Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- BIANOR ANTÓNIA DA CRUZ VALENTE
Nomes de citação
- Valente, Bianor
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA15-0105-CD3A
- ORCID iD
- 0000-0001-6541-8000
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2023 Concluído | Educação Digital (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | |
| 2021 Concluído | Avaliação de Programas e Projetos Sociais (Pós-Graduação) Universidade Católica Portuguesa, Portugal | |
| 2017 Concluído | Análise de dados em Ciências Sociais  (Pós-Graduação) INDEG-IUL, Portugal | |
| 2015 Concluído | Doutoramento em Educação  (Doutoramento) Especialização em Didática das Ciências Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal "Experiências investigativas em contextos reais - uma possível abordagem na formação de professores/as do 1º e 2º ciclo do
                                       ensino básico?" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Louvor e Distinção | 
| 2008 Concluído | Biologia Molecular Humana (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal "Natural frequency of polymorphisms linked to the Chondroitin 4- Sulfotransferase genes and its association with Placental
                                       Malaria" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 18 | 
| 2004 Concluído | Licenciatura em Ensino das Ciências da Natureza (Biologia e Geologia) (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | 16 | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2016/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2015 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2008/09/01 - 2015/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/05 - Atual | Co-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Cientíico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021/11/17 - 2025/01/08 | Vice-Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021 - 2024/12/04 | Presidente do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021/10/28 - 2024/11/06 | Membro do Conselho de Representantes | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018/12/19 - 2020/12/02 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2014 - 2018 | Membro do Conselho de Representantes | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2007/05/01 - 2010/08/31 | Formadora do Programa de Ensino Experimental das Ciências | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2007/09/01 - 2008/08/31 | Professora de Ciências do Ensino Básico | Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Portugal | 
| 2005/09/01 - 2006/08/31 | Professora de Ciências do Ensino Secundário | Escola Secundária de Camões, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024/03/04 - Atual | Estudos de Aula interdisciplinares em Matemática e Ciências Naturais na formação inicial de professores / Interdisciplinary
                                 Lesson Studies in Mathematics and Natural Sciences in initial teacher training ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/InterMatCN Bolseiro de Investigação
                                    
                                  | Em curso | 
| 2024/03/04 - Atual | O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB / The beginning of teaching career:
                                 Strategies for the induction of 1st and 2nd cycle teachers. ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/INDUCAO Bolseiro de Investigação
                                    
                                  | Em curso | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/01/01 - Atual | European Co-construction of a Science Webcomics Series: "Bombastics" KA220-SCH-D325A38D Investigador
                                    
                                  | Erasmus Plus Em curso | 
| 2021 - Atual | Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities (INART-dis) 621441-EPP-1-2020-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN Investigador
                                    
                                  | Erasmus Plus Em curso | 
| 2025/01/06 - 2026/07/05 | Introducing Inclusive Education in Initial Teacher Education through Lesson Study 2023.11995.PEX Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
| 2023/09/05 - 2025/03/03 | Ensino das Ciências no 1.º Ciclo - O desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores / Primary
                                 Science teaching: The development of Pedagogical Content Knowledge in initial teacher training IPL/2023/PCK/PST_ESELx Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Em curso | 
| 2022/09/05 - 2023/12/04 | O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos IPL/2022/ DISCUSSIO_ESELx Investigador
                                    
                                  | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2022/09/01 - 2023/09/04 | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular IPL/2022/AE.Maps_ESELx Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2021/09/01 - 2023/09/01 | Cenários de Aprendizagem Interdisciplinar na Aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º Ciclo ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04 Investigador
                                    
                                  | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação Concluído | 
| 2022/09/09 - 2023/04/04 | O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos de 2º CEB IPL/2022/ EnGRAL_ESELx Investigador
                                    
                                  | Instituto Politécnico de Lisboa Concluído | 
| 2017/10/12 - 2019/04/13 | Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis LISBOA-01-0145-FEDER-023235 Investigador
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2018 - 2018 | Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género  ESELX/IPL-CIED/2018/A32 Investigador
                                    
