - Dias das Virgens Negras - El Llivre Vemell de Monserrat
Oficina (workshop)
|
Dias das Virgens Negras - Vila do Bispo, no âmbito de Algarve 360
Associação O Corvo e a Raposa, Portugal
|
2018/06/16 - 2018/06/16 | Concerto Dias das Virgens Negras - El Llivre Vemell de Monserrat
Concerto
|
Dias das Virgens Negras no âmbito de Algarve 360
Associação O Corvo e a Raposo, Portugal
|
2017/10/29 - 2017/10/29 | Interpretação de repertório de dança barroca francesa no concerto Exuberância Barroco do Ensemble Com.Cordas, sob direção
de Migue Simões no âmbito do Festival Música no Centro no Salão Medieval da Universidade do Minho do festival Braga ao Centro
Concerto
|
Festival Braga ao Centro |
2017/01/13 - 2017/01/13 | Direção coreográfica e interpretação no concerto Rituais e Paródias com o Ensemble Portingaloise e o Coro de Câmara de São
João da Madeira na Casa da Criatividade em São João da Madeira
Concerto
|
Direção coreográfica e interpretação no concerto Rituais e Paródias com o Ensemble Portingaloise e o Coro de Câmara de São João da Madeira na Casa da Criatividade |
2015/03/15 - 2015/03/15 | Música, Dança e Jogos de Salão nos finais do Antigo Regime: O Baralho de Cartas Musicais de José do Espírito Santo e Oliveira
Oficina (workshop)
|
Música, Dança e Jogos de Salão nos finais do Antigo Regime: O Baralho de Cartas Musicais de José do Espírito Santo e Oliveira
Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, Portugal
|
2013/03/16 - 2013/03/16 | Ciclo de Workshops "Como se faz p'ra fazer..."
Oficina (workshop)
|
Ciclo de workshops
APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
|
2012/02/21 - 2012/02/21 | Interpretação de reconstituição de danças do manuscrito da BPMP MS – 1394 de Félix Kinski - Palácio Foz, Lisboa
Congresso
|
I Congresso Ibero-Americano de Jovens Musicólogos - de Musicologia Criativa
Tagus Atlanticus Associação, Portugal
|
2011/10/15 - 2011/10/15 | Saber Ouvir - Curso Livre de História da Música do Serviço Educativo da Casa da Música
Outro
|
Curso Livre de História da Música - Opera e Dança Barroca Francesa
Casa da Música - Serviço Educativo, Portugal
|
2010/11/13 - 2010/11/13 | A música na dança barroca
Oficina (workshop)
|
Encontro Nacional da APEM - Aprendizagem Musical: Perspectivas Práticas
APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/23 | Terra do Silêncio - Sobre territórios geográficos, físicos e materiais
Arguente principal
|
Mónica Cristiana Viveiros Perestrelo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/02/19 | Videojogos e desenhos animados como veículo da música clássica
Arguente principal
|
Beatriz Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/07/27 | Prova Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização Interpretação e Direção Artística
Arguente principal
|
Liliana Neto Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/07/25 | Prova Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização Interpretação e Direção Artística
Arguente principal
|
Joana Filipa Casimiro Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/10/02 - 2022/10/02 | Danza Histórica en la Europa cortesana - Danza en palabras | Percurso e atuação profissional na área da coreologia histórica |
2021/03/08 - 2021/03/08 | Cravistas em Quarentena - Episódio 45 | Comunicação - Aprender música dançando: Le Caractère |
2018/09/21 - 2018/09/21 | Império dos Sentidos, para a apresentação de estreia do espetáculo Variações para um coração, produzido pelo Quarteto Contratempus, com libreto de Eduarda Freitas, música de Fernando Lapa e encenação de Catarina Costa e Silva | Estreia de Variações para um coração pelo Quarteto Contratempus |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/11/09 - Atual | EADH - European Association for Dance History | Council member - representante de Portugal |
2018/03/22 - Atual | Portingaloise - Associação Cultural e Artística | Membro da direção |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06 - 2020/12/31 | membro da comissão de especialistas designados pela ANQEP para a definição das Aprendizagens Essenciais da disciplina História
da Cultura e das Artes (tronco específico de dança) do Curso Artístico Especializado de Dança
Membro
|
ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Portugal |
2018/10 - 2019/09/01 | membro da comissão de especialistas designados pela ANQEP para a definição das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Música
do Curso Artístico Especializado de Dança
Membro
|
ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Portugal |