                                  | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação Concluído | 
| 2018 - 2018 | Literacia digital no contexto da educação científica: Questões de Género ESELX/IPL-CIED/2018/A32 | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação | 
| 2017 - 2018 | «Conhecer o ambiente global para agir localmente: das aprendizagens em espaços naturais à intervenção urbana» (GLOCAL-agir). . Investigador
                                    
                                  | Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente Concluído | 
| 2016 - 2018 | A Astronomia e o espaço na formação inicial de educadores professores do 1º e 2º CEB ESELX/IPL-CIED/2016/A25 Investigador responsável
                                     Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Manual | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/09/13 | Bandas Desenhadas no Ensino das Ciências: Perceções dos Professores Recém-Diplomados | XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências e VII International Seminar of Science Education (XXI ENEC/VII ISSE)  (Santarém, Portugal) | 
| 2025/09/13 | Conhecimento Pedagógico do Conteúdo sobre o Ensino do Sistema Respiratório – Um Estudo Longitudinal com Futuros Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico | XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências e VII International Seminar of Science Education (XXI ENEC/VII ISSE)  (Santarém, Portugal) | 
| 2025/09/13 | Desafios da integração curricular entre Ciências Naturais e Matemática | XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências e VII International Seminar of Science Education (XXI ENEC/VII ISSE) (Santarém, Portugal) | 
| 2025/07/11 | Estudo de Aula na formação inicial de professores para a construção de ambientes de aprendizagem inclusivos | 11º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES.25  (Évora, Portugal) | 
| 2025/07/08 | Do sangue à geometria: A matemática das hemácias. | 14.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2025/07/08 | Entre Ovos e Ossos: uma Metáfora para a Aprendizagem Inclusiva no 1º CEB | 14.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2025/07/08 | Viagens marítimas e biodiversidade: uma abordagem interdisciplinar no 1.º ciclo. | 14.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2025/07/08 | Inovação Pedagógica em Matemática e Ciências Naturais: Desafios na formação de docentes | 14.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2025/06/07 | Professores Não Profissionalizados: desafios para a formação | Congresso Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações (NeTLives – New Teachers Lives)  (Porto, Portugal) | 
| 2025/06/07 | Professores e Conhecimento profissional: perfis profissionais | Congresso Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações (NeTLives – New Teachers Lives) 5 a 7 de junho de 2025  (Porto, Portugal) | 
| 2025/02/07 | Políticas de recrutamento de professores: ¿os professores não profissionalizados¿ | XXXI edição do Colóquio Internacional da AFIRSE Portugal / Educação, Participação e Democracia – Contributos da Investigação AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal) | 
| 2025/02/06 | “Ouvem as nossas opiniões” – dar voz às crianças a partir de um projeto de educação não formal | XXXI Edição do Colóquio Internacional da AFIRSE / Educação, Participação e Democracia – Contributos da Investigação AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal) | 
| 2025/02/06 | A Perspetiva dos Professores Recém-Diplomados sobre a sua Formação ¿ | XXXI edição do Colóquio Internacional da AFIRSE Portugal / Educação, Participação e Democracia – Contributos da Investigação AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal) | 
| 2024/11/27 | Preservice Elementary Teachers' Views on Comics in Teaching | Telling Science Drawing Science  (Angoulême, França) | 
| 2024/01/20 | Workshop: Os bombásticos: Uma série de episódios científicos de banda desenhada para o ensino secundário | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências. VI International Seminar on Science Education Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) | 
| 2023/11/25 | Melhorar a relação entre a Formação Inicial para a Docência e a Produção de conhecimento: Participação de turmas em sessões de World Café | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/11/25 | Conhecimento Profissional dos Professores e Processos de Construção: Produção e circulação, coordenação e participação | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/11/25 | Integração do Estudo de Aula na formação inicial: algumas considerações | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/11/25 | O desenvolvimento de competências numa Licenciatura em Educação Básica - a perspetiva de alunos e professores | 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto  (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/10/20 | Interdisciplinaridade no 1.º ciclo entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras  (Porto, Portugal) | 
| 2023/10/20 | Mapeando o currículo português: cruzando competências e áreas de conteúdo | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras  (Porto, Portugal) | 
| 2023/08/31 | “The Bombastics”: A Series of Co-Created Scientific Comics for Secondary School | ESERA 2023 - 15th Biennial Conference of the European Science Education Research Association Nevs¸ehir Haci Bektas¸ Veli University (Cappadocia, Turquia) | 
| 2023/01/27 | Tarefas interdisciplinares no 1.º ciclo: articulação entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal | Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/01/27 | Ser o braço direito do DT¿: as perspetivas dos delegados de turma sobre o seu papel | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens” Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/01/27 | (In)coerências e (des)articulações nas AE das diferentes áreas disciplinares do 1.º e 2.º CEB” no | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens” Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2022/09/15 | As assembleias de grupo/turma num agrupamento de escolas TEIP: que desafios na sua implementação? | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2022/09/15 | A Licenciatura em Educação Básica - análise comparativa | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Escola Superior de Educação de Lisboa | 
| 2021/11/12 | Dar voz aos/às alunos/as de um Agrupamento de Escolas TEIP: o início de um percurso | 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: Caminhos, Processos e Desafios no Séc. XX Escola Superior de Educação de Lisboa - CIED (Lisboa, Portugal) | 
| 2021/03/06 | O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes | Dar Asas ao Saber, Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2018/11/24 | Educação Sexual no 1.º e 2.º CEB: Constrangimentos e práticas de professores/as | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/11/24 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/06/23 | The Glocal-agir project: a way to connect natural and urban areas | 6th International Congress of Educational Sciences and Development  (Setúbal, Portugal) | 
| 2018/02/03 | A natureza da ciência na formação inicial de professores/as e educadores/as | XXV Colóquio, subordinado ao tema  A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE
                                 em Portugal AFIRSE (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/02/03 | Exploração e identificação de processos de raciocínio de professores em formação inicial no ensino e aprendizagem de astronomia | XXV Colóquio, subordinado ao tema  A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE
                                 em Portugal AFIRSE (Lisboa, Portugal) | 
| 2018/02/03 | O Projeto Glocal - agir: conhecer o território para o valorizar | XXV Colóquio, subordinado ao tema  A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE
                                 em Portugal AFIRSE (Lisboa, Portugal) | 
| 2017/11/18 | Preservice elementary teachers' understanding about scientific models and modelling | 10th annual International Conference of Education Research and Innovation (ICERI) (Sevilha, Espanha) | 
| 2017/11/11 | Using ICT during preservice teachers’ autonomous study | 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting  (Lisboa, Portugal) | 
| 2017/11/11 | O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental | 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting  (Lisboa, Portugal) | 
| 2017/10/16 | Aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB | I Seminário Internacional de Educação em Ciências  (Viana do Castelo, Portugal) | 
| 2017/09/06 | A formação em Educação Sexual de Educadores/as de Infância e Docentes do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal | X Congreso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias  (Sevilla, Espanha) | 
| 2017/05/27 | Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências naturais do 5º ano | 2º Encontro de História da Ciência no Ensino  (Coimbra, Portugal) | 
| 2017/02/04 | História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores: um estudo preliminar | XXIV Colóquio AFIRSE  (Lisboa, Portugal) | 
| 2016/10/08 | Educação Sexual na formação inicial de docentes | XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação  (Viseu, Portugal) | 
| 2015/11/07 | Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1º ciclo | Encontro Matemática nos Primeiros Anos  (Leiria, Portugal) | 
| 2015/09/09 | NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents | 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015)  (Helsinquia, Finlândia) | 
| 2015/07/07 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência | 4º. Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2015/01/31 | Os aspetos do conhecimento - um indicador das aprendizagens desenvolvidas | XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação | 
| 2015/01/31 | O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º CEB após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência | XXII Colóquio da AFIRSE – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação  (Lisboa, Portugal) | 
| 2014/07/08 | Aproximando professores e cientistas – um caso de boas práticas: A ciência chegou aos pátios | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2014/03/05 | Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores. | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências  (Faro, Portugal) | 
| 2014/03/05 | A (in)visibilidade da Ciência no 1º ciclo – a perspetiva dos alunos | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências  (Faro, Portugal) | 
| 2014/03/05 | A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências  (Faro, Portugal) | 
| 2013/11/16 | Promovendo a qualidade na ESELx para e com os alunos | VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais  (Lisboa, Portugal) | 
| 2013/09/13 | Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? | ESERA - European Science Education Research Association  (Nicosia, Chipre) | 
| 2013/02/02 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? | XX Colóquio da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas  (Lisboa, Portugal) | 
| 2013 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? | IV Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação  (Lisboa, Portugal) | 
| 2012/12/02 | What kind of interactions is accomplished during the construction of a wiki? | II Congresso Internacional TIC e Educação  (Lisboa, Portugal) | 
| 2012 | Aproximando futuros professores e cientistas na promoção da literacia científica | III Fórum de jovens Investigadores do Instituto de Educação  (Lisboa, Portugal) | 
| 2012 | Pre-service teachers ideas of collaborative work when using a wiki to construct a lab notebook | EDULEARN12 - 4th International Conference on Education and New Learning Technologies  (Barcelona, Espanha) | 
| 2011 | Estratégias de tutorias usadas em Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana | V Encontro do CIED – Escola e Comunidade  (Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | O que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício | V Encontro do CIED – Escola e Comunidade  (Lisboa, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/10/21 - 2024/10/21 | Promovendo a Literacia do Oceano com recurso a especialistas - um estudo de caso no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico Orientador | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2024/07/22 - 2024/07/22 | Promoção do desenvolvimento da motivação através da gamificação em alunos do 2.º CEB Orientador | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2023 - 2023 | O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos
                                 do 5.º ano de escolaridade Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2023 | O impacto da componente prática na aprendizagem de conteúdos de Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB  (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2022 - 2022 | O ensino e a aprendizagem dos primeiros socorros no 4.º ano de escolaridade Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB  (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2022 - 2022 | As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico Orientador | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2021 - 2021 | A imagem da ciência e dos cientistas: um estudo com alunos do 1.º E 2.º CEB Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021 - 2021 | A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2021 - 2021 | As conceções de alunos do 2.º ciclo do ensino básico sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do  português Coorientador | Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2020 - 2020 | De que forma a escola está preparada para atuar em situações de Primeiros Socorros: um estudo de caso Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2020 - 2020 | A utilização das Redes Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Primeiros socorros em contexto escolar: um estudo de caso numa instituição de 1.º ciclo do ensino básico Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Das conceções às potencialidades da horta escolar: um estudo de caso em 1.ºCEB Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018 - 2018 | A utilização das TIC como fator motivacional para o ensino das Ciências Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018 - 2018 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio:  Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento. Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Jovens promotores de saúde. Uma Abordagem para a Prevenção de Consumos de Substâncias Psicoativas com jovens do 3º ciclo.
                                 Projeto de Intervenção Orientador | Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017 - 2017 | A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Educação sexual no 1. e 2. ciclo do ensino básico: constrangimentos e práticas de professores(as) Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básico Orientador | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2018/07/12 - 2018/07/12 | 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI
                                 ao 2.º Ciclo (2018/07/12 - 2018/07/12) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018/04/14 - 2018/04/14 | Seminário sobre Sexualidade e Género em contextos de educação  (2018/04/14 - 2018/04/14) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/11/09 - 2017/11/11 | XIX International Symposium on Computers in Education (SIIE) - VIII CIED Meeting/ III CIED International Meeting (2017/11/09 - 2017/11/11) Simpósio | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/07/04 - 2017/07/04 | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências (2017/07/04 - 2017/07/04) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2014 - 2014 | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais  (2014 - 2014) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2013 - 2013 | 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2013 - 2013) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2012 - 2012 | 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2012 - 2012) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019/07/12 | Comunicação Escrita em Matemática: um estudo no 6.º ano Presidente do júri | Filipa Alexandra Baptista Faria Presidente (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019/07/12 | Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica
                                 das crianças Presidente do júri | Carolina Taquelim da Cruz Furtado Martins (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019/07/10 | Regulação dos comportamentos sociais através do jogo Presidente do júri | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019/07/04 | Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa Presidente do júri | Ana Catarina Patriarca Neves (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019/04/30 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância Presidente do júri | Ana Filipa Ribeiro Pires (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2019/04/29 | Interações entre pares em Jardim de Infância: Um estudo num grupo de 3 anos Presidente do júri | Ana Cristina Fernandes Ferreira (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018/12/13 | Educação Sexual no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: As alterações do corpo na adolescência. Arguente principal | Cláudia Cristina França dos Reis (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2018/12/09 | Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais Arguente principal | Joana Gomes (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/07/11 | "Isso é coisa de miúdas!" - Representações sociais de crianças dos 4 aos 6 anos acerca dos géneros masculino e feminino Arguente principal | Raquel Cristovão Peixinho (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/03/21 | O papel da robótica no desenvolvimento de aprendizagens básicas Presidente do júri | Ana Júlia de Gouveia Jorge Cavaco (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/03/17 | Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim
                                 de Infância Arguente principal | Sara de Sá Espadilha (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2017/03/17 | Naturalmente ciências: As ciências naturais em contexto pré-escolar Presidente do júri | Diana Sofia Lopes Brito (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2016/12/16 | Utilização de materiais manipuláveis na medida de comprimento e área numa turma do 2.º ano de escolaridade Presidente do júri | Marta Marques (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2016/07/08 | Conceções de Avaliação Formativa de professores do 2.ºCEB: um estudo comparativo Presidente do júri | Ana Rita Teixeira (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2022/07/15 - Atual | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Via zoom | 
| 2025/11/26 - 2025/11/27 | 12.º Encontro do CIED – A Educação enquanto Ponte para a Sustentabilidade | |
| 2025/09/17 - 2025/09/19 | Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education & Luso-Afro-Brazilian Congress on Childhood and Education | |
| 2025/09/11 - 2025/09/13 | XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências e VII International Seminar of Science Education (XXI ENEC/VII ISSE) | |
| 2025/07/08 - 2025/07/08 | 14.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | |
| 2022/03/11 - 2022/03/12 | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Santarém | 
| 2021/11/11 - 2021/11/12 | 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: caminhos, processos e desafios no sec. XXI | Via zoom | 
| 2019/09/29 - 2019/12/05 | 9.º Encontro do CIED - Diversidades, Educação e Inclusão | Escola Superior de Educação de Lisboa - Lisboa | 
| 2019 - 2019/07/09 | 8.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais - Metodologias Ativas: Desafios e Interpelações | Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa | 
| 2019 - 2019/03/16 | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Santarém | 
| 2018 - 2018/07/12 | 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Metodologia de Trabalho de Projeto. Potencialidades e Desafios do JI ao 2.º Ciclo | Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa | 
| 2017 - 2017/07/04 | 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais – Criatividade em Educação. O Contributo da Matemática e das Ciências | Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | Da investigação às práticas | |
| 2021 - Atual | Da investigação às práticas | |
| 2020 - 2020 | Teaching and Teacher Education | Elsevier | 
| 2017 - 2017 | Revista Investigar em Educação | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/12/30 - Atual | Perita externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Humberto Delgado | |
| 2021/02/03 - Atual | Perita Externa no âmbito do TEIP do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2019/01/02 - 2021/07/30 | Monitorização e avaliação da Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar – Município de Loures | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2014 | Consultora no âmbito do Projeto: Afinal o que é que eles fazem? | Ciência Viva, Portugal | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023 - Atual | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro | 
| 2023 - Atual | Sustainability | |
| 2023 - Atual | Social Sciences | |
| 2023 - Atual | Societies | |
| 2023 - Atual | International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology | |
| 2023 - Atual | Sisyphus | |
| 2022 - Atual | Interações | |
| 2022 - Atual | Educação e Realidade | |
| 2020 - 2021 | Teacher and Teaching Education | |
| 2018 - 2018 | Revista da UI_IPSantarém (2182-9608) | 
